???global.info.a_carregar???
Doutoranda em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho - Braga/Portugal. É Pedagoga e Historiadora, atuando no Instituto das Cidades (INCID) da Prefeitura Municipal de São Luis-Maranhão. Mestra em Cultura e Sociedade - Cultura, Educação e Tecnologias pela UFMA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e em História - Bacharelado pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-Graduada em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA, em Metodologia do Ensino Superior pela UFMA e em Gestão Pública Municipal pela UEMA. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação (GEP-TDE/UFMA). Possui cursos complementares priorizando a área das tecnologias educativas e atuação na modalidade de Educação a Distância.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Gardenia Lima Martins Mendes

Nomes de citação

  • Mendes, Ana Gardenia Lima Martins
  • Mendes, A. G. L. M

Identificadores de autor

Ciência ID
0A1C-3DF8-3F96
ORCID iD
0000-0002-1041-2821

Telefones

Telemóvel
  • 938536159 (Profissional)

Moradas

  • R PROF DR ELÍSIO DE MOURA 43 SÃO VITOR, 4710-422, BRAGA, BRAGA, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - História e Arqueologia - História

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2019/09/27 - 2023/09/27
Em curso
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Tecnologia Educativa
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/07/15 - 2019/10/15
Concluído
Designer em gamificação educacional (Outros)
NIDDU - Gamifica na prática, Brasil
2015/02/08 - 2019/07/07
Concluído
Pedagogia (Licence)
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
17
2018/02/17 - 2019/06/15
Concluído
Especialização em Informática na Educação (Postgraduate Certificate)
Especialização em Informática na Educação
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, Brasil
2018/04/09 - 2018/07/11
Concluído
Mediação em EaD- Formação de Tutores (Outros)
Especialização em Aperfeiçoamento
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2013/08/01 - 2015/07/27
Concluído
Mestrado em Cultura e Sociedade - Educação, Cultura e Tecnologias (Mestrado)
Especialização em Educação, Cultura e Tecnologias
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
"ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO ESPAÇO VIRTUAL: um estudo com alunos dos cursos a distância da Universidade Federal do Maranhão – UFMA " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção
2013/03/04 - 2013/05/13
Concluído
Design Educacional (Outros)
Especialização em Extensão
Artesanato Educacional, Brasil
2010/08/02 - 2011/11/12
Concluído
Gestão Pública Municipal (Postgraduate Certificate)
Especialização em Gestão pública
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2009/03/02 - 2009/07/22
Concluído
Formação de Tutores (Outros)
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2007/11/27 - 2008/07/21
Concluído
Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Postgraduate Certificate)
Especialização em Docência do Ensino Superior
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
1999/03/05 - 2004/03/19
Concluído
História (Graduado)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07/30 - 2015/07/30 Monitor (Docente Universitário) UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2014/02/02 - 2014/03/03 Monitor (Docente Universitário) NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão, Brasil
NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2013/05/01 - 2013/06/30 Monitor (Docente Universitário) NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão, Brasil
NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2012/03/17 - 2012/09/17 Monitor (Docente Universitário) UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2011/01/10 - 2011/07/01 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2009/10/10 - 2011/01/09 Monitor (Docente Universitário) UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/01/10 - Atual Pesquisa - História (Historiadora) Prefeitura Municipal de São Luis, Brasil
Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural - INCID, Brasil
2017/08/28 - 2017/10/07 Professor de disciplina em curso a distância NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2015/08/02 - 2017/01/20 Orientadora Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2015/08/05 - 2015/12/20 Orientadora UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2016/04/02 - 2018/04/02 Desenvolvimento de Estratégias Didáticas Através da Metodologia WebQuest no Ensino Superior: um estudo com alunos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão
Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA
Investigador
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - MA
Concluído
2011/03/02 - 2014/06/10 O uso das TICs na Educação a Distância e Presencial
C,T & A: 24
Outra
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, A. G. L. M. "A gamificação como estratégia de potencialização da formação partilhada e contínua de professores". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2020.
    Aceite para publicação
  2. Mendes, A. G. L. M; Nataniel Mendes da Silva. "O uso do padlet na aula de literatura: multimodalidade e aprendizagens". Trabalho apresentado em Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges, Braga, 2019.
    Publicado
  3. Mendes, A. G. L. M; Nataniel Mendes da Silva. "M-learning: uma análise sobre a criação de mapas mentais com auxílio do aplicativo GoConqr para a aprendizagem de literatura". Trabalho apresentado em 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2018, Coimbra -Portugal, Coimbra, 2018.
    Publicado
  4. Mendes, A. G. L. M; Nataniel Mendes da Silva; João Batista Bottentuit Júnior. "Sala de Aula Invertida e Tecnologias Digitais: uma experiência numa Escola Pública em São Luís – MA". Trabalho apresentado em I SIMPÓSIO NACIONAL EM TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO, São Luis - Maranhão, 2016.
    Publicado
  5. Mendes, A. G. L. M; Nataniel Mendes da Silva; João Batista Bottentuit Júnior. "O uso do infográfico em sala de aula: uma experiência na disciplina de literatura". Trabalho apresentado em II Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação, 2017, São Luis - Maranhão, 2016.
    Publicado
  6. Mendes, A. G. L. M; Nataniel Mendes da Silva. "Emaranhados: reflexões sobre o multiculturalismo nas redes sociais virtuais, perspectivas educacionais". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), 2014, Salvador., Salvador, 2014.
    Publicado
  7. Nataniel Mendes da Silva; Mendes, A. G. L. M. "Da cultura à cibercultura: novos letramentos e possibilidades para educação". Trabalho apresentado em 3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), Salvador, 2014.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Mendes, Ana. "Tecnologias digitais e formação de professores: Percepções e Relatos de Experiências de Alunos de um Curso de Especialização em Informática na Educação". RENOTE (2019): http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.99539.
    10.22456/1679-1916.99539
  2. Mendes, A. G. L. M; João Batista Bottentuit Júnior; Nataniel Mendes da Silva. "O Uso do Infográfico em Sala de Aula: Uma Experiência na Disciplina de Literatura.". Revista EducaOnline 11 3 (2017): 105-127. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=934&path%5B%5D=819.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Mendes, A. G. L. M; João Batista Bottentuit Júnior; Nataniel Mendes da Silva. "Sala de Aula Invertida e Tecnologias digitais: uma experiência numa Escola Pública em São Luis -MA.". Revista Tecnologias na Educação 18 18- III (2017): 19.1-19.14. http://tecedu.pro.br/ano-9-numerovol18-edicao-tematicai-iii/.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Mendes, A. G. L. M; João Batista Bottentuit Júnior. "Revisão Sistemática da Literatura (RSL) das Teses e Dissertações Produzidas Acerca dos Estilos de Aprendizagem". Revista EducaOnline 9 2 (2015): 1-30. http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=706.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Edmilson Lima Silva; Mendes, A. G. L. M. "Especialização em educação do campo na modalidade a distância: uma análise da percepção dos alunos da primeira turma do polo de Santa Quiteria do Maranhão em relação aos impactos pertinentes ao curso". In Caderno de Artigos Científicos: uma publicação de estudos e pesquisas dos alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo., 65-75. São Luis -Maranhão, Brasil: Uema-UemaNet, 2013.
    Publicado
  2. Delmar da Silva Pinto Neto; Mendes, A. G. L. M. "Gestão democrática nas escolas do campo: os avanços e desafios percebidos pelos gestores e professores da cidade de Santa Quitéria do Maranhão". In CADERNO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: uma publicação de estudos e pesquisas dos alunos do Curso de Especialização em Educação do Campo, 160-172. São Luis-Maranhão, Brasil: Uema-UemaNet, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Mendes, A. G. L. M. Estilos de aprendizagem no espaço virtual: percepções e predominâncias. Brasil: Saarbrücken: NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS. 2016.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Mendes, A. G. L. M. "Preferência dos estilos de aprendizagem e dos estilos no uso do espaço virtual: um estudo de caso". Trabalho apresentado em Colóquio Web Currículo: Contexto, Aprendizado e Conhecimento. Mostra de pesquisa em Currículo, 2014 -PUC/SP, 2014, SÃO PAULO., São Paulo, 2014.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Ana Gardenia Lima Martins. "Estilos de aprendizagem no espaço virtual: um estudo com alunos dos cursos a distância da Universidade Federal do Maranhão – UFMA". Mestrado, 2015. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1507.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/05/14 O uso do padlet na aula de literatura: multimodalidade e aprendizagens Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence
(Braga, Portugal)
2016/11/22 Estilos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
(São Luis - Maranhão, Brasil)
2016/11/21 Sala de aula invertida com uso de tecnologias digitais: um estudo numa escola pública na cidade de São Luis-MA, 2016 I Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
(São Luis - Maranhão, Brasil)
2015/11/25 Estilos de aprendizagem no espaço virtual: um estudo com alunos a distância da UFMA V JORNADA DE FORMAÇÃO DE DOCENTES
(São Luis - Maranhão, Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2015/08/02 - 2017/01/20 Um estudo sobre os impactos da pobreza na vida educacional dos alunos de uma escola municipal de Anapurus -MA
Orientador de ILMARA BASTOS NASCIMENTO
Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social/CEEPDS/UFMA (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2015/08/02 - 2017/01/20 Educação, Pobreza e Desigualdade social: um estudo sobre a interferência da pobreza na expectativa de vida dos alunos do nono ano de uma escola municipal
Orientador de RENNATA GARRETO VASCONCELOS
Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social/CEEPDS/UFMA (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2015/08/02 - 2017/01/20 Problemas decorrentes da pobreza no desenvolvimento educacional de alunos do nono ano de uma Escola Municipal de Anapurus - MA
Orientador de SHERLYANE MACHADO DE OLIVEIRA FONTELES
Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social/CEEPDS/UFMA (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2015/08/02 - 2017/01/17 A leitura como garantia do direito de sonhar: um estudo realizado em uma escola municipal da cidade de São Bernardo do estado do Maranhão
Orientador de ALANA OLIVEIRA DE SOUSA
Curso de Especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social/CEEPDS/UFMA (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2015/08/05 - 2015/12/20 A fixação do homem no campo: dificuldades de se trabalhar a identidade do campo em uma região metropolitana
Orientador de MARCUS ANTONIO FERREIRA BORGES
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2015/08/05 - 2015/12/20 A valorização do campesino através da Agricultura familiar: uma análise dos comerciantes das feiras livres itinerantes de São Luís
Orientador
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2015/08/05 - 2015/12/20 Contradições vivenciadas na Comunidade de Pedrinhas: Uma análise realizada nas entidades de trabalhadores rurais e na UEB Professor José Gonçalves do Amaral Raposo
Orientador de JORGE DAS CHAGAS PAZ
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2015/08/05 - 2015/12/20 Educação do Campo: a experiência da U.E.B Rural Boa Esperança no município de Raposa/MA.
Orientador
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2015/08/05 - 2015/12/20 Educação do Campo e a realidade da Escola Unidade Escolar Henriqueta Selvina Leite
Orientador
Ciências da Educação, área de especialização em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2015/08/05 - 2015/12/20 Projeto Nova Alcântara: construindo a educação do campo com o campo no município de Alcântara/MA
Orientador
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2011/01/10 - 2011/07/01 Educação do Campo: Práticas da Pedagogia da Alternância da Casa Familiar Rural do Município de São Bernardo-Ma
Orientador de MANOEL ARIOSTO CARVALHO NUNES
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2011/01/10 - 2011/07/01 Gestão Democrática nas escolas do campo: os avanços e desafios percebidos pelos gestores e professores da cidade de Santa Quiteria do Maranhão
Orientador
Especialziação em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2011/01/10 - 2011/07/01 Impactos, contribuições limitações aos olhares dos docentes e discentes dos cursos a distância ofertados em Santa Quitéria e cidades circunvizinhas
Orientador de Fernanda Moreira Duarte
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2011/01/10 - 2011/07/01 Perspectivas da Educação do Campo na modalidade a distância como ferramenta da promoção da igualdade social: uma análise na cidade de Santa Quitéria – MA
Orientador
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2011/01/10 - 2011/07/01 Práticas pedagógicas nas Escolas da Zona Rural: novas perspectivas e interesses por uma educação do campo no município de Santa Quitéria - MA
Orientador
Especialização em Educação do Campo (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
UemaNet - Núcleo de Educação a Distância/Universidade Estadual do Maranhão, Brasil

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2020/03/03 - 2020/03/03 Ouvinte na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as competências digitais
Conferência
3ª Conferência do Fórum Permanente para as competências digitais
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2020/01/20 - 2020/01/20 Ouvinte da palestra intitulada integração Currículo e Tecnologia de Informação e Comunicação: Web Currículo e formação de professores
Seminário
Seminário do Programa Douroral “Techonology Enhanced Learning and Societal Challenges” palestra intitulada “INTEGRAÇÃO CURRÍCULO E TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: WEB CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES”.(TELSC)
Universidade do Minho, Portugal
2019/10/18 - 2019/10/18 Ouvinte da apresentação sobre Avaliação ética de projetos de investigação em educação: normas e procedimentos
Seminário
2º Seminário de Formação Cied - avaliação ética de projetos de investigação em educação: normas e procedimentos
Universidade do Minho, Portugal
2018/07/25 - 2018/07/27 Ouvinte das palestras e mesas redondas realizadas no III Simpósio Nacional de Tecnologias digitais na Educação
Simpósio
III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2015/05/12 - 2015/05/15 Ouvinte das palestras e mesas redondas do VIII Encontro Maranhense de História da Educação
Encontro
VIII Encontro Maranhense de História da Educação
Universidade Federal do Maranhão, Brasil
2014/05/08 - 2014/05/09 Ouvinte de paletsras e mesas redondas no III Encontro Nordeste de História das mídias - ALCAR Nordeste, 2014
Encontro
III Encontro Nordeste de História das mídias - ALCAR Nordeste, 2014
Universidade Federal do Maranhão, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2017/08/28 - 2017/10/07 Ministrei a disciplina Introdução à Educação a distância no curso de Bacharelado em Administração, ofertado pelo Núcleo de Ensino a distância - NEAD

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/05/16 - 2019/05/16 Participação como Professora/membro avaliadora na banca de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Especialização em Gestão escolar e educacional de Fábia Elina dos Santos Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
2019/05/16 - 2019/05/16 Participação como Professora/ membro avaliadora da banca de defesa de Trabalho de Connclusão de Curso - TCC da aluna Fernanda Silva da Costa no Curso de Especialziação em Gestão Escolar e Educacional Universidade Estadual do Maranhão, Brasil
Distinções

Outra distinção

2013 Bolsa de mestrado
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Brasil