Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Mariana Vieira Martins
Nomes de citação
- Martins, Mariana
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 131A-8B83-491E
- ORCID iD
- 0000-0002-1023-2177
Endereços de correio eletrónico
- mvmartins@ua.pt (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2024/09 - 2028
Em curso
|
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
|
|
2021/10 - 2023/12
Concluído
|
Educação e Formação (Mestrado)
Especialização em Didática e Tecnologia Educativa em Línguas
Universidade de Aveiro, Portugal
"O ensino da escrita de português numa turma de natureza multilingue: uma proposta didática colaborativa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2013/09 - 2015/12
Concluído
|
Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A eficácia da identidade visual do Novo Banco na perceção e associações semânticas à marca" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
2010/09 - 2013/07
Concluído
|
Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (Licenciatura)
Especialização em Assessoria
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
15 |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/09 - 2024/09 | Produtora de conteúdos | Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, Portugal |
2021/09 - 2024/07 | Apoio ao estudo e explicações | Instituto da Educação S. João da Cruz, Portugal |
2021/01 - 2021/07 | Mentora GAP Gulbenkian Aprendizagem | Teach For Portugal, Portugal |
Agrupamento de Escolas de Tabuaço, Portugal | ||
2020/09 - 2020/12 | Atividades de Enriquecimento Curricular | Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Portugal |
2018/10/15 - 2019/10/14 | Estágio Profissional PEPAC-MNE | Governo da República Portuguesa Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal |
Embaixade de Portugal, Suiça |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/10/01 - Atual | AILIT - AI Literacy Network in Primary School
AILIT
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Em curso
|
2023/02 - 2023/06 | AILIT - AI Literacy Network in Primary School
KA220-SCH-C4A7756B
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
Concluído
|
2022/02 - 2022/06 | KAMILALA: um projecto criativo para a inclusão social através da abertura às línguas e culturas
09/2021/BI/DEP
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
Concluído
|
2018/05/02 - 2018/09/03 | Quando o Complexo é notícia: uma análise de conteúdo das notícias publicadas, desde 1952, em quatro jornais portugueses, sobre
o Complexo Químico de Estarreja
Projet OHM
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/26 | O ensino da escrita de português numa turma de natureza multilingue: uma proposta didática colaborativa | ELINET
Universidade Federal do Pará, Bragança Campus (Bragança, Brasil)
|
2024/09/14 | Escrita em contexto multilingue: processo e perfis linguísticos em foco | III Conference of the Association of Teachas and Researchers of Portuguese in the UK -Tropo UK
Newcastle University (Newcastle , Reino Unido)
|
2024/09/06 | Manifestações discursivas de alterização e de estereotipização em ambientes virtuais: explorando caminhos para um ensino da língua portuguesa | IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2024/09/04 | Educação intercultural: propostas de atividades para um ambiente pluricultural | IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
|
2023/10/23 | A construção do sujeito nos trilhos da lusofonia: uma proposta interdisciplinar para a sala de aula | VI SEPOLH - 6.º Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2022/08/05 | O Challenge Based Learning como estratégia didática na Unidade Curricular de Literacias: Leitura e Escrita - reflexão sobre um caso desenvolvido numa turma de mestrado | XI EMEP - Encontro Mundial sobre Ensino de Português
Harvard University (Boston, Estados Unidos)
|
2016/05/20 | A eficácia da identidade visual do Novo Banco naperceção e associações semânticas à marca | International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2016
Universidade Europeia (Lisboa, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025/05/07 - 2025/05/07 | 2.º Fórum IA no Espaço Educacional (2025/05/07 - 2025/05/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/05/07 - 2025/05/07 | Co-dinamização do workshop "Desenvolver a competência escrita com o suporte da plataforma AILIT"
Oficina (workshop)
|
2.º Fórum IA no Espaço Educacional
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2024/09/02 - 2024/09/07 | Participação no IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Congresso
|
IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Universidade da Madeira, Portugal
|
2024/05/22 - 2024/05/22 | Participação no 1º Fórum IA no Espaço Educacional
Conferência
|
1º Fórum IA no Espaço Educacional
Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal |
2023/10/23 - 2023/10/25 | Moderadora do workshop "Literatura infantil e ancestralidade multicultural no ensino do POLH"
Congresso
|
VI SEPOLH - 6.º Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
|
2016/05/20 - 2016/05/21 | Participação na International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2016
Conferência
|
International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2016 |
Outro júri / avaliação
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024 - 2024 | Membro do do júri do 6º Concurso kamishibai plurilíngue intitulado "Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe!" | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2023 - 2023 | Membro do Júri do 5.º Concurso Kamishibai Plurilingue "Este lugar que tanto amo" | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |
2022 - 2022 | Membro do Júri da 4.ª Edição do Concurso Kamishibai Plurilingue "Quem são os nossos vizinhos" | Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal |