???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Isabel Torres

Nomes de citação

  • Torres, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
1D16-70B7-B0E9
ORCID iD
0000-0002-0621-956X

Endereços de correio eletrónico

  • ana.torres@ua.pt (Profissional)
Formação
Grau Classificação
2013/07/22
Concluído
Ciências Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Measuring internet commerce experience and valuing networked customers: A structural modeling approach." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Com Distinção por unanimidade
2003/07/09
Concluído
Mestrado em Ciências Empresariais (Mestrado)
Especialização em Marketing e Estratégia
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
"Modelização da Intenção de Compra na Internet e da e-Satisfação, Aplicação ao caso Telepac." (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
1990 - 1995
Concluído
Gestão de Marketing (Licenciatura)
Especialização em Marketing
Instituto Português de Administração de Marketing, Portugal
"A Importância da Aplicação do Marketing Direto na Gestão de um Banco (caso do BPA)." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015/12/15 - Atual Investigador (Investigação) Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Tecnologia e Ciência, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10/15 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2016 - 2020/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2020/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2020/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013/09/15 - 2020/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013/09/15 - 2020/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013/03/03 - 2020/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2020/08/31 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2019 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013/09/01 - 2014/07/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013/03 - 2014/07/07 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Lusíada Porto, Portugal
2005/09/15 - 2006/09/01 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09 - 2019/09 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2018 - 2019 Conselho pedagógico Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2013 - 2019 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2014 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017/10 - 2019/09 NEXT-NET - Next generation Technologies for networked Europe
Horizon 2020- Project ID: 768884
European Commission
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Torres; Patrícia Patrício; Paula Pinheiro. "Organizational communication and social responsibility: A case report of a virtual exchange between Brazil and Portugal". 2023.
    10.21125/edulearn.2023
  2. Ana Torres; Gabriela Beirão; Júlia Pereira. "Education as a Service: Implications and Challenges to Rethink the University of the Future after Covid-19". 2022.
    10.34624/iciemc.v0i3.29806
  3. Torres, A.; Martins, F.V.. "A networked E-consumer profile: The value of E-experience and social media peer communication". 2014.
  4. Torres, A.; Martins, F.. "Virtual recommendation diffusion and co-shopping influence: The role of dyadic network-based interactions". 2011.
  5. Torres, A.I.; Martins, F.V.. "The conflicting role of online switching costs: The main and interaction effects on customer retention". 2009.
Artigo em revista
  1. Pedro Campos; Eva Pinto; Ana Torres. "Rating and perceived helpfulness in a bipartite network of online product reviews". Electronic Commerce Research (2023): https://doi.org/10.1007/s10660-023-09725-1.
    10.1007/s10660-023-09725-1
  2. Eleonora Silva; Gabriela Beirão; Ana Torres. "How Startups and Entrepreneurs Survived in Times of Pandemic Crisis: Implications and Challenges for Managing Uncertainty". Journal of Small Business Strategy (2023): https://doi.org/10.53703/001c.72084.
    10.53703/001c.72084
  3. Campos, Pedro; Pinto, Eva; Torres, Ana. "Rating and perceived helpfulness in a bipartite network of online product reviews". (2023): http://hdl.handle.net/10773/39697.
    10.1007/s10660-023-09725-1
  4. Torres, Ana; Beirão, Gabriela; Pereira, Júlia. "Education as a service: implications and challenges to rethink the university of the future after covid-19". (2022): http://hdl.handle.net/10773/37980.
    10.34624/iciemc.v0i3.29806
  5. Torres, Ana Isabel; Barros, César Lapa; Silva, Amélia Ferreira da; Silva, Ricardo Jorge. "The pay what you want pricing strategy applied to digital products: an essay". (2022): http://hdl.handle.net/10773/40819.
    10.1057/s41272-021-00355-6
  6. Ana Isabel Torres; César Lapa Barros; Amélia Ferreira da Silva; Ricardo Jorge Silva. "The Pay What You Want pricing strategy applied to digital products: an essay". Journal of Revenue and Pricing Management (2021): https://doi.org/10.1057/s41272-021-00355-6.
    10.1057/s41272-021-00355-6
  7. Gabriella Oliveira; Jorge Grenha Teixeira; Ana Torres; Carla Morais. "An exploratory study on the emergency remote education experience of higher education students and teachers during the COVID-19 pandemic". British Journal of Educational Technology (2021): https://doi.org/10.1111/bjet.13112.
    10.1111/bjet.13112
  8. Torres, A.I.; Ferraz, S.S.; Santos-Rodrigues, H.. "The impact of knowledge management factors in organizational sustainable competitive advantage". Journal of Intellectual Capital 19 2 (2018): 453-472. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85044337987&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/jic-12-2016-0143
  9. Proenca, T.; Torres, A.; Sampaio, A.S.. "Frontline employee empowerment and perceived customer satisfaction". Management Research 15 2 (2017): 187-206. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85024125187&partnerID=MN8TOARS.
    10.1108/mrjiam-04-2016-0663
Capítulo de livro
  1. Raquel Maria do Espírito Santo Faria; Ana Isabel Torres; Gabriela Beirão. "Trustworthy Artificial Intelligence and Machine Learning". In Implications on Users' Security and Privacy Perceptions. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8958-1.ch004
  2. Ricardo Oliveira; Inês Veiga Pereira; José Duarte Santos; Ana Torres; Paulo Botelho Pires. "Online Shopping Experience on Satisfaction and Loyalty on Luxury Brand Websites". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_52
  3. Ana Torres; Pedro Pilar; José Duarte Santos; Inês Veiga Pereira; Paulo Botelho Pires. "Analyzing Driving Factors of User-Generated Content on YouTube and Its Influence on Consumers Perceived Value". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_47
  4. Ana Isabel Torres; Catarina J. M. Delgado. "Assessing Customer Interactions With Chatbots in Online Shopping Experiences". In An Empirical Study. 2022.
    10.4018/978-1-6684-5523-4.ch011
  5. Torres, Ana. "Electronic Shopping Experience for Luxury Brands: A Factorial Analysis". 709-723. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4183-8_57
Livro
  1. Pires, PB; Santos, JD; Pereira, IV; Torres, AI. Confronting security and privacy challenges in digital marketing. 2023.
    10.4018/978-1-6684-8958-1
  2. Ana Torres; Catarina Delgado. Assessing Customer Interactions With Chatbots in Online Shopping Experiences. 2023.
    10.4018/978-1-6684-5523-4.ch011
  3. Torres, A.; Miranda, C.. Understanding Service Design and Design Thinking Differences Between Research and Practice: An Empirical Study. 2020.
    10.1007/978-3-030-38724-2_19
  4. Torres, A.; Martins, F.V.. Online social networks: Recommendation diffusion and co-consumption influence. 2013.
    10.4018/978-1-4666-4373-4.ch025
Tese / Dissertação
  1. Barros, César Oliveira Sousa Lapa. "A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.22/11781.
  2. Ana Isabel Perdigão Lopes Pereira Torres. "Measuring internet commerce experience and valuing nettworked customers: A structural modeling approach". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10216/76199.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/02 - 2023/10/09 Exploring the success factors and challenges companies face in the Open Innovation process
Coorientador de João Carlos Morgado Lopes
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2023/01 - 2023/07 People and (Ro)Bots: Trustworthy AI and Machine Learning Applications for Services Automation
Coorientador de Raquel Maria do Espirito Santo Faria
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2022/01 - 2022/07/22 Drivers of customers adoption and use in digital health services: an exploratory study
Coorientador de Frederica Duarte Oliveira
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/07 - 2022/07/11 Novas abordagens de comunicação online para empresas B2B em contexto de pandemia – O caso dos webinars na Air Liquide
Orientador de Ana Costa
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021/01/03 - 2021/07/21 Managing the uncertainty: how higher-education organizations will adopt a blended learning after COVID 19
Coorientador de Júlia Pereira de Melo
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2021/01 - 2021/07/21 Science Commercialization: Business models and technology innovation commercialization sucess factors
Coorientador de Eleonora Fátima da Silva
Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2020 - 2021 Estudo exploratório do empowerment feminino em campanhas de marketing digital e da relação do consumidor com a marca
Orientador de Alexandra Silva Couto
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020 - 2021 Marketing de influência nas redes sociais: determinantes dos influenciadores digitais na influência social e impacto na intenção de compra dos seguidores
Orientador de André Emanuel Sousa Ferreira
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2019/10 - 2020/12/16 Transição para a Economia Circular no Setor da Água: Estudo Organizacional e do Comportamento do Eco-Consumidor
Orientador de Nelson Manuel Marinho da Rocha
Mestrado em Gestão de Serviços (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2019/10 - 2020/11/27 O impacto do uso do chatbot na intenção de recompra do consumidor
Orientador de Carolina Mustur
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2020 - 2020 Smart Education? Understanding the impact of the COVID-19 pandemic in higher education institutions
Coorientador
Engenharia de Serviços e Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2019 - 2019 Understanding Service Innovation Approaches: Design Thinking and Service Design - An Exploratory Study
Coorientador de Cátia Sofia Costa Miranda
Engenharia de Serviços e Gestão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
2018 - 2019 YOUTUBE MARKETING: MEDIR O IMPACTO DO CONTEÚDO GERADO NO ENGAGEMENT DO UTILIZADOR
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017/09 - 2018/12 Estratégia de marketing digital na empresa Visual Publinet
Orientador de Sandra Manuela Alves Perez
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2018/10 - 2018/11 Centralidade e utilidade nas revisões de produtos em e-Markeplaces: uma visão analítica numa área da Amazon.com
Coorientador de Eva Ferreira Pinto
Mestrado em Economia e Administração de Empresas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Economia, Portugal
2017/09 - 2018 Abordagem ao Neuromarketing e a sua relação com o Marketing Digital
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2017 - 2018 AS dimensões da atitude e da experiência do utilizador face à publicidade nos jogos online: o impacto no engagement e no comportamento futuro
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016/10 - 2017/10 A adequação da estratégia de pricing Pay What You Want à distribuição de conteúdo digital online.
Orientador de CÉSAR OLIVEIRA SOUSA LAPA BARROS
Contabilidade e Finanças (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014 - 2015 O impacto da gestão do conhecimento na vantagem competitiva das organizações
Orientador de SILVANA DOS SANTOS FERRAZ
Gestão (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/09/01 - Atual MARKETING ESTRATÉGICO MESTRADO EM MARKETING (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
2020/09/01 - Atual Comportamento de Consumo Licenciatura em Marketing (Licenciatura) Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021/02/01 - Atual Diretora do curso CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing
Diretor
Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021/02/01 - Atual Directora do curso CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing
Diretor
Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2021/02/01 - Atual Diretor de curso CTeSP em Gestão de Vendas e Marketing
Diretor
Universidade de Aveiro - Instituto Superior de Contabilidade e Administração, Portugal
2013/09/15 - 2019/01/06 COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA
Coordenador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal