???global.info.a_carregar???
Linda Saraiva holds a Ph.D. in Human Kinetics - Motor Behavior (Lisbon University), an M.Sc. in Sports Science, and a B.Sc. in Sport and Physical Education (Oporto University). Currently, she is an Adjunct Professor at the Education School of the Polytechnic of Viana do Castelo (ESE-IPVC), President of the Scientific Council, and coordinates the Basic Education degree of ESE-IPVC. Integrated member at the Centre for Research and Innovation in Education (inED). She published 18 book chapters, four books, and 20 papers in specialized journals and supervised more than 25 master's theses. Participates and has participated as a researcher in 10 projects, highlighting the international coordination of Project Rural 3.0: Service Learning for Rural Development. She has already made over 80 communications at national and international congresses and is a reviewer in national and international scientific journals. Her research in Education and Teacher Education has primarily focused on the teaching-learning process of Physical Education (PE) at an early age, biosocial determinants of children's motor competence, the professional development of early childhood educators in the domain of PE, and the innovative pedagogical approaches (e.g., Service-learning; Teaching Personal, and Social Responsibility (TPSR); Active Schools).Linda Saraiva é doutorada em Motricidade Humana - Comportamento Motor (Universidade de Lisboa), mestre em Ciências do Esporte e licenciada em Desporto e Educação Física (Universidade do Porto). Atualmente é Professora Adjunta da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), Presidente do Conselho Científico, e coordena o curso de Ensino Básico da ESE-IPVC. Membro integrado do Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED). Publicou 18 capítulos de livros, quatro livros e 20 artigos em revistas especializadas e orientou mais de 25 dissertações de mestrado. Como investigadora participou em 10 projetos, com destaque para a coordenação internacional do Projeto Rural 3.0: Service Learning for Rural Development. Já realizou mais de 80 comunicações em congressos nacionais e internacionais e é revisora de revistas científicas nacionais e internacionais. A sua investigação em Educação e Formação de Professores centrou-se principalmente no processo de ensino-aprendizagem da Educação Física (EF) nas primeiras idades, nas determinantes biossociais da competência motora da criança, no desenvolvimento profissional de educadores de infância no domínio da EF e em abordagens pedagógicas inovadoras (ex., Aprendizagem-Serviço; O Modelo de Responsabilidade Pessoal e Social em Educação Física (TPSR); Escolas Ativas).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Linda Maria Saraiva

Nomes de citação

  • Saraiva, L.
  • Saraiva, Linda

Identificadores de autor

Ciência ID
1915-67BC-2519
ORCID iD
0000-0002-0321-5264
Scopus Author Id
8580860200

Endereços de correio eletrónico

  • lindasaraiva@ese.ipvc.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • 258806200 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Viana do Castelo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo Avenida Capitão Gaspar de Castro, Apartado 513 , 4901-908, Viana do Castelo, Viana do Castelo, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2014
Concluído
Motricidade Humana/ Human Kinetic (Doutoramento)
Especialização em Motor Behavior
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Biosocial determinants of motor competence in preschool children" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom com Distinção/Very Good with Distinction
2000
Concluído
Ciências do Desporto/ Sport science (Mestrado)
Universidade do Porto, Portugal
"Efeitos Múltiplos e multilaterais de um plano de treino de força geral no desenvolvimento das diferentes expressões de força: Um estudo com voleibolistas Juvenis do sexo feminino" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom/very good
1996
Concluído
Desporto e Educação Física / Physical Education and Sport (Licenciatura)
Universidade do Porto, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/02/21 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1999/10/01 - 2014/02/20 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1997/09/01 - 1999/10/05 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Arga e Lima, Portugal
1995 - 1996 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Clara de Resende, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/10 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022/01 - Atual Coordinator of the Basic Education degree course Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - Atual Member of the Pedagogical Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2012 - Atual Member of the committee for the Master's Course in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/03/05 - 2023/07/28 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 - 2021 Member of the Technical - Scientific Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2019 Institutional Manager of the Training Process within the scope of the QMS Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1999 - 2009 Member of the Pedagogical Council Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/08 - Atual Integrated researcher at the Centre for Research and Innovation in Education (inED) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2023/07 Integrated researcher at the Interdisciplinary Center for the Study of Human Performance Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
2009 - 2013 Integrated researcher at the Interdisciplinary Center for the Study of Human Performance Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Performance Humana, Portugal
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2009 - 2012 O impacto da Família, do Jardim-de-infância e dos pares no desenvolvimento da criança: uma Abordagem bioecologica do desenvolvimento Motor (The impact of Family, Kindergarten, and peers on child development: a bioecological approach to Motor development)
SFRH/BD/50019/2009
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/06/01 - 2009/09/30 A criança, a família e a instituição pré-escolar: uma abordagem bioecológica do desenvolvimento motor infantil (The Child, the Family, and the Preschool Institution: A Bioecological Approach to Child Motor Development)
SFRH/BD/36479/2007
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/09 - 2023/08 Escolas Transformadoras – Contributos para uma Mudança Social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola (2ª edição) / Schools - Contributions to Social Change through Education for Development and Global Citizenship at School (Second Edition)
9999
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2023 - 2023 Avaliação do impacto da Pandemia Covid-19 nas aprendizagens na comunidade educativa do Alto Minho (Assessment of the impact of the COVID-19 pandemic on learning in the educational community of Alto Minho)
283
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Comunidade Intermunicipal de Alto Minho
Concluído
2022 - 2023 COM.SIGO - SKILLS 4 PÓS-COVID - Competências para o futuro no Ensino Superior
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído
2020/09/01 - 2022/12/31 IPVC Concilia
POCI-05-5762-FSE-000328
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Concluído
2020 - 2022 INPEC+ Promoção de Estilos de Vida e Cidadania+ - Academias Gulbenkian do Conhecimento (INPEC+ Promotion of Lifestyles and Citizenship+ - Gulbenkian Knowledge Academies)
00000
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2019/01 - 2021/12 Rural 3.0: Service Learning for the Rural Development (599382-EPP-1-2018-1-PTEPPKA2-KA)
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
European Union
Concluído
2017 - 2021 BeQA@HE- Benchlearning Quality Assurance Systems Higher Education
POCI-05-5762-FSE-000081
Investigador
European Union
Concluído
2018 - 2020 Escolas Transformadoras: Contributos para uma mudança social a partir da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Escola [ Transformative Schools, contributions to social change based on Education for Development and Global Citizenship at School]
ICPC
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Camões - Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2017 - 2020 Atividades Lúdico – Motoras de Apoio à Família (ALMAF)
0000
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 447 - 2011-2012
PEst-OE/SAU/UI0447/2011
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal

Universidade de Lisboa Centro Interdisciplinar de Performance Humana, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2006 Estudo da estabilidade da aptidão física na transição da infância (10 anos) para a puberdade (15 anos) na população do Concelho de Viana do Castelo (Study of the stability of physical fitness in the transition from childhood (10 years) to puberty (15 years) in the population of the Viana do Castelo
Projecto Ref Nº18/2006
Investigador
Instituto Português do Desporto e Juventude IP
Concluído
1999 - 2000 Estudo morfofuncional da criança vianense
0000000
Investigador
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Câmara Municipal de Viana do Castelo

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Simón-Piqueras, J.; Zamorano-García, D.; Gil-Mardrona, P.; Fernández-Bustos, J.; Cano-Noguera; Saraiva, L.; Sá, C.; Soriano-Armero. "Influencia del medio acuático en el desarrollo de la competencia percebida, el autoconcepto físico y habilidades motrices en alumnos de 3 a 5 años de edad. [Influence of the aquatic environment on the development of perceived competence, physical self-concept and motor skills in students from 3 to 5 years of age.]". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional OFEI Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2023.
  2. Simón-Piqueras, J.; Zamorano-García, D.; Gil-Madrona, P.; Fernández-Bustos, J.; Cano-Noguera, F.; Saraiva, L.; Sá, C.; Martínez, S.; Noguera, F.. "Influencia de um programa de natación para bebés en el desarrollo global y hábitos cotidianos [Influence of a baby swimming program on global development and daily habits]". Trabalho apresentado em II Congresso Internacional OFEI Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2023.
    Publicado
  3. Rodrigues, Ana Sofia; Ferreira-Oliveira, Ana Teresa; Mourão, Maria Filipa; Rocha, Mara; Cairrão, Álvaro; Rodrigues, Helena Sofia; Saraiva, Linda; et al. "IPVConcilia- sistema de gestão da conciliação [IPVConcilia - conciliation management system]". Trabalho apresentado em XII Encontro de investigadores da qualidade, Lisboa, 2022.
    Publicado
  4. Saraiva, Linda; Santos, F.; Madronna, P.; Sá, C.. "Fine motor skills: An emergent competence in preschool age". Trabalho apresentado em International Seminar of Physical Education, Leisure and Health, Castelo Branco, 2019.
    Publicado
  5. Saraiva, Linda; Cerqueira, V.; Santos, F.; Sá, C.. "Physical education in primary school: From perceptions to practices". Trabalho apresentado em International Seminar of Physical Education, Leisure and Health,, Castelo Branco, 2019.
    Publicado • 10.14198/jhse.2019.14.proc4.82
  6. Saraiva, L.; Rodrigues, L. P.; Cordovil, R.; Barreiros, J.. "Preschool environmental effects on children¿s gross motor development. (pp. 409-415). Istambul Technical University.". Trabalho apresentado em 19th IPA World Conference, Istambul, 2014.
  7. Luz, Carlos; Rodrigues, Luis P.; Saraiva, Linda; Cordovil, Rita. "Competência motora e cognitiva de crianças do 1ºCEB: Um estudo comparativo entre o ensino público e o privado. [Motor and cognitive competence of primary school children: A comparative study between public and private education]". Trabalho apresentado em Conferência Internacional em Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2013.
    Publicado
  8. Saraiva, Linda; Rodrigues, Luis Paulo. "Peabody Development Motor Scales (PDMS-2): Validação preliminar para a população pré-escolar Portuguesa. [Peabody Development Motor Scales (PDMS-2): Preliminary validation for the Portuguese preschool population]". Trabalho apresentado em 1º Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gil-Madrona, Pedro; Losada-Puente, Luisa; Mendiri, Paula; Sá, César; Silva, Inês P.; Saraiva, Linda. "Is it possible to identify physical-motor profiles of preschool children on their association with selected biosocial factors?". Frontiers in Psychology 15 (2024): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1302402.
    Acesso aberto • Publicado • 10.3389/fpsyg.2024.1302402
  2. Honrubia Montesinos, Cristina; Gil Madrona, Pedro; Losada Puente, Luisa; Brian, Ali; Saraiva, L.. "The Relationship Between Early Childhood Teachers Professional Development in Physical Education and Childrens Fundamental Movement Skills". Early Education and Development (2023): 1-14. http://dx.doi.org/10.1080/10409289.2023.2221766.
    10.1080/10409289.2023.2221766
  3. Martinek, Thomas J.; Santos, Fernando; Sá, César; Saraiva, L.. "Teaching Personal and Social Responsibility (TPSR) in Teacher Education: Reflections and Future Direction". Journal of Education and Culture Studies 5 2 (2021): p32. http://dx.doi.org/10.22158/jecs.v5n2p32.
    10.22158/jecs.v5n2p32
  4. Saraiva, L.; Pontes, S.; Santos, F.; Sá, César. "El recreo escolar en la Educación Infantil: desafíos y oportunidades de múltiples aprendizajes [School recess in early childhood education: challenges and opportunities of multiple learning]". Sportis. Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity 7 1 (2021): 91-110. http://dx.doi.org/10.17979/sportis.2021.7.1.5971.
    Publicado • 10.17979/sportis.2021.7.1.5971
  5. Santos, F.; Miguel, J.; Wright, P.M.; Sá, C.; Saraiva, L.. "Exploring the impact of a tpsr program on transference of responsibility goals within a preschool setting: An action research study". International Journal of Environmental Research and Public Health 17 24 (2020): 1-12. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85097899064&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/ijerph17249449
  6. Melo, M.; Santos, F.; Wright, P.M.; Sá, C.; Saraiva, L.. "Strengthening the Connection between Differentiated Instruction Strategies and Teaching Personal and Social Responsibility: Challenges, Strategies, and Future Pathways". Journal of Physical Education, Recreation and Dance 91 5 (2020): 28-36. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85088977931&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/07303084.2020.1734506
  7. Gil-Madrona, P.; Martínez-López, M.; Prieto-Ayuso, A.; Saraiva, L.; Vecina-Cifuentes, J.; Vicente-Ballesteros, T.; Moratilla-López, R.; López-Sánchez, G.F.. "Contribution of public playgrounds to motor, social, and creative development and obesity reduction in children". Sustainability (Switzerland) 11 14 (2019): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85068934715&partnerID=MN8TOARS.
    10.3390/su11143787
  8. Rodrigues, A.S.; Ferreira, J.; Sousa, P.; Quintas, C.; Amorim, M.; Carvalho, A.; Carvalho, F.; Rocha, M.; Saraiva, L.. "Attractiveness, loyalty and student satisfaction in polytechnic institute of viana do castelo, Portugal". International Journal for Quality Research 13 4 (2019): 1005-1019. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85080117091&partnerID=MN8TOARS.
    10.24874/IJQR13.04-17
  9. Rodrigues, A.; Quintas, C.; Rodrigues, C.; Amorim, M.; Rocha., M.; Saraiva, L.. "Cursos Técnicos Superiores Profissionais: Indicadores de desempenho no caso do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. [Professional Higher Technical Courses: Performance indicators in the case of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo.]". Journal TMQ – Techniques, methodologies and quality 10 (2019): 137-157. https://publicacoes.riqual.org/ed10/.
  10. Lopes, V.P.; Saraiva, L.; Gonçalves, C.; Rodrigues, L.P.. "Association between perceived and actual motor competence in Portuguese children". Journal of Motor Learning and Development 6 (2018): S366-S377. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85057393844&partnerID=MN8TOARS.
    10.1123/jmld.2016-0059
  11. Lopes, V.P.; Saraiva, L.; Rodrigues, L.P.. "Reliability and construct validity of the test of gross motor development-2 in Portuguese children". International Journal of Sport and Exercise Psychology 16 3 (2018): 250-260. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84986224279&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/1612197X.2016.1226923
  12. Lopes, V.P.; Barnett, L.M.; Saraiva, L.; Gonçalves, C.; Bowe, S.J.; Abbott, G.; Rodrigues, L.P.. "Validity and reliability of a pictorial instrument for assessing perceived motor competence in Portuguese children". Child: Care, Health and Development (2016): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84973520145&partnerID=MN8TOARS.
    10.1111/cch.12359
  13. Saraiva, L.; Rodrigues, L.P.; Cordovil, R.; Barreiros, J.. "Influence of age, sex and somatic variables on the motor performance of pre-school children". Annals of Human Biology 40 5 (2013): 444-450. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84884232059&partnerID=MN8TOARS.
    10.3109/03014460.2013.802012
  14. Saraiva, L.; Rodrigues, L.P.; Cordovil, R.; Barreiros, J.. "Motor profile of Portuguese preschool children on the Peabody Developmental Motor Scales-2: A cross-cultural study". Research in Developmental Disabilities 34 6 (2013): 1966-1973. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84876333857&partnerID=MN8TOARS.
    10.1016/j.ridd.2013.03.010
  15. Saraiva, L.; Rodrigues, L.P.; Barreiros, J.. "Adaptação e validação da versão Portuguesa peabody developmental motor scales-2: Um estudo com crianças pré-escolares. [Adaptation and validation of the portuguese peabody developmental motor scales-2 version: A study with preschoolers children]". Revista da Educacao Fisica 22 4 (2011): 511-521. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84858676480&partnerID=MN8TOARS.
    10.4025/reveducfis.v22i4.12149
  16. Rodrigues, L. P.; Bezerra, P.; Saraiva, L.. "Morfologia e Crescimento dos 6 aos 10 anos de idade em Viana do Castelo, Portugal". Motricidade 4 3 (2008): https://doi.org/10.6063%2Fmotricidade.4%283%29.268.
    10.6063/motricidade.4(3).268
  17. Rodrigues, Luis Paulo; Bezerra, Pedro; Saraiva, Linda. "Growth of 6- to 10-years-old children from Viana do Castelo, Portugal". (2007): https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/654.
  18. Rodrigues, Luis Paulo; Angélico, Sérgio; Saraiva, L.; Bezerra, P.. "Estabilidade da aptidão física na transição da infância (7-9 anos) para a puberdade (15 anos): O Estudo Morfofuncional da Criança Vianense. [Tracking physical fitness from childhood (7-to-9 years old) to late puberty (15 years-old): the Estudo Morfofuncional da Criança Vianense". Revista Portuguesa Ciências Desporto 7 3 (2007): 347-357. http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/rpcd/v7n3/v7n3a09.pdf.
    Publicado • 10.5628/rpcd.07.03.347
  19. Rodrigues, Luis Paulo; Saraiva, Linda; Bezerra, Pedro. "Aptidão física no 1º Ciclo do Ensino Básico em Viana do Castelo. [Physical fitness in primary education in Viana do Castelo]". Horizonte 21 126 (2007): 28-35.
    Publicado
  20. Rodrigues, L.P.; Saraiva, L.; Gabbard, C.. "Development and construct validation of an inventory for assessing the home environment for motor development". Research Quarterly for Exercise and Sport 76 2 (2005): 140-148. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-22744446928&partnerID=MN8TOARS.
    10.1080/02701367.2005.10599276
  21. Rodrigues, L.P.; Bezerra, P.; Saraiva, L.. "Influência do meio (urbano e rural) no padrão de aptidão física de rapazes de Viana do Castelo, Portugal. [Influence of the environment (urban and rural) on the physical fitness pattern of boys in Viana do Castelo, Portugal]". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2005 1 (2005): 77-84. https://doi.org/10.5628%2Frpcd.05.01.77.
    Publicado • 10.5628/rpcd.05.01.77
Capítulo de livro
  1. Saraiva, L.; Padrão, J.. "Promoting physical activity play in a rural pre-school through the SL project "outdoor playing and learning".". In Importancia de un aprendizaje competencial, transversal y cultural para un óptimo desarrollo educativo, editado por P. Montero; A. Extremera; D. Morales; R. Moya, 45-64. Wanceulen Editorial, 2022.
    Publicado
  2. Saraiva, Linda; Santos, Fernando; Ferreira, Ana; Sá, César. "Policies and Practices to Promote Physical Activity: A Pilot Study in Portuguese Childcare Centers.". In Physical Education Initiatives for Early Childhood Learners, 306-321. IGI Global, 2021.
    10.4018/978-1-7998-7585-7.ch017
  3. Saraiva, L.; Santos, F.; Alves, M.; Sá, César. "Condições, oportunidades e práticas educativas (in)formais da atividade físico-motora no contexto pré-escolar. [Conditions, opportunities and (in)formal educational practices of physical activity in the preschool context.]". In Estudos em desenvolvimento Motor da Criança, 123-126. Portugal: Universidade Évora, 2021.
    Publicado
  4. Coelho ,La Salete; Gonçalves, Teresa; Neves, Luísa; Oliveira, Joana; Saraiva, Linda. "Escola e comunidade comprometidas com a Cidadania Global e Desenvolvimento Sustentável. Instituto Politécnico de Viana do Castelo [School and community engaged with Global Education and sustainable developement ]". In Sustentabilidade. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas práticas de Instituições de Ensino e Formação. Portugal: Instituto Português da Qualidade, 2021.
    Publicado
  5. Saraiva, Linda; Correia, Vania; Santos, Fernando. "Metamorfose da Educação Física no 1.º Ciclo de Ensino Básico: entre o percebido e o real. [Metamorphosis of Physical Education in Primary Education: between the perceived and the real]". editado por J. Serrano; J. Petrica; M. Kerkoski; B. Pereira, 29-40. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2020.
    Publicado
  6. Saraiva, Linda; Cordovil, Rita. "Brincadeiras entre pais-filhos na idade pré-escolar: um estudo exploratório. [Parent-child play at preschool age: an exploratory study.]". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança XIV, editado por K. OHara; B. Travassos; C. Lourenço, 41-51. Covilhã, Portugal: UBI Edições, 2019.
    Publicado
  7. Saraiva, Linda; Sá, César. "Formação e Formadores de Professores - Que Supervisão Exigem? [Teacher Training and Trainers - What Supervision do they require?]". In Educação Física, Lazer e Saúde ¿ Perspetivas de desenvolvimento num mundo globalizado, editado por Pereira, P.; Vale, S.; Cardoso, A.; Beatriz, P, 112-119. Porto, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2017.
    Publicado
  8. Lopes, Vítor P.; Saraiva, Linda; Rodrigues, Luis Paulo. "Validação e fiabilidade do test of gross motor development 2 (TGMD2) em crianças portuguesas [Validation and reliability of the test of gross motor development 2 (TGMD2) in Portuguese children]". In IX Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança, editado por J. Serrano; J. Petrica, 209-223. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2016.
    Publicado
  9. Lopes, Vítor P.; Barnett, Lisa M.; Saraiva, L.; Bowe, S.J.; Gonçalves, C.; Barnett, L.M.; Saraiva, Linda; et al. "Validade e fiabilidade de um instrumento pictográfico para avaliação da competência motora percebida em crianças. [Validity and reliability of a pictographic instrument for assessing perceived motor competence in children.]". In IX Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança, editado por João Serrano; João Petrica, 191-201. Castelo Branco: Castelo Branco: ESE-IPCB., 2016.
    Publicado
  10. Costa, André D.; Lameiras, Joana M.; Gonçalves, Celina; Saraiva, Linda; Lopes, Vítor P.. "Adaptação e validação da escala Perceived Movement Skill competence for young children: aspetos metodológicos". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança VIII, 80-85. Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação; Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, 2015.
  11. Rodrigues, Luis P.; Saraiva, Linda; Cordovil, Rita. "Avaliação Motora [Motor Assessment]". In Desenvolvimento Motor na Infância, 293-308. Lisboa, Portugal: FMH, 2014.
    Publicado
  12. Saraiva, L.; Rodrigues, L. P.; Cordovil, R.; Barreiros, J.. "Determinantes biossociais da competência motora global: um estudo com crianças em idade pré-escolar [Biosocial determinants of global motor competence: a study with preschool children.]". In Estudos em desenvolvimento motor da criança VII, 101-108. Lisboa, Portugal: Edições FMH, 2014.
    Publicado
  13. Saraiva, Linda; Rodrigues, Luis Paulo; Barreiros, João. "Determinantes biológicas do desenvolvimento motor da criança em idade pré-escolar [Biological determinants of motor development in preschool children]". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança IV, 166-176. Leiria, Portugal: ESECS/CIMH-IPL, 2011.
    Publicado
  14. Saraiva, L.; Barreiros, J.. "Os contextos de Desenvolvimento da Criança em idade pré-escolar e o desenvolvimento motor: uma proposta de análise multivariada. [The contexts of Preschool Child Development and motor development: a multivariate analysis proposal.]". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança II, editado por Rodrigues, L.; Saraiva, L.; Barreiros, J.; Vasconcelos, O.. 2009.
    Publicado
  15. Saraiva, L.; Barreiros, J.. "Determinantes biossociais do desenvolvimento motor infantil numa perspectiva ecológica [Biosocial determinants of child motor development from an ecological perspective]". In Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança, editado por D. Catela; J. Barreiros. Escola Superior de Rio Maior., 2008.
    Publicado
  16. Saraiva, L.; Rodrigues, Luis P.. "Peabody developmental scale-2 (PDMS2): definição e aplicabilidade no contexto educativo, clínico e científico. [Peabody developmental scale-2 (PDMS2): definition and applicability in the educational, clinical and scientific context.]". In Desenvolvimento Motor da Criança, 285-292. Lisboa, Portugal: FMH, 2007.
    Publicado
  17. Saraiva, L.; Carvalho, C.. "O trabalho de força com crianças e jovens: os seus efeitos múltiplos. [Strength work with children and young people: its multiple effects]". In Actividade Física, Saúde e Lazer: a infância e estilos e vida saudáveis., editado por Beatriz Pereira. Portugal: Lidel-edições técnicas, lda., 2006.
  18. Saraiva., L.; Carvalho, C.. "Plano de força geral aplicado a uma equipa juvenil feminina de Voleibol. [General strength plan applied to a female youth volleyball team.]". In Investigação em Voleibol: Estudos Ibéricos, editado por I. Mesquita; C. Moutinho; R. Faria. Viana Do castelo: FCDEF-UP, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Barbosa, A.; Peixoto, A.; Cunha, E.; Fernandes, F.; Barbosa, G.; Vale, I.; Fonseca, L.; Saraiva, L.; Neves, L.. Livro de Resumos do VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. [Book of Abstracts of the 6th Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2019.
    Publicado
  2. Saraiva, L.; Gonçalves, F.; Santos, F.; Sá, C.. Livro de resumos do Seminário de Cultura Motora na escola do 1º CEB. [Book of abstracts of the II Seminar on Motor Culture at primary school]. Viana do Castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Viana do Castelo. 2018.
    Publicado
  3. Barbosa, A.; Peixoto, A.; Barbosa, G.; Vale, I.; Fonseca, L; Saraiva, L.; Neves, L.. Atas do Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. [Book of Abstracts of the Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old]. Viana Do castelo: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2015.
    Publicado
  4. Vale, I.; Barbosa, A.; Peixoto, A.; Sá, C., ; Barbosa, G.; Fonseca, L.; Saraiva, L.; Pimentel, T.. Atas do Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos. [Book of Abstracts of the Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old]. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2014.
    Publicado
  5. Rodrigues, Luis Paulo; Saraiva, Linda; Barreiros, João; Vasconcelos, Olga. Estudos em Desenvolvimento Motor da Criança II [Studies in Child Motor Development - II]. Viana do Castelo, Portugal: Edições ESE-IPVC. 2009.
Livro
  1. Sá, César; Saraiva, Linda; Marinho, Paulo; Rocha, Augusto; Fontaínhas, Iolanda. Avaliação do impacto da pandemia COVID-19 nas aprendizagens na comunidade educativa do Alto Minho [Assessment of the impact of the COVID-19 pandemic on learning in the educational community of Alto Minho]. Viana Do castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2023.
    Publicado
  2. Saraiva, L.; Padrão, J.; Calic, M.. Rural Service-Learning and Social Entrepreneurship. Viana Do castelo, Portugal: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2021.
    Publicado
  3. Pontes, Adalgisa; Costa, Alexandre; Aguiar, Ana Raquel; Faria, Carla; Magalhães, Carla; Fernandes, Fátima; Sousa-Pereira, Fátima; et al. Escolas transformadoras. Guia de integração da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na ESE-IPVC: 2019-2020 [Transformative schools. Guide for integrating Education for Development and Global Citizenship into ESE-IPVC: 2019-2020]. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. 2020.
  4. Rodrigues, Luis Paulo; Sá, César; Bezerra, Pedro; Saraiva, Linda. Estudo Morfofuncional da Criança Vianense (EMCV) - (Viana do Castelo Growth Study). Viana do Castelo, Portugal: CMVC. 2006.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Saraiva, L.; Marinho, P.; Costeira, A.; Silva, A.; Francisco, A.; Sá, B.; Ferreira, I.; Elvas, P.; Sá, C.. "A Educação Física nas vozes de educadores de infância: da formação à ação quotidiana e desenvolvimento profissional. [Physical Education in the voices of early childhood educators: from training to daily action and professional development]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia, 2023.
  2. Saraiva, L.; Correia, S.; Alves, M.; Gil-Madrona, P.; Sá, C.. "Contributos para a promoção da atividade físico-motora e qualidade dos contextos educativos na educação pré-escolar. [Contributions to the promotion of physical activity and the quality of educational contexts in pre-school education.]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional OFEI - Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2023.
  3. Saraiva, L.; Dias, R.; Gil-Madrona, P.; Sá, C.. "As oportunidades e estratégias de aprendizagem na Educação Física na Educação Pré-escolar: planear, intervir e avaliar. [Opportunities and Learning strategies in Physical Education in Preschool Education: planning, intervening and evaluating.]". Trabalho apresentado em Congresso Internacional OFEI - Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2023.
  4. Saraiva, L.; Correia, L.; Alves, M.; Sá, C.. "O impacto de um plano de melhoria no incremento e qualidade de atividade físico-motora num contexto pré-escolar. [The impact of an improvement plan on the increase and quality of physical activity in a preschool context.]". Trabalho apresentado em Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, 2022.
  5. Sousa, J.; Alves, M.; Santos, F.; Sá, C.; Saraiva, L.. "Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional OFEI Observatório para o Futuro da Educação de Infância, 2021.
  6. Rodrigues, A. S.; Saraiva, Linda; Rocha, Mara; Mourão, Maria Filipa; Outros. "Certificação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social - IPVC [Certification of the Social Responsibility Management System - IPVC]". Trabalho apresentado em 10.ª Conferência FORGES - O Ensino Superior na Era Digital nos Países e Regiões de Língua Portuguesa: Desafios e Propostas, 2020.
  7. Morais, C.; Amorim, I.; Faria, C.; Pereira, B.; Rodrigues, S.; Pereira, D.; Couto, E.; Saraiva, L.. "INPEC+: cooperação entre pares, inclusão e sustentabilidade social". Trabalho apresentado em 2nd Sustainable Campus Conference (CCS2020) - Smart Initiatives for a Sustainable Campus, 2020.
  8. Morais, C.; Faria, C.; Amorim, I.; Saraiva, L.; Pereira, B.; Pereira, D.; Rodrigues, R.. "INPEC+: Intervenção na Promoção de Estilos de Vida e Cidadania+". Trabalho apresentado em 2ª Conferência Campus Sustentável Iniciativas Inteligentes para um Campus Sustentável, 2020.
  9. Faria, C.; Sousa-Pereira, F.; Morais, C.; Saraiva, L.. "Estilos de Vida de estudantes do ensino superior: resultados da avaliação de baseline". Trabalho apresentado em XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2020.
  10. Saraiva, L.; Santos, F.; Ferreira, A.; Sá, C.. "Physical Activity Practices and Policies in Preschool Environment: a Descriptive Study.". Trabalho apresentado em IV Congreso Internacional Y XXVII Nacional de Educación Física – Los modelos de enseñanza en Educación Física., 2019.
  11. Saraiva, L.; Gonçalves, F.; Santos, F.; Sá, C.. "A Competência motora no 1º CEB: Implicações práticas para o processo ensino e aprendizagem em Educação Física. [Motor competence in primary education: Practical implications for the teaching and learning process in Physical Education.]". Trabalho apresentado em Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB., 2018.
  12. Sá, C.; Saraiva, L.. "O domínio motor básico das crianças após quatro anos de escolaridade inicial. [Children's basic motor skills after four years of initial schooling.]". Trabalho apresentado em Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2018.
  13. Queirós, L.; Sá, C.; Saraiva, L.. "O nível de desempenho motor e as oportunidades de atividade físico-motoras: um estudo com crianças do 2º ano de escolaridade do 1º CEB. [The level of motor performance and opportunities for physical activity: a study with children in the 2nd year of primary school]". Trabalho apresentado em Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2018.
  14. Saraiva, L.; Sá, C.. "O nível de desempenho motor das crianças na transição para o 2º Ciclo do Ensino Básico: um estudo exploratório. [The motor performance of children in the transition to the to middle school: an exploratory study.]". Trabalho apresentado em Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB - Instituto Politécnico de Viseu, 2017.
  15. Sá, C.; Saraiva, L.. "A literacia motora das crianças na transição para o 2º CEB: um estudo exploratório. [Children's motor literacy in the transition to middle school: an exploratory study.]". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde - Instituto Politécnico da Guarda, 2017.
  16. Saraiva, L.; Gonçalves, F.; Santos, F.; Sá, C.. "Motor Competence in Portuguese children aged 6-10 years: Practical implications for the teaching and learning process in Physical Education.". Trabalho apresentado em FIEP European Congress: Changes in Childhood and Adolescence: Current Challenges for Physical Education - University of Luxembourg - Luxemburgo,, 2017.
  17. Viana, A.; Sá, C.; Saraiva, L.. "O Nível de Proficiência nas Habilidades de Perícia, Manipulação, Deslocamentos e Equilíbrio: um estudo com crianças do 3º do CEB. [The level of proficiency in manipulation, locomotion and balance skills: a study with children in the 3rd year of primary school]". Trabalho apresentado em I Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2016.
  18. Vilas Boas, S.; Sá, C.; Saraiva, L.. "A Competência Motora das crianças no final do 1º Ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em I Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2016.
  19. Costa, A.; Lameiras, J.; Gonçalves, C.; Saraiva, L.; Lopes, V.. "Validação de uma escala pictográfica da competência percebida em habilidades motoras.". Trabalho apresentado em X Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, 2015.
  20. Gonçalves, M.; Saraiva, L.. "O recreio escolar como espaço de aprendizagem e desenvolvimento: um estudo de intervenção em contexto pré-escolar". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional da APEI, Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros, 2015.
  21. Dias, R.; Sá, C.; Saraiva, L.. "As habilidades posturais da criança em idade Pré-Escolar: uma proposta de intervenção motora em contextos de ensino diferenciados [The postural skills of preschool children: an intervention proposal in differentiated teaching contexts.]". Trabalho apresentado em XIII Encontro Nacional da APEI, Os mundos da infância: uma dinâmica de encontros, 2015.
  22. Saraiva, L.; Rodrigues, L. P.; Cordovil, R.; Barreiros, J.. "Determinantes biossociais associadas à baixa competência motora global da criança em idade pré-escolar". Trabalho apresentado em VIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança, 2013.
  23. Saraiva, L.; Rodrigues, L.; Barreiros, J.. "Cross Cultural comparison of Motor Development between Portuguese and US children.". Trabalho apresentado em Annual Conference of North American Society for the Psychology of Sport and Physical Activity (NASPSPA), 2009.
  24. Saraiva, L.; Rodrigues, L.. "Validity and Reliability of the Peabody Motor Developmental Motor Scale-2 (PDMS-2): a pilot study with Portuguese preschoolers". Trabalho apresentado em 13TH Annual Congress of Sports Science (ECSS), 2008.
  25. Rodrigues, Luis P.; Saraiva, L.; Bezerra, Pedro. "Tracking physical fitness from childhood (7-to-9 years old) to late puberty (15 years-old): the Estudo Morfofuncional da Criança Vianense, Portugal". Trabalho apresentado em 2007 Annual ECSS Congress, 2007.
  26. Saraiva, L.; Rodrigues, L.. "Avaliação do desenvolvimento motor infantil na educação pré-escolar: Peabody Developmental Motor Scales (PDMS-2).". Trabalho apresentado em VI Simpósio Internacional - Dimensão da profissionalidade docente na Educação de Infância e 1CEB, 2006.
  27. Rodrigues, L.; Bezerra, P.; Saraiva, L.. "Tracking physical fitness of primary school children at Viana do Castelo, Portugal.". Trabalho apresentado em 2006 Annual ECSS Congress, 2006.
Resumo em conferência
  1. Saraiva, L.; Sá, C.. "Impacto da pandemia Covid-19 nos ambientes profissionais e organizacionais das Escolas do Alto-Minho [Impact of the Covid-19 pandemic on the professional and organizational environments of Alto-Minho Schools]". Trabalho apresentado em 8th International Conference on Childhood and Adolescence, 2024.
  2. Saraiva, L.; Guimarães, A.; Sá, César. "Aprendizagens Significativas na Educação Pré Escolar: a importância de contextos educativos lúdicos.[Meaningful Learning in Preschool Education: the importance of playful educational contexts.]". Trabalho apresentado em 7th International Conference on Childhood and Adolescence, 2023.
    Publicado
  3. Saraiva, L.; Marinho, P.; Gil-Madrona, P.; Losada-Puente, L.; Honrubia-Montesinhos, C.; Sá, C.. "O Desenvolvimento Profissional dos Educadores de Infância no domínio da Motricidade Infantil/Educação Física [The Professional Development of Early Childhood Educators in the field of physical Education]". Trabalho apresentado em Fórum Interno do inED 2023, Porto, 2023.
  4. Saraiva, L.; Correia, S.; Sá, C.; Alves, M.. "Promotion of Physical Activity in the Preschool environment: Impact of an improvement plan.". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Child Studies, Braga, 2022.
  5. Saraiva, L.; Lisboeta, C.; Sá, C.. "Intergenerational learning through traditional games as an educational strategy: an intervention study in a primary school.". Trabalho apresentado em 1st International Conference on Child Studies, Universidade do Minho - Braga, 2022.
  6. Sá, C.; Santos, F.; Saraiva, L.. "Formação de professores: Quadros de referência, etapas e impactos profissionais. [Teacher Education: Frameworks, stages, and professional impacts]". Trabalho apresentado em III Porto International Conference on Research in Education 2022, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2022.
  7. Sá, C.; Santos, F.; Saraiva, L.. "Aspetos críticos para a importância e eficácia da formação inicial de professores: alguns contributos reflexivos [Critical aspects for the importance and effectiveness of initial teacher training: some reflective contributions]". Trabalho apresentado em III Edição Porto International Conference on Research in Education, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2022.
  8. Santos, F.; Melo, M.; Saraiva, L.; Sá, C.; Wright, P. "O ensino da responsabilidade pessoal e social na Educação Física e em outras áreas de conteúdo: Desafios e Estratégias.". Trabalho apresentado em III Edição Porto International Conference on Research in Education, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 2022.
  9. Morais, C; Amorim, I; Faria, C.; Saraiva, L.; Antunes, C.. "INPEC+: Vulnerabilidades, potencialidades, e ação transformadora na comunidade académica". Trabalho apresentado em X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras de Saúde, Coimbra, 2022.
  10. Saraiva, L.; Padrão, J.. "Promoting physical activity play in a rural pre-school through the SL project Outdoor playing and learning". Trabalho apresentado em II Congreso Internacional sobre Metodologías Activas, Modelos de Aprendizaje e Investigación en Educación, 2021.
  11. Saraiva, L.; Padrão, J.. "Building bridges & Transforming Realities in Rural Communities in Portugal.". Trabalho apresentado em XVI Congress of the International network for Research on Organizations and Sustainable Development, Universidade de Monteplier, 2021.
  12. Padrão, J.; Saraiva, L.; Vargas-Moniz, M.; Rivero, C.; Ribeiro, L.; Themudo, C.. "Service-Learning in Portugal: Contributions to the co-construction of a National Network of SL in HEI". Trabalho apresentado em 4th European Conference on Service-Learning in Higher Education, Bucharest, 2021.
  13. Padrão, J.; Saraiva, L.. "Outdoor playing and learning: a snapshot of meaningful Service-Learning projects in the Preschool context.". Trabalho apresentado em X Congreso Nacional y IV Internacional de Aprendizaje-Servicio Universitario, Palmas de Gran Canarias, 2021.
  14. Saraiva, L.; Sá, C.. "A importância e valorização do espaço exterior em contexto pré-escolar: o impacto de uma intervenção pedagógica.". Trabalho apresentado em V International Conference on Childhood and Adolescence and 9th Anual Meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics,, 2021.
  15. Saraiva, L.; Padrão, J.. "Aprendizagem-Serviço: Construindo Pontes & Transformando Realidades na Comunidade Rural.". Trabalho apresentado em 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade de Aveiro, 2021.
  16. Morais, C.; Saraiva, L.; Pereira, B.; Costa, V.; Amorim, I.; Faria, C.. "INPEC+ Academias Gulbenkian do Conhecimento: Um projeto de promoção de estilos de vida saudável no Ensino Superior.". Trabalho apresentado em X Congresso Ibero-americano de Universidade Promotoras de Saúde, Universidade de Aveiro, 2021.
  17. Saraiva, L.; Guimarães, A.; Sá, C.. "O Contexto Educativo no Pré-Escolar: realidades e oportunidades lúdico-motoras de aprendizagens. [The Educational Context in Pre-School: realities and playful-motor learning opportunities.]". Trabalho apresentado em IV International Conference on Childhood and Adolescence, 2020.
  18. Morais, C.; Saraiva, L.; Amorim, I.; Faria, C.; Rodrigues, A. S.. "INPEC+: educação por pares, Cidadania e desenvolvimento sustentável". Trabalho apresentado em II Conferência Campus Sustentável Iniciativas Inteligentes para um Campus Sustentável, Tomar, 2020.
  19. Saraiva, L.; Padrão, J.. "Rural 3.0: Aprendizagem-Serviço para Desenvolvimento Rural.". Trabalho apresentado em Seminário Experiências de Aprendizagem e Serviço em Portugal, 2020.
  20. Saraiva, L.; Sá, C.. "A Promoção da Cultura Motora no Contexto Pré- Escolar: um estudo descritivo. [The Promotion of Motor Culture in the Pre-School Context: a descriptive study.]". Trabalho apresentado em III International Conference on Childhood and Adolescence, 2019.
  21. Saraiva, L.; Sá, C.. "A Cultura Motora na Educação Pré-Escolar: condições, oportunidades e práticas educativas (informais).[The Motor Culture in Pre-School Education: conditions, opportunities and educational practices (informal).]". Trabalho apresentado em IV Jornadas em Estudos da Criança, 2019.
  22. Saraiva, L.; Cordovil, R.. "The way mums and dads play with their preschool children makes a difference to their gross motor competence". Trabalho apresentado em Congress Healthy and Active Children, I-MDRC & CIAPSE, Verona, 2019.
  23. Saraiva, L.. "A promoção de uma efetiva cultura motora na escola do 1º CEB: oportunidades e práticas educativas (in)formais)". Trabalho apresentado em IV Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, Ponta Delgada., 2019.
  24. Saraiva, L.. "A Educação Física no contexto Pré-escolar: uma realidade incontornável! [Physical Education in the Preschool context: an unavoidable reality!]". Trabalho apresentado em II Encontro Regional de Viana do Castelo - Pedagogia e Currículo na Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação-IPVC, Viana do Castelo., 2019.
  25. Saraiva, L.; Santos, F; Alves, M.; Guimarães, A.; Sá, C.. "Brincar e Aprender no Contexto Pré-Escolar: a organização do espaço, dos brinquedos e dos materiais pedagógicos [Playing and Learning in the Pre-School Context: the organization of space, toys and teaching materials.]". Trabalho apresentado em IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/ I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação,, Aveiro, 2018.
  26. Saraiva, L.; Santos, F.; Alves, M.; Sá, C.. "A motricidade fina: uma competência emergente na idade pré-escolar". Trabalho apresentado em EDULOG 2018: International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us, Braga, 2018.
  27. Cerqueira, V.; Sá, C.; Saraiva, L.. "A Educação Física no 1º CEB: das perceções à realidade prática". Trabalho apresentado em III Seminário - A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, Viana do Castelo, 2018.
  28. Saraiva, L.. "A Competência Motora Global da criança em idade pré-escolar: o papel da família e do jardim-de-infância.". Trabalho apresentado em II International Conference on Childhood and Adolescence, Lisboa, 2018.
  29. Saraiva, L.; Sá, C.. "Avaliação do Desempenho Motor: Um estudo descritivo com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. [Assessment of Motor Performance: A descriptive study with primary school children]". Trabalho apresentado em II Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB - Instituto Politécnico de Viseu., 2017.
  30. Queirós, L.; Sá, C.; Saraiva, L.. "Literacia Motora e as Oportunidades de Atividade Motora: Um estudo com crianças do 2º ano de escolaridade do 1º CEB.[Motor Literacy and opportunities for Physical Activity: A study with children in the 2nd year of primary school]". Trabalho apresentado em II Seminário - A Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2017.
  31. Saraiva, L.; Rodrigues, L. P.; Cordovil, R.; Barreiros, J.. "What are the biosocial determinants associated with low Gross motor competence in preschool children?". Trabalho apresentado em 2nd Children’s Physical Activity and Sport Conference (CIAPSE 2), Jyväskylä, 2017.
  32. Vilas Boas, S.; Saraiva, L.; Saraiva, L.. "A Competência Motora das Crianças no final do 1º CEB [Children's Motor Competence at the end of Primary Education]". Trabalho apresentado em I Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB, 2016.
  33. Saraiva, L.; Sá, C.. "A Educação Motora no jardim de Infância: Oportunidades para Promover e Potenciar Aprendizagens Motoras. [Physical Education in Kindergarten: Opportunities to promote and enhance Motor Learning.]". Trabalho apresentado em II Seminário Luso - Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, Formação Docente e Culturas Profissinais., 2016.
  34. Faria, S.; Sá, C.; Lima, R.; Saraiva, L.. "La Educación Física en la Escuela Primaria: condiciones, práticas e implicaciones pedagógicas. [Physical Education in Primary School: conditions, practices and pedagogical implications.]". Trabalho apresentado em V Congresso Mundial del Deporte Escolar, 2015.
  35. Saraiva, L.; Sá, C.. "O Potencial Educativo do Recreio Escolar: desafios e oportunidades. [The educational potential of School Recess: challenges and opportunities.]". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  36. Fernandes, M.; Sá, C.; Saraiva, L.. "Comparação da imagem corporal percecionda com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos. [Comparison of perceived and real body image: a study with adolescents of both sexes.]". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  37. Ventura, T.; Saraiva, L.; Sá, C.. "Perceções dos Alunos Face à disciplina de Educação Física: estudo exploratório com alunos do 10º e 12º anos. [Students' perceptions regarding the Physical Education subject: exploratory study with 10th and 12th year students.]". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  38. Dias R.; Sá, C.; Saraiva, L.. "O Desenvolvimento de Habilidades Posturais em Contextos de Ensino Diferenciados: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar. [The development of postural skills in differentiated teaching contexts: intervention study with preschool children.]". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  39. Carvalhido, M.; Sá, C.; Saraiva, L.. "A Dança Educativa no Contexto Pré-Escolar: um estudo de intervenção. [Educational dance in the pre-school context: an intervention study.]". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  40. Sá, César; Saraiva, L.. "Formação e Formadores de Professores: dialéticas biunívocas.[Teacher Training and Trainers: two-way dialectics.]". Trabalho apresentado em XI Seminário Internacional de Educação Física, Saúde e Lazer, 2015.
  41. Sá, César; Saraiva, L.. "Criatividade, Ensino e Formação de Professores: um interface desejável. [Creativity, Teaching and Teacher Training: a desirable interface.]". Trabalho apresentado em Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2014.
  42. Saraiva, L.; Sá, C.. "As mil e uma maneiras de utilizar o corpo.....e em movimento. [The thousand and one ways to use the body.....and in movement.]". Trabalho apresentado em Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos, 2014.
  43. Saraiva, L.; Rodrigues, L. P.; Cordovil, R.; Barreiros, J.. "Biosocial determinants associated with high gross motor competence in preschool children". Trabalho apresentado em Children’s Physical Activity and Sport Conference (CIAPSE 2), Liége, 2014.
  44. Saraiva, Linda; Rodrigues, Luis Paulo. "Motor Proficiency of portuguese children aged 3-5 years: the impact of biological and environmental factors". Trabalho apresentado em 1st European Congress on Physical Activity and Health among 0 ¿ 6 years old Children, Epinal, 2010.
    Publicado
  45. Rodrigues, L.; Saraiva, L.; Leitão, R.; Bezerra, P.. "From childhood to puberty: longitudinal relationship between BMI, percentage body fat, and physical fitness". Trabalho apresentado em European College of Sports Science (ECSS) 2008 Conference, Estoril, 2008.
    Publicado
  46. Rodrigues, Luis; Bezerra, Pedro; Saraiva, Linda; Leitão, Raquel. "Associação entre o índice de massa corporal e os níveis de aptidão física ao longo da infância e puberdade: o Estudo Morfofuncional da Criança Vianense.[Association between body mass index and physical fitness levels throughout childhood and puberty: the Estudo Morfofuncional da Criança Vianense]". Trabalho apresentado em 11º Congresso Português de Obesidade - SPEO., Cascais, 2007.
    Publicado
  47. Leitão, Raquel B.; Rodrigues, L.; Angélico, S.; Saraiva, L.; Neves, L.; Carvalho, G.. "Prevalence evolution of overweight/obesity in a school population at Viana do Castelo". Trabalho apresentado em 3º Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: novas realidades, novas práticas, Universidade do Minho, Braga, 2007.
    Publicado
  48. Rodrigues, L.; Bezerra, P.; Saraiva, L.; Leitão, Raquel B.. "Association between body mass index and physical fitness levels throughout childhood and puberty: the Morphofunctional Study of Viana do Castelo Children". Trabalho apresentado em Revista Portuguesa Endo ¿ Endocrinologia, Diabetes e Obesidade - 11º Congresso Português de Obesidade, Cascais, 2007.
    Publicado
  49. Leitão, Raquel B.; Rodrigues, L. P.; Angélico, S.; Saraiva, L.; Neves, L.; Carvalho, G.. "From childhood to adolescence: a longitudinal study on the evolution of the prevalence of overweight/obesity in schools". Trabalho apresentado em Actas do II Simpósio de Obesidade Pediátrica - Prevenção e Intervenção Multidisciplinar, Porto, 2006.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Saraiva, Linda Maria Balinha. "Biosocial determinants of motor competence in preschool children". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6906.
  2. Saraiva, Linda Maria Balinha. "Efeitos múltiplos e multilaterais de um programa de treino de força geral no desenvolvimento das diferentes expressões de força : Um Estudo em voleibolistas juvenis do sexo feminino. [Multiple and multilateral effects of a general strength training program on the development of different expressions of strength: A study on female youth volleyball players]". Mestrado, 2000. http://hdl.handle.net/10216/10072.
  3. Saraiva, L.. "Importância do trabalho de força na modalidade de voleibol no escalão de competição sénior feminino da 1ª Divisão Nacional. [Importance of strength work in volleyball in the senior women's competition level of the 1st National Division]". Licenciatura, 1996. http://hdl.handle.net/10216/100128.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/01/26 Impacto da pandemia Covid-19 nos ambientes profissionais e organizacionais das Escolas do Alto-Minho [Impact of the Covid-19 pandemic on the professional and organizational environments of Alto-Minho Schools] 8th International Conference on Childhood and Adolescence
(Peniche, Portugal)
2023/07/14 O Desenvolvimento Profissional dos Educadores de Infância no domínio da Motricidade Infantil/Educação Física. [The Professional Development of Early Childhood Educators in the field of Physical Education.] Fórum Interno do inED 2023
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Pporto, Portugal)
2023/06 Estudo de Avaliação do Impacto do COVID nas aprendizagens, no território do Alto Minho. [Assessment Study of the Impact of COVID on learning, in the territory of Alto Minho.] Seminário final: Projeto SCHOOL4ALL “Do PIICIE 2020 ao PIPSE 2030
CIM (Viana do Castelo, Portugal)
2023/04/26 El juego motor al aire libre: propuestas y ejemplos. [Outdoor play: proposals and examples.] Conferencia El Juego Motor en Educación Infantil y primaria modelo pedagógico y herramienta de diagnóstico
Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Corunha (Corunha, Espanha)
2022 Promotion of Physical Activity in the Preschool environment: Impact of an improvement plan I International Conference on Child Studies
University of Minho (Braga, Portugal)
2022 Intergenerational learning through traditional games as an educational strategy: an intervention study in a primary school. 1st International Conference on Child Studies
University of Minho (Braga, Portugal)
2021/09/30 Building bridges & Transforming Realities in Rural Communities in Portugal. 16th Congress of the International network for research on organizations and sustainable development
Universidade de Monteplier (Monteplier)
2021 Coadjuvação no 1º Ciclo: um processo em desenvolvimento Seminário Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para Crianças e Jovens
APEFAM (Portugal)
2021 Service-Learning in Portugal: Contributions to the co-construction of a National Network of SL in HEI. 4th European Conference on Service-Learning in Higher Education
(Bucharest, Roménia)
2019 The way mums and dads play with their preschool children makes a difference to their gross motor competence. Congress Healthy and Active Children, I-MDRC & CIAPSE
(Verona)
2019 A promoção de uma efetiva cultura motora na escola do 1º CEB: oportunidades e práticas educativas (in)formais). [The promotion of an effective motor culture in primary school: (in)formal educational opportunities and practices.] IV Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB
Universidade dos Açores (Açores)
2019 A Educação Física no contexto Pré-escolar: uma realidade incontornável! [Physical Education in the Preschool context: an unavoidable reality!] 2º Encontro Regional de Viana do Castelo - Pedagogia e Currículo na Educação Pré-Escolar.
APEI (Viana do Castelo, Portugal)
2018 Brincar e Aprender no Contexto Pré-Escolar: a organização do espaço, dos brinquedos e dos materiais pedagógicos. [Playing and Learning in the Pre-School Context: the organization of space, toys and teaching materials.] IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/ I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação,
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018 A motricidade fina: uma competência emergente na idade pré-escolar.[Fine motor skills: an emerging skill in preschool age.] EDULOG 2018 – International Conference on Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us.
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 What are the biosocial determinants associated with low Gross motor competence in preschool children? II Children’s Physical Activity and Sport Conference (CIAPSE 2)
University of Jyväskylä (Jyväskylä, Finlândia)
2016 Os múltiplos contextos de vida da criança em idade pré-escolar e sua influência no desenvolvimento motor. [The multiple life contexts of preschool children and their influence on motor development.] II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância - Investigação, formação docente e culturas da infância
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 La educación física en la escuela primaria: Condiciones, prácticas e implicaciones pedagógicas. . [Physical education in primary school: Conditions, practices and pedagogical implications.] V Congreso Mundial del Deporte Escolar
Universidade de Corunha (Corunha, Espanha)
2014 Preschool environmental effects on children gross motor development. 19th IPA World Conference
Istambul Technical University (Istambul, Turquia)
2014 Biosocial determinants associated with high gross motor competence in preschool children. Children’s Physical Activity and Sport Conference (CIAPSE 2)
(Liége, Bélgica)
2012 Motor Profile of Portuguese children on the Peabody Developmental Motor Scales-2 V Congresso International de Ciências del Deporte y la Educacíon Física
Universidade de Corunha (Corunha, Espanha)
2010 Motor Proficiency of Portuguese children aged 3-5 years: the impact of biological and environmental factors. 1st European Congress on Physical Activity and Health among 0-6 year old children
(Epinal, França)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2023 Conceções de professores acerca do currículo de Educação Física no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. (Teachers' conceptions about the Physical Education curriculum in primary education)
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2022 - 2022 Promoção de uma cultura motora no contexto Pré-Escolar: impacto de um plano de melhoria. (Promotion of a motor culture in the Pre-School context: impact of an improvement plan)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Habilidades de manipulação de objetos: um programa de intervenção com crianças na Educação Pré-Escolar (Object manipulation skills: an intervention program with children in Pre-School Education).
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Desenvolvimento das habilidades manipulativas em crianças do pré-escolar: um estudo exploratório (Development of manipulative skills in preschool children: an exploratory study).
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2020 - 2020 Aprendizagem intergeracional como estratégia educativa na Educação Artística: : Um estudo de intervenção no 1.º Ciclo de Ensino Básico (Intergenerational learning as an educational strategy in Artistic Education: An intervention study in primary education)
Orientador
Educação Artística (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 A Expressão e educação físico-motora no 1º CEB : Das perceções à realidade prática (Physical Education in primary education: From perceptions to practical reality).
Coorientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2017 - 2017 A Competência motora fina da criança em idade pré-escolar : Um estudo exploratório (The fine motor competence of preschool children: an exploratory study).
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 O desempenho nas habilidades motoras fundamentais no final do 1º ciclo do ensino básico (Proficiency in Fundamental Motor Skills at the End of Primary Education)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Brinquedos e materiais pedagógicos na educação pré-escolar: um estudo exploratório (Toys and Pedagogical Materials in Preschool Education: an exploratory study).
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 - 2016 Os jogos tradicionais no contexto escolar : um estudo de intervenção com crianças no 1º. CEB (Traditional games in the school context: an intervention study with primary school children).
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2015/01 Perceção dos alunos face à disciplina de educação física: estudo exploratório com alunos do 10º e 12º ano de escolaridade do ensino regular. (Students' perception of the physical education subject: exploratory study with students in the 10th and 12th year of secondary education).
Orientador
Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2015 As habilidades de manipulação de objetos : um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar. (Object manipulation skills: a motor intervention study with preschool children).
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 A dança na educação pré-escolar : uma proposta metodológica (Dance in Pre-School Education: a methodological proposal)
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 A competência motora e a sua autoperceção : um estudo com crianças do 1º CEB. (Motor competence and self-perception: A study with primary school children.)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 A expressão e educação físico-motora no 1º ciclo do ensino básico : condições, práticas e implicações pedagógicas. (Physical education in primary education: Conditions, practices and pedagogical implications.)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Competência motora real e percebida : um estudo exploratório com crianças do 1.º ciclo do ensino básico. (Real and perceived motor competence: an exploratory study with primary school children.)
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Comparação da imagem corporal percecionada com a real: um estudo com adolescentes de ambos os sexos (Comparison of perceived and real body image: a study with adolescents of both sexes).
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2015 A Perceção dos alunos sobre a Educação Física à entrada do Ensino Secundário. Um estudo comparativo entre o Ensino regular e profissional. (Students' perception of Physical Education upon entering Secondary Education. A comparative study between regular and professional education)
Orientador
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 - 2015 O nível de proficiência nas habilidades de perícia, manipulação, deslocamentos e equilíbrio: um estudo com crianças do 3º ano de escolaridade. (The level of proficiency in manipulation, locomotion and balance skills: a study with children in the 3rd year of primary education).
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 - 2015 Avaliação da Competência motora real e percebida: Um estudo com crianças do 1º CEB. (Assessment of real and perceived motor competence: A study with primary school children).
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 O recreio escolar e a atividade lúdico motora: Um estudo de Intervenção com crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. (School recess and physical activity play: An intervention study with children primary school).
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2014 O Comportamento lúdico-motor e social da criança no recreio escolar : Um estudo de intervenção no contexto pré-escolar (Children's playful and social behavior in school recess: An intervention study in the preschool context).
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 O desenvolvimento das habilidades posturais : um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar (The development of postural skills: a motor intervention study with preschool children)
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 O desenvolvimento da motricidade fina: um estudo de intervenção com crioanças em idade pré-escolar. (The development of fine motor skills: an intervention study with children of preschool age).
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 A Competência motora e as oportunidades de atividade física : Um estudo com crianças do 1º CEB (Motor competence and physical activity opportunities: A study with children from primary school).
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013 - 2013 As atividades rítmicas expressivas no 1º CEB : Um estudo de intervenção (The Rhythmic- Expressive Activities in primary school: An Intervention Study).
Orientador
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010 - 2011/10 Brincar no recreio colorido: um projecto de intervenção no contexto pré-escolar. (Playing in the colorful playground: a project of intervention in the pre-school context).
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010 - 2011/10 Brincar e aprender no recreio da minha escola: um projecto de intervenção no contexto pré-escolar (Play and learn in the recess of my school: a project of intervention in the pre-school context).
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010 - 2011 O Recreio Escolar e a Actividade Lúdico-Motora- Um estudo de intervenção no contexto Pré-Escolar (Recess and Physical Activity Play: An Intervention Study in the Pre-School Context).
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010 - 2011 As metas de aprendizagem no âmbito da expressão motora: um estudo exploratório com crianças de cinco e seis anos (Learning goals in the field of motor expression: an exploratory study with children aged five and six years). . Escola Superior de Educação do IPVC.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/12 - Atual Porto ICRE24 - 4th Porto International Conference on Research in Education (2024/07/17 - 2024/07/19) Instituto Politécnico do Porto Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação, Portugal
2023/07/03 - Atual Simpósio Educação Física e Atividade Física para Todos no 1º Ciclo do Ensino Básico / Symposium on Physical Education and Physical Activity for All in the Primary School (2023)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
ESE-IPVC, APEFAM, CNAPEF, Portugal
2019 - 2021 Seminário Boas Práticas na Educação Física e no Desporto para crianças e Jovens / Seminar on Good Practices in Physical Education and Sports for Children and Young People (2019 - 2021)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho (APEFAM), Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019/07/05 - 2019/07/06 VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. (2019)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2019 - 2019 Symposia - What are the modifiable factors that can assist children from infancy to school age to develop motor competence? at Congress Healthy and Active Children, I-MDRC & CIAPSE (2019 - 2019)
Simpósio (Coorganizador)
2018/05 - 2018/05 III Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB / III Seminar on Motor Culture at the primary School (2018)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016/07 - 2016/07 IV Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [4th Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old] (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015/07 - 2015/07 III Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [3rd Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old] (2015/07 - 2015/07) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014/07 - 2014/07 II Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos [II Meeting on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 year olds] (2014 - 2014)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2009 - 2009 IV Seminário em Desenvolvimento Motor da Criança / IV Seminar on Child Motor Development (2009)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2008 - 2008 Jornadas Pedagógicas de Educação de Infância /Pedagogical Days of Early Childhood Education (2008 - 2008) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2004 - 2004 Seminário Infância e Inovação Educacional / Seminar on Childhood and Educational Innovation (2004 - 2004)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2002/02 - 2002/02 Transformações Organizacionais da Escola à luz da Revisão Curricular / Organizational Transformations of the School in the light of the Curriculum Review (2002)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho (APEFAM), Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022 - 2022 Moderation of the Round Table - Motor Education: universal foundation for child development and lifelong health (David Lubans, University Newcastle; Inês Varela Silva, Loughborough University, João Barreiros (Lisbon University)
Congresso
6th International Conference on Childhood and Adolescence and 9th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paeditrics
Social Paediatrics Section of the Portuguese Society of Paediatric(SPS-SPP) and Portuguese Society for the Study of Abused and Neglected Children (SpeCan), Portugal
2021/01/27 - 2021/01/27 Moderator of a plenary conference "Libertem as crianças" (Carlos Neto - FMH-UL)
Congresso
5th International Conference on Childhood and Adolescence and 8th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics
Social Paediatrics Section of the Portuguese Society of Paediatric(SPS-SPP) and Portuguese Society for the Study of Abused and Neglected Children (SpeCan), Portugal
2019 - 2019 Moderator of a plenary conference -Play at Portugal (Rui Mendes, ESE-IPC)
Seminário
III Seminário - A Cultura Motora na Escola do 1º CEB
Universidade dos Açores, Portugal
2017/07/07 - 2017/07/07 Moderator of the plenary conference - Being a teacher in the 21st century: Dilemmas and challenges - António Guedes (ESE -IPP)
Encontro
V Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016/07/06 - 2016/07/06 Moderator of the plenary conference - Play and Creativity: How to Contribute to more active, healthy and happy children - Carlos Neto . FMH- UL);
Encontro
IV Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/20 Social-emotional competence in early childhood education: contributions of body-oriented interventions
Arguente principal
Andreia Sofia Dias Rodrigues (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal
2021 Associations between physical activity, self-concept, and academic achievement in gifted students
Arguente
Álvaro Infantes Paniagua (Doutoramento)
Escuela Internacional de Doctorado de la Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2020 Professional Development of Early Childhood Teachers in Relation to Physical Education
Arguente principal
Cristina Honrubia Montesinos (Doutoramento)
Escuela Internacional de Doctorado de la Universidad de Castilla-La Mancha, Espanha
2019 Brincadeiras e Jogos na Escola durante a Infância: Uma Aprendizagem para a Vida
Arguente
Marisa Botelho Faria (Mestrado)
Universidade dos Açores, Portugal
2018/02 Da crisálida à borboleta: a liberdade da criança em brincar e se movimentar na educação de infância.
Arguente principal
Roselaine Kuhn (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 Desenvolvimento positivo da criança, através da educação física: a criação de um modelo hibrido na educação pré-escolar.
Arguente
Vanessa Esteves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018 O Bom Professor de Educação Física na perspetiva de professores e alunos em uma escola do Ensino Básico e Secundário.
Arguente
Ricardo Manuel Da Silva Loureiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2018 Coordenação motora, composição corporal e Bullying, que relação?
Arguente
Carla Sá (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017 A competência motora fina da criança em idade pré-escolar: um estudo exploratório.
Arguente
Patricia Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2016 Práticas e constrangimentos na lecionação da Expressão e Educação Físico-Motora por parte dos Professores do 1.º CEB.
Arguente
Ana Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016 A atividade lúdico-motora no recreio e o comportamento das crianças no Ensino Pré-Escolar.
Arguente
Flávia Dantas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2015 O domínio motor dos alunos na Ginástica à entrada do ensino profissional: estudo exploratório com uma turma do 10º ano. Provas de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
Arguente
Joana Vera Martins Alves (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 Os programas de educação física e o desempenho motor na ginástica. Um estudo exploratório com alunos do 12º ano de escolaridade.
Arguente
Hugo Silva (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2015 As habilidades de manipulação de objetos: um estudo de intervenção motora com crianças em idade pré-escolar.
Arguente
Liliana Meneses (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2023/11/23 - 2023/11/25 XVIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /XVIII Seminar on Child Motor Development Auditório da Universidade da Maia
2023/10/30 - 2023/11/01 VII Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e o III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação Maceió, Estado de Alagoas, Brasil
2023/08/28 - 2023/08/30 II International Congress of Physical Activity Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
2023/01/25 - 2023/01/27 VII International Conference on Childhood and Adolescence and 10th Anual Meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics Évora/online
2022/10/28 - 2022/10/29 XVII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /XVII Seminar on Child Motor Development Escola superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve
2022/07/23 - 2022/07/25 III Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Positivo dos Jovens através do Desporto /III International Seminar on Positive Development of Young People through Sport Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2022/07/20 - 2022/07/22 III Edição Porto International Conference on Research in Education Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
2022/01/26 - 2022/01/28 VI International Conference on Childhood and Adolescence and 9th Anual Meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics, online
2021/11/11 - 2021/11/13 XVI Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde Universidade da Madeira
2021/10/29 - 2021/10/30 XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /XVI Seminar on Child Motor Development Universidade de Évora
2021/05/14 - 2021/05/14 V Seminário a cultura motora na escola do 1º CEB - por uma educação motora (de qualidade) para todos no 1º CEB Escola Superior de Educação e Ciências - Sociais do Politécnico de Leiria (online)
2021/01/27 - 2021/01/29 5th International Conference on Childhood and Adolescence and 8th anual meeting of the Social Paediatric Subcommittee (SPS-SPP) of the Portuguese Society of Paediatrics online
2020/11/13 - 2020/11/14 XVI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /XV Seminar on Child Motor Development Escola Superior de Coimbra- IPC
2020/07/13 - 2020/07/17 17th annual international conference on Hands-on Science, HSCI2020 Escola Superior de Educação de Viana do Castelo
2020/01/23 - 2020/01/25 IV International Conference on Childhood and Adolescence Fundação Dr António Olaias Park Hotel, Lisbon
2019/12/10 - 2019/12/13 V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/ II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação Faculdade de Educação da Universidade de S. Paulo
2019/07/12 - 2019/07/13 I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais /1st International Meeting on Education and Societal Challenges Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2019/07/05 - 2019/07/06 VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2019/06/17 - 2019/06/19 XV Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde / IV BUDO Congress -XIV International Seminar on Physical Education, Leisure And Health / IV BUDO Congress Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco
2019/05/16 - 2019/05/17 IV Seminário A Cultura Motora na Escola do 1º CEB Universidade dos Açores
2019/01/23 - 2019/01/25 III International Conference on Childhood and Adolescence Fundação Dr António Cupertino de Miranda, Porto
2018/11/16 - 2018/11/17 XIII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /XIII Seminar on Child Motor Development Instituto Piaget de Almada
2018/11/15 - 2018/11/17 IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância/ I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, Universidade de Aveiro
2018/05/16 - 2018/05/16 III Seminário - A Cultura Motora na Escola do 1º CEB / III Seminar on Motor Culture at the primary School Escola Superior de Viseu
2018/01/25 - 2018/01/27 II International Conference on Childhood and Adolescence Olaias Park Hotel, Lisbon
2017/07/08 - 2017/07/08 XII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /XII Seminar on Child Motor Development Escola Superior de Desporto e Lazer- IPVC
2017/07/07 - 2017/07/07 V Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos / V Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2017/07/03 - 2017/07/05 III Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (III SLBEI) / III Luso-Brazilian Seminar on Early Childhood Education(III SLBEI) Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, Brasil
2017/05/20 - 2017/05/20 II Seminário da Cultura Motora na Escola do 1º CEB / II Seminar on Motor Culture at the primary School Escola Superior de Educação de Viseu, IPV
2016/11/18 - 2016/11/19 XI Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /XI Seminar on Child Motor Development Escola Superior de Educação de Castelo Branco
2016/07/13 - 2016/07/14 II Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância (II SLBEI) / II Luso-Brazilian Seminar on Early Childhood Education Universidade do Minho, Braga
2016/07/06 - 2016/07/06 IV Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos /IV Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2015/11/13 - 2015/11/14 X Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /X Seminar on Child Motor Development Escola Superior de Educação de Bragança
2015/07/08 - 2015/07/08 III Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos /III Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2014/10/31 - 2014/11/01 IX Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /IX Seminar on Child Motor Development Faculdade de Motricidade Humana-UL
2014/07/04 - 2014/07/04 II Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos /II Meeting Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old. Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo
2012/10/12 - 2012/10/13 VII Seminário de Desenvolvimento Motor da Criança /VII Seminar on Child Motor Development Escola Superior de Educação de Coimbra

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022/12 - Atual Frontiers in Psychology-Educational Psychology (topic: Research on Teaching Strategies and Skills in Different Educational Stages Frontiers
2021/07 - 2021/07 Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF - Universidade de Aveiro
2020/07 - 2020/07 Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF - Universidade de Aveiro
2019/12 - 2019/12 Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF) - Universidade de Aveiro
2018/12 - 2018/12 Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF - Universidade de Aveiro
2018/07 - 2018/07 Indagatio Didactica (1647-3582) CIDTFF, Universidade de Aveiro.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - Atual Several curricular units : Motor development Didactics of expressions Research in Education Introduction to Professional Practice Bachelor’s degree in Basic Education Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010 - 2023 Several curricular units : Supervised teaching practice I Supervised teaching practice II Curricular Integration Seminar Didactics of expressions Research Methods and Techniques in Education II Observation and Educational Practices in Early Childhood Master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2014 - 2019 Research Methodologies in Education Master's Course Pedagogical Supervision Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2010 - 2015 Several curricular units : Supervised teaching practice I Supervised teaching practice II Research Methods and Techniques in Education II Curricular Integration Seminar Didactics of Expressions Didactics Physical education Master's course in Preschool Education Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1999 - 2010 Several curricular units : Development, Control and Motor Learning childhood motor development Pedagogical Practice II Pedagogical practice III Seminar Degree Course in Early Childhood Education (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
1999 - 2009 Several curricular units: Basic Education Teachers Degree Course - Physical Education Variant: Systematics of Team Sports I Systematics of Team Sports II Motor Control Pedagogical Practice IV Physical Activity Pedagogy II Seminar Basic Education Teachers Degree Course - Physical Education variant (Licenciatura) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual European Association of Service-Learning in Higher Education (EASLHE) Member
2018 - Atual Associação de Profissionais de Educação Física do Alto Minho /Association of Physical Education Professionals of Alto Minho Vice-Presidente
2017 - Atual Associação de Profissionais de Educação de Infância / Association of Early Childhood Education Professionals Member
2014 - Atual International Play Association (IPA World) Member
2004 - Atual European Teacher Education Network (ETEN) Member
2000 - Atual Sociedade Portuguesa de Educação Física / Portuguese Society of Physical Education Member

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Member of the Scientific Council of the Aspiring UNESCO Geoparque Litoral Viana do Castelo
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Câmara Municipal de Viana do Castelo, Portugal
2024 - Atual Promotion Team for the Candidacy of the Aspiring Geopark Litoral Viana do Castelo to the UNESCO Global Geoparks Network
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Câmara Municipal de Viana do Castelo, Portugal
2023 - Atual Playful Teacher Educators Group (Project Zero)
Membro
Harvard University, Estados Unidos
2021 - Atual Service-Learning working group of Social Responsibility Observatory of HEIs (ORSIES)
Membro
Observatório da Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (ORSIES), Portugal
2020 - Atual Member of Municipal Education Council of Viana do Castelo
Membro
Câmara Municipal de Viana do Castelo, Portugal
2018 - Atual Member of European Primary Physical Education Network (EPPEN)
Membro
The University of Edinburgh, Reino Unido
2015 - Atual Member of Local Social Action Council of Viana do Castelo (CLAS)
Membro
Câmara Municipal de Viana do Castelo, Portugal

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024 - Atual International Journal of Early Years Education ( 1469-8463) Taylor & Francis
2023 - Atual European Early Childhood Education Research (1350-293X) Taylor & Francis
2023 - Atual Frontiers in Psychology - Developmental Psychology (1664-1078) Frontiers
2022 - Atual International Journal of Sustainability in Higher Education (1467-6370) Emerald Publishing Limited
2022 - Atual Education Science (2227-7102) MDPI
2022 - Atual BMC Pediatrics (1471-2431) Springer Nature
2020 - Atual Scientific Journal of School Sport, Physical Education and Psychomotricity (ISSN-e 2386-8333) Campus EDUCA SPORTIS y la Universidad de A Coruña.
2020 - Atual Children (2227-9067) MDPI
2020 - Atual Brain Science (2076-3425) MDPI
2019 - Atual Measurement in Physical Education and Exercise Science ( 1532-7841) Taylor & Francis online
2018 - Atual Journal Motor Learning and Development (2325-3215) Human Kinetics
2018 - Atual Revista Portuguesa de Ciências do Desporto (1645-0523) Faculdade de Desporto da Universidade do Porto
2018 - Atual Indagatio Didactica ( 1647-3582) CIDTFF/UA
2017 - Atual Journal European Teacher Education Network (2183-2234) ETEN
2017 - Atual Education Research International (2090-4010 (Online)) Hindawi
2016 - Atual Early Child Development and Care (1476-8275) Taylor & Francis
2013 - Atual Research in Developmental Disabilities ( 0891-4222) Elsevier
Distinções

Prémio

2023 PRÉMIO ESCOLA INCLUSIVA IPVC-Projetos de Aprendizagem em Serviço (ApS) (3º Lugar: Projeto “Educação e Arte, Podemos Cativar-te?)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 Prémio de Mérito desportivo
Clube Ginásio Clube Vilacondense, Portugal
2014 Prémio de Mérito - Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal

Título

2003 Treinador do Ano Feminino
Associação de Voleibol do Porto, Portugal