???global.info.a_carregar???
Lucimar Dantas is a researcher with interests in teaching and learning and the role of language in these processes. She has a PhD in Education from the Lusófona University with the title of European Doctorate (2012) approved with distinction and honor. She completed part of her doctoral training at the Universidad Complutense de Madrid, where she worked with researchers from EQUIAL - Equipo de Investigación para la Adquisición del Lenguage. Her doctoral thesis presents for the first time the acquisition of the Portuguese language spoken in Brazil in a 5-year longitudinal case study. She started working as a researcher in 2019, after winning the position of Assistant Researcher in an international competition for institutional scientific employment. Her interest in language and learning has been a constant since her Master's and PhD studies. Recently, she has adopted an interdisciplinary research approach between Education, Psycholinguistics and Cognitive Neuroscience to study language and the learning process in a school context. As part of this, she founded and coordinates the Research and Learning Community NELP - Portuguese Language Studies Group - at CeiED. She also co-founded and she is the Vice-Director of the Master's Degree in Cognitive Sciences and Education at Lusófona University. She has experience of international mobility, having visited the Max Planck Institute for Psycholinguistics, in the Netherlands, as well as some European countries as a researcher. In her current research she has worked with colleagues from national and international institutions such as the Universidade de Lisboa and Princenton Neuroscience Institute, USA. Her interest in the learning process goes beyond research and is applied to supporting the training of young researchers. She is the Executive Director of the Citizenship Sciences Doctoral College - CeiED, which supports doctoral candidates and thesis directors in developing transversal skills and stimulating international mobility. At the Doctoral College, she maintains constant link with The Council for Doctoral Education of the European University Association - EUA-CDE. She is the editor of the Revista Lusófona de Educação and a reviewer for international journals. She has extensive teaching experience in primary education, as a Portuguese language teacher, and in higher education, as a teacher of various subjects in the field of Education Sciences. She has experience of working with large teams.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lucimar Dantas

Nomes de citação

  • Dantas, Lucimar

Identificadores de autor

Ciência ID
181F-0CC7-B14C
ORCID iD
0000-0002-3804-1903

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2009/01/02 - 2012/04/20
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com Distinção e Louvor
2010/04/20
Concluído
Educação (Mestrado)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
"Como Minha Filha Aprendeu a Falar. Aquisição da Língua Portuguesa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2007/06/06 - 2010/01/20
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Educação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Minha Filha Aprende a Falar. Percurso de Aquisição da Linguagem de um Criança Brasileira nos Tempos Atuais. " (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2000/01
Concluído
Licenciatura Plena em Letras (Bacharelato)
Faculdades Integradas de Patos, Brasil
2000
Concluído
Linguística do Texto (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Linguística
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2014 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Faculdades Integradas de Patos, Brasil
2012 - 2013 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Faculdade do Seridó, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003 - 2015 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prefeitura Municipal de São Bento, Brasil
2002 - 2014 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prefeitura Municipal de Paulista, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/02 - Atual Investigadora Auxiliar Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2017/01/04 - 2018/12/30 Vice-Diretora Educacional Colégio Marista Pio X, Brasil
2016/01/04 - 2017/01/03 Orientadora Educacional Colégio Marista Pio X, Brasil
2014/01/02 - 2015/12/30 Coordenadora Pedagógica Instituto João XXIII, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual IC – ENGLISH – Innovative Platform for Adult Language Education
2018-1-PL01-KA204-050784
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2022/10/03 - 2024/10/02 Climate Change and STEM Education in Classrooms
2022-1-SE01-KA220-SCH-000088059
Investigador
Em curso
2022/02/01 - 2024/01/31 STEAMing up the sustainability with Sustainable Development Goals
2021-1-SE01-KA220-SCH-000023584
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
Em curso
2022/05/09 - 2023/05/09 A língua que habito, o mundo que construo: ensino de língua portuguesa e desenvolvimento de competências em países da comunidade lusófona
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED
Em curso
2020/11/01 - 2022/08/31 + STORYLINE: STORYtelling for (Language) Learning in an Interactive and Nonformal Environment
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
Concluído
2019/10/01 - 2022/07/31 TASK21 | EdTEch and AI for Essential Skills in the 21st Century
2019-1- FR01-KA203-063063
Investigador
Concluído
2020/10/01 - 2022/02/28 Developing and Sharing Adults’ Language Teachers’ (e)Skills
Investigador
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
Concluído
2021/01/14 - 2022/01/14 Língua pra quê te quero?!
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED
Concluído
2020/02 - 2021/02 AVAL - Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura
Investigador responsável
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
Instituto Lusófono de Investigação e Desenvolvimento
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lucimar Dantas; Dulce Franco; Isabel Canhoto; Elsa Estrela; Maria Calvet-Ricardo; Maria Neves Gonçalves; Óscar Sousa; José Brás; Beatriz Koppe. "CREATING PEDAGOGICAL MATERIAL FOR THE 21ST CENTURY: ANALYSIS OF AN INTERDISCIPLINARY COURSE WITHIN THE SCOPE OF THE ERASMUS+ PROGRAMME". 2022.
    10.21125/edulearn.2022.2096
  2. Dantas, Lucimar. "PARA ALÉM DA LÍNGUA. OS SKILLS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA". Trabalho apresentado em XIV Congresso Internacional Educação e Inovação - Rumo a uma Educação Sustentável, Coimbra, 2020.
    Aceite para publicação
  3. Lucimar Dantas; Elsa Estrela; Maria Calvet Ricardo; Maria Gonçalves; Óscar Sousa; Dulce Franco; José Brás; Beatriz Koppe. "HOW CAN NEW TECHNOLOGIES AND ARTIFICIAL INTELLIGENCE COLLABORATE WITH EDUCATION? KNOWLEDGE AND RECOMMENDATIONS FROM EU STUDENTS AND TEACHERS". 2020.
    10.21125/iceri.2020.1812
Artigo em revista
  1. Dantas, Lucimar; Estrela, Elsa; Yuan, Zhe. "What Can AI Learn from Teachers and Students? A Contribution to Build the Research Gap Between AI Technologies and Pedagogical Knowledge". European Journal of Education and Pedagogy 3 6 (2022): 189-198. http://dx.doi.org/10.24018/ejedu.2022.3.6.509.
    Acesso aberto • Publicado • 10.24018/ejedu.2022.3.6.509
  2. Simon, Sandrine, PhD; Dantas, Lucimar. Autor correspondente: Simon, Sandrine, PhD. "Covid and Higher Education: Crossed Perspectives in the Construction of Knowledge and the Rise of Citizen Science. Theoretical reflections and practical approach in the 11th Encounter of CeiED researchers". Current Issues in Comparative Education 24 2 (2022): 50-70.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Celio da Cunha. "Que educação para quais futuros? Entrecruzamento de olhares a partir da casa global.". Revista Lusófona de Educação 52 52 (2021): 51-70. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/799.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Maria Neves Gonçalves; Brás, José. "Recensão crítica da obra La educación social en los extremos: justicia social y paradojas de la práctica.". Revista Lusófona de Educação 50 50 (2021): 179-183. https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/issue/view/772.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Dantas, Lucimar Almeida; Cunha, Ana. "An integrative debate on learning styles and the learning process". Social Sciences & Humanities Open 2 1 (2020): 100017. http://dx.doi.org/10.1016/j.ssaho.2020.100017.
    10.1016/j.ssaho.2020.100017
  6. Lucimar Almeida Dantas. "From Drummond to Boaventura: In Search of Humanities in Scientific Epistemology". Psychology Research 4 (2014): 754-759.
    Publicado • 10.17265/2159-5542/2014.09.009
Capítulo de livro
  1. Dantas, Lucimar; Cunha, Ana. "Learning Styles and The Learning Process. A contribution to adult's English teachers". In IC-ENGLISH Innovative Method for adult language education. Lublin, Polónia, 2020.
    Publicado
  2. "Para além da Língua. Os skills no ensino e na aprendizagem da língua portuguesa". In Desafíos de investigación educativa durante la pandemia COVID19, editado por I. A. Díaz; M. P. C. Reche; J. A. M. Marín; A. J. M. Guerrero, 252-259. Dykinson, S. L, 2020.
    Publicado
Edição de livro
  1. Do cientista cidadão à ciência cidadã: Olhares cruzados na construção do conhecimento. Atas do 11º Encontro de Investigadores do CeiED. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2021.
    No prelo • Editor
  2. A Ciência em Tempos de Turbulência: cidade, memória, educação. Atas do 10º Encontro de Investigadores do CeiED. Portugal: Edições Universitárias Lusófonas. 2020.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Aprendendo a Falar Português: um estudo de caso longitudinal. NEA. 2017.
    Publicado
Relatório
  1. 2021. AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura. https://www.ceied.ulusofona.pt/pt/investigacao/projetos/aval/repositorio/.
  2. Dantas, Lucimar. 2020. Need Analyses Report: TASK 21.
Resumo em conferência
  1. Dantas, Lucimar; Galego, Carla; Oliveira, Jorge; 951B-70DO-32E1; 8112-E842-A66F; 6811-7E43-9AF3; 2C1F-0DA0-AC63. Autor correspondente: Dantas, Lucimar. "Language, teaching and learning skills: a comparative analysis in Portuguese-speaking countries". Trabalho apresentado em 5th WCCES Symposium. The Future is here: Transforming with Urgency Education Systems for Equitable Rights to Quality Learning, 2022.
  2. Galego, Carla; Koppe, B.; Everaldo dos Santos Almeida; Maria Neves Gonçalves; Brás, José. "Ensino de língua materna e desenvolvimento de competências. Uma análise comparada de programas de ensino de 6 países". Trabalho apresentado em 4th WCCES Symposium, 2022.
    Aceite para publicação
  3. Carla Galego; Beatriz Koppe; Everaldo Almeida; José Brás. "HOW CAN MOTHER LANGUAGE TEACHING CONTRIBUTE TO THE DEVELOPMENT OF 21ST CENTURY SKILLS?". Trabalho apresentado em EDULEARN21 (13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies), 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.2139
  4. Carla Galego; Lucimar Dantas; Beatriz Koppe; José Brás; Everaldo Almeida. "PROMOTING SKILLS THROUGH MOTHER LANGUAGE TEACHING: A COMPARATIVE CURRICULAR ANALYSIS OF SKILLS DEVELOPMENT MODELS IN SECONDARY SCHOOL IN SIX COUNTRIES". 2021.
    10.21125/edulearn.2021.2519
  5. Galego, Carla; Koppe, B.; Everaldo dos Santos Almeida; Maria Neves Gonçalves; Brás, José. "Mother language teaching and skills development: an analysis of the curricula of the last year of secondary education in European countries and Brazil". Trabalho apresentado em 3rd International Conference on Advanced Research in Education (EDUCATIONCONF), 2021.
    Publicado
  6. Dantas, Lucimar; Koppe, B.; Everaldo dos Santos Almeida; Maria Neves Gonçalves; Brás, José. "Skills and Curricular Programs: a Comparative Analysis of Mother Tongue Programs in the Last Year of Secondary School in Six Countries". Trabalho apresentado em ECER 2021 – the European Conference on Educational Research, 2021.
  7. Dantas, Lucimar. "How can new technologies and Artificial Intelligence collaborate with education? Knowledge and recommendations from EU students and teachers". Trabalho apresentado em ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation), Sevilla, 2020.
    Aceite para publicação
  8. Dantas, Lucimar. "When technology meets pedagogy. An ERASMUS+ project proposal to create an interdisciplinary higher education model". Trabalho apresentado em ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation), Sevilla, 2020.
    Aceite para publicação
  9. Dantas, Lucimar; Sousa, Óscar; Gonçalves, Maria; Calvet Ricardo, Maria; Franco, Dulce; Brás, José; Estrela, Elsa; Koppe, Beatriz. "WHEN TECHNOLOGY MEETS PEDAGOGY. AN ERASMUS+ PROJECT PROPOSAL TO CREATE AN INTERDISCIPLINARY HIGHER EDUCATION MODEL". Trabalho apresentado em ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation), 2020.
    Publicado • 10.21125/iceri.2020.1816
  10. Dantas, Lucimar. "IMPACTS OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE ON EDUCATION: A CRITICAL ANALYSIS". Trabalho apresentado em 14th Annual International Technoloy, Education and Development Conference, Valência, 2020.
    Publicado • 10.21125/inted.2020.2310
  11. Dantas, Lucimar. "O uso da tecnologia e da inteligência artificial no desenvolvimento dos essential skills of 21st Century". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Profissionalidade Docente: desafios na formação de professores., Lisboa, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Dantas, Lucimar Almeida. "Como os nossos filhos aprendem a falar? : percurso de aquisição da Língua Portuguesa falada no Brasil". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10437/4342.
  2. Dantas, Lucimar Almeida. "Minha filha aprende a falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos actuais". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10437/1139.

Outros

Outra produção
  1. Minha filha aprende a falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais. Neste trabalho, apresentamos os resultados de uma investigação realizada durante os anos de 2007 a 2009, cujo objetivo foi descrever o percurso de aquisição da língua portuguesa por uma criança brasileira. A pesquisa foi descritiva longitudinal, com abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como estratégia. Os dados obtidos foram analisados de acordo com as seguintes áreas da linguagem: f. 2010. Dantas, Lucimar Almeida; Sousa, Óscar Conceição de. http://hdl.handle.net/10437/8566.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/11/17 Language, teaching and learning skills: a comparative analysis in Portuguese-speaking countries 5th WCCES Symposium. The Future is here: Transforming with Urgency Education Systems for Equitable Rights to Quality Learning
2022/07/19 Designing educational methodology Conference on AI-enhanced learning
Oslo Metropolitan University (Oslo, Noruega)
2022/06/23 The Citizen Science Doctoral College – sharing an interdisciplinary experience 2022 EUA-CDE Annual Meeting. Time and timing in doctoral education.
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
2022/05/20 Pedagogy for 21st century Skills Conference on AI-enhanced learning
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2022/04/22 Designing educational methodology Conference on AI-enhanced learning
Association Leonard de Vinci University (Paris, França)
2021/11/18 ). Ensino de língua materna e desenvolvimento de competências. Uma análise comparada de programas de ensino de 6 países 4th WCCES Symposium
2021/10/01 Investigação científica e responsabilidade social Congresso Internacional NUTECA
Fundação Hermínio Ometto (Brasil)
2021/09/03 A note on learning styles and the learning process Conference Teaching English to Adults: creative responses to lifelong challenges
Universidade Lusófona
2021/09/02 Skills and Curricular Programs: a Comparative Analysis of Mother Tongue Programs in the Last Year of Secondary School in Six Countries ECER 2021 – the European Conference on Educational Research
2021/07/15 Reading literacy assessment in Portugal and Brazil: analysis of PISA's assessment frameworks and national curricula. International Congress on 21st Century Literacies
Instituto Politécnico de Portalegre (Portugal)
2021/07/05 Promoting skills through mother language teaching: a comparative curricular analysis of skills development models in secondary school in six countries EDULEARN21 (13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies)
2021/07/05 How can mother language teaching contribute to the development of 21st century skills? EDULEARN21 (13th annual International Conference on Education and New Learning Technologies)
2021/03/11 Mother language teaching and skills development: an analysis of the curricula of the last year of secondary education in European countries and Brazil 3rd International Conference on Advanced Research in Education (EDUCATIONCONF)
Oxford University
2020/11/25 A literacia de leitura: análise dos referenciais de avaliação do PISA e dos currículos nacionais de Portugal e do Brasil. 3rd WCCES Symposium
Universidade Lusófona
2020/11/09 When technology meets pedagogy. An erasmus+ project proposal to Create an interdisciplinary higher education module. ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation)
(Sevilha, Espanha)
2020/11/09 How can new technologies and artificial intelligence collaborate With education? Knowledge and recommendations from EU students and teachers. ICERI2020 (13th annual International Conference of Education, Research and Innovation)
(Sevilha, Espanha)
2020/03/02 Impacts of artificial intelligence on education: a critical analysis. 14th Annual International Technoloy, Education and Development Conference
(Valência, Espanha)
2019/09/23 O uso da tecnologia e da inteligência artificial no desenvolvimento dos essential skills of the 21st century TO IN. Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. CeiED. (Lisboa, Portugal)
2018 Aprender com Sentido. Relato de experiência de uma escola de Educação Básica I Congresso Internacional de Pesquisas e Práticas em Educação – CONIPPE
UNESP (Assis - SP, Brasil)
2017 A Função Social da Escola na Contemporaneidade IV Congresso Nacional de Educação Católica
Associação Nacional de Educação Católica - ANEC (Belo Horizonte, Brasil)
2016 Efeitos do Input Linguístico na Aprendizagem da Sintaxe em Língua Portuguesa Conferência SPCE – SEC
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2016 Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil. Dados de um estudo longitudinal Congresso Língua e Cultura Portuguesas. Lisboa, Portugal
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)
2015 Educação para a Formação Integral do Sujeito: contributos do modelo de educação católica Congresso Nacional de Educação Católica.
Pontifícia Universidade Católica - PUC Curitiba (Curitiba, Brasil)
2013 Acquisition of simple and complex sentences in Portuguese language. Child Language Seminar
University of Manchester (Manchester, Reino Unido)
2011 Como os Nossos Filhos Aprendem a Falar? Percurso de Aquisição da Língua Portuguesa Falada no Brasil. VIII ENAL/ II EIAL - Encontro Inter/Nacional sobre Aquisição da Linguagem
Universidade Federal de Juiz de Fora. (Juiz de Fora, Brasil)
2010 Minha Filha Aprende a Falar: percurso de aquisição da linguagem de uma criança brasileira nos tempos atuais I Encontro Arc@comum
Universidade do Minho. Centro de Estudos da Criança (Braga, Portugal)
2008 Fracasso Escolar no Turno Noite da Escola "Dr.Jarques" : causas sociais Conferência Internacional.Educação, Globalização e Cidadania
Universidade Federal da Paraíba. (João Pessoa, Brasil)
2008 É Possível Educar para um Outro Mundo: relato de um caso de sucesso. Conferência Internacional Educando o Cidadão Global. Globalização, Educação e Novos Modos de Governação
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015 - Atual Práticas de Letramento Escolar dos Professores de Jandaíra - RN
Orientador
Ciências da Educação (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2012 - 2015 Oralidade na Sala de Aula: concepções e registros de práticas de um grupo de professores de língua portuguesa.
Orientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - Atual III Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação - ENJIE (2019/01/25 - 2019/01/26)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Portugal
2021/07/14 - 2021/07/16 11º Encontro de Investigadores do CeiED (2021/07/14 - 2021/07/16)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
2020/07/22 - 2020/07/24 10º Encontro de Investigadores do CeiED (2020/07/22 - 2020/07/24)
Encontro
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento - CeiED, Portugal
2019/05/30 - 2019/06/01 I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global (2019/05/30 - 2019/06/01)
Congresso (Coorganizador)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/09/14 DO LIVRO DIDÁTICO À LEITURA LITERÁRIA: MEDIAÇÃO E RECEPÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR DA EJA
Arguente principal
JEANNE DE SOUSA DA SILVA (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/06/20 DOS ERROS AOS ACERTOS. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVA COMPENSATÓRIA OU EMANCIPATÓRIA?
Arguente principal
Rosangela Procópio Correia (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2020/02/12 O Dito e o Não Dito na Educação: Políticas Públicas Educacionais de Gênero no Brasil à Luz do Curso Gênero e Diversidade na Escola GDE
Arguente
Teodora Torres, (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2019 O Design Instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem
Presidente do júri
Vinicius Batista Melo (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Oralidade na Sala de Aula: concepções e práticas de um grupo de professores de língua portuguesa
Orientador
Tânia Dantas Gama (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2015 Práticas de Letramento Escolar dos Professores de Jandaíra - RN
Orientador
Severino Dias de Araújo (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/11/22 - Atual VII ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Porto
2022/05/23 - Atual 12º Encontro de Investigadores do CeiED Universidade Lusófona
2021/11/16 - Atual VI ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria
2019 - Atual TO IN. Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2019 - Atual Revista Lusófona de Educação (1646-401X) Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias
2017 - Atual Revista de Educação ANEC (2526-9089) Associacao Nacional de Educacao Catolica - ANEC

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019 - Atual Língua Portuguesa Ciências da Educação - Educação Social (Licenciatura) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2022/11/07 - 2023/10 Cérebro, Mente e Educação Mestrado em Ciência Cognitiva e Educação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/03/28 - 2022/04/01 Mobilidade Internacional Erasmus+ Max Planck Institute for Psycholinguistics, Países Baixos

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas
2012 - Atual International Association for Studies in Child Language