???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Pedro Bruno Mendonça da Silva

Nomes de citação

  • Silva, Pedro Mendonça

Identificadores de autor

Ciência ID
051F-4D6C-FA2E
ORCID iD
0000-0002-2463-0408
Formação
Grau Classificação
2022/12/31
Concluído
Pós-doutoramento em Gestão (Pós-doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
Aprovador por unanimidade
2021
Concluído
Ciências Económicas e Empresariais (Doutoramento)
Especialização em Gestão
Universidade de Aveiro, Portugal
Distinção e louvor
2017
Concluído
Ciências Empresariais (Título de especialista)
Especialização em Gestão
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Aprovador por unanimidade
2012
Concluído
Empreendedorismo e Internacionalização (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
15
2008/12
Concluído
Comércio Internacional (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - 2022 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2018 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2014 - 2016 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/11/01 - Atual SPORT4E: Skills through sport for Employability and Employment
101089835
Investigador
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. "Wine Marketing Event – The Importance of Emotions in a Wine Tasting for Inexperienced Participants". 2021.
    10.1007/978-981-33-4260-6_24
Artigo em revista
  1. Susana Bernardino; J. Freitas Santos; Pedro Silva. "Acquiring information for the social organization: the role of social media use and social capital". Social Network Analysis and Mining (2023): https://doi.org/10.1007/s13278-023-01039-2.
    10.1007/s13278-023-01039-2
  2. Pedro Mendonça Silva; Arminda Finisterra Paço; Victor Ferreira Moutinho. "The Trend of Omnichannel Trade Fairs. Are B2B Exhibitors Open to This Challenge? A Study on Portuguese Exhibitors". Journal of Business-to-Business Marketing (2023): https://doi.org/10.1080/1051712X.2023.2174825.
    10.1080/1051712X.2023.2174825
  3. Pedro Mendonça Silva; Ana Pinto Lima; Sandrina Francisca Teixeira. "The use of sales technology by salespeople as an information source and stimulant for intrapreneurship". Revista Galega de Economía (2023): https://doi.org/10.15304/rge.32.2.8606.
    10.15304/rge.32.2.8606
  4. Pedro Mendonça Silva; Victor Ferreira Moutinho; Arminda Finisterra Paço. "Examining the relationships between Entrepreneurship, Intrapreneurship, and e-Commerce. Evidence from Iberian and Scandinavian Countries". Revista Galega de Economía (2023): https://doi.org/10.15304/rge.32.2.8679.
    10.15304/rge.32.2.8679
  5. Pedro Mendonça Silva; José Freitas Santos; Victor Ferreira Moutinho. "Salespeople’s performance and digital technologies in real estate: Evidence from the Portuguese retail real estate sector". Journal of General Management (2022): https://doi.org/10.1177/03063070221117265.
    10.1177/03063070221117265
  6. Bárbara SILVA; Luís SILVA RODRIGUES; Pedro MENDONÇA SILVA. "Evaluation of the Success of an Academic Portal: An Exploratory Study of the Staff’s Perspective". Journal of e-Learning and Higher Education (2022): 1-13. http://dx.doi.org/10.5171/2022.408231.
    10.5171/2022.408231
  7. Pedro Mendonça Silva; Victor Ferreira Moutinho; António Carrizo Moreira. "Do social and economic factors affect the technical efficiency in entrepreneurship activities? Evidence from European countries using a two-stage DEA model". Socio-Economic Planning Sciences 82 (2022): 101314-101314. https://doi.org/10.1016/j.seps.2022.101314.
    10.1016/j.seps.2022.101314
  8. Pedro Mendonça Silva; Victor Ferreira Moutinho; Vera Teixeira Vale; Silva, Pedro Mendonça; Moutinho, Victor Ferreira; Vale, Vera Teixeira. "Examining the Relationship between Sales Force Proactiveness, Network Capability and Sales Performance: Evidence from International Trade Shows". Journal of Promotion Management 28 5 (2022): 1-25. https://doi.org/10.1080/10496491.2021.2009087.
    10.1080/10496491.2021.2009087
  9. José Luís Barbosa; Victor Ferreira Moutinho; Pedro Mendonça Silva. "Examining the relationships between revenues and their components and expenditures and their components using Markov-Switching regressions. Evidence from the municipality of Coimbra (1557–1836)". Accounting History Review (2022): https://doi.org/10.1080/21552851.2022.2097929.
    10.1080/21552851.2022.2097929
  10. Beatriz Monteiro; Pedro Mendonça Silva. "Inovação e Digitalização de Processos: Vantagens da implementação de Lojas Online no Setor Automóvel". Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico CIMNE (2022): https://doi.org/10.56002/ceos.0055_cimne_1_2.
    10.56002/ceos.0055_cimne_1_2
  11. Pedro Mendonça Silva; José Freitas Santos; Ana Flávia Torres. "Does the adoption of circular economy principles impact the value proposition and performance of companies Effects on the origin and sector of activity of the companies". International Journal of Innovation and Sustainable Development 1 1 (2022): 1-1. http://dx.doi.org/10.1504/ijisd.2022.10053128.
    10.1504/ijisd.2022.10053128
  12. Silva, Pedro Mendonça; Moutinho, Victor Ferreira; Teixeira Vale, Vera. "A new approach of innovation and network on export in trade fair context: evidence from Portuguese SMEs". Journal of Business & Industrial Marketing 37 3 (2021): 509-528. http://dx.doi.org/10.1108/jbim-07-2020-0351.
    10.1108/jbim-07-2020-0351
  13. da Silva, Pedro M; Santos, José F; Moutinho, Victor F. "Accounting for Sources of Information in Trade Fairs: Evidence from Portuguese Exhibitors". Economic and Business Review 23 1 (2021): 15-25. http://dx.doi.org/10.15458/2335-4216.1002.
    10.15458/2335-4216.1002
  14. Silva, Pedro; Teixeira Vale, Vera Teixeira; Moutinho, Victor Ferreira. "What is the value of entrepreneurial orientation on the network and performance? An examination in trade fairs context". Innovation & Management Review 19 1 (2021): 62-83. http://dx.doi.org/10.1108/inmr-05-2020-0068.
    10.1108/inmr-05-2020-0068
  15. Silva, Pedro Mendonça. "Examination in B2B trade show: the effects of competitive intelligence and the information management system on the exhibitor's marketing strategy". Journal of Marketing Analytics 9 3 (2021): 228-241. http://dx.doi.org/10.1057/s41270-020-00096-2.
    10.1057/s41270-020-00096-2
  16. Filipa Veiga; Pedro Mendonça. "A influência da estratégia digital na performance do private label". Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico (2021): https://doi.org/10.56002/ceos.0026_cimne_1_1.
    10.56002/ceos.0026_cimne_1_1
  17. Tatiana Silva; Pedro Mendonça. "Os eventos digitais e os fatores motivacionais nos seus participantes: Uma revisão narrativa". Cadernos de Investigação do Mestrado em Negócio Eletrónico (2021): https://doi.org/10.56002/ceos.0030_cimne_1_1.
    10.56002/ceos.0030_cimne_1_1
  18. Silva, Pedro Mendonça; Vale, Vera Teixeira; Moutinho, Victor Ferreira. "Trade fairs as an intelligence process: the perspective of companies/exhibitors". (2020): http://hdl.handle.net/10773/31177.
    10.1080/15470148.2020.1866139
  19. Silva, Pedro Bruno Mendonça. "Parcerias Empresariais na Indústria Portuguesa de Mobiliário: um diagnóstico preliminar". (2019): http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/373.
Capítulo de livro
  1. Pedro Silva; Victor Moutinho; João Leitão; Pedro Mendonça Silva; João Serrasqueiro. "Examining the Relationship Between Eco-efficiency and Energy Poverty: A Stochastic Frontier Models Approach". 117-135. Springer International Publishing, 2023.
    10.1007/978-3-031-16477-4_7
  2. Susana Bernardino; J. Freitas Santos; Pedro Silva. "Acquiring Information for the Social Organization: The Role of Social Media Use and Social Capital". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_18
  3. José Freitas Santos; Pedro Mendonça. "Inovação na Era Digital". 2022.
    10.56002/ceos.0014ch
  4. Pedro Mendonça da Silva. "Omnichannel Marketing Hubs". 2022.
    10.56002/ceos.0006ch
  5. Pedro Mendonça da Silva. "Hybrid Events". {CEOS, 2022.
    10.56002/ceos.0004ch
  6. "Salesmanship Skills in COVID-19 Times". In Is There Any Impact on Sales Strategy Implementation and Performance?, 264-278. {IGI, 2021.
    10.4018/978-1-6684-3374-4.ch013
Livro
  1. Pedro Mendonça; Sandrina Teixeira. Digital Marketing Trends. 2022.
    10.56002/ceos.0002b
Tese / Dissertação
  1. Silva, Pedro Bruno Mendonça da. "Enhancing companies’ competitivity through trade fairs: a set of articles". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10773/31776.
  2. Silva, Pedro Bruno Mendonça da. "Feiras e exposições internacionais: um estudo exploratório dos fatores de decisão e motivação de participação numa feira internacional". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.22/1134.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2022/12/01 - 2025 Análise económica e estratexia empresarial
Orientador
Análise económica e estratexia empresarial (Doutoramento)
Universidade de Vigo, Espanha
2022/01/01 - 2022/11/30 O papel da tecnologia CDP (Customer Data Platform) na criação de uma visão 360º do cliente
Coorientador
Negócio Eletrónico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/01/01 - 2022/11/25 A influência da estratégia digital na performance do private label
Orientador
Negócio Eletrónico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/01/01 - 2022/11/25 A consciencialização sobre a sustentabilidade e o seu efeito na utilização das plataformas e-hailing
Orientador
Negócio Eletrónico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/01/01 - 2022/07/26 O Marketing Digital e a Comunicação em Empresas B2B: O Caso CaetanoBus
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/01/01 - 2022/07/26 A importância do marketing de conteúdo para uma melhor experiência do consumidor: o caso de uma empresa de laticínios
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/01/01 - 2021/07/29 Da ideia à concretização do negócio
Coorientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/01/01 - 2021/07/22 Desenvolvimento do Plano Estratégico do Evento Digital AdSummit
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/01/01 - 2021/07/14 O impacto da implementação da economia circular na proposta de valor e no desempenho da empresa. Um estudo exploratório
Orientador
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/01/01 - 2021/06/30 Adaptação aos novos tempos: novos hábitos de consumo online e consequente resposta das marcas
Coorientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020/01/01 - 2021/01/26 Desenvolvimento de um plano de negócio de forma a estruturar e desenvolver uma ideia de negócio – “HandsFree
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2020/01/01 - 2021/01/07 A Importância da Orientação Digital na Performance das empresas
Orientador
Marketing Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/01/01 - 2022/05/06 Sales Summit (2022/05/06 - 2022/05/06)
Conferência (Coorganizador)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/11/29 Relatório de Estágio Curricular na ANICP - Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, incluindo Estudo sobre as Potencialidades do Mercado dos Emirados Árabes Unidos para as Empresas de Conservas de Peixe Nacionais.
Arguente principal
Inês Costa Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/11/22 Microformatos - Estudo de Caso do Setor Retalhista Loja de Animais em Portugal no Contexto do Comércio Eletrónico.
Arguente principal
Catarina Rocha Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/11/07 Fatores de localização da indústria transformadora no concelho da Guarda.
Arguente principal
Cátia Micaela Lima da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/07/07 Comportamento do consumidor online em fast fashion: Comparação entre gerações Y e Z
Arguente principal
Maria Beatriz Outeiro Faria Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2022/07/07 Práticas de Marketing Digital - Relatório de Estágio na empresa Swonkie.
Arguente principal
Alexandre da Silva Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/29 A Otimização de Custos nos Processos Aquisitivos nas IPSS´s do Alto Minho.
Arguente principal
José Filipe Silva Macedo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/24 A influência da Indústria 4.0 no processo de Internacionalização de PME em Portugal
Arguente principal
Ana Rita Moreira Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/23 Poder de uma microinfluenciadora de lifestyle na mudança do comportamento dos seguidores no Instagram e Youtube
Arguente principal
Bruna Daniela Tavares de Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/23 A influência do marketing digital no comportamento do consumidor em aderir a consultas por telemedicina em Portugal
Arguente principal
Márcio Ferreira da Cunha (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/23 Influência da pandemia no comportamento do consumidor online: os novos hábitos de consumo dos portugueses
Arguente principal
Andreia Filipa Fernandes Rajão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/17 Internacionalização de Empresas Brasileiras: Motivos, Métodos e Diferenciais
Arguente principal
João Paulo González Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/11/17 As Ferramentas de Social Media como estratégia de comunicação – o caso do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Arguente principal
Marlene Patrícia Gomes Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/10/20 O papel do Marketing Digital na perceção das Marcas Cidades – O caso de Castelo Branco, Bordar e receber.
Arguente principal
Margarida Marques Afonso de Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/10/12 Avaliação do Uso do Podcast como Ferramenta de Marketing Digital em Portugal: um estudo exploratório.
Arguente principal
Ana Margarida Macedo Geada (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/07/22 Alterações no comportamento do consumidor online: antes versus durante a pandemia
Arguente principal
Catarina Amador Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/06/21 O Processo de Criação de Conteúdo para as Redes Sociais – Relatório de Estágio na Agência Think First
Arguente principal
Ana Francisca Padrão Cruz Rehbein Pinheiro (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/01/29 O Marketing de Influência como Ferramenta de Crescimento para os Pequenos Negócios Eletrónicos: Barkyn, um Estudo de Caso
Arguente principal
Andreia Filipa Couto Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/01/27 Estudo Exploratório do Customer Journey e os Touchpoints do Segmento Sénior no Digital
Arguente principal
Jéssika Santos Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2021/01/27 As aplicações móveis como ferramentas de ensino-aprendizagem na área das línguas no 3º ciclo e ensino secundário
Arguente principal
Isabel Maria Azevedo Gomes da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2016/01/20 Franchising como forma de internacionalização: o grupo Onebiz
Arguente principal
Sara Manuela Martins Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2015/12/02 Plano de internacionalização do “grogue” para a diáspora cabo-verdiana
Arguente principal
Élio Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
2014/12/18 A comunicação empresarial nos mercados internacionais através de feiras exposições
Arguente principal
Maria Assunção Rente Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Portugal
Distinções

Outra distinção

2021 Parecer considerando a tese de doutoramento merecedora da maior distinção e louvor.
Universidade de Aveiro, Portugal
2012 Diploma de Mérito pelo desempenho excecional - Mestrado
Instituto Politécnico do Porto, Portugal