???global.info.a_carregar???
Carlos Fernando Collares possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2015). Possui formação complementar em Aprendizagem Baseada em Problemas, Pesquisa em Educação Médica, Construção de Cursos e Currículos em Educação Médica e Avaliação de Competências Profissionais pela Universidade de Maastricht (2009-2015), e em Análise de Regressão Multinível, Modelagem de Equações Estruturais e Análise de Dados Longitudinais pela Universidade de Utrecht (2011-2013). De 2012 a 2022 trabalhou como Professor Assistente em Educação Médica na Faculdade de Medicina, Saúde e Ciências da Vida (Faculty of Medicine, Health and Life Sciences) da Universidade de Maastricht, nos Países Baixos. Desde 2015 trabalha como especialista em avaliação para o European Board of Medical Assessors. Desde 2019 é membro voluntário do comitê de supervisão da Stichting Aphasia.help. Desde 2023 é Professor Afiliado pela Universidade do Minho e pesquisador assistente do ICVS (Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Collares

Nomes de citação

  • Collares, Carlos
  • CARLOS FERNANDO COLLARES

Identificadores de autor

Ciência ID
081D-E544-658E
ORCID iD
0000-0003-0914-3430

Endereços de correio eletrónico

  • cfcollares@ualg.pt (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Toxicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Holandês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2023/01/15 - 2023/12/15
Concluído
Medicina do Trabalho (Postgraduate Certificate)
Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina, Brasil
"Sensibilidade química múltipla e suas implicações em Medicina do Trabalho " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2010/08/01 - 2015/10/05
Concluído
Doutorado em Psicologia (Doctor)
Especialização em Avaliação Psicológica
Universidade São Francisco, Brasil
"Escolha da especialidade médica e local de prática: adaptação de uma escala." (TESE/DISSERTAÇÃO)
2003/01/15 - 2006/01/15
Concluído
Mestrado em Psicologia (Master)
Especialização em Neurociências e Comportamento
Universidade de São Paulo Instituto de Psicologia, Brasil
"Adaptação e praticabilidade do sistema de avaliação neurocomportamental NES3 para uso no Brasil." (TESE/DISSERTAÇÃO)
1996/08/01 - 2002/08/03
Concluído
Medicina (Graduado)
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil
"Perfil dos casos envolvendo glifosato registrados pelo Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/01/25 - Atual Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade do Algarve Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, Portugal
2023/10/15 - Atual Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde, Portugal
2012/09/01 - 2022/10/31 Assistente (Docente Universitário) Maastricht University School of Health Professions Education, Países Baixos
Maastricht University School of Health Professions Education, Países Baixos
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2018/09 - 2022/12 Development of an Online Adaptive International Progress Test
2018-1-NLOI-KA203-038925
Nederlands organisatie voor internationale samenwerking in het hoger onderwijs
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Paula Cristina Eiras Poço; Carlos Fernando Collares; Ahmed Haydar; Victor Braga de Oliveira; Milton de Arruda Martins; Patricia Zen Tempski. "Measurement of uncertainty tolerance revisited". The Clinical Teacher (2023): https://doi.org/10.1111/tct.13619.
    10.1111/tct.13619
  2. Chew-Fei Sow; Clinical Skills and Simulation Centre, International Medical University, Kuala Lumpur, Malaysia; Carlos Collares; Allan Pau; Cees Van der Vleuten; School of Health Professions Education, University of Maastricht, Netherlands; Division of Community and Child Oral Health, School of Dentistry, International Medical University, Kuala Lumpur, Malays. "Comparison of Academic, Administrative and Community Rater Scores at a Multiple Mini Interview Using Generalisability Theory". Education in Medicine Journal (2023): http://dx.doi.org/10.21315/eimj2023.15.3.4.
    10.21315/eimj2023.15.3.4
  3. Malcolm Mahadevan; Wai Jia Tam; Faye Yu Ci Ng; Jun Wei Yeo; Carlos Collares; Jascha de Nooijer. "Investigating the stressors and coping mechanisms of students in medical school: A qualitative study". Annals of the Academy of Medicine, Singapore (2023): http://dx.doi.org/10.47102/annals-acadmedsg.2022366.
    10.47102/annals-acadmedsg.2022366
  4. Johan Renes; Cees P.M. van der Vleuten; Carlos F. Collares. "Utility of a multimodal computer-based assessment format for assessment with a higher degree of reliability and validity". Medical Teacher (2023): https://doi.org/10.1080/0142159X.2022.2137011.
    10.1080/0142159X.2022.2137011
  5. Westein, Marnix P.D.; Koster, Andries S.; Daelmans, Hester E.M.; Collares, Carlos F.; Bouvy, Marcel L.; Kusurkar, Rashmi A.. "Validity evidence for summative performance evaluations in postgraduate community pharmacy education". Currents in Pharmacy Teaching and Learning 14 6 (2022): 701-711. http://dx.doi.org/10.1016/j.cptl.2022.06.014.
    10.1016/j.cptl.2022.06.014
  6. Neil Rice; José Miguel Pêgo; Carlos Fernando Collares; Jolanta Kisielewska; Thomas Gale. "The development and implementation of a computer adaptive progress test across European countries". Computers and Education: Artificial Intelligence (2022): https://doi.org/10.1016/j.caeai.2022.100083.
    10.1016/j.caeai.2022.100083
  7. Marcela C. Dohms; Carlos Fernando Collares; Iolanda Calvo Tiberio. "Brazilian version of Calgary-Cambridge Observation Guide 28-item version: cross-cultural adaptation and psychometric properties". Clinics (2021): https://doi.org/10.6061/clinics/2021/e1706.
    10.6061/clinics/2021/e1706
  8. Sanne Schreurs; Kitty Cleutjens; Carlos F. Collares; Jennifer Cleland; Mirjam G. A. oude Egbrink. "Opening the black box of selection". Advances in Health Sciences Education 25 2 (2020): 363-382. https://doi.org/10.1007/s10459-019-09925-1.
    10.1007/s10459-019-09925-1
  9. Rocha SR; Romão GS; Setúbal MSV; Lajos GJ; Luz AG; Collares CF; Amaral E. "Cross-Cultural Adaptation of the Communication Assessment Tool for Use in a Simulated Clinical Setting.". Teaching and learning in medicine (2020): http://europepmc.org/abstract/med/32090632.
    10.1080/10401334.2020.1717958
  10. Dohms MC; Collares CF; Tibério IC. "Video-based feedback using real consultations for a formative assessment in communication skills.". BMC medical education (2020): http://europepmc.org/abstract/med/32093719.
    10.1186/s12909-020-1955-6
  11. Dario Cecilio-Fernandes; André Bremers; Carlos Fernando Collares; Wybe Nieuwland; Cees van der Vleuten; René A. Tio. "Investigating possible causes of bias in a progress test translation: an one-edged sword". Korean Journal of Medical Education 31 3 (2019): 193-204. https://doi.org/10.3946/kjme.2019.130.
    10.3946/kjme.2019.130
  12. Tyler N; Collares C; Byrne G; Byrne-Davis L. "Measuring the outcomes of volunteering for education: development and pilot of a tool to assess healthcare professionals' personal and professional development from international volunteering.". BMJ open (2019): http://europepmc.org/abstract/med/31320351.
    10.1136/bmjopen-2018-028206
  13. Carlos Fernando Collares; Dario Cecilio-Fernandes. "When I say … computerised adaptive testing". Medical Education (2019): https://doi.org/10.1111/medu.13648.
    10.1111/medu.13648
  14. Malau-Aduli BS; Alele F; Collares CF; Reeve C; Van der Vleuten C; Holdsworth M; Heggarty P; Teague PA. "Validity of the scan of postgraduate educational environment domains (SPEED) questionnaire in a rural general practice training setting.". BMC medical education (2019): http://europepmc.org/abstract/med/30654772.
    10.1186/s12909-019-1455-8
  15. Amir H Sam; Samantha M Field; Carlos F Collares; Cees P M van der Vleuten; Val J Wass; Colin Melville; Joanne Harris; Karim Meeran. "Very-short-answer questions: reliability, discrimination and acceptability". Medical Education (2018): https://doi.org/10.1111/medu.13504.
    10.1111/medu.13504
  16. van der Vleuten C; Freeman A; Collares CF. "Progress test utopia.". Perspectives on medical education (2018): http://europepmc.org/abstract/med/29524038.
    10.1007/s40037-018-0413-1
  17. Cecilio-Fernandes D; Medema H; Collares CF; Schuwirth L; Cohen-Schotanus J; Tio RA. "Comparison of formula and number-right scoring in undergraduate medical training: a Rasch model analysis.". BMC medical education (2017): http://europepmc.org/abstract/med/29121888.
    10.1186/s12909-017-1051-8
  18. Branda, C.F.S.; Cecilio-Fernandes, D.; Collares, C.F.; Fernandes, G.C.R.; Marin, H.F.. "Translation and back-translation of the TeamSTEPPS® teamwork assessment tool for use in simulation teaching in Brazil,Tradução e retrotradução do instrumento de avaliação do trabalho em equipe TeamSTEPPS® para uso no ensino por simulação no Brasil". Scientia Medica 26 4 (2016): 1-6. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84998886268&partnerID=MN8TOARS.
    10.15448/1980-6108.2016.4.24622
  19. Malta Junior Alberto; Lucio Martins Machado José; Jutta Shadeck Maria; Fonseca Ferrari Anabel; Fernando Collares Carlos. "Progress test: A review to motivate their use in pharmacy schools in Brazil". African Journal of Pharmacy and Pharmacology 10 45 (2016): 967-977. https://doi.org/10.5897%2Fajpp2016.4652.
    10.5897/ajpp2016.4652
  20. Carolina Soares Brandão; Carlos Frenando Collares; Heimar Fatima Marin. "A simulação realística como ferramenta educacional para estudantes de medicina". Scientia Medica 24 2 (2014): 187-187. https://doi.org/10.15448%2F1980-6108.2014.2.16189.
    10.15448/1980-6108.2014.2.16189
  21. Brandão CF; Collares CF; Marin HF. "Student perception on high-fidelity simulation during the medical clerkship.". (2013): http://europepmc.org/abstract/med/23920734.
    10.3233/978-1-61499-289-9-960
  22. Achar, Eduardo; Maciel, Thiago T; Collares, Carlos F; Teixeira, Vicente P C; Schor, Nestor. "Amitriptyline attenuates interstitial inflammation and ameliorates the progression of renal fibrosis". Kidney International 75 6 (2009): 596-604. http://dx.doi.org/10.1038/ki.2008.578.
    10.1038/ki.2008.578
  23. Bonilha L; Collares CF; do Amaral DA; Dantas Barcia S; de Almeida Oliveira AM; Li LM. "Antiepileptic drugs: a study of 1028 cases registered by the Sao Paulo Intoxication Control Center.". (2005): http://europepmc.org/abstract/med/15797351.
    10.1016/j.seizure.2005.01.003
  24. Trevisol-Bittencourt, Paulo Cesar; Ferreira, Michelangelo Antunes; Marasciulo, Antônio Carlos; Collares, Carlos Fernando. "Condições mais frequentes em um ambulatório de perícia neurológica". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 59 2A (2001): 214-218. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2001000200012.
    10.1590/s0004-282x2001000200012
Pré-impressão
  1. CARLOS FERNANDO COLLARES. "A short commentary about compliance to assumptions and choice of the model in item response theory". 2022. https://doi.org/10.31234/osf.io/7ntfs.
    10.1080/0142159X.2022.2101441
  2. CARLOS FERNANDO COLLARES. "Cognitive diagnostic modelling in healthcare professions education: an eye-opener". 2021. https://doi.org/10.31234/osf.io/jr4m6.
    10.1007/s10459-022-10093-y

Outros

Outra produção
  1. Brazilian version of the Calgary-Cambridge Observational Guide (CCOG): cross-cultural adaptation and psychometric properties. 2019. DOHMS M; Collares CF; Tibério I. http://europepmc.org/abstract/PPR/PPR128333.
    10.21203/rs.2.10774/v1