???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Álvaro Miguel da Costa Cairrão

Nomes de citação

  • Cairrão, Álvaro

Identificadores de autor

Ciência ID
1011-D66B-1D48
ORCID iD
0000-0002-1172-7884

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Catalão Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Galego Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2016 - 2020/12/31
Em curso
Pós-Doutoramento (Pós-doutoramento)
Especialização em Ciências da Comunicação
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
2004
Concluído
Comunicación Audiovisual: Publicida y Relaciones Públicas (Doktor (PhD))
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
"PUBLICIDAD Y EFICACIA PUBLICITARIA:Influencia de la duración y naturaleza del estímulo del spot publicitario erótico en la frecuencia cardíaca y su relación con el fenómeno de la atención entre los jóvenes universitarios." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente com Louvor
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/01/02 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2018 - 2019 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2016 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2014 - 2016 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Escola de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal
2013 - 2014 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Ciências Empresariais, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2016 - 2018 Coordenação ou direção de centro de investigação, departamento ou equivalente Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
1998 - 2002/11/30 PUBLICIDADE E RELAÇÕES PÚBLICAS
PRAXIS XXI/BD/15860/98
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Galhardo*, Andreia; Cairrão**, Álvaro. "A publicidade e a transmissão do valor de segurança em websites de unidades hoteleiras durante a crise pandémica de 2020". (2021): http://journals.openedition.org/cp/12255.
  2. Cairrão, Álvaro; Cardoso, António; Figueiredo, Jorge; Pereira, Manuel; Rodrigues, Pedro; Freitas, Elizabeth. "Analysis of the Authentizotic Profile of an Angolan Organization and its Impact on Employees". (2019): http://hdl.handle.net/11328/2596.
  3. Cairrão, Álvaro; Cardoso, António; Figueiredo, Jorge; Pereira, Manuel; Rodrigues, Pedro; Freitas, Elizabeth. "Analysis of the authentizotic profile of an Angolan organization and its impact on employees". (2019): http://hdl.handle.net/11328/2596.
  4. Cairrão, Álvaro. "Os recursos humanos no centro do desenvolvimento das organizações: um estudo sobre a comunicação interna na Universidade Fernando Pessoa". Conferência - Investigação e Intervenção em Recursos Humanos (2014): n. 1 (2009): I Confe-n. 1 (2009): I Confe. https://parc.ipp.pt/index.php/iirh/article/view/1896.
    10.26537/IIRH.V0I1.1896
  5. Cairrão, Álvaro. "Merchandising Strategies of FC Porto Store to attract the children and youth segment". International Journal of Business, Humanities and Technology, (2014):
  6. Cairrão, Álvaro. "Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais no contexto português". Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (2010): http://www.redalyc.org/pdf/3885/388539126005.pdf.
  7. Cardoso,António; Cairrão,Álvaro; Meirinhos,Galvão. "Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais ao contexto português". (2010): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000300005.
  8. Cairrão, Álvaro; Pereira, Ângela; Silva, Marlene; Sousa, Robson de. "Product placement como estratégia de comunicação persuasiva: análise da 4ª temporada da série Sex and the City". (2010): http://hdl.handle.net/10284/3157.
  9. Cardoso,António; Cairrão,Álvaro; Meirinhos,Galvão. "Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais ao contexto português". (2010): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642010000300005.
  10. Cairrão, Álvaro; Pereira, Ângela; Silva, Marlene; Sousa, Robson de. "Product placement como estratégia de comunicação persuasiva: análise da 4ª temporada da série Sex and the City". (2010): http://hdl.handle.net/10284/3157.
  11. Rosmaninho, Ágata; Cairrão, Álvaro; Ramos, Áurea; Barros, Carla; Camelo, Cláudia; Sampaio, Francisco M.; Trigo, Miguel. "A comunicação interna na UFP na perspectiva do QUESCI©". (2008): http://hdl.handle.net/10284/918.
  12. Rosmaninho, Ágata; Cairrão, Álvaro; Ramos, Áurea; Barros, Carla; Camelo, Cláudia; Sampaio, Francisco M.; Trigo, Miguel. "A comunicação interna na UFP na perspectiva do QUESCI©". (2008): http://hdl.handle.net/10284/918.
  13. Cairrão, Álvaro Miguel da Costa Lima; Universidade Fernando Pessoa. "Wall of Fame". (2005): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3233.
  14. Cairrão, Álvaro. "El consumidor "ciego" (emoción y publicidad)". (2005): http://hdl.handle.net/10284/656.
  15. Cairrão, Álvaro Miguel da Costa Lima; Universidade Fernando Pessoa. "Wall of Fame". (2005): http://revistas.ua.pt/index.php/sopcom/article/view/3233.
  16. Cairrão, Álvaro. "El consumidor "ciego" (emoción y publicidad)". (2005): http://hdl.handle.net/10284/656.
Artigo em revista (magazine)
  1. Cairrão, Álvaro. "Produtoras de Filmes Publicitários em Portugal", caracterização de spots audiovisuais, 1999
Capítulo de livro
  1. Jorge Esparteiro Garcia; Joana Seixas Pereira; Álvaro Cairrão. "Social Media Content Marketing Strategy for Higher Education: A Case Study Approach". 493-505. Springer Singapore, 2021.
    10.1007/978-981-33-4183-8_39
  2. Magalhães, Miguel; D´Orey, Frederico; Pereira, Manuel; Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Figueiredo, Jorge. "Canvas marketing plan: How to structure a marketing plan with interactive value?". IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-9993-7.ch009
  3. Magalhães, Miguel; D´Orey, Frederico; Pereira, Manuel; Cardoso, António; Cairrão, Álvaro; Figueiredo, Jorge. "Canvas marketing plan: How to structure a marketing plan with interactive value?". IGI Global, 2019.
    10.4018/978-1-5225-9993-7
  4. Cairrão, Álvaro. "Jogos simbólicos dos do tempo dos avós dos nossos avós, Literatura e Jogo – narrativas, discursos, representações e mitos". Portugal, 2014.
Livro
  1. Cairrão, Álvaro. Metodologias de Investigação em Ciências da Comunicação. Portugal. 2016.
  2. Cairrão, Álvaro. A Avaliação da Dimensão Económica e do Branding de um Evento num Pequeno Município – O Caso Art Beer Fest. Portugal. 2016.
  3. Cairrão, Álvaro. Thesaurus Avaliação da Qualidade em Ensino a Distância. Portugal. 2015.
Manual
  1. Cairrão, Álvaro. Desenho de Sítios Web. Portugal. 2018.
  2. Cairrão, Álvaro. Estratégia e Competitividade. Portugal. 2018.
Tese / Dissertação
  1. Nazaret, Zélia Mariana Coimbra. "Relatório de Estágio na Empresa LK Comunicação - Content Marketing". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2201.
  2. Sofia Ribeiro Barbado, Alexandra. "A dimensão cromática nos logótipos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2289.
  3. Nazaret, Zélia Mariana Coimbra. "Relatório de Estágio na Empresa LK Comunicação - Content Marketing". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2201.
  4. Sofia Ribeiro Barbado, Alexandra. "A dimensão cromática nos logótipos". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11960/2289.
  5. Meireles, Ariana Raquel Dias. "Eficácia publicitária dos estereótipos de género em anúncios de revista". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10348/9186.
  6. Meireles, Ariana Raquel Dias. "Eficácia publicitária dos estereótipos de género em anúncios de revista". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10348/9186.
  7. Costa, Vânia Isabel Pereira da. "O valor da marca “Turismo de Portugal”". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7761.
  8. Ponte, Cristina Filipa Guedes da. "As atitudes dos consumidores face à comunicação das marcas nas redes sociais e o impacto na intenção de compra e recomendação:". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1775.
  9. Almeida, Elsa Cristina de. "A importância da música na publicidade televisiva". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7267.
  10. Marisa Seixas Pereira, Joana. "Desenvolvimento de uma estratégia de content marketing para redes sociais: o caso da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1949.
  11. Cordeiro, Daniela Marina Ochôa. ""Product placement em televisão: análise da série americana Friday Night Lights"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/8955.
  12. Correia, Ana Lúcia da Rocha. "A rádio local portuguesa enquanto espaço para a comunicação de proximidade: o caso da Rádio Limite – Castro Daire". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7343.
  13. Cordeiro, Daniela Marina Ochôa. ""Product placement em televisão: análise da série americana Friday Night Lights"". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/8955.
  14. Correia, Ana Lúcia da Rocha. "A rádio local portuguesa enquanto espaço para a comunicação de proximidade: o caso da Rádio Limite – Castro Daire". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7343.
  15. Marisa Seixas Pereira, Joana. "Desenvolvimento de uma estratégia de content marketing para redes sociais: o caso da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1949.
  16. Almeida, Elsa Cristina de. "A importância da música na publicidade televisiva". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7267.
  17. Costa, Vânia Isabel Pereira da. "O valor da marca “Turismo de Portugal”". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10348/7761.
  18. Ponte, Cristina Filipa Guedes da. "As atitudes dos consumidores face à comunicação das marcas nas redes sociais e o impacto na intenção de compra e recomendação:". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11960/1775.
  19. Germano, Emanuel Cláudio Martins. "O impacto da publicidade impressa, no formato cartaz, nos convidados do Dolce Vita Douro". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6307.
  20. Pinto, Tânia Andreia Campos. "Eficácia da comunicação interna numa organização hospitalar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6884.
  21. Gonçalves, Nuno Luís Rodrigues. "De que forma é que a reorganização das freguesias influenciará a identidade cultural das freguesias rurais?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7210.
  22. Mendes, Sandy Peixoto. "O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6512.
  23. Jesus, Pedro Pereira de. "Uma experiência profissional ao abrigo do Programa ERASMUS no International Relations Office of AWF, na University School of Physical Education em Wroclaw, Polónia". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6368.
  24. Ferreira, Rui Manuel Rocha Gomes. "A importância das redes sociais e comunicação interna na promoção e divulgação de eventos - DLAC". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6984.
  25. Costa, Sofia Rodrigues Macedo da. "As redes sociais no âmbito da comunicação organizacional: o caso Sporting Clube de Braga". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6807.
  26. Tabosa, Ângela Alexandra Morais. "O contributo do logótipo para o reconhecimento e recordação de marcas desportivas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/5689.
  27. Pinto, Tânia Andreia Campos. "Eficácia da comunicação interna numa organização hospitalar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6884.
  28. Ferreira, Rui Manuel Rocha Gomes. "A importância das redes sociais e comunicação interna na promoção e divulgação de eventos - DLAC". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6984.
  29. Costa, Sofia Rodrigues Macedo da. "As redes sociais no âmbito da comunicação organizacional: o caso Sporting Clube de Braga". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6807.
  30. Tabosa, Ângela Alexandra Morais. "O contributo do logótipo para o reconhecimento e recordação de marcas desportivas". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/5689.
  31. Mendes, Sandy Peixoto. "O valor da marca e a sua relação com a preferência pela mesma em detrimento do produto: estudo de caso da Barbie". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6512.
  32. Germano, Emanuel Cláudio Martins. "O impacto da publicidade impressa, no formato cartaz, nos convidados do Dolce Vita Douro". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6307.
  33. Jesus, Pedro Pereira de. "Uma experiência profissional ao abrigo do Programa ERASMUS no International Relations Office of AWF, na University School of Physical Education em Wroclaw, Polónia". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/6368.
  34. Gonçalves, Nuno Luís Rodrigues. "De que forma é que a reorganização das freguesias influenciará a identidade cultural das freguesias rurais?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10348/7210.
  35. Ribeiro, Sandra Isabel da Silva. "O revivalismo em rótulos de vinho do Douro: o caso Ramos Pinto". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4288.
  36. Ribeiro, Sandra Isabel da Silva. "O revivalismo em rótulos de vinho do Douro: o caso Ramos Pinto". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10348/4288.
  37. Pereira, João Carlos dos Santos. "A publicidade televisiva a medicamentos não sujeitos a receita médica e o sentido da credibilidade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/5369.
  38. Pereira, João Carlos dos Santos. "A publicidade televisiva a medicamentos não sujeitos a receita médica e o sentido da credibilidade". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10348/5369.
  39. Guedes, João Miguel Magalhães. "A evolução da publicidade exterior: oportunidades e ameaças". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10348/6405.
  40. Guedes, João Miguel Magalhães. "A evolução da publicidade exterior: oportunidades e ameaças". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10348/6405.
  41. Costa, Joana Cruz Neves da. "Os blogues corporativos como meio de comunicação organizacional". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10284/1405.
  42. Costa, Joana Cruz Neves da. "Os blogues corporativos como meio de comunicação organizacional". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10284/1405.

Outros

Outra produção
  1. Americano*, Letícia Torres; Cairrão**, Álvaro; Cardoso*, Paulo Ribeiro; Coutinho*, Manuel João de Carvalho; Ferreira*, Ivone; Furtuoso***, Gustavo; Galhardo*, Andreia; et al. 2021. Número com dossiê temático. http://journals.openedition.org/cp/11573.