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Pedro Reisinho holds a Bachelor's degree in New Communication Technologies (2018) and a Master's degree in Multimedia Communication - Interactive Multimedia (2021), both from the University of Aveiro. Currently, he is a Ph.D. student in Information and Communication in Digital Platforms and is exploring the use of interactive narratives and virtual reality as a reminiscence instrument to stimulate the oral communication of people with dementia. His current research interests include Digital Games, xReality, and Tangible Media.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Filipe Amorim Reisinho

Nomes de citação

  • Reisinho, Pedro

Identificadores de autor

Ciência ID
1A16-2812-6841
ORCID iD
0000-0002-4508-3458
Scopus Author Id
57223629836

Endereços de correio eletrónico

  • pedro.reisinho@ua.pt (Profissional)

Moradas

  • Campus Universitário de Santiago, 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação
  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021 - 2025
Em curso
Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (Doutoramento)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

Universidade do Porto - Faculdade de Letras, Portugal
"Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência: Narrativa Interativa em Realidade Virtual para a Reminiscência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2018 - 2021
Concluído
Comunicação Multimédia (Mestrado)
Especialização em Multimédia Interativo
Universidade de Aveiro, Portugal
"FlavourGame: Jogo de Tabuleiro Híbrido para a Promoção de Boas Práticas Nutricionais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 (Dissertação: 18)
2015 - 2018
Concluído
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
15
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Ph.D. Student Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal
(...)
2021 - 2021 Augmented Reality Developer Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2021 - 2021 Computer Vision Developer Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2015 - 2015 Web Developer Conexus World, Portugal
Conexus World, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021 - Atual Modelo de Interação para o Estímulo da Comunicação Oral na Demência: Narrativa Interativa em Realidade Virtual para a Reminiscência
2021.06634.BD
Ph.D. Researcher
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021 - 2021 ATOMIC - Augmented RealiTy fOr Management SkIlls Development with real-based Cases
2019-1-PL01-KA203-065831
Technical Development
Universidade de Aveiro - Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT), Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2019 - 2021 FlavourGame - Participate and Change, Playing with Textures and Flavours
POCI-01-0145-FEDER-031024
Master Researcher
Universidade de Aveiro, Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson; Ribeiro, Oscar. "Interactive Narrative in Virtual Reminiscence Therapy to Stimulate Memory and Communication in People with Dementia". Trabalho apresentado em ICMHI '24: Proceedings of the 2024 8th International Conference on Medical and Health Informatics, 2024.
    Publicado • 10.1145/3673971.3674011
  2. Marques, Bernardo; Costa, Liliana; Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Silva, Samuel; Zagalo, Nelson. "‘Push the Industrial Complexity Away’: A Vision for using Data Collection and Mixed Reality as an Analysis Tool in Industrial Product Co-Design". Trabalho apresentado em IEEE VR 2023 - 30th IEEE Conference on Virtual Reality and 3D User Interfaces, 2023.
    Publicado • 10.1109/vrw58643.2023.00086
  3. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson. "A Systematic Literature Review of Virtual Reality-based Reminiscence Therapy for People with Cognitive Impairment or Dementia". Trabalho apresentado em IMET 2022 - 2nd Interactive Media, Smart Systems and Emerging Technologies, Limassol, 2022.
    Publicado • 10.1109/IMET54801.2022.9930000
  4. Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Vairinhos, Mario; Oliveira, Ana Patrícia; Zagalo, Nelson. "Tangible Interfaces and Augmented Reality in a Nutrition Serious Game for Kids". Trabalho apresentado em SeGAH 2021 - 9th International Conference on Serious Games and Applications for Health, 2021.
    Publicado • 10.1109/segah52098.2021.9551852
Artigo em revista
  1. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson. Autor correspondente: Reisinho, Pedro. "The Ethical Dilemma of Modding Digital Games: A Literature Review of the Creation and Distribution of Mods". Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies (2023):
    Acesso aberto • Publicado • 10.1177/13548565231223933
  2. Zwolinski, Grzegorz; Kaminska, Dorota; Laska-Lesniewicz, Anna; Eric Haamer, Rain; Vairinhos, Mário; Raposo, Rui; Urem, Frane; Reisinho, Pedro. "Extended Reality in Education and Training: Case Studies in Management Education". Electronics (2022):
    Acesso aberto • Publicado • 10.3390/electronics11030336
Capítulo de livro
  1. Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Ferreira, Maria; Raposo, Rui; Vairinhos, Mário; Nelson Zagalo. "An Analysis of the Sense of Presence and Cybersickness in Virtual Reality: The Influence of Content Type, Exposure Time, and Gender". In Virtual, Augmented and Mixed Reality. 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-61044-8_19
  2. Raposo, Rui; Vairinhos, Mário; Reisinho, Pedro; Zwolinski, Grzegorz; Laska-Lesniewicz, Anna; Kaminska, Dorota. "Using Augmented Reality for Training Computer Workstation Ergonomic Issues: An Exploratory Project". In Advances in Design and Digital Communication IV. 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-47281-7_1
  3. Reisinho, Pedro; Silva, Cátia; Zagalo, Nelson; Vairinhos, Mário; Oliveira, Ana Patrícia. "Creative Process for Designing a Hybrid Game for Nutrition Education". In Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education. 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-73988-1_40
Resumo em conferência
  1. Reisinho, Pedro; Raposo, Rui; Zagalo, Nelson. "Promoting Verbal Communication in People with Dementia through Virtual Reality Reminiscence Therapy". Trabalho apresentado em ehSemi22 - 2º Seminário de Estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar, 2022.
    Publicado • 10.48528/ewzj-k395
Tese / Dissertação
  1. Reisinho, Pedro. "FlavourGame: Jogo de Tabuleiro Híbrido para a Promoção de Boas Práticas Nutricionais". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31687.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 An Analysis of the Sense of Presence and Cybersickness in Virtual Reality: The Influence of Content Type, Exposure Time, and Gender VAMR - 16th International Conference on Virtual, Augmented and Mixed Reality
(Online)
2022 Promoting Verbal Communication in People with Dementia through Virtual Reality Reminiscence Therapy ehSemi22 - 2º Seminário de Estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal (Online)
2022 A Systematic Literature Review of Virtual Reality-based Reminiscence Therapy for People with Cognitive Impairment or Dementia IMET 2022 - 2nd Interactive Media, Smart Systems and Emerging Technologies
CYENS - Centre of Excellence, Chipre (Limassol, Chipre)
2021 Tangible Interfaces and Augmented Reality in a Nutrition Serious Game for Kids SeGAH 2021 - 9th International Conference on Serious Games and Applications for Health
(Online)
2020 Creative Process for Designing a Hybrid Game for Nutrition Education TECH-EDU 2020 - 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
(Online)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 A Influência dos HMD nas Experiências em Realidade Virtual
Orientador de Tiago Pina and José Abilheira
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2023 - 2024 Identidade do Projeto Cujo Nome Não Podemos Dizer Porque Ainda Não Tem
Coorientador de Beatriz Viete
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2023 - 2023 Echoes
Coorientador de Gabriel Ribeira, Maria Fernandes, Mariana Marques, and Marta Silva
Novas Tecnologias da Comunicação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Aveiro, Portugal
2022 - 2023 Understanding the Role of Hardware on Sense of Presence in Virtual Reality Environments
Orientador de Filipa Diniz, Inês Silva, and Tomás Dias
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022 - 2023 'Does the content matter?': Exploring Content Genre's Influence on the Sense of Presence in Virtual Reality Environments
Orientador de Cátia Silva and Maria Ferreira
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024 - 2024 Global Game Jam 2024 (2024 - 2024)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

Universidade de Aveiro - Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), Portugal
2023 - 2023 Videojogos 2023 - 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts - Demo and Workshop Chair (2023 - 2023)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2023 - 2023 Global Game Jam 2023 (2023 - 2023)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

Universidade de Aveiro - Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), Portugal
2022 - 2022 ICGI 2022 - International Conference on Graphics and Interaction - Web Chair (2022 - 2022)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

Universidade de Aveiro - Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), Portugal

Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2022 - 2022 IMX 2022 - ACM International Conference on Interactive Media Experiences - Volunteer (2022 - 2022)
Conferência (Outra)
Universidade de Aveiro, Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023 - 2023 Videojogos 2023 - 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts
Conferência
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2023 - 2023 Online Game Design
Oficina (workshop)
Videojogos 2023 - 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2023 - 2023 PencilsB4Pixels
Oficina (workshop)
Videojogos 2023 - 13th International Conference on Videogame Sciences and Arts
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2022 - 2022 ehSemi22 - 2º Seminário de Estudantes em Tecnologias Digitais e Saúde/Bem-Estar
Seminário
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022 - 2022 Encontro Ciência 2022
Encontro
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal

Ciência Viva, Portugal
2022 - 2022 Digital Storytelling in Education: A Few Case Studies and Future Opportunities
Seminário
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2022 - 2022 Conferência sobre Metodologias Qualitativas de Investigação
Conferência
CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2022 - 2022 Mr. UD Summer School
Outro
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - 2022 IMET 2022 - 2nd Interactive Media, Smart Systems and Emerging Technologies
Conferência
CYENS - Centre of Excellence, Chipre
2022 - 2022 ICGI 2022 - International Conference on Graphics and Interaction
Conferência
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

Universidade de Aveiro - Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), Portugal

Grupo Português de Computação Gráfica, Portugal
2022 - 2022 IMX 2022 - ACM International Conference on Interactive Media Experiences
Conferência
Universidade de Aveiro, Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2021 - 2021 SeGAH 2021 - 9th International Conference on Serious Games and Applications for Health
Conferência
University of Wollongong in Dubai, Emiratos Árabes Unidos
2021 - 2021 ATOMIC Summer School
Outro
Polytechnic of Šibenik, Croácia
2020 - 2020 TECH-EDU 2020 - 2nd International Conference on Technology and Innovation in Learning, Teaching and Education
Conferência
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2019 - 2019 Videojogos 2019 - 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts
Conferência
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2019 - 2019 360º Mixed Realities / Audiovisual
Conferência
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal
2019 - 2019 Introduction to Modern Board Game Design
Oficina (workshop)
Videojogos 2019 - 11th International Conference on Videogame Sciences and Arts
Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Portugal

DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

SPCV - Sociedade Portuguesa da Ciências dos Videojogos, Portugal
2018 - 2018 Role of Usability in Systems Thinking
Seminário
World Usability Day
DigiMedia - Digital Media and Interaction, Portugal

Altice Labs, Portugal