???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Luísa Santos Pais Vieira

Nomes de citação

  • Luísa Pais-Vieira

Identificadores de autor

Ciência ID
1C15-D027-BF52

Endereços de correio eletrónico

  • luisapaisvieira@ese.ipp.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau Classificação
2019/11/06
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Supervisão Pedagógica
Universidade do Minho, Portugal
"Papel da supervisão pedagógica na (re) construção da disciplina de formação musical - Um estudo de caso no estágio da formação inicial de professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2015
Concluído
Ensino de Música - Formação Musical (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
"A Formação Musical para a música em anos de exame" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2013
Concluído
Musicologia (Mestrado)
Especialização em Área de especialização: Património de Música Portuguesa
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
""Vilancico religioso na Península Ibérica - Séc. XVI, Os Vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)"" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
2008
Concluído
Formação Musical (Licenciatura)
Instituto Politecnico do Porto Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, Portugal
2016/01 - 2019/11 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/02 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022/10 - Atual Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10 - 2022/07 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/02/18 - 2020/07/03 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010/09 - Atual Ensino - Formação Musical e Classe de Conjunto Conservatório de Música da Maia, Portugal
Conservatório de Música da Maia, Portugal
2008/09 - Atual Ensino - Guitarra Clássica, Formação Musical e Introdução à História da Música Academia de Música Valentim de Carvalho, Portugal
2008/09 - 2012/07 Ensino - Formação Musical e Classe de Conjunto Artâmega – Academia das Artes do Marco de Canaveses, Portugal
2009/09 - 2010/07 Ensino - Área Projeto Escola de Música Óscar da Silva, Portugal
2004/10 - 2008/07 Ensino - Formação Musical Colégio de Nossa Senhora do Rosário, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Luísa Pais-Vieira; Pinto, Liliana. "Formação Musical: quando não é a avaliação que marca o compasso – um estudo de caso na região do Porto". Revista Sensos-e 10 1 (2023): 4-13. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4837.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Luísa Pais-Vieira. "Contributos de Rogers (1984), Pratt, Henson & Cargill (1990) e Karpinski (2000) para uma Formação Musical mais musical". Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical 148 (2022): 17-27.
    Publicado
  3. Luísa Pais-Vieira; Flávia Vieira; Jorge Alexandre Costa; Pais-Vieira, Luísa; Vieira, Flávia; Costa, Jorge Alexandre. "A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto do estágio". Revista Portuguesa de Educação 34 1 (2021): https://doi.org/10.21814/rpe.19604.
    10.21814/rpe.19604
  4. Jorge Alexandre Costa; Luísa Pais-Vieira; Inês Pinto. "A ausência de outras músicas nas aprendizagens em Formação Musical". Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical 144 (2018): 51-59.
    Publicado
  5. Luísa Pais-Vieira. "O que é isso de disciplina de Formação Musical?". Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical 144 (2018): 60-68.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Luísa Pais-Vieira; Vieira, Flávia; Jorge Alexandre Costa. "Papel da Supervisão Pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical". Trabalho apresentado em Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, 2017.
Resumo em conferência
  1. Luísa Pais-Vieira; Flávia Vieira; Jorge Alexandre Costa. "Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional na formação musical: um estudo de caso". Trabalho apresentado em Encontro internacional de formação na docência, Bragança, 2017.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vieira, Luísa Santos Pais; Luísa Pais-Vieira. "Papel da supervisão pedagógica na (re)construção da disciplina de Formação Musical – um estudo de caso no estágio da formação inicial de professores". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64624.
  2. Pais-Vieira, Luísa. "A formação musical para a música em anos de exame". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.22/9712.
  3. Vieira, Luísa Santos Pais. "Vilancico religioso na Península Ibérica : século XVI : os vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/20626.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/11 Fundamentos da Didática da Formação Musical | contribuições de Rogers, Pratt et al. e Karpinski XI Encontro Nacional de Investigação em Música)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/07/21 Formação Musical: quando não é a avaliação que marca o compasso III International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2019/07/18 (Re)pensar o mestrado em Ensino de Formação Musical: o confronto entre intencionalidades, motivações e expectativas de uma formação Internacional Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2019/07/18 Supervisão pedagógica e (re)construção da disciplina de Formação Musical – um estudo de caso na formação inicial de professores International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/11/10 Abordagens atuais e inovadoras na Formação Musical: apontamentos a partir de um estudo de caso Encontro Nacional de Investigação em Música
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2018/10/13 Autonomia, identidade e dimensão da disciplina de Formação Musical Seminário CIPEM - 20 anos de investigação e prática
Instituto Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2017/07/21 Supervisão e inovação pedagógica em contextos de formação de professores International Conference on Research in Education
Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
2017/05/05 Supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional na Formação Musical Encontro Internacional de Formação na Docência
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
2016/11/03 Olhares sobre um domínio disciplinar volúvel – práticas, estratégias e discursos em Formação Musical (painel) Encontro Nacional de Investigação em Música
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte (Aveiro, Portugal)
2016/11/03 Formação Musical para a música - Departamento de Comunicação e Arte ENIM
Universidade de Aveiro (AVeiro, Portugal)
2013/10/25 Vilancico religioso na Península Ibérica – século XVI. Os vilancicos de Pedro de Cristo (c.1551-1618) Mundos e Fundos 2013. Mundos metodológico e interpretativo dos Fundos Musicais
Instituto Justiça e Paz (Coimbra)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Impacto da COVID em três Bandas Filarmónicas do Norte de Portugal ¿ estudo de caso múltiplo [Licenciatura]
Orientador de Marta Santos Silva
Licenciatura em Educação Musical (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - 2023 A Cantar Jazz: o que os alunos sonham versus o que a escola lhes oferece [Licenciatura]
Orientador de Soraia Pinho Marques
Licenciatura em Educação Musical (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023 A metáfora, as sensações e a imagética na disciplina de Formação Musical: auxílio à aprendizagem ou infantilização dos conteúdos? [Mestrado]
Coorientador de Joana Catarina Tomé Bastos
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2022 - 2023 El potencial psicoeducativo de la creación musical en educación secundaria. Estado curricular y de la práctica docente en la Comunidad Autónoma de Galicia [Estadia científica no CIPEM no âmbito de doutoramento]
Coorientador de Vicente Castro Alonso
Fundación Universidade da Coruña, Espanha
2021 - 2023 A (Des)motivação nas Práticas Letivas de Formação Musical no Ensino Especia- lizado de Música: possíveis fatores para a sua compreensão [Mestrado]
Coorientador de Francisco Miguel Silva Lobo Moreira Lopes
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2022 As Tecnologias Digitais e as Estratégias de Ensino Aprendizagem na Formação Musical: afinidades entre a ação do professor e as dinâmicas do software [Mestrado]
Coorientador de Daniel Alexandre Lote Barreira
Mestrado em Ensino (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - 2021/01/29 O movimento corporal como estratégia da Formação Musical para a compreensão rítmica [Mestrado]
Coorientador de Tiago José Pereira Carvalho
Mestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - 2020/09/18 Tomás Borba: Currículo, Metodologia e Didática [Mestrado]
Coorientador de Isabel Dinis Barcelos
Mestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09 - 2020/09/18 A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos [Mestrado]
Coorientador de Teresa Mafalda Fonseca
Mestrado em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2020 A disciplina de Formação Musical e os seus alunos: pensar na formação de músicos e na formação de públicos [Mestrado]
Coorientador de Mafalda Fonseca
Mestrado em Ensino de Música (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2018/10/01 - 2019/07/16 O grau de exigência nas atividades da Formação Musical e seu efeito para a condição de flow: Um estudo comparativo [Mestrado]
Coorientador de Cristiano Vieira Rocha
Mestrado em Ensino de Música - ramo Formação Musical (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/01/28 - 2022/01/28 2.º ciclo de Workshops em Metodologias de Investigação em Ciências da Educação, organizado e por cortesia do CIEd (Centro de Investigação em Educação) no Instituto de Educação da Universidade do Minho
Oficina (workshop)
O processo de construção de um artigo científico
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal