???global.info.a_carregar???
Pedro Reisinho holds a Bachelor's degree in New Communication Technologies (2018) and a Master's degree in Multimedia Communication - Interactive Multimedia (2021), both from the University of Aveiro. Currently, he is a PhD student in Information and Communication in Digital Platforms and obtained a grant to investigate the use of interactive narrative and virtual reality as a reminiscence instrument for people with dementia. His research activity lies in the area of Digital Games and Interaction Design, focusing on Extended Realities and Tangible Media.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Filipe Amorim Reisinho

Nomes de citação

  • Reisinho, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
1A16-2812-6841
ORCID iD
0000-0002-4508-3458
Scopus Author Id
57223629836

Endereços de correio eletrónico

  • pedro.reisinho@ua.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
  • Ciências da Engenharia e Tecnologias

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2024
Em curso
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
"Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência: Narrativa Interativa em Realidade Virtual para a Reminiscência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018 - 2021
Concluído
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Multimédia Interativo
Universidade de Aveiro, Portugal
"FlavourGame: Jogo de Tabuleiro Híbrido para a Promoção de Boas Práticas Nutricionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (Dissertação: 18)
2015 - 2018
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Bolseiro de Investigação Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal
(...)
2021 - 2021 Augmented Reality Developer Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Web Developer Conexus World, Portugal
Conexus World, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - Atual Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência: Narrativa Interativa em Realidade Virtual para a Reminiscência
2021.06634.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2021 ATOMIC - Augmented RealiTy fOr Management SkIlls Development with real-based Cases
2019-1-PL01-KA203-065831
Desenvolvedor Técnico
Universidade de Aveiro - Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2019 - 2021 FlavourGame - Participate and Change, Playing with Textures and Flavours
POCI-01-0145-FEDER-031024
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson. "A Systematic Literature Review of Virtual Reality-based Reminiscence Therapy for People with Cognitive Impairment or Dementia". Trabalho apresentado em Interactive Media, Smart Systems and Emerging Technologies (IMET 2022), Limassol, 2022.
    Publicado • 10.1109/IMET54801.2022.9930000
  2. Reisinho, Pedro; Silva, Catia; Vairinhos, Mario; Oliveira, Ana Patricia; Zagalo, Nelson. "Tangible Interfaces and Augmented Reality in a Nutrition Serious Game for Kids". Trabalho apresentado em Serious Games and Applications for Health (SeGAH 2021), 2021.
    Publicado • 10.1109/segah52098.2021.9551852
Artigo em revista
  1. Zwolinski, Grzegorz; Kaminska, Dorota; Laska-Lesniewicz, Anna; Eric Haamer, Rain; Vairinhos, Mário; Raposo, Rui; Urem, Frane; Reisinho, Pedro. "Extended Reality in Education and Training: Case Studies in Management Education". Electronics 11 336 (2022):
    Publicado • https://doi.org/10.3390/electronics11030336
  2. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson. "Fostering Oral Communication in Dementia Through Digital Reminiscence Therapy: A Model for Storytelling in Tangible Virtual Reality". Journal of Digital Media & Interaction (2022):
    Em revisão
  3. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson. "Impact and Motivation of the Mod Culture in Digital Games". Convergence (2022):
    Em revisão
Capítulo de livro
  1. Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Zagalo, Nelson; Vairinhos, Mário; Oliveira, Ana Patrícia. "Creative Process for Designing a Hybrid Game for Nutrition Education". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education, 492-505. Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_40
Resumo em conferência
  1. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson. "Promoting Verbal Communication in People with Dementia through Virtual Reality Reminiscence Therapy". Trabalho apresentado em Seminário de Estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar, Online, 2022.
    Publicado • 10.48528/ewzj-k395
Tese / Dissertação
  1. Reisinho, Pedro. "FlavourGame: Jogo de Tabuleiro Híbrido para a Promoção de Boas Práticas Nutricionais". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31687.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022 Promoting Verbal Communication in People with Dementia through Virtual Reality Reminiscence Therapy Seminário de Estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal (Online)
2022 A Systematic Literature Review of Virtual Reality-based Reminiscence Therapy for People with Cognitive Impairment or Dementia Interactive Media, Smart Systems and Emerging Technologies (IMET 2022)
CYENS - Centre of Excellence, Chipre (Limassol, Chipre)
2021 Tangible Interfaces and Augmented Reality in a Nutrition Serious Game for Kids Serious Games and Applications for Health (SeGAH 2021)
(Online)
2020 Creative Process for Designing a Hybrid Game for Nutrition Education Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education (TECH-EDU 2020)
(Online)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual International Conference on Graphics and Interaction - ICGI'2022 - Web Chair (2022 - 2022)
Conferência
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

Universidade de Aveiro - Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), Portugal

Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2022 - 2022 Competições Nacionais De Ciência 2022 (CNC). (2022 - 2022)
Concurso (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2022 ACM International Conference on Interactive Media Experiences - IMX 2022 - Student Volunteer (2022 - 2022)
Conferência (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Universidade Federal Fluminense, Brasil

Universidad Politécnica de Madrid, Espanha

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022 - 2022 ehSemi22
Seminário
Seminário de Estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022 - 2022 Encontro Ciência 2022
Encontro
Encontro Ciência 2022
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Ciência Viva, Portugal
2022 - 2022 Digital Storytelling in Education: A Few Case Studies and Future Opportunities
Seminário
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022 - 2022 Conferência sobre Metodologias Qualitativas de Investigação
Conferência
CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2022 - 2022 Mr. UD Summer School
Oficina (workshop)
Mr. UD Summer School
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2021 - 2021 SeGAH 2021
Conferência
Serious Games and Applications for Health
University of Wollongong in Dubai, Emiratos Árabes Unidos
2021 - 2021 ATOMIC Summer School
Oficina (workshop)
ATOMIC Summer School
Polytechnic of Šibenik, Croácia
2020 - 2020 TECH-EDU 2020
Conferência
Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2019 Videojogos 2019
Conferência
International Conference on Videogame Sciences and Arts
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2019 - 2019 360º Mixed Realities / Audiovisual
Conferência
360º Mixed Realities / Audiovisual
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2019 - 2019 Jogos de Tabuleiro Modernos
Oficina (workshop)
Jogos de Tabuleiro Modernos
2018 - 2018 Role of Usability in Systems Thinking
Seminário
Celebração do World Usability Day
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Altice Labs, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Liga Portuguesa de Profilaxia Social Membro Suplente da Direção
Distinções

Prémio

2019 Inovação Tecnológica na Indústria de Retalho - 3º Classificado (WorkUP)
Universidade de Aveiro, Portugal

Bright Pixel, Portugal

Sonae IM, Portugal
2016 Made in DeCA - Nomeação para Melhor Montagem (25)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal