???global.info.a_carregar???
Cristiano Rogério Vieira é mestre em Educação desde 2018, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atualmente frequenta o doutoramento em Educação na mesma instituição e conta com bolsa de investigação subsidiada pela FCT e pelo Fundo Social Europeu. Sua área de investigação situa-se na área das Ciências Sociais com ênfase nas Ciências da Educação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: formação inicial de professores (FIP), tecnologias da informação e comunicação (TIC), currículo; educação e educação à distância.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cristiano Rogério Vieira
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Vieira, Cristiano Rogério
  • Vieira, C. R.

Identificadores de autor

Ciência ID
1916-5498-F110
ORCID iD
0000-0002-1192-8387

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Italiano Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2020/09/01 - 2023/07/01
Em curso
Educação (Licenciatura)
Universidade Aberta, Portugal
2019/07/01 - 2022/07/01
Em curso
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
2016/07/01 - 2018/07/01
Concluído
Educação e Tecnologias Digitais (Mestrado)
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, Portugal
"Formação Inicial de Professores nas TIC" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2015/07/01 - 2016/12/01
Concluído
Tecnologias na Aprendizagem (Postgraduate Certificate)
Centro Universitário Senac, Brasil
"Realidade Aumentada: Conceitos e Práticas para o Ensino de História" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
2006/01/01 - 2008/12/01
Concluído
História (Licenciatura)
Centro Universitário Assunção - Unifai, Brasil
"Sainte-Chapelle: um relicário gótico." (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/10/01 - Atual As TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses
PD/BD/150438/2019
Bolseiro de Doutoramento
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso

Projeto

Designação Financiadores
2021/03/15 - Atual Designing Future Innovative Learning Spaces (DESIGN FILS)
Investigador
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Vieira, C. R.; Pedro, Neuza. "Qual o Lugar das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses?". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal ¿A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea ¿ Contributos da Investigação¿, Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Presença das TIC no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Challenges 2021: Desafios do Digital, Braga, 2021.
    Publicado
  3. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "A integração das TIC na formação inicial de professores portugueses: o que revelam estudos e normativos". Trabalho apresentado em V Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), online, 2021.
    Publicado
  4. Amaral, Luciana; Vieira, Cristiano Rogério. "Desafios para a organização de acervos digitais. Case: acervo fotográfico da Divisão de Comunicação da Companhia Energética de São Paulo – CESP". Trabalho apresentado em XVII Congresso Brasileiro de Arquivologia, Rio de Janeiro, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Weaknesses of ICT Integration in the Initial Teacher Education Curriculum". Computers and Education Open 5 (2023): 1-9. https://doi.org/10.1016/j.caeo.2023.100150.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.1016/j.caeo.2023.100150
  2. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Fragilidades curriculares em TIC na Formação Inicial de Professores". Revista Educação e Pesquisa (2023):
    Submetido
  3. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "TIC na formação inicial de professores em Portugal: na busca de um estado da arte". e-Curriculum 20 1 (2022): 347-371. https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/48793.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p347-371
  4. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "A integração das TIC na formação inicial de professores: análise de normativos portugueses e europeus". Indagatio Didactica 13 3 (2021): 173-196. https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/25533.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34624/id.v13i3.25533
Capítulo de livro
  1. Vieira, Cristiano Rogério. "O Perfil Curricular da Formação Inicial dos Educadores de Infância de Portugal". In A educação enquanto fenômeno social: Propósitos econômicos, políticos e culturais, editado por Vanessa Freitag de Araújo. (Org.), 23-43. Ponta Grossa, Brasil: Atena, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.22533/at.ed.7662331052
Poster em conferência
  1. Vieira, Cristiano Rogério; Duarte, C. C.; Figueira, C.. "Programa de Mentorado aos Estudantes de Mestrado e Doutoramento do Instituto de Educação da ULisboa: uma resposta da instituição face ao crescimento do número de estudantes no ensino superior português". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Mentoria 2021, 2021.
  2. Vieira, Cristiano Rogério. "Formação inicial de professores nas TIC". Trabalho apresentado em VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, 2019.
Resumo em conferência
  1. Vieira, C. R.; Pedro, Neuza. "A presença das TIC no currículo de formação inicial de professores de 1º e 2º ciclos do ensino básico português". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Education and Training: thinking education in transitions times, Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Qual o lugar das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses?". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, online, 2022.
    Publicado
  3. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Presença das TIC no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 - Desafios do Digital, Braga, 2021.
    Publicado
  4. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "Metodologia de Ensino Presente no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses". Trabalho apresentado em TIC@Portugal’21 - Educação digital: oportunidades em confinamento e para além do mesmo., 2021.
    Publicado
  5. Vieira, Cristiano Rogério; Pedro, Neuza. "A Integração das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses e Europeus: o que revelam estudos e normativos.". Trabalho apresentado em V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Investigadores, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Vieira, Cristiano Rogério. "Formação inicial de professores nas TIC". Mestrado, Instituto de Educação/Universidade de Lisboa, 2018. http://hdl.handle.net/10451/37741.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/09/13 Presença das TIC no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses. Comunicação realizada na XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 - Desafios do Digital em 13 de setembro de 2021 [online]. XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2021 - Desafios do Digital
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2021/07/16 Metodologia de Ensino Presente no Currículo de Formação Inicial dos Educadores de Infância Portugueses Comunicação realizada no TIC@PORTUGAL'21: XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC. Em 16 de julho de 2021. Organizado pela EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa [Online] TIC@PORTUGAL'21: XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC
EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Portugal)
2021/04/17 A Integração das TIC na Formação Inicial de Professores Portugueses e Europeus: o que revelam estudos e normativos. Comunicação realizada no V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Investigadores. De 16 a 17 de abril de 2021. Organizado pela Universidade de Aveiro e Universidade Aberta [Online] V ENJIE - Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - Investigação em Educação e Responsabilidade Social: Vozes dos Jovens Investigadores.
Universidade de Aveiro e Universidade Aberta (Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/06/01 - 2022/06/30 Membro da comissão de organização do XII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ocorrido em 29 e 30 de junho de 2022. (2022/06/29 - 2022/06/30)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/29 - 2022/06/30 Moderador de sessão paralela do XII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa ocorrido em 29 e 30 de junho de 2022.
Outro
XII Fórum de Jovens Investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
2022/02/09 - 2022/02/11 Moderação de atelier no XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação”, que decorreu nos dias de 9, 10 e 11 de fevereiro, em formato online, com o apoio do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Conferência
XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal “A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação”
Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Éducation Portugal, Portugal
2021 - 2021 Webinar Mentoria/tutoria e públicos não-tradicionais: Soraia Ala (UA) Sessão de e-posters: apresentação e debate sobre pôster apresentado no evento.
Seminário
Seminário Internacional de Mentoria 2021
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/01/22 - 2020/01/22 Sessão de apresentação da plataforma de gestão curricular CIÊNCIAVITAE.
Oficina (workshop)
Sessão de apresentação da plataforma de gestão curricular CIÊNCIAVITAE
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/09 Participação no eL@IES 2019 - VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, organizado por LE@D - Universidade Aberta, Universidade do Algarve e Instituto Politécnico de Tomar, que decorreu no dia 9 de dezembro de 2019, entre as 9 horas e as 17 horas na Universidade do Algarve.
Encontro
eL@IES 2019 - VIII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior,
Universidade Aberta, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2020/09/01 - 2021/07/31 Programa de Mentoria para estudantes de doutoramento do Instituto de Educação Estudantes de doutoramento do Instituto de Educação.