???global.info.a_carregar???
Gina Maria Quinás Tomé. Psicóloga. Concluiu o(a) Doutoramento em Ciências da Educação em 2011 pelo(a) Universidade de Lisboa, Mestrado Terapias Comportamentais e Cognitivas em 2006 pelo(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Licenciatura em Psicologia da Educação em 2000 pelo(a) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É Investigador Auxiliar (carreira) no(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Investigador no(a) Equipa Aventura Social, Professor Adjunto no(a) Instituto Superior de Ciências Educativas, Professor Auxiliar no(a) Universidade Europeia, Coordenador Pós Graduação; Formador no(a) Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Coordenado Formação Avançada; Formador no(a) Instituto CRIAP, Coordenador Pós Graduação; Formador no(a) Universidade Europeia e Sócia Fundadora; Diretora; no(a) ESCOOL- Associação para a Promoção da Saúde Mental. Publicou 95 artigos em revistas especializadas. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Psicologia, Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Psicologia com ênfase em Psicologia Geral.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gina Maria Quinás Tomé

Nomes de citação

  • Tomé, Gina

Identificadores de autor

Ciência ID
051D-9EFB-B0E9
ORCID iD
0000-0002-4440-6868

Telefones

Telemóvel
  • 962869989 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia - Psicologia Geral

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2016/01/02 - 2022/06/01
Concluído
Projeto ES´COOL – Promoting Mental Health in Schools (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação para a Saúde
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012/09 - 2013/10
Concluído
Falhas e Prioridades na Saúde Infanto-juvenil: Planeamento de uma Plataforma de Conhecimento Europeia - Roadmaps (Pós-doutoramento)
Especialização em Educação para a Saúde
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011/12/19
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação para a Saúde
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"Grupo de Pares, comportamentos de risco e a saúde dos adolescentes portugueses" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito bom com distinção
2004 - 2006
Concluído
Mestrado em Terapias Comportamentais e Cognitivas (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Depressão, Rendimento Escolar e Estratégias de Coping em Adolescentes" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
1995 - 2000
Concluído
Psicologia (Licenciatura)
Especialização em Educação e Orientação Vocacional
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
"Atitudes de Técnicos e Auxiliares face à Sexualidade das Pessoas com Deficiência Mental" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/06 - Atual Investigador Auxiliar (carreira) (Investigação) Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2005 - Atual Investigador (Investigação) Equipa Aventura Social, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
2013 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023 - Atual Coordenador Pós Graduação; Formador Universidade Europeia, Portugal
2022 - Atual Coordenado Formação Avançada; Formador Instituto CRIAP, Portugal
2020 - Atual Sócia Fundadora; Diretora; ESCOOL- Associação para a Promoção da Saúde Mental, Portugal
2018 - Atual Coordenador Pós Graduação; Formador Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
2019 - 2023 Comissão de Estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2016/02/01 - 2021/06/30 ES´COOL - Promoting mental health in school
SFRH/BPD/108637/2015
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006/12/01 - 2010/11/30 GRUPO DE PARES, PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO E A SAÚDE DOS ADOLESCENTES
SFRH/BD/30753/2006
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019 - 2020 EsABE -Ecossistemas de Aprendizagem e de Bem-Estar
DGE
Investigador
Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Portugal
Concluído
2014 - 2016 Projeto Dream Teens
Fundação Gulbenkian
Investigador
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2014 - 2016 Projeto PromQual_CCSM – Reabilitação e qualidade de vida nas unidades residenciais para pessoas com doença mental de evolução prolongada: estudo multicêntrico aleatorisado e controlado
Nova Medical School
Investigador
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Medical School, Portugal
Concluído
2013 - 2016 Joint Action on Mental Health and Well-being
UE
Investigador
Universidade NOVA de Lisboa NOVA Medical School, Portugal
Concluído
2010 - 2014 Youths Sexual Violence - Putting together practices in the area of violence and sexual violence with children and adolescents.
Universidade de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2010 - 2012 RICHE – Research into Child Health in Europe (7º Programa Quadro)
7º programa quadro
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
2009 - 2011 Aventura Social No CED – Casa Pia De Lisboa – CED Nossa Senhora Da Conceição Avaliação e Intervenção
Universidade de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
2009 - 2011 TEMPEST – Help Youths Building Self-Regulatory Competences To Resist Ambiental Temptations
7º Programa Quadro
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2008 - 2010 DICE- Developing Information Competence And Education To Met Lisbon Aims
Universidade de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
2006 - 2010 Kidscreen – Health Related Quality Of Life In Children – An EC Cross Sectional, Multi-Cultural Study
Universidade de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído
2006 - 2008 Risco e Resiliência em Adolescentes com Necessidades Educativas Especiais
RIPD/PSI/63669/2005
Investigador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Concluído
2006 - 2008 Peerdriveclean – A Peer Education Approach To A Safer Driving, An EC Peer Education, Multi-Cultural Approach
Universidade de Lisboa
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2006 - Atual Health Behavior in School Aged Children-WHO
WHO
Investigador
Equipa Aventura Social, Portugal
Em curso
2021/03 - 2024/03 HAND IN HAND: Empowering teachers across Europe to deal with social, emotional and diversity related career challenges (HAND:ET)
Investigador responsável
Pedago¿ki In¿titut, Eslovénia
Erasmus Plus
Concluído
2015 - 2022 Projecto ES´Cool – Promoção da Saúde Mental nas Escolas
Investigador responsável
Equipa Aventura Social, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Simões, C.; Matos, M.G.; Tomé, G.; Ferreira, M.; Chaínho, H.. "School satisfaction and academic achievement: The effect of school and internal assets as moderators of this relation in adolescents with special needs". 2010.
    10.1016/j.sbspro.2010.12.303
Artigo em revista
  1. Gina Tomé; Paulo Gomes; Inês Camacho; Margarida Gaspar de Matos. "Training Teachers to Become Mental Health Promoters: Impact on Their Well-Being". Qeios (2024): https://doi.org/10.32388/M8XODT.
    10.32388/M8XODT
  2. Odak, I; Marušic, I; Bojic, J.M.; Puzic, S.; Bakic, H.; Eliasson, N.; Klicpera, B.; et al. "Teachers' Social and Emotional Competencies: A Lever for Social and Emotional Learning in Schools". Sociologija i prostor 226 1 (2023): 105-122. http://dx.doi.org/10.5673/sip.61.1.5.
    No prelo • 10.5673/sip.61.1.5
  3. Gina Tomé; Fábio Botelho Guedes; Ana Cerqueira; Catarina Noronha; Joaquim Castro de Freitas; Teresa Freire; Margarida Gaspar de Matos. "How Is Leisure Related to Wellbeing and to Substance Use? The Probable Key Role of Autonomy and Supervision". Children (2023): https://doi.org/10.3390/children10050773.
    10.3390/children10050773
  4. Peixoto, J.; Machado, M.; Paiva, T.; Sousa, R.; Branquinho, Cátia Sofia dos Santos; Botelho Guedes, Fábio; Tomé, Gina; Matos, Margarida Gaspar de. "Psychologists' health, sleep, and behaviour in the COVID-19 turmoil". The Psychologist: Practice & Research Journal 6 2 (2023): https://doi.org/10.33525/pprj.v6i2.12.
    Publicado
  5. Gaspar, Tania; Gaspar, Susana; Botelho Guedes, Fabio; Cerqueira, Ana; Branquinho, Cátia; Tomé, Gina; Reis, Marta; Castro de Freitas, Joaquim; Gaspar de Matos, Margarida. "Estudo dos fatores sociais e pessoais relacionados com os sintomas depressivos na adolescência na Pandemia COVID-19". Análisis y Modificación de Conducta 48 177 (2022): 113-129. http://dx.doi.org/10.33776/amc.v48i177.7115.
    10.33776/amc.v48i177.7115
  6. Marta Reis; Ana Cerqueira; Cátia Branquinho; Fábio Botelho Guedes; Gina Tomé; Joaquim Castro de Freitas; Tania Gaspar; Margarida Gaspar de Matos. "ADOLESCENT SEXUALITY IN THE NORTH AND THE MUNICIPALITY VILA NOVA DE FAMALICÃO". Psicologia, Saúde & Doença (2022): https://doi.org/10.15309/22psd230121.
    10.15309/22psd230121
  7. Gina Tomé; Susana Gaspar; Tania Gaspar; Cátia Branquinho; Adriano Marques; Fábio Botelho Guedes; Ana Cerqueira; Aleksandra Luszczynska; Margarida Gaspar de Matos. "NATIONAL STUDY OF HEALTH BEHAVIOR CHANGE DURING COVID-19 PANDEMIC: FOCUS ON HANDWASHING”". Psicologia, Saúde & Doença (2022): https://doi.org/10.15309/22psd230114.
    10.15309/22psd230114
  8. Branquinho, Cátia; Tomé, Gina; Grothaussen, Teresa; Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de, 1956-. "Envolvimento cívico dos jovens portugueses : validação portuguesa de instrumento e o panorama nacional". (2022): http://hdl.handle.net/11067/6420.
    https://doi.org/10.34628/fwpj-sh64
  9. Gaspar, Susana; Almeida, Adriano; Ramiro, Lúcia; Tomé, Gina; Gaspar, Tânia, 1977-; Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de, 1956-. "As memórias autobiográficas no ecossistema escolar : o que se recorda". (2022):
    https://doi.org/10.34628/j23t-r509
  10. Leticia Oliveira; Gina Tomé; Marta Reis; Juliana Maltoni; Carmem Beatriz Neufeld; Margarida Gaspar de Matos; Carolina Saraiva de Macedo Lisboa. "Comportamento sexual e percepção de apoio familiar em adolescentes da região amazônica no Brasil". (2022): https://hdl.handle.net/10923/23043.
    DOI:10.34628/xygv-5b74
  11. Tomé,Gina; Gaspar,Susana; Gaspar,Tania; Branquinho,Cátia; Marques,Adriano; Guedes,Fábio Botelho; Cerqueira,Ana; Luszczynska,Aleksandra; Matos,Margarida Gaspar de. "Estudo nacional do “health behaviour change during COVID-19 pandemic: focus on handwashing”". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862022000100141.
  12. Gaspar, Susana; Almeida, Adriano; Ramiro, Lúcia; Tomé, Gina; Gaspar, Tânia, 1977-; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-. "“Chuva de ideias” : gestão partilhada de recursos e soluções nos ecossistemas escolares". (2022): http://hdl.handle.net/11067/6421.
    https://doi.org/10.34628/jqd8-4e33
  13. Ramiro, Lúcia; Tomé, Gina; Almeida, Adriano; Picanço, Luisa; Gaspar, Tânia, 1977-; Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de, 1956-. "Ecossistemas escolares vistos pelo olhar dos seus habitantes : estudo de caso de agrupamentos em co-construção e ação participada". (2022): http://hdl.handle.net/11067/6417.
    https://doi.org/10.34628/hfxe-dk57
  14. Guedes,Fábio Botelho; Gaspar,Susana; Cerqueira,Ana; Gaspar,Tania; Tomé,Gina; Branquinho,Cátia; Calado,Pedro; et al. "Refugiados, migrantes e COVID-19: análise qualitativa do estudo aparttogether/oms". (2022): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862022000300602.
  15. Gina Tomé; Cátia Branquinho; Ana Cerqueira; Margarida Gaspar Matos. "COVID-19, social distance and adolescents’ risk behaviours, wellbeing and life satisfaction: a proxy study drawn from HBSC study". Análisis y Modificación de Conducta 47 176 (2021): 3-17. https://doi.org/10.33776/amc.v47i175.4912.
    10.33776/amc.v47i175.4912
  16. Rafael Corrêa; Gina Tomé; Cátia Branquinho; Carmem Neufeld; Margarida Gaspar de Matos; Ana Maria de Almeida; Corrêa,Rafael; et al. "SELF-CONTROL, CONSUMPTION INDICATORS AND RISK FACTORS IN BRAZILIAN ADOLESCENTS". Psicologia, Saúde & Doença (2021): https://doi.org/10.15309/21psd220321.
    10.15309/21psd220321
  17. Cátia Branquinho; Marta Reis; Julia Koller; Catarina Noronha; Karoline Villinger; Gina Tomé; Harald Schupp; et al. "LIVING UNDER PANDEMICS COVID-19: HIGHLIGHTS FROM THE EUCLID INTERNATIONAL STUDY IN PORTUGAL". Psicologia, Saúde & Doença (2021): https://doi.org/10.15309/21psd220303.
    10.15309/21psd220303
  18. Fábio Botelho Guedes; Susana Gaspar; Ana Cerqueira; Tânia Gaspar; Gina Tomé; Cátia Branquinho; Pedro Calado; et al. "MIGRANTS AND REFUGEES DURING THE COVID-19 PANDEMIC: HIGHLIGHTS FROM THE STUDY APARTTOGETHER/WHO". Psicologia, Saúde & Doença (2021): https://doi.org/10.15309/21psd220304.
    10.15309/21psd220304
  19. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Reis, Marta; Gomez-Baya, Diego; Coelhoso, Filipa; Wiium, Nora. "Positive Youth Development and Wellbeing: Gender Differences". Frontiers in Psychology 12 (2021): http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.641647.
    10.3389/fpsyg.2021.641647
  20. Branquinho, Cátia Sofia dos Santos; Paiva, Teresa; Guedes, Fábio Botelho; Gaspar, Tania; Tomé, Gina; Matos, Margarida Gaspar de; Cátia Branquinho; et al. "Health risk behaviors before and during COVID-19 and gender differences". Journal of Community Psychology (2021): http://hdl.handle.net/10451/53890.
    10.1002/jcop.22705
  21. Paiva, Teresa; Reis, Cátia; Feliciano, Amélia; Canas-Simião, Hugo; Machado, Maria Augusta; Gaspar, Tânia; Tomé, Gina; et al. "Sleep and awakening quality during COVID-19 confinement: complexity and relevance for health and behavior". (2021): http://hdl.handle.net/10284/9684.
    10.3390/ijerph18073506
  22. Branquinho,Cátia; Reis,Marta; Koller,Julia; Noronha,Catarina; Villinger,Karoline; Tomé,Gina; Schupp,Harald; et al. "Viver sob a pandemia COVID-19: destaques do estudo internacional euclid em Portugal". (2021): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862021000300802.
  23. Kozina, Ana; Gómez-Baya, Diego; Matos, Margarida Gaspar de; Tomé, Gina; Wiium, Nora. "The association between the 5Cs and anxiety - insights from three countries: Portugal, Slovenia, and Spain". (2021): http://hdl.handle.net/10451/55650.
    10.3389/fpsyg.2021.668049
  24. Tomé, Gina; Almeida,A.; Branquinho, C.; Estevão, S.; Guedes, Fábio Alexandre Botelho, 1993-; Gaspar, T.; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-. "Intergenerational justice, social cohesion and sustainability". Journal of Advances in Social Science and Humanities 7 5 (2021): 1798-1807. https://doi.org/10.15520/jassh.v7i6.606.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Tomé, Gina; Almeida, A.; Ramiro, L.; Gaspar, T.; Gaspar de Matos, Margarida. "Intervention in Schools promoting mental health and wellbeing: a systematic review.". Global Journal of Community Psychology Practice 12 1 (2021): 1-23. https://www.gjcpp.org/en/article.php?issue=38&article=228.
    Acesso aberto • Publicado
  26. Reis, Marta; Tomé, Gina; Ramiro, Lúcia; Guedes, Fábio Botelho; Matos, Margarida Gaspar de. "Reasons for Drinking Alcohol and Their Relation to Sexual Behaviours among Young Portuguese People". Open Journal of Social Sciences 09 08 (2021): 12-28. http://dx.doi.org/10.4236/jss.2021.98002.
    10.4236/jss.2021.98002
  27. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Coelhoso, Filipa; Gómez-Baya, Diego; Wiium, Nora. "Positive Youth Development: The 5 C´s effect in a School environment". EREBEA. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales 10 (2020): 111-128. http://dx.doi.org/10.33776/erebea.v10i0.4958.
    10.33776/erebea.v10i0.4958
  28. Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Tomé, Gina; Branquinho, Cátia; Gómez-Baya, Diego; Gaspar, Tania; Gaspar de Matos, Margarida. "How social connection helps promote mental health and positive human development in college students in Portugal? - Data from the national HBSC/ JUnP". EREBEA. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales 10 (2020): 129-146. http://dx.doi.org/10.33776/erebea.v10i0.4956.
    10.33776/erebea.v10i0.4956
  29. Gaspar, Tânia; Tomé, Gina; Cerqueira, Ana; Botelho Guedes, Fábio; Raimundo, Marta; Gaspar de Matos, Margarida. "Mental Health and Interpersonal Relationships Impact in Psychological and Physical Symptoms During Adolescence". EREBEA. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales 10 (2020): 147-164. http://dx.doi.org/10.33776/erebea.v10i0.4957.
    10.33776/erebea.v10i0.4957
  30. Gomez-Baya, Diego; Tomé, Gina; Branquinho, Cátia; Gaspar de Matos, Margarida. "Environmental Action and PYD. Environmental Action as Asset and Contribution of Positive Youth Development". EREBEA. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales 10 (2020): 53-68. http://dx.doi.org/10.33776/erebea.v10i0.4953.
    10.33776/erebea.v10i0.4953
  31. Gaspar de Matos, Margarida; Tomé, Gina; Branquinho, Cátia; Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Gómez Baya, Diego; Gaspar, Tania. "Being Positive, Participative and Flexible: tools to human development and progress". EREBEA. Revista de Humanidades y Ciencias Sociales 10 (2020): 15-30. http://dx.doi.org/10.33776/erebea.v10i0.4954.
    10.33776/erebea.v10i0.4954
  32. Tomé, Gina; Gomes, P.; Camacho, I.; Ramiro, L.; Gaspar de Matos, Margarida. "Teachers’ Training: Impact on Mental Health, Knowledge and Skills". Psychology and Mental Health Care 4 5 (2020): 01-10. http://dx.doi.org/10.31579/2637-8892/101.
    10.31579/2637-8892/101
  33. Gaspar, Tania; Tomé, Gina; Ramiro, Lúcia; Almeida, Adriano; Matos, Margarida Gaspar. "LEARNING AND WELL-BEING ECOSYSTEMS: FACTORS THAT INFLUENCE SCHOOL SUCCESS". Psicologia, Saúde & Doença 21 02 (2020): 462-481. http://dx.doi.org/10.15309/20psd210221.
    10.15309/20psd210221
  34. Diego Gomez-Baya; Gina Tomé; Marta Reis; Margarida Gaspar de Matos. "Long-Term Self-Regulation Moderates the Role of Internal Resources for Resilience in Positive Youth Development in Portugal". The Journal of Genetic Psychology (2020): 1-23. https://doi.org/10.1080/00221325.2020.1735986.
    10.1080/00221325.2020.1735986
  35. Cátia Branquinho; Gina Tomé; Teresa Grothausen; Margarida Gaspar de Matos. "Community-based Youth Participatory Action Research studies with a focus on youth health and well-being: A systematic review". Journal of Community Psychology (2020): https://doi.org/10.1002/jcop.22320.
    10.1002/jcop.22320
  36. Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, Susana; Tomé, Gina; Rossoni, Carina; Matos, Maria Margarida Nunes Gaspar de, 1956-; Tomé, Gina. "Perception of body image, diet and physical activity of Portuguese adolescentes with excess weight and obesity : highlights from HBSC/WHO study". (2020): http://hdl.handle.net/11067/6415.
    Acesso aberto • 10.34628/h6dp-yk16
  37. Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Gaspar, Tânia, 1977-; Tomé, Gina; Guedes, Fábio Alexandre Botelho, 1993-; Cerqueira, Ana Paula Martins, 1984-; Gaspar, Susana; Botelho Guedes, Fábio; Cerqueira, A.. "Como passam os adolescentes que vivem com doença crónica na escola, na família e com os amigos?". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2020): 119-128. http://hdl.handle.net/11067/4960.
    https://doi.org/10.34628/jdn0-wd28
  38. Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Tomé, Gina; Guedes, Fábio Alexandre Botelho, 1993-; Gaspar de Matos, Margarida. "A família e os efeitos da guarda parental na relação e apoio familiar dos adolescentes". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2020): 75-84. http://hdl.handle.net/11067/4938.
    https://doi.org/10.34628/rmb0-h881
  39. Tomé, Gina; Gaspar, Tânia, 1977-; Branquinho, Cátia Sofia dos Santos, 1986-; Oliveira, Maria Letícia; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Tomé, Gina; Gaspar, T.; et al. "A alienação social e o seu impacto no bem-estar dos adolescentes portugueses". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2020): 229-239. http://hdl.handle.net/11067/4985.
    https://doi.org/10.34628/v6ed-1937
  40. Reis, Marta; Tomé, Gina; Ramiro, Lúcia; Gaspar, Susana; Matos, MG. "Understanding risk factors associated with self-harm behavior in adolescents - HBSC". (2020): http://hdl.handle.net/10451/42933.
  41. Tomé, Gina Maria Quinás, 1973-; Camacho, Inês Nobre Martins, 1978-; Guedes, Fábio Alexandre Botelho, 1993-; Borges, António; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Tomé, Gina; Camacho, I.; et al. "É bom ter, ou não ter, amigos durante a adolescência? : eis a questão, sempre atual!". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2020): 85-94. http://hdl.handle.net/11067/4949.
    https://doi.org/10.34628/v1vc-tn10
  42. Marconcin,Priscila; Tomé,Gina; Carnide,Filomena; Yazigi,Flávia; Campos,Pedro; Pais,Sandra; Espanha,Margarida. "Validação para português das escalas communication with physicians e cognitive symptoms management". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862020000300735.
  43. Cruz, Jaqueline; Matos, Margarida Gaspar de, 1956-; Tomé, Gina; Diniz, José Alves. "A relação professor-aluno : um olhar necessário para o contexto". (2020): http://hdl.handle.net/11067/5016.
    https://doi.org/10.34628/tnxe-v753
  44. Gaspar,Tania; Tomé,Gina; Ramiro,Lúcia; Almeida,Adriano; Matos,Margarida Gaspar de. "Ecossistemas de aprendizagem e bem-estar: fatores que influenciam o sucesso escolar". (2020): http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862020000200021.
  45. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Camacho, I.; Gomes, P.. "Promoting Wellbeing and Mental Health in Adolescents". Cientific Journal of Neurology 1 1 (2019): 2-17.
  46. Gaspar, T.; Tomé, Gina; Baya-Gómez, D.; Botelho Guedes, Fábio; Cerqueira, A.; Borges, A.; Gaspar de Matos, Margarida. "O bem-estar e a saúde mental dos adolescentes portugueses". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2019): 17-27. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2626.
  47. Tomé, Gina; Baya-Gómez, D.; Cerqueira, A.; Gaspar de Matos, Margarida. "Que escola é precisa para aprender, sem pôr em perigo o bem estar e as relações interpessoais dos adolescentes.". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2019): 63-73. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2630.
    Acesso aberto
  48. Botelho Guedes, Fábio; Gaspar, T.; Tomé, Gina; Cerqueira, A.; Gaspar de Matos, Margarida. "Os adolescentes portugueses e a igualdade de oportunidades dos migrantes". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2019): 95-105. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2633.
  49. Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, T.; Botelho Guedes, Fábio; Branquinho, C.; Cerqueira, A.; Marques, A.; Simões, C.; et al. "Os adolescentes portugueses dormem pouco e bem, ou pouco e mal? E então?". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2019): 159-171. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2639.
    Acesso aberto
  50. Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, T.; Botelho Guedes, Fábio; Tomé, Gina; Branquinho, C.. "Os adolescentes portugueses, a internet e as dependências tecnológicas". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2019): 173-185. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2640.
  51. Branquinho, C.; Tomé, Gina; Baya-Gómez, D.; Gaspar de Matos, Margarida. "Participação social e o protagonismo jovem, num país em mudança de paradigma". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 10 1 (2019): 241-251. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2646.
  52. Gaspar de Matos, Margarida; Santos, Teresa; Reis, Marta; Marques, Adilson; Tomé, Gina; Simões, Celeste; Wiium, Nora. "PORTUGUESE VALIDATION OF THE POSITIVE YOUTH DEVELOPMENT SHORT FORM (PYD-SF): A SHORTEN VERSION". Psicologia, Saúde & Doença 19 3 (2018): 477-489. http://dx.doi.org/10.15309/18psd190301.
    10.15309/18psd190301
  53. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Camacho, Inês; Gomes, Paulo; Reis, Marta; Branquinho, Cátia. "Mental health promotion in school context – Validation of the ES’COOL scale for teachers". Journal of Psychiatry and Behavioral Sciences 1 2 (2018): http://dx.doi.org/10.33582/2637-8027/1009.
    10.33582/2637-8027/1009
  54. Margarida Gaspar de Matos; Inês Camacho; Marta Reis; Gina Tomé; Cátia Branquinho; Lúcia Ramiro. "Is truth in the eyes of the beholder? Or are Portuguese schools, as viewed by Portuguese pupils, mismatching with what the educational system offers?". Vulnerable Children and Youth Studies (2018): 1-11. https://doi.org/10.1080/17450128.2017.1363447.
    10.1080/17450128.2017.1363447
  55. Tomé, Gina; Matos, Margarida Gaspar de; Camacho, Inês; Simoes, Celeste; Reis, Marta; Gomes, Paulo. "Alienation and Health in Adolescents: An Original Evaluation Tool". OALib 05 01 (2018): 1-13. http://dx.doi.org/10.4236/oalib.1104183.
    10.4236/oalib.1104183
  56. Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Camacho, Inês; Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida. "Trends in Portuguese Adolescents’ Sexual Behavior from 2002 to 2014: HBSC Portuguese Study". Portuguese Journal of Public Health 36 1 (2018): 32-40. http://dx.doi.org/10.1159/000486014.
    10.1159/000486014
  57. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Camacho, I.; Gaspar, T.. "Promoção da Saúde Mental nas Escolas – Projeto ES´COOL.". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 8 1 (2018): 173-184. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2485.
  58. Cardoso, Graça; Papoila, Ana; Tomé, Gina; Killaspy, Helen; King, Michael; Caldas-de-Almeida, José Miguel. "A cluster randomised controlled trial of a staff-training intervention in residential units for people with long-term mental illness in Portugal: the PromQual trial". Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology 52 11 (2017): 1435-1445. http://dx.doi.org/10.1007/s00127-017-1416-7.
    10.1007/s00127-017-1416-7
  59. Camacho, Inês; De Matos, Margarida Gaspar; Tomé, Gina; Reis, Marta; Jiménez-Iglesias, Antonia; Moreno, Mari Carmen; Galvão, Diana. "Brothers and Sisters—“More” is Better? Effects on School, Violence and Health". World Journal of Educational Research 4 2 (2017): 313. http://dx.doi.org/10.22158/wjer.v4n2p313.
    10.22158/wjer.v4n2p313
  60. Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Camacho, Inês; Tomé, Gina; Brito, Cristiana; Gaspar de Matos, Margarida. "Does having a pet make a difference? Highlights from the HBSC Portuguese study". European Journal of Developmental Psychology 15 5 (2017): 548-564. http://dx.doi.org/10.1080/17405629.2017.1317242.
    10.1080/17405629.2017.1317242
  61. Reis, Marta; Ramiro, L.; Camacho, I.; Tomé, Gina; Molina, T.; Gaspar de Matos, Margarida. "Teens who Hurt Themselves: A Cross-Sectional Study with HBSC Portuguese Data". Journal of Medical Education and Training 1 6 (2017): http://www.scientificoajournals.org/pdf/jmet.1029.pdf.
  62. Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Tomé, Gina; Fischer, Raphael; Beatriz Neufeld, Carmen; Gaspar de Matos, Margarida. "THE GENDER IDENTY AND THE INFLUENCE OF ATTITUDES TOWARDS HOMOSEXUALITY/ HOMOPARENTHOOD AMONG LUSO-BRAZILIAN". Psicologia, Saúde & Doença 17 3 (2016): 311-325. http://dx.doi.org/10.15309/16psd170301.
    10.15309/16psd170301
  63. Camacho, Inês; Reis, Marta; Santos, Teresa; Frasquilho, Diana; Mota, Catarina; Baya, Diego; Tomé, Gina; et al. "REGIONAL DIFFERENCES IN HEALTH AND RISK BEHAVIORS OF PORTUGUESE ADOLESCENTS". Psicologia, Saúde & Doença 17 3 (2016): 368-381. http://dx.doi.org/10.15309/16psd170305.
    10.15309/16psd170305
  64. Frasquilho, Diana; Ozer, Emily J.; Ozer, Elizabeth M.; Branquinho, Cátia; Camacho, Inês; Reis, Marta; Tomé, Gina; et al. "Dream Teens: Adolescents-Led Participatory Project in Portugal in the Context of the Economic Recession". Health Promotion Practice 19 1 (2016): 51-59. http://dx.doi.org/10.1177/1524839916660679.
    10.1177/1524839916660679
  65. Cardoso, Graça; Papoila, Ana; Tomé, Gina; Killaspy, Helen; King, Michael; Caldas-de-Almeida, José Miguel. "Living conditions and quality of care in residential units for people with long-term mental illness in Portugal – a cross-sectional study". BMC Psychiatry 16 1 (2016): http://dx.doi.org/10.1186/s12888-016-0743-7.
    10.1186/s12888-016-0743-7
  66. Camacho, Inês; Matos, Margarida; Mota, Catarina; Tomé, Gina; Reis, Marta; Jiménez-Iglesias, Antonia. "When Foster Care is Called “Home”: Risk and Protective Issues". British Journal of Education, Society & Behavioural Science 15 3 (2016): 1-12. http://dx.doi.org/10.9734/bjesbs/2016/24093.
    10.9734/bjesbs/2016/24093
  67. Matos, Margarida Gaspar de; Tomé, Gina; Gaspar, Tania; Cicognani, Elvira; Moreno Rodríguez, María del Carmen. "Youth mental health in Portugal, Italy and Spain: Key challenges for improving well-being". (2016):
    Acesso aberto
  68. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Camacho, I.; Simões, C.; Reis, M.; Ramiro, L.; Gomes, P.. "Alienation and wellbeing in adolescents. Social isolation is a risk?". International Journal of Science and Research Methodology 5 1 (2016): 1-14.
  69. Tome, Gina; de Matos, Margarida Gaspar; Camacho, Ines; Simoes, Celeste; Gomes, Paulo. "Impact of Alienation on Portuguese Adolescents’ Well-being". Journal of Psychology & Psychotherapy 6 5 (2016): http://dx.doi.org/10.4172/2161-0487.1000280.
    10.4172/2161-0487.1000280
  70. Gaspar, Tânia; Tomé, Gina Quinas; Simões, Celeste; Matos, Margarida Gaspar de. "Estratégias de Auto-Regulação em Pré-Adolescentes e Adolescentes: Versão Portuguesa do TESQ-E". Psicologia: Reflexão e Crítica 28 4 (2015): 649-658. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7153.201528402.
    10.1590/1678-7153.201528402
  71. Gaspar De Matos, M.; Gaspar, T.; Tomé, Gina; Paiva, T.. "Sleep deprivation in adolescents: Correlations with school achievement and health related quality of life". Sleep Medicine 16 (2015): S177. http://dx.doi.org/10.1016/j.sleep.2015.02.1352.
    10.1016/j.sleep.2015.02.1352
  72. Matos, M. G.; Gaspar, T.; Tomé, G.; Paiva, T.. "Sleep variability and fatigue in adolescents: Associations with school-related features". International Journal of Psychology 51 5 (2015): 323-331. http://dx.doi.org/10.1002/ijop.12167.
    10.1002/ijop.12167
  73. Tomé, G.; Camacho, I.; Matos, M.G.; Simões, C.. "INFLUENCE OF FAMILY AND FRIENDS IN WELLBEING AND RISK BEHAVIOR - EXPLANATORY MODEL". Psicologia, Saúde & Doença 16 1 (2015): http://dx.doi.org/10.15309/15psd160104.
    10.15309/15psd160104
  74. Gaspar, T.; Matos, M.G.; Santos, T.; Albergaria, F.; Tomé, Gina; Ferreira; Aventura Social, Equipa. "SISTEMAS DE INCENTIVO PARA PREVENÇÃO DE SOBRE PESO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: TEMPEST ESTUDO DE CASO". Psicologia, Saúde & Doença 16 1 (2015): http://dx.doi.org/10.15309/15psd160111.
    10.15309/15psd160111
  75. Tomé, Gina; Matos, Margarida; Camacho, Inês; Simões, Celeste; Gomes, Paulo; Almeida, José. "Strangers, Powerless and Hopeless in their Own Town: Alienation among Adolescents in Times of Recession". British Journal of Education, Society & Behavioural Science 8 4 (2015): 247-255. http://dx.doi.org/10.9734/bjesbs/2015/17546.
    10.9734/bjesbs/2015/17546
  76. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Camacho, I.; Simões, C.; Diniz, J.. "Friendships Quality and Classmates Support: How to influence the well-being of adolescents". Higher Education of Social Science 7 2 (2014): 149-160. http://dx.doi.org/10.3968/5656.
  77. Camacho, I.; Gaspar de Matos, Margarida; Tomé, Gina; Simões, C.; Diniz, J.. "The influence of family and school in the consumption of alcohol and peer-to peer violence: highlights from the Portuguese HBSC study". American Journal of research Communication 2 6 (2014): 1-22.
  78. Camacho, I.; Gaspar de Matos, Margarida; Tomé, Gina; Simões, C.. "Difficult Communication with the Father or Not Having or Not Seeing the Father: Effects on Teens’ Risk Behavior and Wellbeing". Asian Journal of Humanities and Social Studies 2 3 (2014): 374-381. https://www.ajouronline.com/index.php/AJHSS/article/view/1157.
    Acesso aberto
  79. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Camacho, Inês; Simões, Celeste; Alves Diniz, José. "The Lack of Friends amongst Adolescents and Well-Being". International Journal of Sciences 2 11 (2013): 43-51.
    Acesso aberto • 10.5281/zenodo.3348500
  80. Camacho, I.; Gaspar de Matos, Margarida; Simões, C.; Tomé, Gina; Diniz, J.. "Risk behaviors in Portuguese adolescents: an explanatory model". Pakistan Journal of Clinical Psychology 12 1 (2013): 3-15. https://www.pjcpku.com/index.php/pjcp/article/view/88.
    Publicado
  81. Rocha Simões, Maria Celeste; Gaspar de Matos, Margarida; Quinás Tomé, Gina Maria; Costa Lopes Ferreira, Mafalda Sofia. "Can school assets moderate the impact of school satisfaction and school achievement on goals and aspirations in adolescents with special needs?". Revista de Psicologia da criança e do adolescente /Journal of child and adolescent Psychology 1 1 (2012): 81-99. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/10.
    Acesso aberto • 10.34628/w74t-gn74
  82. de Matos, M.G.; Tomé, G.; Borges, A.I.; Manso, D.; Simões, C.; Ferreira, A.. "Anxiety, depression and coping: CDI, MASC and CRI-Y for screening purposes in schools". Spanish Journal of Psychology 15 1 (2012): 348-356. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84857014367&partnerID=MN8TOARS.
  83. Gaspar De Matos, M.; Gaspar, T.; Ferreira, M.; Tomé, G.; Camacho, I.; Reis, M.; Melo, P.; et al. "Keeping a focus on self-regulation and competence: "Find your own style", a school based program targeting at risk adolescents". Journal of Cognitive and Behavioral Psychotherapies 12 1 (2012): 39-48. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859499643&partnerID=MN8TOARS.
  84. Tomé, G.; Matos, M.; Simões, C.; Diniz, J.A.; Camacho, I.. "How can peer group influence the behavior of adolescents: explanatory model.". Global journal of health science 4 2 (2012): 26-35. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84867885262&partnerID=MN8TOARS.
  85. Tomé, G.; De Matos, M.G.; Camacho, I.; Simões, C.; Diniz, J.A.. "Portuguese adolescents: The importance of parents and peer groups in positive health". Spanish Journal of Psychology 15 3 (2012): 1315-1324. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84871209598&partnerID=MN8TOARS.
    10.5209/rev-SJOP.2012.v15.n3.39417
  86. Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, T.; Tomé, Gina; Cruz, J.. "Worries and Well-Being during Childhood and Adolescence". Journal of Clinical Psychology 11 1 (2012): https://www.pjcpku.com/index.php/pjcp/article/view/94.
    Acesso aberto
  87. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; Simões, C.; Camacho, I.; Diniz, J.. "The Effect of Peer Group Influence and the Role of Parents in Adolescent Behaviors". Pakistan Journal of Psychology 43 2 (2012): 35-56. https://www.pjpku.com/index.php/pjp/article/view/117.
    Acesso aberto
  88. Camacho, I.; Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida; gamito, pedro; Diniz, J.. "A escola e os adolescentes: qual a influência da família e dos amigos?". Revista De Psicologia Da Criança E Do Adolescente 1 1 (2012): 101-116. https://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/11.
  89. Tomé, G.; Camacho, I.; de Matos, M.G.; Diniz, J.A.. "The influence of communication with family and peer group on well-being and risky behavior of Portuguese adolescents | A influência da comunicação com a família e grupo de pares no bem-estar e nos comportamentos de risco nos adolescentes portugueses". Psicologia: Reflexao e Critica 24 4 (2011): 747-756. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84859650664&partnerID=MN8TOARS.
    10.1590/S0102-79722011000400015
  90. Gaspar de Matos, Margarida; Ramiro, L.; Ferreira, M.; Tomé, Gina; Camacho, I.; Reis, Marta; Baptista, I.; et al. "Condições Ambientais, Pedagógicas e Psico-Sociais nas Escolas: Uma Visão da Gestão Escolar e sua Evolução em 4 Anos". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente 3 (2011): 111-125. http://hdl.handle.net/11067/116.
  91. Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, T.; Ferreira, M.; Tomé, Gina; Camacho, I.; Reis, Marta; Melo, P.; et al. "Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais, Auto-Regulação e Capital Social com Adolescentes". Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente/Journal of Child and Adolescent Psychology 3 (2011): 165-188.
  92. Quinás Tomé, Gina Maria; Gaspar de Matos, Margarida; Nobre Martins Camacho, Inês; Rocha Simões, Maria Celeste; Fragoso Alves Diniz, José Manuel. "Estilo de vida dos adolescentes socialmente isolado". Revista de Psicologia da criança e do adolescente /Journal of child and adolescent Psychology 2 (2010): 157-173.
    Acesso aberto • 10.34628/qbvb-pp58
  93. Margarida Gaspar de Matos; Aristides I. Ferreira; Gina Tomé; Ana Inês Borges; Dina Manso; Paula Costa Ferreira. "Anxiety, depression and coping strategies in adolescence: psychometric issues and proposal of a reduced version". Revista Brasileira de Terapias Cognitivas 5 2 (2009): 59-72.
    10.5935/1808-5687.20090015
  94. Kuntsche, E.; Simons-Morton, B.; ter Bogt, T.; Queija, I.S.; Tinoco, V.M.; de Matos, M.G.; Santinello, M.; et al. "Electronic media communication with friends from 2002 to 2006 and links to face-to-face contacts in adolescence: An HBSC study in 31 European and North American countries and regions". International Journal of Public Health 54 SUPPL. 2 (2009): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-69249211047&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00038-009-5416-6
  95. Moreno, C.; Sánchez-Queija, I.; Muñoz-Tinoco, V.; de Matos, M.G.; Dallago, L.; Bogt, T.T.; Camacho, I.; et al. "Cross-national associations between parent and peer communication and psychological complaints". International Journal of Public Health 54 SUPPL. 2 (2009): http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-69249215234&partnerID=MN8TOARS.
    10.1007/s00038-009-5415-7
  96. Borges, Ana Inês; Manso, Dina Susana; Tomé, Gina; Matos, Margarida Gaspar de. "Ansiedade e coping em crianças e adolescentes: Diferenças relacionadas com a idade e género". Análise Psicológica 26 4 (2008): 551-561. http://dx.doi.org/10.14417/ap.514.
    10.14417/ap.514
  97. Simões, C.; Gaspar De Matos, M.; Tomé, G.; Ferreira, M.. "Impact of negative life events on positive health in a population of adolescents with special needs, and protective factors". Journal of Cognitive and Behavioral Psychotherapies 8 1 (2008): 53-65. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-55949099510&partnerID=MN8TOARS.
  98. de Matos, M.G.; Tome, G.; Borges, A.I.; Manso, D.; Ferreira, P.; Ferreira, A.. "Anxiety, depression and coping strategies: Improving the evaluation and the understanding of these dimensions during pre-adolescence and adolescence". Journal of Cognitive and Behavioral Psychotherapies 8 2 (2008): 169-184. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-56249132166&partnerID=MN8TOARS.
  99. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida. "Depressão, Rendimento Escolar e Estratégias de Coping em Adolescentes". Revista Brasileira de Terapias Cognitivas 2 1 (2006): 85-94. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-56872006000100009&lng=pt&tlng=pt..
Capítulo de livro
  1. Raimundo, M.; Gaspar, T.; Branquinho, C.; Tomé, Gina; Reis, Marta; Noronha, C.; Botelho Guedes, Fábio; Cerqueira, A.; Gaspar de Matos, Margarida. "A saúde mental e os estilos de vida dos jovens – A importância de ambientes de apoio na comunidade". In Saúde Ambiental – Caderno de notas soltas IV, editado por Virgolino, A.; Santos, O.; Abreu, A.. Lisboa, Portugal: Acendalha Edições, 2023.
    Publicado
  2. Marques, A.; Ribeiro, T.; Branquinho, C; Gaspar, T.; Loureiro, N.; Loureiro, V.; Noronha, C.; et al. "Desenvolvimento humano: os pilares de vida saudável e a saúde mental na interação das pessoas com ambientes físicos, sociais e digitais saudáveis e amigáveis". In Saúde Ambiental – Caderno de notas soltas IV, editado por Virgolino, A.; Santos, O.; Abreu, A.. Lisboa, Portugal: Acendalha Edições, 2023.
    Publicado
  3. TOMÉ, GINA; MATOS, MARGARIDA GASPAR DE. "TERAPIA COGNITIVA E COMPORTAMENTAL NA SOLIDÃO". In PROCOGNITIVA: PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: Ciclo9. Artmed Panamericana, 2023.
    10.5935/978-65-5848-897-2.c0003
  4. Gaspar de Matos, Margarida; Moraes, B.; Cerqueira, A.; Noronha, C.; Branquinho, C.; Botelho Guedes, Fábio; Tomé, Gina; et al. "Saúde mental, bem-estar e a pandemia por COVID-19: a Aventura Social preparando o dia seguinte e o Futuro". In Políticas e respostas para crianças e jovens em risco III - Da prevenção à promoção da autonomia, editado por Magalhães, C.; Amante, M.; Xavier, P.; Fonseca, S.. Viseu: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, 2022.
    https://doi.org/10.34633/978-989-53495-8-6
  5. Tomé, Gina; Paiva, T.; Ramiro, L.; Gaspar, T.; Branquinho, C; Gaspar, S.; Almondes, Katie; Matos, Margarida Gaspar. "The new Calamity Experience Checklist (CECL): pandemic individual and group impact evaluation at a population level, and among patients suffering from sleep related disorders.". In The psychology of pandemics: new trends and prospects, 186-193. Romania: Editura Universitara, 2021.
    Publicado • 10.5682/9786062813871
  6. Gomez-Baya, Diego; Martin-Gomez, Carmen; Branquinho, Cátia; Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida. "Developmental Assets and Healthy Lifestyles among Spanish Youth". In Positive Youth Development in Contexts, 57-76. Pedagoški inštitut, 2021.
    10.32320/978-961-270-341-7.57-76
  7. Oliveira, Maria Letícia Marcondes Coelho de; Baya, Diego Gómez; Tomé, Gina; Reis, Marta; Nogueira, Juliana Maltoni; Neufeld, Carmem Beatriz; Matos, Margarida Gaspar de; Lisboa, Carolina Saraiva de Macedo. "PERCEPÇÃO DO APOIO FAMILIAR, INICIAÇÃO SEXUAL E AUTOLESÃO NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO UTILIZANDO O HEALTH BEHAVIOR IN SCHOOL-AGED CHILDREN NA REGIÃO AMAZÔNICA NO BRASIL". In Psicologia: A Ciência do Bem-Estar, 127-138. Atena Editora, 2021.
    10.22533/at.ed.60421280111
  8. de Matos, Margarida Gaspar; Reis, Marta; Ramiro, Lúcia; Camacho, Inês; Tomé, Gina; Branquinho, Cátia. "The Role of Worries in Mental Health and Well-Being in Adolescence in Portugal". In Today’s Youth and Mental Health, 147-163. Springer International Publishing, 2018.
    10.1007/978-3-319-64838-5_9
  9. Tomé, Gina. "Os Jovens e o Álcool: Notas para um Diálogo entre Gerações à Volta dos Consumos e de Alternativas Psico-Sociais, na Procura do Bem-Estar Pessoal e Relacional". 2015.
    10.17990/Axi/2015_9789726972372_141
  10. Tomé, Gina; Gaspar, Tania; Ferreira, Mafalda; Camacho, Inês; Ramiro, Lúcia; Branquinho, Cátia; Simões, Celeste; Matos, Margarida. "O Consumo de Álcool nos Adolescentes Migrantes: Percepções dos Técnicos e dos Adolescentes Face aos Factores Ligados à Protecção e ao Risco". In Estudos sobre o Álcool: Contributo para a Prática, 73-104. Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia, 2015.
    10.17990/Axi/2015_9789726972372_073
  11. Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, T.; Ferreira, M.; Tomé, Gina; Camacho, I.; Reis, Marta; Pereira, S.; Simões, C.. "Competências pessoais e sociais numa comunidade educativa". In Comportamento e Saúde. Edições ISPA, 2011.
  12. Gaspar de Matos, Margarida; Simões, C.; Tomé, Gina; Camacho, I.; Ferreira, M.; Reis, Marta; Ramiro, L.; Pereira, S.; Morais, M.. "O comportamento sexual dos adolescentes portugueses-estudo: HBSC/OMS". In Sexualidade: afectos, cultura e saúde. Gestão de problemas de saúde em meio escolar, editado por Gaspar de Matos, Margarida, 93-158. Coisas de Ler, 2010.
Edição de livro
  1. Tomé, Gina; Gaspar de Matos, Margarida. Aventura Social: Promoção de Competências e do Capital Social para um Empreendedorismo com Saúde na Escola e na Comunidade. Lisboa, Portugal: Placebo. 2012.
Livro
  1. Gaspar, T.; Tomé, Gina; Cerqueira, C.; Botelho Guedes, Fábio; Loureiro, V.; Loureiro, N.; Gaspar de Matos, Margarida. ATIVE A SUA ESCOLA: Saúde Mental e Bem-Estar Físico e Psicológico. Portugal: Laboratório de Atividade Física e Saúde – Instituto Politécnico de Beja. 2021.
  2. Tomé, Gina; Camacho, I.; Botelho Guedes, Fábio; Gaspar, T.; Loureiro, V.; Loureiro, N.; Gaspar de Matos, Margarida. ATIVE A SUA ESCOLA: Família e Amigos. Portugal. 2021.
  3. Gaspar de Matos, Margarida; Gaspar, T.; Simões, C.; Borges, A.; Camacho, I.; Tomé, Gina; Ferreira, M.; et al. Quality of life and health - children and adolescents. Kidscreen 52 and 10; 2006/ 2010. Portugal: FMH. 2012.
  4. Gaspar de Matos, Margarida; Simões, C.; Tomé, Gina; Camacho, I.. The health of Portuguese adolescents- HBSC 2010. Portugal: CMDT. 2012.
Relatório
  1. Ottova, V.; Alexander, D.; Rigby, M.; Hjern, A.; Leonardi, M.; Blair. M.; Tamburlini, G.; et al. 2013. Research Inventory of Child Health: A Report on Roadmaps for the Future of Child Health Research in Europe.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/12 Saúde Mental e Autocuidado na Parentalidade VII Encontro de Saúde Mental e Família - Cuidar e Ser Cuidado
CPCJ Amadora (Portugal)
2023/11 Boas Práticas na Promoção da Saúde Mental 2º Conferência Vozes da Inclusão! Caminhos Inclusivos: Inovações científicas, perspetivas e cenários
Cerci Braga (Portugal)
2023/04 Das Impressões aos Dados das (In)dependências
Agrupamento de Escolas da Parede (Portugal)
2023/03 As Literacias da Saúde e Bem-estar e as Áreas de Competências do PASEO Reuniões de Rede - Autonomia e Flexibilidade Curricular
AFC - Equipa Regional do Centro (Portugal)
2023/03 Adolescência e saúde Mental - dados Nacionais do Estudo HBSC 2022 Conferência Os Jovens e a Saúde Mental - Março Jovem Loures
Câmara Municipal de Loures (Portugal)
2022/10 Saúde Mental - Sinais e Estratégias I Jornadas de Saúde Mental
Agrupamento de Escolas Vasco Santana (Portugal)
2022/09 Relação Escola-Família Jornadas Pedagógicas: Os Desafios da educação numa abordagem transversal
Câmara Municipal de Odivelas (Portugal)
2022/09 Hand in Hand: Projeto Hand in Hand – Capacitar os Professores Europeus para lidar com a Diversidade Social e Emocional, Relacionada aos Desafios Profissionais (HAND:ET) 14º Congresso Nacional Psicologia da Saúde
SPPS (Lisboa, Portugal)
2022/07 A Saúde Mental e o Autocuidado dos Professores- Novos Desafios no Século XXI I Ciclo de Conferências “A educação como um tesouro: Conceções e práticas da escola no século XXI
Centro de Formação de Loures Oriental (Portugal)
2022/05 Estratégias para a promoção da saúde nas escolas: Dados do Estudo Nacional 2018 XII Encontro Concelhio- FAPODIVEL
FAPODIVEL (Portugal)
2022/04 Saúde Mental para Todos: Da Investigação à Ação I Jornadas de Saúde Mental - Leiria
CDIL-Centro de Diálogo Intercultural de Leiria Igreja da Misericórdia (Portugal)
2022/04 Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar: O Papel da Formação de Professores Seminário A Saúde Mental e a Escola
Câmara Municipal de Portimão (Portugal)
2020/01 O Impacto da Formação em Saúde Mental nos Professores e nos Adolescentes Portugueses 13º Congresso nacional de Psicologia da Saúde
SPPS (Portugal)
2019/11 A Intervenção com Jovens Vulneráveis – Um Problema em Análise- Fatores Protetores e de Risco 5ª Jornadas ISSSL – Universidade Lusíada de Lisboa
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal)
2019/10 O impacto da Formação “ESCOOL- Promoção da Saúde Mental nas Escolas”, nos professores e nos jovens. II Congresso Regional da Ordem dos Psicólogos Açores
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
2019/10 Violência entre Pares em Contexto Escolar Common pratices, pedagogical approaches and anti-bullying strategie in EU-schools
INETE, Instituto de Educação Técnica (Portugal)
2019/05 Comportamentos de Saúde dos Adolescentes Portugueses: Dados do Estudo Nacional HBSC 2018. I Congresso Internacional em Literacia para a Saúde
Escola Superior de Saúde de Santarém (Portugal)
2019/05 ES`SCOOL – Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar V Congresso Ibero-Americano e Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde e I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (SPPS) e Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) (Portugal)
2019/04 A Vida por entre Escolhas – Os Jovens e o Álcool: Dados do Estudo Nacional HBSC 2018 Seminário A Vida por entre escolhas: Os jovens e o Álcool.
Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco (NHACJR) da Unidade Local de Saúde da Guarda (Portugal)
2019/03 ESCOOL – Promoção da Saúde Mental V Jornadas da Educação 2019
Câmara Municipal de Loures (Portugal)
2019/02 Saúde Mental, Bem-Estar e Estilos de Vida dos adolescentes Em Idade Escolar: Dados do Estudo Nacional 2018. VI Fórum de ideias Viseu Educa
Câmara Municipal de Viseu (Portugal)
2018/05 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar. V Jornadas de Terapias Cognitivo Comportamentais do Interior de São Paulo
Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. (Brasil)
2018/04 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar. IX Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente – Sustentabilidade e saúde Mental
Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal)
2018/03 Adolescência e Saúde Mental: Intervenção em Contexto escolar. Da Psicologia à Educação: Diálogos Epistemológicos e Pedagógicos – Ciclo de Conferências
Câmara Municipal de Odivelas (Portugal)
2018/03 Saúde Mental em Portugal Teen Health Week Portugal 2018.
Universidade de Lisboa (Portugal)
2017/11 Saúde Mental na Formação não Formal. Workshop VII Congresso Internacional de Educação Social.
Instituto Superior de Ciências Educativas de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal)
2017/06 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas Sessão Comemorativa “30 anos da Equipa Aventura Social
Faculdade de Motricidade Humana (Portugal)
2017/03 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas. II Congresso Ibérico de Psicologia Clínica e da Saúde-ISPA
SPPS (Portugal)
2016/12 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas. Lançamento do Projeto BePositive na FMH/ULisboa
Faculdade de Motricidade Humana (Portugal)
2016/11 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas. Congresso Promoção de Competências Socioemocionais na Escola: Da Prevenção à Intervenção em Comportamentos de Risco – Psivalor
Câmara Municipal de Pombal (Portugal)
2016/10 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
2016/06 ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas. IV Jornadas de Educação Social – Intervenção Socioeducativa para o Desenvolvimento Social.
Instituto Superior de Ciências Educativas de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal)
2015/11 Saúde Mental na Infância e na Adolescência no Séc. XXI IV Jornadas do centro de Desenvolvimento Infantil – ESTIMULOPRAXIS
ESTIMULOPRAXIS (Portugal)
2014/11 Isolamento Social na Adolescência: Efeitos da Crise nas Relações Interpessoais dos Adolescentes 10º Congresso de Psicologia da Saúde
SPPS (Portugal)
2014/09 RICHE – Falhas na Saúde Infantil 2º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
2012/05 A influência dos pares e as novas tecnologias XVIII Encontro da Infância e Adolescência
Unidade de Pedopsiquiatria do Serviço de Pediatria do Hospital Garcia de Orta (Portugal)
2012/04 Projeto Europeu RICHE – Research into Child Health in Europe 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Afirmar os Psicólogos
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
2012/04 Intervenção numa Comunidade Educativa - Projeto de Intervenção num CED 1º Congresso Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Afirmar os Psicólogos
Ordem dos Psicólogos Portugueses (Portugal)
2012/03 Workshop ”DriveClean" III Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal)
2012/02 A Relação dos Adolescentes com Doença Crónica com o Grupo de Pares 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
SPPS (Portugal)
2011/11 Projecto Europeu RICHE – Research into Child Health in Europe (7º Programa Quadro) I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e desafios profissionais em tempos de crise
Universidade de Trás-os-Montes
2011/11 Qual o Lugar da Saúde Mental no Programa nacional de Saúde Escolar? VII Congresso nacional de Psiquiatria
Câmara Municipal de Coimbra (Portugal)
2011/04 Workshop”As relações interpessoais e o comportamento dos adolescentes: a influência dos pais e dos amigos nos comportamentos de saúde dos adolescentes" II Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal)
2010/12 Violência Escolar e Bullying – Da teoria à prática 3º Congresso Nacional de Educação para a saúde, organizado pelo Departamento de Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior
Universidade da Beira Interior (Portugal)
2010/04 O Bullying em Portugal Novas Infâncias - O Bullying
Santa Casa da Misericórdia do Seixal (Portugal)
2010/04 Bullying – Intervenção na Comunidade I Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa (Portugal)
2010/02 A Influência do Grupo de Pares no Bem-Estar dos Adolescentes 8º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
SPPS (Portugal)
2009/04 Felicidade e Comportamentos de Risco 1º Congresso de Saúde e Comportamento dos Países de Língua Portuguesa.
Universidade do Minho (Portugal)
2008/02 Consumo de Substâncias e Isolamento Social durante a Adolescência 7º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde
SPPS (Portugal)
2008/02 Comportamentos de Risco e Felicidade nos Adolescentes Socialmente Isolados I Congresso Internacional em Estudos da Criança – Infâncias Possíveis, Mundos Reais
Universidade do Minho (Portugal)
2006/12 Bullying – Violência nas Escolas Crianças em SOS- agora e depois...
Câmara Municipal de Odemira (Portugal)
2006/12 Dependências na Adolescência Sessões de esclarecimento sobre a toxicodependência no âmbito do Projecto “Accções de Prevenção para Escolas”,
Câmara Municipal e Odivelas (Portugal)
2006/11 Os Adolescentes Portugueses I Encontro Concelhio – Prevenção de Comportamentos de Risco...”Adolescente em Contagem Crescente”
Câmara Municipal de Odivelas (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/02 - 2025/02 Orientação de Estágio Profissional no âmbito da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Orientador
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023/03 - 2024/03 Orientação de Estágio Profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Orientador
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023/03 - 2024/03 Orientação de Estágio Profissional no âmbito da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Orientador
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
2023 - 2024 Desenvolvimento positivo dos jovens – interceção entre comportamentos de estilo de vida saudável e saúde mental
Orientador
Mestrado em Educação Social – Intervenção com Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2023 - 2024 Relatório de Estágio na Federação Portuguesa de Atletismo
Orientador
Mestrado em psicologia CLínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2024 Relatório de Estágio Curricular - Centro de Apoio Social Pisão
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2024 Estágio Curricular - Integra e Voa
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2023 - 2024 A INFLUÊNCIA DA PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA NA SAÚDE MENTAL DAS VÍTIMAS
Orientador
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (Mestrado)
Universidade Europeia, Portugal
2022 - 2024 Educação socioemocional: as práticas de mente-corpo enquanto instrumento de promoção da saúde no contexto escolar e desenvolvimento da consciência humanística nos professores e estudantes
Orientador
Doutoramento em Educação- Especialidade em Educação para a Saúde (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2019 - 2020 O impacto dos Fatores de Risco e de Proteção no Consumo da Substância Álcool em Jovens Acolhidos
Orientador
Mestrado em Educação Socia - Especialização em Intervenção em Crianças e Jovens em Risco (Mestrado)
Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal
2012 - 2013 A AÇÃO DO PSICÓLOGO CLÍNICO NA SAÚDE DOS UNIVERSITÁRIOS
Coorientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Equipa Aventura Social, Portugal

Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2011 - 2012 O Psicólogo Clínico na Saúde dos Estudantes Universitários: Promoção da Saúde e Intervenção Psicológica.
Orientador
Mestrado em Psicologia (Mestrado)
Equipa Aventura Social, Portugal

Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2010 - 2011 A relação do treino das competências sociais e a aprendizagem numa perspetiva inclusiva
Orientador
Mestrado de Educação especial: Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado)
Escola Superior de Educação João de Deus, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2016/06 - 2016/06 Moderadora da Mesa "Comportamentos Violentos"
Congresso
VII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2015/11/02 - 2015/11/04 HBSC Autum Meeting
Encontro
HBSC Autum Meeting
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2011/11/07 - 2011/11/08 Moderadora do Simpósio “Equipa do Projecto Aventura Social – Projectos Desenvolvidos no Âmbito da Investigação na área dos Comportamentos de Saúde dos Adolescentes e Jovens Universitários Portugueses”
Congresso
I Congresso Investigadores em Psicologia: Spin-offs e desafios profissionais em tempos de crise
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2008/11/13 - 2008/11/15 HBSC Focus Group Meeting
Encontro
HBSC Focus Group Meeting
Universiteit Utrecht, Países Baixos
2008/05/15 - 2008/05/17 HBSC Focus Group Meeting & Symposium “25 years of the HBSC Study: Contributions and future challenges
Encontro
HBSC Focus Group Meeting & Symposium “25 years of the HBSC Study: Contributions and future challenges
Universidad de Sevilla, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/02/09 RELAÇÃO DO APOIO FAMILIAR E INTERAÇÕES ONLINE COM AMIGOS, COM O BEM-ESTAR DOS ADOLESCENTES PORTUGUESES, CONSIDERANDO A ESTRUTURA FAMILIAR E O GÉNERO
Arguente principal
CATARINA DE LURDES REIS NICOLAU (Mestrado)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
2023/07/17 A importância do desenvolvimento emocional em contexto de Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: Poderá a Covid-19 ter tido impacto neste desenvolvimento?
Arguente principal
Raquel Filipa Dâmaso Raposo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2023/07/13 Educar para a auto-estima: proposta de intervenção em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico
Arguente principal
Ana Rita Sousa Miguel (Mestrado)
Instituto Politécnico de Beja, Portugal
2022/11 Perfeccionismo e indicadores de saúde e bem-estar em estudantes universitários
Arguente principal
Bruna Filliettaz Rios (Mestrado)
Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Brasil
2015 Grow & Health - Development and Behavior of Adolescents and Young People Newly Joined in the 1st Year of ISCED in Benguela. (Public Higher Education).
Arguente
David Celso (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2013/12 O Psicólogo Clinico no Contexto de Intervenção de um Gabinete de Aconselhamento Psicológico Universitário
Arguente principal
Paulo Guilherme Valadares Cravo (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2013/12 O Psicólogo Clínico no Contexto de Intervenção de um Gabinete de Aconselhamento Psicológico e Promoção da Saúde
Arguente principal
Lídia Manuela Frango dos Santos (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012/11 O Papel do Psicólogo Clinico em Saúde Mental
Arguente principal
Maria Teresa Guimarães Rodrigues Diniz Freire (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012/07 A Inclusão em Escolas com Unidades de Ensino Estruturado: Estudo de Caso numa Escola da Amareleja
Arguente principal
Silvia Marisa Paraíso Teodoro (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012/01 Níveis de Ansiedade e Burnout em Estudantes do Ensino Superior
Arguente principal
Sirlene Aparecida Souza Costa (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012 Níveis de Ansiedade e Depressão em Estudantes do Ensino Superior
Arguente principal
Adriana Soares de Souza (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012 A Psicologia Clínica no Contexto Comunitário com Mulheres Grávidas e/ou Puérperas
Arguente principal
Sónia Maria Alvernaz Mata (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal
2012 Acessibilidade às Escolas do 1.º Ciclo: Um Estudo de Caso no Concelho de Celorico da Beira
Arguente principal
Luísa Maria Gil Fonseca (Mestrado)
Universidade Lusíada de Lisboa, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2010 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro Efetivo

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - Atual Arguente em diversas defesas de teses no Mestrado em Reabilitação Psicomotora Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
2012 - Atual Arguente em júris de defesa de divesas teses no Mestrado em Educação Social- Intervenção em Crianças e Jovens em Risco Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal