???global.info.a_carregar???
Celestino Magalhaes. Concluiu o(a) Mestrado em Sistemas de Informação em 2003/05/30 pelo(a) Universidade do Minho - Campus de Azurém, Mestrado em Tecnologias da Informação e da Comunicação em 2012/07/20 pelo(a) Instituto Piaget e Licenciatura em Engenharia Zootécnica em 1994/06/01 pelo(a) Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo. Frequenta o(a) Doutoramento em Ciências da Educação pelo(a) Universidade do Minho desde 2014/11/30. É Professor Adjunto no(a) Instituto Piaget, Formador no(a) MakeIt Pedagogical, Coordenador da Pós-Graduação em TIC no(a) Instituto Piaget, Investigador no(a) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação e Investigador no(a) Instituto Piaget. Possui 6 capítulo(s) de livros e 3 livro(s). Organizou 3 evento(s). Participou em 14 evento(s). Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral e Ciências Exatas com ênfase em Ciências da Computação e da Informação com ênfase em Ciências da Informação. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Saúde e bem-estar da criança; Aprendizagens da Criança; Desenvolvimento da criança; Políticas e contextos socioeducativos da criança; Education policies; Culture; knowledge and education; Learning and teaching; Formal and informal learning settings; Threshold Concepts; Edição de vídeo; Tecnologias móveis; Mobile Learning; Mobile learning; Inovação pedagógica; Motivação intrínseca e extrínseca; Digital storytelling; Game-based learning; Gamification; Flipped learning; Bring your own device; Vi´deo; Curri´culo e tecnologias; Aprendizagem suportada por tecnologias; Usabilidade; Prototipo multimédia; Acessibilidade; e-learning; Computational thinking; Educational robotics; Ciências Sociais::Ciências da Educação; Technology-Enhanced Learning; Robótica; Pensamento computacional; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Celestino Magalhaes

Nomes de citação

  • Magalhães, Celestino

Identificadores de autor

Ciência ID
0E19-A634-A97C
ORCID iD
0000-0001-8933-2594

Telefones

Telemóvel
  • 966488868 (Pessoal)

Moradas

  • RUA dos Laborins, ed. varandas do vau, nº 147 1º dtº, 4770-219, Joane, Vila Nova de Famalicão, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Exatas - Ciências da Computação e da Informação - Ciências da Informação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2014/11/30 - 2024/05
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
2024/01 - 2024/02
Concluído
AI Certified Trainer (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
MagicSchool AI, Estados Unidos
2022/01 - 2022/05
Concluído
Ambassador and Certified Educator (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
3DBear, Finlândia
2021/12 - 2022/02
Concluído
Certified Educator (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
Nearpod, Estados Unidos
2022/01 - 2022/01
Concluído
Embaixador para a construção da plataforma de avaliação digital e para o lançamento do Banco Público de Conteúdos (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
Intuitivo, Portugal
2021/04 - 2021/04
Concluído
KIBO Ambassador (Outros)
Especialização em Tecnologia Educativa
KinderLab Robotics, Estados Unidos
2014
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Tecnologia Educativa
Universidade do Minho, Portugal
"A edição de video na reflexão e compreensão de threshold concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2009/10/01 - 2012/07/20
Concluído
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Mestrado)
Especialização em Comunicação Multimédia
Instituto Piaget, Portugal
18
2006/10/01 - 2007/06/30
Concluído
Tecnologias de Informação e da Comunicação (Pós-Graduação)
Especialização em Tecnologias de Informação e da Comunicação
Instituto Piaget, Portugal
18
2000/10/01 - 2003/05/30
Concluído
Sistemas de Informação (Mestrado)
Especialização em Inteligência Artificial
Universidade do Minho - Campus de Azurém, Portugal
15
1988/09/01 - 1994/06/01
Concluído
Engenharia Zootécnica (Licenciatura)
Especialização em Produção e Melhoramento Animal
Universidade dos Açores - Campus de Angra do Heroísmo, Portugal
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/19 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Piaget, Portugal
2014/11/30 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Universidade do Minho, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2011/11/02 - 2023/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2018 - 2019 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2018 - 2019 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2014 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal
2014 - 2015 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget em Vila Nova de Gaia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - 2023/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio Alfacoop , Portugal
1994/10/08 - 2022/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Externato de Vila Meã , Portugal
Externato de Vila Meã , Portugal
2018/10/06 - 2021/07/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Colégio de Santa Eulália, Portugal
Colégio de Santa Eulália, Portugal
1998/10/01 - 2007/09/30 Consultor de Informática (Categorias e Funções Especificas) Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06/01 - Atual Coordenador da Pós-Graduação em TIC Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2019/11/02 - Atual Formador MakeIt Pedagogical, Portugal
MakeIt Pedagogical, Portugal
2005/09/01 - 2007/12/31 Consultor de Ligação Associação Empresarial de Portugal, Portugal
Centro de Serviços e Apoio às Empresas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Research Centre on Education
UID/CED/01661/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Educação
UID/CED/01661/2019
Universidade do Minho, Portugal

Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação em Estudos da Criança
UID/CED/00317/2019
Universidade do Minho Centro de Investigação em Estudos da Criança, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Magalhães, Celestino. "Avaliando o impacto da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada no envolvimento e na aprendizagem dos alunos na Educação 5.0". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía, Corunha, 2023.
    Publicado
  2. Magalhães, Celestino. "Implementação de Metodologias Ativas e Integração do Digital: Inovação nas Práticas Pedagógicas para Melhorar a Aprendizagem dos Alunos". Trabalho apresentado em XXII ENCONTRO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: “O papel dos professores na construção do conhecimento”, Leiria, 2023.
    Publicado
  3. Magalhães, Celestino. "Ampliar horizontes educativos através da Realidade Aumentada e Virtual em Sala de Aula". Trabalho apresentado em TIC@Portugal: Da transição digital à inovação da educação nas escolas, Coimbra, 2023.
    Publicado
  4. Magalhães, Celestino. "Potenciar a Inteligência Artificial em sala de aula: o caso do ChatGPT". Trabalho apresentado em TIC@Portugal: Da transição digital à inovação da educação nas escolas, Coimbra, 2023.
    Publicado
  5. Magalhães, Celestino. "Realidade Aumentada e Realidade Virtual: um “buzz” de imersão sensorial para aprendizagens significativas". Trabalho apresentado em XXI ENCONTRO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: "Os professores e o desenvolvimento digital das escolas", Leiria, 2022.
    Publicado
  6. Magalhães, Celestino. "Robótica na sala de aula, o que podemos fazer diferente!". Trabalho apresentado em TIC@Portugal: Educação, Formação e Tecnologias hoje: desafios da Transição Digital, Viseu, 2022.
    Publicado
  7. Magalhães, Celestino. "Robótica Educativa com alunos do 1.º Ciclo: um trampolim no desenvolvimento da criatividade, colaboração e resolução de problemas". Trabalho apresentado em I Conferência Internacional Tecnologias e Aprendizagem de Programação e Robótica na Educação Básica, Braga, 2022.
    Publicado
  8. Magalhaes, Celestino. "Desafios Híbridos da Escola pós COVID-19". Trabalho apresentado em XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC, Lisboa, 2021.
    Publicado
  9. Magalhaes, Celestino. "Matemática “Out” with Ori`Education". Trabalho apresentado em XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC, Lisboa, 2021.
    Publicado
  10. Magalhaes, Celestino. "Viagem no tempo com… #Chromebook10 – Descobrimentos Portugueses". Trabalho apresentado em XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC, Lisboa, 2021.
    Publicado
  11. Magalhães, Celestino. "Projeto interdisciplinar "A Maior Flor do Mundo"". Trabalho apresentado em XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC, Lisboa, 2021.
    Publicado
  12. Magalhães, Celestino. "Contributos do Google Classroom e do Scratch para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas remotas". Trabalho apresentado em XV ENCONTRO DE PROFESSORES SOBRE UTILIZAÇÃO EDUCATIVA DAS TIC, Lisboa, 2021.
    Publicado
  13. Magalhaes, Celestino. "Experiências práticas e de investigação: Projeto EPRIS". Trabalho apresentado em III SEMINÁRIO LUSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO DE ADULTOS/ I SEMINÁRIO INTERNACIONAL BRASIL E PORTUGAL, Vila Real, 2018.
    Publicado
  14. Magalhaes, Celestino. "Ambientes online de aprendizagem em contexto prisional: flexibilidade, participação e inclusão de reclusas na sociedade de informação". Trabalho apresentado em Challenges 2017: aprender nas nuvens, learning in the clouds, Braga, 2017.
    Publicado
  15. Magalhaes, Celestino. "Revisão Sistemática de Literatura sobre edição de vídeo e threshold concepts nas áreas STEM". Trabalho apresentado em IV Congresso Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2016.
    Publicado
  16. Magalhaes, Celestino. "A edição de vídeo na reflexão e compreensão de threshold concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis7ª sessão PubhD UMinho". Trabalho apresentado em 7ª sessão PubhD UMinho, Braga, 2016.
    Publicado
  17. Magalhaes, Celestino; Magalhães, Celestino; Lencastre, José Alberto; Coutinho, Clara Pereira. "A edição de vídeo na resolução de threshold concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis". Trabalho apresentado em Simpósio Doutoral do 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2016.
    Publicado
  18. José Alberto Lencastre; Coutinho, Clara; Cruz, Sara; Magalhães, Celestino; Casal, João; José, Rui; Clough, Gill; Adams, Anne. "A Video Competition to Promote Informal Engagement with Pedagogical Topics in a School Community". Trabalho apresentado em CSEDU2015, Lisbon, Portugal, 2015.
    Publicado • 10.5220/0005450403340340
  19. Magalhães, Celestino; Cruz, Sara; Lencastre, José Alberto; Coutinho, Clara Pereira; Casal, João; José, Rui. "Práticas educativas com a edição de vídeo: Motivar com criatividade". 2014.
  20. Magalhaes, Celestino; Magalhães, Celestino; Lencastre, José Alberto. "Usabilidade e Acessibilidade de Protótipos Multimédia Educativos – Estudo Comparativo". Trabalho apresentado em XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2013.
    Publicado
  21. Magalhães, Celestino. "Avaliação da Usabilidade e da Acessibilidade do Protótipo Multimédia F.R.e.e.: Técnicas de Procura de Emprego". Trabalho apresentado em VIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2013 – Aprender a qualquer hora e em qualquer lugar, Braga, 2013.
    Publicado
  22. Magalhães, Celestino. "Criação de um protótipo educativo multimédia integrado num projeto de formação em e-learning num estabelecimento prisional". Trabalho apresentado em II Encontro Internacional TIC e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
  23. Magalhães, Celestino. "Proposta de formação em eLearning no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo". Trabalho apresentado em XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Corunha, 2011.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Magalhães, Celestino. "Transforming Mathematics Education: The Power of Digital Tools in Active Learning". In Steaming Ahead: Fostering critical thinking, problem-solving and creativity. Coimbra, Portugal, 2024.
    Publicado
  2. Magalhães, Celestino. Autor correspondente: Magalhães, Celestino. "Beyond Borders: Exploring the potential of immersive virtual learning environments to engage students in learning through emotions". In Digital Classroom at School: contributions to support innovation insights and perspectives on the pedagogical use of digital technologies. Porto, Portugal, 2024.
    Publicado
  3. Magalhães, Celestino; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto. "Using educational robotics as a springboard to developing young children's computational thinking". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2023.
  4. Magalhães, Celestino; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto. "Using educational robotics as a springboard to developing young children's computational thinking". Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2023.
  5. Magalhaes, Celestino. "elearning para a vida e em contexto prisional: EPRIS". In Educação, Formação e Transformação Digital em Estabelecimentos Prisionais. Porto, Portugal: Universidade Aberta, 2020.
    Publicado
  6. Magalhaes, Celestino. "EPRIS – um ecossistema online vivo potenciador de aprendizagem ao longo da vida em ambiente de reclusão". In Educação no Ciberespaço. Porto, Portugal: Wh!teBooks, 2017.
    Publicado
  7. Magalhaes, Celestino; Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Magalhães, Celestino; Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Maria Altina. "MOBILE LEARNING: potencial de inovação pedagógica". In Tecnologias e processos inovadores na educação. Curitiba, Brasil: Editora CRV, 2016.
    Publicado
  8. Lencastre, José Alberto; Bento, Marco; Magalhães, Celestino. "Mobile Learning: potencial de inovação pedagógica". Editora CRV, 2016.
Edição de livro
  1. Magalhaes, Celestino. Criação de protótipos educativos multimédia - integrada num projeto de formação num estabelecimento prisional. Vila Nova Gaia, Portugal: Novas Edições Acadêmicas. 2017.
    Publicado
Livro
  1. Figueiroa, Alcina ; Magalhaes, Celestino; Silva, Ângelo. Não Fiques Fora de Jogo na Matemática. Portugal: Cultura Editora e Federação Portuguesa de Futebol. 2024.
    Publicado
  2. Pinto, Hélder; Silva, Ângelo; Magalhães, Celestino; Figueiroa, Alcina. Vamos marcar um golo na Matemática?. Cultura Editora. 2022.
  3. Pinto, Hélder; Silva, Ângelo; Magalhães, Celestino; Figueiroa, Alcina. Vamos marcar um golo na Matemática?. Cultura Editora. 2022.
  4. Angélica Monteiro; Rita Barros; Celestino Magalhães. Ambientes online de aprendizagem em contexto prisional: flexibilidade, participação e inclusão de reclusas na sociedade de informação. 2018.
  5. Angélica Monteiro; Rita Barros; Celestino Magalhães. Ambientes online de aprendizagem em contexto prisional: flexibilidade, participação e inclusão de reclusas na sociedade de informação. 2018.
Relatório
  1. Magalhães, Celestino. 2007. A Web 2.0 como Ferramenta Pedagógica.
Tese / Dissertação
  1. "Avaliação da Usabilidade e da Acessibilidade do Protótipo Multimédia Educativo F.R.e.e. (Formação Reclusas em e-learning)". Mestrado, Instituto Piaget, 2012.

Outros

Outra produção
  1. Capacitação de professores para usar a realidade virtual na educação: O CLASSVR como tecnologia emocional e cognitiva. O artigo aborda a capacitação de professores, com ênfase nas sessões sobre Realidade Virtual (RV). Destaca o potencial da RV em proporcionar experiências de aprendizagem imersivas e personalizadas, facilitando a compreensão de conceitos complexos em diversas áreas do conhecimento, como ciências, matemática ou história. A literatura aponta a RV como um meio de desenvolver competências essenciais do. 2024. Magalhães, Celestino; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto. https://hdl.handle.net/1822/92008.
  2. Atividades matemáticas com robôs para o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do 1.º Ano do 1.º CEB. Com a introdução da Robótica no ambiente educativo pretendemos que os alunos sejam capazes de: (1) pensar de forma crítica; (2) imaginar várias soluções para resolução do mesmo problema; (3) selecionar e planear a implementação da solução escolhida; (4) construir e testar os resultados, apresentando-os caso a solução funcione ou reformulá-los, pois se um robô não teve o desempenho esperado, o alun. 2021. Magalhães, Celestino; Cruz, Sara Maria Alves; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto. http://hdl.handle.net/1822/74001.
  3. Atividades matemáticas com robôs para o desenvolvimento do pensamento computacional em alunos do 1.º Ano do 1.º CEB. Com a introdução da Robótica no ambiente educativo pretendemos que os alunos sejam capazes de: (1) pensar de forma crítica; (2) imaginar várias soluções para resolução do mesmo problema; (3) selecionar e planear a implementação da solução escolhida; (4) construir e testar os resultados, apresentando-os caso a solução funcione ou reformulá-los, pois se um robô não teve o desempenho esperado, o alun. 2021. Magalhães, Celestino; Cruz, Sara Maria Alves; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto. http://hdl.handle.net/1822/74001.
  4. A edição de vídeo na resolução de Threshold Concepts: um estudo utilizando tecnologias móveis. Este texto é uma proposta de investigação que visa a compreensão de Threshold Concepts nas Ciências através de atividades de edição de vídeo realizadas pelos alunos com dispositivos móveis. Um Threshold Concept é um conceito complexo que se o aluno não o compreende impede-o de progredir na aprendizagem. Pelo contrário, quando compreendido fornece uma nova maneira de pensar sobre o tema. Com a ajud. 2016. Magalhães, Celestino; Lencastre, José Alberto; Coutinho, Clara Pereira. http://hdl.handle.net/1822/43371.
  5. A video competition to promote informal engagement with pedagogical topics in a school community. This paper presents a study developed in the scope of a larger project that aims to understand how video editing and content sharing in public displays can be used at schools to promote the informal engagement of students with curricular contents that are essential to foster future learning. The study involved a video competition where students were invited to create videos around specific pedagog. 2015. Lencastre, José Alberto; Coutinho, Clara Pereira; Cruz, Sara; Magalhães, Celestino; Casal, João; José, Rui; Clough, Gill; Adams, Anne. http://hdl.handle.net/1822/36313.
    10.5220/0005450403340340
  6. Práticas educativas com a edição de vídeo: Motivar com criatividade. Os alunos que estudam temas nas a´reas CTEM (Cie^ncias, Tecnologia, Engenharia e Matema´tica) encontram muitas vezes barreiras a` compreensa~o de alguns conceitos complexos considerados essenciais que te^m pouca motivac¸a~o para superar (Adams, et al., 2013). Integrado num projeto de investigac¸a~o que tem como objetivo promover a curiosidade dos alunos nas a´reas CTEM atrave´s da edic¸a~o criativ. 2014. Magalhães, Celestino; Cruz, Sara; Lencastre, José Alberto; Coutinho, Clara Pereira; Casal, João; José, Rui. http://hdl.handle.net/1822/32612.
  7. Usabilidade e acessibilidade de protótipos multimédia educativos: estudo comparativo. O presente artigo apresenta uma comparação entre as avaliações da usabilidade e da acessibilidade que envolveram a criação de dois protótipos multimédia para formação de reclusas em e-learning, especificamente as formações “Moodle” e “Técnicas de Procura de Emprego” no âmbito do projeto de investigação ( e-Pris ) e-Learning em Estabelecimentos Prisionais. Construímos os nossos protótipos multimédi. 2013. Magalhães, Celestino; Lencastre, José Alberto. http://hdl.handle.net/1822/28692.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/19 Formação de Professores no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital: um estudo em 7 Agrupamentos de Escolas e 1 Escola Não Agrupada 4th Porto International Conference on Research in Education
Escola Superior de Educação do Porto (Porto, Portugal)
2024/07/11 Projeto DigitEd - Competências Digitais para a Inovação Pedagógica em Ensino Superior CIDU 2024 - XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária
Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/06/12 Immersive Virtual Learning Spaces for Emotional Engagement in Education with the Classroom-ready Virtual Reality Device CLASS VR iLRN2024 Conference
Immersive Learning Research Network (Glasgow, Reino Unido)
2024/05/29 Enhancing Vocational Education with Active Methodologies in Multimedia Course PLA Teacher Acquisition in VET
European Federation of Education Employers (EFEE) (Dublin, Irlanda)
2024/05/25 Capacitação de Professores para usar a Realidade Virtual na Educação: O CLASSVR como tecnologia Emocional e Cognitiva 6.º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, EJML2024
Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/09/04 - 2024/09/04 O IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi, decorreu no dia 4 de setembro de 2024, debruçando-se sobre os temas “Inovação Pedagógica com Tecnologia”, “Inteligência Artificial” e “Modelos Híbridos de Aprendizagem”. Esta 9ª edição do Supertabi contou com a participação de oradores de renome nacional e internacional. (2024/09/04 - 2024/09/04)
Encontro (Coorganizador)
Câmara Municipal da Maia, Portugal
2024/05/24 - 2024/05/24 Aplicação prática de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em contexto educativo: o portal ClassVR (2024/05/24 - 2024/05/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2024/05/24 - 2024/05/24 Estratégias para a utilização da Inteligência Artificial na Educação: MagicSchool (2024/05/24 - 2024/05/25)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Universidade de Coimbra, Portugal
2023/09/07 - 2023/09/08 1st Portuguese Education Summit, um fórum que juntou profissionais e entusiastas da educação que partilharam as suas experiências e saberes de forma apaixonada. Durante 2 dias, a educação não foi apenas discutida – mas também vivida, sentida e celebrada com um grupo de consultores de educação americanos, oriundos de Washington, Nova Iorque, Chicago e Carolina do Norte. (2023/09/07 - 2023/09/08)
Encontro (Coorganizador)
Instituto Piaget, Portugal
2023/09/06 - 2023/09/06 VIII Encontro SUPERTABi. O palco foi o Grande Auditório do Fórum da Maia . Teve como objetivo nuclear transformar as práticas pedagógicas dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do uso de modelos pedagógicos centrados no aluno e mediados por tecnologias móveis, potenciando os novos espaços de aprendizagem! (2023/09/06 - 2023/09/06)
Encontro (Coorganizador)
2022/10/27 - 2022/10/29 O Congresso Internacional de Educação e Tecnologias contou com profissionais que partilharam com toda a comunidade educativa o que de melhor se faz em Educação. Foram apresentadas reflexões, discutidas práticas e pedagogias inovadoras sobre ensino híbrido e a integração de metodologias ativas no processo aprendizagem dos alunos (2022/10/27 - 2022/10/29)
Congresso (Coorganizador)
Instituto Piaget, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/09/10 - 2024/09/10 A ação "as vozes de uma escola" enquadra-se no âmbito do lançamento do novo ano letivo de 2024/2025 e receção a todos os docentes. Constitui uma atividade formativa do Agrupamento de Escolas Raul Proença, proporcionando um espaço de abordagem e reflexão sobre a diversidade de temas do diário escolar.
Agrupamento de Escolas Raul Proença, Portugal
2024/09/04 - 2024/09/04 Moderação de Painel no IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi, decorreu no dia 4 de setembro de 2024, debruçando-se sobre os temas “Inovação Pedagógica com Tecnologia”, “Inteligência Artificial” e “Modelos Híbridos de Aprendizagem”. Esta 9ª edição do Supertabi contou com a participação de oradores de renome nacional e internacional.
Encontro
IX Encontro Internacional sobre Inovação Pedagógica SUPERTABi
Câmara Municipal da Maia, Portugal
2024/07/18 - 2024/07/19 Discussion and revision of development of online learning materials for empowering teachers' teaching skills with digital tools.
Encontro
Empowering Digital Competences of Teachers with Designing Digitar Learning Materiais through Gamification
Universitat Oberta de Catalunya Estudis d'Informàtica Multimèdia i Telecomunicació, Espanha
2024/07/12 - 2024/07/12 O Mundo está em constante transformação, moldado por avanços tecnológicos que impactam todos os aspetos da vida, incluindo a educação. A Inteligência Artificial (IA) destaca-se como um dos elementos disruptivos e mais significativos da atualidade, com potencial para revolucionar o ensino-aprendizagem. Diante deste cenário, torna-se crucial que os profissionais da educação estejam preparados para navegar nesse novo paradigma e compreender o papel da escola na era da inteligência artificial, com foco na inclusão e no bem-estar.
Mesa-redonda
IV Seminário do CFAE MINERVA
CFAE MINERVA, Portugal
2024/07/09 - 2024/07/09 As exigências que se colocam à escola de hoje são muitas. Sabemos que as profissões do futuro estarão, inevitavelmente, relacionadas com a tecnologia e, em particular, com a Inteligência Artificial, pelo que introduzi-la de forma consciente e consistente na escola de hoje é o primeiro passo para um impacto positivo numa sociedade equilibrada, digna e segura.
Mesa-redonda
IV Encontro de Educação em Cantanhede: IA ou nem tudo o que luz é ouro
Câmara Municipal de Cantanhede, Portugal
2024/07/08 - 2024/07/08 Com o aparecimento da IA, as escolas, professores e alunos deverão aprender a criar estratégias para potenciar a aprendizagem e torná-la um recurso valioso na sala de aula. No entanto, é crucial que os professores compreendam como utilizá-la eficazmente e estejam cientes das implicações éticas e sociais da sua utilização. Este workshop visa, portanto, proporcionar aos participantes uma compreensão abrangente do papel da IA na educação, com foco específico no uso do ChatGPT, BARD, Dalle-E e Magic School.
Oficina (workshop)
Estratégias para a utilização da Inteligência Artificial na Educação
Casa das Ciências - Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
2024/07/08 - 2024/07/08 A utilização em contexto educativo de tecnologia pode proporcionar um enriquecimento pedagógico relevante para a aquisição de competências nas mais diversas áreas por parte dos alunos. Os dispositivos de realidade virtual e aumentada podem constituir-se como preciosas ferramentas de auxílio do trabalho pedagógico do professor, pois são equipamentos e recursos intuitivos e de fácil utilização, proporcionando uma autonomia de ação elevada e grande imersão na aprendizagem.
Oficina (workshop)
Aplicação prática de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em contexto educativo
Casa das Ciências - Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal
2024/07/01 - 2024/07/05 The aim of the programme is to train participants in the management and coordination of Erasmus+ Blended Intensive Programmes. To this end, we will use a collaborative, multicultural and multidisciplinary teaching and learning approach and good practices will be shared among speakers and participants. Specifically, participants will improve their skills in the design, implementation, monitoring and dissemination of Blended Intensive Programmes and will work multicultural and multidisciplinary teams to draft a BIP proposal.
Encontro
BIPs for VIPs: Blended Intensive Programmes for Very Innovative Professors
Universidad de Cádiz, Espanha
2024/05/04 - 2024/05/04 VII Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar, com este encontro, pretende-se juntar docentes, interessados em aprofundar conhecimentos nas áreas da criatividade, programação, gamificação, narrativas digitais e animação com as TIC. Pretende-se, igualmente, criar um espaço de partilha e debate que permita um intercâmbio de ideias e experiências potenciadoras de novas práticas educativas. Dinamizei o Workshop intitulado "Class VR, uma experiência imersiva".
Oficina (workshop)
VII Encontro Nacional PIC.TIC: Programação, Inovação e Criatividade no 1.º CEB e Pré-Escolar
Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro, Portugal
2024/04/18 - 2024/04/18 XVII Encontro de Saúde @About, este ano dedicado ao tema “Tecnologias Digitais em Saúde”. A iniciativa conjunta dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia esteve integrada na Semana Aberta do IPJPN. Num contexto em que os desafios na área da saúde são múltiplos e complexos, partilhei a comunicação" Integração da Inteligência Artificial com a Realidade Virtual: Um Novo Horizonte no Cuidado da Saúde".
Encontro
XVII Encontro de Saúde @About
Instituto Piaget, Portugal
2024/03/20 - 2024/03/20 A integração das tecnologias emergentes, como a Realidade Aumentada (RA) e a Realidade Virtual (RV), em contexto educativo, apresenta um potencial revolucionário para o ensino e aprendizagem. Esta ACD destinou-se a capacitar os professores do ensino básico e secundário para compreender e aplicar estas tecnologias de forma eficaz e pedagogicamente fundamentada.
Oficina (workshop)
INTEGRAR REALIDADE AUMENTADA E VIRTUAL NA SALA DE AULA
Escola Secundária Henrique Medina (ESHM), Portugal
2024/03/16 - 2024/03/16 X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024", onde apresentei a comunicação “Harmonizando Inteligências: A Integração da IA na Educação para a Inclusão e Desconstrução de Preconceitos”.
Encontro
X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024"
Município de Albergaria-a-Velha, Portugal
2024/03/16 - 2024/03/16 X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024", onde dinamizei a oficina “IA para Todos: Construindo Pontes de Inclusão no Ambiente Escolar”.
Oficina (workshop)
X encontro "Para Além de Princesas e Dragões 2024"
Município de Albergaria-a-Velha, Portugal
2024/03/06 - 2024/03/06 E4TLI - Education for Technological Literacy and Inclusion para estudantes do ensino superior, onde partilhamos a integração da Realidade Aumentada nas práticas pedagógicas dos professores universitários, de modo a tornarem as Aprendizagens dos alunos mais significativas e profundas, de modo a que o conhecimento produzido seja muito mais duradouro, com a apresentação "Students learning by creating in Augmented Reality".
Seminário
"Augmented Reality (AR) and Education & Training"
Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico do Porto , Portugal
2024/02/29 - 2024/02/29 Apresentação do livro "Digital Classroom at School: contributions to support innovation insights and perspectives on the pedagogical use of digital technologies, no auditório do Instituto Piaget de V. N. Gaia. O nosso contributo foi com o capítulo "Beyond Borders: Exploring the potential of immersive virtual learning environments to engage students in learning through emotions", inserido no projeto S2DInTs - To Digitally Include Teachers and Students.
Conferência
S2DInTs - To Digitally Include Teachers and Students
APLOAD, Portugal
2024/02/28 - 2024/02/28 Visita à Escola Secundária Inês de Castro para falarmos de "Cibersegurança para a geração Instagram" com alunos do Curso Profissional Técnico de Informática - Sistemas. Alertar os jovens para os perigos da Internet e como se podem proteger numa navegação segura.
Conferência
"Cibersegurança para a geração Instagram"
Escola Secundária Inês de Castro, Portugal
2024/02/28 - 2024/02/28 No dia 28 de fevereiro, numa iniciativa que decorreu do projeto de mentorias do PPMD, vários professores tiveram a possibilidade de refletir sobre algumas questões relacionadas com a Inteligência artificial e de que forma é que a mesma poderá ser usada nas suas práticas letivas. Durante cerca de 3 horas, falamos sobre a importância da mudança do papel do professor, das questões associadas à ética e à importância do trabalho relacionado com a cidadania digital.
Oficina (workshop)
ACD “A IA na Educação – o caso do ChatGPT”
CCTIC-ESE/IPS, Portugal
2023/12/18 - 2023/12/19 Workshop sobre aplicações STEAM para as nossas salas de aula. O evento foi inundado com ideias revolucionárias e conceitos inovadores no campo da robótica e programação para serem utilizadas e partilhadas com os nossos alunos.
Oficina (workshop)
e-Technology Lab - Primary Teacher Workshop
esa - Agência Espacial Europeia, Bélgica
2023/11/16 - 2023/11/18 Participação na mesa redonda do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa, que decorreu em Setúbal, onde apresentamos “Despertar Emoções: O Impacto Transformador da Realidade Virtual na Aprendizagem”
Simpósio
XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023/09/23 - 2023/09/23 I Encontro sobre Avaliação Digital, onde mergulhamos nas inovações contemporâneas da avaliação educativa, destacando os múltiplos benefícios que a tecnologia traz ao processo. Com práticas mais personalizadas, dinâmicas e interativas, a avaliação digital permite um feedback mais imediato, uma avaliação mais flexível e personalizada, adaptada às necessidades individuais dos alunos, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e envolvente.
Encontro
I Encontro sobre Avaliação Digital
Intuitivo, Portugal
2023/09/07 - 2023/09/07 Matemática e Futebol na Sala de Aula: Metodologias Criativas para o Ensino Básico", um workshop inovador e interativo que teve como objetivo explorar e aplicar o mundo do futebol como uma ferramenta educativa no ensino da matemática. Concebido para professores, educadores e profissionais da área, este evento proporcionou uma oportunidade única de aprender e trocar ideias sobre como envolver os alunos de maneira lúdica e eficaz, tornando o ensino da matemática uma experiência mais agradável e cativante.
Oficina (workshop)
X Jornadas da Educação
Município de Lousada, Portugal
2023/09/06 - 2023/09/06 VIII Encontro SUPERTABi. Um dia intenso com excelente partilha de conhecimento e aprendizagem. Fantásticos momentos proporcionados pelos oradores convidados que agarraram a plateia desde o 1o minuto até ao apagar das luzes!
Encontro
VIII Encontro SUPERTABi
SUPERTABi, Portugal
2023/07/18 - 2023/07/23 "A Utilização do Digital como Meio de Suporte à Aprendizagem Ativa", onde demonstramos o profundo entendimento do papel vital da tecnologia na educação, abordando-a de forma prática e objetiva.
Simpósio
V Simpósio Internacional e VIII Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2023/05/10 - 2023/05/12 Workshop sobre aplicações STEAM, onde os participantes foram envolvidos em sessões práticas, onde aprenderam sobre tecnologias avançadas, como robôs em Marte e Plantas em Marte. Excelentes formadores partilharam os seus insights e conhecimentos, proporcionando um olhar raro e sempre atento sobre a vanguarda da pesquisa espacial. O networking também foi uma parte essencial do evento, oferecendo a oportunidade de estabelecer contatos valiosos com parceiros de vários países europeus.
Oficina (workshop)
Secondary Teachers' Workshop
esa - Agência Espacial Europeia, Bélgica
2022/09/26 - 2022/09/28 16 participantes de 6 países presentes no Education Finnish Summit, Estados Unidos, Austrália, Índia, Portugal, Escócia e Finlândia. Dias super preenchidos e muito proveitosos onde, para além da sessões de trabalho, tivemos ainda a oportunidade de visitar escolas finlandeses, onde não há cadeiras e mesas permanentes, onde cada espaço é um espaço de aprendizagem, sem professores stressados ou irritados, onde os alunos sabem as atividades e tarefas a cumprir com a liberdade de o fazerem em qualquer espaço da escola.
Encontro
Education Finnish Summit
3DBear, Finlândia

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/07/23 Aprendizagem dos primeiros socorros com o Scratch
Orientador
Marco André Ferreira Araújo (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/07/23 A Realidade Aumentada como Recurso de Exploração Filosófica do Conceito de Estética nos Alunos do Décimo Primeiro Ano de Escolaridade
Orientador
Joaquim Miguel Dias Barroso (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/07/23 Andebol: Da Teoria à Prática - Recurso Educativo Digital para alunos de Educação Física
Orientador
Jorge Miguel Nunes Barrocas Seabra (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/07/22 Exploração de Fronteiras Educacionais: Potencial Pedagógico do uso da RV e RA no Ensino dos Seres vivos do Reino Animal
Orientador
Marco Tiago Pinto Couto (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/07/22 Descobrindo a composição rítmica com Apps
Orientador
Raquel Míriam Bártolo Ferreira Fidalgo (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/07/22 Integração das TIC na Produção Musical
Orientador
Celso Diogo Moreira Meireles (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/07/22 Ensino de Cibersegurança usando Tecnologias de Informação e Comunicação
Orientador
Fernando António Neves Cepinha Belo (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/06/28 Explorando a Natureza na Aprendizagem Matemática de Crianças com Dificuldade Intelectual e de Desenvolvimento (DID) do 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Telma Sofia Lima Valente de Oliveira (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/06/28 UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ESTUDO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN
Arguente
Diana Valquíria Teixeira Costa Leite (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/06/27 Utilização de tecnologias, em contexto de sala de aula, com crianças com Perturbação Específica da Aprendizagem na Leitura (Dislexia)
Arguente
Ana Margarida da Costa Madruga (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/06/21 Construção de um Agrupamento de Escolas Inteligente e Inclusivo - o Papel Transformador da Inteligência Artificial (IA)
Arguente
Hugo Alexandre Santos Simões (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2024/06/20 COMUNICAR E INOVAR: AS TIC AO SERVIÇO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Arguente
Amadeu Borges da Rocha e Sousa (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2023/06/27 Uma abordagem com metodologias ativas e o uso das TIC na exploração de "As Religiões" em EMRC
Orientador
Alexandre José Rocha Caetano (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2023/06/16 A motivação para aprender através da criatividade e do desafio: Clube 3D e Robótica – Projeto Robot SMARS
Arguente
Pedro Miguel Branco Gonçalves Barroso (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2023/05/28 Ferramentas Digitais na Educação: o uso do Nearpod nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento
Orientador
Mara Lúcia Patrício Mora Gabriel (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2023/05/19 AS TIC COMO ATIVIDADE DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO
Arguente
Paulo Jorge Falcão Gabriel (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2022/09/23 A articulação pedagógica do professor de Ciências Naturais com o professor de Educação Especial. Contributos para a inclusão dos alunos com apoio educativo no 3 º Ciclo
Arguente
Maria Helena Coelho Sabino Salvador (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2022/09/22 Sala de Aula Invertida - uma metodologia para todos
Arguente
Maria de Fátima Gonçalves da Fonseca Silva (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2021/07/14 As Tecnologias Digitais como recursos promotores da inclusão
Arguente
Sandra Marise de Abreu Antunes (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2020/06/20 INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E DE APRENDER
Arguente
Francisco Manuel Nunes de Oliveira (Outro)
Instituto Piaget, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2024/07/26 O Instituto Piaget identificou a necessidade de repensar o espaço de aprendizagem, antes centrado no professor, e o processo de ensino, adotando novas metodologias e ferramentas digitais. O papel do professor deve ser o de orientar os alunos, permitindo-lhes aprender ao seu próprio ritmo. A flexibilidade do mobiliário facilita a circulação do docente pela sala, promovendo o contacto constante com os alunos e transformando aulas síncronas em momentos de colaboração e partilha. Mais Magazine

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2024/07/10 - 2024/07/10 Podcast Sebenta Digital by BCN Uso de ferramentas STEAM, como robots educativos, na sala de aula, para combater o insucesso escolar
2024/05/31 - 2024/06/02 1.ª Edição do Game On Espinho Aprender com Jogos