???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lucimar Dantas

Nomes de citação

  • Dantas, Lucimar

Identificadores de autor

Ciência ID
181F-0CC7-B14C
ORCID iD
0000-0002-3804-1903
Formação
Grau Classificação
2009/01/02 - 2012/04/20
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor
2010/04/20
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Como Minha Filha Aprendeu a Falar. Aquisição da Língua Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2007/06/06 - 2010/01/20
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Minha Filha Aprende a Falar. Percurso de Aquisição da Linguagem de um Criança Brasileira nos Tempos Atuais. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2000/01
Concluído
Licenciatura Plena em Letras (Bacharelato)
Faculdades Integradas de Patos, Brasil
2000
Concluído
Linguística do Texto (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Linguística
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2011 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Faculdades Integradas de Patos, Brasil
2012 - 2013 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário)
Faculdade do Seridó, Brasil

Outras Carreiras

2003 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Prefeitura Municipal de São Bento, Brasil
2002 - 2014 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário)
Prefeitura Municipal de Paulista, Brasil

Cargos e Funções

2019/01/02 - Atual Investigadora Auxiliar
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2017/01/04 - 2018/12/30 Vice-Diretora Educacional
Colégio Marista Pio X, Brasil
2016/01/04 - 2017/01/03 Orientadora Educacional
Colégio Marista Pio X, Brasil
2014/01/02 - 2015/12/30 Coordenadora Pedagógica
Instituto João XXIII, Brasil
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019 - 2022 TASK 21 EdTech and AI for Essential Skills of 21st Century
KA203-139D6472
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
European Commission
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Lucimar Almeida Dantas. 2014. "From Drummond to Boaventura: In Search of Humanities in Scientific Epistemology". Psychology Research 4: 754-759.
    Publicado • 10.17265/2159-5542/2014.09.009
Tese / Dissertação
  1. Gama, Tânia Dantas. 2015. "Oralidade na sala de aula : concepções e registros de práticas de um grupo de professores de língua portuguesa". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10437/6685.
  2. Araújo, Severino Dias de. 2015. "Práticas de Letramento Escolar de um Grupo de Professores do Município de Jandaíra / RN". Mestrado. http://hdl.handle.net/10437/6750.
  3. Dantas, Lucimar Almeida. 2011. "Como os nossos filhos aprendem a falar? : percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil". Doutoramento. http://hdl.handle.net/10437/4342.
  4. Dantas, Lucimar Almeida. 2010. "Minha filha aprende a falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos actuais". Mestrado. http://hdl.handle.net/10437/1139.

Outros

Outra produção
  1. Dantas, Lucimar Almeida; Sousa, Óscar Conceição de. 2010. Minha filha aprende a falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação realizada durante os anos de 2007 a 2009, cujo objetivo foi descrever o percurso de aquisição da língua portuguesa por uma criança brasileira. A pesquisa foi descritiva longitudinal, com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia. Os dados obtidos foram analisados de acordo com as seguintes áreas da linguagem: f. http://hdl.handle.net/10437/8566.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09/23 O uso da tecnologia e da inteligência artificial no desenvolvimento dos essential skills of the 21st century TO IN. Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. CeiED. (Lisboa, Portugal)
2018 Aprender com Sentido. Relato de experiência de uma escola de Educação Básica I Congresso Internacional de Pesquisas e Práticas em Educação – CONIPPE
UNESP (Assis - SP, Brasil)
2017 A Função Social da Escola na Contemporaneidade IV Congresso Nacional de Educação Católica
Associação Nacional de Educação Católica - ANEC (Belo Horizonte, Brasil)
2016 Efeitos do Input Linguístico na Aprendizagem da Sintaxe em Língua Portuguesa Conferência SPCE – SEC
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2016 Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil. Dados de um estudo longitudinal Congresso Língua e Cultura Portuguesas. Lisboa, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2015 Educação para a Formação Integral do Sujeito: contributos do modelo de educação católica Congresso Nacional de Educação Católica.
Pontifícia Universidade Católica - PUC Curitiba (Curitiba, Brasil)
2013 Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language. Child Language Seminar
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
2011 Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil. VIII ENAL/ II EIAL - Encontro Inter/Nacional sobre Aquisição da Linguagem
Universidade Federal de Juiz de Fora. (Juiz de Fora, Brasil)
2010 Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais I Encontro Arc@comum
Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
2008 Fracasso Escolar no Turno Noite da Escola "Dr.Jarques" : causas sociais Conferência Internacional.Educação, Globalização e Cidadania
Universidade Federal da Paraíba. (João Pessoa, Brasil)
2008 É Possível Educar para um Outro Mundo: relato de um caso de sucesso. Conferência Internacional Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Práticas de Letramento Escolar dos Professores de Jandaíra - RN
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - Atual III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - ENJIE (2019/01/25 - 2019/01/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2019/05/30 - 2019/06/01 I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (2019/05/30 - 2019/06/01)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2019 O Design Instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
Presidente do júri
Vinicius Batista Melo (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Oralidade na Sala de Aula: concepções e práticas de um grupo de professores de língua portuguesa
Orientador
Tânia Dantas Gama (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Práticas de Letramento Escolar dos Professores de Jandaíra - RN
Orientador
Severino Dias de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual TO IN. Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Revista Lusófona de Educação (1646-401X) Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias
2017 - Atual Revista de Educação ANEC (2526-9089) Associacao Nacional de Educacao Catolica - ANEC

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Língua Portuguesa Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas
2012 - Atual International Association for Studies in Child Language