???global.info.a_carregar???
Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atua nas áreas das Ciências Sociais com ênfase em Educação e na área da Economia e Gestão. Concluiu o Doutoramento em TIC na Educação em 2017 pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL). Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade em 2012 pelo IE/UL, Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial em 2001 no ISEG/UL e Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas em 1997. Publicou variados artigos em revistas especializadas, um livro e capítulos de livros. No seu currículo os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Formação de Professores; Formação Ativa; Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem; Tecnologias digitais; Ensino online; Ensino Superior; Didática da economia; e Didática da contabilidade. Assistant Professor at the Institute of Education, University of Lisbon. She works in the areas of Social Sciences with an emphasis on Education and in Economics and Management. She completed the Doctorate in ICT in Education in 2017 by the Institute of Education (IE) of the University of Lisbon (UL). Master in Economics and Accounting Teaching in 2012 by IE/UL, Master in Administration and Industrial Strategy in 2001 at ISEG/UL and Degree in Business Organization and Management in 1997. Publish articles in scientific journals, a book and book chapters. In its curriculum, the most frequent terms in the context of scientific production are: Teacher education; Active training; Teaching, assessment and learning methodologies; Digital technologies; Online teaching; Higher Education; Didactics of economics; and Didactics of accounting.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Luísa Pinto da Fonseca Rodrigues
Data de nascimento
1974/01/10
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Rodrigues, Ana Luísa

Identificadores de autor

Ciência ID
1917-F184-489C
ORCID iD
0000-0001-6648-7956
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=9uDJL0cAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
H-8526-2014
Scopus Author Id
57259931200

Endereços de correio eletrónico

  • alrodrigues@ie.ulisboa.pt (Profissional)
  • anafonsecarodrigues@gmail.com (Pessoal)

Websites

  • http://www.ie.ulisboa.pt/docente/ana-luisa-rodrigues (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Economia e Gestão
Formação
Grau Classificação
2014 - 2017
Concluído
TIC na Educação (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"A Formação Ativa de professores com integração pedagógica das Tecnologias Digitais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18; Aprovado com distinção
2012 - 2013
Concluído
Profissionalização em Serviço - 230 – Matemática e Ciências da Natureza (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2010 - 2012
Concluído
Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O papel das Novas Tecnologias para a Aprendizagem Autónoma e a Criação de Conhecimento, com base em pedagogias construtivistas na disciplina de Economia A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2006
Concluído
Curso de Formação Pedagógica de Formadores (Curso médio)
Nova Etapa, Portugal
1999 - 2001
Concluído
Gestão e Estratégia Industrial (Mestrado)
Universidade de Lisboa, Portugal
"O Impacto do Marketing nas Estratégias de Crescimento – Estudo de caso na Indústria Metalomecânica Ligeira" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
1992 - 1997
Concluído
Organização e Gestão de Empresas (Licenciatura)
Universidade Moderna / Lisboa, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/06/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal
2013/09/01 - 2018/05/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/09 - 2018/06 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária Pedro Nunes, Portugal
(...)

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/10 - 2015/07 Outra Situação (Técnica) ENSINUS, Portugal
2006/11 - 2013/07 Outra Situação (Técnica) Nova Etapa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual U-Value – O Impacto das Instituições de Ensino Superior na Qualidade de Vida das Suas Regiões
PTDC/EGE-OGE/29926/2017
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016 - 2019/04 Aprendizagem com Tecnologias e Design do Futuro da Formação de Professores
PTDC/MHC-CED/0588/2014
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Outro

Designação Financiadores
2014 - 2016/06 Observar e Aprender
https://tecnico.ulisboa.pt/pt/
Universidade de Lisboa, Portugal
2013 - 2015 projeto escol@ digital
ttp://aprendercom.org/comtic/?
Investigador
Universidade de Lisboa, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Ana Luísa Pinto da Rodrigues; Luísa Cerdeira; Maria Lourdes Machado-Taylor; Helena Alves. "The importance of developing students' technological skills in higher education for their future quality of life". 2021.
    10.21125/inted.2021.0807
  2. Eugénia Pedro; Helena Alves; João Leitão; Marta Alves; Maria de Lourdes Machado-Taylor; Luísa Cerdeira; Belmiro Cabrito; et al. "Linking higher education institutions to regional quality of life". 2020.
    10.21125/iceri.2020.2054
  3. Ana Luísa Rodrigues. "Leadership and supervision in pre-service Economics and Accounting teacher education in Portugal". 2019.
    10.4995/INN2019.2019.10103
  4. Rodrigues, Ana Luísa. "Active teaching for effective learning ¿ a teacher training model with information and communication technologies integration". Trabalho apresentado em ICERI2019, The 12th Annual International Conference of Education, Research And Innovation, Sevilha, 2019.
    10.21125/iceri.2019.1168
  5. Rodrigues, Ana Luísa; Cerdeira, Luísa; Patrocínio, Tomás; Cabrito, Belmiro; Mucharreira, Pedro. "Higher education and regional development: What relations?". Trabalho apresentado em ICERI2019, The 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2019.
    10.21125/iceri.2019.1372
  6. Rodrigues, Ana Luísa. "Leadership and supervision in pre-service Economics and Accounting teacher education in Portugal". Trabalho apresentado em INNODOCT/19, International Conference on Innovation, Documentation and Education, Valência, 2019.
    Publicado
  7. Rodrigues, Ana Luísa. "A integração das tecnologias digitais na disciplina de Didática da Contabilidade". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional TIC e Educação 2018, ticEDUCA2018, 2018.
  8. Rodrigues, Ana Luísa. "Formação Inicial de Professores – Ser Professor(a) de Economia e de Contabilidade". 2017.
  9. Rodrigues, Ana Luísa; Curado, Ana Paula. "A formação ativa de professores nas disciplinas de iniciação à prática profissional". 2016.
  10. Rodrigues, Ana Luísa. "A integração pedagógica das tecnologias digitais na formação ativa de professores". 2016.
    10.22533/at.ed.5131916013
  11. Rodrigues, Ana Luísa; Patrocínio, Tomás; Ribeiro, Ana; Couto, Sara. "O papel do professor cooperante na formação inicial de professores". 2016.
  12. Rodrigues, Ana Luísa; Patrocínio, Tomás; Curado, Ana Paula; Cabrito, Belmiro; Cerdeira, Luísa. "Facebook as a Learning Management System (LMS) in Higher Education". 2014.
  13. Rodrigues, Ana Luísa. "Dificuldades, Constrangimentos e Desafios na Integração das Tecnologias Digitais no Processo de Formação de Professores". 2014.
Artigo em revista
  1. Ana Luísa Rodrigues. "Integrating Digital Technologies in Accounting Preservice Teacher Education: A Case Study in Portugal". International Journal of Technology and Human Interaction 18 1 (2022): 0-0. https://doi.org/10.4018/IJTHI.293200.
    10.4018/IJTHI.293200
  2. Rodrigues, A.L.; Garcia, D.A.. "Instructional Methods and Hybrid Learning in Preservice Teacher Education—Case Studies in Portugal and Spain". Journal of Higher Education Theory and Practice 22 3 (2022): 47-60. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85128926335&partnerID=MN8TOARS.
    10.33423/jhetp.v22i3.5080
  3. Ana Luísa Rodrigues. "Investigação-ação e análise de conteúdo: caso na formação de professores". Práxis Educacional (2021): https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8796.
    10.22481/praxisedu.v17i48.8796
  4. Ana Luísa Rodrigues; Luísa Cerdeira; Maria de Lourdes Machado-Taylor; Helena Alves. "Technological Skills in Higher Education—Different Needs and Different Uses". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11070326.
    10.3390/educsci11070326
  5. Ana Luísa Fonseca Rodrigues; Luísa Cerdeira; Tomás Patrocínio; Belmiro Cabrito; Pedro Mucharreira. "Input and Output Indicators of the Higher Education Institutions for Quality of Life in Portugal". International Journal of Higher Education (2021): https://doi.org/10.5430/ijhe.v10n2p299.
    10.5430/ijhe.v10n2p299
  6. Rodrigues, Ana Luísa. "A importância da relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade – colaboração, inovação e transferência de conhecimento". Brazilian Journal of Development 12 6 (2020): 96491-96498. https://doi.org/10.34117/bjdv6n12-225.
  7. Rodrigues, Ana Luísa. "Digital technologies integration in teacher education". Journal of e-Learning and Knowledge Society, 16 (3), 24-33 (2020):
    https://doi.org/10.20368/1971-8829/1135273
  8. Rodrigues, Ana Luísa. "Novas tecnologias e metodologias para o desenvolvimento de competências na biblioteca escolar: estudo de caso em Portugal". Revista ACB 25 2 (2020): 365-382. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1619.
    Acesso aberto • Publicado
  9. Rodrigues, Ana Luísa. "The Leadership Process in Teacher Education: A Case Study at the University of Lisbon". International Journal of Organizational Leadership 8 4 (2019): 22-37. https://doi.org/10.33844/ijol.2020.60485.
    Acesso aberto • Publicado
  10. Rodrigues, Ana Luísa. "Didática da Economia e da Contabilidade na formação inicial de professores – Revisão de literatura". Educação, Sociedade & Culturas 55 (2019): 53-72. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/06.AnaLui%CC%81saRodrigues.pdf.
    Publicado
  11. Ana Luísa Rodrigues. "Dificuldades e desafios na integração das tecnologias digitais na formação de professores – estudos de caso em Portugal". Revista Contrapontos 18 4 (2018): 354-354. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373.
    Acesso aberto • Publicado • 10.14210/contrapontos.v18n4.p354-373
  12. Rodrigues, Ana Luísa. "A formação ativa no ensino das ciências econômicas e sociais em Portugal". Revista Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais 2 2 (2018): 134-145. https://abecs.com.br/revista/index.php/cabecs/article/view/110.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Rodrigues, Ana Luísa; José Tomás Patrocínio. "A Importância da Pedagogia na Qualidade das Instituições de Ensino Superior". Revista FORGES 5 1 (2018): 33-56. http://hdl.handle.net/10451/38194.
    Publicado
  14. Rodrigues, Ana Luísa; Cerdeira, Luísa. "Novas metodologias na didática da economia e contabilidade – Caso do mestrado em ensino português". Revista Educação em Questão 55 46 (2017): 34-58. http://hdl.handle.net/10451/34146.
    http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2017v55n46ID13291
  15. Rodrigues, Ana Luísa. "A formação ativa de professores – um projeto de investigação-formação com integração das tecnologias digitais". Investigar em Educação 6 (2017): 199-223. http://hdl.handle.net/10451/34127.
  16. Rodrigues, Ana Luísa. "Como integrar o ensino online nas instituições de ensino superior?". Revista FORGES 2 1 (2015): 117-145. http://hdl.handle.net/10451/34271.
Capítulo de livro
  1. Rodrigues, Ana Luísa; Patrocínio, Tomás. "Metodologias de ensino, avaliação e aprendizagem na formação de professores: a construção do modelo de Formação Ativa". Portugal: Educa,
  2. Rodrigues, Ana Luísa; Patrocínio, Tomás. "O desafio das Tecnologias Digitais no Ensino Superior – o Facebook como ferramenta". Portugal: Educa,
  3. Rodrigues, Ana Luísa. "Potencialidades do Ensino Online no alargamento do acesso às Instituições de Ensino Superior". 158-167. Brasil: Atena Editora, 2021.
    10.22533/at.ed.39221090715
  4. Rodrigues, Ana Luísa. "A integração pedagógica das tecnologias digitais na formação ativa de professores". In Arqueologia das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 3, 24-37. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019.
    10.22533/at.ed.5131916013
  5. Rodrigues, Ana Luísa Pinto da Fonseca. "A relação entre a escola e as TIC: que desafios?". In Dependências online – o poder das novas tecnologias, 53-72. Lisboa, Portugal: Pactor – Grupo LIDEL, 2016.
    Publicado
Livro
  1. Rodrigues, Ana Luísa. Aprendizagem Ativa – Como inovar na sala de aula. Lisboa, Portugal: Lisbon International Press. 2019.
    Publicado
Manual
  1. Rodrigues, A. L; Pais, M. J.; Góis, M. M.; Cabrito, B. G.. Autor correspondente: Rodrigues, A. L. Economia A – 11º Ano. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2022.
    Publicado
  2. Rodrigues, A. L.; Pais, M. J.; Góis, M. M.; Cabrito, B. G.. Autor correspondente: Rodrigues, A. L.. Economia A – 10º Ano. Lisboa, Portugal: Texto Editores. 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Rodrigues, Ana Luísa. "A formação ativa de professores com integração pedagógica das tecnologias digitais". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/10451/28329.
  2. Rodrigues, Ana Luísa. "O papel das Novas Tecnologias para a Aprendizagem Autónoma e a Criação de Conhecimento, com base em pedagogias construtivistas na disciplina de Economia A". Mestrado, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2012. http://hdl.handle.net/10451/7534.
  3. Rodrigues, Ana Luisa Pinto da Fonseca. "O impacte do marketing nas estratégias de crescimento : estudo de caso na indústria metalomecânica ligeira". Mestrado, 2001. http://hdl.handle.net/10400.5/3717.
Atividades

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2018/07 - Atual FORGES - Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Vogal da Direção
2018/06 - Atual SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2017/10 - Atual APROCES - Associação de Professores de Ciências Económico-Sociais Presidente da Assembleia Geral