???global.info.a_carregar???
Suzana Cohen. PhD in Cultural Studies - University of Lisbon (2020) - Thesis: "Trend Studies and Technology: Analysis of sociocultural scenarios and impacts"; Master in Linguistic Studies - Federal University of Minas Gerais (UFMG) (2007) - Dissertation: "Virtual versus press advertising discourse: enunciation and contract - a comparative analysis"; Bachelor in Social Communication - Advertising and Propaganda - University Center of Belo Horizonte (UNIBH) (2001). More than 10 years of teaching experience - Prime School of Portugal, Faculty of Communication and Arts of Centro Universitário UNA, postgraduate studies at UNA, IEC/PUC-MG, Faculdades Milton Campos and PUC-PR. Trend Analyst and Consultant. Founder of Über Trends - Trends Laboratory. Professional experience in trend analysis, digital communication, corporate communication and legal marketing. Main academic and professional interests: Trend Studies, Culture Studies, Trends and Technology, Technology, Innovation, Creative Cultures, Smart Cities, Strategic Communication, Media Culture, Digital Communication, Digital Media, Interactive Advertising, Online Advertising Discourse, Media Studies. In a close articulation with cultural analysis, I am interested in concepts and practices within the scope of Creative Trends and Cultures, with a dominantly Anglo theoretical and technical approach, both at the conceptual and methodological levels.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Suzana Cohen

Nomes de citação

  • Cohen, Suzana
  • Cohen, S. A. M.
  • Cohen, Suzana A. M.
  • Cohen, S.

Identificadores de autor

Ciência ID
121A-D8CB-34C3
ORCID iD
0000-0002-8344-6889

Endereços de correio eletrónico

  • suzanacohen@campus.ul.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2016/02/15 - 2020/09/24
Concluído
Culture Studies (Doutoramento)
Especialização em Comunicação e Cultura (Culture and Communications)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Os Estudos de Tendências e a Tecnologia: análise de cenários e de impactos socioculturais (Trend Studies and Technology: analysis of scenarios and sociocultural impacts)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distição e louvor
2007/07/05
Concluído
Linguistics (Mestrado)
Especialização em Discourse Analysis
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil
"O Discurso Publicitário virtual x impresso: Enunciação e Contrato, uma análise comparativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
2002/02
Concluído
Communications (Bacharelato)
Especialização em Advertising ans Propaganda
Centro Universitário de Belo Horizonte, Brasil
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
n/a
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/05 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/08/01 - 2015/12/31 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Centro Universitário Una, Brasil
Centro Universitário Una, Brasil
2013 - 2013 Professor Visitante (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
Editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2009/03/02 - 2010/07/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Praça da Liberdade, Brasil
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Praça da Liberdade, Brasil
2009 - 2009 Professor Visitante (Docente Universitário) Faculdade de Direito Milton Campos, Brasil
Faculdade de Direito Milton Campos, Brasil

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/05 - 2020/07/01 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Prime School, Portugal
Prime School, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2003/07/01 - 2020/06/01 Communications and Marketing Coordinator Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados, Brasil
2013/07/01 - 2017/03/01 Founder Über Trends - Laboratório de Tendências, Brasil
2016/03/01 - 2016/05/01 Business Development iOasys, Brasil
2008/12/01 - 2012/06/01 Digital Project Coordinator TREE INTERATIVA, Brasil
2002/06/01 - 2003/07/01 Account Executive Housecom Comunicação e Web, Brasil
2002/07/01 - 2002/11/01 Communications Intern FPT Industrial Brasil, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2005 - 2007 Núcleo de Análise do Discurso (Discourse Analysis Nucleus)
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Letras, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2020/03 - Atual Project/Laboratory Trends and Culture Management Lab
Investigadora
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
2017 - Atual Creative Cultures: Cities, Trends and Strategies (C3)
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal

Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes, Portugal
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cohen, S. A. M.. "Mobile Marketing: o discurso da mídia móvel no Brasil". Trabalho apresentado em III Simpósio Internacional sobre análise do discurso, Belo Horizonte, 2008.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Suzana Amarante de Mendonça Cohen. "O Circuito da Cultura como um protocolo metodológico para análise cultural de manifestações de tendências: o estudo de caso da SpaceX". Anglo Saxonica (2021): https://doi.org/10.5334/as.61.
    10.5334/as.61
  2. Gomes, Nelson; Cohen, Suzana; Cantú, William; Lopes, Clarissa. "Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços [Roadmaps and models for the identification of sociocultural trends and their strategic application in products and services]". Modapalavra e-periódico 14 32 (2021): http://dx.doi.org/10.5965/1982615x14322021228.
    10.5965/1982615x14322021228
  3. "Roteiros e modelos para a identificação de tendências socioculturais e a sua aplicação estratégica em produtos e serviços". ModaPalavra (2021): https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/18421.
    1982615x14322021228
  4. Cohen, Suzana. "Tesla, SpaceX e Hyperloop: A sustentabilidade enquanto mentalidade relacionada com tecnologia". (2021): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/561.
  5. Cohen, Suzana. "Trend Studies: an approach for analyzing and managing culture". Moda Palavra (2018): http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/11824.
    https://doi.org/10.5965/1982615x11222018049
  6. Cohen, Suzana. "Os Estudos de Tendências Enquanto Disciplina Acadêmica". Moda Palavra (2017): http://www.periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/9736.
    10.5965/1982615x10202017089
Artigo em revista (magazine)
  1. Cohen, S. A. M.. "O Admirável Velho Novo Mundo de Hoje", PARQ, 2021, https://www.parqmag.com/pdf/PARQ_71.pdf.
  2. Cohen, S. A. M.. "Vida Móvel", Minas Marca, 2013, http://bit.ly/18CHdQa.
  3. Cohen, S. A. M.. "Minority Report é Aqui e Agora?", Minas Marca, 2013, http://bit.ly/10418WN.
Capítulo de livro
  1. Cohen, S. A. M.. "O ethos nas redes sociais digitais: como manifestações socioambientais e politicamente corretas atuam na construção da imagem de si no discurso online". In Olhares Contemporâneos II: temas transversais em comunicação, moda e cinema, editado por Viegas, Daniela; Clecius, Aldo, 135-149. LETRAMENTO, 2014.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Cohen, Suzana. 2017. "LARGAISSO: um quebra-cabeças formado com dispositivos móveis visando uma aproximação dos usuários". https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/7404.
    10.5753/cbie.wcbie.2017.347
Relatório
  1. 2021. Relatório de Tendências Socioculturais 2021: A Transição dos Coletivos. http://creativecultures.letras.ulisboa.pt/index.php/gtc-trends2021/#6df560f5a131f3429.
    Pessoal de suporte
  2. Gomes, Nelson P.; Cohen, S. A. M.; Leonardi, Suzana Monteiro. 2020. Positive Reactions to the Coronavirus: a coolhunting report. http://creativecultures.letras.ulisboa.pt/index.php/report-2020/.
  3. 2020. Relatório de Tendências Socioculturais: Um mapa de Macro e Micro Tendências [2020]. http://creativecultures.letras.ulisboa.pt/index.php/gtc-trends2020/.
    Pessoal de suporte
Tese / Dissertação
  1. Cohen, Suzana Amarante de Mendonça. "Os estudos de tendências e a tecnologia : análise de cenários e de impactos socioculturais". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10451/45863.
  2. Possas, Ana Carolina Melo. "Criatividade, cidades e tendências : uma análise das tendências socioculturais presentes nas instituições criativas e nos eventos culturais de Marvila (Lisboa) e do Baixo Centro (Belo Horizonte)". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10451/39284.
  3. Suzana Amarante de Mendonca Cohen. "O discurso publicitário virtual x impresso: enunciação e contrato - uma análise comparativa". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/1843/MGSS-77ZJ7T.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/11/27 Technology Objects and Communication Strategies: How Mindsets and Cultural Meanings Are Created Fifty Shades of Language: International Conference on Language, Media and Creativity
London Centre for Interdisciplinary Research (Londres, Reino Unido)
2021/05 Methodologies to translate the invisible layers of culture and to map trends Trends and Culture Management Colloquium
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018 Culturas Criativas: Análise de dinâmicas socioculturais e criativas em Lisboa Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal
FCT (Lisboa, Portugal)
2018 Descoberta digital dos espaços culturais de lisboa. Descobre ULisboa 2018
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2017/05 Trends Studies and Mobility: UBER and HyperLoop 3a Semana da Inovação
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/11 Gentileza e Sustentabilidade como inspiração para projetos colaborativos, ocupação do espaço público urbano e fortalecimento da economia criativa Festival da Gentileza
(Belo Horizonte, Brasil)
2016/05 As Indústrias Criativas e a Cultura Beyond Creative
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2015 Profissionais e Práticas da Pesquisa de Tendências I Fórum de Tendências de Belo Horizonte
Centro Universitário de Belo Horizonte (Belo Horizonte, Brasil)
2015 Olhares - comunicação, cinema, moda e literatura Mulheres Comunicam: Feminismo, Mídia e Ação
Centro Universitário UNA (Belo Horizonte, Brasil)
2014 (des)intoxicação digital: O mundo colaborativo e conectado: redes, ethos digital e mobile XVI Congresso Mineiro de Psiquiatria
Associação Mineira de Psiquiatria (Belo Horizonte, Brasil)
2013/01/31 O discurso publicitário interativo: a convergência online/offline na enunciação e contrato VIII Congresso Internacional da ABRALIN
Associação Brasileira de Linguística (Natal, Brasil)
2013/01/31 A imagem de si no discurso online: construção do ethos nas redes sociais digitais VIII Congresso Internacional da ABRALIN
Associação Brasileira de Linguística (Natal, Brasil)
2008 Comunicação e Novas Tecnologias II Ciclo de Palestras do Curso Sistemas de Informação
UNIPAC (São João Del Rei, Brasil)
2007 Dove Hidratação Fresca: anúncio virtual x anúncio impresso V Congresso Internacional da ABRALIN
Associação Brasileira de Linguística (Brasília, Brasil)
2006 Uma Análise Semiótica do Mundo da Claro VI SEVFALE - Semana de Eventos da Faculdade de Letras
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2006 Marketing Viral: os sujeitos do discurso em campanhas publicitárias virtuais XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)
2005 A relação entre os sujeitos da linguagem no discurso publicitário virtual 1º Encontro Mineiro de Análise do Discurso
Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual A sustentabilidade e o Design de experiência de produtos e serviços digitais: um olhar a partir do estudo de tendências socioculturais.
Coorientador
Ciências da Cultura: Comunicação e Cultura (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017 - Atual Instagram, gentrificação e turismo
Coorientador
Turismo e Comunicação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/02 - 2019/06/19 Criatividade, cidades e tendência: uma análise de tendências socioculturais presentes nas instituições criativas e nos eventos culturais de Marvila (Lisboa) e do Baixo Centro (Belo Horizonte)
Coorientador
Cultura e Comunicação (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2015/08 - 2015/12 BLOGS, CONSUMO E TENDÊNCIAS: uma análise sobre blogs de moda e sua influência no consumo
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2015/02 - 2015/07 Uai-Commerce: O Mineiro e o mercado digital
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2014/02 - 2014/07 Anúncios Publicitários em Blogs de Moda: análise do blog Garotas Estúpidas
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2014 - 2014 O blog como oportunidade de negócio: uma análise da marca Alice Salazar
Orientador
Comunicação Social / Publicidade de Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2013 - 2013 A publicidade no canal Porta dos Fundos: humor e estratégias de viralização
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2012 - 2012 Acesso às Redes Sociais da Internet dentro das Organizacões: estudo de caso Promenade Apart Hoteis
Orientador
Relações Públicas (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2012 - 2012 As principais influências que os meios rádio e web exercem um sobre o outro
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2012 - 2012 Como as Redes Sociais reconfiguram relações entre consumidores e empresas
Orientador
Comunicação Social / Publicidade de Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2012 - 2012 Mobile Marketing: o impacto das ferramentas de SMS e Bluetooth em eventos culturais
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2012 - 2012 Pôneis Malditos da Nissan: música, paródia e viralização - um estudo de caso
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2011 - 2011 Informação e Mobilidade
Orientador
MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Centro Universitário Una, Brasil
2011 - 2011 Intranets Corporativas: avaliação dos métodos para geração de ambientes digitais internos atrativos
Orientador
MBA em Gestão Estretégica da Comunicação Organizacional (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Centro Universitário Una, Brasil
2011 - 2011 Ações de Comunicação Digital para o Ramo de Jóias e Semi Jóias no Mercado Brasileiro
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil
2010 - 2010 Potencialidades e Limitações do Aplicativo eBooks no iPhone, da Apple
Orientador
Pós em Produção Editorial Impressa e Multimídia (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Centro Universitário Una, Brasil
2009 - 2009 Projeto Syncontatos
Orientador
Pós em Produção em Mídias Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2008 - 2008 Orkut: a publicidade nas redes sociais
Orientador
Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Una, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/02 - Atual Beyond Creative 2022 (2022/04/01 - 2022/04/05)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2021/03 - 2021/05 Trends and Culture Management Colloquium (2021/05 - 2021/05)
Outro (Membro da Comissão Científica)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Anglisticos, Portugal
2019/04/01 - 2019/04/11 Beyond Creative 2019 é um projeto orientado para potenciar o desenvolvimento de uma cultura de projeto e inovação nos campos das culturas e das artes, aqui entendidas no seu sentido mais lato, materializado num evento, com carácter multifacetado. Este evento promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dinamizado através do respetivo American Corner, financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América e apoiado pela ADFLUL. (2019/04/01 - 2019/04/11)
Outro
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2018/04 - 2018/04 Beyond Creative 2018 (2018 - 2018)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2006/04 - 2006/06 Seminário Parcerias Público-Privadas e Solução de Conflitos por Arbitragem (2006/06 - 2006/06)
Seminário
Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014 - 2014 Redes sociais e advocacia
Oficina (workshop)
Treinamento Interno
Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados, Brasil
2013/02/01 - 2013/02/04 Workshop: Ferramentas tecnológicas em sala de aula: Prezi Simpósio dos Professores 1/2013
Centro Universitário Una, Brasil
2012/02/01 - 2013/02/02 Curso de curta duração: Ferramentas tecnológicas em sala de aula: Prezi, GoogleDocs e Slideshare.
Simpósio
Simpósio dos Professores 1/2012
Centro Universitário Una, Brasil
2011/08/01 - 2011/08/04 Curso de Curta duração: A sala de aula e o bravo novo mundo high tech
Simpósio
Simpósio dos professores 2/2011
Centro Universitário Una, Brasil
2010/06 - 2010/06 Publicidade em negócios Jurídicos: construindo a marca (Branding) e sua identidade visual.
Oficina (workshop)
Ordem dos Advogados de Minas Gerais, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2015 BLOGS, CONSUMO E TENDÊNCIAS: uma análise sobre blogs de moda e sua influência no consumo
Orientador
Roger Henrique Ferreira, Pedro Tulio Faria, Paloma Nuñez (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2015 Uai-Commerce: O Mineiro e o mercado digital
Orientador
Bruna Carvalho, Karine Gonçalves, Lucas Gomes, Pedro Santa Rosa (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2014/12 O blog como oportunidade de negócio: uma análise da marca Alice Salazar
Orientador
Izabella Fernandes Costa, Kivia Conceição Oliveira Gois (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2014 Anúncios publicitários em blogs de moda: análise do blog garotas estúpidas
Orientador
Bruna Mendes Viana, Bruna Alves Moraes, Nayara Barbosa Ruas (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2013/12 A Publicidade no Canal Porta dos Fundos
Orientador
Aliny Silva, Anderson Leão, Julio Pierazoli, Maísa Alves (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2013/12 Acesso às Redes Sociais da Internet dentro das Organizacões: estudo de caso Promenade Apart Hoteis
Orientador
Maurício José Gonçalves Júnior (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2013/12 Pôneis Malditos da Nissan: Música, Paródia e Viralização
Orientador
Clarisse Gontijo, Gilcimar Antônio, José Lana Jr., Tainá Porfírio (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2013 Convite ao inexplorado: expectativas e realidade sobre o advergame no case Localiza
Arguente principal
Diego Gurgell e Diego Gomes dos Santos (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2013 Participação no webjornalismo infantil: um estudo de caso do suplemento online O Tempinho
Arguente principal
Felipe Weykman; Mara Prata (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2012/12 As principais influências que os meios rádio e web exercem um sobre o outro
Orientador
Thiago Meira Glória (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2012/12 As principais influências que os meios rádio e web exercem um sobre o outro
Orientador
Thiago Meira Glória (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2012/07 Redes Sociais e as Marcas: como as redes reconfiguram a relação entre consumidores e empresas
Orientador
Gustavo Garcia de Faria, Lidiane Fátima Diniz, Lívia Coelho (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2011/12 Ações de Comunicação Digital Para o Ramo de Joias e Semi Joias No Mercado Brasileiro
Orientador
Fábio Esquárcio (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2011 Aplicação de Paradigmas Narrativos em Videogames
Arguente principal
Ademir Feliciano (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil
2009/12 Orkut, A publicidade nas redes sociais
Orientador
Camila Ramos e Sarita Andrade (Outro)
Centro Universitário Una, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2018/09/05 - 2020/06/30 Media Studies para alunos de A e AS Level Cambridge Media Studies (Ensino secundário) Prime School, Portugal
2018/09/05 - 2019/06/30 Global Perspectives Global Perspectives IGCSE (Ensino secundário) Prime School, Portugal
2016/09/10 - 2017/01/30 Culturas, Indústrias Criativas e Posicionamento Estratégico Pós-Graduação em Indústrias e Culturas Criativas (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Indústrias Criativas, Cultura e Planejamento Estratégico Pós Graduação em Comunicação e Tendências (Pós-Graduação) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2008/08/01 - 2015/12/23 Novas Midias Comunicação Social / Publicidade de Propaganda (Bachelor) Centro Universitário Una, Brasil
2008/08/01 - 2015/12/23 Publicidade Interativa Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Bachelor) Centro Universitário Una, Brasil
2013 - 2013 Mobile Marketing Especialização em Comunicação Digital e E-Branding (Postgraduate Certificate) Editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil
2011/07 - 2012/12 Mobile Marketing MBA em Mídias Sociais e Gestão da Comunicação Digital (Postgraduate Certificate) Centro Universitário Una, Brasil
2009/09 - 2012/12 Projetos em Mídias Móveis Pós Graduação em Produção Editorial Impressa e Multimídia (Postgraduate Certificate) Centro Universitário Una, Brasil
2009 - 2012 Novas Tecnologias da Comunicação MBA em Gestão da Comunicação organizacional (Postgraduate Certificate) Centro Universitário Una, Brasil
2011 - 2011 Sintaxe da Linguagem Visual Design de Interiores Centro Universitário Una, Brasil
2009 - 2010 Visualidade e Animação Pós Graduação em Produção em Mídias Digitais (Postgraduate Certificate) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2009 - 2010 Mídias Móveis Pós em Produção em Mídias Digitais (Postgraduate Certificate) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2009 - 2010 Seminário de Tópicos Especiais Pós em Produção em Mídias Digitais (Postgraduate Certificate) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil
2009 - 2009 Marketing Jurídico MBA em Gestão de Negócios Jurídicos (Postgraduate Certificate) Faculdade de Direito Milton Campos, Brasil

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2022/01/06 Entrevista sobre análise das tendências de comportamento e consumo para 2022 de acordo com o relatório da empresa de tendências WGSN Jornal O Tempo
2021/09/27 Pesquisa aponta que boa parte dos jovens quer futuro no interior. Estudo mostrou não só uma resposta ao confinamento imposto pela pandemia, mas também um desejo de vida sustentável. Jornal O Tempo
2016/05/16 Detox Digital leva usuários para retiro sem internet Estadão

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2021 - Atual Programa Interessa / Rádio Super Desejo dos Jovens de Mudarem para o Interior
2022/01 - 2022/01 Programa Interessa / Rádio Super Tendências de consumo para 2022

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2009/11 - 2014/06 Mobile Marketing Association Review Board Member (International Journal of Mobile Marketing)
2007 - 2013 Associação Brasileira de Lingüística Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/06 - 2017/06 Juri de discussão dos Projetos Finais da Pós-Graduação em Comunicação e Tendências 2017 Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Juri e discussão dos Projetos Finais da Pós-Graduação em Comunicação e Tendências 2016. Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2009/05 - 2015/05 Prêmio ABERJE - 2015, 2013, 2012, 2010, 2009 Regional MG/CO Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, Brasil

Revisão ad hoc de artigos em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual ModaPalavra (1982-615x) UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
2021 - Atual International Journal of Marketing, Communication and New Media (2182-9306) Instituto Superior de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA)
2009 - 2014 International Journal of Mobile Marketing Mobile Marketing Association