Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Manuel Celestino Vara Pires
Nomes de citação
- Pires, M. V.
- Pires, Manuel Vara
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 051E-3270-83EE
- ORCID iD
- 0000-0002-0093-6349
- Researcher Id
- D-5496-2019
Telefones
- Telemóvel
-
- 963779098 (Pessoal)
Moradas
- Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança Campus de Santa Apolónia, 5300-253 , Bragança, Bragança, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2009/04/03
Concluído
|
Public Evidence for Coordinator Professor / Provas Públicas para Professor Coordenador (Outros)
Especialização em Mathematics Education / Área científica de Ensino da Matemática
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Approved / Aprovado |
2006/07/13
Concluído
|
Didactic Perspectives in Curricular Areas / Perspectivas Didácticas en Áreas Curriculares (Doctor)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
"The curricular materials in the construction of Mathematics teachers’ professional knowledge: Three case studies / Os materiais
curriculares na construção do conhecimento profissional do professor de Matemática: Três estudos de caso" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente cum laude |
2003/07/22
Concluído
|
Didactic Perspectives in Curricular Areas / Perspectivas Didácticas en Áreas Curriculares (DEA)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
"Influences of the textbooks on the teacher's professional knowledge: A study in the first cycle of basic education / Influências
do manual escolar no conhecimento profissional do professor: Um estudo no primeiro ciclo do ensino básico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
1995/07/01
Concluído
|
Public Evidence for Scientific and Pedagogical Ability for Assistant Professor / Provas Públicas de Aptidão Científica e Pedagógica
para Professor-Adjunto (Outros)
Especialização em Mathematics Education / Área de Metodologia do Ensino da Matemática
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Approved / Aprovado |
1986/07/01
Concluído
|
Professional qualification for secondary Mathematics teacher / Habilitação profissional para professor de Matemática dos ensinos
básico e secundário (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
|
15 valores |
1986/06/30
Concluído
|
Professionalization in Exercise in the first group (Mathematics) of secondary education / Profissionalização em Exercício
no primeiro grupo (Matemática) do ensino secundário (Outros)
Ministério da Educação, Portugal
|
16,5 valores |
1981/03/11
Concluído
|
Degree in Electrotechnical Engineering / Engenharia Electrotécnica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2009/11/02 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
1995/07/02 - 2009/11/01 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
1987/11/01 - 1995/07/01 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021 - Atual | Sub-coordinator of the CIEB, Research Centre in Basic Education / Subcoordenador do CIEB, Centro de Investigação em Educação Básica | Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
2018 - Atual | Integrated member of the CIEB, Research Centre in Basic Education / Membro integrado do CIEB, Centro de Investigação em Educação Básica | Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
1995 - Atual | Member of the Technical-Scientific Council, Scientific Council / Membro do Conselho Científico, Conselho Técnico-Científico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - 2023 | Head (elected) of the Department of Mathematics / Coordenador (eleito) do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2023 | Member of the Pedagogical Council / Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2023 | President (elected) of Scientific C. of Master in Teaching of 1st CBE and Mathematics and Sciences on 2nd CBE / Presidente da CC do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2023 | Programme Coordinator (elected) of the Master in Teaching of 1st CBE and Mathematics and Sciences on 2nd CBE / Diretor do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2017 | Programme Coordinator (elected) of the Master in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education / Diretor (eleito) do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2015 - 2017 | President (elected) of Scientific Committee of the Master in Teaching of the 1st and 2nd CBE / Presidente (eleito) da Comissão Científica do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2015 | Head (elected) of the Department of Mathematics / Coordenador (eleito) do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2011 - 2013 | Member (elected) of the Programme Committee for the Degree in Basic Education / Membro (eleito) da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2013 | Member (elected) of the IPB Technical-Scientific Council / Membro (eleito) do Conselho Técnico-Científico do IPB | Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2009 - 2011 | Programme Coordinator (elected) of the Master in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education / Diretor (eleito) do Curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2011 | President (elected) of the Scientific Committee of Master in Teaching of the 1st and 2nd CBE / Presidente (eleito) da Comissão Científica do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2009 - 2011 | Member of the Pedagogical Council / Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2009 | Member (elected) of the Programme Committee for the Degree in Basic Education / Membro (eleito) da Comissão de Curso da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2005 - 2009 | Coordinator of the Continuous Mathematics Education Program for Primary Teachers (Bragança district) / Coordenador do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB | Ministério da Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2005 - 2009 | Trainer of the Continuous Mathematics Education Program for Primary Teachers (Bragança district) / Formador do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB | Ministério da Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1998 - 2000 | Head (elected) of the Mathematics Department / Coordenador (eleito) do Departamento de Matemática | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
1998 - 2000 | Member of the Pedagogical Council / Membro do Conselho Pedagógico | Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1997/07/24 - Atual | Trainer, A43 Mathematics/Quantitative Methods / Formador, A43 Matemática/Métodos Quantitativos | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1980/10/01 - 1987/10/31 | Secondary mathematics teacher / Professor do Ensino Básico e Secundário | Ministério da Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2019 - Atual | The Third Wave Lab
Investigador
|
Em curso
|
2018/12/28 - 2021/09/30 | Prevent to Improve Vinhais Pilot Project / Projeto-Piloto Prevenir para Melhorar Vinhais
Investigador
|
Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes
Concluído
|
2018/09 - 2021/02 | MathE - Improve Math Skills in Higher Education
Investigador
|
European Union
Concluído
|
2019 - 2021 | EGID3, Teaching Geometry, investing in Diagnosis, Difficulties and Challenges / Ensino da Geometria, investindo no Diagnóstico,
Dificuldades e Desafios
EGID3
Investigador
|
Concluído
|
2019 - 2021 | WIFItoo Project - 5th Study
The WIFItoo Project - 5th Study
Investigador
|
Concluído
|
2005 - 2009 | Continuous Mathematics Education Program for Teachers of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education / Programa de Formação
Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
PFCM
Investigador
|
Ministério da Educação
Concluído
|
2006 - 2007 | Evaluation of Mathematics Textbooks / Avaliação de Manuais de Matemática
AMM
Investigador
|
Ministério da Educação
Concluído
|
1996 - 1998 | Mathematics 2001: Diagnosis and recommendations for teaching and learning Mathematics / Matemática 2001: Diagnóstico e recomendações
para o ensino e aprendizagem da Matemática
Matemática 2001
Investigador
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Discutindo e analisando produções escritas por alunos na resolução de tarefas matemáticas / Discussing and analyzing productions written by students when solving mathematical tasks | AlgarMat 2023
Associação de Professores de Matemática (Portugal)
|
2023 | Como analisar a comunicação escrita dos alunos? / How to analyze students’ written communication? | ProfMat 2023, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática (Barcelos)
|
2023 | Permeabilização dos solos: uma experiência de ensino e aprendizagem realizada com crianças / Soil permeabilization: a teaching and learning experience carried out with children | INCTE'23, VII Encontro International de Formação na Docência / 7th International Conference on Teacher Education
instituto Politécnico de Bragança (Bragança)
|
2023 | STEM e sustentabilidade: a voz de educadoras e professoras sobre experiências de aprendizagem para crianças / STEM and sustainability: the voice of educators about learning experiences for children | INCTE'23, VII Encontro International de Formação na Docência / 7th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança)
|
2023 | Comunicação escrita dos alunos: uma sistematização de estudos realizados no ensino básico / Students written communication: a systematization of studies carried out in basic education | INCTE'23, VII Encontro International de Formação na Docência / 7th International Conference on Teacher Education
IPB (Bragança)
|
2023 | Conceções e práticas de professores de matemática do ensino básico: um projeto em pensamento computacional / Conceptions and practices of elementary school mathematics teachers: a project in computational thinking | INCTE'23, VII Encontro International de Formação na Docência / 7th International Conference on Teacher Education
IPB (Bragança)
|
2023 | Math trail: learning mathematics from students' everyday lives / Trilho matemático: aprender matemática com o quotidiano dos alunos | INCTE'23, VII Encontro International de Formação na Docência / 7th International Conference on Teacher Education
IPB (Bragança)
|
2022 | Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática / A contribution from the Values Alignment Study to identify what the Portuguese teachers value in mathematics teaching | EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática
SPIEM (Costa da Caparica)
|
2022 | Da azeitona ao azeite: uma experiência de ensino e aprendizagem para crianças / From olives to olive oil: a teaching and learning experience for children | EMPA 2022 , XXV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática (Coimbra)
|
2022 | O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study / What do Portuguese teachers value in mathematics learning? A contribution from the Values Alignment Study | SIEM 2022, Seminário de Investigação em Educação Matemática
APM (Setúbal)
|
2022 | STEM in childhood education: A literature review | EDULEARN22, 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
IATED
|
2022 | Food sustainable education: A systematic literature review | EDULEARN22, 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
IATED
|
2022 | A abordagem STEM em contexto educativo: conceções de educadores de infância / The STEM approach in the educational context: conceptions of early childhood educators | INCTE'22, VI Encontro International de Formação na Docência / 6th International Conference on Teacher Education
IPB (Bragança)
|
2022 | No país dos ângulos: ensino exploratório e avaliação formativa em geometria / In the country of angles: exploratory teaching and formative assessment in geometry | INCTE'22, VI Encontro International de Formação na Docência / 6th International Conference on Teacher Education
IPB (Bragança)
|
2022 | OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade e a inovação pedagógica / OleaChain: an education opportunity for sustainability and pedagogical innovation | IEMC2022 - Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Instituto Politécnico de Santarém (Santarém)
|
2021 | Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria / EDIG3 project: students’ prior knowledge in geometry | INNODOCT/21, International Conference on Innovation, Documentation and Education |
2021 | Projeto MathE: uma reflexão sobre questões e recursos de geometria elementar / MathE Project: a reflection on elementary geometry questions and resources | INNODOCT/21, International Conference on Innovation, Documentation and Education |
2021 | Projeto MathE: uma plataforma digital e muito mais / MathE Project: a digital platform and much more | AlgarMat 2021
Associação de Professores de Matemática
|
2021 | EGID3 Project: prior knowledge of future teachers in geometry | EduLearn 2021
IATED
|
2021 | Content of the written reflection of a future mathematics teacher | EDULEARN21
IATED
|
2021 | EGID3: conhecimentos prévios de estudantes sobre conceitos geométricos / EGID3: students' prior knowledge of geometric concepts | ProfMat 2021, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática
|
2021 | MathE: ensinar e aprender Geometria elementar num espaço virtual / MathE: teaching and learning elementary geometry in a virtual space | ProfMat 2021, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática
|
2020 | Perceções de alunos do ensino básico sobre a utilização dos jogos na aula / Perceptions of primary school students about the use of games in the classroom | INNODOCT 2020, 8th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
(València, Espanha)
|
2020 | Práticas reflexivas de uma futura professora de matemática / Reflective practices of a future mathematics teacher | XXIII Encontro Nacional de Professores "Matemática nos Primeiros Anos"
Associação de Professores de Matemática
|
2020 | Articulação entre matemática e física: um estudo com recurso à modelagem matemática e ao geogebra / Articulation between mathematics and physics: a study using mathematical modeling and geogebra | VPCT 2020 |
2020 | O uso de jogos nas aulas: perceções de alunos e professores / The use of games in the classroom: perceptions of students and teachers | INCTE 2020 |
2020 | EGID3: conceções dos estudantes sobre o processo de avaliação / EGID3: students' conceptions of the assessment process | INCTE 2020 |
2020 | Perspetivas de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre o manual escolar / Perspectives of 6th year students on the textbook | INCTE 2020 |
2020 | Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses / Perception of visual culture by Portuguese future teachers | INCTE 2020 |
2020 | Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa / Teachers' speech: student evaluation and reflection on educational action | INCTE 2020 |
2019/11 | Reflexão sobre a prática: o que e como reflete uma futura professora de matemática / Reflection on practice: what and how a future mathematics teacher reflects | INNODOCT/19, 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (València, Espanha)
|
2019/11 | Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios / EGID3 Project: teaching Geometry, investing in diagnosis, difficulties and challenges | INNODOCT/19, 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València (València, Espanha)
|
2019/10 | Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular / State of the art in teacher education research: a particular case | II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas, LUSOCONF2019
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/10 | Reflexões sobre o paradoxo de Zenão: uma proposta interdisciplinar para o ensino de física e matemática / Reflections on Zeno s paradox: an interdisciplinary proposal for teaching physics and mathematics | XI Simpósio de Ciência, Inovação e Tecnologia
(Rio Pomba, Minas Gerais, Brasil)
|
2019/09 | Mobilidade internacional: uma experiência para a formação acadêmica e pessoal / International mobility: an experience for academic and personal training | X ECEM, Encontro Científico de Educação e Matemática
(Rio Pomba, Minas Gerais, Brasil)
|
2019/09 | Perceções de alunos do 4.º ano de escolaridade sobre os manuais escolares / Perceptions of 4th grade students on textbooks | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
|
2019/09 | Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a geometria e o seu ensino / EGID3 project: students’ perceptions of geometry and its teaching | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía
Universidade da Coruña (A Coruña, Espanha)
|
2019/07 | MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens / MathE and mathematics in higher education: possible approaches | Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/07 | Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria / Diagnosis, difficulties and challenges: a project in teaching geometry | Encontro Nacional de Professores de Matemática, ProfMat 2019
Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco, Portugal)
|
2019/07 | WIFItoo. O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais / WIFItoo. What I consider important in teaching and learning mathematics: a preliminary reading of national data | XXX Seminário de Investigação em Educação Matemática, SIEM 2019
Grupo de Trabalho de Investigação da Associação de Professores de Matemática (Castelo Branco)
|
2019/05 | Reflexões de uma futura professora sobre uma experiência de ensino em matemática / Reflections of a future teacher on a teaching experience in mathematics | IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação, EIPE 2019
Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2019/05 | O manual escolar na perspetiva de alunos do 4.º ano de escolaridade / The textbookl from the perspective of 4th grade students | INCTE 2019, IV Encontro Internacional de Formação na Docência - 4th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/05 | Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio / Competencies emerging from the reflection of future teachers in the final internship reports | INCTE 2019, IV Encontro Internacional de Formação na Docência - 4th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança (Bragança, Portugal)
|
2019/03 | Prática de ensino supervisionada: dois projetos de intervenção e investigação / Supervised teaching practice: two intervention and research projects | IEMC2019, Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/03 | Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência / Practices for constructing final internship reports in a professional master degree for teaching | IEMC2019, Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2019/03 | Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo / Content and depth of reflection in final internship reports: systematization of a study | IEMC2019, Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (Santarém, Portugal)
|
2018/10 | Reflexão dos futuros professores sobre as competências dos alunos / Reflection of future teachers on student competences | XIV Congresso da SPCE 2018
SPCE
|
2018/07 | Conexões entre matemática e arte: uma experiência de ensino na formação inicial de professores / Connections between mathematics and art: a teaching experience in initial teacher education | CNaPPES 2018 - V Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
CNaPPES
|
2018/05 | Refletindo sobre a prática profissional: uma experiência de ensino em matemática / Reflecting on professional practice: a teaching experience in mathematics | INCTE 2018, III Encontro Internacional de Formação na Docência
IPB
|
2018/05 | Atividades de investigação na aula de matemática: um estudo no ensino básico / Investigations in mathematics classroom: a study in basic education | INCTE 2018, III Encontro Internacional de Formação na Docência |
2018/05 | Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados / Content and depth of written reflections of future teachers: crossing results | INCTE 2018, III Encontro Internacional de Formação na Docência |
2018/04 | Ligando matemática e arte: uma experiência de ensino com futuros professores / Linking mathematics and art: a teaching experience with future teachers | ProfMat 2018, XXXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática
APM (Almada)
|
2018/04 | Arte & Matemática: Explorando conexões na sala de aula / Art & Mathematics: Exploring connections in the classroom | ProfMat 2018, XXXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática
APM
|
2018 | Perceções de alunos do ensino básico sobre atividades de investigação: um estudo em diferentes áreas disciplinares / Perceptions of primary school students about investigations: a study in different disciplinary areas | INNODOCT 2018 |
2018 | Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade / Solving mathematical tasks by students in the early years | XXI Encontro Nacional de Professores "Matemática nos Primeiros Anos"
APM
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada: Trabalho em grupo no ensino básico / Supervised teaching practice: Group work in basic education
Orientador de Bruno Rafael Sobrinho Costa
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada: Estratégias de ensino-aprendizagem / Supervised Teaching Practice: Teaching-learning strategies
Coorientador de Isabel Piedade Pereira Ferrás
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022 - Atual | O pensamento computacional no ensino e aprendizagem da matemática na educação básica / Computational thinking in teaching
and learning mathematics in basic education
Coorientador de Cristina Marcela Cordeiro de Seabra
|
Educação (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
2022 - Atual | Prática de Ensino Supervisionada: Conexões / Supervised Teaching Practice: Connections
Coorientador de Catarina de Jesus Fonseca
|
Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2023/12/07 | Prática de Ensino Supervisionada: Perceções e práticas de alunos do ensino básico sobre os trabalhos para casa / Supervised
Teaching Practice: Perceptions and practices of primary school students about homework
Coorientador de Cristina Pereira Fernandes
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2023/12/06 | Prática de Ensino Supervisionada: Análise da comunicação escrita dos alunos do ensino básico / Supervised Teaching Practice:
Analysis of written communication of primary school students
Orientador de Ana Sofia dos Santos Pereira
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2023/12/05 | Prática de Ensino Supervisionada: Perfil do aluno, manual escolar e práticas docentes / Supervised Teaching Practice: Student
profile, textbook and teaching practices
Coorientador de Manuel Carlos Teles Ramos
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 - 2023 | OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de
Portugal / OleaChain: Skills for sustainability and innovation in the value chain of traditional olive groves in the interior
of Northern Portugal
Coorientador de Maria Luísa de Oliveira Azevedo
|
Projeto OleaChain (Iniciação científica)
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
2021 - 2023 | OleaChain: Habilidades para sustentabilidade e inovação na cadeia de valor dos olivais tradicionais no Interior do Norte de
Portugal / OleaChain: Skills for sustainability and innovation in the value chain of traditional olive groves in the interior
of Northern Portugal
Coorientador de Cristiana Patrícia de Sousa Ribeiro
|
Projeto OleaChain (Iniciação científica)
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
2022 - 2022/07/14 | Prática de Ensino Supervisionada: Refletindo sobre a prática profissional / Supervised teaching practice: Reflecting on professional
practice
Orientador de Maria de Fátima Silva Fraga
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 - 2020/07/14 | Prática de Ensino Supervisionada: Comunicação escrita de alunos do ensino básico / Supervised Teaching Practice: Written communication
of primary school students
Orientador de Teixeira, Hugo José Monteiro
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019/12/04 | Prática de Ensino Supervisionada: O uso de jogos no ensino e aprendizagem na educação básica / Supervised Teaching Practice:
The use of games in teaching and learning in basic education
Orientador de Ferreira, Ana Rita Neto
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2019 | Prática de ensino supervisionada: Perceções e práticas de uso de manuais escolares nos primeiros anos do ensino básico / Supervised
teaching practice: Perceptions and practices of using textbooks in the first years of basic education
Orientador de Costa, Ana Isabel Carvalho
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 - 2019 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (atividades de investigação) / Supervised
teaching practice in teaching the 1st and 2nd cycle of basic education (investigations activities)
Orientador de Correia, Catarina Augusta do Nascimento Soares
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (Garcia)
Orientador de Garcia, Isabel dos Anjos Afonso
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015 - 2016 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (comunicação escrita em grupo)
Orientador de Leite, Cristiana Pinto
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 - 2015 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (comunicação escrita)
Orientador de Costa, Elisabete Abreu da
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (manuais escolares)
Orientador de Pereira, Manfreda Manuela Felizardo
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (Reflexão)
Orientador de Ferreira, Rafaela Isabel Ribeiro
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013 - 2014 | Práticas num contexto de estratégias cooperativas no ensino e na aprendizagem da matemática em São Tomé e Príncipe
Orientador de Santos, Demóstene Vasconcelos Pires dos
|
Mestrado em Ensino das Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012 - 2013 | Avaliação das aprendizagens: conceções e práticas de professores de matemática do ISP
Orientador de Fahe, Adelaide Maria Abreu de Assunção
|
Mestrado em Ensino das Ciências (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (Marques)
Orientador de Marques, Marisol dos Reis
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011 - 2012 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (Sousa)
Orientador de Sousa, Cidália Raquel Vale
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010 - 2011 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (insucesso escolar)
Orientador de Rodrigues, Justina da Conceição Xastre Ginjo
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
1999 - 2000 | Matemática no jardim de infância: um estudo com crianças de três anos explorando o conceito de classificação
Orientador
|
Curso de Estudos Superiores Especializados em Educação Infantil (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11 - 2023/11 | EIEM 2023, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
EIEM 2023, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2023 - 2023 | BragançaMat 2023, XXVI Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Encontro
|
BragançaMat 2023
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2023 - 2023 | EMPA 2023, XXVI Encontro Nacional de Professores de Matemática nos Primeiros Anos
Encontro
|
EMPA 2023
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2023 - 2023 | SIEM 2023, XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
SIEM 2023
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2023 - 2023 | ProfMat 2023, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro
|
ProfMat 2023
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2023 - 2023 | INCTE'23, VII Encontro International de Formação na Docência / 7th International Conference on Teacher Education
Congresso
|
INCTE'23
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022 - 2022 | EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
EIEM 2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2022 - 2022 | SIEM 2022 - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
SIEM 2022 - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2022 - 2022 | EIEM 2022, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
EIEM 2022
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2022 - 2022 | EMPA 2022 , XXV Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Encontro
|
EMPA 2022
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2022 - 2022 | BragançaMat 2022, Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Encontro
|
BragançaMat 2022
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2022 - 2022 | SIEM 2022, Seminário de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
SIEM 2022
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2022 - 2022 | ProfMat 2022, Encontro Nacional de Professores de Matemática | ProfMat 2022
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2022 - 2022 | EDULEARN22, 14th International Conference on Education and New Learning Technologies
Congresso
|
EDULEARN22 |
2022 - 2022 | INCTE'22, VI Encontro International de Formação na Docência / 6th International Conference on Teacher Education
Congresso
|
INCTE'22
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2022 - 2022 | IEMC2022, Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Congresso
|
IEMC2022
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2021 - 2021 | EIEM 2021 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
EIEM 2021 - Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2021 - 2021 | SIEM 2021 - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Congresso
|
SIEM 2021 - Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2021 - 2021 | EMPA 2021, XX1V Encontro Nacional de Professores de Matemática nos Primeiros Anos
Encontro
|
EMPA 2021, XX1V Encontro Nacional de Professores de Matemática nos Primeiros Anos
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2021 - 2021 | INNODOCT/21, International Conference on Innovation, Documentation and Education
Congresso
|
INNODOCT/21, International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat de València, Espanha
|
2021 - 2021 | EDULEARN21, 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
Congresso
|
EDULEARN21, 13th International Conference on Education and New Learning Technologies |
2021 - 2021 | ProfMat 2021, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro
|
ProfMat 2021, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2021 - 2021 | BragançaMat 2021, Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Encontro
|
BragançaMat 2021, Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2021 - 2021 | V Encontro de Professores de Matemática Gestão Curricular em Matemática
Encontro
|
V Encontro de Professores de Matemática Gestão Curricular em Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021 - 2021 | International Seminar (online) Different approaches to STEM education
Seminário
|
International Seminar Different approaches to STEM education
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2020/11/11 - 2020/11/16 | INNODOCT 2020, 8th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Congresso
|
INNODOCT 2020, 8th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
2020/11/14 - 2020/11/14 | Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática
Conferência
|
Conferência Internacional de Investigação em educação Matemática 2020
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasil |
2020/11/07 - 2020/11/07 | XXIII Encontro Nacional "Matemática nos Primeiros Anos"
Encontro
|
XXIII Encontro Nacional "Matemática nos Primeiros Anos"
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2020/11/05 - 2020/11/07 | VPCT 2020, Encontro Internacional "A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia"
Encontro
|
VPCT 2020, Encontro Internacional "A Voz dos Professores de Ciências e Tecnologia"
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2020/05/07 - 2020/05/08 | INCTE 2020, V Encontro Internacional de Formação na Docência - 5th International Conference on Teacher Education
Congresso
|
INCTE 2020, V Encontro Internacional de Formação na Docência - 5th International Conference on Teacher Education
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2020 - 2020 | Webinar “Questões críticas no domínio da avaliação pedagógica: Fundamentos, práticas e investigação”
Conferência
|
Webinar “Questões Críticas no Domínio da Avaliação Pedagógica: Fundamentos, Práticas e Investigação”
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
2020 - 2020 | INNODOCT 2018, 6th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Congresso
|
INNODOCT 2018, 6th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
2019/11/23 - 2019/11/24 | EIEM 2019, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Encontro
|
EIEM 2019, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2019/11/06 - 2019/11/08 | INNODOCT 2019, 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education
Congresso
|
INNODOCT 2019, 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education |
2019/10/17 - 2019/10/19 | LUSOCONF 2019, II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Congresso
|
LUSOCONF 2019, II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2019/09/04 - 2019/09/06 | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía | XV Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía |
2019/07/11 - 2019/07/13 | ProfMat 2019, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro
|
ProfMat 2019, Encontro Nacional de Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2019/07/10 - 2019/07/11 | SIEM 2019, Seminário de Investigação em Educação Matemática
Encontro
|
SIEM 2019, Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2019/07/05 - 2019/07/06 | CRIA 2019, VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 Anos - 1st International Conference on Teaching and
Learning with Creativity from 3 to 12 Years Old
Congresso
|
CRIA 2019, VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 Anos
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
|
2019/05/25 - 2019/05/25 | BragançaMat 2019, Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Encontro
|
BragançaMat 2019, Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2019/05/17 - 2019/05/18 | EIPE 2019, IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Encontro
|
EIPE 2019, IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2019/05/03 - 2019/05/04 | INCTE 2019, IV Encontro Internacional de Formação na Docência - 4th International Conference on Teacher Education
Congresso
|
INCTE 2019, IV Encontro Internacional de Formação na Docência - 4th International Conference on Teacher Education |
2019/03/15 - 2019/03/16 | IEMC 2019, Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Congresso
|
IEMC 2019, Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
|
2019/02/08 - 2019/02/08 | AduLeT - a project, a platform, several user experiences (Digi-pedagogy workshop)
Oficina (workshop)
|
AduLeT - a project, a platform, several user experiences |
2019/02/07 - 2019/02/08 | ieTIC 2019, V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC
Congresso
|
ieTIC 2019, V Conferência Ibérica de Inovação na Educação com TIC
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/01/29 - 2019/01/29 | Simpósio de Internacionalização e Competitividade do Ensino Superior Politécnico
Simpósio
|
Simpósio de Internacionalização e Competitividade do Ensino Superior Politécnico
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2018/11/17 - 2018/11/18 | EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Encontro
|
EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal
|
2018/10/03 - 2018/10/03 | Seminário "Desafios do Ensinar e do Aprender na Educação Básica"
Seminário
|
Seminário "Desafios do Ensinar e do Aprender na Educação Básica"
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal
|
2018/05/04 - 2018/05/05 | INCTE 2018, III Encontro Internacional de Formação na Docência - 3rd International Conference on Teacher Education
Congresso
|
INCTE 2018
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
|
2018 - 2018 | XXI Encontro Nacional de Professores "Matemática nos Primeiros Anos"
Encontro
|
XXI Encontro Nacional de Professores "Matemática nos Primeiros Anos" 2018
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2018 - 2018 | LUSOCONF 2018
Congresso
|
LUSOCONF 2018
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | XIV Congresso da SPCE
Congresso
|
XIV Congresso da SPCE
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal
|
2018 - 2018 | CNaPPES 2018 - V Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Congresso
|
CNaPPES 2018 - V Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior |
2018 - 2018 | BragançaMat 2018, 22. ° Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Encontro
|
BragançaMat 2018
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2018 - 2018 | ProfMat 2018, XXXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática
Encontro
|
ProfMat 2018, XXXIV Encontro Nacional de Professores de Matemática |
2018 - 2018 | SIEM 2018, Seminário de Investigação em Educação Matemática
Encontro
|
SIEM 2018, Seminário de Investigação em Educação Matemática
Associação de Professores de Matemática, Portugal
|
2009 - 2015 | Jornadas da Prática Pedagógica
Encontro
|
Jornadas da Prática Pedagógica
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/12/04 | Prática de Ensino Supervisionada: O jogo como estratégia de ensino e aprendizagem / Supervised Teaching Practice: The game
as a teaching and learning strategy (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
Cátia Filipa Pereira Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/11/27 | Prática de Ensino Supervisionada: Avaliação formativa e cidadania: práticas de sala de aula complementares / Supervised Teaching
Practice: Formative assessment and citizenship: complementary classroom practices (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
Paula Alexandra Vaz Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/20 | Prática de Ensino Supervisionada: A perceção das crianças sobre a sala de aula / Supervised Teaching Practice: Children s
perception of the classroom (Master/Mestrado)
Arguente
|
Rogério Paulo Costa Garcia Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/14 | Prática de Ensino Supervisionada: Refletindo sobre a prática profissional / Supervised Teaching Practice: Reflecting on professional
practice (Master/Mestrado)
Orientador
|
Maria de Fátima Silva Fraga (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/11/23 | Prática de Ensino Supervisionada: Práticas de avaliação formativa: contributo para o sucesso escolar dos alunos / Supervised
Teaching Practice: Formative assessment practices: contribution to students’ academic success (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
João Carlos Carvalho Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/05/06 | Prática de Ensino Supervisionada: Conexões entre os conteúdos científicos no ensino básico e o dia a dia dos alunos / Supervised
Teaching Practice: Connections between scientific content in basic education and students’ everyday (Master/Mestrado)
Arguente
|
Liliana Cristina Barbosa Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/04/23 | Prática de Ensino Supervisionada: Pensamento crítico e pensamento criativo / Supervised Teaching Practice: Critical thinking
and creative thinking (Master/Mestrado)
Arguente principal
|
João Luís Gonçalves Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | Prática de Ensino Supervisionada: Recursos didáticos na aprendizagem do Conhecimento do Mundo / Supervised Teaching Practice:
Teaching resources for learning of World Knowledge (Master/Mestrado)
Arguente
|
Catarina Pereira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021 | Prática de Ensino Supervisionada: A importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento do processo de ensino e
aprendizagem da criança / Supervised Teaching Practice: The importance of ludic-didactic materials in the development of the
child's teaching and learning process (Master/Mestrado)
Arguente principal
|
Lídia Cristina Gonçalves Magalhães (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/15 | Prática de ensino supervisionada: A aprendizagem baseada na resolução de problemas como processo de ensino aprendizagem no
ensino básico / Supervised teaching practice: Learning based on problem solving as a teaching-learning process in basic education
(Master/Mestrado)
Arguente principal
|
Patrícia Bértolo Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/14 | Prática de Ensino Supervisionada: Contributos da expressão plástica para a construção de aprendizagens e de competências das
crianças / Supervised Teaching Practice: Contributions of plastic expression to the construction of children’s learning and
skills (Master/Mestrado)
Arguente principal
|
Joana Catarina Ferreira Teixeira Moutinho de Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/10 | Prática de Ensino Supervisionada: O olhar dos alunos sobre os materiais manipuláveis, como recurso pedagógico / Supervised
Teaching Practice: Students views on manipulative materials, as a pedagogical resource (Master/Mestrado)
Arguente
|
Flávia da Silva Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/04 | Prática de Ensino Supervisionada: Práticas de avaliação no 1.º ciclo do ensino básico e em matemática e ciências naturais
no 2.º ciclo do ensino básico: Do dizer ao fazer / Supervised Teaching Practice: Assessment practices in the 1st cycle of
basic education and in mathematics and natural sciences in the 2nd cycle of basic education: From saying to doing (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
Diana da Rocha Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07/14 | Prática de Ensino Supervisionada: Aspetos da comunicação escrita de alunos do ensino básico / Supervised teaching practice:
Aspects of written communication of primary school students (Master/Mestrado)
Orientador
|
Hugo José Monteiro Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12/19 | Flexibilidade na comparação multiplicativa: um estudo com alunos do 2.º ciclo / Flexibility in multiplicative comparison:
a study with 2nd cycle students (PhD / Doutoramento)
Arguente principal
|
Graça Maria Gaspar Cebola (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2019/12/09 | Prática de Ensino Supervisionada: A exploração de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem / Supervised
Teaching Practice: The exploration of manipulative materials in the teaching and learning process (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
Ana Raquel Rebelo Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12/04 | Prática de Ensino Supervisionada: Estratégias de ensino e aprendizagem / Supervised Teaching Practice: Teaching and learning
strategies (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
Adriana Filipa Branco Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12/04 | Prática de Ensino Supervisionada: O uso de jogos no ensino e aprendizagem na educação básica / Supervised Teaching Practice:
The use of games in teaching and learning in basic education (Master/Mestrado)
Orientador
|
Ana Rita Neto Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/11/22 | Prática de Ensino Supervisionada: Perceções e práticas de uso de manuais escolares nos primeiros anos do ensino básico / Supervised
Teaching Practice: Perceptions and practices of using textbooks in the first years of basic education (Master/Mestrado)
Orientador
|
Ana Isabel Carvalho Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10/24 | Prática de Ensino Supervisionada: As questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem / Supervised Teaching Practice:
Environmental issues in the teaching-learning process (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
Júlia Susana Carvalho Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/26 | Promoção da literacia estatística em contextos interdisciplinares: uma experiência de ensino no 3.º ano de escolaridade /
Promotion of statistical literacy in interdisciplinary contexts: a teaching experience in the 3rd year of schooling (Master/Mestrado)
Arguente principal
|
Sofia Laura Nogueira da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
|
2019/07/18 | Prática de Ensino Supervisionada: A importância das conexões estabelecidas, pelas crianças, entre os conteúdos lecionados
e o seu quotidiano / Supervised teaching practice: The importance of connections established by children between the contents
taught and their everyday lives (Master/Mestrado)
Arguente
|
Joana Manuela Silva Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/09 | Prática de Ensino Supervisionada: Processo de avaliação no ensino da matemática e ciências naturais no 2.º ciclo do ensino
básico: contributo para a formação integral dos alunos / Supervised teaching practice: Assessment process in the teaching
of mathematics and natural sciences in the 2nd cycle of basic education: contribution to the comprehensive education of students
(Master/Mestrado)
Arguente
|
Iris Neyde Quaresma de Sousa Pontes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/09 | Prática de Ensino Supervisionada: Contributos do trabalho colaborativo no processo de ensino-aprendizagem / Supervised teaching
practice: Contributions of collaborative work in the teaching-learning process (Master/Mestrado)
Presidente do júri
|
Christian do Sacramento de Ceita Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/10 | A aprendizagem comparticipada dos números racionais através da percentagem / Shared learning of rational numbers through percentages
(Phd/Doutoramento)
Arguente principal
|
Helena Gil Rodrigues Monteiro Guerreiro (Doutoramento) |
2018/06/15 | O ensino e a aprendizagem de conceitos de álgebra linear no ensino superior politécnico / Teaching and learning linear algebra
concepts in polytechnic higher education (PhD/Doutoramento)
Arguente principal
|
Paula Maria Pereira de Barros (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2018/01/18 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (atividades de investigação) / Supervised
teaching practice in teaching the 1st and 2nd cycle of basic education (investigations activities)(Master/Mestrado)
Orientador
|
Catarina Augusta do Nascimento Soares Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/14 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (Pinto)
Presidente do júri
|
Cármen Teixeira Pinto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/11 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (música)
Arguente principal
|
Ana Sofia Oliveira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/07 | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e em ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Carla Filipa Medeiros da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/07 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (imagens)
Presidente do júri
|
Alexandra Sofia Lopes Lobato Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/05 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (tecnologias)
Presidente do júri
|
Paula Alexandra Correia de Azevedo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/05 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (literacia)
Presidente do júri
|
Sandra Cristina Fitas Peixe Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/12/04 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências naturais no 2.º ciclo
do ensino básico (comunicação escrita)
Presidente do júri
|
Ana Sofia Costa Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/12/07 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (aprendizagem cooperativa)
Presidente do júri
|
Lília Andreia de Sá Afonso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/12/06 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (materiais curriculares)
Presidente do júri
|
Márcia Raquel da Cruz Lopes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/12/06 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (reflexão)
Orientador
|
Isabel dos Anjos Afonso Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/11/30 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (comunicação escrita)
Orientador
|
Cristiana Pinto Leite (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/11/30 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (escrita)
Presidente do júri
|
Sofia Margarida Alves de Sousa Meireles (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07/07 | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico (leitura)
Arguente
|
Marta Daniela Oliveira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/03/02 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (estratégias)
Arguente principal
|
Joana Coutinho de Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/11 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (IBL)
Presidente do júri
|
Inês Diana Oliveira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/09 | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico (envolvimento das crianças)
Arguente
|
Sónia Manuela Vaz de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/09 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (as atividades lúdicas)
Arguente principal
|
Maria José Ribeiro de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12/04 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (comunicação escrita)
Orientador
|
Elisabete Abreu da Costa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/11/04 | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Dora Alexandra Cardoso Melo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07/22 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Carla Sofia Morais Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07/10 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Tina Maria de Carvalho Borges (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/06/02 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Bruna Marisa Rodrigues Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12/16 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (manuais escolares)
Orientador
|
Manfreda Manuela Felizardo Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12/05 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Ana Cristina Rosas de Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/11/28 | Um modelo de ensino para o desenvolvimento da capacidade de comunicação matemática em alunos do 5.º ano do ensino básico
Arguente principal
|
Glória da Graça Costa Castanheira da Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
|
2014/07/15 | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Nadine Pereira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/07/11 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (reflexão)
Orientador
|
Rafaela Isabel Ribeiro Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/07/07 | Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Cátia Filomena Moreira Pacheco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/06/13 | Título de Especialista na área de Formação de Professores do Ensino Básico 1.º CEB
Vogal
|
Maria Inês de Sousa Rodrigues Sarmento (Outro)
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014 | Reconhecimento como Especialista na área de Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação | Isabel Cláudia Nogueira da Silva Araújo Nogueira (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 | Reconhecimento como Especialista na área de Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação | Rui João Teles da Silva Ramalho (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013/12/21 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Isabel Alves de Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/12/13 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico (materiais curriculares)
Arguente principal
|
Ana Alexandra Carvalho Mota (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/11/11 | O ensino da matemática com recurso a materiais manipuláveis e sua utilização no momento da avaliação
Arguente principal
|
Ana Catarina Garcia Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/07/12 | La mediación de Squeak Etoys en el desarrollo del concepto de fracción: una experiencia construccionista en una escuela de
Galicia
Arguente principal
|
Cerapio Nicéforo Quintanilla Cóndor (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
|
2012/12/18 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Cátia Sofia Ferreira Vaz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/12/12 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Arguente
|
Marta Cristina da Costa Ferreira Pedro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/12/12 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Marisol dos Reis Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/12/11 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Cidália Raquel Vale Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/07/31 | Articulação curricular: uma meta a atingir
Arguente principal
|
Artur Jorge da Silva Miguel (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012/07/31 | O papel do gestor escolar na articulação curricular entre o pré-escolar e o primeiro ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Anabela Sousa Saldanha (Mestrado)
Instituto Piaget, Portugal
|
2012/07/12 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Olga Maria Morais Alves Gonçalves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/12/13 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (jogo)
Arguente principal
|
Rita Patrícia Santos Teixeira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/07/15 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Ana Luísa Miranda Pombo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/07/14 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico (insucesso escolar)
Orientador
|
Justina da Conceição Xastre Ginjo Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/03/01 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico
Presidente do júri
|
Nuno Dinis Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2010/12/10 | Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º ciclo do ensino básico (resolução de problemas)
Arguente principal
|
Julieta da Conceição Mateus Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal
|
2007/07/24 | O conceito de área: estratégias usadas pelos alunos do 1.º ciclo do ensino básico
Arguente principal
|
Sandra Cristina Dias Albino Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
2007/07/17 | Reorganização curricular e o trabalho de projeto: uma experiência do ensino dia geometria no 6.º ano de escolaridade
Arguente principal
|
Paula Cristina Aspra Rebelo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2006/10/04 | A proporcionalidade direta em manuais escolares de diversos países
Arguente principal
|
Sandra Isabel de Carvalho Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - 2023 | EIPE 2023 - VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação | Coimbra |
2023 - 2023 | SIEM 2023 - XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática | Barcelos |
2023 - 2023 | INCTE'23, VII Encontro Internacional de Formação na Docência | Bragança |
2022 - 2022 | EIPE 2022 - VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação | Escola Superior de Educação de Coimbra |
2022 - 2022 | INCTE'22, VI Encontro Internacional de Formação na Docência | Instituto Politécnico de Bragança |
2022 - 2022 | IEMC2022 - Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2022 | Escola Superior de Educação de Santarém |
2022 - 2022 | VI ENJIE 2022 - VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação | Instituto Politécnico de Leiria |
2022 - 2022 | EIEM 2022 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Almada |
2022 - 2022 | SIEM 2022 - XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática | Setúbal |
2021 - 2021 | EIEM 2021 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação de Santarém (online) |
2021 - 2021 | Olhares 9 - 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação | Escola Superior de Educação de Viseu |
2020 - 2020 | EIPE 2020 - V Encontro de Investigação e Práticas em Educação | Escola Superior de Educação de Coimbra |
2020 - 2020 | INCTE 2020 - V Encontro Internacional de Formação na Docência | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2020 - 2020 | INNODOCT 2020 - 8th International Conference on Innovation, Documentation and Education | Universitat Politècnica de València |
2020 - 2020 | XIV EPEM - XIV Encontro Paulista de Educação Matemática | São Paulo, Brasil |
2019 - 2019 | EIPE 2019 - IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação | Escola Superior de Educação de Coimbra |
2019 - 2019 | EIEM 2019 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte, Loulé |
2019 - 2019 | VI Encontro de Jovens Investigadores | Instituto Politécnico de Bragança |
2019 - 2019 | 7th International Conference on Innovation, Documentation and Education - INNODOCT 2019 | Universitat Politècnica de València |
2019 - 2019 | IEMC 2019 - Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém |
2019 - 2019 | CRIA 2019 - VI Encontro Ensinar e Aprender com Criatividade dos 3 aos 12 anos | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
2019 - 2019 | INCTE 2019 - IV Encontro Internacional de Formação na Docência | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2018 - 2018 | EIEM 2018 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra |
2018 - 2018 | 6th International Conference on Innovation, Documentation and Education - INNODOCT 2018 | Universitat Politècnica de València |
2018 - 2018 | INCTE 2018 - III Encontro Internacional de Formação na Docência | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2017 - 2017 | INCTE 2017 - II Encontro Internacional de Formação na Docência | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2016 - 2016 | INCTE 2016 - I Encontro Internacional de Formação na Docência | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança |
2015 - 2015 | Turning data into knowledge: new opportunities for statistics education | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
2014 - 2014 | EIEM 2014 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Sesimbra |
2014 - 2014 | XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Secundária Alberto Sampaio, Braga |
2013 - 2013 | XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática | Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga |
2012 - 2012 | EIEM 2012 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Castelo de Vide |
2011 - 2011 | XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
2010 - 2010 | EIEM 2010 - Encontro de Investigação em Educação Matemática | Costa da Caparica |
2010 - 2010 | XXI Seminário de Investigação em Educação Matemática | Universidade de Aveiro |
2009 - 2009 | XX Seminário de Investigação em Educação Matemática | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2022 - Atual | HSSC Journal - Humanities and Social Sciences Communications Journal (2662-9992) | Springer Nature |
2021 - Atual | Sisyphus - Journal of Education (2182-9640) | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
2020 - Atual | Indagatio Didactica (1647-3582) | Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA) |
2020 - Atual | Saber & Educar (1647-2144 ) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
2020 - Atual | Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education (1305-8223) | Modestum (https://www.modestum.co.uk/) |
2018 - Atual | EXEDRA - Revista Científica (1646-9526) | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Coimbra |
2018 - Atual | EduSer (1645-4774, 2183-038X) | Instituto Politécnico de Bragança |
2018 - Atual | Quadrante, Revista de investigação em Educação Matemática (0872-3915, 2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
2010 - Atual | Millenium - Journal of Education Technologies and Health (1647-662X) | Instituto Politecnico de Viseu |
2006 - 2017 | Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática (2183-2838) | Associação de Professores de Matemática |
2015 - 2016 | Sensos (2183-1432) | Centro de Investigação e Inovação em Educação, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto. |
2013 - 2014 | Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional (2182-1372) | Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa |
2007 - 2013 | UNIÓN, Revista Iberoamericana de Educación Matemática (1815-0640) | FISEM, Federación Iberoamericana de Sociedades de Educación Matemática |
2011 - 2012 | Revista Portuguesa de Educação (2183-0452) | University of Minho |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2017 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática / Portuguese Society for Research in Mathematics Education (MAG) | Mesa da Assembleia Geral (vogal) |
2009 - Atual | National Council of Teachers of Mathematics | Member |
2009 - Atual | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática / Portuguese Society for Research in Mathematics Education | Sócio fundador |
1996 - Atual | Associação de Professores de Matemática / Association of Teachers of Mathematics (NRB) | Associado fundador do Núcleo Regional de Bragança |
1995 - Atual | Associação de Professores de Matemática / Association of Teachers of Mathematics (CN) | Conselho Nacional (membro) |
1991 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação / Portuguese Society of Educational Sciences | Associado |
1986 - Atual | Associação de Professores de Matemática / Association of Teachers of Mathematics | Associado |
2013 - 2016 | Associação de Professores de Matemática / Association of Teachers of Mathematics (MAG) | Mesa da Assembleia Geral (presidente) |
1999 - 2001 | Associação de Professores de Matemática / Association of Teachers of Mathematics (CF) | Conselho Fiscal (presidente) |
1995 - 1998 | Associação de Professores de Matemática / Association of Teachers of Mathematics (D) | Direção da APM (vogal) |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2018 - Atual | Editorial Team (Reviewers) of EduSer, ESEB online Journal / Equipa Editorial (Revisores) da EduSer, Revista on-line da ESEB
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2018 - Atual | Editorial Team (Editorial Board) of Quadrante, Journal of Research in Mathematics Education / Equipa Editorial (Conselho Editorial)
da Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
|
2013 - Atual | Comissão Científica do BragançaMat, Encontro Regional (anual) de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2012 - Atual | Scientific Committee of the online journal AdolesCiência / Comissão Científica da revista online AdolesCiência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
1997 - Atual | Comissão Organizadora do BragançaMat, Encontro Regional (anual) de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2024 - 2024 | Scientific Committee of the EIPE 2024, 8th Research and Practices in Education Conference / Comissão Científica do EIPE 2024,
VIII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Membro
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2024 - 2024 | Scientific Committee of the IEMC2024, International Conference on Innovation in Mathematics and Science Teaching / Comissão
Científica do IEMC2024, Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2024 - 2024 | Scientific Committee of the XXVII EMPA, National Conference of Mathematics Teachers in the Early Years / Comissão Científica
do XXVII EMPA, Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the EIPE 2023, 7th Research and Practices in Education Conference / Comissão Científica do EIPE 2023,
VII Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Membro
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the INCTE'23, 7th International Conference on Teacher Education / Comissão Científica do INCTE'23,
VII Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023 - 2023 | Organizing Committee of the INCTE´23, 7th International Conference on Teacher Education / Comissão Organizadora do INCTE'23,
VII Encontro Internacional de Formação na Docência
Presidente / Vice-presidente
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2023 - 2023 | Organizing Committee of the DIM-APM, International Day of Mathematics / Comissão Organizadora do DIM-APM, Dia Internacional
da Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the BragançaMat 2023, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Científica
do BragançaMat 2023, XXVI Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Organising Committee of the BragançaMat 2023, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Organizadora
do BragançaMat 2023, XXVI Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the XXVI EMPA, National Conference of Mathematics Teachers in the Early Years / Comissão Científica
do XXVI EMPA, Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the SIEM 2023, Research Seminar in Mathematics Education / Comissão científica do SIEM 2023, XXXIII
Seminário de Investigação em Educação Matemática. .
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Organizing Committee of the Mathematics Week 2023 / Comissão Organizadora da Semana da Matemática 2023.
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the Mathematics Week 2023 / Comissão Científica da Semana da Matemática 2023.
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of ProfMat 2023, National Conference of Mathematics Teachers / Comissão do Programa do ProfMat 2023,
XXXVIII Encontro Nacional de Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the Indagatio Didactica Journal / Comissão Científica da Revista Indagatio Didactica
Membro
|
|
2023 - 2023 | Organizing Committee of the Summer School 2023 – SEIEM and SPIEM / Comissão Organizadora da Escola de Verão 2023 – SEIEM e
SPIEM
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, Espanha |
2023 - 2023 | Scientific Committee of the 1st Mountain Consortium Meeting for the Knowledge of Young Researchers, STEAM. and VII Meeting
of Young Researchers / Comissão Científica do I Encontro Consórcio Montanha para o Conhecimento de Jovens Investigadores,
STEAM, e VII Encontro de Jovens Investigadores
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2022 - 2022 | Organizing Committee of the INCTE´22, 6th International Conference on Teacher Education / Comissão Organizadora do INCTE'22,
VI Encontro Internacional de Formação na Docência
Presidente / Vice-presidente
|
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
2022 - 2022 | Scientific Committee of the INCTE'22, 7th International Conference on Teacher Education / Comissão Científica do INCTE'22,
VI Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
2022 - 2022 | Scientific Committee of the EIPE 2022, 6th Research and Practices in Education Conference / Comissão Científica do EIPE 2022,
VI Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Membro
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2022 - 2022 | Scientific Committee of the IEMC2022, International Conference on Innovation in Mathematics and Science Teaching / Comissão
Científica do IEMC2022, Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2022 | Organising Committee of the BragançaMat 2022, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Organizadora
do BragançaMat 2023, XXV Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022 - 2022 | Scientific Committee of the BragançaMat 2022, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Científica
do BragançaMat 2022, XXV Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2022 - 2022 | Scientific Committee of the EMPA 2022, National Conference of Mathematics Teachers in the Early Years / Comissão Científica
do XXV EMPA, Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021 - 2021 | Organising Committee of the BragançaMat 2021, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Organizadora
do BragançaMat 2021, XXIV Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021 - 2021 | Organizing Committee of the EMPA 2021, National Conference of Mathematics Teachers in the Early Years / Comissão Organizadora
do XXIV EMPA, Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021 - 2021 | Scientific Committee of the BragançaMat 2021, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Científica
do BragançaMat 2021, XXIV Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2021 - 2021 | Scientific Committee of the Olhares 9 / Comissão Científica do Olhares 9, 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International
Congress Perspectives on Education
Membro
|
Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal |
2021 - 2021 | Scientific Committee of the EMPA 2021, National Conference of Mathematics Teachers in the Early Years / Comissão Científica
do XXIV EMPA, Encontro Nacional de Professores Matemática nos Primeiros Anos
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2020 - 2020 | Organizing Committee of the INCTE'20, 5th International Conference on Teacher Education / Comissão Organizadora do INCTE'20,
V Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
2020 - 2020 | Scientific Committee of the INCTE 2020, 5th International Conference on Teacher Education / Comissão Científica do INCTE 2020,
V Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Centro de Investigação em Educação Básica, Portugal |
2020 - 2020 | Scientific Committee of the EIPE 2020, 5th Research and Practices in Education Conference / Comissão Científica do EIPE 2020,
V Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Membro
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2019 - 2019 | Organizing Committee of the INCTE 2019, 4th International Conference on Teacher Education / Comissão Organizadora do INCTE2019,
IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2019 - 2019 | Scientific Committee of the INCTE 2019, 4th International Conference on Teacher Education / Comissão Científica do INCTE 2019,
IV Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2019 - 2019 | Organising Committee of the BragançaMat 2019, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Organizadora
do BragançaMat 2019, XXIII Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019 - 2019 | Scientific Committee of the BragançaMat 2019, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Científica
do BragançaMat 2019, XXIII Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2019 - 2019 | Scientific Committee of the EIPE 2019, 4th Research and Practices in Education Conference / Comissão Científica do EIPE 2019,
IV Encontro de Investigação e Práticas em Educação
Membro
|
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal |
2019 - 2019 | Scientific Committee of the IEMC2019, International Conference on Innovation in Mathematics and Science Teaching / Comissão
Científica do IEMC2019, Encontro Internacional de Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências
Membro
|
Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2019 - 2019 | Scientific Committee of the EJI 2019, 6th Meeting of Young Researchers / Comissão Científica do EJI 2019, VI Encontro de
Jovens Investigadores
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2018 - 2018 | Scientific Committee of the BragançaMat 2018, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Científica
do BragançaMat 2018, XXII Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2018 - 2018 | Organizing Committee of the INCTE 2018, 3rd International Conference on Teacher Education / Comissão Organizadora do INCTE
2018, III Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2018 - 2018 | Scientific Committee of the INCTE 2018, 3rd International Conference on Teacher Education / Comissão Científica do INCTE 2018,
III Encontro Internacional de Formação na Docência
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2018 - 2018 | Organising Committee of the BragançaMat 2018, Regional Meeting of Educators and Mathematics Teachers / Comissão Organizadora
do BragançaMat 2018, XXII Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão Científica do INCTE 2017, II Encontro Internacional de Formação na Docência - 2nd International Conference on Teacher
Education
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão Organizadora do Bragança 2017, XXI Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão Científica do Bragança 2017, XXI Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão Organizadora do INCTE 2017, II Encontro Internacional de Formação na Docência - 2nd International Conference on Teacher
Education
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2008 - 2017 | Comissão Científica da EduSer, Revista on-line da Escola Superior de Educação de Bragança
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2008 - 2017 | Comissão Editorial da EduSer, Revista on-line da Escola Superior de Educação de Bragança
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança Escola Superior de Educação, Portugal |
2007 - 2017 | Conselho Consultivo da Quadrante, Revista de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2016 - 2016 | Comissão Organizadora do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação na Docência - 1st International Conference on Teacher
Education
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2016 - 2016 | Comissão Científica do INCTE 2016, I Encontro Internacional de Formação na Docência - 1st International Conference on Teacher
Education
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2016 - 2016 | Comissão Organizadora do Bragança 2016, XX Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2016 - 2016 | Comissão Científica do Bragança 2016, XX Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015 - 2015 | Comissão Organizadora do Bragança 2015, XIX Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015 - 2015 | Comissão Científica do Bragança 2015, XIX Encontro Regional de Educadores e Professores de Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2015 - 2015 | Comissão Organizadora do EIEM 2015, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2015 - 2015 | Comissão Científica do EIEM 2015, Encontro de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, Portugal |
2011/12/16 - 2013/07/10 | Comissão de Especialista do Conselho Técnico-Científico do IPB
Membro
|
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal |
2004 - 2004 | Comissão Organizadora do SIEM 2004, XV Seminário de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
2004 - 2004 | Comissão Científica do SIEM 2004, XV Seminário de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
Associação de Professores de Matemática, Portugal |
1998 - 1998 | Comissão Organizadora do EIEM 1998, VII Encontro de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
1998 - 1998 | Comissão Científica do EIEM 1998, VII Encontro de Investigação em Educação Matemática
Membro
|
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Portugal |
Distinções
Outra distinção
2021 | One of the best papers - INNODOCT 2021, 9th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies
Universitat Politècnica de València, Espanha
|
2020 | Best presentation, INNODOCT 2020 - 8th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies |
2019 | Best presentation, INNODOCT 2019 - 7th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies |
2018 | Best presentation, INNODOCT 2018 - 6th International Conference on Innovation, Documentation and Teaching Technologies |