???global.info.a_carregar???
(PT) LARA SOARES. Concluiu o Mestrado em Prática e Teoria do Desenho em 2008 pela Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes e Licenciatura em Artes Plásticas em 2005 pelo Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. Frequenta o Doutoramento em Educação Artística pela Universidade do Porto - Faculdade de Belas Artes desde 2015. Possui 4 capítulos de livros. Atua na área da Educação Artística com ênfase no campo das práticas culturais e artísticas em contextos de mediação em museus e outros espaços culturais. Co-Fundadora do projeto BURILAR (2018), onde constrói um território de experimentação e investigação no campo das práticas em educação artística. Formadora certificada e com experiência em docência no ensino superior. (EN) LARA SOARES. Completed her Master's in Practice and Theory of Drawing in 2008 at the University of Porto, Faculty of Fine Arts and Degree in Fine Arts in 2005 at the Polytechnic Institute of Leiria - School of Arts and Design of Caldas da Rainha. Attends the PhD in Art Education at the University of Porto - Faculty of Fine Arts since 2015. It has 4 book chapters. She works in the field of Arts Education with an emphasis on the field of cultural and artistic practices in contexts of mediation in museums and other cultural spaces. Co-founder of the BURILAR project (2018), where she builds a territory of experimentation and investigation in the field of practices in artistic education. Certified trainer with experience in teaching in higher education.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
LARA NATACHA FERREIRA SOARES

Nomes de citação

  • SOARES, LARA

Identificadores de autor

Ciência ID
1C16-EA41-400B
ORCID iD
0000-0002-3181-7764
Researcher Id
SFRH/BD/128602/2017

Telefones

Telemóvel
  • 914846880 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Jorge Dias 265 3TRS Canidelo, 4400-484, Canidelo, Vila Nova de Gaia , Portugal (Pessoal)

Websites

  • www.burilar.pt (Profissional)
  • https://i2ads.up.pt/ (Académico)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2015 - 2022
Em curso
Educação Artística (Doutoramento)
Especialização em Educação Artística
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"DE LÁPIS NA MÃO Uma perspetiva microscópica sobre as práticas de contacto entre a educação e a arte" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006 - 2008
Concluído
Mestrado em Prática e Teoria do Desenho (Mestrado)
Especialização em Desenho
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
"A função coreográfica do desenho : análise e experimentação dos modos de representação do acto performativo" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom com distinção
2000 - 2005
Concluído
Artes Plásticas (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - 2011/06 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2017 Técnica superior - serviço educativo A Oficina CIPRL, Portugal
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. "Barco de Papel". 2021.
  2. "Off centre and in between: a conversation about the educational project of Centro de Arte Oliva – São João da Madeira – Portugal". 2019.
  3. "Com os pés descalços no caos". 2018.
  4. "Mapas Provisórios - Oficinas de artes plásticas". Portugal, 2012.

Outros

Outra produção
  1. Matéria-Prima, vol.5, nº1 (Jan./Abr. 2017). As técnicas de expressão são processos de expansão. A humanidade alargou o seu perímetro de retenção de ideias, de impressão ritual, de invocação memorial, através dos primeiros materiais plásticos, incisões, manchas, escarificações, desenhos. Assim o homem cresceu, dentro da sua mente, e a sua mente cresceu fora do homem: a linguagem sobrevive-nos, permite a transmissão de aquisições, veicula a c. 2017. Queiroz, João; Eça, Teresa; Khalil, Sahar F.; Adel, Dina; Silva, Leide Fausta Gomes da; Souza, Marise Berta de; Goes, Jaildon Jorge Amorim; et al. http://hdl.handle.net/10451/50898.