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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Joana Alexandra Vaz Teixeira

Nomes de citação

  • Teixeira, Joana

Identificadores de autor

Ciência ID
1111-67B5-CD85
ORCID iD
0000-0002-1562-8584

Endereços de correio eletrónico

  • javteixeira@letras.up.pt (Profissional)

Moradas

  • Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Via Panorâmica s/n, 4150-564 , Porto, Porto, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://clunl.fcsh.unl.pt/en/team/joana-teixeira/ (Académico)
  • https://sigarra.up.pt/flup/pt/FUNC_GERAL.FORMVIEW?p_codigo=666352 (Académico)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2018/11/14
Concluído
PhD in Linguistics (Doutoramento)
Especialização em Psycholinguistics
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"L2 acquisition at the interfaces: Subject-verb inversion in English and its pedagogical implications" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Unanimously approved with Very Good
2012
Concluído
Master in Teaching English and French in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O desenvolvimento de capacidades de leitura a partir de diferentes tipos de texto ('Developing reading skills using different types of texts')" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 (scale 0-20)
2009
Concluído
BA in Languages, Literatures and Cultures, English and French Studies (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 (scale of 0-20)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/07/01 - 2021/08/31 Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/02/01 - 2021/06/30 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018/10/01 - 2019/05/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2015/01/01 - 2019/01/31 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - 2021 Coordinator of the exchange programmes between NOVA FCSH and Chinese universities Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/01/01 - 2017/12/31 FCT PhD Fellow (grant no. PD/BD/52263/2013) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2013/02/01 - 2013/12/30 Research Fellow in the “Study for the evaluation of the impact of the implementation of Portuguese as a non-mother tongue in the Portuguese educational system” Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2011/09/01 - 2012/07/31 Teacher of English in the 3rd Cycle of Basic Education Escola Secundária Quinta do Marquês, Portugal
2010/09/01 - 2011/05/31 Trainee teacher of English and French in the 3rd Cycle of Basic Education and in Secondary Education Escola Secundária Quinta do Marquês, Portugal
2009/09/01 - 2010/08/31 Integration into Research Fellow in the project "Syntax and morphology in L2 acquisition" Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014 - 2017/12 L2 acquisition at the interfaces: Subject-verb inversion in English and its pedagogical implications
PD/BD/52263/2013
Bolseiro de Doutoramento
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013 - 2013/12/31 Study for the evaluation the impact of the application of Portuguese as a non-native language on the Portuguese educational system and for the definition of prospective measures for this curricular area in basic and secondary education
PEP/2012/137
Bolseiro de Investigação
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Ministério da Educação
Concluído
2009 - 2010 Morphology and Syntax in L2 Acquisition
POCI/LIN/62214/2004
Bolseiro de Integração na Investigação
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual ANACOREX: Anaphora and referring expressions in bilingualism: Triangulating corpus and experimental approaches
PID2020-113818GB-I00
Investigador
Universidad de Granada, Espanha
2018 - Atual ANACOR: A corpus-based approach to anaphora resolution in second language acquisition: beyond the interfaces
FFI2016-75106-P
Investigador
Universidad de Granada, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Joana Teixeira. "The impact of explicit instruction on different types of linguistic properties: Syntactic vs. syntax-discourse properties". ITL - International Journal of Applied Linguistics 172 1 (2021): 26-57. https://doi.org/10.1075/itl.18022.tei.
    Publicado • 10.1075/itl.18022.tei
  2. Lozano, Cristóbal; Teixeira, Joana; Madeira, Ana. "Corpora and L2 acquisition: the L1 Portuguese – L2 Spanish subcorpus of CEDEL2". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 137-154. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a10.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a10
  3. Ana Madeira; Fiéis, Alexandra; Teixeira, Joana. "Microvariação na resolução de sujeitos pronominais: Português europeu vs. italiano". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 155-167. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a11.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a11
  4. Teixeira, Joana; Fiéis, Alexandra; Madeira, Ana. "Resolução anafórica em português europeu L2: Efeitos de animacidade e a posição do antecedente". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 8 (2021): 260-275. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a17.
    Acesso aberto • Aceite para publicação • 10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a17
  5. Teixeira, Joana. "Gradient optionality in L2 acquisition at the syntax-discourse interface: Evidence from inversion in advanced and near-native English". Lingua 245 (2020): 102947. http://dx.doi.org/10.1016/j.lingua.2020.102947.
    10.1016/j.lingua.2020.102947
  6. Teixeira, Joana. "Efeitos do ensino explícito da gramática no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 7 (2020): 328-349. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a20.
    Publicado
  7. Teixeira, Joana. "Sujeitos nulos em inglês L2". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): 365-384. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a24.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln5ano2019a24
  8. Teixeira, Joana. "Divergência seletiva no estádio final de aquisição de L2: Dados sobre a construção com there em inglês". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 4 (2018): 254-275. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a44.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln4ano2018a44
  9. Teixeira, Joana. "Será a interface sintaxe-discurso necessariamente um locus de opcionalidade em L2? O caso da inversão locativa em inglês L2". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 3 (2017): 347-386. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a19.
    Acesso aberto • Publicado • 10.26334/2183-9077/rapln3ano2017a19
  10. Teixeira, Joana. "Locative Inversion and Stage Topics: A Cross-Linguistic Study". Discours 19 (2016): http://dx.doi.org/10.4000/discours.9229.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4000/discours.9229
  11. Teixeira, Joana. "Tópicos cénicos e inversão locativa: Os casos do inglês, francês e português europeu". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 2 (2016): 425-457. https://doi.org/10.21747/2183-9077/rapl2a19.
    Acesso aberto • Publicado • 10.21747/2183-9077/rapl2a19
  12. Teixeira, Joana. "Developing different reading skills using different texts". E-TEALS: An e-journal of Teacher Education and Applied Language Studies 3 (2012): 15-29. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/9879.pdf ..
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Joana Teixeira; Alexandra Fiéis; Ana Madeira. Autor correspondente: Joana Teixeira. "Are non-native speakers sensitive to microvariation in anaphora resolution? The case of Italian learners of European Portuguese". In Boston University Conference on Language Development 46 Proceedings. Estados Unidos: Cascadilla, 2022.
    Publicado
  2. Joana Teixeira. "Can explicit instruction help L2 learners overcome persistent L1 interference?". In L1 acquisition and L2 learning: The view from Romance, editado por Larissa Avram; Anca Svenco. Amsterdam: John Benjamins Company, 2021.
    Publicado
  3. Joana Teixeira. "Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English". In Explorations in second language acquisition and processing, editado por Roumyana Slabakova; James Corbet; Laura Domínguez; Amber Dudley; Amy Wallington, 120-137. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2019.
    Publicado
  4. Teixeira, Joana. "From a Romance null subject grammar to a non-null subject grammar: The syntax of pronominal subjects in advanced and near-native English". In Romance Languages and Linguistic Theory 15, editado por Ingo Feldhausen, Martin Elsig, Imme Kuchenbrandt and Mareike Neuhaus, 256-274. Amsterdam: John Benjamins Publishing Company, 2019.
    Publicado
  5. Antónia Coutinho; Joana Teixeira; Ana Guilherme; Beatriz Carvalho. "Introduction". In Grammar and Text, editado por Antónia Coutinho; Ana Guilherme; Joana Teixeira; Beatriz Carvalho, 1-3. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2018.
    Publicado
  6. Teixeira, Joana. "(Re)thinking the Interface Hypothesis and its implications for language teaching.". In Breaking theory: New directions in Applied Linguistics., editado por Tilly Harrison; Martin Edwards, 93-109. London: Scitsiugnil Press, 2016.
    Publicado
Edição de livro
  1. Antónia Coutinho; Ana Guilherme; Teixeira, Joana; Beatriz Carvalho. Grammar and Text: Selected papers from the 10th and 11th Forums for Linguistic Sharing. Newcastle Upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing. 2018.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Ana Madeira; Joana Teixeira; Fernanda Botelho; João Costa; Sofia Deus; Alexandra Fiéis; Ana Sousa Martins. Estudo de caracterização e avaliação do impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário. Lisbon, Portugal: Direção-Geral da Educação. 2014.
    Publicado
  2. Ana Madeira; Teixeira, Joana; Fernanda Botelho; João Costa; Sofia Deus; Alexandra Fiéis. Orientações programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário. Lisbon, Portugal: Direção-Geral da Educação. 2014.
    Publicado
  3. Ana Madeira; Teixeira, Joana; Fernanda Botelho; Alexandra Fiéis; Tiago Machete; Paulo Militão; Ana Sousa Martins. Protótipos de materiais e recursos para o ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) nos Ensinos Básico e Secundário. Lisbon, Portugal: Direção-Geral da Educação. 2014.
    Publicado
  4. Teixeira, Joana; Fernanda Botelho. Português Língua Não Materna: Linhas de trabalho para a Educação Pré-escolar. Lisbon, Portugal: Direção-Geral da Educação. 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Teixeira, Joana. "L2 acquisition at the interfaces: Subject-verb inversion in L2 English and its pedagogical implications". Doutoramento, Universidade Nova de Lisboa, 2018. https://run.unl.pt/bitstream/10362/54381/1/PhD%20thesis_Dec%202018.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/05 Anaphora resolution in L2 European Portuguese: Animacy effects and the position of the antecedent (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) Romance Turn 2021
(Ibiza, Espanha)
2021 Beyond the position of the antecedent strategy: Animacy effects in L2 anaphora resolution [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] APRAR: The Acquisition and Processing of Reference and Anaphora Resolution
Vrije Universiteit Brussel (Brussels, Bélgica)
2021 Microvariation in L2 anaphora resolution [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] 7th Bucharest Colloquium of Language Acquisition - BUCLA 7
University of Bucharest (online, Roménia)
2021 Are non-native speakers sensitive to microvariation in anaphora resolution? The case of Italian learners of European Portuguese [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] Boston University Conference on Language Development - BUCLD 46
Boston University (Boston, Estados Unidos)
2021 Microvariation in the resolution of pronominal subjects in Romance: European Portuguese vs. Italian [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] Going Romance 2021
University of Amsterdam (Amsterdam, Países Baixos)
2021 A Estratégia da Posição do Antecedente: uma área de variação em línguas românicas de sujeito nulo ('The position of the antecedent strategy: an area of variation in null subject Romance languages) [joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira] XXXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística (online, Portugal)
2020/10 Microvariação na resolução de sujeitos pronominais: português europeu vs. italiano ('Microvariation in the resolution of subject pronouns: European Portuguese vs. Italian') (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
2020/10 Corpora e aquisição de língua não materna: o subcorpus de português L1 - espanhol L2 do CEDEL2 ('Corpora and second language acquisition: the Portuguese L1 - Spanish L2 subcorpus of CEDEL2') (joint work with Cristóbal Lozano and Ana Madeira) XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
2020/06 The syntax-discourse interface: A problem area in L2 acquisition and in L2 teaching? [Invited talk] Research Seminar in Linguistics
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa
2020/01 Interfaces linguísticas na aquisição e no ensino de L2 ('Linguistic interfaces in L2 acquisition and teaching') [Invited talk] Invited talk at Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2020 Resolução anafórica em português europeu L2: efeitos de animacidade e a posição do antecedente ('Anaphora resolution in L2 European Portuguese: animacy effects and the position of the antecedent') (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) XXXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
(Portugal)
2019/11 Anaphora resolution in L1 and L2 European Portuguese: Does animacy matter? (joint work with Alexandra Fiéis and Ana Madeira) Going Romance 2019
University of Leiden (Leiden, Países Baixos)
2019/09 O efeito do ensino explícito no desenvolvimento de diferentes tipos de propriedades em L2: Sintaxe vs. sintaxe-discurso ('The effect of explicit instruction on the development of different types of properties in an L2: Syntax vs. syntax-discourse') XXXV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019/08 Gradient optionality at the syntax-discourse interface: The case of subject-verb inversion in advanced and near-native English EuroSLA 29
Lund University (Lund, Suécia)
2019/07 Como é que estudos em aquisição podem informar o ensino da gramática em L1 e L2? ('How can acquisition research inform L1 and L2 grammar teaching?') (joint work with Joana Batalha) [invited talk] XIV Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2019/01 Bridging the gap between generative SLA and language teaching: An example VI Jornadas de Português Língua Estrangeira – Aquisição e Didática
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2018/09 Sujeitos nulos em inglês L2 ('Null subjects in L2 English') XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
2018/09 The differential impact of explicit instruction on syntactic and syntax-discourse properties EuroSLA 28
University of Münster (Münster, Alemanha)
2018/09 Can explicit instruction help L2 learners overcome persistent L1 interference? The case of free inversion in L2 English Romance Turn IX
Universitatae din Bucaresti (Bucharest, Roménia)
2018/07 Pode o ensino explícito da gramática ajudar o aprendente de L2 a ultrapassar problemas resultantes da interferência da sua L1? ('Can explicit grammar teaching help L2 learners overcome problems resulting from persistent L1 interference?') III Encontro Temático APL/ESE - Formação, Investigação e Ensino da Língua
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2017/09 Divergência seletiva no estádio final de aquisição de L2: Dados sobre a construção com there em inglês ('Selective divergence at the end state of L2 acquisition: Data on the there-construction in L2 English') XXXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2017/05 Referential and expletive subjects at the end-state of English L2 acquisition International Conference on Multilingualism and Multilingual Education (ICMME 17)
(Braga, Portugal)
2017/04 Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English 14th Generative Approaches to Second Language Acquisition Conference (GASLA 14)
University of Southampton (Southampton, Portugal)
2016/12 From a Romance null subject grammar to a non-null subject grammar: The syntax of subjects in advanced and near-native English Going Romance 2016
Goethe-Universität (Frankfurt, Alemanha)
2016/11 Inversão locativa em inglês L2: Um caso de teste para a Hipótese de Interface ('Locative inversion in L2 English: A testing ground for the Interface Hypothesis') XI Fórum de Partilha Linguística
(Lisbon, Portugal)
2016/10 Será a interface sintaxe-discurso necessariamente um locus de opcionalidade em L2? O caso da inversão locativa em inglês L2 ('Is the syntax-discourse interface a locus of permanent optionality? The case of locative inversion in L2 English') XXXII Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2016/07 Quão nativos se podem tornar os falantes não nativos? O estádio final da aquisição de sujeitos pré- e pós-verbais em inglês L2 ('How native can non-native speakers become? The end-state of the acquisition of pre- and post-verbal subjects in L2 English') Ciência 2016
(Lisbon, Portugal)
2016/03 L2 acquisition at the syntax-discourse interface: Subject-verb inversion in English. [invited talk] Bilingualism Reading Group
University of Edinburgh (Edinburgh, Reino Unido)
2015/10 Inversão locativa e tópicos cénicos: Os casos do inglês, francês e português europeu ('Locative inversion and stage topics: The cases of English, French and European Portuguese') X Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2015/10 Inversão locativa e tópicos cénicos: Os casos do inglês, francês e português europeu ('Locative inversion and stage topics: The cases of English, French and European Portuguese') XXXI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade do Minho (Lisbon, Portugal)
2015/09 (Re)thinking the Interface Hypothesis and its implications for language teaching 48th Annual Meeting of the British Association for Applied Linguistics
Aston University (Birminghan, Reino Unido)
2015/07 Locative inversion and stage topics: The cases of English, French and European Portuguese VII Encuentro de Gramática Generativa
Univerdad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina)
2014/11 A Hipótese de Interface: Evidência, críticas e questões para investigação futura ('The Interface Hypothesis: Evidence, criticism and questions for future research') IX Fórum de Partilha Linguística
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2014/07 The Interface Hypothesis: What we know and what we need to find out Lisbon Graduate Conference in Linguistics
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
2014 Apresentação do estudo de impacto do PLNM no sistema educativo ('Presentation of the study on the impact of Portuguese as a Non-Mother Tongue in the educational system') (joint work with Ana Madeira, João Costa, Fernanada Botelho, Alexandra Fiéis and Ana Sousa Martins) International conference Português Língua Não Materna no Sistema Educativo: Avaliação de Impacto e Medidas Prospetivas
(Lisbon, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Variação na concordância verbal – um estudo sobre o verbo haver existencial
Coorientador
Mestrado em Ciências da Linguagem (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - Atual The Syntax and Processing of Cleft Structures in Native and Non-Native European Portuguese
Coorientador de Xinyi Li
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - Atual Mediating reading texts in the EFL classroom
Coorientador de Ana Sofia Senras
Ensino de Inglês no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Erro e Feedback: estratégias de correção do erro e motivação do aluno ('Errors and feedback: error correction strategies and learner motivation')
Coorientador de Beatriz Seborro
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 A integração de competências de multiliteracia e de conteúdos (inter)culturais na aula de língua estrangeira ('Integrating multiliteracy skills and (inter)cultural content in the foreign language class')
Coorientador de Ana Rita Moura
Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3.º C do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022 - Atual International Congress on Syntax: In honour of Professor Ana Maria Brito (2022/07/13 - 2022/07/15)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/11 - 2016/11 Member of the organizing committee of the XI Fórum de Partilha Linguística (11th Forum for Linguistic Sharing) (2016/11/24 - 2016/11/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015/11/27 - 2015/11/28 Member of the organizing committee of the X Fórum de Partilha Linguística (10th Forum for Linguistic Sharing) (2015/11/27 - 2015/11/28)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 O ensino bilingue no 1.º ciclo – Especificidades das práticas pedagógicas.
Arguente principal
Joana Bigodinho (Mestrado)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2021 Studies on anaphora resolution in L1 Spanish – L2 English and L1 English – L2 Spanish: combining corpus and experimental methods Teresa Quesada (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
2020 On Pseudorelatives and Human Sentence Parsing
Arguente
Miriam Aguilar (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2020 A Hipótese de Reconfiguração dos Traços e a Aquisição dos Padrões de Colocação de Clíticos por Aprendentes de Português Europeu Língua Segunda ('The Feature Reassembly Hypothesis and the Acquisition of Patterns in Clitics Placement by Learners of European Portuguese as a Second Language')
Arguente
Ronan Pereira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019 - Atual Encontro da Associação Portuguesa de Linguística
2019 - 2019 XIV Fórum de Partilha Linguística (14th Forum for Linguistic Sharing) Universidade Nova de Lisboa
2018 - 2018 VI Jornadas de Português Língua Estrangeira – Aquisição e Didática (6th Conference on Portuguese as a Foreign Language - Acquisition and Didactics) Universidade Nova de Lisboa

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2022 - Atual Lingua Elsevier
2022 - Atual Second Language Research SAGE publications
2022 - Atual IRAL- International Review of Applied Linguistics in Language Teaching De Gruyter
2021 - Atual ITL - International Journal of Applied Linguistics John Benjamins
2020 - 2020 Atlantis Journal of the Spanish Association for Anglo-American Studies AEDEAN (Asociacion Espanola de Estudios Anglo-Norteamericanos)
2020 - 2020 Revista Nebrija de Lingüística Aplicada a la Enseñanza de Lenguas
2020 - 2020 Desenvolvimento de materiais didáticos para Português Língua Não Materna: experiências e desafios LIDEL
2019 - 2019 NOVAling
2019 - 2019 Revista da Associação Portuguesa de Linguística

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022 - Atual Introdução à Linguística (Introduction to Linguistics) (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Sintaxe I (Syntax I) (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Sintaxe II (Syntax II) (Licenciatura) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Temas de Sintaxe I (Topics in Syntax I) (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Temas de Sintaxe II (Topics in Syntax II) (Mestrado) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Sintaxe Comparada I (Comparative Syntax I) (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - Atual Sintaxe Comparada II (Comparative Syntax II) (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021 - 2021 Projeto de Investigação em Aquisição de Segunda Língua ('Research Project on Second Language Acquisition') Ciências da Linguagem (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Educação Intercultural ('Intercultural Education') Teaching Portuguese as a Non-Native Language (Pós-Graduação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021 Iniciação à Investigação em Aquisição de Segunda Língua ('Introduction to Research in Second Language Acquisition') (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Avaliação e produção de materiais ('Materials evaluation and production') Teaching Portuguese as a Non-Native Language (Pós-Graduação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021 Metodologias Específicas de Ensino de Língua não Materna ('Specific Methodologies in Non-Native Language Teaching') Teaching Portuguese as a Non-Native Language (Pós-Graduação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2021 Introduction to Language Sciences BAs in Languages, Literature and Culture, in Translation and in Portuguese Studies (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2021 Gramática do Português ('Portuguese Grammar') BAs in Languages, Literature and Cultures, in Translation and in Portuguese Studies Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2018 - 2021 English Linguistics BAs in Languages, Literature and Culture, in Translation and in Language Sciences (Licenciatura) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2016 - 2021 Language development in children MA in Teaching English in the 1st cycle of Basic Education (Mestrado) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/05 Linguistic interfaces: first and second language acquisition NOVA Summer School in Linguistics (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2015 - 2016 English language development in children Curso de complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 330 Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - Atual Prémio de Investigação APL/Maria Helena Mira Mateus 2020 Associação Portuguesa de Linguística, Portugal
Distinções

Prémio

2013 Best Masters of Arts Award (“Prémio Melhores Mestres”) [This award was given to the best student of each MA programme]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2009 Merit and Excellence Award (“Prémio de Mérito e Excelência”) [This award is given to the best student of each BA programme]
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal