???global.info.a_carregar???
Ana Afonso is a full researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearn-ing (LE@D), Universidade Aberta (Portugal). She is also a collaborating researcher at the Centre for Informatics and Systems (CISUC) of the University of Coimbra (Portugal). She is currently an Invited Assistant Professor at the Universidade Aberta. A researcher, lecturer, trainer, author, independent edu-cational and community consultant, is author and co-author of books, book chapters, and conference papers,aboutdistanceeducationandelearning.ShehasbeenawardedtheBRIPA2020byEDEN-European Distance and E-Learning Network. Her research interests include open and distance learning, e-learning, contextual learning, e-mentoring, EaD training for teachers, digital transformation in education, virtual learning communities, senior education, game-based learning, game-based learning, playfulness, col-lective imagination. She graduated in Education Sciences from the University of Coimbra, in 1996, and obtained her Ph.D. in Educational Technologies also from the University of Coimbra, in 2009. https://orcid.org/0000-0001-6701-0922.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Paula Varela Afonso
Data de nascimento
1973/01/22
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Afonso, Ana

Identificadores de autor

Ciência ID
0F14-9519-51DD
ORCID iD
0000-0001-6701-0922
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?user=P7wdmbUAAAAJ&hl=en&oi=ao
Scopus Author Id
56027709100

Endereços de correio eletrónico

  • ana.afonso@uab.pt (Profissional)

Moradas

  • Rua Almirante Barroso, 38 Sala 12 , 1000-013 , Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/02/03 - 2022/03/09
Em curso
Design da Aprendizagem da Aprendizagem em Contextos Online e Híbridos (DACOH) (Outros)
Especialização em Instructional Design
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/08 - 2021/12/13
Concluído
PEIC: Avaliação Digital das Aprendizagens (Outros)
Especialização em Educação
Universidade Aberta, Portugal
20
2021/11/22 - 2021/11/22
Concluído
Feedback ou Feedforward na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/17 - 2021/11/17
Concluído
Como fazer um workshop narrado (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/11/13 - 2021/11/13
Concluído
Testes na PlataformAbERTA (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/10/28 - 2021/10/28
Concluído
Plataforma Colaborativa da Comunidade de Investigadores LE@D (Teams) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/06/21 - 2021/06/21
Concluído
Citar e Referenciar: boas práticas para evitar o plágio na escrita académica (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/04/07 - 2021/04/07
Concluído
EDEN NAP Webinar What do I do as an educator with learning analytics? (Outros)
European Distance and E-Learning Network, Hungria
2021/03/21 - 2021/03/21
Concluído
WordPress para administradores de portais, gestores e editores de conteúdos (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2021/03 - 2021/03
Concluído
Workshop Desenho de investigação com o Idea Puzzle (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/11/04 - 2020/11/04
Concluído
Webinar Next normal: Including students’ views into shaping future higher education, no âmbito da European Online and Distance Learning Week, (Outros)
European Distance and E-Learning Network, Hungria
2020/11 - 2020/11
Concluído
Curso de Formação Internacional XVII Seminario virtual de e-learning para profesores universitario (Outros)
Especialização em e-learning
Centro de Estudios, Innovación y Formación del Profesorado en Educación, Universidad Católica "Santa Teresa de Jesús de Ávila", Espanha
2016/06 - 2016/07
Concluído
Curso de Formação Internacional Digital Storytelling na Formação (online, mista ou presencial) (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
2013/09/01 - 2015/08/31
Concluído
Personalized Learning through Adaptive Gameplay Designs: from concepts to media (Pós-doutoramento)
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2015 - 2015
Concluído
Competências Digitais para Professores (Outros)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2012/07/07 - 2012/07/10
Concluído
Advanced Summer School on Frontier of Technology Enhanced Learning, a post ICALT School, (Outros)
Tor Vergata University of Rome, Itália
2009 - 2009
Concluído
Curso de Formação de Docentes Online para o Modelo Pedagógico Virtual (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
n/a
2009
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação, especialização em Tecnologia Educativa (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A GESTÃO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM ENQUANTO GERADORAS DE CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM (Um Estudo de Caso)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por Unanimidade, com Distinção e Louvor
2004/02/08 - 2004/04/09
Concluído
E-Tutor @duline: Curso Internacional de Tutoria Online (Outros)
Turun yliopisto, Finlândia

Universidade Aberta, Portugal
n/a
2000
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Psicologia da Educação (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Modelos para a gestão da aprendizagem em ambientes virtuais" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1996
Concluído
Licenciatura em Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2017 - 2018 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015 - 2016 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2009/09/01 - 2010/08/31 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2008 - 2009 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
2004 - 2005 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2003 - 2004 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
1999 - 2000 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Internacional de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2009/09/01 - 2010/03/31 Consultor/formador, condução de seminários temáticos no âmbito do CADAP-CURSO DE ALTA DIRECÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA e do FORGEP- PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA, Instituto Nacional de Admin Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, Portugal
2004/01/01 - 2004/06/30 Consultor, comissão coordenadora da Pós-Graduação em Técnicas e Contextos de E-Learning, na sua primeira edição, a convite do seu Coordenador o Professor Doutor António Dias Figueiredo. Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2003/03/01 - 2004/06/30 Avaliador/consultor, integrou a equipa de Avaliação Externa do Projecto ‘Programa de Acompanhamento do Uso Educativo da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico’, FCCN. Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
2001/11/01 - 2002/11/01 Secretária, Comissão de Avaliação Externa dos Cursos de ‘Informática e Computação’ 9, Sub Comissão 9.2. ‘Engenharia de Sistemas e Computação, Engenharia Informática e Informática’, a convite do seu Pr Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013 - 2015 iCIS - Intelligent Computing in the Internet of Services
Investigador Pós-doutorado
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual IDEAS – Innovative Digital Education and Skills
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2020 - Atual Transformação Digital em Tempo de Pandemia
PTIN/ UID4372LE@D/032020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Em curso
2019 - 2021/09/30 FAVILLE - Facitiliators of virtual learning
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus Plus
Concluído
2018 - 2020 e-Mentoring in Distance Learning
PTIN/ UID4372LE@D/032020
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning
Concluído
2004 - 2007 KALEIDOSCOPE
KALEIDOSCOPE
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal
Concluído
2001 - 2003 ORACLE - A Methodology and Draft Architecture for a European Certificate of Learning
ORACLE
Investigador
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lattke, S.; Morgado, L.; Afonso, A.P.; Penicheiro, F.; Moreira, J.A.. "Work-in-progress-immersing E-facilitators in Training: The perspective of project FAVILLE - Facilitators of virtual learning". 2021.
    10.23919/iLRN52045.2021.9459355
  2. Spilker, M. J.; Rocha, Antonieta; Afonso, Ana Paula; Morgado, Lina. "“Mission Possible”: Supporting an adoption of a distance learning model for schools during the pandemic.". Trabalho apresentado em European Distance and E-Learning Network (EDEN), 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.38069/edenconf-2021-ac0025
  3. Lattke, Susanne; Morgado, Leonel; Afonso, Ana Paula; Penicheiro, Filipe; Morgado, Lina; Moreira, Jose Antonio. "Work-in-Progress-Immersing E-facilitators in Training: The Perspective of Project FAVILLE - Facilitators of Virtual Learning". Trabalho apresentado em 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN), 2021.
    Publicado • 10.23919/ilrn52045.2021.9459355
  4. Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Rocha, Antonieta; Spilker, M.J.; Morgado, Lina. "Distance learning versus emergency remote learning: portuguese schools in a turning point for digital transformation?". Trabalho apresentado em EDEN RW 11 Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New challenges for research into digital, open, distance & networked education, 2020.
    Publicado
  5. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Afonso, Ana. "E-MENTORING IN DISTANCE EDUCATION: CHALLENGES IN THE DEVELOPMENT OF A MODEL". Trabalho apresentado em 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.1558
  6. Afonso, Ana Paula; Afonso, Ana. "SOME CONSIDERATIONS ON THE CREATION AND MANAGEMENT OF VIRTUAL COMMUNITIES AS LEARNING CONTEXT PROVIDERS". Trabalho apresentado em 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019, 2019.
    10.21125/iceri.2019.1549
  7. Afonso, A.P.V.; Roque, L.; Varela Afonso, Ana Paula; Roque, Licinio. "Reflections on playfulness, imagination and creativity, their relations and open questions". Trabalho apresentado em 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI 2015), 2015.
    Publicado • 10.1109/CISTI.2015.7170595
  8. Da Cunha, P. R; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; De Figueiredo, A.D.. "Alternative Assessment In Information Systems Engineering Education". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education and Research “Progress throug partnership” (ICEER 2004), 2004.
    Publicado
  9. Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Afonso, A.P.. "Models for the development of learning contexts: managing learning and knowledge in virtual environments through learning communities". Trabalho apresentado em International Conference on Computers in Education - ICCE2002, 2002.
    Publicado • 10.1109/cie.2002.1186318
  10. De Figueiredo, A.M.D.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Cunha, Paulo. "Learning and Education: Beyond the Age of Delivery". Trabalho apresentado em International Conference on Engineering Education (ICEE2002), 2002.
    Publicado
  11. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Comunidades de aprendizagem: um modelo para a gestão da aprendizagem". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, 2001.
    Publicado
  12. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Models for the Management of Knowledge in Educational Sites". Trabalho apresentado em 12th Information Resources Management Association International Conference, 2001.
    Publicado
  13. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Recommendations for the conception of web-based educational servers". Trabalho apresentado em Proceedings of the Web-Based Learning Environments European Conference (WBLE'2000)., 2000.
    Publicado
  14. Afonso, A.P.; De Figueiredo, A.M.D.; De Figueiredo, A.D.. "Web-based learning and the role of context". 2000.
    10.1109/iwalt.2000.890630
  15. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Cultural and National Identity in Education". Trabalho apresentado em Cultural and National Identity in Education, 1998.
    Publicado
  16. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Contributos Pedagógicos para a Formação Profissional". Trabalho apresentado em 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação, 1996.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "E-Learning in Portugal (in Portuguese E-Learning em Portugal) [Review of E-Learning in Portugal (E-Learning em Portugal; original text in Portuguese), by Machado, José]". Journal of Educational Technology & Society 5 2 (2002): 172-174. http://www.jstor.org/stable/jeductechsoci.5.2.172.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Ferret, Nathalie; Gomes, Marta. "The Challenges Behind the Development of an E-Mentoring Model for Online Distance Education". In Handbook of Research on Global Education and the Impact of Institutional Policies on Educational Technologies, editado por Loureiro, M.; Loureiro, A., 363-376. Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-8193-3.ch018
  2. Alcoforado, Luís; Figueiredo, Ana Beatriz; Afonso, Ana. "Pandemic Impact on Adult Education and Training Practices in Portugal". In Advances in Educational Technologies and Instructional Design, editado por Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Morgado, Lina; Roque, Licínio, 131-139. Estados Unidos: IGI Global, 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9538-1.ch007
  3. Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Rocha, Antonieta; Spilker, M. J.. "Pedagogias pós-pandemia e hibridização do trabalho docente: digitalização e práticas educacionais abertas". In Formação de professores: políticas públicas e tecnologias educacionais, vol 1, editado por Mallmann, E.; Reginatto, A.; Alberti, T., 21-43. Pimenta Cultural, 2021.
    Publicado
  4. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "A Gestão Contextual do “Não-Lugar”: geração e gestão de comunidades virtuais (de aprendizagem).". In Educação a Distância: interação entre sujeitos, plataformas e dispositivos, editado por Maciel, C.; Alonso, K.; Paniago, M.. Cuiabá, Brasil: EdUFMT, 2018.
    Publicado
  5. Afonso, Ana P.; Afonso, A.P.; Figueiredo, António D.D.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Communities as Context Providers for Web-Based Learning". In Managing Learning in Virtual Settings, editado por de Figueiredo, A. D.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Figueiredo, António D.D.; Figueiredo, António D. D., 135-163. Estados Unidos: IGI Global, 2006.
    Publicado • 10.4018/978-1-59140-488-0.ch008
  6. de Figueiredo, A.D.; Afonso, A.P.. "Context and learning: A philosophical framework". 1-22. 2005.
Documento de trabalho
  1. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. 2015. "Personalized Learning through Adaptive Gameplay Designs: from concepts to media". Documento de trabalho.
Edição de livro
  1. Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models. Estados Unidos: IGI Global. 2022.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-9538-1 • Editor
  2. Afonso, Ana. Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context. Estados Unidos: IGI Global. 2006.
    Publicado • 10.4018/978-1-59140-488-0 • Editor
Livro
  1. Roque, Licinio; Pereira, Luis; Craveiinha, R.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "Videojogos2013” Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos”. Tech Report (2014-004). Portugal: CISUC. 2014.
    Publicado • Editor
Prefácio / Posfácio
  1. Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Morgado, Lina; Roque, Licínio. "Preface: THE NEW SOCIO-TECHNICAL CONTEXT OF ICT, SKILLS, AND LEARNING CHALLENGES". Prefácio para Impact of Digital Transformation in Teacher Training Models, editado por Afonso, Ana Paula Varela Pereira; Morgado, Lina, xvi-xix. Estados Unidos: IGI Global. 2022.
    Publicado
  2. Figueiredo, António D. ; Afonso, Ana Paula Varela Pereira; de Figueiredo, A.D.; Afonso, A.P.. "Preface". Prefácio para Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context, editado por Figueiredo, António D.D.; Afonso, Ana Paula Varela Pereira, vi-xiii. Estados Unidos: IGI Global. 2006.
    Publicado
Relatório
  1. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. 1997. Estágio profissional em Educação.
  2. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. 1996. Educação para o Desenvolvimento.
Tese / Dissertação
  1. "A Gestão de Comunidades de Aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem: um estudo de caso". Doutoramento, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009. http://hdl.handle.net/10316/12155.
  2. Afonso, Ana Paula Varela Pereira. "A gestão das comunidades de aprendizagem enquanto geradoras de contextos de aprendizagem (um estudo de caso)". Doutoramento, 2009. http://hdl.handle.net/10316/12155.
  3. "Modelos para a gestão da aprendizagem em ambientes virtuais". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2000.
Tradução
  1. Huang, R.H.; Liu, D.J.,; Tlili, A.; Yang, J.F.; Wang, H.H., et al. Manual de Apoio à Aprendizagem Flexível durante a Interrupção do Ensino Regular: A Experiência Chinesa na Manutenção da Aprendizagem durante o Surto de COVID-19. China: Smart Learning Institute of Beijing Normal University & UNESCO International Research and Training. 2020.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2021/06/21 “Mission Possible”: Supporting an adoption of a distance learning model for schools during the pandemic. EDEN 30th Anniversary – Annual Conference – Lessons from a Pandemic for the Future of Education. Conference Online
(Madrid, Espanha)
2021/05/17 Work-in-Progress—Immersing e-facilitators in training: the perspective of project FAVILLE - Facilitators of virtual learning. 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network – iLRN 2021, 17 may-10 june 2021 (virtual).
2020/11/25 Scaffolding Teachers into Distance Learning in Pandemic Times: From Emergency Remote Learning to Sustained Distance Learning. 3rd WCCES Symposium: Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
Universidade Lusófona (Portugal)
2020/11/25 Challenges in designing a Distance Learning e-mentoring model. 3rd WCCES Symposium: Teachers, Teaching Profession, and Comparative Education: Fostering Values Education and Engaging Academic Freedom amidst Emerging Issues related to COVID-19
Universidade Lusófona (Lisboa, Portugal)
2020/10/21 Distance Learning versus Emergency Remote Learning: Portuguese Schools in a Turning Point for Digital Transformations. EDEN 2020 Research Workshop 11,
(Lisboa, Portugal)
2019/11/11 E-mentoring in distance education: challenges in the development of a models. 1 2th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019
(Sevilha, Espanha)
2019/11/11 Some considerations on the creation and management of virtual communities as learning context providers. 12th Annual International Conference of Education, Research and Innovation, ICERI2019
(Sevilha, Espanha)
2015/06/17 Reflections on Playfulness, Imagination and Creativity, their Relations and Open Questions. 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
(Águeda, Portugal)
2004/09 Um projecto de instrumento de avaliação de comunidades virtuais de aprendizagem. 11º Congresso Internacional de Educação a Distância - "Avaliação - Compromisso para a Qualidade e Resultados"
(Salvador da Bahia, Brasil)
2004/06 Alternative Assessment In Information Systems Engineering Education. nternational Conference on Engineering Education and Research "Progress Through Partnership"
(República Checa)
2002/12/03 Models for the Development of Learning Contexts: managing learning and knowledge in virtual environments through learning communities. ICCE2002 - International Conference on Computers in Education
(Auckland, Nova Zelândia)
2002/08/17 Learning and Education: Beyond the Age of Delivery. nternational Conference on Engineering Education - ICEE2002
(Manchester, Reino Unido)
2002/04/23 E-Learning: Um novo modelo de aprendizagem. III Conferência de Ciências da Educação,
(Coimbra, Portugal)
2001/05/20 Models for the management of knowledge in educational sites. Doctoral Symposium of the IRMA 2001 - Managing Information Technology in a Global Economy
(Toronto, Canadá)
2001/05/09 Comunidades de aprendizagem: um modelo para a gestão da aprendizagem. In II Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2001 / Desafíos 2001,
Centro de Competência Nónio XXI, Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2000/12/04 Web-based learning and the role of context. IWALT 2000 - International Workshop on Advanced Learning Technologies
(Palmerston North, Nova Zelândia)
1999/09/16 Considerations for the Management of Learning in Virtual Settings. EUROCONFERENCE'99
(Salamanca, Espanha)
1999/04/13 Educação para o Desenvolvimento. IX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa
Associação das Universidades de Língua Portuguesa, (Maputo, Moçambique)
1998/04/18 Vannishing Youth: Signs of a New Age. 4º Curso Intensivo — Youth on the Threshold: Family, School, Labor
NESA/ERASMUS e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, (Coimbra, Portugal)
1997/10/24 O que fazemos nós afinal? Conferência da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação "À procura de saídas...nos labirintos do exercer
(Coimbra, Portugal)
1996/03/21 Contributos Pedagógicos para a Formação Profissional 1º Congresso das Licenciaturas em Ciências da Educação
(Porto)
1995/03/25 Afonso, A. P. et al. (1995). Cultural and National Identity in Education. In 3º Curso Intensivo — Cultural and National Identity in Education — organizado pela NESA/ERASMUS e pela Universidade de Creta, Creta - Grécia, de 25 de Março a 1 de Abril de 1995. Cultural and National Identity in Education
NESA/ERASMUS e pela Universidade de Creta (Creta, Grécia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade digital e em rede: o Projeto Ageing+
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019 - Atual Gestão em Educação a Distância: Desenvolvimento do Material Didático em EaD numa Universidade Corporativa
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019 - Atual Estudo da adoção do elearning e práticas educacionais de emergência numa comunidade escolar durante a crise pandémica em São Paulo
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2020 - 2021 Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2020 - 2021 Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do Instituto de Educação a Distância
Orientador
Mestrado em Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2003 - 2004 Avaliação em Ambientes Virtuais: um novo paradigma para um novo milénio
Coorientador
Ciências da Educação (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/11/24 - 2021/11/26 Comissão Organizadora do XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologias de la Información y Comunicaciones Avanzadas (ATICA2021), 24 a 26 de novembro 2021, Lisboa, Portugal (híbrida) (2021/11/24 - 2021/11/26)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta, Portugal

Universidad de Alcalá, Espanha
2021/11/02 - 2021/11/05 Comissão Organizadora Local da 20th IFIP International Conference on Entertainment Computing, 2 a 5 de novembro 2021, Coimbra, Portugal (híbrida) (2021/11/04 - 2021/11/05)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Coimbra, Portugal
2021/04/16 - 2021/04/17 Comissão Técnica do V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores, 16 a 17 de abril 2021, Portugal (virtual) (2021/04/16 - 2021/04/17)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/10/21 - 2020/10/23 Comissão Técnica do EDEN RW 11 – 21 a 23 de outubro 2020, Lisboa, Portugal (virtual) (2020/10/23 - 2020/10/24)
Oficina (workshop) (Outra)
European Distance and E-Learning Network, Hungria

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/04 - 2020/06 Comissão Organizadora do Ciclo de Webinars – LE@D Talk em Tempo de Pandemia, promovido pelo LE@D – Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta, abril a junho 2020 (virtual). (2020/04 - 2020/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/12/09 - 2019/12/09 Comissão Organizadora do VIII Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - EL@IES2019, 9 de dezembro 2019, Faro, Portugal (2019/12/09 - 2019/12/09)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2019/02/27 - 2019/02/27 Comissão Organizadora – equipa Social Media da Iª Conferência Internacional de Investigação em Educação Aberta, a Distância e em Rede – nextED2019, 27 de fevereiro, Lisboa, Portugal (2019/02/27 - 2019/02/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2018/12/14 - 2018/12/14 Comissão Organizadora do VII Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior - EL@IES2018, 14 de dezembro 2018, Castelo Branco, Portugal (2018/12/14 - 2018/12/14)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2016/06/15 - 2016/06/16 Comissão Organizadora do 2nd Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2016), CISTI'2016 - 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Gran Canarias, Spain. (2016/06/15 - 2016/06/16)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 Comissão Organizadora do 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Águeda, Portugal. (2015 - 2015)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2013/09 - 2013/09 Comissão Organizadora da “Videojogos2013 - Conferência de Ciências e Artes dos Videojogos”, Coimbra, Portugal. (2013/09 - 2013/09)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Sociedade Portuguesa de Videojogos, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2005/04/06 - Atual Invited speaker: Afonso, A. P. (2005). E-Learning vs. E-Teaching. 9º EGTi "Social Computing", Coimbra - Portugal, 06 de abril de 2005. Oradora, a convite da Comissão Organizadora
Encontro
9º EGTi "Social Computing"
Universidade de Coimbra, Portugal
2005 - Atual Invited Speaker: Afonso, A. P. (2005). Valorizar as TIC na Educação: Comunidades de Aprendizagem. Workshop 'As TIC: que desafios para o ensino?', Carregal do Sal - Portugal, 08 de junho de 2005. Oradora, a convite da Câmara Municipal de Carregal do Sal.
Oficina (workshop)
Workshop 'As TIC: que desafios para o ensino?'
2003/05/28 - Atual Invited Speaker Afonso, A. P.(2003). E-Learning: para uma Aprendizagem Flexível. Workshop para formadores. Guimarães - Portugal, 28 de maio de 2003. Oradora, a convite da Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
Oficina (workshop)
Workshop para formadores
Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, Portugal
2003/03/12 - Atual Invited Speaker Afonso, A. (2003). LUVIT: uma plataforma para a aprendizagem on-line. Workshop 'A Aprendizagem On-Line'. Coimbra - Portugal, 12 de março de 2003 (no âmbito da co-orientação de estágio curricular em Ciências da Educação). Oradora, a convite da Coordenação da Licenciatura em Ciências da Educação, FPCE-Universidade de Coimbra
Oficina (workshop)
Workshop 'A Aprendizagem On-Line'
Universidade de Coimbra, Portugal
2003/05/21 - 2003/05/23 Invited Speaker: Afonso, A. P. & Ferreira, A. M. (2003). Models for the Development of Virtual Learning Contexts: Using Portfolios to Manage Learning through Learning Communities. In World Education Market 2003 - AGORA Session, Lisboa - Portugal, 21 a 23 de maio de 2003. Oradora, a convite da Pro-Reitoria da Universidade de Coimbra
Exposição
World Education Market 2003
Universidade de Coimbra, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2021 Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Orientador
Augusta Filimone Guilima Alizeu (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021 Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação a distância
Orientador
Maria Teresa José Salite (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2021 Jogos digitais e o seu impacto na aquisição de conhecimentos na área de Segurança da Informação e Informática
Presidente do júri
Elane Almeida Meireles Véras de Queiroz (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2019 Ambientes pessoais de aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vida
Vogal
António Manuel Galinho Pires de Almeida (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2016 ENSINAR EM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A EMERGÊNCIA DA PRESENÇA DE ENSINO DISTRIBUÍDA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO
Vogal
João Carlos de Sacadura de Sousa Paz (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2015 Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning
Arguente
Adelaide de Jesus Pão-Mole Dias (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2014 Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjetiva do estudante online
Arguente
Ana Maria Pereira das Neves (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
2012 Júri das Provas Públicas de Avaliação da Competência Pedagógica e Técnico-Científica para Assistente
Vogal
Paulo Miguel Gouveia Mariano (Outro)
Instituto Politécnico de Coimbra Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021/04/16 - 2021/04/17 V ENJIE – Encontro Nacional de Jovens Investigadores Portugal
2020/06/17 - 2020/06/20 1st Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2015), CISTI'2015 - 10th Iberian Conference on Information Systems and Technologies. Águeda, Portugal
2016/06/15 - 2016/06/18 2nd Workshop on Gaming, Simulation and Play (WGSP 2016), CISTI'2016 - 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies Gran Canarias, Spain
2011/07/30 - 2011/07/31 EMCIS2011 / European, Mediterranean and Middle Eastern Conference on Information Systems Athens, Greece
2003/07/09 - 2003/07/13 ICALT2003 / 3rd. IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies Athens, Greece
2003/05/18 - 2003/05/21 IRMA2003 / Information Resources Management Association International Conference Philadelphia, USA
2002/12/03 - 2002/12/06 ICCE2002 / International Conference on Computers in Education Auckland, New Zealand
2002/06/19 - 2002/06/21 Informing Science Conference Cork, Ireland
2002/05/21 - 2002/05/23 IRMA2002 / 2002 Information Resources Management Association International Conference Seattle, USA
2000/12/03 - 2000/12/06 ICCE2000 / International Conference on Computers in Education Auckland, New Zealand

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual RE@D - Revista de Educação a Distância e eLearning (ISSN 2182-4967)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2022/01 - Atual Coordenação do memorando de entendimento entre o LE@D e o Instituto de Comunicação e Imagem de Moçambique (ISCIM) para implementação da modalidade de Educação a Distância e em rede Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021 - Atual Assessoria do Validation Framework of Competences of Virtual Learning Facilitators (VLFs), no âmbito do projeto FAVILLE - Facitiliators of virtual leaning, co-funded by the Erasmus+ programme of the European Union 2019-1-SK01-KA204-060711 Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021 - 2021 Criação e Desenvolvimento de Modelos de EaD para instituições de ensino superior portuguesas Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020 - 2021 Coordenação de Cursos de Formação de docentes do ensino superior para Ensino a Distância a nível nacional e internacional Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020 - 2020 Criação e Desenvolvimento de Modelos de EaD para instituições de ensino não-superior portuguesas Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2009/09 - 2009/09 Parecer técnico-científico à Pró-Reitoria para a Inovação: Avaliação da Adequação e Qualidade da oferta formativa da modalidade de Educação a Distância e eLearning, no âmbito da avaliação da qualidade da oferta de EaD da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra, Portugal
2003 - 2004 Relatório de Avaliação do Programa de Acompanhamento da Utilização Educativa da Internet nas Escolas Públicas do 1º Ciclo do Ensino Básico (em co-autoria com Figueiredo, A. D. Ferreira, A.M.). Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional, Portugal
2003/05 - 2003/06 Parecer Técnico-científico à Pró-Reitoria para a Formação Contínua, Formação Informal e Formação à Distância: Avaliação da adequação e qualidade das LMS para a implementação da modalidade de Educação a Distância e eLearning da Universidade de Coimbra (co-autoria com António Dias de Figueiredo) Universidade de Coimbra, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/04 - Atual Dilemas do Ensino a Distância para Crianças: Como Fazer? Aprendizagem ao Longo da Vida (Outros)
2022/04 - Atual Cyberbulling: da sensibilização à prevenção Aprendizagem ao Longo da Vida (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2022/04 - Atual Internet para Pais Aprendizagem ao Longo da Vida (Outros) Universidade Aberta, Portugal
2021/03 - 2021/05 Docência para o Ensino a Distância Curso de formação para docentes de uma instituição de ensino superior portuguesa (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2021 - 2021 Facitiliators of virtual learning Curso online para formação de Facilitadores Virtuais (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/05 - 2020/06 Testes no Moodle Curso de formação para docentes de uma instituição de ensino superior portuguesa Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2020/03 - 2020/04 Formação Rápida para a Implementação do Ensino a Distância de Emergência (EADemerg) Curso de formação para docentes de duas instituições de ensino não superior portuguesas (Outros) Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Expedição científica

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014/09/14 - 2014/09/16 Scientific-Technical visit to IT University of Copenhagen in the ambit of the preparation of proposals for HORIZON2020 funding. Universidade de Coimbra Centro de Informatica e Sistemas, Portugal

IT-Universitet i København, Dinamarca
2002/12/01 - 2002/12/03 Scientific-Technical visit Higher Education Research Network, in the ambit of PhD work. The University of Auckland, Nova Zelândia
2000/12/01 - 2000/12/03 Scientific-technical visit to the Advanced Learning Technologies Research Centre, Massey University in the ambit of PhD work. Massey University, Nova Zelândia

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação
2022 - Atual European Association of Technology-Enhanced Learning (EATEL)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Conselho de Avaliação da Qualidade da Investigação
Membro
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
2022 - Atual Member of Editorial Board Smart Learning Environments Journal (Open Access Indexed Journal), ISSN: 2196-7091 (electronic) https://slejournal.springeropen.com/
Membro
2022 - Atual Member of Editorial Board International Design and Art Journal ISSN: 2687-5373 (Open Access, electronic) https://www.idajournal.com/index.php/ida/about
Membro
2022 - Atual Member of the Advisory Board Bodrum Journal of Art and Design ISSN 2822-2563 (online) https://dergipark.org.tr/tr/pub/bodrum
Membro
Distinções

Prémio

2020 Best Research In Progress Award (BRIPA)
European Distance and E-Learning Network, Hungria