???global.info.a_carregar???
Doutoranda em Educação, ramo de de Didática e Desenvolvimento Curricular, na Universidade de Aveiro, e bolseira de investigação (BI) no projeto AILIT — AI Literacy network in Primary School, no CIDTFF. É mestre em Educação e Formação, com especialização em didática e tecnologia educativa em línguas (2023), e em línguas e relações empresariais (2015), pela Universidade de Aveiro, e licenciada em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (2013), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Anteriormente, foi bolseira de iniciação à investigação científica nos projetos 'AILIT - AI Literacy network in Primary School' (2023) e 'Kamilala - um projeto criativo para a inclusão social através da abertura às línguas e culturas' (2022), ambos afetos ao CIDTFF da Universidade de Aveiro. Com experiência profissional na produção de conteúdos educativos e contacto com públicos escolares, tem três artigos em revistas especializadas, um artigo em conferências e duas dissertações, e participou em seis conferências internacionais. As suas áreas de interesse incluem o ensino e a aprendizagem da escrita da língua portuguesa com recurso à inteligência artificial generativa e a sensibilização para a diversidade linguística e cultural.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mariana Vieira Martins

Nomes de citação

  • Martins, Mariana

Identificadores de autor

Ciência ID
131A-8B83-491E
ORCID iD
0000-0002-1023-2177

Endereços de correio eletrónico

  • mvmartins@ua.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Línguas e Literaturas

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2024/09 - 2028
Em curso
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/10 - 2023/12
Concluído
Educação e Formação (Mestrado)
Especialização em Didática e Tecnologia Educativa em Línguas
Universidade de Aveiro, Portugal
"O ensino da escrita de português numa turma de natureza multilingue: uma proposta didática colaborativa " (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2013/09 - 2015/12
Concluído
Línguas e Relações Empresariais (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"A eficácia da identidade visual do Novo Banco na perceção e associações semânticas à marca" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2010/09 - 2013/07
Concluído
Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia (Licenciatura)
Especialização em Assessoria
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09 - 2024/09 Produtora de conteúdos Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, Portugal
2021/09 - 2024/07 Apoio ao estudo e explicações Instituto da Educação S. João da Cruz, Portugal
2021/01 - 2021/07 Mentora GAP Gulbenkian Aprendizagem Teach For Portugal, Portugal
Agrupamento de Escolas de Tabuaço, Portugal
2020/09 - 2020/12 Atividades de Enriquecimento Curricular Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Portugal
2018/10/15 - 2019/10/14 Estágio Profissional PEPAC-MNE Governo da República Portuguesa Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal
Embaixade de Portugal, Suiça
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2024/10/01 - Atual AILIT - AI Literacy Network in Primary School
AILIT
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Em curso
2023/02 - 2023/06 AILIT - AI Literacy Network in Primary School
KA220-SCH-C4A7756B
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2022/02 - 2022/06 KAMILALA: um projecto criativo para a inclusão social através da abertura às línguas e culturas
09/2021/BI/DEP
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
Concluído
2018/05/02 - 2018/09/03 Quando o Complexo é notícia: uma análise de conteúdo das notícias publicadas, desde 1952, em quatro jornais portugueses, sobre o Complexo Químico de Estarreja
Projet OHM
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Departamento de Ciências Sociais Políticas e do Território, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Martins, Mariana; Roberto, Teresa; Fortes, Nuno. "A eficácia da identidade visual do Novo Banco na perceção e associações semânticas à marca". 2016.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mariana Martins; Madalena Teixeira; Rosa Maria Faneca. "Shaping the Future of Collaborative Writing in Educational Settings". Sisyphus — Journal of Education 13 1 (2025): 246-271. https://revistas.rcaap.pt/sisyphus/article/view/38156.
    Publicado • 10.25749/SIS.38156
  2. Oliveira, Lucas Sávio Freire da Silva; Martins, Mariana Vieira. "Manifestações discursivas de alterização e de estereotipização em ambientes virtuais: explorando caminhos para um ensino da língua portuguesa". Caderno Pedagógico 21 13 (2024): e12381. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n13-327.
    10.54033/cadpedv21n13-327
  3. Mariana Vieira Martins; Maria Teresa Roberto; Nuno Miguel Fortes. "Estudo sobre associações semânticas à marca Novo Banco". RUA-L: Revista da Universidade de Aveiro. Letras (2016): n.º 4 (2015): Língua-n.º 4 (2015): Língua. https://proa.ua.pt/index.php/rual/article/view/7973.
    10.34624/RUAL.V0I4.7973
Resumo em conferência
  1. Simões, Danielli; Ferreira, Elizabeth ; Martins, Mariana; Albuquerque-Dorneles, R.. "A construção do sujeito nos trilhos da lusofonia: uma proposta interdisciplinar para a sala de aula". Trabalho apresentado em VI SEPOLH: Português como Língua de Herança: da Gestão à Formação, Aveiro, 2023.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "O ensino da escrita de português numa turma de natureza multilingue: uma proposta didática colaborativa". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2023. http://hdl.handle.net/10773/41284.
  2. "A eficácia da identidade visual do Novo Banco na perceção e associações semânticas à marca". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/16013.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/10/26 O ensino da escrita de português numa turma de natureza multilingue: uma proposta didática colaborativa ELINET
Universidade Federal do Pará, Bragança Campus (Bragança, Brasil)
2024/09/14 Escrita em contexto multilingue: processo e perfis linguísticos em foco III Conference of the Association of Teachas and Researchers of Portuguese in the UK -Tropo UK
Newcastle University (Newcastle , Reino Unido)
2024/09/06 Manifestações discursivas de alterização e de estereotipização em ambientes virtuais: explorando caminhos para um ensino da língua portuguesa IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2024/09/04 Educação intercultural: propostas de atividades para um ambiente pluricultural IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Universidade da Madeira (Funchal, Portugal)
2023/10/23 A construção do sujeito nos trilhos da lusofonia: uma proposta interdisciplinar para a sala de aula VI SEPOLH - 6.º Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2022/08/05 O Challenge Based Learning como estratégia didática na Unidade Curricular de Literacias: Leitura e Escrita - reflexão sobre um caso desenvolvido numa turma de mestrado XI EMEP - Encontro Mundial sobre Ensino de Português
Harvard University (Boston, Estados Unidos)
2016/05/20 A eficácia da identidade visual do Novo Banco naperceção e associações semânticas à marca International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2016
Universidade Europeia (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2025/05/07 - 2025/05/07 2.º Fórum IA no Espaço Educacional (2025/05/07 - 2025/05/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2025/05/07 - 2025/05/07 Co-dinamização do workshop "Desenvolver a competência escrita com o suporte da plataforma AILIT"
Oficina (workshop)
2.º Fórum IA no Espaço Educacional
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2024/09/02 - 2024/09/07 Participação no IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Congresso
IX SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa / VI Congresso da AILP
Universidade da Madeira, Portugal
2024/05/22 - 2024/05/22 Participação no 1º Fórum IA no Espaço Educacional
Conferência
1º Fórum IA no Espaço Educacional
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2023/10/23 - 2023/10/25 Moderadora do workshop "Literatura infantil e ancestralidade multicultural no ensino do POLH"
Congresso
VI SEPOLH - 6.º Simpósio Europeu de Português como Língua de Herança
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2016/05/20 - 2016/05/21 Participação na International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2016
Conferência
International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour 2016

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - 2024 Membro do do júri do 6º Concurso kamishibai plurilíngue intitulado "Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe!" Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2023 - 2023 Membro do Júri do 5.º Concurso Kamishibai Plurilingue "Este lugar que tanto amo" Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2022 - 2022 Membro do Júri da 4.ª Edição do Concurso Kamishibai Plurilingue "Quem são os nossos vizinhos" Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal