Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte
Nomes de citação
- Duarte, Isabel Margarida
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0511-961F-26DA
- ORCID iD
- 0000-0001-7908-5649
Websites
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Inglês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Francês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2000
Concluído
|
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"O relato de discurso na ficação narrativa, Contributos para a construção polifónica de Os Maias de Eça de Queirós" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
1990
Concluído
|
Linguística e Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Alguns Operadores de Agulhagem Comunicativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom, por unanimidade |
1977
Concluído
|
Filologia Românica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"(sem tese)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 valores |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2004/04 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2016 - 2018 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto, Portugal |
2013 - 2016 | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - 2018 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade do Porto, Portugal |
2014 - 2016 | Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente | Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/12/01 - 2024/05/31 | Romance Languages for Slavic-speaking university students
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
Em curso
|
2018 - 2018 | Dinamização de ação de formação no Centro de Formação de Associação de Escolas Aurélio da Paz dos Reis
FLUP/PS-CPS/2018-73301
Investigador responsável
|
|
2012 - 2016 | Atenuación en el español y el portugués (Es.Por.Atenuación)
Es.Por.Atenuación
Investigador responsável
|
|
2013 - 2015 | Estudos sobre os discursos dos media na USP e na UP: implicações teóricas e práticas.
63IT41G0
Investigador
|
|
2013 - 2013 | Protocolo_FLUP_IGE protocolo de Colaboração entre a Inspecção-Geral da Educação e a Faculdade de Letras da Universidade do
Porto
Protocolo_FLUP_IGE
Outra
|
|
2013 - 2013 | Protocolo_FLUP_GAVE protocolo de Colaboração entre o Gabinete de Avaliação Educacional e a Faculdade de Letras da Universidade
do Porto
Protocolo_FLUP_GAVE
Outra
|
|
2011 - 2013 | FADO: Find a delightful opportunity to learn portuguese through internet and songs
2011-1-IT2-GRU06-24012 2
Investigador responsável
|
|
2003 - 2007 | Centro de Linguística da Universidade do Porto
POCTI/0022/2003
Investigador
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2009 - 2009 | Avaliação externa das escolas
FLUP/PS-CPS/2009-271
Investigador
|
|
2007 - 2007 | Protocolo de Colaboração entre a Inspecção-Geral da Educação e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Protocolo_FLUP_IGE
Investigador
|
|
2004 - 2004 | Protocolo de Colaboração entre o Gabinete de Avaliação Educacional e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Protocolo_FLUP_GAVE
Investigador
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Relatório |
|
Tese / Dissertação |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2019/09 - Atual | Voz Autoral e Autonomia na Formação Inicial de Professores de Português como Língua Segunda
Orientador
|
|
2019 - Atual | O texto literário de origem goesa no ensino do PLE: estratégias e propostas metodológicas no desenvolvimento de competências
literária, linguística e intercultural
Orientador
|
|
2019 - Atual | Mudança e variação no ensino de PLA: a segunda pessoa do plural
Orientador
|
|
2019 - Atual | Criação de recursos para o desenvolvimento da compreensão oral em PLE
Orientador
|
|
2019 - Atual | Vantagens da utilização, na aula de Português, de modelos de questionários das provas de exame: estudo de caso
Orientador
|
|
2019 - Atual | Leitura literária e conhecimento linguístico: uma experiência na aula de Português
Orientador
|
|
2019 - Atual | A produção oral nas aulas de PLE na Galiza: sugestões de atividades
Orientador
|
|
2019 - Atual | O uso de imagens para a prática da oralidade num nível inicial da aprendizagem do PLE: uma experiência em Budapeste
Orientador
|
|
2019 - Atual | Marcadores discursivos e desenvolvimento da competência oral em Português Língua Não Materna: um estudo de caso
Orientador
|
|
2019 - Atual | A utilização de crónicas para o desenvolvimento da competência oral em PLE: uma experiência em Budapeste
Orientador
|
|
2019 - Atual | A definir
Orientador
|
|
2018/10 - Atual | Língua portuguesa na formação da identidade cultural em timor leste
Coorientador
|
|
2018 - Atual | O Ensino de Português LE/L2 na África do Sul : dificuldades de falantes de línguas anglo-saxónicas na aquisição e competências
do uso do Português (falsos amigos, léxico e Curriculum Vitae de Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte expressões idiomáticas)
Orientador
|
|
2018 - Atual | Aspetos da interação verbal do português falado em Moçambique
Orientador
|
|
2018 - Atual | PLNM e o desenvolvimento sustentável: A maior lição do mundo - Uso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o ensino
de PLE
Orientador
|
|
2018 - Atual | O uso de audiovisuais na descontrução de estereótipos no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira
Coorientador
|
|
2017/08 - Atual | A abordagem dos temas transversais nas aulas de Português do Ensino Secundário Geral: uma forma de desenvolver a competência
Comunicativa
Orientador
|
|
2017 - Atual | Curso Básico de Teatro - Uma proposta de ensino artístico para o sistema de educação português com base na história, nas necessidades
sociais e com vista à inovação
Coorientador
|
|
2017 - Atual | O lugar da cultura no ensino da língua, na aula de Português Avançado II, na Universidade de Georgetown
Orientador
|
|
2017 - Atual | Como desenvolver a consciência linguística relativamente à existência de interferências do Inglês no Português Língua Segunda
/ Língua de Herança?
Orientador
|
|
2017 - Atual | a definir
Orientador
|
|
2016 - Atual | Planificar para melhorar a escrita - um estudo de caso, defendido
Orientador
|
|
2016 - Atual | Da compreensão à produção oral: discurso informal espontâneo - um estudo de caso no contexto chinês
Orientador
|
|
2016 - Atual | A Literatura Goesa nos currículos e programas de Estudos Portugueses em Goa
Orientador
|
|
2016 - Atual | O diálogo entre a ética e a estética na hermenêutica do texto literário: a poesia de António Gedeão
Orientador
|
|
2016 - Atual | Enjeux sociolinguistique et didactiques de la construcion d'un outil-repère pour l'enseignement du portugais du tourisme pour
les locuteurs non lusophones
Orientador
|
|
2016 - Atual | A construção da escrita nas aulas de português LM e Espanhol LE
Orientador
|
|
2016 - Atual | Reforma curricular no ensino secundário: representações dos professores de PSL/PLE das escolas públicas da RAEM
Orientador
|
|
2016 - Atual | O incentivo à leitura - reflexões sobre algumas práticas
Orientador
|
|
2016 - Atual | Em torno da intertextualidade nas aulas de língua materna e língua estrangeira
Orientador
|
|
2015 - Atual | Desenvolvimento de um material didático para o ensino de compreensão oral de português
para alunos do primeiro ano do departamento de português da Universidade de Hanói
(HANU), Vietname
Orientador
|
|
2015 - Atual | A cultura portuguesa como veículo no ensino/aprendizagem PLE
Orientador
|
|
2015 - Atual | As diferentes regras de uso das formas tu e você e suas influências na compreensão de narrativas literárias: PE e PB
Orientador
|
|
2015 - Atual | Monumentalidade Apócrifa: Discurso, Currículo e Poder
Orientador
|
|
2015 - Atual | As dificuldades dos alunos senegaleses na expressão escrita
Orientador
|
|
2015 - Atual | Língua materna como obstáculo à aprendizagem da língua estrangeira ou segunda em contexto de sala de aula, em Timor
Orientador
|
|
2014 - Atual | A oralidade na sala de aula: estratégias e atividades para o seu ensino em LM e LE
Orientador
|
|
2014 - Atual | Espaço e comunicação na aula de PLE: disposição de estudantes, análise de representações e
experiências
Orientador
|
|
2014 - Atual | Pedagogia da Escrita: a revisão entre pares no ensino-aprendizagem do Português e do
Espanhol LE/2
Orientador
|
|
2013 - Atual | a defenir
Orientador
|
|
2013 - Atual | a defenir
Orientador
|
|
2013 - Atual | A imagem como apoio às aulas de LE e LM
Orientador
|
|
2013 - Atual | A disponibilidade léxica em alunos de ELE de nível A2
Orientador
|
|
2013 - Atual | Mudança e variação da língua: propostas didáticas para a sua valorização na aula de Português
Orientador
|
|
2012 - Atual | O recurso ao humor no ensino-aprendizagem em Português (L1) e do Espanhol (L2)
Orientador
|
|
2012 - Atual | A implementação curricular da disciplina de Português no 10º ano de escolaridade do ensino secundário geral em Timor-Leste
Orientador
|
|
2010 - Atual | Literatura portuguesa pós-colonial como lugar de memória da colonização portuguesa em África
Orientador
|
|
2008 - Atual | A oficina do linguista: o caso de José Gonçalo Herculano de Carvalho na perspectiva da Ciência da Informação
Orientador
|
|
2007 - Atual | Gramática e Competencia: contributos para o estudo da expressão do tempo em textos de alunos
Orientador
|
|
2003 - Atual | Do léxico a possibilidade de campos Isotópicos literários
Orientador
|
|
2018 - 2018 | Emprego de materiais autênticos no ensino de PLE: uma experiência em Leipzig | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | O documento audiovisual em apoio às competências de compreensão e expressão do oral, no ensino aprendizagem do PLE | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | Linguagem visual e linguagem verbal: contributos para o ensino do português e do espanhol | Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2018 - 2018 | O ensino de Português Língua Estrangeira através da cultura: experiências com hispanofalantes | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2013/12 - 2017/12 | Le portugais parlé par les réceptionnistes d’hôtel (portugais européen): description et enseignement à des locuteurs non lusophones
Orientador
|
3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento) |
2010/10 - 2017/07 | : As diferentes regras de uso das formas tu e você e suas influências na compreensão de
narrativas literárias: PB e PE
Orientador
|
: 3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento) |
2014/11 - 2017/01 | Monumentalidade apócrita: discurso, currículo e poder
Orientador
|
3º Ciclo de Estudos em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento) |
2017 - 2017 | Fraseologia e Gestos no Ensino de Português Língua Estrangeira para Hispanofalantes | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | Ensino/ Aprendizagem de Falsos Amigos em Línguas com a mesma origem: Português e Espanhol | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | A compreensão da oralidade ao serviço da aprendizagem de línguas (Português e Espanhol) | Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2017 - 2017 | Deixis espacial: uma abordagem exploratória no contexto de ensino-aprendizagem de Português como Língua Segunda / Língua Estrangeira | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2015/09 - 2016/10 | As pontes entre Didática e Linguística: o possível e o necessário Contributos da Linguística
sincrónica e diacrónica para o ensino implícito da modalidade e dos verbos modais no 1.º
ciclo
Coorientador
|
3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento) |
2016 - 2016 | A abordagem dos temas Transversais nas aulas de Português no Ensino Secundário Geral: Uma forma de desenvolver a competência comunicativa | Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | O diálogo entre a ética e a estética na hermenêutica do texto literário: a poesia de António Gedeão | Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | Da compreensão à produção oral: discurso informal espontâneo em PLE - um estudo de caso no contexto chinês | Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | Planificar para melhorar a escrita - um estudo de caso | Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | (Des)cobrir as palavras: a morfologia como estratégia para incrementar o capital lexical dos alunos | Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | A Oralidade – ferramenta para ensinar e para aprender! | Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização
de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | O uso de estratégias de aprendizagem e a competência oral entre alunos do nível A1.2 | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | Uso da língua Tétum no ensino-aprendizagem do Português LE na Universidade Nacional Timor | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | Desenvolvimento de um material didático para o ensino de compreensão oral de português para alunos do primeiro ano do departamento de português da Universidade de Hanói (HANU), Vietname | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | A Polissemia: uma dificuldade na compreensão escrita em português L2, no contexto de ensino a alunos surdos | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | Interpretação e Produção de Humor em Português Língua Estrangeira | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | O uso do infinitivo flexionado por alunos hispanofalantes de português língua estrangeira de nível B1. Um estudo de caso | Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
|
2016 - 2016 | O uso de estratégias de aprendizagem e a competência oral entre alunos do nível A1.2
Orientador
|
|
2014 - 2015 | Alunos reflexivos: uma meta educativa. Uma proposta de atividade de autoavaliação e
reflexão no âmbito do ensino do Português (LM) e do Espanhol (LE)
Orientador
|
|
2014 - 2015 | As estratégias da compreensão leitora no ensino do português e do espanhol: contributos
teórico-práticos
Orientador
|
|
2014 - 2015 | Estratégias para motivar alunos de uma escola TEIP nas aulas de Língua Materna e de
Língua Estrangeira
Orientador
|
|
2014 - 2015 | As perífrases verbais no ensino-aprendizagem de PLE: um caso em estudo
Orientador
|
|
2014 - 2015 | Trabalho da competência oral na aula de PLE
Orientador
|
|
2012/09 - 2014/07 | Gramática e competência: contributos para o estudo da expressão do tempo em textos de
alunos
Orientador
|
3º ciclo de Didática de Línguas (Doutoramento) |
2010/09 - 2014/06 | Literatura Pós-colonial Portuguesa como Lugar de Memória da Colonização Portuguesa em
África
Coorientador
|
3º ciclo em Literaturas e Culturas Românicas |
2013 - 2014 | O comentário do texto literário no 3º ciclo do Ensino Básico: ética e estética
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Pobre não português - análise etnográfica da política e planificação linguística em Cabo
Verde
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Pobre não português - análise etnográfica da política e planificação linguística em Cabo
Verde
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Uso da Vírgula na frase complexa. Estratégias para melhorar a escrita
Orientador
|
|
2013 - 2014 | O ensino da Cultura Portuguesa a Hispanofalantes
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Aquisição dos Clíticos no Ensino Simultâneo de PLE e PB a Alunos Universitários da Suécia
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Como estimular o gosto pela literatura nas aulas de Português: das teorias às práticas
pedagógicas
Orientador
|
|
2013 - 2014 | A Escola, um espaço privilegiado para a promoção da leitura: reflexões, contributos,
estratégias, experiências e sugestões
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Os marcadores do discurso e a didática da oralidade no ensino do espanhol como língua
estrangeira
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Compreensão oral em aulas de PLE: contributos para atividades no nível C
Orientador
|
|
2013 - 2014 | O papel do professor nas aulas de LM e LE segundo o enfoque por tarefas
Orientador
|
|
2013 - 2014 | O leitor-programador cultural. Viagem à procura da escala para uma inscrição
Orientador
|
|
2013 - 2014 | Os testes de constituência como ferramenta para a identificação das funções sintáticas
centrais: uma experiência com alunos dos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
|
|
2013 - 2014 | O texto coletivo em aula de Português e Língua Estrangeira (Espanhol)
Orientador
|
|
2013 - 2014 | O português como Língua Segunda em Mocambique. Da indedinição conceptual à
problemática de providência do modelo de ensino
Orientador
|
|
2013 - 2014 | As ferramentas informáticas ao serviço do ensino do Português lingua estrangeira na
Roménia
Orientador
|
|
2012 - 2013 | Aproximações didáticas para o desenvolvimento da competência léxico-semântica nas aulas
de Português e Espanhol
Orientador
|
|
2012 - 2013 | O professor de Português em formação inicial e a interação com os alunos: o questionário
pedagógico
Orientador
|
|
2012 - 2013 | Dificuldades dos falantes de russo e polaco (línguas eslavas) aprendizagem da pronúncia do
portugês língua estrangeira
Orientador
|
|
2012 - 2013 | O léxico, estratégias de alargamento na LM e LE no Ensino Básico e Secundário
Orientador
|
|
2012 - 2013 | O Karaoke como ferramente no ensino do PLE
Orientador
|
|
2012 - 2013 | Uma abordagem da regência preposicional (verbos, nomes e adjetivos) na aula de PLE
Orientador
|
|
2012 - 2013 | O uso do jogo dramático no ensino do Português como língua estrangeira
Orientador
|
|
2012 - 2013 | As tarefas finais com Produção Escrita
Coorientador
|
|
2011 - 2012 | Monumentalidade Apócrifa: Discurso, Curriculo e Poder. Uma Experiência de Ensino de
Cultura Portuguesa a Estrangeiros
Orientador
|
|
2011 - 2012 | A Pronominalização no Enriquecimento da Escrita - Contributos de utilização dos pronomes
na expressão escrita
Orientador
|
|
2011 - 2012 | A escola e a promoção da leitura: reflexão sobre uma experiência na aula de português
Orientador
|
|
2011 - 2012 | O código de correção como ferramenta para a promoção da autocorreção e autonomia do
aluno do Ensino Básico
Orientador
|
|
2011 - 2012 | Usos sintáticos da vírgula estratégias de ensino - relato de uma experiência didática
Orientador
|
|
2011 - 2012 | Do mundo para a aula e da aula para o mundo: os meios de comunicação e informação ao
serviço do ensino das línguas
Orientador
|
|
2011 - 2012 | O Ensino-Aprendizagem do futuro do conjuntivo para/por hispanofalantes
Orientador
|
|
2011 - 2012 | Português Língua de Herança: Da Teoria à Prática
Orientador
|
|
2011 - 2012 | As interferências no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol) por um
nativo português
Orientador
|
|
2010 - 2012 | Los metadiscursivos conversacionales en la lengua finlandesa, espanola y portuguesa
Coorientador
|
|
2010 - 2011 | Do campo lexical ao texto: uma proposta para o desenvolvimento da competência de leitura
nas aulas de Português língua materna e Francês língua estrangeira
Orientador
|
|
2009 - 2011 | O Portefólio reflexivo do professor de línguas em formação inicial como estratégia
supervisiva
Coorientador
|
|
2009 - 2011 | O portefólio de aprendizagem nas aulas de português e de francês: revisão e aperfeiçoamento
de texto
Orientador
|
|
2009 - 2011 | Pedagogia do oral: alguns percursos para a formação de professores
Orientador
|
|
2009 - 2011 | O discurso oral em aula: um estudo constrativo entre o portugues e o espanhol
Coorientador
|
|
2010 - 2010 | O uso das canções para fins didácticos
Orientador
|
|
2008 - 2010 | O Diário do Leitor nas disciplinas de Português e de Francês
Orientador
|
|
2008 - 2010 | Representações da Sociedade Colonial de Moçambique em Escritas de Mulheres
Orientador
|
|
2008 - 2010 | A Banda Desenhada como recurso didáctico nas aulas de Língua Materna e de Língua
Estrangeira
Orientador
|
|
2008 - 2010 | A prática do «Relatório de Aula» no contexto da escrita processual
Orientador
|
|
2008 - 2010 | O Desenvolvimento da Compreensão Leitora através do Conto
Coorientador
|
|
2008 - 2010 | A importância do jogo dramático nas aulas de língua
Coorientador
|
|
2005/09 - 2009/01 | Treino do oral formal: entrevista e exposição no 3º ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística |
2008 - 2009 | Os acentos tónico e gráfico nas Línguas Portuguesa e Espanhola
Orientador
|
|
2008 - 2009 | Oralidade na aula de línguas: desenho de materiais
Orientador
|
|
2008 - 2009 | Vânia Madalena Sampaio Faria
Orientador
|
|
2008 - 2009 | A Compreensão Leitora - estudo realizado durante a Iniciação a Prática Profissional de
Português e Espanhol
Coorientador
|
|
2005/02 - 2008/12 | Aspectos da textualização do Discurso Publicitário:: contributo para uma definição
tipológica
Orientador
|
|
2002/10 - 2008/12 | Estrutura e Funcionamento da Interacção Verbal Polémica. Contributo para o Estudo da
Polemicidade em Camilo Castelo Branco
Orientador
|
|
2005/09 - 2008/04 | Entre a sintaxe e o discurso: contributos para uma análise da fragmentaridade em "Ontem não
te vi em Babilónia" de António Lobo Antunes
Orientador
|
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística (Doutoramento) |
2005/09 - 2007/09 | Texto Narrativo / Texto Dramático: uma análise de A Rosa do Adro
Orientador
|
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística (Doutoramento) |
2005/09 - 2007/09 | Um Estudo na Anáfora Nominal a partir da Leitura dos Alunos do Ensino Básico
Orientador
|
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística (Doutoramento) |
2006/06 - 2006/06 | Dimensões Temporais e Aspectuais do Funcionamento dos Discursos. O Estudo Aplicado a
Análise de Relatos de Viagens
Orientador
|
|
2000/04 - 2006/02 | Aspectos do Discurso Ambientalismo nos Media Escrito
Coorientador
|
|
1999 - 2006 | Concepções e Práticas de Avaliação Escrita na Disciplina de Língua Portuguesa
Orientador
|
|
2001 - 2005 | Competencia literária e ensino da língua. Percursos didácticosde leitura de O Ano da Morte
de Ricardo Reis de José Saramago
Orientador
|
|
2000 - 2004 | Instruções de Escrita: Direcções de Trabalho e Critérios de Construção Textual. Uma
abordagem (meta-)cognitiva e discursivo-textual das actividades dos Manuais de Língua
Portuguesa
Orientador
|
Distinções
Outra distinção
1980 | Prémio Teixeira de Pascoaes |