???global.info.a_carregar???
Elisabete Monteiro has a PhD in Dance. Master of Educational Sciences - dissertation in Dance Education. Dance Teacher in Portugal at the University of Lisbon - Faculty of Human Kinetics (FMH-UL), in the Department of Education, Social Sciences and Humanities. Teacher of: Contemporary Dance Technique (1st and 2nd year); Fundamentals of Expression and Communication; Practice of Expression and Communication I - Creative Experiences with Movement; Pedagogy of Dance; Didactics of Creative Dance; Dance Composition; Choreography. Co-producer of 'Dance performances at the University'. Co-coordinator of two Graduate Courses titled 'Dance in Educational Contexts'. Scientific advisor of several PhD theses and Master's dissertations in dance. Jury at PhD exams and Master in public defenses. Researcher integrated at INET-MD, Institute of Ethnomusicology - centre for studies in music and dance/Polo FMH. Member of the Centre for Performing Arts (CEAP). She belongs to several scientific committees (national and international conferences). She has been a reviewer of articles in the field of dance for the journal Portugal da Educação.Coordinator of the Pos Graduation 'Dance in the Community'. Participation in National and International Congresses, through lectures, lecture demonstrations, workshops and some by invitation. Actual research interest: Specialized Dance Teaching Dance. Dance as a Performing Art, Inclusive dance. Community Dance. Author of several articles in the teaching of dance, choreographic composition and creative experiences of the movement. Responsible for workshops in dance technique, choreography and creative dance in Portugal and abroad (namely in Spain, France, Slovenia, Croatia, Brussels, Brazil, Australia, New Zealand and Taiwan). Responsible for short duration dance courses, in contemporary dance, creative dance, dance composition and choreography. Teacher accredited by CCPFC a national structure of Professional Accreditation namely in the fields: Expressions; Specific Didactics (DANCE) and Educational Innovation. Choreographer for more than 30 years at the amateur level in dance community context. It also emphasises the training and creative work with some inclusive companies dance groups, namely 'Companhia Dançando com a Diferença' (Funchal, Portugal) to debut in Madeira and presentation also in Moscow, at a Theatre and Dance Festival, for an Inclusive dance group at Natal (Cruor Arte Contemporânea - Brasil) with a public final performance. Recently responsible for the Choreographic Inclusive Dance Project, DansaArtes - Companhia de Dança Inclusiva at CERCIMA (Montijo, Portugal)with several stage presentations. Member of the Portuguese Society of Authors. National representative (Portugal) of the 'Dance and the Child International' organisation (Daci).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisabete Alexandra Pinheiro Monteiro

Nomes de citação

  • Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro
  • Monteiro, E.
  • Monteiro, Elisabete

Identificadores de autor

Ciência ID
1A1B-143D-1B37
ORCID iD
0000-0001-8488-1826
Researcher Id
H-9475-2013

Endereços de correio eletrónico

  • emonteiro@fmh.ulisboa.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 214149180 (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa. Estrada da Costa, 1495-022, Cruz Quebrada/Dafundo, Oeiras, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes
  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
1991 - 1995
Concluído
Motricidade Humana (Doutoramento)
Especialização em Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"As Qualidades Expressivo-Formais na Técnica de Dança - Construção, Validação e Aplicação de um Instrumento de Avaliação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Mt bom distinção e louvor
1985 - 1988
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Análise Multidimensional dos Perfis de Comportamentos e das Situações Pedagógicas nas aulas de dança: Clássico e moderno" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
1978/09 - 1984/05
Concluído
Licenciatura em de Educação Física - opção Dança (Licenciatura)
Especialização em Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Estudo Comparativo da Análise das Estruturas Linguísticas e das Estruturas de Dança - Unidades Mínimas Significativas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000/05/31 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1995/05/30 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1988/05/30 - 1995/05/30 Assistente (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2019 CoCoordenation of Dance Course Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/08/01 - Atual Nacional representative for Portugal at DaCi - Dance and The Child International. Dance and the Child International, Canadá
2012/01/30 - 2014/10/01 Elected member of the Pedagogical Council Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011/09/05 - 2012/04/30 Elected member of the Board of Education Department, Social Sciences and Humanities Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011/02/09 - 2011/05/30 Member of the Commission for the definition of the degree of Specialist Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1999/09/06 - 2010/12/17 Director of FMH Library Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2010 - 2013 Études en Danse Européennes in Progress: Methodologies et Interdisciplinarités
227433D
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Monteiro, E.; Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. "Pedagogia da Dança - paradoxos de um paradigma?". Trabalho apresentado em Congresso Internacional 2014 As Artes e as Ciências em Diálogo, Porto, 2015.
    Publicado
  2. Monteiro, E.; Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo; Melo, F.. "Diálogos entre a Dança Criativa e o Português: Contributos de uma intervenção pedagógica?". Trabalho apresentado em Congresso Internacional 2014 As Artes e as Ciências em Diálogo, Porto, 2015.
    Publicado
  3. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. "Ensino-Aprendizagem da Dança - que desafios? pp. 86-93". 2012.
  4. Monteiro, E.. "Dançar para aprender a descobrir - Quatro lados de um círculo?". 2012.
  5. Monteiro, E.; Leandro, C. Rebelo Leandro; Melo, F. "Dança como expressão artística na escola. Sessões de âmbito interdisciplinar no 1.º CEB". Trabalho apresentado em SIDD 2011, Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança, Lisboa257, 2011.
    Publicado
  6. Monteiro, E.. "Brincar à Dança". Trabalho apresentado em Seminário Internacional Descobrir a Dança/ Descobrindo através da Dança,, Lisboa, 2011.
  7. Monteiro, E.. "How dance students feel space? A case study". Trabalho apresentado em 10th International Conference Spacing Dance(s) – Dancing Space(s), Odense, 2011.
    Publicado
  8. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Amoedo, Henrique; Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco. "(In)capacidades e (in)sucessos na dança: que direito à diferença". Trabalho apresentado em Corpos (Im)perfeitos na performance contemporânea, Cruz Quebrada, 2011.
    Publicado
  9. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo. "Saber x (Dança + Matemática)Aprender²". Trabalho apresentado em Corpos (Im)perfeitos na performance contemporânea, Cruz Quebrada, 2011.
    Publicado
  10. Monteiro, E.. "(A)Casos". 2006.
Artigo em jornal
  1. Leandro, Cristina Rebelo; Monteiro, Elisabete; Melo, Filipe. "Interdisciplinary working practices: can creative dance improve math?", Research in Dance Education, 2018
    10.1080/14647893.2017.1354838
  2. Alves, Maria João; Gehres, Adriana De Faria; Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Brasileiro, Lívia Tenorio. "Dance teaching in national programs in Brazil and Portugal", Movimento, 2015, http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64767/42064. .
    10.22456/1982-8918.64767
  3. Monteiro, E.; Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco; Martins, Rui. "A Inteligência Emocional, Competências Sociais e Traços Psicológicos de estudantes universitários de Dança e Reabilitação Psicomotora", Revista Portuguesa de Educação Artística, 2014
Artigo em revista
  1. Brambilla, Marcos Aurélio; Michellon, Ednaldo; Castro, Daniela Llopart; Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Santos, Eleonora Campos da Motta. "Práticas de dança na maturidade e a experiência artística na região sul do brasil: apresentando alguns resultados". A Produção do Conhecimento nas Letras, Linguísticas e Artes 2 (2019): 254-263. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.80719240424.
    Publicado • 10.22533/at.ed.80719240424
  2. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Monteiro, E.; Xavier, Madalena. "Contextos, Impulsos e Temáticas da Criação Coreográfica Contemporânea Nacional". Revista Portuguesa de Educação Artística, 6 1 (2016): 25-42. https://doaj.org/article/01d47989295b4aa1bdfe3654f5d8d666.
    Publicado
  3. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. "Technical Proficiency and Aesthetic Ability – What describers?". Australia New Zealand Dance Research Society. & Auckland University of Technology. School of Community Health & Sports Studies. (2001):
Artigo em revista (magazine)
  1. Monteiro, E.. "How to deal with dance technique when home is our stage?", Revista Diálogos com a Arte – Revista de Arte, Cultura e Educação, 2020
  2. Monteiro, E.; Castro, Daniela Llopart; Santos, Eleonora Campos da Motta. "Na vida, no palco, na cena: amadurecer dançando, por que não?", Urdimento, 2018
  3. Monteiro, E.. "Trilhos Coreográficos: caminhos da criação", Criando Coreografias na Escola: um estudo sobre a com-posição de corpos dançantes, 2017
  4. Monteiro, E.; Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo; Melo, F; Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. "A Dança na Educação: uma abordagem interdisciplinar da Dança Criativa e o Estudo do Meio em escolas portuguesas", DANÇA 7: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, 2015
  5. Varregoso, Isabel; Monteiro, Elisabete; Rodrigues, José; Franco, Susana; Alves, Susana. "Dançar – Vivências contemporâneas na comunidade", A Dança na Comunidade constitui um conceito abrangente que evidencia uma diversidade de práticas, filosofias e abordagens que interessa estudar. Como atividade participativa e inclusiva, permite uma troca mútua, destacando a valorização individual e coletiva pela motivação, sentido de pertença e de conexão sem limites ou limitações. Na atualidade, são vivenciadas um conjunto de danças de inspiraçã, 2014, http://hdl.handle.net/10400.15/1149.
  6. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. "A Inteligência Emocional, Competências Sociais e Traços Psicológicos de Estudantes Universitários de Dança e Reabilitação Psicomotora", 2014
  7. Monteiro, E.; Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo; Melo, F. "A Dança Criativa na Escola: dançar com a Matemática? In Revista Portuguesa de Educação Artística", Revista Portuguesa de Educação Artística, 2014
  8. Monteiro, E.. "A Dança Criativa na Escola: dançar com a Matemática?", 2014
  9. Monteiro, E.; Xavier, Madalena. "Criação Coreográfica Contemporânea - Percursos no singular", Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes, 2013, http://hdl.handle.net/10400.21/6330.
  10. Monteiro, E.. "Criação Coreográfica Contemporânea – Percursos no singular", 2013
Capítulo de livro
  1. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Rebelo Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias ; Melo, Filipe. "Dança Criativa na Educação: uma perspetiva de aprendizagem interdisciplinar". In Reencantar o Corpo. Notas para um encontro entre Ciência e vida, editado por Luisa Roubaud; Gilles Tavares, 143-163. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2020.
    Publicado • 10.24824/978655578287.5
  2. Monteiro, E.. "Que danças por-vir? Ou da insignificância do acessório à prioridade do que é essencial". editado por Lakka, V.; Guimarães, D.; Aquino, D.; Queiroz, C.; Alvim, V.; Amâncio, A., 140-160. Brasil: ANDA, 2020.
  3. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. "Convidei o pensamento pra dançar". In Educação estética, narrativas e arte na formação de professores, 25-53. Curitiba, Br: Appris, 2019.
    Publicado
  4. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. "Não basta ter dança nas escolas". Portugal, 2014.
Edição de livro
  1. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro. Assessment in Dance: unlikely complicity?. Lisboa, Portugal: Colibri/INET-MD. 2012.
  2. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Alves, Maria João. Dançar para aprender a descobrir - quatro lados de um círculo?. Portugal: Colibri. 2012.
Livro
  1. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Alves, Maria João. Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança (SIDD2011). Cruz Quebrada, Portugal: Serviços de Edições da Faculdade de Motricidade Humana. 2011.
    Publicado
Manual
  1. Monteiro, E.; Leandro, Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo; Melo, F. Manual de Dança Criativa-uma abordagem interdisciplinar no 1º Ciclo do Ensino Básico. Portugal: Psicosoma. 2018.
    Publicado
  2. Monteiro, E.; Fernandes, Margarida Moura. Dança em Contextos Educativos. Portugal: FMH Edições. 2007.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Monteiro, Elisabete Alexandra Pinheiro; Melo, Ana Paula Lebre dos Santos Branco; Amoedo, H; Sá, Vanessa. "Disable Students in dance vocational courses: Paths to individual development and inclusion.". Trabalho apresentado em ENSEC – European Network for Social and Emotional Competence, 2017.
Tese / Dissertação
  1. Monteiro, E.. "As Conceções pessoais da Criatividade em Dança dos professores e alunos do Ensino Artístico". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, 2016. http://hdl.handle.net/10362/20469.
  2. Monteiro, E.. "A dança criativa e a aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico : contributos de uma abordagem interdisciplinar no estudo do meio, no português, na matemática e na atitude criativa". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/9281.
  3. Monteiro, E.. "O ensino artístico vocacional de dança em Portugal : diferenças e similitudes no espaço europeu, Espanha e França". 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/8059.
  4. Loureiro, Aline Veiga. "A expressividade do corpo-sujeito na composição coreográfica : um estudo de caso.". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.5/9121.
  5. Monteiro, E.. "Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica: nível elementar". Doutoramento, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2006. http://hdl.handle.net/10400.21/9195.
  6. Monteiro, E.. "Dança inclusiva em contexto artístico : análise de duas companhias". Mestrado, Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, 2002. http://hdl.handle.net/10400.5/6453.

Artística / Interpretação

Coreografia
  1. Elisabete Monteiro (Compositor). 2018. Quero Ser. DansaAparte - Companhia de Dança Inclusiva.
  2. Elisabete Monteiro (Compositor). 2014. Procurei-me a mim mesmo. Cruor Arte Contemporânea Dança Inclusiva - Brasil.
  3. Elisabete Monteiro (Compositor). 2007. Tempus Incertus. Dançando com a Diferença - AAAIDD.

Outros

Outra produção
  1. Silva, Madalena Xavier Santos Rodrigues da; Monteiro, Elisabete. 2012. (Re)pensar o ensino da composição coreográfica. Partindo da (in)definição que caracteriza a dança contemporânea e os seus métodos e processos de criação, na qual é possível reconhecer a importância que o intérprete assume nestas propostas coreográficas, pretendemos refletir sobre a problemática em torno da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades criativas em contextos de formação. Com o objetivo de valorizar o ensi. http://hdl.handle.net/10400.21/7607.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020/09/17 What's dance got to do with it? (ITAC5) Seoul International Teaching Artistic Conference (ITAC5) - online
(Coreia do Sul)
2018/07/12 The Poetics of difference Panpapanpalya 2nd joint dance congress of daCi
Dance and The Child International (Adelaide, Austrália)
2018/06 Amanhã é outro dia! Fazendo arte na maturidade V Congresso Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA
Universidade do Estado do Amazonas/AM (Brasil)
2018/03/17 O Ensino – realidades da Dança no Ensino Superior. Conferência: Encontros para o futuro. Ensino da Dança: Desafios e Perspectivas
Companhia Nacional de Bailado -Estúdios Victor Córdon (Lisboa, Portugal)
2017/09/07 A criatividade não é um lugar VIII Congresso de Educação Artística
EB 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal, Portugal)
2017/07 How to match dance and assessment: an unlikely pair? 13th World Congress of Dance and the Child International
(Copenhaga, Dinamarca)
2017/06 Disable Students in dance vocational courses: Paths to individual development and inclusion - POSTER ENSEC – European Network for Social and Emotional Competence
(Estocolmo, Suécia)
2016/11/05 Dança na Comunidade: diálogo plural entre singulares Internacional Congress 2016 Animação Sociocultural, Globalização, Educação Intercultural e Intervenção Comunitária
Animação Sociocultural (Amadora, Portugal)
2015/09 Da Roda Viva Cia. de Dança ao Grupo Dançando com a Diferença: Brasil e Portugal na rota da inclusão através da Dança XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil)
2015/07/08 How to match Dance na Assessment: um unlikely pair? Dance and the Child International Conference 2015 ‘Twist & Twin: dancing identities’
(Copenhaga, Dinamarca)
2015/06/06 [Dança (Oportunidades+Inclusão) / Arte] + Investigação = Direito. 1rst Investigation Fórum INET-MD.
Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
2015/05/16 Comunicação em Dança: 7-38-55? 2º Encontro da Escola de Dança do Conservatório Nacional
EDCN e Associação de Pais e Encarregados de Educação da EDCN. (Lisboa, Portugal)
2015/02/23 Pedagogia da Dança: Paradoxos de um Paradigma. Congresso Internacional “As Artes e as Ciências em Diálogo”.
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras
2014/12/01 Dança Contemporânea Inclusiva: o singular, o plural e o transitório. Conference DEART - UFRN
Universidade Federal de Rio Grande do Norte (Natal, Brasil)
2014/11/15 Não basta ter Dança nas Escolas Internacional Conference of the Artistic Education.
Associação Dinamização SócioCultutral (Amarante, Portugal)
2014/10/10 daCi in Portugal - Challenges International Conference on Dance Pedagogy
Velenge University (Velenge, Eslovénia)
2014/02/06 Contextos Informais de Ensino da Dança Congresso 'Investigação, Inovação e Tecnologia: Novos Desafios
ESS / CIIP (Santarém, Portugal)
2013/09/13 Pensar uma flor XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade
Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Brasil (Rio de Janeiro, Brasil)
2013/09 Da Roda Viva Cia. de Dança ao Grupo Dançando com a Diferença: Brasil e Portugal na rota da inclusão através da Dança. XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2013/09 Transformações na capacidade de agir, sentir, expressar e refletir do estudante universitário de Psicomotricidade e de Dança XII Congresso Brasileiro de Psicomotricidade
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Brasil)
2013/06 They say I have to be creative but I'm stuck on my choroegraphic process" The 22nd SRA-E Conference 'Dance ACTions - Traditions and Transformations'
(Trondheim, Noruega)
2012/07/20 Imagery – a tool for learning dance Dance and the Child International (daCi) and the World Dance Alliance (WDA). ‘Dance, young people and change’
Taipei National University of the Arts (Taipe, Taiwan)
2012/04 A Dança na Educação: dançar para aprender? II Encontro Internacional sobre Educação Artística (ei2_ea) – Acerca da implicação da acção na construção de narrativas contemporâneas
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2011/11 Descobrindo o Ensino da Dança Vocacional em Portugal Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança
Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2011/07 Cultural Appropriation in ERASMUS dance students – which challenges? the 2nd International Conference on Intangible Heritage
(Tomar, Portugal)
2011/06 Dance (E)motion – imagery and metaphors Colloque International La transmission du geste en question: processus, expérience, figure
Université Nice (Nice, França)
2011/01 How dance students feel space? – A case study 10th International Conference Spacing Dance(s) – Dancing Space(s),
NOFOD (Odense, Dinamarca)
2010/10 Avaliação em Dança: improvável cumplicidade? Músicas e Saberes em trânsito SIBE INET-MD
Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2010/09/15 Dança – um campo emergente de conhecimentos? 1º Encontro Regional do Ensino Artístico
- Direção Regional da Educação (Funchal, Portugal)
2010/06/11 Dance – Ways of Knowing? 25Th ICCP World Play Conference Children’s Play: New Goals for the Future
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2006/10/20 Pedagogia da Dança Formal Curso de 2º Ciclo - intercâmbio Programa Erasmus
Universidad de León Facultad de Ciências del Deporte Y Actividad Física (León, Espanha)
2006/07 Contemporary Dance Teaching – relevant learning objectives and learning outcomes perception DaCi Conference – Colouring Senses. 10th Ed.
Hague (Países Baixos)
2006/05 Tratar por ‘Tu’ a Dança 1º Seminário de Actividades Rítmicas e Expressivas
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada (Almada, Portugal)
2006/04 (A)Casos Seminário Internacional Dança e Movimento Expressivo
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2005/01 Percepção dos Objectivos e dos Ganhos de Aprendizagem no Ensino da Dança Contemporânea no âmbito Amador 20º Congresso Internacional de Educação Física da FIEP
(Foz de Iguaçu, Brasil)
2004 Evaluation in Dance... why? Is it worth? Intensive Project “Dance Extensions for Universities– Fusions”
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa, Portugal)
2002/09/26 Haverá especificidades na Avaliação em Artes Encontro das Áreas Artísticas na Educação
Escola Superior de Educação de Castelo Branco (Castelo Branco, Portugal)
2002/08/16 Panorama da dança Contemporânea. Visão Pedagógica, Científica e Artística II Forum de Dança - Dança. Valorização do diálogo possível entre Praxis e Teoria?
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)
2002/04/05 Que Dança na Escola? - Painel 'Os Mapas da Memória Colectiva – a Educação pela Dança' X Jornadas de Cultura Popular-Forum Territórios da Dança
(Coimbra, Portugal)
2001/11/23 Is it possible to Acess Technical Proficiency and Aesthetic Ability in Dance Context? AIESEP
(Funchal, Portugal)
2001/10 Technical Proficiency and Aesthetic Ability- What Describers? Australia-New Zealand Forum 2001- Dance Society Research
(Auckland, Nova Zelândia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2020 Dançar na maturidade: experiências artísticas na Região Sul do Brasil
Orientador de Daniela Llopart Castro
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016/05 - 2019/11/18 Contributos da dança na formação corporal do ator: linhas orientadoras de intervenção
Orientador de Deborah Kramer
Motricidade Humana - Dança (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2015 - 2018 O Ensino-Aprendizagem das Técnicas de Dança Contemporânea no Ensino Artístico Português - Uma Proposta de intervenção para a atualidade
Orientador de João Carlos Fernandes
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2013 - 2017 Processos de Criação Coreográfica Contemporânea em Portugal: Uma Proposta de Intervenção Artísitco-Pedagógica
Orientador de Madalena Xavier Santos
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012 - 2015 As Conceções Pessoais da Criartividade em Dança dos Professores e Alunos do Ensino Artístico
Coorientador de Ana Isabel Pereira e Silva Marques
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2011 - 2015 A Formação em Música dos Atuais e Futuros Professores de Dança
Coorientador de Isabel Craveira Neves
Educação 3º Ciclo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal
2010 - 2015 A Dança Criativa e a aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico: Contributos de uma abordagem interdisciplinar no Estudo do Meio, no Português, na Matemática e na Atitude Criativa
Orientador de Cristina Rebelo Leandro
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012 - 2014/07/24 Procurando os primeiros passos da dança nfantil – centro de dança primeiro ato, minas gerais
Orientador de Daniela Amorim
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2009 - 2012 A intenção expressiva no processo coreográfico: O Ensino Artístico Vocacional da dança em Portugal – diferenças e similitudes no espaço europeu
Orientador de Ana Manzzoni
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2007 - 2010 A expressividade do corpo-sujeito na Composição Coreográfica: um estudo de caso
Orientador de Aline Veiga Loureiro
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - 2007 Dança nas Escolas Públicas de Ceilândia-Df/Brasil
Orientador de António Marcos Santos
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2003 - 2007 Ensino e Aprendizagem de Dança Moderna: Estratégias de estruturação da Prática e desempenho motor em habilidades sequenciadas de dança
Orientador de Maria João Fernandes do Nascimento Alves
Motricidade Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2004 - 2006 Estudo Comparativo de duas Metodologias de Ensino da Dança Vocacional no Contexto da Técnica de Dança Clássica-nível elementar
Orientador de Vera Amorim
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2001 - 2004 Percepção dos objectivos de aprendizagem no ensino da dança contemporânea, no âmbito amador
Orientador de Patrícia Alexandra Santos Apolinário Varela
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1999 - 2002 Dança Inclusiva em contexto artístico - análise de duas Companhias
Orientador de José Henrique Amoedo Barral
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1999 - 2002 Dança inclusiva em contexto artístico : análise de duas companhias
Orientador
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1997 - 1999 Produção Artística em Dança - avaliação dos elementos técnico-artísticos
Orientador de Ana Isabel Cruz Ferreira
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1997 - 1999 Caracterização do ensino da dança no 2º e 3º ciclos do ensino básico do distrito de Lisboa
Orientador de Carla Maria Teixeira
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1997 - 1999 Avaliação da dança no Ensino Secundário - caracterização da situação
Orientador de Albina Odete da Fonseca
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1996 - 1998 O Perfil de Comportamentos de Interacção do Professor de Dança Moderna na via vocacional
Orientador de Maria João do Nascimento Alves
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
1996 - 1998 As Danças Sociais no contexto escolar e não sscolar - Detecção de erros na fase de aprendizagem
Orientador de Maria da Conceição da Silva Rosado
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2017/02/05 - 2027/02/05 Mesa Redonda - Didáticas da Dança (Ensino Especializado)
Congresso
1º Congresso do Ensino Artístico
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2020/10/03 - 2020/10/03 Mesa Redonda "Dança Clássica e Contemporânea: O papel do professor de dança" UP2 DANCE Companhia de Dança de Almada
2019/12/03 - 2019/12/03 4º ENCLUDANÇA
Encontro
Encontro Internacional de Arte e Acessibilidade
Teatro Viriato, Portugal
2019/02/21 - 2019/02/21 Community Arts Festival Painel (convidados):Adam Benjamim, Ana Rita Barata Elisabete Monteiro, Rafael Alvarez, Sala Bernardo Sasseti, Lisboa
Encontro
CONVERSAS INART
Associação Vo'Arte, Portugal
2016/04/29 - 2016/04/29 Webinar 'A Dança em contexto escolar' in https://webinars.dge.mec.pt/speaker/elisabete-monteiro
Conferência
Programa do Gabinete de Educação Artística e Estética - DGE
Ministério da Educação - Direção Geral da Educação, Portugal
2011/11/12 - 2011/11/12 Brincar à Dança- Lecture-demonstration
Oficina (workshop)
Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança’ (SIDD)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010/10/27 - 2010/10/31 Painel ‘Dançar para aprender a descobrir - Quatro lados de um círculo?’. Dança: improvável cumplicidade?
Conferência
Fundação Calouste Gulbenkian
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2006/10/17 - 2006/10/20 Dança Contemporânea Jornadas de Puertas Abiertas en Expressión e Danza
Universidad de León Facultad de la Ciencias de la Actividad Física y el Deporte, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/11/20 A privação dos sentidos da Visão e Audição no processo de Criação Coreográfica com alunos do 7º e 8º anos de Ensino da Escola Vocacional de Dança do Centro de Formação Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais
Arguente principal
Beatriz Esperança Agostinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2020/11/20 Desenvolvimento da resistência aeróbia na disciplina de técnica de dança contemporânea na turma de 5.º ano do Curso Básico de Dança do Conservatório Regional Silva Marques
Arguente principal
Bruno Miguel Gomes Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2019/12/16 A associação imagética como estratégia promotora do embodiment com base em princípios de Release Technique no contexto da aula de Técnica de Dança Contemporânea com alunos do 4º ano do Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, Escola de Música e Dança, de Vitória Melo Holanda
Arguente principal
Cristina Graça (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018/11/23 A Cooperação como estratégia pedagógica no desenvolvimento das Competências Sociais na disciplina de Expressão Criativa com os alunos do 2º ano do Ensino Artístico Especializado de Dança no Conservatório Regional Silva Marques
Arguente principal
Marta Portugal Andrade Alves Dias (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018/11/23 Aplicação de ferramentas de improvisação: desenvolvimento e consolidação da consciência da forma do movimento, com alunos do 4º ano do ensino artístico especializado do Conservatório de Música Jobra
Arguente principal
Cátia Alexandra Soares Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2018/05/22 A Dança como recurso na Intervenção Psicomotora: Impacto na Percepção da qualidade de vida da pessoa com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Arguente principal
Joana Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017/12/20 A contemporary approach to traditional classical Ballet teaching for the 8th year dance students at ADCS
Arguente principal
Sylvia Kazumi Rijmer (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017/12/19 "Sopro" De Rui Lopes Graça: Interpretação e Performance – Integração de Saberes em Repertório Contemporâneo com os Alunos do 6.º Ano, Na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Arguente principal
Inês Pedruco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2017/12/12 Self-site specific e variações de movimento na formação de intérpretes
Arguente principal
Mª Cristina A. M. Gonçalves (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017/11/22 Intervenção Psicomotora com alunos com perturbação do espectro do autismo do agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
Arguente principal
Ana Lúcia Lourenço Baião (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2017/06/30 O novo clown – metamorfoses de uma arte milenar
Arguente principal
Hugo Américo P. Cardoso Vieira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016/12/09 O Treino Clássico na Dança Contemporânea no âmbito do Curso Secundário de Dança, da Escola de Dança Lugar presente, em Viseu
Arguente principal
Albino Manuel de Sousa e Moura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016/12/02 “Exposição de si mesmo” – um processo coreográfico de sentimentos e emoções na adolescência, com alunos do 3º Ciclo na disciplina de Práticas Complementares de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Arguente principal
Diana Filipa Leal Sábio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016/12/02 A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea – ‘Stoolgame’, de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Arguente principal
Marta Amores Baptista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2016/05/13 Intervenção Psicomotora com crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) do agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves (Amadora)
Arguente principal
Joana Margarida de Lima Rodrigues (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2016/01/15 A expressividade do corpo na performance vocal
Arguente principal
Deborah Moraes G. de Oliveira (Mestrado)
Universidade de Aveiro Departamento de Comunicação e Arte, Portugal
2016/01/15 Benefícios afetivossociais da prática da dança para estudantes dos núcleos de arte da prefeitura do rio de janeiro
Arguente
Valéria de Assunção Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2015/11/27 Safe dance practice: uma abordagem estratégica sobre as condições psicomotoras e emocionais nas aulas de técnica de dança contemporânea - 5º ano da Escola de Dança do Conservatório Nacional
Arguente principal
Inês Morgado Kruss Affalo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015/11/27 Safe dance practice: uma abordagem estratégica sobre as condições psicomotoras e emocionais nas aulas de técnica de dança contemporânea – 5º ANO A DA ESCOLA DE DANÇA DO CONSERVATÓRIO NACIONAL
Arguente principal
Inês Morgado Kruss Affalo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2015/07/16 A dança nas escolas do ensino básico em portugal: concepções e práticas dos professores do 3º ciclo
Arguente
Luisa Del Rocio Alegre (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/12/16 Dança e educação somática: a aplicação do método gds para o aprimoramento do movimento expressivo e performático em dança
Arguente
Evanize Romarco (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2014/12/11 A interdisciplinaridade no 2º Ciclo do Ensino Regular e Ensino Vocacional de Dança no âmbito da disciplina de Expressão Criativa na Escola de Dança do Orfeão de Leiria
Arguente principal
Ana Filipa Manaia do Vale (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014/12/11 A interdisciplinaridade no 2º ciclo do ensino regular e ensino vocacional de dança no âmbito da disciplina de expressão criativa na escola de dança do Orfeão de Leiria
Arguente principal
Ana Filipa Manaia do Vale (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014/07/24 Coordenação interpessoal em pares de Dança Desportiva em situação de Competiçâo
Arguente principal
Tânia Daniela Ribeiro Tendeiro Correia Seixas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2014/05/23 Intervenção Psicomotora nas perturbações do espetro do autismo na APPDA-Lisboa
Arguente principal
Sara Carina Fernandes Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013/12/18 A metáfora e a imagem: estratégias pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem na aula de técnica de Dança Moderna com os alunos dos 2º 3º anos do Ensino Vocacional na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal
Arguente principal
Patrícia Rosa Gonçalves Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013/11/20 As emoções e o desenvolvimento da criatividade dos alunos de 3º ciclo, no âmbito da Composição Coreográfica, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Arguente principal
Mariana Filipa Cunha Aguiar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013/06/26 Expressividade e expressão nas aulas de Técnica de Dança Clássica
Arguente principal
Mariana Morgado de Oliveira Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013/06/26 Reabilitação Psicomotora e movimento expressivo – efeitos de um Programa de intervenção psicomotora
Arguente principal
Ana Isabel da Silva Falcão Sales (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013/05/31 Níveis de flexibilidade, hidropoxilina e força muscular abdominal em bailarinas submetidas à técnica de dança moderna de Martha Graham
Arguente
Maria Auxiliadora Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2013/03/22 A dança no currículo da disciplina de Educação Física: um estudo de caso
Arguente principal
Sandra Isabel Vieira Sanches Alves (Mestrado)
Universidade Lusófona, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/03 - 2021/03 Congresso Internacional Educação, Inclusão e Diversidade Intervenção -Associação para a Promoção e Divulgação Cultural
2020/05/22 - 2020/05/23 V Encontro de Investigação e Práticas de Educação (V EIPE2020) Escola Superior de Educação de Coimbra
2019/05/17 - 2019/05/18 IV Encontrode Investigação e Práticas de Educação (V EIPE2019) Escola Superior de Educação de Coimbra
2017/10 - 2017/10 Congresso Internacional A Animação Sociocultural e a Educação intergeracional no contexto do envelhecimento no meio rural e urbano: atividades, técnicas, métodos e estratégias para uma vida ativa Intervenção ¿-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural
2013/07 - 2013/07 Encontro Nacional Artes Performativas e Deficiência' Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2012/09 - 2012/09 International Seminar Bodies (In)perfects INET-MD and CEAP
2011/11/10 - 2011/11/13 International Seminar Discover Dance / Discovery through Dance Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019/06 - 2019/06 ANAIS do VI Encontro Científico da ANDA ( 978-85-45574-01-9) ANDA -–Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança
2018 - 2019 Revista Portuguesa de Educação - Portuguese Journal of Education - Cied (0871-9187) Centro de Investigação em Educação (CIEd). Universidade do Minho
2016/09 - 2016/09 Revista de Psicologia (RPSICOL) ( 2183-2471) Associação Portuguesa de Psicologia
2015 - 2015 Revista Portuguesa de Educação - Portuguese Journal of Education - Cied (ISSN: 0890-6459) Universidade do Minho

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2017/01 - 2017/09 Comissão de Avaliação Externa do Mestrado em Ensino da Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa.¿ Pedido Especial de Renovação da Acreditação de Ciclos de Estudos Não-Alinhados¿ (PERA)
Avaliador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal Ministério da Educação
2017/05 - 2017/05 júri de avaliação (A3Es) do Curso de Mestrado em Ensino da Dança
Avaliador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal A3Es

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2012/10 - Atual Conselho Científico Faculdade de Motricidade Humana
2011/06 - Atual Instituto de Etnomusicologia - Centro de EStudos em Música e Dança
2009/07 - Atual National Representative _Dance and the Child International Conference
1998/10 - Atual Sociedade Portuguesa de Autores

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018/05/24 - 2018/05/25 júri das Provas Globais no âmbito do Ensino Artístico Especializado, 2º ano, Técnica de Dança Clássica, do 2º e 5ª ano em Técnica de Dança Contemporânea, e nas Provas de Aferição do 4º ano em Técnica de Dança Moderna e Técnica de Dança Clássica
2014/02/03 - 2014/02/07 Integra a equipa de avaliação e é responsável pela elaboração do Relatório de avaliação do Mestrado de Klapéida University Klapéda University, Letónia
2006 - 2006 Júri para a apreciação e avaliação dos Projectos Pontuais para a Dança e Transdisciplinares, a nível nacional Ministério da Cultura Instituto das Artes, Portugal
2004 - 2004 Júri para a apreciação e avaliação dos Projectos Pontuais para a Dança e Transdisciplinares, para a região do Algarve Ministério da Cultura Instituto das Artes, Portugal