???global.info.a_carregar???
Michael Dias. Concluiu o(a) Mestrado em Ciências Musicais em 2017 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e Licenciatura em Ciências Musicais em 2010 pelo(a) Universidade Nova de Lisboa. É Investigador no(a) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Organizou 1 evento(s). Participa e/ou participou como Bolseiro de Investigação em 1 projeto(s). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Música; Processos de construção identitária.; Práticas expressivas; Estado Novo; Moçambique; Expressive practices; Music; Construction of identity; Mozambique; Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes; .
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Michael Dias

Nomes de citação

  • Dias, Michael
  • Dias, M.

Identificadores de autor

Ciência ID
051F-0B20-E4BE
ORCID iD
0000-0003-4712-2948
Formação
Grau Classificação
2019/02/11 - 2019/05/20
Em curso
Music and Nationalism Today: Ethnomusicology and cultural policy in the transition to democracy (Outros)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2017
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
""Ser original: é ser verdadeiro e sincero": Belo Marques e a Música Negra" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18 valores
2010
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
15 valores
Percurso profissional

Ciência

2017 - Atual Investigador (Investigação)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - Atual Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique
PTDC/CPC-MMU/6626/2014
Bolseiro de Investigação
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Dias, Michael. 2019. "Do Som à Escrita e da Escrita ao Som: o caso de Belo Marques e a "música negra".". Trabalho apresentado em Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about music-making, Aveiro, Portugal. Portugal.
    Aceite para publicação
Resumo em conferência
  1. Dias, Michael. 2019. "A Representação Sonora da Alteridade no contexto da Primeira Exposição Colonial Portuguesa de 1934, Porto.". Trabalho apresentado em Post-ip’19 – 5th International Post-Graduate Forum for Studies in Music and Dance, Aveiro, Portugal.
    Aceite para publicação
Tese / Dissertação
  1. Dias, Michael. 2017. ""Ser Original: é ser verdadeiro e sincero": Belo Marques e a Música Negra". Mestrado. http://hdl.handle.net/10362/20437.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/06 Sounding Otherness: Belo Marques' "black music" of southern Mozambique (1939-1942) International Symposium Musics in Africa: Listening to Mozambique
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
2019/11/21 A Representação Sonora da Alteridade no contexto da Primeira Exposição Colonial Portuguesa de 1934, Porto. Post-ip - 5th International Post-Graduate Forum for Sudies in Music and Dance
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Artes (DeCA) (Aveiro, Portugal)
2019/06/29 Do Som à Escrita e da Escrita ao Som: o caso de Belo Marques e a "música negra". Hidden Archives, Hidden Practices: Debates about music-making
Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Artes (DeCA) (Aveiro, Portugal)
2018/08/17 Representação da Alteridade Racial em Música Negra, Belo Marques, 1943 Dia Mundial da Fotografia
Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique)
2018/02/15 Nyanga: Negotiating the Nation Advanced Research Workshop - Music and Nationalism
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/10/01 - 2019/12/06 Organização do "International Symposium Musics in Africa: Listening to Mozambique" no âmbito do projecto financiado pela FCT "Timbila, Makwayela e Marrabenta: um século de representação musical de Moçambique" (PTDC/CPC-MMU/6626/2014). (2019/12/05 - 2019/12/06)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019/04/10 - 2019/04/13 22nd Symposium of the ICTM Study Group MUSICAL INSTRUMENTS (2019/04/10 - 2019/04/13)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/10/29 - 2019/10/30 Workshop Audio Storytelling Practices. Gravação, preservação e criação de histórias sonoras.
Oficina (workshop)
Audio Storytelling Practices. Gravação, preservação e criação de histórias sonoras
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal