???global.info.a_carregar???
Ana Cristina Monteiro Quelhas completed her Aggregation in 2006 and her PhD in Cognitive Psychology in 1996. She is a Full Professor at ISPA and an Integrated Research Member at APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion. In the field of Cognitive Psychology, she specializes in the area of human thought, with a special interest in deductive reasoning. Current research interests: Developing the theory of mental models (e.g. Johnson-Laird & Byrne, 1991, 2002), integrating aspects related to semantic and pragmatic modulation in deductive reasoning, in particular conditional reasoning and counterfactual reasoning. In this domain also study individual differences, namely in adults with depressive sintoms and children with diagnostic of autism. Ana Cristina Monteiro Quelhas. Concluiu a Agregação em 2006 e o doutoramento em Psicologia Cognitiva em 1996. É Professora Catedrática no ISPA e membro integrado da APPsyCI – Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion. No âmbito da Psicologia Cognitiva, o domínio de especialização é na área do pensamento humano, com especial interesse pelo raciocínio dedutivo. Actuais interesses de investigação: Desenvolver a teoria dos modelos mentais (e.g. Johnson-Laird & Byrne, 1991, 2002), integrando aspectos relacionados com a modulação semântica e pragmática no raciocínio dedutivo, em particular no raciocínio condicional, e contrafactual. Neste domínio estudar diferenças individuais, nomeadamente em adultos com sintomatologia depressiva e em crianças com diagnóstico de autismo.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Cristina Quelhas

Nomes de citação

  • Quelhas, A. C.

Identificadores de autor

Ciência ID
121C-2F5E-5F46
ORCID iD
0000-0001-7698-2459

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2006
Concluído
n/a (Título de Agregado)
Faculdade de psicologia e ciências da educação de Coimbra , Portugal
Aprovada por unanimidade
1997
Concluído
Psicologia (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Psicologia Geral
Universidade de Lisboa, Portugal
"Raisonnement Conditionnel: Modèles Mentaux et Schémas Pragmatiques" (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996
Concluído
Psicologia Cognitiva (Doutoramento)
Université Aix-en-Provence , França
"Raciocínio condicional: Modelos mentais e esquemas pragmáticos" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable avec felicitat.
1996
Concluído
Psicologia (Docteur)
Aix-Marseille Université IUT d'Aix-en-Provence, França
"Raisonnement conditionnel: Modèles mentaux et schémas pragmatiques" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Très Honorable avec félicitations
1986
Concluído
Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Clínica (Licenciatura)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida Centro de Investigação em Psicologia Aplicada Capacidades e Inclusão, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007/07 - Atual Professor Catedrático (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2001/05 - 2006/09 Professor Associado (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1996/10 - 2001/04 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1989/10 - 1993/09 Assistente (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1987/10 - 1989/09 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
1985/10 - 1987/09 Monitor (Docente Universitário) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1993/10 - 1996/06 Bolseira de doutoramento (Investigação Científica) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2021/12/31 El desarrollo deductivo de conclusiones sesgadas: implicaciones en aprendizaje escolar y en contextos sociales (Development of deductive biased conclusions: implications in scholar learning and social contexts)
PGC2018-095868-B-I00
Investigador
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Em curso
2016/01/01 - 2018/01/31 ERRORES Y ANTIDOTOS AL DEDUCIR CON INFORMACION AMBIGUA Y FALSA: DESARROLLO EN ESCOLARES Y JUICIOS SOCIALES DE ADULTOS) Errors and antidotes during deduction with ambiguous and false information: school children’s development and social judgments of adults.
PSI2015-63505
Investigador
Concluído
2001/01 - 2004/01 Cognitive and affective feelings: Nature, function and inter-relations
POCTI/PSI/42239/2001
Investigador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2002 - 2004 Cognição e Contexto no Pensamento Contrafactual
POCTI/PSI/42215/01
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
1999 - 2001 Cognição e Contexto no Pensamento Contrafactual
PRAXIS/C/PSI/13057/1998
Investigador responsável
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Juhos, C.; Quelhas, A. C.; Power, M. J.; Senos, J.. "Emotional and cognitive consequences of counterfactual thinking in depression". Trabalho apresentado em 9th EARLI International Conference on Motivation., Lisboa, 2004.
    Publicado
  2. Senos, J.; Garcia-Marques, T.; Quelhas, A. C.; Almeida Rocha, T.. "Affective impact of counterfactual thinking". Trabalho apresentado em 9th EARLI International Conference on Motivation, Lisboa, 2004.
    Publicado
  3. Quelhas, A. C.; Guerreiro, J. "Memória de trabalho e inferência silogística: Estudo exploratório de novas medidas". Trabalho apresentado em 2º Congresso Ispano-Português de Psicologia., Lisboa, 2004.
    Publicado
  4. Quelhas, A. C.; Johnson-Laird, P.N.,. "Pragmatic modulation and reasoning with conditionals". Trabalho apresentado em XIII Conference of the European Society of Cognitive Psychology, Granada, 2003.
    Publicado
  5. Quelhas, A. C; Johnson-Laird, P.N.,. "Modulação semântica no raciocínio condicional". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 2003.
    Publicado
  6. Quelhas, A. C.; Power, M. J.; Juhos, C.; Senos, J.. "Aspectos funcionais do pensamento contrafactual na depressão". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 2003.
    Publicado
  7. Senos, J.; Garcia-Marques, T.; Quelhas, A. C.. "Pensamento contrafactual, atribuição causal e reacção afectiva após insucesso académico". Trabalho apresentado em V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, Lisboa, 2003.
    Publicado
  8. Quelhas, A. C.; Ribeiro, O. "Conditional reasoning and the selection task". Trabalho apresentado em IV European Congress of Psychology, Atenas, 1995.
    Publicado
  9. Quelhas, A. C.. "Conditional reasoning in two types of task". Trabalho apresentado em 7th Conference of the European Society of Cognitive Psychology, Lisboa, 1994.
    Publicado
  10. Quelhas, A. C.; Gilly, M.. "Conditional Reasoning: Aspects Related to the Development and to the Type of Task". Trabalho apresentado em 5th European Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction, Aix-en-Provence, 1993.
    Publicado
  11. Quelhas, A. C.. "Raciocínio e depressão". Trabalho apresentado em Congresso Internacional Stress, Ansiedade e Desordens Emocionais., Braga, 1991.
    Publicado
  12. Quelhas, A. C.. "Modelos mentais e inferências condicionais". Trabalho apresentado em III Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Lisboa, 1987.
    Publicado
  13. Quelhas, A. C.. "Serão os erros lógicos bons indicadores para o reconhecimento social dos esquizofrénicos paranoides?". Trabalho apresentado em Congresso Hispano Português de Psiquiatria, Saragoza, 1986.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Célia Rasga; Ana Cristina Quelhas; P. N. Johnson-Laird. "An explanation of or-deletions and other paradoxical disjunctive inferences". Journal of Cognitive Psychology 34 8 (2022): 1032-1051. http://dx.doi.org/10.1080/20445911.2022.2091576.
    10.1080/20445911.2022.2091576
  2. Johnson-Laird, P. N.; Quelhas, Ana Cristina; Rasga, Célia. "The mental model theory of free choice permissions and paradoxical disjunctive inferences". Journal of Cognitive Psychology 33 8 (2021): 951-973. http://dx.doi.org/10.1080/20445911.2021.1967963.
    Publicado • 10.1080/20445911.2021.1967963
  3. Gómez-Sánchez, Jesica; Moreno-Ríos, Sergio; Couto, Marta; Quelhas, Ana Cristina. "Conditional content, explicit information and generating cases: Sources for suppressing inferences". Acta Psychologica 213 (2021): 103240. http://dx.doi.org/10.1016/j.actpsy.2020.103240.
    10.1016/j.actpsy.2020.103240
  4. Quelhas, Ana Cristina; Rasga, Célia; Johnson-Laird, P.N.. "The Analytic Truth and Falsity of Disjunctions". Cognitive Science 43 9 (2019): http://dx.doi.org/10.1111/cogs.12739.
    Publicado • 10.1111/cogs.12739
  5. Quelhas, A. C.; Johnson-Laird, P.N.; Rasga, C.. "The Relation Between Factual and Counterfactual Conditionals". Cognitive Science 42 (2018): 2205-2228.
    Publicado • 10.1111/cogs.12663
  6. Quelhas, Ana Cristina; Johnson-Laird, P.N.. "The modulation of disjunctive assertions". The Quarterly Journal of Experimental Psychology 70 4 (2017): 703-717.
    Publicado • 10.1080/17470218.2016.1154079
  7. Quelhas, A. C.; Couto, M.; Byrne, R.M.J.. "Advice conditionals about tips and warnings: Interpretations and inferences". Journal of Cognitive Psychology 29 (2017): 364-380.
    Publicado • 10.1080/20445911.2016.1278377
  8. Rasga, C.; Quelhas, A.C.; Byrne, R.M.J.. "How Children with Autism Reason about Other's Intentions: False-Belief and Counterfactual Inferences.". Journal of Autism and Developmental Disorders 47 6 (2017): 1806-1817.
    Publicado • 10.1007/s10803-017-3107-3
  9. Quelhas, A. C.; Rasga, Célia; Johnson-Laird, P.N.. "A priori true and false conditionals". Cognitive Science 55 (2017): 1003-1030.
    Publicado • 10.1111/cogs.12479
  10. Quelhas, A. C.. "The modulation of disjunctive assertions.". Quarterly Journal of Experimental Psychology, 70, 4, 703-717 (2017):
    doi: 10.1080/17470218.2016.1154079
  11. Rasga, Célia; Quelhas, Ana Cristina; Byrne, Ruth M.J.. "Children's reasoning about other's intentions: False-belief and counterfactual conditional inferences". Cognitive Development 40 40 (2016): 46-59.
    Publicado • 10.1016/j.cogdev.2016.08.007
  12. Quelhas, A. C.. "Children's reasoning about other's intentions: False-belief and counterfactual conditional inferences.". Cognitive Development, 40, 46-59 (2016):
    DOI: 10.1016/j.cogdev.2016.08.007
  13. Quelhas, A. C.; Juhos, C; Byrne, R.M.J.. "Reasoning About Intentions: Counterexamples to Reasons for Actions". Journal of Experimental Psychology: Learning,Memory, and Cognition 1 41 (2015): 55-76.
    Publicado • 10.1037/a0037274
  14. Rasga,Célia; Quelhas,Ana Cristina; Couto,Marta; Marques,João. "Teoria da mente e pensamento contrafactual em crianças de baixo nível socioeconómico". (2015): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400009.
  15. Marques,João; Quelhas,Ana Cristina; Juhos,Csongor; Couto,Marta; Rasga,Célia. "Counterfactual thinking: Study of the focus effect of scenarios and blame ascriptions to victim and perpetrator". (2014): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312014000400001.
  16. Quelhas, A. C.; Juhos, Cs. "A psicologia cognitiva e o estudo do raciocínio dedutivo no último meio século". Análise Psicológica 4 XXXI (2013): 359-375.
    Publicado • 10.14417/ap.806
  17. Quelhas, A. C.. "A psicologia cognitiva e o estudo do raciocínio dedutivo no último meio século". (2013): http://hdl.handle.net/10400.12/3301.
  18. Juhos, Csongor; Quelhas, Ana Cristina; Johnson-Laird, P.N.. "Temporal and spatial relations in sentential reasoning". Cognition 122 3 (2012): 393-404.
    Publicado • 10.1016/j.cognition.2011.11.007
  19. Quelhas, A. C.; Juhos, Cs. "Raciocínio Dedutivo: O paradigma da inferência condicional". Laboratório de Psicologia 2 10 (2012): 287-297.
    Publicado
  20. Quelhas, Ana Cristina; Johnson-Laird, Philip N.; Juhos, Csongor. "The modulation of conditional assertions and its effects on reasoning". The Quarterly Journal of Experimental Psychology 63 9 (2010): 1716-1739.
    Publicado • 10.1080/17470210903536902
  21. Couto, M.; Quelhas, A. C; Juhos, C. "Necessidade de cognição, memória de trabalho e recuperação de contra-exemplos para condicionais causais". Psychologica 53 (2010): 183-216. http://hdl.handle.net/10316.2/5537.
    Publicado
  22. Quelhas,Ana Cristina; Guerreiro,João; Quelhas, A. C; Guerreiro, J. "Raciocínio deôntico em reclusos". Análise Psicológica 28 4 (2010): 597-618. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000400004.
    Publicado
  23. Gracia Madruga, J. A.; Moreno-Ríos, S.; Quelhas, A. C; Juhos, C. "Reasoning with ‘Unless’ Counterfactual Conditionals". Psicológica 30 (2009): 217-243. http://hdl.handle.net/10400.12/1223.
    Publicado
  24. García-Madruga, J.A.; Moreno-Ríos, S.; Quelhas, A.C.; Juhos, C.. "Reasoning with 'unless' counterfactual conditionals | Razonamiento con condicionales contrafácticos 'A menos que'". Psicologica 30 2 (2009): 217-243. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-73049093532&partnerID=MN8TOARS.
  25. Quelhas, Ana Cristina; Power, Mick J.; Juhos, Csongor; Senos, Jorge. "Counterfactual thinking and functional differences in depression". Clinical Psychology & Psychotherapy 15 5 (2008): 352-365.
    Publicado • 10.1002/cpp.593
  26. Quelhas, A. C; Juhos, C; Senos, J.. "Tényelleni (counterfactual) gondolkodás egyetemi kontextusban (Counterfactual thinking in academic context)". Iskolakultúra 1 (2007): 74-80.
    Publicado
  27. Guerreiro, J; Quelhas, A. C; García-Madruga, J. A; Guerreiro,João; Quelhas,Ana Cristina; García-Madruga,Juan A.. "Memória de trabalho e inferência silogística: Estudo exploratório de novas medidas". Análise Psicológica 24 2 (2006): 131-148. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312006000200001.
    Publicado
  28. Quelhas, A. C; Johnson-Laird, P.N.,. "Modulação semântica e raciocínio condicional". Psychologica 40 1 (2005): 247-265.
    Publicado
  29. Quelhas,Ana Cristina; Johnson-Laird,P. N.; Quelhas, A. C; Johnson-Laird, P.N.,. "Conhecimentos, modelos, e raciocínio condicional". Análise Psicológica 22 2 (2004): 309-317. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312004000200001.
    Publicado
  30. Quelhas, Ana Cristina; Byrne, Ruth. "Reasoning with deontic and counterfactual conditionals". Thinking & Reasoning 9 1 (2003): 43-65.
    Publicado • 10.1080/13546780244000105
  31. Quelhas, A. C; García-Madruga, J. A; Byrne, R.M.J.; Moreno-Ríos, S.; Juhos, C. "Raciocínio com diferentes formulações condicionais". Psychologica 32 1 (2003): 185-197.
    Publicado
  32. Juhos, C; Quelhas, A. C; Senos, J.. "Pensamento contrafactual na depressão". Psychologica 32 1 (2003): 199-215.
    Publicado
  33. Byrne,Ruth M. J.; Quelhas,Ana Cristina; Byrne, R.M.J.; Quelhas, A. C. "Raciocínio contrafactual e modelos mentais". Análise Psicológica 4 (1999): 713-721. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311999000400007.
    Publicado
  34. Quelhas,Ana Cristina; Juhos,Csongor; Senos,Jorge; Rocha,Teresa Almeida; Quelhas, A. C; Juhos, C; Senos, J.; Almeida Rocha, T.. "Desenvolvimento do raciocínio condicional e modelos mentais". Análise Psicológica 17 4 (1999): 695-711. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311999000400006.
    Publicado
  35. Garcia-Marques,Teresa; Quelhas,Ana Cristina; Gomes,Jorge F.; Garcia-Marques, T.; Quelhas, A. C; Gomes, J.. "Os modelos log-lineares em investigação psicológica". Análise psicológica 1 (1997): 29-48. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82311997000100004.
    Publicado
  36. Quelhas, A. C; Gilly, M.. "Raciocínio condicional: Silogismos e tarefa de selecção". Análise Psicológica 4 (1996): 533-552.
    Publicado
  37. Quelhas, A. C; Ribeiro, O. "O problema da instrução na tarefa de selecção de cartões". Análise Psicológica 3 (1993): 441-454.
    Publicado
  38. Quelhas, A. C; Ribeiro, O. "Efeitos de conteúdo no raciocínio com silogismos condicionais". Análise Psicológica 11 3 (1993): 425-439.
    Publicado
  39. Quelhas, A. C; Cláudio, V.; Power, M. J.; Quelhas, A. C.. "Raciocínio e esquecimento na depressão". Análise Psicológica 10 4 (1992): 483-488.
    Publicado
  40. Quelhas, A. C; Power, M. J.. "Raciocínio dedutivo na depressão". Análise Psicológica 9 1 (1991): 43-52.
    Publicado
  41. Quelhas, A. C. "O processo cognitivo no raciocínio condicional". Análise Psicológica 9 3-4 (1991): 365-372.
    Publicado
  42. Quelhas, A. C. "Lógica, psicologia e psicopatologia". Análise Psicológica 8 3 (1990): 289-294.
    Publicado
  43. Quelhas, A. C; Cláudio, V.; Costa, N. F.. "Psicopatologia cognitiva". Análise Psicológica 7 1/2/3 (1989): 377-381.
    Publicado
  44. Quelhas, A. C.. "Lógica na cognição esquizofrénica". Análise Psicológica 2 (1988): 225-234.
    Publicado
  45. Figueira, M. L.; Paes de Sousa, M.; Pestana, C.; Cláudio, V.; Quelhas, A. C. "Anxiety and cognitive dysfunction. The effect of two benzodiazepinas – alprazolam and bramazepam – in a double blind trial". Acta Psiquiátrica Portuguesa 33 1 (1987): 17-29.
    Publicado
  46. Figueira, M. L.; Paes de Sousa, M.; Cláudio, V.; Pestana, C.; Quelhas, A. C. "On psychomotor performance under benzodiazepines". Acta Psiquiátrica Portuguesa 33 2 (1987): 59-65.
    Publicado
  47. Quelhas, A. C. "Mental models and inference errors in paranoid schizophrenic patients". Acta Psiquiátrica Portuguesa 33 3 (1987): 99-104.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Quelhas, A. C.; Rasga, C.; Byrne, R.M.J.. "Counterfactual and false-belief reasoning in individuals with autism". In Thinking, Reasoning, and Decision Making in Autism, 88-112. Routledge, 2020.
    Publicado
  2. Quelhas, A. C; Byrne, R.M.J.. "Counterfactual conditionals: reasoning latencies". In Mental models in reasoning, 1-1. Madrid, Espanha: UNED ediciones, 2000.
    Publicado
  3. Quelhas, A. C. "Deductive reasoning and context variables". In Cognition and Context, 215-233. Lisboa, Portugal: ISPA, 1998.
    Publicado
  4. Pereira, F; Quelhas, A. C. "Cognition and context: Introdutory notes". In Cognition and Context, 1-12. Lisboa, Portugal: ISPA, 1998.
    Publicado
Edição de livro
  1. Quelhas, A. C.; Pereira, F. Cognition and Context. Lisboa, Portugal: ISPA. 1998.
Livro
  1. Quelhas, A. C.. Raisonnement conditionnel: Modèles mentaux et schémas pragmatiques. Lille, França: Presses Universitaires Septentrion. 2000.
    Publicado
  2. Quelhas, A. C.. Raciocínio condicional: Modelos mentais e esquemas pragmáticos. Lisboa, Portugal: ISPA. 1996.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Quelhas, A. C.; Rasga, C.; Couto, M.; João Marques. "Era uma vez um planeta chamado pokron: Como as crianças raciocinam sobre as intenções: infere^ncias de falsas crenc¸as e contrafactuais". Trabalho apresentado em 10º Encontro Anual da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2015.
  2. Quelhas, A. C.; Couto, M.; Rasga, C.; João Marques. "Contraexemplos para Avisos e Conselhos". Trabalho apresentado em 10º Encontro Anual da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2015.
  3. Quelhas, A. C.; Couto, M.. "O impacto da fluência e recuperação de contraexemplos nas inferências causais". Trabalho apresentado em 9º Encontro Anual da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2014.
  4. Quelhas, A. C.; Juhos, C.; Couto, M.. "Raciocínio e Intencionalidade - Tipos de Razão para as acções.". Trabalho apresentado em 6º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2011.
  5. Quelhas, A. C.; Juhos, C.; Queimado, N. "Processar o não-dito: A sequência implícita entre eventos influencia o raciocínio". Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2010.
  6. Couto, M.; Quelhas, A. C.; Juhos, C.. "Necessidade de cognição, memória de trabalho e recuperação de contraexemplos para condicionais causais". Trabalho apresentado em 5º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2010.
  7. Rasga, C.; Quelhas, A. C.; Quelhas, A. C; Rasga,Célia; Quelhas,Ana Cristina. "O efeito de ordem temporal no pensamento contrafactual das crianças". Trabalho apresentado em 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental, 2009.
  8. Quelhas, A. C.; Juhos, C.; Power, M. J.. "Individual differences and the function of counterfactual thinking". Trabalho apresentado em 6th International Conference on thinking, 2008.
  9. Juhos, C.; Quelhas, A. C.. "Priming with everyday conditionals.". Trabalho apresentado em International Meeting on Mental Models and Reasoning, 2006.
  10. Quelhas, A. C; Johnson-Laird, P.N.,; Quelhas, A. C.. "Semantic modulation and conditional inferences". Trabalho apresentado em Fifth International Conference on Thinking, 2004.
  11. Quelhas, A. C.; García-Madruga, J. A; Byrne, R.M.J.; Juhos, C.; Moreno-Ríos, S.. "Counterfactual 'only if' and 'unless'". Trabalho apresentado em 2nd International Conference on Reasoning and Decision Making, 2003.
  12. Quelhas, A. C.; Byrne, R.M.J.. "Raciocínio com condicionais factuais e contrafactuais". Trabalho apresentado em III Encontro do Fórum Internacional de Investigadores Portugueses, 2001.
  13. Quelhas, A. C.; Byrne, R.M.J.. "Latencies in reasoning with factual and counterfactual conditionals". Trabalho apresentado em Fourth International Conference on Thinking, 2000.
  14. Senos, J.; Quelhas, A. C.; Almeida Rocha, T.. "Causal reasoning and context". Trabalho apresentado em IXth European Conference on Development Psychology, 1999.
  15. Almeida Rocha, T.; Quelhas, A. C.; Senos, J.. "The social marking and the construction of the left-right notion". Trabalho apresentado em IXth European Conference on Development Psychology, 1999.
  16. Quelhas, A. C.; Byrne, R.M.J.. "Latencies and counterfactual conditionals". Trabalho apresentado em European Conference on Cognitive Science, 1999.
  17. Quelhas, A. C; Juhos, C. "Content effects with neutral conditionals". Trabalho apresentado em Workshop on Deductive.Reasoning and Strategies, 1998.
Tese / Dissertação
  1. Silva, Laura Cristina Sousa; Quelhas, Ana Cristina. "O pensamento contrafactual em idosos: Atores versus ouvintes". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.12/6707.
  2. Monte, Daniela Filipa Resendes do; Quelhas, Ana Cristina. "Pensamento contrafactual na depressão: Atores versus leitores". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/5918.
  3. Barros, Leila Carina Tavares de; Quelhas, Ana Cristina. "O Pensamento Contrafactual em Crianças: A Causalidade e Intencionalidade". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/6278.
  4. Farinha, Jessica José Fernandes; Quelhas, Ana Cristina. "O pensamento contrafactual em diversos tipos de eventos sociais". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.12/6391.
  5. Estanislau, Ana Rita de Almeida; Quelhas, Ana Cristina. "O pensamento contrafactual em crianças: Actor versus ouvinte.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.12/5245.
  6. Silva, Ana Rita Domingos; Quelhas, Ana Cristina. "Teoria da mente sobre intenções em crianças de diferentes culturas.". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.12/5259.
  7. Fernandes, Pedro Miguel Ferreira Nunes; Quelhas, Ana Cristina. "Raciocínio condicional e verdade a priori.". Mestrado, 2016. http://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/5233.
  8. Sousa, Anita Dias de; Quelhas, Ana Cristina. "Teoria da Mente Sobre Intenções em Crianças: Influência da Figura de Autoridade". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.12/5288.
  9. Rasga, Célia Maria Batalha Silva; Quelhas, Ana Cristina; Byrne, Ruth M. J.. "Dever fazer ou querer fazer, eis a questão : Como as crianças raciocinam sobre as intenções: Inferências de falsas crenças e contrafactuais". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.12/3869.
  10. Barreira, Sara Inês Cunha; Quelhas, Ana Cristina. "A recuperação de contraexemplos na depressão". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.12/4544.
  11. Couto, Marta Barley de La Cueva; Quelhas, Ana Cristina; Byrne, Ruth M. J.. "Contraexemplos e raciocínio dedutivo". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10400.12/4663.
  12. Marques, João Amaral; Quelhas, Ana Cristina. "Pensamento contrafactual: Estudo do efeito de foco nos cenários e atribuição de culpa à vítima e agressor". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.12/2547.
  13. Henriques, Andreia Sofia Pereira; Quelhas, Ana Cristina. "Raciocínio dedutivo na depressão". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.12/3778.
  14. Mota, Sandra da Conceição; Quelhas, Ana Cristina. "Estado de espírito e raciocínio: Em paradigma de tarefa dupla". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.12/4198.
  15. Mourão, Cláudia; Quelhas, Ana Cristina. "Tomada de decisão em enfermeiros experientes e não experientes". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.12/3550.
  16. Juhos, Csongor; Quelhas, Ana Cristina. "Modulação de condicionais e modelos mentais". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10400.12/1106.
  17. Nunes , Ana Rita Aires; Quelhas, Ana Cristina. "A depressão à prova no BDI-II: Estudo das características psicométricas do instrumento numa amostra de estudantes universitários". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.12/4388.
  18. Santos, Ana Rita Ferreira Rebelo dos; Quelhas, Ana Cristina. "Relação entre o humor e o modo de processar a informação na resolução de problemas". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.12/4921.
  19. Bento, Sarah Marie Louzeiro; Quelhas, Ana Cristina. "O processamento de informação na resolução de problemas com insight". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.12/3597.
  20. Quelhas, Ana Cristina; Gilly, Michel. "Raisonnement conditionnel: Modeles mentaux et schemas pragmatiques". Doutoramento, 1996. http://hdl.handle.net/10400.12/1834.

Outros

Outra produção
  1. Paradigma subjacente ao estudo da inferência condicional. Neste artigo apresentamos os estudos sobre as inferências com frases condicionais, do tipo “Se A, então C”, como o paradigma experimental que tem sido privilegiado para estudar a raciocínio dedutivo. Iremos referir os efeitos principais que foram encontrados desde os estudos originais, bem como as diversas explicações teóricas de que a psicologia dispõe atualmente para explicar esses efeitos. Serã. 2012. Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor. http://hdl.handle.net/10400.12/2936.
  2. O efeito de ordem temporal no pensamento contrafactual das crianças. Quando os adultos pensam contrafactualmente, acerca do que poderia ter sido diferente numa sequência aleatória de acontecimentos, como por exemplo num jogo de moeda ao ar (cara ou coroa), são influenciadas pela ordem em que esses acontecimentos ocorrem, exibindo um efeito de ordem temporal, e consequentemente atribuem emoções como a culpa (no caso de perderem) ao último jogador (ver Byrne, 2005, p. 2012. Rasga, Célia; Quelhas, Ana Cristina. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/182.
  3. Conhecimentos, modelos, e raciocínio condicional. A interpretação de frases, e em particular a interpretação de frases condicionais, pode ser modulada quer pelo significado das mesmas, pelos referentes, ou pelos conhecimentos gerais. O presente estudo examina o efeito pragmático dos conhecimentos no raciocínio a partir de pares de premissas condicionais. De acordo com a teoria dos modelos, inferências com a mesma forma, mas com conteúdos diferent. 2012. Quelhas, Ana Cristina; Johnson-Laird, P. N.; Johnson-Laird, Philip N.. http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/189.
  4. Temporal and spatial relations in sentential reasoning. The mental model theory postulates that the meanings of assertions, and knowledge about their context can modulate the logical meaning of sentential connectives, such as ‘‘if’’ and ‘‘or’’. One known effect of modulation is to block the representation of possibilities to which a proposition refers. But, modulation should also add relational information, such as temporal order, to models of possibil. 2012. Juhos, Csongor; Quelhas, Ana Cristina; Johnson-Laird, Philip N.. http://hdl.handle.net/10400.12/1405.
  5. Raciocínio deôntico em reclusos. A teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983, 2006; Johnson-Laird & Byrne, 1991) tem, recentemente, investido na compreensão do processo de modulação (semântica e pragmática) do raciocínio condicional (Johnson-Laird & Byrne, 2002; Quelhas & Byrne, 2003; Quelhas & Johnson-Laird, 2004, 2005; Quelhas, Johnson-Laird, & Juhos, 2010). O presente estudo insere-se nesse âmbito, nomeadamente na compre. 2010. Quelhas, Ana Cristina; Guerreiro, João. http://hdl.handle.net/10400.12/1028.
  6. The modulation of conditional assertions and its effects on reasoning. The theory of mental models postulates that conditionals of the sort, if A then C, have a “core” meaning referring to three possibilities: A and C, not-A and C, and not-A and not-C. The meaning of a conditional’s clauses and general knowledge can modulate this meaning, blocking certain possibilities or adding relations between the clauses. Four experiments investigated such interpretations in fact. 2010. Quelhas, Ana Cristina; Johnson-Laird, Philip N.; Juhos, Csongor. http://hdl.handle.net/10400.12/1407.
  7. Necessidade de cognição, memória de trabalho e recuperação de contra-exemplos para condicionais causais. A procura de contra-exemplos é provavelmente a fase mais importante do raciocí - nio dedutivo, uma vez que visa garantir a validade da conclusão. A explicação mais difundida para a diminuta procura de contra-exemplos é a capacidade limitada da memória de trabalho (Markovits & Barrouillet 2002; De Neys, Schaeken & d’Ydewalle, 2002; 2003; 2005a; 2005b) o que não parece ser suficiente para explicar a. 2010. Couto, Marta Barley de La Cueva; Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor. http://hdl.handle.net/10400.12/4871.
    Psychologica, 53, 183-216. doi: 10.14195/1647-8606_53_9
  8. O efeito de ordem temporal no pensamento contrafactual das crianças. Quando os adultos pensam contrafactualmente, acerca do que poderia ter sido diferente numa sequência aleatória de acontecimentos, como por exemplo num jogo de moeda ao ar (cara ou coroa), são influenciadas pela ordem em que esses acontecimentos ocorrem, exibindo um efeito de ordem temporal, e consequentemente atribuem emoções como a culpa (no caso de perderem) ao último jogador (ver Byrne, 2005, p. 2009. Rasga, Célia Maria Batalha Silva; Quelhas, Ana Cristina. http://hdl.handle.net/10400.12/80.
  9. Reasoning with 'unless' counterfactual conditionals. This article tackles factual and counterfactual 'unless' expressions such as "Virginia will not pass the exam unless she works harder" and "Virginia would not passed the exam unless she had worked harder". 'Unless' is a negative conditional that is semantically equivalent to 'if not'. However, some authers have claimed that 'unless' is more closely related to 'only if' than to 'if not'. We report. 2009. García-Madruga, Juan A.; Moreno-Ríos, Sérgio; Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor. http://hdl.handle.net/10400.12/1223.
  10. Counterfactual thinking and functional differences in depression. The purpose of the studies reported in this paper was to evaluate the function of counterfactual thinking (CT) in depression. In Experiment 1, depressed and non-depressed participants were asked to imagine themselves as the protagonist of a hypothetical situation, and to think counterfactually about three different scenarios. The results showed that there was a similar CT style (in terms of direct. 2008. Quelhas, Ana Cristina; Power, Michael J.; Juhos, Csongor; Senos, Jorge. http://hdl.handle.net/10400.12/1406.
  11. Tényelleni (counter-factual) gondolkodás egyetemi tanulási kontextusban. Mikor egy negatív élményt élünk át életünk során, gyakran gondolkozunk el azon, mennyire másképp alakulhattak volna a dolgok, ha akár csak a végeredményt megelozo egyetlen elozmény más lett volna. Az ilyen jellegu gondolatokat nevezzük tényelleni (counter-factual) gondolatoknak: ezek olyan mentális alternatívát nyújtanak számunkra a valósággal szemben, amely jellegénél és idodimenziójánál fogva ki. 2007. Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor; Senos, Jorge. http://hdl.handle.net/10400.12/1849.
  12. Memória de trabalho e inferência silogística: Estudo exploratório de novas medidas. Na presente investigação procurou-se estudar as relações entre a memória de trabalho e o raciocínio dedutivo a partir da perspectiva das diferenças individuais (i.e. saber se o desempenho em tarefas raciocínio pode ser previsto a partir da capacidade de memória de trabalho). Nesse sentido, são usados problemas de raciocínio silogístico que diferem em termos do nível de exigência cognitiva previsto. 2006. Guerreiro, João; Quelhas, Ana Cristina; García-Madruga, Juan A.. http://hdl.handle.net/10400.12/157.
  13. Reasoning with deontic and counterfactual conditionals. We report two new phenomena of deontic reasoning: (1) For conditionals with deontic content such as, “If the nurse cleaned up the blood then she must have worn rubber gloves”, reasoners make more modus tollens inferences (from “she did not wear rubber gloves” to “she did not clean up the blood”) compared to conditionals with epistemic content. (2) For conditionals in the subjunctive mood with deon. 2003. Quelhas, Ana Cristina; Byrne, Ruth M. J.. http://hdl.handle.net/10400.12/1193.
  14. Raciocínio contrafactual e modelos mentais. A ideia central deste estudo é de que «... raciocinar sobre factos e raciocinar sobre possibilidades e impossibilidades, baseia-se nos mesmos tipos de representações mentais e processos cognitivos» (Byrne, 1997, p. 107). Quer dizer que as pessoas raciocinam através da construção e revisão de modelos mentais (e.g., Johnson-Laird, Byrne, 1991). As condicionais contrafactuais requerem que os raciocin. 1999. Byrne, Ruth M. J.; Quelhas, Ana Cristina. http://hdl.handle.net/10400.12/4929.
  15. Desenvolvimento do raciocínio condicional e modelos mentais. De acordo com a teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983; Johnson-Laird & Byrne, 1991) a interpretação de uma frase condicional, do tipo Se p, então q, gera os modelos iniciais: p q ... em que os três pontos representam um modelo sem conteúdo explícito. A representação completa da condicional compreende os seguintes modelos explícitos: p q ¬p ¬q ¬p q em que “¬” serve aqui para indicar a neg. 1999. Quelhas, Ana Cristina; Juhos, Csongor; Senos, Jorge; Rocha, Teresa Almeida. http://hdl.handle.net/10400.12/5897.
  16. Cognition and Context. Edição técnica. 1998. Quelhas, A. C.; Pereira, F.
  17. Os modelos log-lineares em investigação psicológica. O recurso aos modelos log-lineares em psicologia começa a ganhar relevo por permitir uma compreensão mais estruturada dos dados de planos experimentais associados a variáveis de natureza nominal. Nomeadamente, planos experimentais factoriais com uma ou mais variáveis dependentes discretas (frequências) e planos correlacionais, onde todas as variáveis de medida têm uma natureza nominal e se pretend. 1997. Garcia-Marques, Teresa; Quelhas, Ana Cristina; Gomes, Jorge, F.. http://hdl.handle.net/10400.12/5669.
  18. Raciocínio condicional : Silogismos e tarefa de selecção. Nas duas experiências apresentadas pretende-se testar hipóteses com base em duas teorias: a teoria dos modelos mentais (Johnson-Laird, 1983; Johnson-Laird & Byrne, 1991); e a teoria dos esquemas pragmáticos de raciocínio (Cheng & Holyoak, 1985, 1989). No domínio do raciocínio condicional foram utilizados dois tipos de tarefa: silogismos condicionais (inferência Modus Ponens e Modus Tollens) e a ta. 1996. Quelhas, Ana Cristina; Gilly, Michel. http://hdl.handle.net/10400.12/3182.
  19. Efeitos de conteúdo no raciocínio com silogismos condicionais. É utilizada uma tarefa de silogismos condicionais em amostras de estudantes com 8, 11 e 14 anos. Para além de uma manipulação do conteúdo das frases condicionais, em sentido mais restrito (conteúdo familiar vs. conteúdo arbitrário), o objectivo desta investigação centra-se na manipulação do tipo de informação que constitui o antecedete e consequente, bem como na utilização de um auxiliar modal.. A. 1993. Quelhas, Ana Cristina; Ribeiro, Olívia. http://hdl.handle.net/10400.12/3006.
  20. O problema da instrução na tarefa de selecção de cartões. Esta investigação, no âmbito do raciocínio condicional, prende-se com a utilização de uma tarefa de selecção de cartões, originalmente proposta por Wason (1966). O estudo foi realizado com uma amostra de estudantes universitários. É apresentado aos sujeitos uma frase condicional que pode ser de tipo deôntico ou neutro, e que, também, pode variar de conteúdo (familiar, plausível e arbitrário). A fr. 1993. Quelhas, Ana Cristina; Ribeiro, Olívia. http://hdl.handle.net/10400.12/3007.
  21. Raciocínio e esquecimento na depressão. É descrito um estudo no âmbito do raciocínio e do esquecimento dirigido na depressão. A tarefa de raciocínio utilizada, consiste em silogismos lineares que incorporam informação com valência emocional para o secf, quer nas premissas quer nas conclusões. Na tarefa de esquecimento dirigido, utilizam-se adjectivos com características positivas e negativas. A amostra é constítuida por estudantes unive. 1992. Quelhas, Ana Cristina; Cláudio, Victor; Power, Michael J.. http://hdl.handle.net/10400.12/1887.
  22. O processo cognitivo no raciocínio condicional. É descrito um estudo sobre o raciocínio com condicionais em vários níveis etários, e com diferentes conteúdos. É avaliado o valor preditivo da Teoria dos Modelos Mentais (Johnson-Laird 1983) e da Teoria dos Esquemas Pragmáticos de Raciocínio (Cheng & Holyoak, 1986). É proposto um modo diferente de classificar as respostas que os sujeitos dão, neste tipo de tarefa de raciocínio, e é questionado o p. 1991. Quelhas, Ana Cristina. http://hdl.handle.net/10400.12/2902.
  23. Raciocínio dedutivo na depressão. É descrito um estudo desenhado pelos autores no intuito de investigar o raciocínio na depressão. A tarefa de raciocínio utilizada consiste em silogismos lineares que incorporam informação com valência emocional relevante para o se% quer nas premissas quer na conclusão. A tarefa foi dada a amostras de estudantes que foram avaliados nos seus níveis de ansiedade e depressão.. ABSTRACT: A studie is de. 1991. Quelhas, Ana Cristina; Power, Michael J.. http://hdl.handle.net/10400.12/2687.
  24. Lógica, psicologia e psicopatologia. Analisam-se aspectos que se prendem com as elações entre duas ciências - lógica e psicologia - que num primeiro momento se confundiram, quando a lógica era descrita como a ciência do pensamento. Tenta-se delinear o percurso das ideias que tem analisa-se as consequências desse percurso também no âmbito da psicopatologia e da psicoterapia. guiado os Psicólogos que investigam nesta área e analisa-se. 1990. Quelhas, Ana Cristina. http://hdl.handle.net/10400.12/2663.
  25. Psicopatologia cognitiva. Inexistente. 1989. Quelhas, Ana Cristina; Cláudio, Victor; Costa, Nuno Félix da. http://hdl.handle.net/10400.12/2192.
  26. Lógica na cognição esquizofrénica. Inexistente. 1988. Quelhas, Ana Cristina. http://hdl.handle.net/10400.12/2166.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/07/20 Brief history of mental models in Portugal… and brief illustration of mental models in the world. Meeting in honour of Phil Johnson-Laird to celebrate the 40th Anniversary of mental models theory.
University College London (London, Reino Unido)
2018 The meaning of conditionals The 11 London Reasoning Workshop
Birbeck University (Londres, Reino Unido)
2017 A priori true and false counterfactual conditionals. The 10th London Reasoning Workshop
Birbeck University of London (Londres, Reino Unido)
2016 Who’s more to blame? The importance of the focus effect on counterfactuals and blame Small Group Meeting on Conterfactual Thinking in causality, emotion, communication, and behaviour.
European Association of Social Psychology (Aix-en-Provence, França)
2016 The impact of impression formation on counterfactual thoughts and ascription of blame Small Group Meeting on Conterfactual Thinking in causality, emotion, communication, and behaviour
European Association of Social Psychology (Aix-en-Provence, França)
2016 Modulation and the truth or falsity of conditionals The Meeting in Memory of Vittorio Girotto
(London, Reino Unido)
2015 Counterfactuals and the ascription of blame: Present studies and future directions XI PhD Meeting in Social & Organizational Psychology
ISCTE (Lisboa, Portugal)
2015 Autistic children’s reasoning: counterfactual and false-belief inferences about reasons for actions 9th London Reasoning Workshop
Birbeck University of London (London, Reino Unido)
2015 Counter-examples in reasoning about advice conditionals: Tips and warnings. 9th London Reasoning Workshop
Birbeck University of London (London, Reino Unido)
2014 O efeito de foco no pensamento contrafactual e nas atribuições de culpa. 9º Encontro Anual da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
APPE (Portugal)
2014 Ter que fazer ou querer fazer, eis a questão – Falsas crenças e contrafactuais sobre intenções. 9º Encontro Anual da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
APPE (Covilhã, Portugal)
2014 Children’s counterfactual and false-belief inferences about reasons for actions. 8th London Reasoning workshop
(Londres, Reino Unido)
2013 Conditional reasoning about intentions Eighteenth Conference of the European Society for Cognitive Psychology (ESCOP)
(Budapest, Hungria)
2012 Temporal and spatial reasoning International Conference of Thinking
Birkbeck University of London. ( London, Reino Unido)
2011 Raciocínio e Intencionalidade: A força da razão. 6º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental.
Associação Portuguesa de Psicologia Experimental (Coimbra, Portugal)
2010 Processar o não-dito: A quantidade de relações implícitas entre eventos influencia o raciocínio 5º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009 Conhecimentos implícitos sobre relações temporais modulam raciocínio condicional 4º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
ISPA (Lisboa, Portugal)
2008 Raciocínio condicional sobre constrangimento temporal e modelos mentais 3º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2008 Pensamento contrafactual acerca da violação, controlabilidade e prevenção: Funcional para quem? 3º Encontro da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
2008 Conditional inference under time constriction 6th International Conference on thinking
(San Servolo, Itália)
2007 The function of counterfactual thinking in academic context 12th Biennial Conference for Research on Learning and Instruction
(Budapeste, Hungria)
2007 Cognitive, affective and behavioural consequences of counterfactual thinking 10th European Congress of Psychology
(Praga, República Checa)
2007 Semantic and pragmatic modulation with conditionals and mental models 2nd London Reasoning Workshop
University of London (London, Reino Unido)
2006 Thinking and feeling: A reversible modulation International Congress of Applied Psychology
(Atenas, Grécia)
2006 On the meaning of everyday conditionals International Congress of Applied Psychology
(Atenas, Grécia)
2006 Individual differences in deontic conditional reasoning International Congress of Applied Psychology
(Atenas, Grécia)
2006 Counterfactual thinking, causal attribution and affective reaction after school failure. International Congress of Applied Psychology
(Atenas, Grécia)
2006 Raciocínio Condicional, modelos mentais e modulação semântica VI. Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2005 Semantic modulation and conditional reasoning workshop: Thinking, language, and working memory
UNED (Madrid, Espanha)
2005 Initial models in different conditional interpretations workshop: Thinking, language, and working memory
UNED (Madrid, Espanha)
2005 Mood and reasoning: the reversible modulation Ninth International Colloquium on Cognitive Science
(San Sebastián, Espanha)
2005 Working memory and syllogistic reasoning: searching for new measures European Congress of Psychology
(Granada, Espanha)
2004 Emotional and cognitive consequences of counterfactual thinking in depression 9th EARLI International Conference on Motivation
ISPA (Lisboa, Portugal)
2004 Affective impact of counterfactual thinking EARLI International Conference on Motivation.
ISPA (Lisboa, Portugal)
2004 Memória de trabalho e inferência silogística: Estudo exploratório de novas medidas 2º Congresso Ispano-Português de Psicologia
Universidade de Lisboa, FPCE (Lisboa, Portugal)
2003 Cognição e contexto no pensamento contrafactual 1º Simpósio do Centro de Investigação e Intervenção: Investigação científica e intervenção social
ISPA (Lisboa, Portugal)
2003 Pragmatic modulation and reasoning with conditionals XIII Conference of the European Society of Cognitive Psychology
Universidade de Granada (Granada, Espanha)
2003 Modulação semântica no raciocínio condicional V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
2003 Aspectos funcionais do pensamento contrafactual na depressão V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
2003 Pensamento contrafactual, atribuição causal e reacção afectiva após insucesso académico V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
2002 Mental models in conditional reasoning Nexing International Seminar on Natural Language and Reasoning
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Coimbra, Portugal)
2002 Reasoning with factual and counterfactual conditionals 1st Meeting on Cognitive Processes and Context in Counterfactual Thinking.
ISPA (Lisboa, Portugal)
2002 Factual and counterfactual thinking in depression 1st Meeting on Cognitive Processes and Context in Counterfactual Thinking
ISPA (Lisboa, Portugal)
2002 Affective function of counterfactual and causal reasoning 1st Meeting on Cognitive Processes and Context in Counterfactual Thinking
ISPA (Lisboa, Portugal)
1999 Conditional reasoning in different ages and mental models IXth European Conference on Development Psychology
(Atenas, Grécia)
1998 Counterfactual conditionals and biconditionals. Symposium on Mental Models in Reasoning
Faculdade de Psicología, UNED (Madrid, Espanha)
1996 Sobre o raciocínio condicional IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1995 Conditional reasoning and the selection task IV European Congress of Psychology
(Atenas, Grécia)
1994 Conditional reasoning in two types of task 7th Conference of the European Society of Cognitive Psychology
Universidade de Lisboa, F.P.C.E. (Lisboa, Portugal)
1993 conditional reasoning: Aspects related to the development and to the type of task 5th European Conference of the European Association for Research on Learning and Instruction.
(Aix-en-Provence, França)
1992 Deductive reasoning in depressed, recovered depressed, and normal individuals World Congress of Cognitive Therapy
(Toronto, Canadá)
1992 Raciocínio e esquecimento na depressão Congresso Iberoamericano de Psicologia
(Madrid, Portugal)
1992 Mesa Redonda sobre a Formação Social do Pensamento 7º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
1992 Sobre o pensamento: Modelos mentais e esquemas pragmáticos III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Fundação Calouste Gulbenkien (Lisboa, Portugal)
1991 Raciocínio e depressão Congresso Internacional Stress, Ansiedade e Desordens Emocionais
Universidade do minho (Braga, Portugal)
1991 Cognição do Desenvolvimento 6º Colóquio de Psicologia e Educação
ISPA (Lisboa, Portugal)
1990 O raciocínio dedutivo na depressão II Colóquio de Psicologia Clínica
ISPA (Lisboa, Portugal)
1989 Lógica, psicologia e psicopatologia I Colóquio de Psicologia Clínica
ISPA (Lisboa, Portugal)
1988 Representação proposicional e conhecimento processual: estratégias para atingir conceitos II Simpósio Nacional sobre a Investigação em Psicologia
(Lisboa, Portugal)
1987 Modelos mentais e inferências condicionais III Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
(Lisboa, Portugal)
1987 Modelos mentais e psicopatologia Comemorações dos 25 anos de Psicologia
ISPA (Lisboa, Portugal)
1986 Serão os erros lógicos bons indicadores para o reconhecimento social dos esquizofrénicos paranóides? Congresso Hispano-Português de Psiquiatria
(Saragoza, Espanha)
1985 Depressive factors and communicative styles in schizophrenic paranoid patients Regional Symposium of World Psychiatric Patients
(Atenas, Grécia)
1985 Suicídio e adolescência Congresso Nacional sobre a Adolescência
(Porto, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2013 - Atual Pensamento contrafactual e inferência expontânea de traços
2019 - 2020 Pensamento contrafactual no significado para a vida: jovens versus idosos.
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2020 Pensamento contrafactual: Ator e leitor em cenários negativos e positivos.
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2019 Pensamento contrafactual sobre dilemas morais: Actores versus leitores.
Orientador
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 - 2018 "O pensamento contrafactual em idosos: atores versus ouvintes" Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2018 Pensamento contrafactual na depressão: Actores versus leitores.
Orientador
2017 - 2017 "Teoria da Mente Sobre Intenções em Crianças de Diferentes Culturas" Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 "Teoria da Mente Sobre Intenções em Crianças: Influência da Figura de Autoridade" Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 "Pensamento Contrafactual em Crianças: Actor Versus Ouvinte" Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 "Raciocínio Condicional e Verdade a Priori" Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 "Pensamento Contrafactual na Depressão: Atores versus leitores" Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 “O Pensamento Contrafactual Em Crianças: A Causalidade e Intencionalidade” Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 “O Pensamento Contrafactual em diversos tipos de eventos sociais” Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 - 2017 “Influência do estado de espírito na recuperação e produção de contraexemplos” Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2016 - 2016 Contraexemplos e raciocínio dedutivo
Orientador
2016 - 2016 Teoria da mente sobre intenções em crianças de diferentes culturas.
2016 - 2016 Teoria da mente sobre intenções em crianças: influência da figura de autoridade.
2016 - 2016 O pensamento contrafactual em crianças: Actor versus ouvinte.
2015 - 2015 Dever Fazer ou Querer Fazer, Eis a Questão! - Como as Crianças Raciocinam Sobre as Intenções: Inferências de Falsas Crenças e Contrafactuais
Orientador
2015 - 2015 A recuperação de contraexemplos na depressão
2015 - 2015 "Recuperação de contraexemplos na depressão" Psicologia (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2014 - 2014 Estudo do papel das inferências espontâneas de traço sobre os pensamentos contrafactuais e a atribuição de culpa Psicologia (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 - 2013 Pensamento contrafactual: Estudo do efeito de foco dos cenários e atribuição de culpa à vítima e agressor
Orientador
2012 - 2012 Validação, Desenvolvimento e Necessidade de Cognição Psicologia (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2012 - 2012 Dever Fazer ou Querer Fazer, Eis a Questão! - Como as Crianças Raciocinam Sobre as Intenções: Inferências de Falsas Crenças e Contrafactuais Psicologia (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2009 - 2009 Modulação de condicionais e modelos mentais
Orientador
Psicologia Aplicada, área de especialização em Psicologia Clínica (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023 Learning in the retrieval mode
Vogal
Ana Rute Martinho Fernandes Domingues Lapa (Doutoramento)
2023 A relação entre a Esperança e os dois Princípios do Funcionamento Mental de Freud
Presidente do júri
Inês Catarina Guerreiro de Oliveira (Mestrado)
2023 Para bom entendedor meio vídeo basta? O Autodiagnóstico por meio das redes sociais
Presidente do júri
Natália Fontana Dziachan (Mestrado)
2023 “Espelho meu, espelho meu...” – a relação entre dismorfia muscular e narcisismo
Presidente do júri
Susana Maria Longarito Moreira (Mestrado)
2023 Como os pais podem ajudar os filhos a lidar com o medo do escuro
Presidente do júri
Catarina Caetano (Mestrado)
2023 O papel da relação com o objeto materno na rivalidade fraterna: um estudo misto
Presidente do júri
Margarida Inês Alberto Paulo (Mestrado)
2023 Adolescentes em sofrimento no ensino superior: a resposta psicodinâmica do serviço de psicoterapia do Instituto Superior Técnico
Presidente do júri
Leonor Ramada (Mestrado)
2023 A vivência psicológica de uma mãe numa: maternidade na pandemia vs maternidade pós-pandemia
Presidente do júri
Catarina Matos Martins Nunes (Mestrado)
2020 Confidence is in the eye of the beholder: The influence of physical attractiveness on attitude confidence
Vogal
Joana Maria Salazar Couto José Mello (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 The known and unknown of social facilitation on stereotyping
Vogal
Pedro Miguel Regueiras Figueira (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 Distância e tamanho: Uma amizade duradoura e fluente?
Presidente do júri
Nuno F. F. Laranjo (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 O impacto do consumo de canábis na formação de falsas memórias em jovens adultos
Presidente do júri
Tiago F. Silva (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 A violência na televisão: Como os idosos reagem perante este fenómeno
Presidente do júri
Mariana Isabel Curato Enes Gaio (Mestrado)
2020 A importância dos Contos de Fadas na elaboração de angústias na infância
Presidente do júri
Mariana de Nobre Rodrigues (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 Padrões de contacto ocular e em contexto de vídeo: Conferência na internet Eliane Barreto Sobral da Costa (Mestrado)
2018 A influência do uso do telemovel na ansiedade, depressão e satisfação com a vida em estudantes universitários Patrícia Claro (Mestrado)
2018 À procura de Narcíso: Relação entre narcisismo, fear of missing out e adição à internet (Mestrado)
2018 O impacto que os padrões de vinculação têm sobre o desenvolvimento de ataques de pânico Caroline Pâmela Pereira (Mestrado)
2018 Modelo Housing first como percursor da mudança social transformativa: Uma perspectiva ecológica sobre o impacto da percepção da qualidade da casa e da escolha na integração comunitária, no recovery e na qualidade de vida
Vogal
Paulo Daniel Fernandes Martins (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2018 Life and lived experiences of people inside migration-related detention: Na ecological exploration into Rome’s detention center
Vogal
Francesca Esposito (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2017 Pensamento contrafactual na depressão: Actores versus leitores Daniela Monte (Mestrado)
2017 Estigma face às perturbações mentais: Perigosidade e exclusão social aos olhos das crianças Nilsa Rafaela Eleutério Cabral (Mestrado)
2017 À superficie do corpo: O parkour como procura de simbolização Amâncio Marsilla Lopez (Mestrado)
2017 Efeitos de familiaridade em julgamentos de duração Alexandre Constâncio Fernandes (Doutoramento)
2017 Individual diferences in deductive reasoning: As a function of working memory and cognitive abilities Ping Ping Tse (Doutoramento)
2016 O estigma das perturbações mentais: um estudo qualitativo pela voz das crianças Ana Filipa Carlos Gonzalez (Mestrado)
2016 Ataques de pânico: Aprender com o paciente Yennyfer Katerine Mora Martins (Mestrado)
2016 Sentido de vida: Modelo de integração teórica Sónia Maria Ribeiro Ascensão (Mestrado)
2016 Escrita expressiva: um instrumento regulador da ansiedade da matemática? Hélder Gomes de Oliveira (Mestrado)
2016 Mutismo selectivo: Projecto tagarela Sara Isabel Cabral Melo (Mestrado)
2016 O pensamento contrafactual em crianças: Actor versus ouvinte Ana Rita de Almeida Estanislau (Mestrado)
2016 Teoria da mente sobre intenções em crianças: influência da figura de autoridade Anita Dias de Sousa (Mestrado)
2016 Teoria da mente sobre intenções em crianças de diferentes culturas Ana Rita Domingos Silva (Mestrado)
2016 Raciocínio condicional e verdade apriori Pedro Miguel Ferreira Nunes Fernandes (Mestrado)
2015 Gerir Salas de Aula Culturalmente Diversas Ana Carla Cunha da Conceição (Doutoramento)
2015 Dever Fazer ou Querer Fazer, Eis a Questão! - Como as Crianças Raciocinam Sobre as Intenções: Inferências de Falsas Crenças e Contrafactuais Célia Maria Batalha Silva Rasga (Doutoramento)
2015 A recuperação de contraexemplos na depressão Sara Inês Cunha Barreira (Mestrado)
2015 A influência do inconsciente insular Açoreano nos estudantes universitários Mariana Portugal Pacheco Cordeiro (Mestrado)
2015 "Eu vou fazer, mas...": Um estudo exploratório sobre Ansiedade-estado, preocupação e Procrastinação académica em estudantes universitários Marta Branco (Mestrado)
2015 A RádioAurora na mudança de crenças em relação a doentes e doenças mentais Mariana Montezuma de Carvalho (Mestrado)
2015 Desmistificando a doença mental: "Rádio Aurora - a outra voz" - Estudo exploratório com enfermeiros Ana Patrícia Revez Cláudio (Mestrado)
2015 Até onde chega a voz da rádio Aurora? Eficácia de um programa de rádio realizado por pessoas com doença mental no combate ao estigma social face à doença mental Maria de Lurdes Almeida (Mestrado)
2014 Adjustmentagingand subjective well-being in an older cross-national Community-Dwelling Sample Sofia Caetano de Almeida Freifrau Von Humboldt Dachröden (Doutoramento)
2014 Córtex Pré-Frontal, Funções Executivas e Comportamento Criminal Tânia Catarina Mira Seruca (Doutoramento)
2014 As Relações Entre Pares de Jovens adolescentes Socialmente Retirados João Carlos Verdelho Correia (Doutoramento)
2014 L'enseignement de la lecture dans la Premiére année de Scolarité: Les Résultats des Élèves en Lecture Sérgio Miguel Protásio Gaitas (Doutoramento)
2014 Instrução Transmissiva ou Construtivista nos Programas de Escrita Inventada? Impacto na Qualidade das Escritas Inventadas de Crianças em Idade Pré-Escolar Tiago Alexandre Fernandes Almeida (Doutoramento)
2014 A Transição para a Parentalidade na Toxicodependência Materna: Comportamento Parental e Suporte Social Ana Sofia Mestre Alves da Silva Mateus (Doutoramento)
2014 The Crab and the (Des)Constrution of Identity: A Phenomenological Approach Carlos António Sampaio de Jesus Laranjeira (Doutoramento)
2014 Avaliação do Impacto de uma Intervenção em Gestão do Stress em Pacientes sujeitos a Radioterapia e em situação de Fadiga Oncológica - "um Estudo quase experimental Cláudia Alexandra Ferreira de Carvalho NG Deep (Doutoramento)
2014 "The Crab and the (Des)Constrution of Identity: A Phenomenological Approach" Carlos António Sampaio de Jesus Laranjeira (Doutoramento)
2014 Changing Organizations In the Public Sector: Individual and Organizational Strategies Towards Perceived Performance Improvement Sandra Maria Santos Gameiro Henriques Jesus Brito Pereira (Doutoramento)
2014 The Truth is Never Pure and Rarely Simple: Understanding the Role of Repetition and Processing Fluency on the Illision of the Truth Effect Rita Rocha da Silva (Doutoramento)
2014 Capacitação de Pais de Pessoas com Deficiência: Projecto Oficinas de Pais Sandra Cristina Camisão Dias (Doutoramento)
2013 Pensamento contrafactual: Estudo do efeito de foco dos cenários e atribuição de culpa à vítima e agressor João Amaral Marques (Mestrado)
2013 Adolescência: Ideação suicida, depressão, desesperança e memórias autobiográficas. Inês Alexandra Nabiça Cardoso da Costa (Mestrado)
2013 O conhecimento emocional e o desenvolvimento sócio-emocional em crianças de idade pré-escolar. Ana Paula Oliveira Maló Machado (Doutoramento)
2013 Caracterização do Envolvimento Parental em Famílias Bi-Parentais de Crianças a Frequentar o Jardim de Infância/Pré-Escolar Mauro José Pimenta (Doutoramento)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2013 Impacto Psicológico da Prática dos Bombeiros: Trauma, Saúde Mental e Expressão Emocional Tânia Carina Boavida Domingues da Silva (Doutoramento)
2013 Impacto Psicológico da Prática dos Bombeiros: Trauma, Saúde Mental e Expressão Emocional Dália da Silva Marcelino (Doutoramento)
2012 . Pedro Santos Pinto Gamito (Agregação)
2012 No pior dos mundos possíveis: O pensamento contrafactual e a percepção do crime de violação contra as mulheres Ana Cristina Carvalho Martins (Doutoramento)
2012 Controlo de impactos indesejados em contexto persuasivo: Correcção, supressão e seus efeitos irónicos Pedro José dos Santos Ponte da Silva (Doutoramento)
2012 The impact of blocking the activation of facial muscles in the processing of subsequente emotional information, and its mechanism Ana Maria Basílio Cabral Domingos (Doutoramento)
2012 Familiarity, challenge and processing of persuasion messages Ricardo Jorge Rodrigues Moita da Fonseca (Doutoramento)
2012 Abusos sexuais de crianças: Mudanças resultantes de uma intervenção preventiva Susana Gabriela da Silva Maria (Doutoramento)
2012 Alcoolismo no feminino Alberto Manuel Sequeira Afonso de Deus (Doutoramento)
2012 Eficácia percepcionada e resultados de parcerias comunitárias Maria João Pereira Vargas Moniz (Doutoramento)
2012 Empatia e alteridade: A figuração cinematográfica como jogo José Bogalheiro (Doutoramento)
2012 Memory illusions and stereotypes malleability Sérgio Paulo de Jesus Moreira (Doutoramento)
2012 Emergência narrativa e segurança nas representações de vinculação no período pré-escolar Joana Branco C. B. Maia (Doutoramento)
2012 As curas miraculosas dos evangelhos na clave conceptual da teoria da imagem inconsciente do corpo segundo Françoise Dolto Lucílio Neves Galvão (Doutoramento)
2012 Modulação pragmática no raciocínio disjuntivo Miguel Peixoto Soares de Oliveira (Mestrado)
2012 Raciocínio dedutivo na depressão Andreia Sofia Pereira Henriques (Mestrado)
2012 Influência da duração temporal dos antecedentes nos pensamentos contrafactuais Susana Cristina Azevedo Jardim (Mestrado)
2012 O conhecimento emocional e o desenvolvimento sócio-emocional em crianças de idade pré-escolar. Ana Paula Oliveira Maló Machado (Doutoramento)
2011 From injured body to changes in self-identity: a research on adults with acquired physical impairments Hugo Renato Carreira Gomes Senra (Doutoramento)
2011 Tradeoffs and conflit in decision making: Development and applications of the double-mediation model Inês Ferreira de Oliveira Valente Rosa (Doutoramento)
2011 Memoria operativa, inteligência Y razonamiento José Óscar Vila Chaves (Doutoramento)
2010 Rotina e excepção, acção e inacção, no pensamento contrafactual. Rui Miguel dos Santos Monteiro (Mestrado)
2010 Estado de espírito e raciocínio com e sem sobrecarga cognitiva Andreia Filipa dos Santos Capitulé da Cruz (Mestrado)
2010 Estado de espírito e raciocínio em paradigma de tarefa dupla. Sandra da Conceição Mota (Mestrado)
2010 Pensamento contrafactual sobre cenários de violência. Maria João Serejo Nunes (Mestrado)
2010 Alvos em movimento: O papel das características dos estímulos na primação afectiva Marília Prada (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2012/05/15 - 2012/11/19 Journal of Cognitive Psychology
2012/10/15 - 2012/11/08 Journal of Cognitive Psychology
2011/12/13 - 2012/01/18 The Spanish Journal of Psychology

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2007 - Atual Associação Portuguesa de Psicologia Experimental
1994 - Atual European Society for Cognitive Psychology
1992 - Atual European Association for Research on Learning and Instruction

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
1992/03 - 2010/07 Coordenadora do Centro de Documentação do ISPA
Coordenador
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2020 Júri no concurso interno de promoção para provimento de dois lugares de Professor Associado para a área disciplinar de Processos psicológicos e metodologias de investigação, na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (Maio de 2020). Edital nº1/2020 – Diário da República, 2ª série, nº1 de 2 de Janeiro.
2020 - 2020 Júri (Presidente) no concurso para a contratação de um doutorado com a referência APPsyCI/001/CT/2020 (ISPA-IU, 6 Julho 2020). Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2020 - 2020 Júri no concurso unipessoal (Prof. Manuela Veríssimo) para um posto de trabalho para Professor Catedrático para a área disciplinar de Psicologia do Desenvolvimento do ISPA – Instituto Universitário (ISPA-IU, 4 Dezembro 2020). Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2020 Júri no concurso interno de promoção para provimento de um lugar para Professor/a Catedrático/a na área disciplinar de Psicologia, na Universidade do Porto (20 Maio 2020). Edital n.º 1321/2019- Diário da República, 2.ª série, n.º 227 de 26 de Novembro Universidade do Porto, Portugal
2019 - 2020 Júri no concurso interno de promoção para provimento de oito lugares de Professor Associado para a área disciplinar de Psicologia, na Universidade do Porto (23 Junho 2020). Edital n.º 1323/2019- Diário da República, 2.ª série, n.º 227 de 26 de Novembro Universidade do Porto, Portugal