???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ivone Neves

Nomes de citação

  • Neves, Ivone

Identificadores de autor

Ciência ID
0717-7168-90B3
ORCID iD
0000-0002-1023-042X

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2017
Concluído
Educação (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
"Supervisão e Formação de Profissionais de Educação reflexivos: Estudo de Caso num Estágio de um Curso de Formação Inicial de Educadores de Infância." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2006
Concluído
Ciências da Educação (Educação Multicultural e Envolvimento Parental (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
"O Desenvolvimento de Competências Práticas no Contexto Teórico do Profissional Reflexivo – Um Estudo de Caso " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1991
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
15
1980
Concluído
Educação de infância (Bacharelato)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
14,6
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
1983 - 2013 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2022/01/30 Membro Conselho Pedagógico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2013 - 2016 Membro do Conselho científico/técnico-científico Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1980/10 - 1983/11 Educadora de infância (educação pré-escolar) Centro Creche Jardim Infantil Abrigo dos Pequeninos , Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/01/03 - 2021/10/30 Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim
Investigador responsável
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
2018 - 2019 Projeto de formação QUALITY EDUCATION FOR ALL em S. Tomé e Príncipe
Projeto de formação QUALITY EDUCATION FOR ALL em S. Tomé e Príncipe
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
Concluído
2014 - 2017 "Porto de Apoio à Família” da ESEPF com a Câmara Municipal do Porto
Projeto de intervenção "Porto de Apoio à Família” da ESEPF com a Câmara Municipal do Porto
2012 - 2015 Avaliação do impacto do programa Porto de Crianças" da CMP
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Câmara Municipal do Porto, Portugal
Concluído
2009 - 2012 Relação escola- famílias e construção complexa de Identidades - Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila do Conde
Relação escola- famílias e construção complexa de Identidades - Contrato Local de Desenvolvimento Social de Vila do Conde
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
N/A
Concluído
2007 - 2010 Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio
Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio
N/A
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bastos, Tânia Santos; Neves, Ivone. "A relação envolvimento parental – sucesso escolar da criança". 2019.
  2. Dias, Inês; Neves, Ivone. "A Aprendizagem Cooperativa numa escola inclusiva: contributo para a cidadania das crianças". 2019.
  3. Cortesão,Irene; Dornelles, Leni; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; et al. "Travessias e travessuras nos estudos da criança: atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança". 2016.
  4. Costa, Irene Cortesão; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Paula Pequito; Irene Cortesão; neves, maria ivone couto monforte das. "Problematizar a metodologia de projeto articulando e avaliando aprendizagens". Trabalho apresentado em VI Encontro Internacional do CIED, Lisboa, 2014.
    Publicado
  5. Cunha, Diana; Neves, Ivone; Pinheiro, Ana. "Transversalidade e continuidade em educação: Um olhar sobre os instrumentos de registo e observação na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico¿". 2014.
  6. Samagaio, Florbela; Trevisan, Gabriela; Neves, Maria Ivone; Brás, Cátia; Carvalho, Adalberto Dias de; neves, maria ivone couto monforte das; Dias de Carvalho, Adalberto; Neves, Ivone. "Relações escola-famílias e construção complexa de identidades: análise de um projeto desenvolvido no âmbito de um Contrato Local de Desenvolvimento Social". Trabalho apresentado em V Encontro do CIED "Escola e Comunidade, Lisboa, 2012.
    Publicado
  7. neves, maria ivone couto monforte das; Silva, B.; Pinheiro, A. "E- portfólio: um instrumento para gerir a reflexão". Trabalho apresentado em Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Maia, 2007.
    Publicado
  8. neves, maria ivone couto monforte das. "Brincar ao Faz de Conta". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância, Porto, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Martins, Carla; Neves, Ivone; Carla Martins; Ivone Neves. "Aprender a brincar ao ar livre num jardim de infância em Portugal : um Estudo de Caso". Revista Liberato 21 36 (2020): 121-130. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2946.
    10.31514/rliberato.2020v21n36.p121
  2. Carneiro, Isabel Vilas Boas; Neves, Ivone; Trevisan, Gabriela. "O contexto sociocultural dos alunos e as práticas pedagógicas do professor de 1º e 2º ciclo do Ensino Básico em Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2767.
    DOI: 10.31514/rliberato.2019v20n33.p07
  3. Barbosa, Carla; Neves, Ivone; Barbosa, Carla Filipa Mota. "Preocupações e expetativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal". (2019): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858.
  4. Neves, Ivone; Trindade, Rui. "Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes no Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal". (2018): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2732.
    10.31514/rliberato.2018v19n32.p141
  5. Neves, Ivone. "Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança". Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, 5 No. 01 (2017): 284-287.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.01.2843
  6. Ferreira, Ana Rita; Neves, Ivone. "Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico". (2017): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2543.
    10.17979/reipe.2017.0.01.2517
  7. Neves, Ivone. "Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico". (2017): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2543.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2517
  8. Prata Gomes, Miguel; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Teodoro, António, ed.; Gomes, Miguel Prata. "Qualidade na Educação de Infância através do Envolvimento Parental – Projeto EQuaP". (2017): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2545.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2675
  9. Neves, Ivone; Frada, Cecília. "A Promoção da autoestima da criança". A criança não é o alvo nem o objeto da educação: ela é o único sujeito educativo. Num contexto de uma atividade norteada pela absorção por parte das crianças dos valores como amizade, respeito, responsabilidade e autonomia, foi focalizada uma intervenção ao nível da promoção da autoestima de uma criança de 5 anos. Com os dados recolhidos, pôde aferir-se que a autoestima é um elemento crucial para (2017): http://hdl.handle.net/20.500.11796/2544.
    https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.01.2843
  10. Neves, Ivone. "Um olhar sobre a escola e a ação docente na sociedade contemporânea: dilemas e desafios". Revista Tendências pedagógicas 26 (2015): 237-252. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2371.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.15366/tp2015.26
  11. Neves, Ivone; Miranda, Maria Nascimento; Miranda,M.N.. "Ser professor : quantos desafios". Revista Lumen 24 (2015): 33-42. http://publicacoes.fafire.br/diretorio/lumen/lumen_v24n1_a02.pdf.
    Publicado
  12. Gaspar, Ivone; Seabra, Filipa; Neves, Claudia. "A supervisão pedagógica : significados e operacionalização". (2012): http://hdl.handle.net/10400.2/3632.
  13. Neves, Ivone; Pinheiro, A; Silva, B.; Alice Santos; Clara Craveiro; Isabel Brandão. "Estudo sobre a qualidade da prática pedagógica em instituições cooperantes de estágio". Cadernos de Educação de Infância-APEI 89 (2010): 42-47.
    Publicado
  14. Neves, Ivone; Pinheiro, A; Silva, B.; Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Silva, Brigite Carvalho da. "A utilização de e-portfólios no estágio profissionalizante do curso de formação inicial de Educadores de Infância: uma experiência em sistema de blended-learning.". Cadernos de Estudo 6 (2007): 87-103. http://hdl.handle.net/20.500.11796/905.
    Publicado
  15. Neves, Maria Ivone. "A Formação Prática e a Supervisão da Formação". (2007): http://hdl.handle.net/20.500.11796/716.
  16. Pequito, Paula; Guedes, Sofia; Cortesão, Irene; Brandão, Isabel; Brito, Domingas; Guedes, Inês; Cunha, Isabel; et al. "Educação : novos desafios Licenciatura em Educação de Infância". Saber&Educar 8 (2003): 49-54. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1003.
    Publicado
  17. Craveiro, Clara; Neves, Maria Ivone; Pequito, Paula. "O projecto em jardim de infância: da construção das ideias à construção do futuro". (1997): http://hdl.handle.net/20.500.11796/965.
  18. Neves, Ivone; Clara Craveiro; Paula Pequito; Domingas Brito. "Avaliando a Avaliação: Um Estudo Comparativo entre Hetero e Auto-Avaliações". Saber&Educar 0 (1994): 36-38. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1098.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Neves, Maria Ivone; Dias, Cláudia. "2.1 A importância de contar histórias". 2012.
    Publicado
Documento de trabalho
  1. Gomes, Miguel Prata; Neves, Ivone; Silva, Brigite. 2017. "Projeto EQUAP: Toolbox das práticas". http://hdl.handle.net/20.500.11796/3022.
Livro
  1. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Assemany, Daniella; Cortesão, Irene; et al. Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  2. Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Craveiro, Clara; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Medeiros, Paula; et al. Atas do Congresso Internacional África pela Infância. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI). 2021.
  3. Neves, Ivone; Nogueira, Isabel Cláudia; Medeiros, Paula. Mapeamento da diversidade cultural e linguística do concelho da Póvoa de Varzim. Portugal: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2021.
    Publicado
  4. Pequito, Paula; Pinheiro, Ana; Silva, Brigite; Gonçalves, Daniela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone. “Histórias de um bicho mau” : Traços e vozes das crianças sobre a Covid-19. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2020.
  5. Pequito, Paula; Neves, Ivone. Propostas pedagógicas para O Brincar: Atividades de Animação e Apoio à Família. Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). 2018.
  6. Trevisan, Gabriela; Cortesão, Irene; Neves, Ivone; Pequito, Paula; Samagaio, Florbela; Fernandes, Natália; Ferreira, Manuela; et al. Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, Atas do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança. ESEPF. 2016.
    Publicado
Manual
  1. Neves,I; Quinta e Costa, M.; Nogueira,I.C.; Martins, M.; Santos,A.. De Descoberta em Descoberta: para crianças dos 4 aos 8 anos. Portugal. 2007.
Resumo em conferência
  1. Marta Silva; Neves, Ivone. "Relação escola-famílias: dar voz às famílias". Trabalho apresentado em IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE - Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação, Aveito, 2018.
    Publicado
  2. Daniela Barreira; Neves, Ivone. "Aprendizagem cooperativa vista pelas crianças: um estudo de caso". Trabalho apresentado em IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE - Congresso Luso Afro Brasileiro de infâncias e Educação, Aveiro, 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Santos, Helena Carina Pereira dos. "Práticas com inspiração em Maria Montessori no jardim de infância: um estudo de caso". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/3004.
  2. Dias, Inês Margarida Saraiva. "Conhecer e descobrir a criança através das suas brincadeiras: Um estudo de caso". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2967.
  3. Bernardes, Maria Beatriz Regadas; Reis, Paula Alexandra Guimarães Lopes dos. "A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade: Um estudo de caso". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2969.
  4. Santos, Maria Inês Pinto Castro. "A relação escola-famílias: repercussões no sucesso da criança/aluno". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2910.
  5. Martins, Carla Alexandra Ferreira. "Aprender através do brincar no exterior: um estudo de caso". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2911.
  6. Miranda, Diana Pereira. "O trabalho colaborativo na metodologia de trabalho de projeto no 1º ceb: perceções de professores". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2914.
  7. Pinho, Nair Daniela da Silva. "O contexto sociocultural dos encarregados de educação e o seu envolvimento na instituição educativa: um estudo de caso". Mestrado, 2020. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2939.
  8. Silva, Marta Sofia Nunes da. "Relação Escola-Famílias: dar voz às famílias". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2798.
  9. Muge, Carlota Azevedo. "A relação escola–famílias num contexto de educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico: impacto no desenvolvimento global da criança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2779.
  10. Gondar, Ana Rita Machado. "Desafios na comunicação Escola-Famílias: um estudo de caso". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2782.
  11. Lourenço, Ana Patrícia Monteiro. "Prática reflexiva em contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: impacto na intervenção educativa". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2681.
  12. Fonseca, Catarina Alexandra Pentieiro. "O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2699.
  13. Sá, Ana Catarina Truta de. "Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2565.
  14. Carneiro, Isabel Vilas Boas. "O Contexto Sociocultural: Reflexos nas Práticas Pedagógicas do Professor do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2493.
  15. Neves, Ivone; Neves, Maria Ivone Couto Monforte das. "Supervisão e formação de profissionais de educação reflexivos : estudo de caso num estágio de um curso de formação inicial de educadores de infância". Doutoramento, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2560.
  16. Gonçalves, Catarina Sofia Ribeiro. "Aprendizagem Cooperativa e Competências Sociais: Contributos para o Desenvolvimento Pessoal e Social da Criança". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2494.
  17. Brás, Andreia Cristina Rebelo. "A criança e o divórcio – repercussões no desenvolvimento emocional". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2446.
  18. Gomes, Mariana Moreira. "As famílias como parceiras na aprendizagem das crianças". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2290.
  19. Ferreira, Paula Cristina Cardoso. "As aprendizagens através do lúdico: a linguagem e a matemática na educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2285.
  20. Barbosa, Joana Isabel Ribeiro. "O Lúdico como Motivação para a Aprendizagem". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2277.
  21. Ferreira, Ana Rita Fernandes. "Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2289.
  22. Rodrigues, Andreia Cristina Pinto. "O ambiente educativo e a relação família-escola em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2307.
  23. Ramos, Ana Catarina da Silva. "A Estrutura Familiar: que reflexos nos comportamentos sociais da criança?". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2288.
  24. Pinto, Diana Rute Leite. "A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2199.
  25. Andrade, Raquel Sofia Soares. "A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2197.
  26. Machado, Verónica Alexandra Pires. "A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2181.
  27. Gonçalves, Cristina. "Complexidades de um professor/educador generalista, promovendo o trabalho cooperativo". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2098.
  28. Rueff, Rita. "O processo de socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2105.
  29. Rosa, Joana Alexandra Ferreira da. "As histórias como meio de transmissão de valores". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2198.
  30. Leitão, Marina Luísa de Sousa Orfão. "O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5 anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2231.
  31. Silva, Susana Paula Amaral. "Cooperar com os PAIS, um sinal da mudança dos tempos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2257.
  32. Frada, Cecília Maria Silva e. "Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2179.
  33. Aguiar, Fátima Alexandra Pinto. "Relato de uma intervenção perante problemas de comportamento numa criança de cinco anos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2196.
  34. Freitas, Ana Filipa. "A importância da partilha e da cooperação entre as crianças/alunos". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2118.
  35. Tavares, Sabrina Duarte. "O Brincar como meio de aprendizagem no jardim-de-infância". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2178.
  36. Barbosa, Andreia. "A emergência da escrita num grupo de cinco anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1449.
  37. Fernandes, Cátia Natália. "A entreajuda e a cooperação de braços dados com a diferenciação pedagógica". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1448.
  38. Silva, Cátia. "Um percurso do docente generalista: a complementaridade entre a educação Pré-Escolar e o 1º ciclo do Ensino Básico". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1372.
  39. Araújo, Cristina. "Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373.
  40. Morais, Ana Isabel. "A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1388.
  41. Porto, Maria Norton Calheiros de Vasconcelos. "A importância de um ateliê de expressão plástica nas vivências dos projetos lúdicos num grupo de 3 anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2211.
  42. Santos, Diana. "Parentalidade em tempos de mudança: articulando tempos de qualidade com tempo livre". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1451.
  43. Mendes, Joana. "Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1450.
  44. Lobo, Joana. "O exercício da cidadania num grupo de 5 anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1460.
  45. Ribeiro, Susana. "A transversalidade da Matemática no quotidiano de uma sala de 4 anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1458.
  46. Machado, Filipa. "Construir processos educativos centrados no interesse pela aprendizagem". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1402.
  47. Silva, Solange. "A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1387.
  48. Silva, Célia Maria Lopes Domingues da. "A expressão plástica na promoção de aprendizagens num grupo de 5 anos". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2209.
  49. Lima, Ana Patrícia. "Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1454.
  50. Costa, Joana Andreia. "A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1379.
  51. Alexandre, Ângela. "Educar, pesquisar e entusiasmar: em busca de soluções personalizadas". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1382.
  52. Ferreira, Ângela. "A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionalidade docente". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1224.
  53. Sousa, Joana Patrícia. "A importância do brincar no jardim de infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1311.
  54. Vasques, Inês Ribeiro. "Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1310.
  55. Coelho, Helena. "Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexos nas aprendizagens". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1435.
  56. Santos, Francisca. "(Re)configurar a prática educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1228.
  57. Carvalho, Filipa Emanuel. "A importância do envolvimento parental nos projetos lúdicos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1307.
  58. Pereira, Mafalda Maria Lopes Pedroso Martins. "Um percurso vivido com um grupo heterogéneo de 3 e 4 anos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1282.
  59. Rocha, Diana Isabel. "O docente generalista : um percurso, um desafio, uma possibilidade de estabelecer pontes". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1237.
  60. Rodrigues, Juliana Pinto. "Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223.
  61. Rodrigues, Ana Patrícia. "O espaço-sala como meio de aprendizagem das crianças: relato de uma experiência vivida". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1294.
  62. Maciel, Joana. "Um mar de histórias num grupo de três anos". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1287.
  63. Castro, Marta Patrícia. "Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1159.
  64. Glória, Gisela. "Criatividade na aprendizagem". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1177.
  65. Cunha, Diana Patrícia. "O educador de infância e o professor do 1º ciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contextos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1188.
  66. Fonseca, Carina da Cruz. "Desafios e inquietudes na formação de um profissional com dupla habilitação: o exercício reflexivo". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1185.
  67. Bühler, Inês. "Um percurso ao nível da escrita vivido com um grupo de 5 anos". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1151.
  68. PELLIER, Roxane. "Ensino precoce do inglês: uma prática vivida". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1145.
  69. DIAS, Cláudia. "A importância de contar histórias no jardim-de-infância". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1146.
  70. Soares, Liliana Patrícia. "O quotidiano no jardim-de-infância segundo a metodologia de trabalho de projecto". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/20.500.11796/1152.

Outros

Outra produção
  1. Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo que se apresenta pretende averiguar os contributos da Aprendizagem Cooperativa no desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo foi desenvolvido com vista a perspetivarmos quais as estratégias a implementar para promover o desenvolvimento de skills de cooperação nas crianças. Os resultados revelaram um impacto positivo. 2017. Ferreira, Ana Rita; Neves, Ivone; Ferreira, A. R.; Ferreira, Ana Rita Fernandes. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2543.
    Ferreira, A. R. & Neves, I. (2017). Cooperar para aprender: contributos para o desenvolvimento de competências socias em crianças da educação pré-escolar e do 1ºciclo do ensino básico. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, Vol. Ex
  2. Qualidade na Educação de Infância através do Envolvimento Parental – Projeto EQuaP. O presente artigo expõe o projeto EQuaP-Enhancing Quality in Early Childhood Education and Care e as fases da sua implementação. É um projeto de âmbito internacional (ERASMUS+) com o objetivo de contribuir para o aumento da qualidade da Educação de Infância através de um acrescido reconhecimento da importância da qualidade das relações entre famílias e educadores. O projeto centrou-se em quatro at. 2017. Prata Gomes, Miguel; Neves, Ivone; Silva, Brigite; Miguel Prata Gomes; Silva, B.; Gomes, Miguel Prata. http://hdl.handle.net/20.500.11796/2545.
    Prata Gomes, M., Neves, I. & Silva, B. (2017).Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental-Projeto EQuaP. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, Vol. Extr. Nº 5, 264-268. DOI: https://doi.org/10.179
  3. Estudo da avaliação do impacto do programa “Porto de Criança” da Câmara Municipal do Porto. 2015. Neves, Ivone; Medeiros,P.; Afonso,C.; Cunha,I.; Lima,B; Condinho,A.; Alves,L.; Fernandes,C..
  4. O Educador como Prático Reflexivo. De forma a contribuir para a partilha de experiências no âmbito da avaliação dos estágios profissionalizantes, e promovendo o desenvolvimento de estratégias inovadoras para os cursos de ensino, pretende-se com este artigo abordar a visão do aluno-estagiário sobre a sua prática e o seu processo formativo em geral. A apresentação de registos de algumas reflexões retiradas dos portfólios reflexivos,. 2007. Pinheiro, Ana; Neves, Maria Ivone; Pinho, Rute; Santos, Vera; Oliveira, Cláudia; Marques, Marta. http://hdl.handle.net/20.500.11796/909.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018 - 2021/04/06 A participação da criança na relação escola-famílias-comunidade - Um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2016/09 - 2018/07 A participação da criança na relação escola - famílias: um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2018 - 2018 Preocupações e expetativas dos pais de crianças com nee num contexto educativo-Tese de Mestrado em Ciências da Educação área de especialização em Educação Especial
Orientador
2018 - 2018 O impacto do brincar no processo de ensino-aprendizagem da criança.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2018 - 2018 Prática Reflexiva em contexto de ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: Impacto na intervenção educativa.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2016 - 2018 Participação da criança na relação escola – famílias: um estudo de caso
Orientador
Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2017 - 2017 A criança e o divórcio - (Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2017 - 2017 Aprendizagem cooperativa e competências sociais: contributos para o desenvolvimento pessoal e social da criança(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico
Orientador
2017 - 2017 O contexto sociocultural : reflexos nas práticas pedagógicas do professor do 1º ciclo e 2º ciclo do ensino básico( Mestrado em Ensino do 1ºciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2ºciclo do Ensino Básico
Orientador
2017 - 2017 Estreitar a relação escola-famílias: descrição de um percurso vivido no contexto de jardim de infância e creche (Mestrado em Educação Pré-escolar)
Orientador
2016 - 2016 Cooperar para Aprender: contributos para o desenvolvimento de competências sociais em crianças da Educação Pré- Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2016 - 2016 As famílias como parceiras na aprendizagem das crianças.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2016 - 2016 A Estrutura familiar: que reflexos nos comportamentos sociais-da criança?( Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
2016 - 2016 As aprendizagens através do lúdico: a linguagem e a matemática na educação Pré-escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2016 - 2016 O lúdico como motivação para aprendizagem.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2016 - 2016 Envolvimento Parental: impacto da participação dos pais em contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2015 - 2015 A importância da partilha e da cooperação entre as crianças/alunos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2015 - 2015 O Processo de Socialização: emergência de estilos de liderança nos contextos de Jardim-de-Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2015 - 2015 Complexidades de um Professor/Educador Generalista, promovendo o trabalho Cooperativo.(Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºciclo do ensino Básico)
Orientador
2015 - 2015 Relato de uma intervenção perante problemas de comportamento numa criança de cinco anos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2015 - 2015 A importância dos recursos pedagógicos na dinamização da hora do conto.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
2015 - 2015 O Brincar como meio de aprendizagem no Jardim de infância.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2015 - 2015 A importância da motivação como desencadeador de aprendizagens num grupo de quatro anos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2015 - 2015 A importância do contador de histórias para o desenvolvimento afetivo das crianças numa sala de três anos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2015 - 2015 As Histórias como meio de transmissão de valores.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2015 - 2015 Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança de 5 ano.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2015 - 2015 O impacto da Expressão Musical no desenvolvimento de um grupo de crianças de 4/5anos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2015 - 2015 Cooperar com os pais, um sinal da mudança dos tempos.(Mestrado em Educação Pré-Escolar)
Orientador
2014 - 2014 Um percurso do docente generalista: a complementaridade entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2014 - 2014 A importância do trabalho de projeto na construção do ambiente educativo
Orientador
2014 - 2014 A aprendizagem da leitura e da escrita na perspetiva de um profissional de habilitação conjunta
Orientador
2014 - 2014 A construção de um profissional docente sustentada numa prática articulada, ajustada e diversificada
Orientador
2014 - 2014 Construir Processos Educativos Centrados no Interesse pela Aprendizagem
Orientador
2014 - 2014 Educar, Pesquisar e Entusiasmar, em busca de soluções personalizadas
Orientador
2014 - 2014 Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
Orientador
2014 - 2014 Intencionalidade, diferenciação e interdisciplinaridade - conceitos essenciais na promoção do desenvolvimento das crianças
Orientador
2014 - 2014 A transversalidade da Matemática no quotidiano de uma sala de 4 anos
Orientador
2014 - 2014 Parentalidade em tempos de mudança: articulando tempos de qualidade com tempo livre
Orientador
2014 - 2014 Contributos do envolvimento parental no desenvolvimento de um grupo de 4 anos
Orientador
2014 - 2014 A emergência da escrita num grupo de cinco anos
Orientador
2014 - 2014 O exercício da cidadania num grupo de 5 anos
2014 - 2014 A Entreajuda e a Cooperação de braços dados com a Diferenciação Pedagógica
Orientador
2014 - 2014 A importância de um ateliê de expressão plástica na vivência de projetos lúdicos num grupo de 3 anos
Orientador
2014 - 2014 A Expressão Plástica na promoção de aprendizagens num grupo de 5 anos
Orientador
2013 - 2013 Estratégias diversificadas na promoção de aprendizagens
Orientador
2013 - 2013 O Docente Generalista: um percurso, um desafio, uma possibilidade estabelecer pontes
Orientador
2013 - 2013 A intervenção pedagógica do docente generalista e os seus desafios
Orientador
2013 - 2013 No limiar da educação: Percurso de aprendizagem em Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
2013 - 2013 A prática educativa em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico- Um percurso com vista à construção da profissionalidade docente
Orientador
2013 - 2013 -(Re)Configurar a Prática Educativa a partir da reflexão sobre o(s) contexto(s)
Orientador
2013 - 2013 A consolidação da relação entre a teoria e a prática na construção da profissionali
Orientador
2013 - 2013 Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
Orientador
2013 - 2013 Observar, planear, agir e avaliar. A complexidade da intervenção educativa
Orientador
2013 - 2013 Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância
Orientador
2013 - 2013 A importância do brincar no jardim de Infância
Orientador
2013 - 2013 A importância do Envolvimento Parental nos projetos lúdicos
Orientador
2013 - 2013 Um percurso vivido com um grupo heterogéneo de três e quatro anos
Orientador
2013 - 2013 Um mar de histórias num grupo de três an
Orientador
2013 - 2013 Parceria Escola - Família - uma experiência vivida
Orientador
2013 - 2013 A importância da aprendizagem cooperativa: uma experiência vivida num grupo de cinco anos
Orientador
2013 - 2013 O espaço - sala como meio de aprendizagem das crianças: relato de uma experiência vivida
Orientador
2013 - 2013 "Uma viagem pelo mundo" com a metodologia de projeto com um grupo de cinco anos
Orientador
2013 - 2013 Contar histórias num grupo de 5 anos: que reflexo nas aprendizagens
Orientador
2012 - 2012 A importância da parceria escola-família numa instituição em educação de pré-escolar
Orientador
2012 - 2012 O impacto da creche no desenvolvimento da criança – um estudo de caso
Orientador
2012 - 2012 A importância das rotinas nas crianças do jardim de infância numa sala de três anos
Orientador
2012 - 2012 O conto “Os três porquinhos” : um percurso de aprendizagens significativas numa sala de três anos
Orientador
2012 - 2012 A importância dos projetos lúdicos na aquisição de novas aprendizagens
Orientador
2012 - 2012 Um percurso ao nível da escrita com um grupo de 5 anos
Orientador
2012 - 2012 A Importância das expressões na Educação
Orientador
2012 - 2012 Aprender a aprender com os outros
Orientador
2012 - 2012 Aprender a aprender com os outros
Orientador
2012 - 2012 O professor de perfil misto - A construção de uma prática diferente
Orientador
2012 - 2012 -“Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei”- provérbio chinês
Orientador
2012 - 2012 Desafios e inquietudes na formação de um profissional com dupla habilitação: o exercício reflexivo
Orientador
2012 - 2012 A construção da profissionalização docente na voz de uma eterna aprendiz
Orientador
2012 - 2012 O reconhecimento das especificidades da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico através de uma experiência de estágio
Orientador
2012 - 2012 O educador de infância e o professor do 1ºciclo do ensino básico : um olhar crítico sobre as especificidades e continuidades nestes contextos
Orientador
2012 - 2012 Prática Educativa em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2012 - 2012 Experiência de prática de ensino supervisionada em contextos de Educação Pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Orientador
2012 - 2012 Profissional Generalista: criando laços entre as valências Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
2011 - 2011 Ensino precoce do inglês: uma prática vivida
Orientador
Educação de infância (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2011 - 2011 A importância de contar histórias no Jardim de infância
Orientador
2011 - 2011 A influência da criatividade no desenvolvimento da criança junto de um grupo do pré-escolar
Orientador
2011 - 2011 O quotidiano no jardim de infância segundo a metodologia de trabalho de projeto- da orientanda
Orientador
2011 - 2011 Vivenciar a interculturalidade numa sala do jardim de infância
Orientador
2009 - 2009 A importância do brincar na creche
Orientador

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2016 - 2016 Membro da Comissão Organizadora do III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança- Travessias e Travessuras nos Estudos da Criança, que decorreu na FPCE da Universidade do Porto nos dias 19 e 20 de julho de 2016. (2016 - 2016)
Simpósio
2015 - 2015 Encontro Internacional de Parceiros EQuaP que se realizou no Porto nos dias 23 e 24 de abril 2015 na ESEPF (2015 - 2015)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - 2015 Membro da Comissão Organizadora do 1º Encontro Internacional Projeto de Projeto(s) 1º Encontro: Diferente perspetivas de pensar e desenvolver projeto(s), (2015 - 2015) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal
2007 - 2007 II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) (2007 - 2007)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2005 - 2005 I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) (2005 - 2005)
Congresso
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016 - 2016 III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança-Travessias e Travessuras
Congresso
III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança-Travessias e Travessuras
UFRGS ; FPCEUP; ESEPF;UMinho, Portugal
2007 - 2007 II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) – Maia, 15,16 e 17 de Novembro de 2007.
Congresso
• Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Portugal
2005 - 2005 I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
Congresso
I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) – Porto, 17,18 e 19 de novembro de 2005.
Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2011 Interdisciplinaridade no Jardim de infância: uma prática diária Ana Raquel Vasconcelos Côrte Real (Mestrado)
2011 Crescer com o projeto!- Joana Sofia da Costa Cruz (Mestrado)
2011 Construir aprendizagens por projetos Joana Marisa de Sousa Mota (Mestrado)
2011 A importância da interação no jardim de infância Joana Filipa Sousa Cunha (Mestrado)
2011 O fim do início Cristiana Filipa Pinto da Silva (Mestrado)
2011 Educar para os Valores Maria João Antunes de Assunção Santos (Mestrado)
2011 Educar para as atitudes e valores Ana Rita Paulos Sapage (Mestrado)
2011 A leitura de histórias desperta um novo olhar da criança Rita Alexandra da Costa Pontes (Mestrado)
2011 A importância das expressões na Educação Joana Marreiros da Conceição Silva (Mestrado)

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2016 - Atual Saber & Educar (1647-2144) Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2019 - 2019 Membro da Comissão Científica das VI Jornadas da Prática Pedagógica subordinadas ao tema “Pedagogia(s) sem tempo: (Des)construindo a práxis educativa, promovidas pelo Departamento de Ciências da Educação e Supervisão da Escola Superior de Educação de Bragança, que decorreram de 26 e 27 de novembro de 2019
2007 - 2007 Membro da Comissão Científica do II Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI)
2005 - 2005 Membro da Comissão Científica do I Congresso Internacional de Aprendizagem na Educação de Infância (CIANEI) Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal