Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa Figueiroa
Nomes de citação
- Figueiroa, Alcina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0815-3FBB-0882
- ORCID iD
- 0000-0003-2574-8341
Endereços de correio eletrónico
- alcina.figueiroa@ipiaget.pt (Profissional)
- alcina.figueiroa@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- 227536638 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Desporto e Educação Jean Piaget de VN de Gaia - Alameda Jean Piaget, 106, 4405-678, Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal (Profissional)
Websites
- www.ipiaget.org (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2011 - 2012
Concluído
|
Trabalho Experimental em Contexto de Prática de Ensino Supervisionada (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação
Universidade de Aveiro, Portugal
|
n / a |
2002 - 2007
Concluído
|
Doutoramento em Ciências da Educação - Metodologia em Ensino das Ciências (Doutoramento)
Especialização em Metodologia em Ensino das Ciências
Universidade do Minho, Portugal
"As atividades laboratoriais e a explicação de fenómenos físicos: uma investigação centrada em manuais escolares, professores
e alunos do Ensino Básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
1999 - 2002
Concluído
|
Mestrado em Educação - Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza (Mestrado)
Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências da Natureza
Universidade do Minho, Portugal
"Atividades Laboratoriais e Educação em Ciências: um estudo com manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade
e respetivos autores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muto Bom por unanimidade |
1996 - 1998
Concluído
|
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - variante Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura)
Instituto Piaget, Portugal
|
16 valores |
1978 - 1981
Concluído
|
Curso do Magistério Primário (Bacharelato)
Escola do Magistério Primário do Porto, Portugal
|
15 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2014 - Atual | Investigador (Investigação) | Instituto Piaget, Portugal |
Research in Education and Community Intervention (RECI), Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2008/09 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
1999 - 2008 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Membro do Conselho Científico da Associação Nacional de Professores (ANP). | Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal |
2022 - Atual | Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação em Administração Escolar e em Educação Especial-DCM | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal | ||
2018/10/23 - Atual | Director de Unidade Orgânica | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal | ||
2018 - Atual | Presidente do Conselho Técnico-Científico | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2018 - Atual | Comissão Pedagógica do Centro de Formação Leonardo Coimbra da Associação Nacional de Professores (ANP). | Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal |
Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal | ||
2016 - Atual | Presidente do Conselho Consultivo | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2007 - Atual | Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Básica | Instituto Piaget, Portugal |
2016 - 2018 | Subdirector de Unidade Orgânica | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2010 - 2016 | Coordenadora da Prática de Ensino Supervisionada (PES) | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2010 - 2016 | Coordenadora do Curso de Mestrado - Ensino do 1º e do 2º ciclo do EB | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2014 - 2015 | Presidente do Conselho Pedagógico | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal | ||
2010 - 2014 | Co-coordenadora do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do EB | Instituto Piaget, Portugal |
Instituto Piaget, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2017 | Revisora de artigos na Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (REEC). | Universidade do Minho - Braga, Portugal |
Universidade do Minho - Braga, Portugal | ||
2007 - 2008 | Coordenadora do Conselho de Docentes no 1º ciclo do EB | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação, Portugal | ||
1981 - 2008 | Professora no 1º ciclo do EB | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Portugal | ||
1988 - 2000 | Subdiretora de Escola no 1º ciclo do EB | Ministério da Educação, Portugal |
Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Portugal |
Projetos
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019/07/01 - Atual | Património (i)material - perspetiva pedagógico-didática - PAT(i)M@TER
n/a
Investigador
Instituto Piaget, Portugal
Research in Education and Community Intervention (RECI), Portugal |
Em curso
|
2017/09/01 - Atual | Ambientes Educativos Inovadores (FILS)
n/a
Investigador responsável
Instituto Piaget, Portugal
Research in Education and Community Intervention (RECI), Portugal |
Em curso
|
2013/01 - Atual | Conhecer o presente e projetar o futuro das práticas educativas em contexto não formal
CIIERT - s/r
Investigador
Instituto Piaget, Portugal
|
Desativado
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2018 - 2018 | A importância de aprender ciências através de atividades experimentais em Educação Pré-escolar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2017 - 2017 | Aplicação das Aplicações em sala de aula com recurso ao Tablet - intervenção nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2017 - 2017 | As Tecnologias de Informação e Comunicação: um recurso na promoção das aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2017 - 2017 | A Implementação de uma área de Ciências em contexto de sala - seus contributos em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino
Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2017 - 2017 | O jogo como recurso de motivação e aprendizagem das Ciências no 1º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | O trabalho de grupo na promoção de atitudes e valores em alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | Desafiar para Aprender
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | A Emancipação da Banda Desenhada como Recurso Pedagógico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | Os Mapas Concetuais como Ferramenta de Ensino
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | Diversificar estratégias no âmbito da Escrita Criativa - Intervenção em contexto de estágio nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | O jogo de xadrez como recurso didático na abordagem de conteúdos em Matemática nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas – uma nova Metodologia de Ensino e Aprendizagem em Ciências e em Matemática
nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | Os Elementos Naturais como Recursos Pedagógicos
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 - 2016 | Potencialidades das Tecnologias da Informação e da Comunicação na sala de aula
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Aprendizagem Cooperativa: Mito ou Realidade?
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Diversificar materiais: Uma via para aprendizagens significativas
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Articular o dia-a-dia com os conteúdos curriculares - O Currículo e o Mundo numa escola perto de si
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Explorar Leituras - Práticas Animadas
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Avaliação das Aprendizagens: Tradição ou Inovação?
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Mini Projetos - Um Incentivo à Aprendizagem
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Aprender/Reaprender: Do caderno às Novas Tecnologias
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Organização do espaço educativo: «Quebrar» a rotina
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Diversificar as Estratégias para Ensinar Matemática
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Ensinar ciências numa perspetiva CTSA: do trabalho prático ao trabalho experimental - Situações vivenciadas em contexto de
estágio
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | As ciências e a matemática numa perspetiva de educação científica - intervenção no estágio de 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | O trabalho em equipa como potenciador das aprendizagens: vivências em contexto de PES no 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | A Leitura e a Escrita no Ensino Básico: atividades desenvolvidas no 1.º e no 2.º ciclo
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | História e Geografia de Portugal: elemento integrador no ensino-aprendizagem de outras áreas disciplinares no 1.º e 2.º ciclo
do Ensino Básico.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Matemática «sem fronteiras»: articulação com outras áreas do saber
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Os recursos didáticos como diversidade estratégica- Inovar ou renovar?
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Tarefas Matemáticas no tópico "Números Racionais": Um estudo com manuais escolares e alunos do 5º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Portugal
|
2013 - 2013 | As Ciências e a Matemática em ambientes de aprendizagem interdisciplinares
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Ensinar Ciências recorrendo à Experimentação: Intervenção em contexto de estágio nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | A Magia das Histórias: Um contributo para outras áreas do saber
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Rentabilizar diferentes saberes perspetivando uma formação global
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | As Curiosidades e as Ciências: Um Incentivo às Aprendizagens
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | Viajando pelo Mundo dos Livros e das Novas tecnologias
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 - 2013 | À Descoberta dos Conteúdos com o Lúdico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Em Redor dos Livros: O Despertar para a Leitura na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | O Ensino Experimental das Ciências na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo Ensino Básico – Intervenção em Contexto de Prática
de Ensino Supervisionada
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Gerações de Afeto: O Papel dos “Avós” em Idade Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Aprender Ciências de forma divertida – Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Explorando as Ciências de Base Experimental no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Atividades Experimentais e Atividades Práticas: Vivências da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no
1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolver Projetos em Torno da Natureza em Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | As Ciências no Processo Ensino-Aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico: Saber Pensar- Saber Questionar
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Desenvolvimento de um protótipo a partir dos constrangimentos sentidos acerca da educação online
Coorientador
|
Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Implementação de um protótipo educativo a alunos do 2º ciclo do ensino básico - PowerPoint em b-Learnig
Orientador
|
Mestrado Tecnologias da Informação e da Comunicação-Comunicação Multimédia (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | Envolvências nas Atividades Experimentais nos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 - 2012 | O Impacto do Novo Acordo Ortográfico no Processo de Ensino-Aprendizagem: Vivências numa turma do 5º ano de escolaridade
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2011 - 2011 | Os Cursos Profissionais: da Formação ao perfil de saída – a perspetiva do Diretor num estudo de caso
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2011 - 2011 | Contributo dos Órgãos de Direção na utilização das T.I.C. – um estudo desenvolvido na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2011 - 2011 | As escolas profissionais: o insucesso escolar e a integração no mercado de trabalho
Orientador
|
Mestrado em Administração e Gestão Escolar (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2010 - 2010 | Perspetivas e conceções de professores que frequentaram o Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo
do Ensino Básico
Orientador
|
Curso de Professores do Ensino Básico do 1º ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
2010 - 2010 | Avaliação, seleção e utilização de manuais escolares do 1º ciclo do ensino básico: um estudo desenvolvido com autores, responsáveis
editoriais e professores
Coorientador
|
Perspetivas Didáticas em Áreas Curric. /Trabalho de Investigação Tutelado (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2009 - 2009 | A alimentação e a higiene oral - um estudo com crianças dos seis aos 12 anos
Orientador
|
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
2008 - 2008 | A Importância do Estudo do Meio no 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Curso de Professores do Ensino Básico do 1º ciclo (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
2008 - 2008 | O "olhar" das crianças sobre a Ciência
Orientador
|
PEB 2.º ciclo - variante Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
2008 - 2008 | Concepções sobre Educação Ambiental em alunos do Ensino Básico - um estudo desenvolvido com alunos dos 4º, 6º e 9º anos de
escolaridade
Orientador
|
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
2008 - 2008 | A linguagem figurativa no ensino das Ciências: uma investigação centrada em manuais escolares de Ciências da Natureza
Orientador
|
Prof. do 2º ciclo do Ensino Básico - Matemática e Ciências da Natureza (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
2006 - 2006 | A Atividade Experimental na Educação Pré-Escolar
Orientador
|
Curso de Educação de Infância (Licenciatura/Bacharelato)
Instituto Piaget, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/04 - 2019/04 | Apresentação de comunicação convidada
Encontro
|
XIV Encontro de Educação: Interculturalidade e Inclusão
Escola Superior de Educação Jean Piaget - Almada, Portugal
|
2017 - 2017 | Apresentação de comunicação oral
Encontro
|
Encontro Verde 2017 – Ensino Prático na Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação de comunicação convidada
Encontro
|
Encontro sobre Contextualização e Relevância da Aprendizagem das Ciências e da Geografia - Contextualização e Relevância dos
conteúdos nos documentos orientadores de ciências do 2º CEB
Universidade do Minho - Braga, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação de comunicação convidada
Simpósio
|
II Simpósio Internacional de Formação de Professores - Múltiplos Olhares sobre a Didática
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | I Encontro Internacional de Formação na Docência
Encontro
|
I Encontro Internacional de Formação na Docência
ESE do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2016 - 2016 | Apresentação de comunicação convidada
Seminário
|
Contextualizar o Ensino - O caso das Ciências e da Matemática nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
ESE de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 - 2016 | Promover o sucesso escolar - Por onde começar?
Seminário
|
Seminário - Promover o sucesso escolar - Por onde começar?
Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal
|
2015 - 2015 | Apresentação de comunicação convidada
Encontro
|
Encontro Verde 2015 - Educação para o Desenvolvimento Sustentável ¿ A Interdependência de plantas e pessoas - Trabalho Prático
Investigativo: partilha de práticas em sala de aula
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
|
2014 - 2014 | XV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Tendências atuais em educação em ciências
Encontro
|
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Escola Superior de Educação e Comunicação - UAlgarve, Portugal
|
2014 - 2014 | Moderadora no XV Encontro Nacional de Educação em Ciências - Tendências atuais em Educação em Ciências.
Encontro
|
XV Encontro Nacional de Educação em Ciências ¿ Tendências atuais em Educação em Ciências
Universidade do Algarve, Portugal
|
2014 - 2014 | Moderadora nas Jornadas de Educação Jean Piaget: Partilhando Práticas Educativas
Encontro
|
Organização e Gestão do trabalho pedagógico na e para a Comunidade e do Painel Perspetivas e Dinâmicas Pedagógico-Didáticas:
Ciências e Matemática
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 - 2014 | Encontro- A Educação, o 25 de Abril - 40 anos. Passado, Presente e Futuro
Encontro
|
A Educação, o 25 de Abril – 40 anos. Passado, Presente e Futuro
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
|
2012 - 2012 | Apresentação de comunicação convidada
Encontro
|
Primeiras Jornadas Verdes de Pombal - Educação para o Desenvolvimento Sustentável - água, território e qualidade de vida -
Educação Ambiental em Projeto - Crescer em 'ECOlíbrio'
Associação Nacional de <professores (ANP), Portugal
|
2012 - 2012 | III Encontro Nacional de Educação Básica - Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Congresso
|
III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º e 2º CEB
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2011 - 2011 | XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências
Encontro
|
XIV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/06 | Educação para desenvolvimento sustentável: entre o dizer e o fazer
Arguente principal
|
CARLA MARINA BARROS DOS SANTOS (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2023/09/28 | A cidade como recurso para o
Ensino do Sistema Terra: Iinvestigação-ação com alunos do 10º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Sílvia Isabel Silva Soares (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2023 | Utilização Pedagógica das TIC - Implementação da Aprendizagem Invertida
Arguente principal
|
Maria Elisa Ribeiro Borges (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
2023 | Disfunções Sensoriais na Primeira Infância: Limitações a uma Intervenção Precoce
Presidente do júri
|
Ana Sofia Lopes Espanha (Outro)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal
|
2023 | Uma Abordagem com Metodologias Ativas e o Uso das TIC na Exploração de "As Religiões" em Educação Moral e Religiosa Católica.
Arguente principal
|
Alexandre José Rocha Caetano (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
2023 | Metodologia ativa de sala de aula invertida integrada com o Instagram na construção de aprendizagem: um estudo de caso em
EMRC
Arguente principal
|
Paulo César Pires de Magalhães (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
2022/12 | Transição do 1º ciclo para o 2ºciclo de crianças com Perturbação do Espetro de Autismo
Presidente do júri
|
Sílvia Marta Moreira da Silva (Outro)
Instituto Politécnico Jean Piaget do Norte - Escola Superior de Desporto e Educação, Portugal
|
2022/11/17 | Literacia Científica: Implicações Epistemológicas, Pedagógicas e Práticas
Arguente principal
|
Diogo Duarte Pereira Faria (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022/07/28 | Ensino Orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas sobre a importância do sistema respiratório: Uma investigação-ação
com alunos do 9º ano de ciências naturais
Arguente principal
|
Ana Carolina Manzini Coló Carrapiço (Mestrado)
Universidade do Porto - Faculdade de Ciências, Portugal
|
2022/07 | Conceções e Práticas de Diferenciação Pedagógica na Docência e em Pré-Profissionalização
Arguente principal
|
Ana Raquel Martins da Silva Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/07 | Estratégias de Ensino Diferenciadoras para Aprendizagens Matemáticas no 2º Ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
|
Sofia da Silva Ferreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2022/01/14 | Conceções teóricas e metodológicas de formadores de professores relacionadas com a área de Biologia - contributo para uma
reflexão curricular e pedagógica.
Arguente principal
|
ALBERTO TCHISSONDE (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2022 | As Acomodações Curriculares enquanto Instrumento da Escola Inclusiva
Arguente principal
|
Deolinda Sara Gomes Andrade e Guardado da Silva (Outro)
Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Viseu, Portugal
|
2018 | Percursos (d)e construção de conhecimento a partir da abordagem da Matemática em contexto pré-escolar
Arguente
|
Fernanda Maria da Costa Leite Pinheiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018 | As Atividades out-door como estratégia de ensino-aprendizagem nas Ciências Naturais do 2º ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Telma Cristina Carvalho Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2017 | Atividades Laboratoriais com recurso a materiais de baixo custo: um estudo sobre conceções e práticas de professores timorenses
de Ciências Físico-Naturais
Arguente
|
Cátia Sofia da Silva Machado (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2017 | A Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Sílvia Oliveira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2017 | A Matemática e a atividade lúdica: potencialidades e constrangimentos em contexto Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico | Sílvia Oliveira Lopes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2016 | Aprender matemática recorrendo aos materiais didáticos e jogos educativos
Arguente
|
Patrícia dos Santos Marques Lopes Duarte (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2016 | Conceções e Práticas de Atividades Experimentais em Ciências dos Educadores e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Inês Margarida Alves Marques Botas (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | Ensinar e Aprender Descobrindo a Matemática na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
|
Carla Sofia Pinto Amorim (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | RAM@IP: estudo sobre a usabilidade de um repositório aberto para o 1º ciclo
Presidente do júri
|
Orlando Manuel da Costa Azevedo (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | Pais ausentes na vida escolar dos filhos: O que fazer para mudar essa tendência?
Arguente
|
Cláudia Quirina Campino Morgado (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | Uma Escola para Todos: A Importância das Aprendizagens Ativas
Arguente
|
Susana Vicente Alvito Venâncio (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | Contributo da Horta na Aprendizagem da Matemática em Contexto Pré-Escolar | Sónia Patrícia da Silva Vaz de Oliveira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | Observatório das Ideias Magníficas
Presidente do júri
|
Sara Cristina Oliveira Almeida (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | Os Meus Pequenos Cientistas | Ana Daniela Moreira da Cunha Ribeiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2015 | O Meio Envolvente como Potenciador na Descoberta do Mundo | Vanessa Fernandes Martins (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Importância da Educação na e para a Saúde na Educação Pré-Escolar
Presidente do júri
|
Cláudia Sofia Castro de Campos (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Brincando com a Ciência
Arguente
|
Alzira Mendes Rodrigues Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | O Projeto Pedagógico/Projeto Curricular de turma: ferramenta promotora de aprendizagens?
Arguente
|
Verónica Pereira Vasques Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2014 | Evolução do Vocabulário/Linguagem Científica no Tema "Ar"
Arguente
|
Sofia Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
|
2014 | A Importância da Área do Conhecimento do Mundo na Transversalidade das Aprendizagens
Presidente do júri
|
Marcela Catarina Ferreira Marques (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Repositório de conteúdos multimédia para o ensino superior
Presidente do júri
|
João Miguel Calisto Marçal (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Potencialidades e desafios pedagógicos do trabalho de projeto em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Regina Maria Pereira da Costa (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Diretor de um Espaço Educativo: Líder e/ou Gestor? | Ana Isabel Tavares de Oliveira Castro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Ambiente Educativo - O Caso das Salas de Creche | Marta Cerqueira Monteiro (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Do Pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico - Desafios da Leitura e da Escrita | Ângela Cristina Direitinho Pereira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A Importância da Área do Conhecimento do Mundo para a Descoberta da Natureza
Arguente
|
Lídia Marina Ferreira Lopes (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Contributo das Atividades Experimentais das Ciências no Processo de Aprendizagem | Soraia Andani Nurmamade (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | A participação ativa das crianças em contexto de Pré-escolar e 1º ciclo: do discurso às práticas | Daniela Paula Almeida Moreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | (Re)Conhecimento do Mundo pela Experimentação Científica | Joana Sofia Batista Coelho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Aprender a fazer fazendo: experiências vivenciadas em contexto de Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Liliana Raquel Tavares Coelho (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2013 | Inter-relação dados-evidências-conclusões em contextos laboratoriais: um estudo com professores e manuais escolares de Ciências
da Natureza do 6º ano de escolaridade sobre o tema Germinação
Arguente
|
Orlanda Mendes Coelho Lourenço (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2012 | U (eme)rgência da Educação Ambiental
Presidente do júri
|
Célia Marina Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Estratégias de Incentivo ao Ensino Experimental das Ciências em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Diana Paula Guedes Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Animar e Dinamizar Dispositivos Pedagógicos da Educação Ambiental | Liliana Celeste de Sousa Rocha (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Urgência e Emergência de Projetos em Educação Ambiental
Presidente do júri
|
Luísa Fernanda Teixeira da Silva (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | A Alimentação Saudável: Atitudes de Resposta à Crescente Inquietação
Presidente do júri
|
Maria Eduarda Rocha Soares (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | O mundo e Eu
Arguente
|
Elisabet Maria Viola Rolo Duarte (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Das estruturas horizontais de cálculo ao algoritmo - uma perspetiva.
Arguente
|
Maria João Gaivoto (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | Aprendizagens significativas e os manuais escolares
Arguente
|
Mafalda da Cruz Calvário (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012 | A Articulação entre a Educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
|
Ana Sofia dos Reis Santiago (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2011 | As atividades laboratoriais e as explicações de fenómenos biológicos por alunos do 1º ciclo: um estudo sobre a germinação
do feijão
Arguente
|
Vera Margarida Pereira Jacob (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2010 | Ensino da Música no 3º ciclo: Vivências Multiculturais no 7º ano
Presidente do júri
|
Cátia Filipa Silva Pereira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2010 | Adequação das Estratégias na prática instrumental em 3º ciclo – “Estou Além” de António Variações
Presidente do júri
|
Diogo Renato Sousa Ferreira (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2010 | A avaliação como forma de promoção de aprendizagem - caso específico de uma turma de 7º ano de escolaridade
Presidente do júri
|
Liliana Manuela de Oliveira Leitão Rodrigues (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2010 | Eco-Escola versus Não Eco-Escola: Práticas ambientais desenvolvidas por alunos do 2º e 4º anos de escolaridade | Paula Cristina Almeida Silva (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
2009 | As atividades laboratoriais e a adopção de manuais escolares de Ciências Físico-Químicas: uma investigação centrada no tema Viver Melhor na Terra | Mafalda Sofia Gomes Ferreira de Sousa (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2008 | O Papel do Gestor na Aplicação de Estratégias de Eco-eficiência na Escola
Arguente
|
Joaquim Paulo Hora Xavier de Barros (Outro)
Instituto Piaget, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2016/01/01 - Atual | Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2020 - 2022 | Membro da equipa de avaliação externa no projeto GAIA - TRANSFORMAÇÃO EDUCATIVA, na Associação de Solidariedade Social Abrigo
Seguro (Gaia).
Avaliador
|
Abrigo Seguro - Associação de Solidariedade Social, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2009/09 - Atual | Metodologias de Acção Educativa e Projecto | Mestrado em Ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - Atual | Metodologias de Acção Educativa no 2.º Ciclo do Ensino Básico | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - Atual | Pedagogia e Didática em Matemática nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2021 | Iniciação à Prática Profissional II | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2021 | Atelier e Didática das Ciências e Educação Ambiental | Licenciatura em Educação Básica (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2021 | Atelier e Didática da Matemática | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2020 | Ciências do Cosmos da Terra e da Vida III | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2019 | Ciências do Cosmos da Terra e da Vida I | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2019 | Ciências do Cosmos da Terra e da Vida II | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2016 - 2016 | Articulação entre Ciclos | Outra (Curso médio) | Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal |
2016 - 2016 | Supervisão e Coordenação Pedagógica | Outra (Curso médio) | Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal |
2016 - 2016 | Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências - O Trabalho Experimental | Outra (Curso médio) | Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal |
2016 - 2016 | Didática e Ensino Experimental das Ciências no 1º ciclo do ensino básico | Outra (Curso médio) | Instituto Piaget, Portugal |
2015 - 2015 | O Trabalho Prático Investigativo no Ensino das Ciências: O Trabalho Experimental | Ciências - Formação Contínua de Professores (Outros) | Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal |
2009/09 - 2015 | Iniciação à Prática Profissional I | Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2015 | Pedagogia e Didáctica em Matemática e Ciências | Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclos do EB (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2015 | Pedagogia e Didáctica em Ciências nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2015 | Pedagogia e Didáctica Geral nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2015 | Metodologias de Acção Educativa no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2015 | Prática de Ensino Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em ensino do 1.º e 2º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2014 | Pedagogia e Didáctica Geral em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico | Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2009/09 - 2014 | Pedagogia e Didática do Conhecimento do Mundo na Educação Pré-Escolar | Mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2010 - 2010 | Didáctica e Ensino Experimental das Ciências no 1° Ciclo do Ensino Básico | Outra (Curso médio) | Escola Superior de Educação Jean Piaget - V. N. de Gaia, Portugal |
2009/09 - 2010 | Dissertação | Tecnologias da Informação e da Comunicação, Especialização em Comunicação Multimédia (Mestrado) | Instituto Piaget, Portugal |
2008 - 2008 | A formulação de objectivos individuais e a dinâmica de avaliação de desempenho | Ciências - Formação Contínua de Professores (Outros) | Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL), Portugal |
2000/02 - 2008 | Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - 2008 | Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências II | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - 2008 | Atelier de Expressão, Domínio Instrumental da Linguagem e Prática de Projectos | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - 2008 | Ecologia das Actividades Instrumentais e Didáctica do Meio Físico, Biológico e Social | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - 2008 | Evolução das Actividades Instrumentais | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - 2008 | Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências III | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - 2008 | Evolução das Actividades Instrumentais e Didáctica das Ciências IV | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2000/02 - 2008 | Prática Pedagógica/Projecto de Intervenção Socioeducativa | (Outros) | Instituto Piaget, Portugal |
2006 - 2006 | Didática e Ensino Experimental das Ciências nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico | Outra (Curso médio) | Centro de Formação de Associação de Escolas do concelho de Felgueiras - PRODEP III, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2014/03 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | |
2012/05 - Atual | Associação Nacional de Professores |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2016/05 - Atual | Membro de Conselho Consultivo - Presidente
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2015/09 - Atual | Membro Permanente da Comissão de Creditação
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2015/09 - Atual | Membro da Comissão de Coordenação da RECI
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2012/11 - Atual | Membro do Conselho Pedagógico - Presidente
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2011/12 - Atual | Membro do Conselho Disciplinar
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2010/11 - Atual | Membro do Conselho Técnico Científico
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2022/03/11 - 2022/03/12 | Membro da Comissão Científica no Encontro Internacional “Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 (IEMC 2022)
- ESE-IPSantarém
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2012/11 - 2015 | Membro do Conselho Consultivo da Direção
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |
2012 - 2012 | Membro da Comissão Científica no Encontro Verde 2012 - Educação para o desenvolvimento sustentável - Interdependência de plantas
e pessoas.
Membro
|
Associação Nacional de Professores (ANP), Portugal |
2012 - 2012 | Membro da Comissão Científica no III Encontro Nacional de Educação Básica – Formação de Educadores e de Professores do 1º
e 2º CEB.
Membro
|
Universidade de Aveiro, Portugal |
2011 - 2011 | Membro da Comissão Científica no XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências, intitulado Educação em ciências para o trabalho,
o lazer e a cidadania.
Membro
|
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2009/11 - 2010 | Membro do Conselho Consultivo da Direção
Membro
|
Instituto Piaget, Portugal |