???global.info.a_carregar???
Doutorada em Ciências da Educação, na área de especialização em Metodologia em Ensino das Ciências, pela Universidade do Minho, exerce funções docentes no ensino superior, desde 1999, na área da Supervisão Pedagógica e da Pedagogia e Didática das Ciências. É autora de publicações centradas na utilização do trabalho laboratorial e do trabalho experimental, no ensino das ciências, temática em que se enquadra a dissertação de Mestrado, a tese de Doutoramento e o trabalho de investigação de Pós-Doutoramento que desenvolveu na Universidade de Aveiro. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de V. N. de Gaia (ESDE), onde também exerce funções de Diretora, de Investigadora e de Coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Básica e dos cursos de Pós-Graduação em Administração Escolar e em Educação Especial-DCM.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa Figueiroa

Nomes de citação

  • Figueiroa, Alcina

Identificadores de autor

Ciência ID
0815-3FBB-0882
ORCID iD
0000-0003-2574-8341

Endereços de correio eletrónico

  • alcina.figueiroa@ipiaget.pt (Profissional)
  • alcina.figueiroa@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 227536638 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de VN de Gaia - Alameda Jean Piaget, 106, 4405-678, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2011 - 2012
Concluído
Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
n / a
2002 - 2007
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação - Metodologia em Ensino das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Metodologia em Ensino das Ciências
Universidade do Minho, Portugal
"As atividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos: uma investigação centrada em manuais escolares, professores e alunos do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1999 - 2002
Concluído
Mestrado em Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza (Mestrado)
Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza
Universidade do Minho, Portugal
"Atividades Laboratoriais e Educação em Ciências: um estudo com manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade e respetivos autores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muto Bom por unanimidade
1996 - 1998
Concluído
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - variante Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Piaget, Portugal
16 valores
1978 - 1981
Concluído
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
15 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador (Investigação) Instituto Piaget, Portugal
Research in Education and Community Intervention (RECI), Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2008/09 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
1999 - 2008 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022 - Atual Membro do Conselho Científico da Associação Nacional de Professores (ANP). Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
2022 - Atual Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Administração Escolar e em Educação Especial-DCM Instituto Piaget, Portugal
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal
2018/10/23 - Atual Director de Unidade Orgânica Instituto Piaget, Portugal
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal
2018 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2018 - Atual Comissão Pedagógica do Centro de Formação Leonardo Coimbra da Associação Nacional de Professores (ANP). Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
2016 - Atual Presidente do Conselho Consultivo Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2007 - Atual Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2018 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2010 - 2016 Coordenadora da Prática de Ensino Supervisionada (PES) Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2010 - 2016 Coordenadora do Curso de Mestrado - Ensino do 1º e do 2º ciclo do EB Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2015 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal
2010 - 2014 Co-coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do EB Instituto Piaget, Portugal
Instituto Piaget, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2017 Revisora de artigos na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (REEC). Universidade do Minho - Braga, Portugal
Universidade do Minho - Braga, Portugal
2007 - 2008 Coordenadora do Conselho de Docentes no 1º ciclo do EB Ministério da Educação, Portugal
Ministério da Educação, Portugal
1981 - 2008 Professora no 1º ciclo do EB Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Portugal
1988 - 2000 Subdiretora de Escola no 1º ciclo do EB Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2019/07/01 - Atual Património (i)material - perspetiva pedagógico-didática - PAT(i)M@TER
n/a
Investigador
Instituto Piaget, Portugal

Research in Education and Community Intervention (RECI), Portugal
Em curso
2017/09/01 - Atual Ambientes Educativos Inovadores (FILS)
n/a
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal

Research in Education and Community Intervention (RECI), Portugal
Em curso
2013/01 - Atual Conhecer o presente e projetar o futuro das práticas educativas em contexto não formal
CIIERT - s/r
Investigador
Instituto Piaget, Portugal
Desativado
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Figueiroa, Alcina ; Pinto, Hélder; Silva, Ângelo. Autor correspondente: Silva, Ângelo. "Equações para a Sustentabilidade: uma Prática Pedagógica no curso de Educação Básica". Trabalho apresentado em Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, 2023.
    Publicado
  2. Pinto, Hélder; Figueiroa, Alcina ; Silva, Ângelo. "Equações para a Sustentabilidade: uma Prática Pedagógica no Curso de Educação Básica". Trabalho apresentado em XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía, Coruna, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.17979/spudc.000026
  3. Pinto, Hélder; Silva, Ângelo; Figueiroa, Alcina. "A Poluição Escondida: Equações para a Consciencialização Ambiental". Trabalho apresentado em XXXVI ProfMat - Encontro Nacional de Professores de Matemática, Santarém - online, 2021.
    Submetido
  4. Silva, Ângelo; Pinto, Hélder; Figueiroa, Alcina. "A utilização de objetos de aprendizagem digitais no ensino de estatística no curso de Educação Básica.". Trabalho apresentado em Encontro internacional “A voz dos Professores de C&T, 2020.
    Publicado
  5. Pinto, Hélder; Silva, Ângelo; Figueiroa, Alcina. "O futebol como contexto promotor de aprendizagens na Matemática". Trabalho apresentado em Annual Workshop 2020 of the History of Mathematics and Mathematical Education Group, Aveiro, 2020.
    Aceite para publicação
  6. Pinto, Hélder; Figueiroa, Alcina ; Silva, Ângelo. "O futebol como contexto promotor de aprendizagens na matemática". Trabalho apresentado em XVII ENEC | III ISSE, Educação em Ciências: cruzar caminhos, unir saberes, Porto, 2019.
    Publicado
  7. Figueiroa, Alcina ; Gonçalves, Carla. "Plantas Dunares: Será que crescem todas da mesma forma?". Trabalho apresentado em Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019, Santarém, 2019.
    Publicado
  8. Angélica Monteiroa; Figueiroa, Alcina. "Ambientes educativos de aprendizagem na Pratica de Ensino Supervisionada". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional de Formação na Docência - INCTE 2018, Bragança, 2018.
    Publicado
  9. Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota; Torres, Alexandre; Figueiroa, Alcina. "Aplicação das 'aplicações' em sala de aula com recurso ao tablet: intervenção no 2º ciclo do ensino básico.". Trabalho apresentado em Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos., Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  10. Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota; Figueiroa, Alcina. "Contextualizar o ensino das Ciências - Conceções de professores de Ciências nos 1º e 2º ciclos do ensino básico". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências - I Seminário Internacional de Educação em Ciências - Educação em Ciências em Múltiplos Contextos, Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  11. Figueiroa, Alcina; Angélica Monteiroa; Ana Paula Rodrigues. "O manual escolar de Ciências híbrido - Conceções e práticas de professores de Ciências Naturais". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências – I Seminário Internacional de Educação em Ciências - Educação em Ciências em Múltiplos Contextos, Viana do Castelo, 2017.
    Publicado
  12. Monteiro, Angélica; Barros, Rita; Figueiroa, Alcina. "A relação entre a escola e a comunidade: Um olhar sobre as práticas socioeducativas em contexto não formal.". Trabalho apresentado em XII Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real - Portugal, 2014.
    Publicado
  13. Figueiroa, Alcina; Vieira, Rui. "Formação inicial de docentes: uma oportunidade de vivenciar práticas inovadoras.". Trabalho apresentado em XV Encontro Nacional de Educação em Ciências – Tendências atuais em Educação em Ciências, Faro - Portugal, 2014.
    Publicado
  14. Gomes, Simone; Figueiroa, Alcina. "Articulação de saberes: estratégia promotora da autonomia: experiência vivenciada em contexto de estágio". Trabalho apresentado em 6º Encontro do GT-PA – Pedagogia para a Autonomia – Imaginar e Fazer a Mudança em tempos difíceis, Braga - Portugal, 2014.
    Publicado
  15. Figueiroa, Alcina. "A explicação de fenómenos físicos em contexto laboratorial por professores e alunos do ensino básico". Trabalho apresentado em XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar., Vila Real - Portugal, 2014.
    Publicado
  16. Figueiroa, Alcina. "Trabalho Experimental – um recurso promotor do Pensamento Crítico: intervenção no 1º CEB". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação – Investigação, formação e Perspetivas futuras, Aveiro - Portugal, 2013.
    Publicado
  17. Figueiroa, Alcina; Durana, Helena. "Da Prática de Ensino Supervisionada à construção da identidade profissional: Articulação das Ciências de base experimental com outras áreas do saber.". Trabalho apresentado em II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação – políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança, Porto - Portugal, 2013.
    Publicado
  18. Tavares, Olga; Figueiroa, Alcina (0815-3FBB-0882). "Formação multimédia em b-Learning desenvolvida com alunos do 2º ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em II Conferência Internacional Investigação e Práticas em contextos de Educação., Leiria, 2013.
  19. Figueiroa, Alcina. "O Trabalho Experimental em contexto de Prática de ensino Supervisionada". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB, Aveiro - Portugal, 2012.
    Publicado
  20. Silva, Margarida; Figueiroa, Alcina. "As ciências de base experimental – relato de vivências em contexto de estágio no 1º CEB". Trabalho apresentado em III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB, Aveiro - Portugal, 2012.
    Publicado
  21. Figueiroa, Alcina. "Avaliação, certificação e seleção de manuais escolares no 1º CEB: um estudo desenvolvido com responsáveis editoriais". Trabalho apresentado em XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências., Braga - Portugal., 2011.
    Publicado
  22. Santos, Amélia; Carlos, Filipe; Albino, Hermínio; Figueiroa, Alcina. "Processo de criação do Protótipo Multimédia: “Mestre Moodle"". Trabalho apresentado em XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Guarda - Portugal, 2011.
    Publicado
  23. Monteiro, Angélica; Fino, Ágata; Figueiroa, Alcina. "Educação online: um novo desafio na formação inicial de professores". Trabalho apresentado em Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança. Tensões e Possibilidades, Braga - Portugal, 2010.
    Publicado
  24. Figueiroa, Alcina; Luís, Noémia. "A avaliação de professores no Ensino Básico: perspetiva de avaliadores". Trabalho apresentado em 2.º Congresso Internacional sobre Avaliação em Educação - Aprender ao Longo da Vida - Contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação, Braga - Portugal, 2010.
    Publicado
  25. Figueiroa, Alcina; Fino, Ágata; Almeida, Mariana. "Desenvolvimento para a Sustentabilidade: conceções e práticas de professores e alunos do 1º ciclo do Ensino Básico". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga, 2009.
    Publicado
  26. Figueiroa, Alcina. "Os manuais escolares de Ciências e as explicações associadas às atividades laboratoriais: um estudo centrado no tema ‘características e comportamentos do ar". Trabalho apresentado em X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, Braga - Portugal, 2009.
    Publicado
  27. Figueiroa, Alcina. "Conceções de autores de manuais escolares de Ciências da Natureza sobre a componente laboratorial no ensino das Ciências". Trabalho apresentado em Encontro Nacional Educação em Ciências, Castelo Branco, 2009.
    Publicado
  28. Figueiroa, Alcina. "A explicação de fenómenos físicos: um estudo realizado com professores do ensino básico centrado no 'papel dentro do copo'". Trabalho apresentado em V Seminário Ibérico/I Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências, Aveiro - Portugal, 2008.
    Publicado
  29. Figueiroa, Alcina. "A explicação de fenómenos físicos por alunos do ensino básico - O caso do 'balão dentro da garrafa'". Trabalho apresentado em XIX Congreso ENCIGA, Póvoa de Varzim - Portugal, 2006.
    Publicado
  30. Figueiroa, Alcina. "As atividades laboratoriais nos manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade: Um estudo centrado nas unidades 'Diversidade nas Plantas' e 'Importância do ar para os seres vivos'". Trabalho apresentado em IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica, Viseu - Portugal, 2004.
    Publicado
  31. Leite, Laurinda; Figueiroa, Alcina. "A explicação da combustão da vela. Um estudo com manuais escolares e com alunos do Ensino Básico". Trabalho apresentado em XXI Encuentros sobre Didactica de Ciencias Experimentales, San Sebastián - Espanha, 2004.
    Publicado
  32. Leite, Laurinda; Figueiroa, Alcina. "Os manuais escolares de Ciências da Natureza e a inter-relação dados-evidências-conclusões: O caso de 'A Importância do ar para os seres vivos'.". Trabalho apresentado em XX Encuentros de Didactica de las Ciencias Experimentales, Tenerife - Univ. de La Laguna, 2002.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Sousa, Cristina; Figueiroa, Alcina ; Pinto, Hélder; Pinto, Hélder; Figueiroa, Alcina. "Matemática Recreativa para a aquisição de competências - relatos de atividades em contexto de prática de ensino supervisionad (PES)". Jornal das Primeiras Matemáticas 19 (2022): 55-70. https://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Sousa_Recreativa_55_70(19_2022)_high.pdf.
    Publicado
  2. Couto, José Manuel; Figueiroa, Alcina; Angélica Monteiroa; Campos, Orquídea. "Ambientes Educativos Inovadores em Portugal: uma perspetiva". Saber & Educar 25 (2019):
    Publicado
  3. Figueiroa, Alcina; Ana Paula Rodrigues; Angélica Monteiroa. "O manual escolar de ciências naturais - tecnologias educativas: modificação ou transformação?". EDUSER Revista da Educação 11 1 (2019): 30-44. https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/123.
    Publicado
  4. Figueiroa, Alcina. "Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo desenvolvido com futuros professores de ciências". Revista Docência do Ensino Superior 7 1 (2017): 74-93. https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/1940.
    Publicado
  5. Figueiroa, Alcina. "Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada". Revista Docência do Ensino Superior 6 1 (2016): 269-270. https://seer.ufmg.br/index.php/rdes/issue/view/169.
    Publicado
  6. Figueiroa, Alcina; Silva, José Luís. "Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano". Indagatio Didactica 8 4 (2016): 42-52. http://revistas.ua.pt/index.php/ID/issue/view/306.
    Publicado
  7. Figueiroa, Alcina. "Formação inicial de docentes - componente base da formação docente". Saber & Educar 20 (2015): 234-243. http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/24.
    Publicado
  8. Figueiroa, Alcina; Vieira, Rui. "Formação inicial de docentes: uma oportunidade de vivenciar práticas inovadoras". Interacções 39 (2015): 117-129. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8726.
    Publicado
  9. Figueiroa, Alcina; António Moreira, J.. "Initial Teacher Training: Contribution to an Appropriate Use of the Experimental Work". American Journal of Educational Research 2 8 (2014): 629-634. http://www.sciepub.com/education/content/2/8.
    Publicado • 10.12691/education-2-8-12
  10. Leite, Laurinda; Figueiroa, Alcina. "Las actividades laboratoriales y la explicación cientifica en los manuales de ciências.". Alambique. Didáctica de las ciências experimentales 39 (2004): 20-30.
    Publicado
  11. Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota. "Uma análise das atividades laboratoriais em manuais escolares de Ciências da Natureza (5º ano) e das conceções dos seus autores". Revista Portuguesa de Educação (2003):
  12. Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota. "Os manuais escolares de Ciências da Natureza e a inter-relação dados-evidências-conclusões: O caso de “A Importância do ar para os seres vivos”.". XX Encuentros de Didactica de las Ciencias Experimentales (2002):
Capítulo de livro
  1. Figueiroa, Alcina. "Ambientes educativos inovadores e competências para o século XXI: repensando o conceito tradicional de salas de aula". In Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI, 13-15. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2018.
    Publicado
  2. Figueiroa, Alcina; Angélica Monteiroa; Barros, Rita. "Ambientes educativos inovadores e competências para o século XXI: reflexões finais". In Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI, 59-61. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks, 2018.
    Publicado
Livro
  1. Figueiroa, Alcina ; Magalhaes, Celestino; Silva, Ângelo. Não Fiques Fora de Jogo na Matemática. Portugal: Cultura Editora e Federação Portuguesa de Futebol. 2024.
    Publicado
  2. Helder Bruno Pinto; Ângelo Carvalho Silva; Celestino Magalhães. Vamos Marcar um Golo na Matemática. Portugal: Editora Cultura. 2022.
    Publicado
  3. Figueiroa, Alcina; Angélica Monteiroa. Ambientes educativos inovadores e competências dos estudantes para o século XXI. Santo Tirso, Portugal: Santo Tirso: WhiteBooks. 2018.
    Publicado
  4. Figueiroa, Alcina. Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada – Da conceção à implementação de atividades experimentais por futuros professores de Ciências. Saarbrücken, Germany, Alemanha: Novas Edições Académicas. 2017.
    Publicado
  5. Figueiroa, Alcina. Explicar a explicação científica nas aulas de ciências: teoria, contextos e prática. Lisboa, Portugal: Edições Piaget. 2016.
    Publicado
  6. Figueiroa, Alcina. Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências Experimental ou Laboratorial?. Santo Tirso - Portugal, Portugal: WHITEBOOKS. 2014.
    Publicado
  7. Figueiroa, Alcina. Alfa - Orientações Metodológicas – Ensino Experimental das Ciências – 4º ano.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  8. Figueiroa, Alcina. Alfa Ficheiros de Experiências – 4º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2013.
    Publicado
  9. Figueiroa, Alcina. Alfa Ficheiros de Experiências - 3º ano. Porto, Portugal: Porto Editora. 2012.
    Publicado
  10. Figueiroa, Alcina. Experimentar e Aprender. Caderno de atividades.. Lisboa, Portugal: Editora Prefácio. 2010.
    Publicado
Recurso online
  1. Cavadas, Bento; Mestrinho, Nelson; Figueiroa, Alcina (0815-3FBB-0882). CreativeLab Sci&Math – A porosidade dos solos.. 2018.
  2. Figueiroa, Alcina. Recursos Educativos Digitais - Atividade Experimental 1º ciclo - Casa das Ciências. 2011. http://www.casadasciencias.org/cc/redindex.php?idart=303&gid=34729208.
  3. Figueiroa, Alcina. Recursos Educativos Digitais - Proposta de duas Atividades - Casa das Ciências. 2010. http://imagem.casadasciencias.org/online/35744313/35744313.php.
Relatório
  1. Figueiroa, Alcina. 2012. Trabalho de Investigação de Pós-Doutoramento - "Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada". https://www.webqda.com/wp-content/uploads/2014/03/alcinaFigueiroa.pdf.
Resumo em conferência
  1. Bento, Marco; Figueiroa, Alcina. "O jogo tradicional vs digital no ensino das ciências: exemplo prático no 4.º ano de escolaridade". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional da Casa das Ciências, Lisboa, 2017.
    Publicado
  2. Figueiroa, Alcina. "Comunidade de Aprendizagem em contexto de Prática de Ensino Supervisionada". Trabalho apresentado em Conferência Internacional - Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria, 2016.
    Publicado
  3. Bento, Marco; Figueiroa, Alcina. "Mobile Learning no ensino e na aprendizagem das ciências: um caso prático relacionado com o trabalho experimental". Trabalho apresentado em III Encontro Internacional da Casa das Ciências, Porto, 2016.
    Publicado
  4. Tavares, Olga; Figueiroa, Alcina. "O “canto do Vasquinho”: um ambiente virtual de apoio no ensino da educação musical". Trabalho apresentado em I Encontro Internacional da Casa das Ciências, Lisboa, 2013.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Figueiroa, Alcina. "As atividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos: uma investigação centrada em manuais escolares, professores e alunos do Ensino Básico". Doutoramento, 2007. http://hdl.handle.net/1822/6921.
  2. Figueiroa, Alcina Maria da Silva Mota. "Atividades laboratoriais e educação em ciências: Um estudo com manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade e respetivos autores.". 2002. http://hdl.handle.net/1822/7997.

Outros

Outra produção
  1. Centros de Estudo e de Explicações: entre a Atividade Económica e a Pedagógica. 2016. Figueiroa, Alcina; Couto, José Manuel; Campos, Orquídea. http://www.barometro.com.pt/2016/07/19/centros-de-estudo-e-de-explicacoes-entre-a-atividade-economica-e-a-pedagogica/.
  2. A emergência de uma educação científica (artigo de opinião). 2013. Figueiroa, Alcina. http://www.portoeditora.pt/espacoprofessor/paginas-especiais/educacao-pre-escolar/opiniao-pre/emergencia-educacao/.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2018 A importância de aprender ciências através de atividades experimentais em Educação Pré-escolar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2017 - 2017 Aplicação das Aplicações em sala de aula com recurso ao Tablet - intervenção nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2017 - 2017 As Tecnologias de Informação e Comunicação: um recurso na promoção das aprendizagens
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2017 - 2017 A Implementação de uma área de Ciências em contexto de sala - seus contributos em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2017 - 2017 O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das Ciências no 1º ciclo
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 O trabalho de grupo na promoção de atitudes e valores em alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 Desafiar para Aprender
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 A Emancipação da Banda Desenhada como Recurso Pedagógico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 Os Mapas Concetuais como Ferramenta de Ensino
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 Diversificar estratégias no âmbito da Escrita Criativa - Intervenção em contexto de estágio nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 O jogo de xadrez como recurso didático na abordagem de conteúdos em Matemática nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – uma nova Metodologia de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 Os Elementos Naturais como Recursos Pedagógicos
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 Potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação na sala de aula
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Aprendizagem Cooperativa: Mito ou Realidade?
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Diversificar materiais: Uma via para aprendizagens significativas
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Articular o dia-a-dia com os conteúdos curriculares - O Currículo e o Mundo numa escola perto de si
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Explorar Leituras - Práticas Animadas
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Avaliação das Aprendizagens: Tradição ou Inovação?
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Mini Projetos - Um Incentivo à Aprendizagem
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Aprender/Reaprender: Do caderno às Novas Tecnologias
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Organização do espaço educativo: «Quebrar» a rotina
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Diversificar as Estratégias para Ensinar Matemática
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Ensinar ciências numa perspetiva CTSA: do trabalho prático ao trabalho experimental - Situações vivenciadas em contexto de estágio
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 As ciências e a matemática numa perspetiva de educação científica - intervenção no estágio de 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 O trabalho em equipa como potenciador das aprendizagens: vivências em contexto de PES no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 A Leitura e a Escrita no Ensino Básico: atividades desenvolvidas no 1.º e no 2.º ciclo
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 História e Geografia de Portugal: elemento integrador no ensino-aprendizagem de outras áreas disciplinares no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Matemática «sem fronteiras»: articulação com outras áreas do saber
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Os recursos didáticos como diversidade estratégica- Inovar ou renovar?
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Tarefas Matemáticas no tópico "Números Racionais": Um estudo com manuais escolares e alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
2013 - 2013 As Ciências e a Matemática em ambientes de aprendizagem interdisciplinares
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Ensinar Ciências recorrendo à Experimentação: Intervenção em contexto de estágio nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 A Magia das Histórias: Um contributo para outras áreas do saber
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Rentabilizar diferentes saberes perspetivando uma formação global
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 As Curiosidades e as Ciências: Um Incentivo às Aprendizagens
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 Viajando pelo Mundo dos Livros e das Novas tecnologias
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 - 2013 À Descoberta dos Conteúdos com o Lúdico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Em Redor dos Livros: O Despertar para a Leitura na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 O Ensino Experimental das Ciências na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Ensino Básico – Intervenção em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Gerações de Afeto: O Papel dos “Avós” em Idade Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Aprender Ciências de forma divertida – Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Explorando as Ciências de Base Experimental no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Atividades Experimentais e Atividades Práticas: Vivências da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Desenvolver Projetos em Torno da Natureza em Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 As Ciências no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico: Saber Pensar- Saber Questionar
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Desenvolvimento de um protótipo a partir dos constrangimentos sentidos acerca da educação online
Coorientador
Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Implementação de um protótipo educativo a alunos do 2º ciclo do ensino básico - PowerPoint em b-Learnig
Orientador
Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Envolvências nas Atividades Experimentais nos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 O Impacto do Novo Acordo Ortográfico no Processo de Ensino-Aprendizagem: Vivências numa turma do 5º ano de escolaridade
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2011 - 2011 Os Cursos Profissionais: da Formação ao perfil de saída – a perspetiva do Diretor num estudo de caso
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2011 - 2011 Contributo dos Órgãos de Direção na utilização das T.I.C. – um estudo desenvolvido na Educação Pré-Escolar
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2011 - 2011 As escolas profissionais: o insucesso escolar e a integração no mercado de trabalho
Orientador
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2010 - 2010 Perspetivas e conceções de professores que frequentaram o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Curso de Professores do Ensino Básico do 1º ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
2010 - 2010 Avaliação, seleção e utilização de manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico: um estudo desenvolvido com autores, responsáveis editoriais e professores
Coorientador
Perspetivas Didáticas em Áreas Curric. /Trabalho de Investigação Tutelado (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2009 - 2009 A alimentação e a higiene oral - um estudo com crianças dos seis aos 12 anos
Orientador
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
2008 - 2008 A Importância do Estudo do Meio no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Curso de Professores do Ensino Básico do 1º ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
2008 - 2008 O "olhar" das crianças sobre a Ciência
Orientador
PEB 2.º ciclo - variante Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
2008 - 2008 Concepções sobre Educação Ambiental em alunos do Ensino Básico - um estudo desenvolvido com alunos dos 4º, 6º e 9º anos de escolaridade
Orientador
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
2008 - 2008 A linguagem figurativa no ensino das Ciências: uma investigação centrada em manuais escolares de Ciências da Natureza
Orientador
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
2006 - 2006 A Atividade Experimental na Educação Pré-Escolar
Orientador
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/04 - 2019/04 Apresentação de comunicação convidada
Encontro
XIV Encontro de Educação: Interculturalidade e Inclusão
Escola Superior de Educação Jean Piaget - Almada, Portugal
2017 - 2017 Apresentação de comunicação oral
Encontro
Encontro Verde 2017 – Ensino Prático na Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
2016 - 2016 Apresentação de comunicação convidada
Encontro
Encontro sobre Contextualização e Relevância da Aprendizagem das Ciências e da Geografia - Contextualização e Relevância dos conteúdos nos documentos orientadores de ciências do 2º CEB
Universidade do Minho - Braga, Portugal
2016 - 2016 Apresentação de comunicação convidada
Simpósio
II Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares sobre a Didática
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 I Encontro Internacional de Formação na Docência
Encontro
I Encontro Internacional de Formação na Docência
ESE do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2016 - 2016 Apresentação de comunicação convidada
Seminário
Contextualizar o Ensino - O caso das Ciências e da Matemática nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
ESE de Paula Frassinetti, Portugal
2016 - 2016 Promover o sucesso escolar - Por onde começar?
Seminário
Seminário - Promover o sucesso escolar - Por onde começar?
Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
2015 - 2015 Apresentação de comunicação convidada
Encontro
Encontro Verde 2015 - Educação para o Desenvolvimento Sustentável ¿ A Interdependência de plantas e pessoas - Trabalho Prático Investigativo: partilha de práticas em sala de aula
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
2014 - 2014 XV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Tendências atuais em educação em ciências
Encontro
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação e Comunicação - UAlgarve, Portugal
2014 - 2014 Moderadora no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Tendências atuais em Educação em Ciências.
Encontro
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências ¿ Tendências atuais em Educação em Ciências
Universidade do Algarve, Portugal
2014 - 2014 Moderadora nas Jornadas de Educação Jean Piaget: Partilhando Práticas Educativas
Encontro
Organização e Gestão do trabalho pedagógico na e para a Comunidade e do Painel Perspetivas e Dinâmicas Pedagógico-Didáticas: Ciências e Matemática
Instituto Piaget, Portugal
2014 - 2014 Encontro- A Educação, o 25 de Abril - 40 anos. Passado, Presente e Futuro
Encontro
A Educação, o 25 de Abril – 40 anos. Passado, Presente e Futuro
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
2012 - 2012 Apresentação de comunicação convidada
Encontro
Primeiras Jornadas Verdes de Pombal - Educação para o Desenvolvimento Sustentável - água, território e qualidade de vida - Educação Ambiental em Projeto - Crescer em 'ECOlíbrio'
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
2012 - 2012 III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Congresso
III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Encontro
XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/06 Educação para desenvolvimento sustentável: entre o dizer e o fazer
Arguente principal
CARLA MARINA BARROS DOS SANTOS (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2023/09/28 A cidade como recurso para o Ensino do Sistema Terra: Iinvestigação-ação com alunos do 10º ano de escolaridade
Arguente principal
Sílvia Isabel Silva Soares (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
2023 Utilização Pedagógica das TIC - Implementação da Aprendizagem Invertida
Arguente principal
Maria Elisa Ribeiro Borges (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023 Disfunções Sensoriais na Primeira Infância: Limitações a uma Intervenção Precoce
Presidente do júri
Ana Sofia Lopes Espanha (Outro)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal
2023 Uma Abordagem com Metodologias Ativas e o Uso das TIC na Exploração de "As Religiões" em Educação Moral e Religiosa Católica.
Arguente principal
Alexandre José Rocha Caetano (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2023 Metodologia ativa de sala de aula invertida integrada com o Instagram na construção de aprendizagem: um estudo de caso em EMRC
Arguente principal
Paulo César Pires de Magalhães (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2022/12 Transição do 1º ciclo para o 2ºciclo de crianças com Perturbação do Espetro de Autismo
Presidente do júri
Sílvia Marta Moreira da Silva (Outro)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal
2022/11/17 Literacia Científica: Implicações Epistemológicas, Pedagógicas e Práticas
Arguente principal
Diogo Duarte Pereira Faria (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022/07/28 Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas sobre a importância do sistema respiratório: Uma investigação-ação com alunos do 9º ano de ciências naturais
Arguente principal
Ana Carolina Manzini Coló Carrapiço (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
2022/07 Conceções e Práticas de Diferenciação Pedagógica na Docência e em Pré-Profissionalização
Arguente principal
Ana Raquel Martins da Silva Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/07 Estratégias de Ensino Diferenciadoras para Aprendizagens Matemáticas no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Sofia da Silva Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2022/01/14 Conceções teóricas e metodológicas de formadores de professores relacionadas com a área de Biologia - contributo para uma reflexão curricular e pedagógica.
Arguente principal
ALBERTO TCHISSONDE (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2022 As Acomodações Curriculares enquanto Instrumento da Escola Inclusiva
Arguente principal
Deolinda Sara Gomes Andrade e Guardado da Silva (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
2018 Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da Matemática em contexto pré-escolar
Arguente
Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 As Atividades out-door como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
Telma Cristina Carvalho Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2017 Atividades Laboratoriais com recurso a materiais de baixo custo: um estudo sobre conceções e práticas de professores timorenses de Ciências Físico-Naturais
Arguente
Cátia Sofia da Silva Machado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 A Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Sílvia Oliveira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 A Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico Sílvia Oliveira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016 Aprender matemática recorrendo aos materiais didáticos e jogos educativos
Arguente
Patrícia dos Santos Marques Lopes Duarte (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2016 Conceções e Práticas de Atividades Experimentais em Ciências dos Educadores e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Inês Margarida Alves Marques Botas (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 Ensinar e Aprender Descobrindo a Matemática na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Carla Sofia Pinto Amorim (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto para o 1º ciclo
Presidente do júri
Orlando Manuel da Costa Azevedo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 Pais ausentes na vida escolar dos filhos: O que fazer para mudar essa tendência?
Arguente
Cláudia Quirina Campino Morgado (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 Uma Escola para Todos: A Importância das Aprendizagens Ativas
Arguente
Susana Vicente Alvito Venâncio (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 Contributo da Horta na Aprendizagem da Matemática em Contexto Pré-Escolar Sónia Patrícia da Silva Vaz de Oliveira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 Observatório das Ideias Magníficas
Presidente do júri
Sara Cristina Oliveira Almeida (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 Os Meus Pequenos Cientistas Ana Daniela Moreira da Cunha Ribeiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2015 O Meio Envolvente como Potenciador na Descoberta do Mundo Vanessa Fernandes Martins (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Importância da Educação na e para a Saúde na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
Cláudia Sofia Castro de Campos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Brincando com a Ciência
Arguente
Alzira Mendes Rodrigues Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 O Projeto Pedagógico/Projeto Curricular de turma: ferramenta promotora de aprendizagens?
Arguente
Verónica Pereira Vasques Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2014 Evolução do Vocabulário/Linguagem Científica no Tema "Ar"
Arguente
Sofia Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2014 A Importância da Área do Conhecimento do Mundo na Transversalidade das Aprendizagens
Presidente do júri
Marcela Catarina Ferreira Marques (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Repositório de conteúdos multimédia para o ensino superior
Presidente do júri
João Miguel Calisto Marçal (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Potencialidades e desafios pedagógicos do trabalho de projeto em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Regina Maria Pereira da Costa (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Diretor de um Espaço Educativo: Líder e/ou Gestor? Ana Isabel Tavares de Oliveira Castro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Ambiente Educativo - O Caso das Salas de Creche Marta Cerqueira Monteiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Do Pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico - Desafios da Leitura e da Escrita Ângela Cristina Direitinho Pereira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A Importância da Área do Conhecimento do Mundo para a Descoberta da Natureza
Arguente
Lídia Marina Ferreira Lopes (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Contributo das Atividades Experimentais das Ciências no Processo de Aprendizagem Soraia Andani Nurmamade (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 A participação ativa das crianças em contexto de Pré-escolar e 1º ciclo: do discurso às práticas Daniela Paula Almeida Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 (Re)Conhecimento do Mundo pela Experimentação Científica Joana Sofia Batista Coelho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Aprender a fazer fazendo: experiências vivenciadas em contexto de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Liliana Raquel Tavares Coelho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2013 Inter-relação dados-evidências-conclusões em contextos laboratoriais: um estudo com professores e manuais escolares de Ciências da Natureza do 6º ano de escolaridade sobre o tema Germinação
Arguente
Orlanda Mendes Coelho Lourenço (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2012 U (eme)rgência da Educação Ambiental
Presidente do júri
Célia Marina Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Estratégias de Incentivo ao Ensino Experimental das Ciências em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Diana Paula Guedes Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Animar e Dinamizar Dispositivos Pedagógicos da Educação Ambiental Liliana Celeste de Sousa Rocha (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Urgência e Emergência de Projetos em Educação Ambiental
Presidente do júri
Luísa Fernanda Teixeira da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 A Alimentação Saudável: Atitudes de Resposta à Crescente Inquietação
Presidente do júri
Maria Eduarda Rocha Soares (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 O mundo e Eu
Arguente
Elisabet Maria Viola Rolo Duarte (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Das estruturas horizontais de cálculo ao algoritmo - uma perspetiva.
Arguente
Maria João Gaivoto (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 Aprendizagens significativas e os manuais escolares
Arguente
Mafalda da Cruz Calvário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2012 A Articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Ana Sofia dos Reis Santiago (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2011 As atividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação do feijão
Arguente
Vera Margarida Pereira Jacob (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2010 Ensino da Música no 3º ciclo: Vivências Multiculturais no 7º ano
Presidente do júri
Cátia Filipa Silva Pereira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2010 Adequação das Estratégias na prática instrumental em 3º ciclo – “Estou Além” de António Variações
Presidente do júri
Diogo Renato Sousa Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2010 A avaliação como forma de promoção de aprendizagem - caso específico de uma turma de 7º ano de escolaridade
Presidente do júri
Liliana Manuela de Oliveira Leitão Rodrigues (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
2010 Eco-Escola versus Não Eco-Escola: Práticas ambientais desenvolvidas por alunos do 2º e 4º anos de escolaridade Paula Cristina Almeida Silva (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
2009 As atividades laboratoriais e a adopção de manuais escolares de Ciências Físico-Químicas: uma investigação centrada no tema Viver Melhor na Terra Mafalda Sofia Gomes Ferreira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2008 O Papel do Gestor na Aplicação de Estratégias de Eco-eficiência na Escola
Arguente
Joaquim Paulo Hora Xavier de Barros (Outro)
Instituto Piaget, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016/01/01 - Atual Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2020 - 2022 Membro da equipa de avaliação externa no projeto GAIA - TRANSFORMAÇÃO EDUCATIVA, na Associação de Solidariedade Social Abrigo Seguro (Gaia).
Avaliador
Abrigo Seguro - Associação de Solidariedade Social, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2009/09 - Atual Metodologias de Acção Educativa e Projecto Mestrado em Ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - Atual Metodologias de Acção Educativa no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - Atual Pedagogia e Didática em Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2021 Iniciação à Prática Profissional II Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2021 Atelier e Didática das Ciências e Educação Ambiental Licenciatura em Educação Básica (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2021 Atelier e Didática da Matemática Educação Básica (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2020 Ciências do Cosmos da Terra e da Vida III Educação Básica (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2019 Ciências do Cosmos da Terra e da Vida I Educação Básica (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2019 Ciências do Cosmos da Terra e da Vida II Educação Básica (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
2016 - 2016 Articulação entre Ciclos Outra (Curso médio) Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
2016 - 2016 Supervisão e Coordenação Pedagógica Outra (Curso médio) Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
2016 - 2016 Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências - O Trabalho Experimental Outra (Curso médio) Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
2016 - 2016 Didática e Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do ensino básico Outra (Curso médio) Instituto Piaget, Portugal
2015 - 2015 O Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências: O Trabalho Experimental Ciências - Formação Contínua de Professores (Outros) Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
2009/09 - 2015 Iniciação à Prática Profissional I Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2015 Pedagogia e Didáctica em Matemática e Ciências Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do EB (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2015 Pedagogia e Didáctica em Ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2015 Pedagogia e Didáctica Geral nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2015 Metodologias de Acção Educativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2015 Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2014 Pedagogia e Didáctica Geral em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2009/09 - 2014 Pedagogia e Didática do Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2010 - 2010 Didáctica e Ensino Experimental das Ciências no 1° Ciclo do Ensino Básico Outra (Curso médio) Escola Superior de Educação Jean Piaget - V. N. de Gaia, Portugal
2009/09 - 2010 Dissertação Tecnologias da Informação e da Comunicação, Especialização em Comunicação Multimédia (Mestrado) Instituto Piaget, Portugal
2008 - 2008 A formulação de objectivos individuais e a dinâmica de avaliação de desempenho Ciências - Formação Contínua de Professores (Outros) Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL), Portugal
2000/02 - 2008 Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - 2008 Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências II (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - 2008 Atelier de Expressão, Domínio Instrumental da Linguagem e Prática de Projectos (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - 2008 Ecologia das Actividades Instrumentais e Didáctica do Meio Físico, Biológico e Social (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - 2008 Evolução das Actividades Instrumentais (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - 2008 Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências III (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - 2008 Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências IV (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2000/02 - 2008 Prática Pedagógica/Projecto de Intervenção Socioeducativa (Outros) Instituto Piaget, Portugal
2006 - 2006 Didática e Ensino Experimental das Ciências nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico Outra (Curso médio) Centro de Formação de Associação de Escolas do concelho de Felgueiras - PRODEP III, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2014/03 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2012/05 - Atual Associação Nacional de Professores

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2016/05 - Atual Membro de Conselho Consultivo - Presidente
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2015/09 - Atual Membro Permanente da Comissão de Creditação
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2015/09 - Atual Membro da Comissão de Coordenação da RECI
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2012/11 - Atual Membro do Conselho Pedagógico - Presidente
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2011/12 - Atual Membro do Conselho Disciplinar
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2010/11 - Atual Membro do Conselho Técnico Científico
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2022/03/11 - 2022/03/12 Membro da Comissão Científica no Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022) - ESE-IPSantarém
Membro
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2012/11 - 2015 Membro do Conselho Consultivo da Direção
Membro
Instituto Piaget, Portugal
2012 - 2012 Membro da Comissão Científica no Encontro Verde 2012 - Educação para o desenvolvimento sustentável - Interdependência de plantas e pessoas.
Membro
Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
2012 - 2012 Membro da Comissão Científica no III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB.
Membro
Universidade de Aveiro, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão Científica no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, intitulado Educação em ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania.
Membro
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009/11 - 2010 Membro do Conselho Consultivo da Direção
Membro
Instituto Piaget, Portugal