???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte

Nomes de citação

  • Duarte, Isabel Margarida

Identificadores de autor

Ciência ID
0511-961F-26DA
ORCID iD
0000-0001-7908-5649

Websites

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Italiano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2000
Concluído
Doutoramento em Linguística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"O relato de discurso na ficação narrativa, Contributos para a construção polifónica de Os Maias de Eça de Queirós" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
1990
Concluído
Linguística e Ensino do Português (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"Alguns Operadores de Agulhagem Comunicativa" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom, por unanimidade
1977
Concluído
Filologia Românica (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
"(sem tese)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16 valores
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004/04 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2016 - 2018 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto, Portugal
2013 - 2016 Professor Associado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - 2018 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Porto, Portugal
2014 - 2016 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/12/01 - 2024/05/31 Romance Languages for Slavic-speaking university students
Investigador responsável
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Em curso
2018 - 2018 Dinamização de ação de formação no Centro de Formação de Associação de Escolas Aurélio da Paz dos Reis
FLUP/PS-CPS/2018-73301
Investigador responsável
2012 - 2016 Atenuación en el español y el portugués (Es.Por.Atenuación)
Es.Por.Atenuación
Investigador responsável
2013 - 2015 Estudos sobre os discursos dos media na USP e na UP: implicações teóricas e práticas.
63IT41G0
Investigador
2013 - 2013 Protocolo_FLUP_IGE protocolo de Colaboração entre a Inspecção-Geral da Educação e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Protocolo_FLUP_IGE
Outra
2013 - 2013 Protocolo_FLUP_GAVE protocolo de Colaboração entre o Gabinete de Avaliação Educacional e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Protocolo_FLUP_GAVE
Outra
2011 - 2013 FADO: Find a delightful opportunity to learn portuguese through internet and songs
2011-1-IT2-GRU06-24012 2
Investigador responsável
2003 - 2007 Centro de Linguística da Universidade do Porto
POCTI/0022/2003
Investigador

Outro

Designação Financiadores
2009 - 2009 Avaliação externa das escolas
FLUP/PS-CPS/2009-271
Investigador
2007 - 2007 Protocolo de Colaboração entre a Inspecção-Geral da Educação e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Protocolo_FLUP_IGE
Investigador
2004 - 2004 Protocolo de Colaboração entre o Gabinete de Avaliação Educacional e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Protocolo_FLUP_GAVE
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Duarte, Isabel Margarida. "Ensino da oralidade para falantes de alemão: recursos online de português língua estrangeira". Trabalho apresentado em Tecnologias para o português: Actas del V Congreso Internacional de la Sociedad Extremeña de Estudios Portugueses y de la Lusofonía (SEEPLU), 2019.
    Publicado
  2. Faculdade de Letras; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. "Representations, beliefs, and pedagogical practices of EPE teachers". 2018.
  3. Duarte, Isabel Margarida. "Interação na sala de aula de Português Língua Estrangeira: da compreensão à interação, com documentos autênticos". Trabalho apresentado em In Actas do 4º Fórum Internacional do Ensino da Língua Portuguesa na China, Macau, 2018.
    Publicado
  4. Faculdade de Letras. "Ensino da oralidade para falantes de Alemão: recursos online de Português Língua Estrangeira". 2017.
  5. Duarte, Isabel Margarida. "Conversa oral informal, negociação do sentido e linguagem vaga no ensino de PLE". Trabalho apresentado em Cartografías del Portugués: Lengua, Literatura, Cultura y Didáctica en los Espacios Lusófonos / Actas del IV Congreso Internacional de la SEEPLU, Cáceres, 2017.
    Publicado
  6. Duarte, Isabel Margarida. "Conversa oral informal, negociação do sentido e linguagem vaga no ensino de PLE". 2016.
  7. Duarte, Isabel Margarida. "A escrita escolar para expressão de conhecimentos e aprendizagens: um caso em estudo". 2016.
  8. Duarte, Isabel Margarida. "Discours rapporté dans l’oral informel: l’imprécision". 2016.
  9. Duarte, Isabel Margarida. "Atenuação em Português europeu: primeiros passos de um projeto". Trabalho apresentado em VI Coloquio Internacional del Programa EDICE Avances para una discusión sobre las actividades de imagen en discursos en español, 2013.
  10. Duarte, Isabel Margarida. "Le partage du sens dans l’interlocution plurilocuteurs: le pronom personnel “eles”". Trabalho apresentado em Le sens du partage/Le partage du sens Hommage à Maria Helena Araújo Carreira, Paris, 2013.
    Publicado
  11. COUTOS, Marie; HACQUES, François. "Valeur générique et distanciation". Trabalho apresentado em Jornadas Voix et Énonciation, Porto, 2013.
    Publicado
  12. Duarte, Isabel Margarida. "A Troika, a Austeridade e a Crise: processos de modalização linguística em artigos de opinião e em cartoons na imprensa escrita portuguesa". Trabalho apresentado em II jornadas de Análise do Discurso, Porto, 2012.
    Publicado
  13. Duarte, Isabel Margarida. "Política e jornalismo: algumas práticas discursivas". Braga, 2011.
    Publicado
  14. Duarte, Isabel Margarida; Ponce de León, Rogelio. "Reflexão sobre as interferências da aprendizagem do espanhol na competência escrita do português Língua Materna de estudantes da Flup". Porto, 2011.
    Publicado
  15. Duarte, Isabel Margarida. "Treino da compreensão oral e discursos orais informais: algumas reflexões e propostas para o ensino do Português Língua Estrangeira". Trabalho apresentado em Jornadas pedagógicas de Português Estocolmo, 2011.
    Publicado
  16. Duarte, Isabel Margarida. "O ensino do Português Língua Segunda / Língua Estrangeira e a Faculdade de Letras da UP". Trabalho apresentado em Congresso Nacional Mackenzie “Letras em Rede”: Linguagens e Saberes, 2011.
    Publicado
  17. Rohrer, Christian. "Comment la fiction traduit l’oralité en portugais?". Trabalho apresentado em Colloque international Les rapports entre l’oral et lécrit dans les langues romanes, 2011.
    Publicado
  18. Duarte, Isabel Margarida. "Así mismo – asimismo / assim mesmo. Um estudo contrastivo em português e em espanhol". Trabalho apresentado em II Coloquio internacional Marcadores discursivos en las lenguas románicas : un enfoque contrastivo, 2011.
    Publicado
  19. Duarte, Isabel Margarida. "Revisitação do discurso relatado no ensino-aprendizagem do PLE". Trabalho apresentado em 9º congresso alemão de lusitanistas, na Universidade de Viena, 2011.
    Publicado
  20. Duarte, Isabel Margarida. "Formas de tratamento: item gramatical no ensino do Português Língua Materna". Trabalho apresentado em Gramática: História, teorias, aplicações, Porto, 2010.
    Publicado
  21. Duarte, Isabel Margarida. "Le futuro perfeito portugais: inscription textuelle discrète de discours rapporté". Trabalho apresentado em Le texte: modèles, méthodes, perspectives, 2010.
    Publicado
  22. Duarte, Isabel Margarida. "Le discours rapporté dans la presse portugaise, le futuro perfeito et l’effacement énonciatif". Trabalho apresentado em Actes du XXVe Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes, 2010.
    Publicado
  23. Duarte, Isabel Margarida. "La citation partout. A propos d’exemples de citation intersémiotique". 2010.
    Publicado • http://revel.unice.fr/symposia/cidit/index.html?id=459
  24. Duarte, Isabel Margarida. "Gramática, literatura e ensino do Português: uma exemplificação em três tempos". Trabalho apresentado em Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas, 2010.
    Publicado
  25. Duarte, Isabel Margarida. "Futuro perfeito e condicional composto: mediativo no discurso jornalístico em Português Europeu e em Português Brasileiro". Trabalho apresentado em Anais do VI Congresso Internacional da Abralin, 2009.
    Publicado • http://hdl.handle.net/10216/13504
  26. Faculdade de Letras. "Eça de Queirós: evocação de um mundo verdadeiro que nunca existiu". 2008.
  27. Faculdade de Letras. "Ensino do Português: no cruzamento da Literatura e da Linguística". Trabalho apresentado em Actas das III Jornadas Científico-pedagógicas do Português, Coimbra, 2008.
    Publicado
  28. Duarte, Isabel Margarida. ".“Ensino do Português: no cruzamento da Literatura e da Linguística”, in Martins, Cristina, Figueiredo, Albano, Pereira, Isabel e Azevedo, Luísa (orgs.) Os Programas de Português dos Ensinos Básico e Secundário, Actas das III Jornadas Científico-pedagógicas do Português.". 2008.
  29. Duarte, Isabel Margarida. "Noms d’adresse dans le discours indirect libre de Os Maias: traductions espagnoles et française". Trabalho apresentado em Estudios Hispánicos I, Lingüística y Didáctica, Bucareste, 2008.
    Publicado
  30. Duarte, Isabel Margarida. "Emoção e argumentação: futuro perfeito nos títulos de notícias". Trabalho apresentado em Anais do III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso – Emoções, ethos e argumentação, 2008.
    Publicado
  31. Duarte, Isabel Margarida. "Competência literária e intertextualidade". Trabalho apresentado em Da Galiza a Timor: a lusofonia em foco, Santiago de Compostela, 2008.
    Publicado
  32. Duarte, Isabel Margarida. "Os media e o ensino da língua materna: algumas convicções fortes". Trabalho apresentado em Comunicación e Cultura en galicia e Portugual, Santiago de Compostela, 2006.
    Publicado
  33. Duarte, Isabel Margarida. "“É possível ler Os Lusíadas no Ensino Básico, in Gramática e Humanismo”,". Trabalho apresentado em Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres, 2005.
    Publicado
  34. Duarte, Isabel Margarida. "O relato de discurso nos últimos romances de Camilo". Trabalho apresentado em 2.º Congresso Internacional de Estudos Camilianos, Vila Nova de Famalicão., 2005.
  35. Duarte, Isabel Margarida. "A Ilustre Casa de Ramires: Maturidade do relato de discurso em Eça de Queirós". Trabalho apresentado em Literatura e História. Actas do Colóquio Internacional, Porto, 2004.
    Publicado
  36. Duarte, Isabel Margarida. "O ensino de Camões e de Os Lusíadas em textos de jornais". Trabalho apresentado em Didáctica das Línguas e Literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento, Coimbra, 2003.
    Publicado
  37. Gumercindo de Souza Neto, Erivaldo; de Oliveira Silva, Giselly; Alves Teixeira Filha, Aguinalda; Patrícia Siqueira Tavares Falcão, Ana; Cunha Filho, Moacyr. "Ensino/aprendizagem da Língua Materna e Media". Trabalho apresentado em Luces en el laberinto audiovisual. Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación, 2003.
    Publicado
  38. Duarte, Isabel Margarida. "O diálogo em Os Maias: encadeamento dos diferentes modos de relatar discurso". Trabalho apresentado em Congresso de Estudos Queirosianos, IV Encontro Internacional de Queirosianos, Coimbra, 2002.
    Publicado
  39. Duarte, Isabel Margarida. "Perspectivas actuais do ensino da língua portuguesa: o lugar da escrita". Trabalho apresentado em II Seminário Internacional em Letras: Memória e Escrita, Rio Grande do Sul, 2002.
  40. Duarte, Isabel Margarida. "As vantagens de uma gramática de texto para o estudo do relato de discurso". Trabalho apresentado em I Jornadas Científico-Pedagógicas de Portuguê, Coimbra, 1999.
    Publicado
  41. Duarte, Isabel Margarida. "Os media na aula de Português. Alguns exemplos". Trabalho apresentado em A Língua Mãe e a Paixão de Aprender. Actas do 2º Encontro de Professores de Português, Porto, 1998.
    Publicado
  42. Duarte, Isabel Margarida. ""A Estrela: Que vozes contam esta história?”". Trabalho apresentado em Vergílio Ferreira, Cinquenta Anos de Vida Literária, Actas do Colóquio Interdisciplinar, Porto, 1995.
    Publicado
  43. Duarte, Isabel Margarida. ""Eça de Queirós: vivacidade do oral repescado para a narrativa"". Trabalho apresentado em Eça e os Maias Cem Anos Depois, Porto, 1990.
Artigo em revista
  1. Sónia Valente Rodrigues; Isabel Margarida Duarte. "Avaliação do conhecimento explícito da língua: verbos de comando de provas do Ensino Básico". Tejuelo. Didáctica de la Lengua y la Literatura. Educación (2022): https://doi.org/10.17398/1988-8430.35.2.137.
    10.17398/1988-8430.35.2.137
  2. Isabel Margarida Duarte; Maria Aldina Marques. "As formas pronominais EU/TU: valor genérico e distanciação". Revista Galega de Filoloxía (2021): https://doi.org/10.17979/rgf.2014.15.0.3626.
    10.17979/rgf.2014.15.0.3626
  3. Isabel Margarida Duarte. "A crise dos refugiados: sequências narrativas e emoção em crónicas/reportagens ou a narrativa ao serviço da persuasão". Comunicação e Sociedade (2020): https://doi.org/10.17231/comsoc.38(2020).2595.
    10.17231/comsoc.38(2020).2595
  4. Aldina Marques; Isabel Margarida Duarte; Alexandra Guedes Pinto; Catarina Pinho; Duarte, Isabel Margarida. "A construção da identidade da Mulher em revistas do Estado Novo". ex aequo - Revista da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres 39 (2019): 71-88. https://doi.org/10.22355/exaequo.2019.39.05.
    10.22355/exaequo.2019.39.05
  5. Duarte, Isabel Margarida. "Pragmática: uma introdução [recensão]". Linguística : Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto XIV (2019): pp. 175-180.
    Publicado
  6. Duarte, Isabel Margarida. "Formas de tratamento e preservação da face em interações verbais online". Revista da Associação Portuguesa de Linguística 5 (2019): pp. 236-249.
    Publicado
  7. Duarte, Isabel Margarida. "Argumentação ad hominem, formas de tratamento e protesto politico". Redis: Revista de Estudos do Discurso 8 (2019): pp. 122-138.
    Publicado
  8. Duarte, Isabel Margarida. "Mother language teaching in Portugal: an interview with João Costa and Isabel Margarida Duarte". Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, 12 2 (2019): pp. 108-119.
    Publicado
  9. Duarte, Isabel Margarida. "Expressions métadiscursives comprenant le verbe portugais dizer". Studii de lingvistica 9 2 (2019): 113-130.
    Publicado
  10. Duarte, I.M.; Marques, M.A.. "Metadiscursive expressions containing the Portuguese verb dizer,Expressions métadiscursives comprenant le verbe portugais dizer". Studii de Lingvistica 9 2 (2019): 113-130. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85082700110&partnerID=MN8TOARS.
  11. Marques, A.; Duarte, I.M.; Pinto, A.G.; Pinho, C.. "The construction of women's identity in magazines during Estado Novo,A construção da identidade da mulher em revistas do Estado Novo". Ex Aequo 39 (2019): 71-88. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85074952383&partnerID=MN8TOARS.
  12. Duarte, Isabel Margarida. "Qu'en est-il du roman graphique portugais? Enjeux linguistiques et culturels". Qu'en est-il du roman graphique portugais? Enjeux linguistiques et culturels 37 2 (2018): pp. 181-193.
    Publicado
  13. Duarte, Isabel Margarida. "Marquers présentatifs dans des intéractions informelles en Portugais Européen". Studia Universitatis Babes-Bolyai Philologia 63 2 (2018): pp. 269-284.
    Publicado
  14. Duarte, Isabel Margarida. "Treino da oralidade na aula de PLE: uma experiência com conversas informais no nível A". Studia Universitatis Babes-Bolyai Philologia 63 2 (2018): pp. 161-170.
    Publicado
  15. Duarte, Isabel Margarida. "Conversa informal e linguagem vaga - "um bocado" e "um bocadinho": contributos para o ensino do Português Língua Estrangeira". Portuguese Language Journal, nº 11, pp. 146-164 (2017):
  16. Duarte, Isabel Margarida; Faculdade de Letras; Duarte, Isabel Margarida. "Alain Rabatel. Pour une lecture linguistique et critique des médias: empathie, éthique, point(s) de vue. Limoges: Lambert-Lucas, 2017: [Recensão]". Linguística : Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, vol. 12, pp. 241-246. 12 (2017): 241-246. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/3439.
    Publicado
  17. Duarte, Isabel Margarida. "Estratégias de aprendizagem e desempenho oral: estudo de caso". Studia Ubb Philologia LXII 4 (2017): pp. 105-116.
    Publicado
  18. Spanoghe, Anne-Marie; Duarte, Isabel Margarida. "Valeurs de Ainda [Encore] en Portugais et leurs équivalents en Espagnol". Studia Ubb Philologia LXII 4 (2017): 63-76.
    Publicado • 10.24193/subbphilo.2017.4.05
  19. Marques, M.A.; Duarte, I.M.. "Lá, mitigation marker in informal interactions in European Portuguese,Lá, atenuador em interações informais do Português Europeu,„Lá", marcator de atenuare în interactiuni informaie în Portugheza Europeana". Studia Universitatis Babes-Bolyai Sociologia 62 4 (2017): 17-34. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85039722388&partnerID=MN8TOARS.
    10.24193/subbphilo.2017.4.02
  20. Baptista, L.C.; Duarte, I.M.; Carvalho, Â.. "Language learning strategies and oral performance: a case study,Estratégias de aprendizagem e desempenho oral: Estudo de caso,Strategii de înva¿are în exprimarea orala: Un studiu de caz". Studia Universitatis Babes-Bolyai Sociologia 62 4 (2017): 105-116. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-85039738290&partnerID=MN8TOARS.
    10.24193/subbphilo.2017.4.08
  21. Duarte, Isabel Margarida. "Análise pragmática do comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributo para uma reflexão sobre a profissionalidade docente". REDIS - Revista de Estudos do Discurso 5 (2016): 70-91.
    Publicado
  22. Duarte, Isabel Margarida. "Discours indirect libre et point de vue: différences selon le genre?". Le discours et la langue, nº 7.1, p. 109-120 (2015):
  23. Duarte, Isabel Margarida. "La construction de l'ethos scientifique: stratégies d'effacement et d'inscription de soi dans des dissertations académiques". REDIS - Revista de Estudos do Discurso 4 (2015): 95-115.
    Publicado
  24. Duarte, Isabel Margarida. "Textos orais: análise da conversa informal e ensino do Português Língua Estrangeira". Todas As Letras Y 17 1 (2015): 56-72.
    Publicado
  25. Duarte, Isabel Margarida. "Janete dos Santos Bessa Neves. Corre Voz no jornalismo do início do século XIX. Estudo semântico-enunciativo do Correio Braziliense e da Gazeta de Lisboa". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 10 (2015): 175-179.
    Publicado
  26. Duarte, Isabel Margarida. "Maria da Graça L. Castro Pinto - A Escrita: o papel da Universidade na sua otimização". Linguarum Arena: Revista do Programa Doutoral em Didática de Línguas da Universidade do Porto 6 (2015): 107-111.
    Publicado
  27. Duarte, Isabel Margarida. "Le dit et le non-dit: chronique d’une démission annoncée (Comment tout de même faire connaître le non-dit: un cas de manipulation journalistique)". Cahiers Internationaux de Symbolisme 134-135 (2014): pp. 67-83.
    Publicado
  28. Duarte, Isabel Margarida. "Modalisation et distance énonciative dans des rapports d'évaluation d'activités de formation de professeurs". REDIS - revista de Estudos do Discurso 3 (2014): 11-30.
    Publicado
  29. Duarte, Isabel Margarida. "Rosa Bizarro, Maria Alfredo Moreira, Cristin Flores. Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino". Revista LINGVARVM ARENA 1 4 (2013): 113-117. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/12010.pdf.
  30. Duarte, Isabel Margarida. "Paulo Nunes da Silva. Tipologias textuais. Como classificar textos e sequências". Revista Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 8 (2013): 263-266. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/11782.pdf.
    Publicado
  31. Duarte, Isabel Margarida. "«Le conditionnel et l’imparfait en portugais européen»". Faits de Langue, nº 40, Ultériorité dans le passé: le conditionnel (Dir. Jacques Brès, Sophie Sarrazin, Sophie Azzopardi) (2012):
  32. Duarte, Isabel Margarida. "«Formas de tratamento em português: entre léxico e discurso»". Matraga. Vol. 18, nº 28 (2011):
  33. Duarte, Isabel Margarida. "Como dá a ficção conta das trocas reais orais?". Revista Eletrônica Jornadas de Análise do Discurso –Redis 1 1 (2011): 14-27 pp.. http://media.wix.com/ugd/b83c41_5d8411ed479a4c1b618ea0a3f2b4cd6a.pdf.
    Publicado
  34. Duarte, Isabel Margarida. "Fred Hailon. Idéologie par voix/e de presse". Revista Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 6 (2011): 205-209.
    Publicado
  35. Duarte, Isabel Margarida. "«La dimension modale de cá et lá en portugais»". Studii ¿i Cercetari Lingvistice, vol. LX (2010):
  36. Duarte, Isabel Margarida. "Langue Française, 163, Dialogisme et marqueurs grammaticaux". Linguística - Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 5 (2010): 231-234. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8985.pdf.
    Publicado
  37. Duarte, Isabel Margarida. "Fred Hailon. Idéologie par voix/e de presse, no 162". LINGVARVM ARENA 1 1 (2010): 135-138. http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8647.pdf.
    Publicado
  38. Duarte, Isabel Margarida. "Georgeta CISLARU, Frédéric PUGNIERE-SAAVEDRA, Frédérique SITRI (Coord.). Analyse de discours et demandesociale. Le cas des écrits de signalement". Península, Revista de Estudos Ibéricos 6 (2009): 176-177.
    Publicado
  39. Duarte, Isabel Margarida. "Le futuro perfeito portugais: un marqueur de médiatif". Faits de Langue 33 (2009): 111-117 pp..
    Publicado
  40. Isabel Margarida Duarte; Duarte, Isabel Margarida. "O relato de discurso nos últimos romances de Camilo". Revista Galega de Filoloxía (2008): 43 pp.-56 pp.. https://doi.org/10.17979/rgf.2008.9.0.5284.
    Publicado • 10.17979/rgf.2008.9.0.5284
  41. Duarte, Isabel Margarida. "Georgeta CISLARU, Frédéric PUGNIERE-SAAVEDRA, Frédérique SITRI (Coord.). Analyse de discours et demandesociale. Le cas des écrits de signalement". Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto 4 1 (2008): 155-161.
    Publicado
  42. Duarte, Isabel Margarida. "Babel Ibérico: Antología de textos críticos sobre la literatura portuguesa traducida en España". Península, Revista de Estudos Ibéricos 5 (2008): 231-233. http://repositorio.up.pt/aberto/bitstream/10216/8579/2/4718.pdf.
    Publicado
  43. Duarte, Isabel Margarida. "«O discurso das personagens em Os Maias: polifonia, modernidade»". Revista da Faculdade de Letras «LÍNGUAS E LITERATURAS», vol. XX, II série, Tomo I (2003): http://repositorio.up.pt/aberto/bitstream/10216/8600/2/3981.pdf.
  44. Duarte, Isabel Margarida. "Ora: um operador de agulhagem comunicativa em O Crime do Padre Amaro". Queirosiana. Estudos sobre Eça de Queirós e a sua Geração 2 (1992): pp. 31-60.
    Publicado
  45. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Villa Celeste', de Hélia Correia". Revista Colóquio/Letras 96 (1987):
    Publicado
  46. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Tarde de mais Mariana', de Filomena Cabral". Revista Colóquio/Letras 96 (1987): 116-117.
    Publicado
  47. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Livros da Índia', de António Barahona". Revista Colóquio/Letras 90 (1986): 96-97.
    Publicado
  48. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Os Sinais da Terra', de Vergílio Alberto Vieira". Revista Colóquio/Letras 90 (1986): 99-100.
    Publicado
  49. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Não Se Chama Chama', de António Torrado". Revista Colóquio/Letras 91 (1986): 88-89.
    Publicado
  50. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Alicerces seguido de Livro de Apontamentos', de António Nobre". Revista Colóquio/Letras 83 (1985): 93-94.
    Publicado
  51. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Corpo Conflito', de Carlos Wallenstein". Revista Colóquio/Letras 84 (1985): 95-96.
    Publicado
  52. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Primeiros Versos e Cartas Inéditas', de António Nobre". Revista Colóquio/Letras 86 (1985): 83.
    Publicado
  53. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Rizoma', de António Barahona". Revista Colóquio/Letras 87 (1985): 89.
    Publicado
  54. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Morrer no Sul', de José Agostinho Baptista". Revista Colóquio/Letras 87 (1985): 90-91.
    Publicado
  55. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Alba', de Gil Nozes de Carvalho". Revista Colóquio/Letras 78 (1984): 95-96.
    Publicado
  56. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Perfeito do Indicativo', de Maria da Graça Varella Cid". Revista Colóquio/Letras 79 (1984): 92-93.
    Publicado
  57. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Falo da Vertigem', de Egito Gonçalves". Revista Colóquio/Letras 81 (1984): 79-80.
    Publicado
  58. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Ode Imperial', de Francisco Palma Dias". Revista Colóquio/Letras 81 (1984): 82-83.
    Publicado
  59. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'A Inércia da Deserção', de Luís Miguel Nava". Revista Colóquio/Letras 72 (1983): 97.
    Publicado
  60. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Correspondência com Cândida Ramos', de António Nobre". Revista Colóquio/Letras 73 (1983): 84-85.
    Publicado
  61. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Interior à Luz', de António Salvado". Revista Colóquio/Letras 75 (1983): 94-95.
    Publicado
  62. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Corpos Radiantes', de E. M. de Melo e Castro". Revista Colóquio/Letras 76 (1983): 75-76.
    Publicado
  63. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'A Água e o Silêncio', de Jacinto de Magalhães". Revista Colóquio/Letras 76 (1983): 78-79.
    Publicado
  64. Duarte, Isabel Margarida; Duarte, Isabel Margarida. "Texto e ante-texto em Mário de Sá-Carneiro: as cartas a Fernando Pessoa". Estudos Contemporâneos 4 (1982): pp. 137-161. http://hdl.handle.net/10216/56371.
    Publicado
  65. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'O Roubador de Água', de João Miguel Fernandes Jorge". Revista Colóquio/Letras 68 (1982): 70.
    Publicado
  66. Duarte, Isabel Margarida. "Recensão crítica a 'Sentimento dum Acidental', de Armando Silva Carvalho". Revista Colóquio/Letras 70 (1982): 71-72.
    Publicado
  67. Duarte, Isabel Margarida. "António Nobre - problemas de uma aproximação cultural". Colóquio/Letras 64 (1981): pp. 31-40.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Duarte, Isabel Margarida. "O comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributos para uma reflexão sobre a profissionalidade docente", REDIS, nº 5, pp.70-91, 2016, http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/14679.pdf.
Capítulo de livro
  1. Cornelia Döll, Christine Hundt, Daniel Reimann. "Português Língua pluricêntrica. Variação e Ensino: diferentes variedades, diferentes públicos.". In Pluricentrismo e heterogeneidade O Ensino do Português como Língua de Herança, Língua de Contato e Língua Estrangeira, 349-362. Tübigen, Alemanha: Narr Francke Attempto Verlag, 2022.
    Publicado
  2. "100 anos a formar professores para formar leitores: Faculdade de Letras da Universidade do Porto". In Comemorações do Centenário da Faculdade de Letras da Universidade do Porto | Conferências, 215-238. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2021.
    Publicado
  3. Sánchez Rei, Xosé Manuel (ed.). "Ainda os marcadores apresentativos em Português Europeu: imagina, repara e olha.". In Estudos sobre gramática e sociolingüística galego-portuguesas., 49-65. Corunha, Espanha: Servizo de Publicacións da Universidade da Coruña, 2021.
    Publicado
  4. "Tempo, espaço e pessoas: aprender língua, literatura e cultura a partir de contos lusófonos". In Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de Estudos Lusófonos na Roménia: perspetivas e desafios, 435-449. Bucareste, Roménia: Universita¿ii din Bucuresti, 2021.
    Publicado
  5. "Revisitação do discurso relatado no ensino-aprendizagem do PLE: proposta de uma abordagem de base comunicativa". In Tempo, espaço e identidade na cultura portuguesa. 40 anos de Estudos Lusófonos na Roménia: perspetivas e desafios, 502-517. Bucareste, Roménia: Universita¿ii din Bucuresti, 2021.
    Publicado
  6. Alexandra Guedes Pinto; Henrique Lopes Cardoso; Isabel Margarida Duarte; Catarina Vaz Warrot; Rui Sousa-Silva. "Biased Language Detection in Court Decisions". 402-410. Springer International Publishing, 2020.
    10.1007/978-3-030-62365-4_38
  7. Duarte, Isabel Margarida. "Gramática, Pragmátca e competência de leitura: valores do futuro perfeito na Internet". In A Linguística na Formação do Professor: das teorias às práticas, pp. 85-95. Portugal: Universidade do Porto. Centro de Linguística, 2019.
    Publicado
  8. Duarte, Isabel Margarida. "Apontamentos linguísticos sobre a poesia de Camilo Pessanha: simples imagens, miragens, sonhos transitórios". In Camilo Pessanha: novas interrogações (150 anos do nascimento), 53-65. Instituto Politécnico de Macau, 2019.
  9. Duarte, Isabel Margarida; Sara Salgado. "Estratégias discursivas do discurso político populista em Portugal: Estado Novo e movimentos nacionalistas atuais". In Linguagens de Poder, pp. 37-55. Húmus e Universidade do Minho, 2019.
    Publicado
  10. Duarte, Isabel Margarida; Maria Aldina Marques. "Lá em sequências narrativas orais". In Estudos atuais de Linguística galego-portuguesa, pp. 211-238. Edicións Laiovento, 2019.
    Publicado
  11. Duarte, Isabel Margarida. "Português, Língua pluricêntrica: formação de professores de PLE na Universidade do Porto". In As variedades do português no ensino de português língua não materna, pp. 211-238. Tübingen: Gunter Narr, 2019.
    Publicado
  12. Duarte, Isabel Margarida; Rogelio Ponce de León Romeo. "Pois e pues como partículas discursivas: determinação de usos em português e em espanhol". In Marcadores discursivos e(m) Tradução 2, pp. 41-72. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019.
    Publicado
  13. Duarte, Isabel Margarida. "Interação oral em Português Língua Estrangeira: preparação significativa a partir de necessidades comunicativas". In Para lá da tarefa: implicar os estudantes na aprendizagem de línguas estrangeiras no ensino superior, pp. 116-134. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 2019.
    Publicado
  14. Duarte, Isabel Margarida. "Ensino do português coloquial: desafios do policentrismo". In Pragmática del español hablado. Hacia nuevos horizontes., 489-505. Valencia, Espanha, 2019.
  15. Duarte, Isabel Margarida; Sónia Rodrigues. "A aprendizagem de Português Língua Estrangeira baseada em projetos: os provérbios como base de uma sequência didática". In As línguas estrangeiras no Ensino Superior: propostas didáticas e casos em estudo, pp. 71-90. Porto, Portugal: Universidade do Porto. Faculdade de Letras, 2018.
  16. Duarte, Isabel Margarida. "Óscar Lopes, meu Professor". In Para Óscar Lopes: estudos de linguística, pp. 367-378. Porto: Afrontamento, 2018.
    Publicado
  17. Duarte, Isabel Margarida. "Atenção à língua falada, na obra de Óscar Lopes: «aquela alegria para sempre". In Para Óscar Lopes: estudos de linguística, pp. 145-165. Porto: Afrontamento, 2018.
    Publicado
  18. Duarte, Isabel Margarida. "Ensino de PLE, conversa oral informal e aproximadores". In L'expression de l’imprécision dans les langues romanes, Oana-Dana Balas, Adriana Ciama, Mihai Enachescu, Anamaria Gebaila, Roxana Voicu (éds.). Roménia, 2017.
  19. Duarte, Isabel Margarida. "Portuguese, a polycentric language: which Portuguese should we teach in Foreign Language Classes?". In In Carlos Augusto Baptista de Andrade; Guaraciaba Micheletti and Isabel Roboredo Seara (org.). Memory, Discourse and Technology. São Paulo, Terracota, pp. 208-228.. Brasil, 2016.
  20. Duarte, Isabel Margarida. "Português, Língua Pluricêntrica: Que Português Ensinar Em Aulas De Língua Estrangeira?". Brasil, 2016.
  21. Duarte, Isabel Margarida. "Deixis e valores enunciativo-pragmáticos dos predicados verbais no discurso académico". In co-autoria com Aldina Marques. Portugal, 2016.
  22. Duarte, Isabel Margarida. "Ensino do Português hoje: Brasil e Portugal, distâncias e confluências". In co-autoria Maria de Lurdes Faria dos Santos Paniago. Brasil, 2016.
  23. Duarte, Isabel Margarida. "Ensino de PLE, conversa oral informal e vagueza algumas sugestões". In co-autoria com Ângela Carvalho. Estados Unidos, 2016.
  24. Duarte, Isabel Margarida. "Modalisation, voix, discours rapporté: le futuro perfeito dans la presse portugaise sur Internet". In In Carreia, Maria Helena (ed.) Faits de langue et de discours pour l'expression des modalités, Paris, Université Paris 8, Vincennes, Saint-Denis, pp. 217-232. França, 2015.
  25. Duarte, Isabel Margarida. "Los marcadores assim mesmo (mesmo assim) / asimismo en portugués y en español". In In S. Azzopardi, & S. Sarrazin (Dirs.), Langage et dynamiques du sens: études de linguistique ibéro-romance., 125-141. Bern, Alemanha: Peter Lang, 2015.
  26. Duarte, Isabel Margarida. "Hiperestrutura em textos mediáticos de divulgação científica para crianças". In co-autoria Ramos, Rui e Marques, Aldina. 2015.
  27. Duarte, Isabel Margarida. "Contributions à une grammaire de l'usage en PE : exemples de conversations authentiques". In In A. Curea, C. Papahagi, M. Fekete, S. Moraru, & V. Manole (Eds.), Discours en présence. Hommage à Liana Pop., 69-80. Cluj, Roménia: Presa Universitara Clujeana, 2015.
  28. Duarte, Isabel Margarida. "Conhecer gentes e as suas histórias: a narrativa como forma de persuasão". In Os media e a crise dos refugiados, Agenda de Atividades, pp. 15-16. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) Universidade do Minho, 2015.
    Publicado
  29. Duarte, Isabel Margarida; A. G. Pinto; Faculdade de Letras. "A discursivização do conceito da Troika em artigos da imprensa escrita portuguesa: um espelho do que a Troika é para nós?". In Comunicação Política e Económica: Dimensões cognitivas e discursivas, pp. 469-482. Braga, Portugal: Aletheia, 2015.
    Publicado
  30. Faculdade de Letras. "Cinco sugestões sobre Os Maias de Eça de Queirós". In In I. M. Duarte & O. Figueiredo (Orgs.), Português, Língua e Ensino, 47-75. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2011.
  31. Faculdade de Letras. "Para que serve a noção de dialogismo aos professores de português?". In In I. M. Duarte & O. Figueiredo (Orgs.), Português, Língua e Ensino, 327-343. Porto, Portugal: Universidade do Porto, 2011.
  32. Faculdade de Letras. "Práticas de integração do Português como disciplina transversal". In In M. Teixeira, I. Silva, & L. Santos, L. (Orgs.), Novos desafios no ensino do Português, 183-202. Santarém, Portugal: Escola Superior de Educação de Santarém, 2011.
  33. Faculdade de Letras. "Gramática, Literatura e Ensino do Português: uma exemplificação em três tempos". In In M. H. M. Neves (Org.), As interfaces da gramática (Série Trilhas Linguísticas n.º 18), 279-293. Portugal, 2010.
  34. Duarte, Isabel Margarida. "Unités lexicales idiomatiques, lecture et intercompréhension: quelques exemples du Portugais". In In M. H. Carreira & A. Cristóvão (Dirs.), L’enseignement du portugais et des cultures d’expression portugaise: contribution à un dialogue interculturel (série Travaux et documents), 49-62. Paris, Albânia: Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, 2009.
    Publicado
  35. Faculdade de Letras. ""Ensino da língua portuguesa em Portugal: o texto, no cruzamento dos estudos linguísticos e literários"". In In C. Henriques, D. Simões, & A. P. Ferraz (Orgs.), Língua Portuguesa, Educação & Mudança, 210-232. Rio de Janeiro, Portugal: Editora Europa, 2008.
  36. Duarte, Isabel Margarida. "Termes d’adresse, modalisation et discours rapporté en portugais". In Travaux et Documents “Mignonne, allons voir si la rose...” Termes d’adresse et modalités énonciatives dans les langues romanes, pp. 133 - 146. Paris, França: Université Paris & Vincennes-SaintDenis, 2008.
    Publicado
  37. Faculdade de Letras. ""Proverbes, phraséologies et mémoire interdiscursive dans Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires"". In Concepte trans- si interculturale: Lingvistica, 270-291. Bucareste, Portugal: Editura Universitatii din Bucuresti, 2007.
  38. Faculdade de Letras. ""De la suggestion à l'injonction en portugais: le point de vue du discours rapporté"". In Venez, venez ! De la suggestion à l’injonction dans les langues romanes (série Travaux et documents), 155-176. Paris, Portugal: Université Paris 8 Vincennes – Saint-Denis, 2006.
  39. Duarte, Isabel Margarida. "Algumas citações, comentários e convicções acerca da leitura". In Ensino do Português para o Século XXI, pp. 67-74. Lisboa, Portugal: Edições Colibri /FLUL, 2006.
    Publicado
  40. Duarte, Isabel Margarida. "A transversalidade da narrativa no discurso de imprensa". In Ciências da Linguagem. 30 anos de investigação e ensino, pp. 53-65. Braga: Universidade do Minho, 2006.
    Publicado
  41. Faculdade de Letras. "Falar claro a mentir". In In G. Rio-Torto, O. M. Figueiredo, & F. Silva (Coords.), Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Mário Vilela., 291-299. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2005.
  42. Faculdade de Letras. "O relato de discurso na Crónica de D. João I (I parte) de Fernão Lopes". In In F. I. Fonseca, A. M. Brito, I. M. Duarte, & J. Guimarães (Orgs.), Língua Portuguesa: Estruturas, Usos e Contrastes. Volume Comemorativo dos 25 Anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, 185-198. Porto, Portugal: Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2003.
  43. Duarte, Isabel Margarida. "(Ainda) em torno do discurso indirecto livre". In in Brito, Ana Maria, et al. (org.) Sentidos que a Vida Faz. Estudos para Óscar Lopes, 593-600. Porto, Portugal: Campo das Letras, 1997.
Livro
  1. Faculdade de Letras. A ausência de uma gramática de usos em português europeu: subsídios para a sua construção. Portugal. 2018.
  2. Duarte, Isabel Margarida; Marques, Aldina; Ramos, Rui Lima; Faculdade de Letras. Discurso científico e ideologia na revista do Estado Novo, Portugal Colonial. Portugal. 2018.
  3. Marques, Aldina; Duarte, Isabel Margarida. Dêixis e valores enunciativo-pragmáticos dos predicados verbais no discurso académico. Portugal: Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). 2016.
  4. Faculdade de Letras; Duarte, Isabel Margarida; Marques, Aldina; Pinto, Alexandra. La seconda guerra mondiale e la costruzione dell'identità portoghese nelle riviste dell'Estado Novo. Portugal: Palermo University Press. 2016.
  5. Faculdade de Letras; Duarte, Isabel Margarida. Cá e lá : atenuação, reforço e outros valores modais em PE. Portugal: Mídia Gráfica e Editora. 2014.
  6. Duarte, Isabel Margarida; Figueiredo, Olívia Maria. Apresentação [Teminologia Linguística]. Portugal. 2014.
  7. Duarte, Isabel Margarida. Paulo Nunes da SILVA. Tipologias Textuais - Como Classificar Textos e Sequências. Coimbra: Almedina. 2012.
  8. Duarte, Isabel Margarida; Figueiredo, Olívia Maria. Página de rosto. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2011.
  9. Duarte, Isabel Margarida. Guião de Implementação do programa de Português do Ensino Secundário. Oral.. Portugal. 2011.
  10. Duarte, Isabel Margarida. Português, Língua e Ensino.. Portugal. 2011.
  11. Faculdade de Letras. "La citation partout. A propos d' exemples de citation intersémiotique". Portugal. 2010.
  12. Duarte, Isabel Margarida. Formas de tratamento : item gramatical no ensino do Português Língua Materna. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2010.
  13. Faculdade de Letras. "Emoção e argumentação: futuro perfeito nos títulos de notícias". Portugal. 2008.
  14. Oliveira, Fátima; Duarte, Isabel Margarida. O fascínio da linguagem : actas. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. Centro de Linguística. 2008.
  15. Duarte, Isabel Margarida. O Fascínio da Linguagem.. Portugal. 2008.
  16. Faculdade de Letras. "Os media e o ensino da língua materna: algumas convicções fortes". Portugal. 2006.
  17. Faculdade de Letras. "Terminologia linguística: pragmática e linguística textual". Portugal. 2006.
  18. Duarte, Isabel Margarida; Duarte, Isabel Margarida; Figueiredo, Olívia Maria. Terminologia Linguística: das teorias às práticas. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2006.
  19. Duarte, Isabel Margarida. Projectos Individuais de Leitura – autores portugueses dos séculos XIX e XX. Porto, Portugal: Edições ASA. 2005.
    Publicado
  20. Duarte, Isabel Margarida. Projectos de Leitura, para o 11º/12ª anos de Literatura Portuguesa do Ensino Secundário. Porto, Portugal: Edições ASA. 2005.
    Publicado
  21. Duarte, Isabel Margarida. Da Língua e do Discurso. Portugal. 2004.
  22. Duarte, Isabel Margarida. O Relato de Discurso na Ficção Narrativa - Contributos para a análise da construção polifónica de Os Maias de Eça de Queirós. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian. 2003.
    Publicado
  23. Língua Portuguesa: Estruturas, Usos e Contrastes. Portugal. 2003.
  24. Faculdade de Letras. «O relato do discurso na Crónica da Tomada de Ceuta de Gomes Eanes de Zurara». Portugal. 2002.
  25. Duarte, Isabel Margarida. Apresentação [Actas do Encontro Comemorativo dos 25 anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto]. Portugal: Porto : Universidade do Porto. Faculdade de Letras. 2002.
  26. Duarte, Isabel Margarida; Duarte, Isabel Margarida; Barbosa, Joaquim; Matos, Sérgio; Faculdade de Letras. Actas do Encontro Comemorativo dos 25 Anos do Centro de Linguística da Universidade do Porto, 2 vols.. Portugal. 2002.
  27. Fonseca, Fernanda Irene; Duarte, Isabel Margarida; Faculdade de Letras. A Linguística na Formação do Professor de Português: actas do Colóquio. Portugal. 2001.
  28. Duarte, Isabel Margarida. Gavetas de Leitura. Portugal. 2001.
  29. Duarte, Isabel Margarida. À Descoberta da Língua Portuguesa, para o 8º ano de escolaridade. Edições ASA. 1999.
    Publicado
  30. Maria de Pádua Moreira, Glória; José de Morais Pereira, Maria. À Descoberta da Língua Portuguesa, para o 7º ano de escolaridade, de Anabela Soares Pereira e Maria José Flores. Porto, Portugal: Ediçoes Asa. 1998.
    Publicado
  31. Os Media e a Aprendizagem do Português. Jornal Público. 1996.
  32. Dicionário do Português Básico, sob a direção de Mário Vilela. Porto: Edições ASA. 1990.
  33. Duarte, Isabel Margarida. Português, Língua Materna, para o 8º ano. Porto, Portugal: Contraponto. 1989.
    Publicado
  34. Duarte, Isabel Margarida. Português, Língua Materna, para o 7º ano de escolaridade. Porto, Portugal: Contraponto. 1988.
    Publicado
  35. Duarte, Isabel Margarida. Quem diz? O quê?, livro de Português para o 7º ano de escolaridade. Porto, Portugal: Porto Editora. 1984.
    Publicado
  36. Temas para uma Leitura Actual. Lisboa, Portugal: Editora Anos 80. 1980.
    Publicado
Relatório
  1. Faculdade de Letras. 2011. Oral. Guia de Implementação do Programa de Português do Ensino Básico. http://hdl.handle.net/10216/76057.
Tese / Dissertação
  1. Barbosa, Isabel Manuela de Sousa. "Ensino e aprendizagem da escrita : EOPAVO(S)! : contributos da utilização de um código de apoio à revisão para o desenvolvimento de competências". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/10400.14/14062.
  2. Syder, Maria José Arnaut; Ponce de León Romeo, Rogelio; Duarte, Isabel Margarida. "A compreensão leitora : estudo realizado durante a iniciação à prática profissional de Português e Espanhol". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20097.
  3. Moniz, Lina Marta; Duarte, Isabel Margarida; Ponce de León Romeo, Rogelio. "Os acentos tónicos e gráfico nas línguas portuguesa e espanhola". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10216/20126.
  4. Isabel Margarida Duarte. "O relato de discurso na ficção narrativa: contributos para a análise da construção polifónica de "Os Maias" de Eça de Queirós". Doutoramento, 1999. http://hdl.handle.net/10216/13686.
  5. Duarte, Isabel Margarida. "Alguns operadores de agulhagem comunicativa (na prosa narrativa de Eça de Queirós e José Cardoso Pires)". Mestrado, 1989. http://hdl.handle.net/10216/56179.

Outros

Outra produção
  1. Modalisation et distance énonciative dans des rapports d’évaluation d’activités de formation de professeurs. The analysis of authentic texts increases formal knowledge of its discursiveconfiguration and of its social and communicative circulation, enabling a better pragmatic effectiveness. The report, as a genre, has a high social value, as its circulation is constant in various situations of socio-communicative importance. It is a required as a garantee of the evaluation and the improvement of organizat. 2018. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. http://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3573.
  2. Vantagens de uma gramática de usos para o Português Europeu: alguns exemplos de análise de expressões extraídas de usos orais informais. Taking into account the theoretical assumptions that praise the description of the use of the system and not only of the system in abstract, we will defend the need for a grammar of uses for European Portuguese. Such a description implies dealingwith the complexity, the gradualness of linguistic phenomena, the compulsory contextualization of discourses, both in discursive genres and in their enunc. 2018. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10216/115869.
  3. Como dá a ficção conta das trocas reais orais?. The aim of this paper is to present how, in a group of seven works of narrativefiction, considered credible when it comes to the realism of the colloquial language used, especially in the discourses of the characters, some characteristic of formal and informal discourses are literarily worked. The research starts with the survey of ten particular oral features, collected in a small corpus under co. 2018. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3599.
  4. Le français aujourd'hui : descriptions de la langue et l'enseignement. .. 2018. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/4010.
  5. Rosa BIZARRO, Maria Alfredo MOREIRA, Cristina FLORES. Português Língua Rosa BIZARRO, Maria Alfredo MOREIRA, Cristina FLORES. Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino. Lisboa: LIDEL, 2013. 194p. ISBN-978-972-757-928-0 [Recensão]. .. 2018. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/3970.
  6. Janete dos Santos Bessa NEVES. Corre Voz no jornalismo do início do século XIX. Estudo semântico-enunciativo do Correio Braziliense e da Gazeta de Lisboa. São Paulo: Paco Editorial, 2012. 208 pp. ISBN 978-85-8148-049. .. 2017. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/2676.
  7. Georgeta CISLARU, Frédéric PUGNIERE-SAAVEDRA, Frédérique SITRI (Coord.). Analyse de discours et demande sociale. Le cas des écrits de signalement. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle. Les Carnets du Cediscor, nº 10. 2008. 172 pp. ISBN 978-2-87854-430-5. .. 2017. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/2793.
  8. Jacques BRES, Sylvie MELLET, (orgs.), Langue Française, 163, Dialogisme et marqueurs grammaticaux, Paris, Larousse / Armand Colin, 2009. 176 pp. ISSN 0023-8368. .. 2017. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/2764.
  9. Lá, atenuador em interações informais do português europeu. ‘Lá’, mitigation marker in informal interactions in European Portuguese. Lá is a deictic locative adverb that refers to a space far from the speaker and the hearer, usually outside both field of vision. Based on an enunciative-pragmatic approach we analyse, in informal conversations (corpus: Perfil sociolinguístico da fala bracarense and C-ORAL-ROM), occurrences of a pragmatic usage of ‘lá’ as lin. 2017. Marques, Aldina; Duarte, Isabel Margarida. http://hdl.handle.net/1822/53258.
    Marques, M. A. & Duarte, I. M. (2017). Lá, atenuador em interaçoes informais do portugues europeu. Studia Universitatis Babes-Bolyai, 4, (series Philologia) 17-34. Doi: 10.24193/subbphilo. 2017.4
  10. O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico. Advertising discourse is both a reflection of the context in which it is produced and an agent of change upon it. In the present study, we analysed the advertisements in the magazine Mundo Gráfico with the purpose of identifying some aspects of the Portuguese iden¬tity of the regime Estado Novo, namely the national identity and the individual identity, of the Portuguese man and woman of that time.. 2017. Duarte, Isabel Margarida; Marques, Aldina; Pinto, Alexandra; Pinto, Alexandra Guedes. http://hdl.handle.net/1822/53295.
    10.21747/21833958/red6a4
  11. Fred HAILON. Idéologie par voix/e de presse. Paris: L’Harmattan. Collection “Sémantiques”. 298 pp. ISBN 978-2-296-14018-9. .. 2017. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/2746.
  12. La construction de l'ethos scientifique : stratégies d’ effacement et d'inscription de soi dans des dissertations académiques. Due to the necessity to build the ‘rhetoric of objectivity’, the scientific ethos is nor- mally erased from the surface of the discourse. This process of erasure is obtained through a series of linguistic methods that are widely studied in research on the matter. Nonetheless, this conven- tion of the impersonal reporting, strongly pervasive as a marker of the scientific genre, generates several re. 2017. Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes. http://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3091.
  13. Marion SANDRÉ. Analyser les discours oraux. Approche pluridisciplinaire. Paris: Armand Colin, 2013. 227 pp. ISBN 978-2-200-28859-4. .. 2017. Duarte, Isabel Margarida. http://ojs.letras.up.pt/index.php/EL/article/view/2689.
  14. Análise pragmática do comentário crítico em relatórios de observação de aulas : Contributo para uma reflexão sobre a profissionalidade docente. At present, when considering models for initial teachers training the capacity to reflect on different aspects of teaching is valued. The efficiency of the approaches used to develop this capacity in the students is an open question. Knowledge about the results of the tools used in initial teachers training may be enhanced by the analysis of one of the texts types where the reflexion is transcribe. 2017. Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente. http://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/2975.
  15. Fred Hailon. Idéologie par voix/e de presse [...]. 2014. Duarte, Isabel Margarida. http://hdl.handle.net/10216/61182.
  16. As formas pronominais EU/TU: valor genérico e distanciação. Os modos de presença do locutor no discurso convocam estratégias variadas de discursivização de que decorre uma instabilidade enunciativa fundamental. Analisando um corpus de interações orais, estudaremos os valores generalizantes de "eu" e "tu", em coocorrência com "nós", "a gente", "a pessoa", "uma pessoa", "o pessoal", "as pessoas", sublinhando atensão enunciativa que resulta da conjunção da oc. 2014. Faculdade de Letras; Faculdade de Desporto. http://hdl.handle.net/10216/79177.
  17. Georgeta Cislaru, Frédéric Pugniere-Saavedra, Frédérique Sitri (Coord.). Analyse de discours et demande sociale. Le cas des écrits de signalement [...]. 2014. Duarte, Isabel Margarida. http://hdl.handle.net/10216/22941.
  18. Paulo Nunes da Silva. Tipologias Textuais - Como Classificar Textos e Sequências [...]. 2014. Duarte, Isabel Margarida. http://hdl.handle.net/10216/70960.
  19. Recensão de: Marion SANDRÉ. Analyser les discours oraux. Approche pluridisciplinaire. Paris: Armand Colin, 2013. 227 pp. ISBN 978-2-200-28859-4. 2014. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10216/78707.
  20. Rosa Bizarro, Maria Alfredo Moreira, Cristina Flores. Português Língua Não Materna: Investigação e Ensino [...]. 2014. Duarte, Isabel Margarida. http://hdl.handle.net/10216/70955.
  21. Troika, Austeridade, Crise: modalização linguística em artigos de opinião e cartoons na imprensa escrita portuguesa. In this work, carried out on two corpora of opinion articles and cartoons from Portuguese press around the concepts of troika, austerity and crisis, we studied  aspects of linguistic modality visible in occurrences of the modal verbs poder, dever e parecer and mechanisms such as irony, humor and derision, when they are configured as operators of enunciative involvement and detachment by the enunci. 2013. Faculdade de Letras; Duarte, Isabel Margarida; Pinto, Alexandra Guedes. http://hdl.handle.net/10216/76629.
  22. Recensões. 2008. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10216/8579.
  23. Palavras do falar desataviado de todos os dias em Balada da Praia dos Cães. 2005. Duarte, Isabel Margarida. http://hdl.handle.net/10216/30116.
  24. "Releitura de textos de Fernanda Irene Fonseca, a propósito do romance O Anjo da Tempestade, de Nuno Júdice: linguística, literatura e cultura". 2005. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10216/8673.
  25. A primeira vez que eu li Fantasia para dois coronéis e uma piscina de Mário de Carvalho : Isabel Margarida Duarte. 2004. Duarte, Isabel Margarida. http://hdl.handle.net/10216/23649.
  26. "O discurso das personagens em Os Maias: polifonia, modernidade". 2003. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10216/8600.
  27. "Camilo e o Naturalismo: paródia enunciativa?". 2002. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10216/8741.
  28. "Acordes com outra voz: a partir de «Efeitos de polifonia vocal n'O Primo Basílio» de Óscar Lopes". 1995. Faculdade de Letras. http://hdl.handle.net/10216/8152.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/09 - Atual Voz Autoral e Autonomia na Formação Inicial de Professores de Português como Língua Segunda
Orientador
2019 - Atual O texto literário de origem goesa no ensino do PLE: estratégias e propostas metodológicas no desenvolvimento de competências literária, linguística e intercultural
Orientador
2019 - Atual Mudança e variação no ensino de PLA: a segunda pessoa do plural
Orientador
2019 - Atual Criação de recursos para o desenvolvimento da compreensão oral em PLE
Orientador
2019 - Atual Vantagens da utilização, na aula de Português, de modelos de questionários das provas de exame: estudo de caso
Orientador
2019 - Atual Leitura literária e conhecimento linguístico: uma experiência na aula de Português
Orientador
2019 - Atual A produção oral nas aulas de PLE na Galiza: sugestões de atividades
Orientador
2019 - Atual O uso de imagens para a prática da oralidade num nível inicial da aprendizagem do PLE: uma experiência em Budapeste
Orientador
2019 - Atual Marcadores discursivos e desenvolvimento da competência oral em Português Língua Não Materna: um estudo de caso
Orientador
2019 - Atual A utilização de crónicas para o desenvolvimento da competência oral em PLE: uma experiência em Budapeste
Orientador
2019 - Atual A definir
Orientador
2018/10 - Atual Língua portuguesa na formação da identidade cultural em timor leste
Coorientador
2018 - Atual O Ensino de Português LE/L2 na África do Sul : dificuldades de falantes de línguas anglo-saxónicas na aquisição e competências do uso do Português (falsos amigos, léxico e Curriculum Vitae de Isabel Margarida Ribeiro de Oliveira Duarte expressões idiomáticas)
Orientador
2018 - Atual Aspetos da interação verbal do português falado em Moçambique
Orientador
2018 - Atual PLNM e o desenvolvimento sustentável: A maior lição do mundo - Uso dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o ensino de PLE
Orientador
2018 - Atual O uso de audiovisuais na descontrução de estereótipos no ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira
Coorientador
2017/08 - Atual A abordagem dos temas transversais nas aulas de Português do Ensino Secundário Geral: uma forma de desenvolver a competência Comunicativa
Orientador
2017 - Atual Curso Básico de Teatro - Uma proposta de ensino artístico para o sistema de educação português com base na história, nas necessidades sociais e com vista à inovação
Coorientador
2017 - Atual O lugar da cultura no ensino da língua, na aula de Português Avançado II, na Universidade de Georgetown
Orientador
2017 - Atual Como desenvolver a consciência linguística relativamente à existência de interferências do Inglês no Português Língua Segunda / Língua de Herança?
Orientador
2017 - Atual a definir
Orientador
2016 - Atual Planificar para melhorar a escrita - um estudo de caso, defendido
Orientador
2016 - Atual Da compreensão à produção oral: discurso informal espontâneo - um estudo de caso no contexto chinês
Orientador
2016 - Atual A Literatura Goesa nos currículos e programas de Estudos Portugueses em Goa
Orientador
2016 - Atual O diálogo entre a ética e a estética na hermenêutica do texto literário: a poesia de António Gedeão
Orientador
2016 - Atual Enjeux sociolinguistique et didactiques de la construcion d'un outil-repère pour l'enseignement du portugais du tourisme pour les locuteurs non lusophones
Orientador
2016 - Atual A construção da escrita nas aulas de português LM e Espanhol LE
Orientador
2016 - Atual Reforma curricular no ensino secundário: representações dos professores de PSL/PLE das escolas públicas da RAEM
Orientador
2016 - Atual O incentivo à leitura - reflexões sobre algumas práticas
Orientador
2016 - Atual Em torno da intertextualidade nas aulas de língua materna e língua estrangeira
Orientador
2015 - Atual Desenvolvimento de um material didático para o ensino de compreensão oral de português para alunos do primeiro ano do departamento de português da Universidade de Hanói (HANU), Vietname
Orientador
2015 - Atual A cultura portuguesa como veículo no ensino/aprendizagem PLE
Orientador
2015 - Atual As diferentes regras de uso das formas tu e você e suas influências na compreensão de narrativas literárias: PE e PB
Orientador
2015 - Atual Monumentalidade Apócrifa: Discurso, Currículo e Poder
Orientador
2015 - Atual As dificuldades dos alunos senegaleses na expressão escrita
Orientador
2015 - Atual Língua materna como obstáculo à aprendizagem da língua estrangeira ou segunda em contexto de sala de aula, em Timor
Orientador
2014 - Atual A oralidade na sala de aula: estratégias e atividades para o seu ensino em LM e LE
Orientador
2014 - Atual Espaço e comunicação na aula de PLE: disposição de estudantes, análise de representações e experiências
Orientador
2014 - Atual Pedagogia da Escrita: a revisão entre pares no ensino-aprendizagem do Português e do Espanhol LE/2
Orientador
2013 - Atual a defenir
Orientador
2013 - Atual a defenir
Orientador
2013 - Atual A imagem como apoio às aulas de LE e LM
Orientador
2013 - Atual A disponibilidade léxica em alunos de ELE de nível A2
Orientador
2013 - Atual Mudança e variação da língua: propostas didáticas para a sua valorização na aula de Português
Orientador
2012 - Atual O recurso ao humor no ensino-aprendizagem em Português (L1) e do Espanhol (L2)
Orientador
2012 - Atual A implementação curricular da disciplina de Português no 10º ano de escolaridade do ensino secundário geral em Timor-Leste
Orientador
2010 - Atual Literatura portuguesa pós-colonial como lugar de memória da colonização portuguesa em África
Orientador
2008 - Atual A oficina do linguista: o caso de José Gonçalo Herculano de Carvalho na perspectiva da Ciência da Informação
Orientador
2007 - Atual Gramática e Competencia: contributos para o estudo da expressão do tempo em textos de alunos
Orientador
2003 - Atual Do léxico a possibilidade de campos Isotópicos literários
Orientador
2018 - 2018 Emprego de materiais autênticos no ensino de PLE: uma experiência em Leipzig Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 O documento audiovisual em apoio às competências de compreensão e expressão do oral, no ensino aprendizagem do PLE Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 Linguagem visual e linguagem verbal: contributos para o ensino do português e do espanhol Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 - 2018 O ensino de Português Língua Estrangeira através da cultura: experiências com hispanofalantes Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013/12 - 2017/12 Le portugais parlé par les réceptionnistes d’hôtel (portugais européen): description et enseignement à des locuteurs non lusophones
Orientador
3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
2010/10 - 2017/07 : As diferentes regras de uso das formas tu e você e suas influências na compreensão de narrativas literárias: PB e PE
Orientador
: 3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
2014/11 - 2017/01 Monumentalidade apócrita: discurso, currículo e poder
Orientador
3º Ciclo de Estudos em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
2017 - 2017 Fraseologia e Gestos no Ensino de Português Língua Estrangeira para Hispanofalantes Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Ensino/ Aprendizagem de Falsos Amigos em Línguas com a mesma origem: Português e Espanhol Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 A compreensão da oralidade ao serviço da aprendizagem de línguas (Português e Espanhol) Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017 - 2017 Deixis espacial: uma abordagem exploratória no contexto de ensino-aprendizagem de Português como Língua Segunda / Língua Estrangeira Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/09 - 2016/10 As pontes entre Didática e Linguística: o possível e o necessário Contributos da Linguística sincrónica e diacrónica para o ensino implícito da modalidade e dos verbos modais no 1.º ciclo
Coorientador
3º Ciclo de Estudos em Ciências da Linguagem (Doutoramento)
2016 - 2016 A abordagem dos temas Transversais nas aulas de Português no Ensino Secundário Geral: Uma forma de desenvolver a competência comunicativa Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 O diálogo entre a ética e a estética na hermenêutica do texto literário: a poesia de António Gedeão Estudos Literários, Culturais e Interartísticos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Da compreensão à produção oral: discurso informal espontâneo em PLE - um estudo de caso no contexto chinês Ciências da Linguagem (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Planificar para melhorar a escrita - um estudo de caso Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 (Des)cobrir as palavras: a morfologia como estratégia para incrementar o capital lexical dos alunos Ensino de Português no 3.º C Ensino Básico e Ensino Secundário e Língua Estrangeira no Ensino Básico e Secundário (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 A Oralidade – ferramenta para ensinar e para aprender! Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º C. do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 O uso de estratégias de aprendizagem e a competência oral entre alunos do nível A1.2 Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Uso da língua Tétum no ensino-aprendizagem do Português LE na Universidade Nacional Timor Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Desenvolvimento de um material didático para o ensino de compreensão oral de português para alunos do primeiro ano do departamento de português da Universidade de Hanói (HANU), Vietname Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 A Polissemia: uma dificuldade na compreensão escrita em português L2, no contexto de ensino a alunos surdos Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 Interpretação e Produção de Humor em Português Língua Estrangeira Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 O uso do infinitivo flexionado por alunos hispanofalantes de português língua estrangeira de nível B1. Um estudo de caso Português Língua Segunda/Língua Estrangeira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016 - 2016 O uso de estratégias de aprendizagem e a competência oral entre alunos do nível A1.2
Orientador
2014 - 2015 Alunos reflexivos: uma meta educativa. Uma proposta de atividade de autoavaliação e reflexão no âmbito do ensino do Português (LM) e do Espanhol (LE)
Orientador
2014 - 2015 As estratégias da compreensão leitora no ensino do português e do espanhol: contributos teórico-práticos
Orientador
2014 - 2015 Estratégias para motivar alunos de uma escola TEIP nas aulas de Língua Materna e de Língua Estrangeira
Orientador
2014 - 2015 As perífrases verbais no ensino-aprendizagem de PLE: um caso em estudo
Orientador
2014 - 2015 Trabalho da competência oral na aula de PLE
Orientador
2012/09 - 2014/07 Gramática e competência: contributos para o estudo da expressão do tempo em textos de alunos
Orientador
3º ciclo de Didática de Línguas (Doutoramento)
2010/09 - 2014/06 Literatura Pós-colonial Portuguesa como Lugar de Memória da Colonização Portuguesa em África
Coorientador
3º ciclo em Literaturas e Culturas Românicas
2013 - 2014 O comentário do texto literário no 3º ciclo do Ensino Básico: ética e estética
Orientador
2013 - 2014 Pobre não português - análise etnográfica da política e planificação linguística em Cabo Verde
Orientador
2013 - 2014 Pobre não português - análise etnográfica da política e planificação linguística em Cabo Verde
Orientador
2013 - 2014 Uso da Vírgula na frase complexa. Estratégias para melhorar a escrita
Orientador
2013 - 2014 O ensino da Cultura Portuguesa a Hispanofalantes
Orientador
2013 - 2014 Aquisição dos Clíticos no Ensino Simultâneo de PLE e PB a Alunos Universitários da Suécia
Orientador
2013 - 2014 Como estimular o gosto pela literatura nas aulas de Português: das teorias às práticas pedagógicas
Orientador
2013 - 2014 A Escola, um espaço privilegiado para a promoção da leitura: reflexões, contributos, estratégias, experiências e sugestões
Orientador
2013 - 2014 Os marcadores do discurso e a didática da oralidade no ensino do espanhol como língua estrangeira
Orientador
2013 - 2014 Compreensão oral em aulas de PLE: contributos para atividades no nível C
Orientador
2013 - 2014 O papel do professor nas aulas de LM e LE segundo o enfoque por tarefas
Orientador
2013 - 2014 O leitor-programador cultural. Viagem à procura da escala para uma inscrição
Orientador
2013 - 2014 Os testes de constituência como ferramenta para a identificação das funções sintáticas centrais: uma experiência com alunos dos Ensinos Básico e Secundário
Orientador
2013 - 2014 O texto coletivo em aula de Português e Língua Estrangeira (Espanhol)
Orientador
2013 - 2014 O português como Língua Segunda em Mocambique. Da indedinição conceptual à problemática de providência do modelo de ensino
Orientador
2013 - 2014 As ferramentas informáticas ao serviço do ensino do Português lingua estrangeira na Roménia
Orientador
2012 - 2013 Aproximações didáticas para o desenvolvimento da competência léxico-semântica nas aulas de Português e Espanhol
Orientador
2012 - 2013 O professor de Português em formação inicial e a interação com os alunos: o questionário pedagógico
Orientador
2012 - 2013 Dificuldades dos falantes de russo e polaco (línguas eslavas) aprendizagem da pronúncia do portugês língua estrangeira
Orientador
2012 - 2013 O léxico, estratégias de alargamento na LM e LE no Ensino Básico e Secundário
Orientador
2012 - 2013 O Karaoke como ferramente no ensino do PLE
Orientador
2012 - 2013 Uma abordagem da regência preposicional (verbos, nomes e adjetivos) na aula de PLE
Orientador
2012 - 2013 O uso do jogo dramático no ensino do Português como língua estrangeira
Orientador
2012 - 2013 As tarefas finais com Produção Escrita
Coorientador
2011 - 2012 Monumentalidade Apócrifa: Discurso, Curriculo e Poder. Uma Experiência de Ensino de Cultura Portuguesa a Estrangeiros
Orientador
2011 - 2012 A Pronominalização no Enriquecimento da Escrita - Contributos de utilização dos pronomes na expressão escrita
Orientador
2011 - 2012 A escola e a promoção da leitura: reflexão sobre uma experiência na aula de português
Orientador
2011 - 2012 O código de correção como ferramenta para a promoção da autocorreção e autonomia do aluno do Ensino Básico
Orientador
2011 - 2012 Usos sintáticos da vírgula estratégias de ensino - relato de uma experiência didática
Orientador
2011 - 2012 Do mundo para a aula e da aula para o mundo: os meios de comunicação e informação ao serviço do ensino das línguas
Orientador
2011 - 2012 O Ensino-Aprendizagem do futuro do conjuntivo para/por hispanofalantes
Orientador
2011 - 2012 Português Língua de Herança: Da Teoria à Prática
Orientador
2011 - 2012 As interferências no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira (espanhol) por um nativo português
Orientador
2010 - 2012 Los metadiscursivos conversacionales en la lengua finlandesa, espanola y portuguesa
Coorientador
2010 - 2011 Do campo lexical ao texto: uma proposta para o desenvolvimento da competência de leitura nas aulas de Português língua materna e Francês língua estrangeira
Orientador
2009 - 2011 O Portefólio reflexivo do professor de línguas em formação inicial como estratégia supervisiva
Coorientador
2009 - 2011 O portefólio de aprendizagem nas aulas de português e de francês: revisão e aperfeiçoamento de texto
Orientador
2009 - 2011 Pedagogia do oral: alguns percursos para a formação de professores
Orientador
2009 - 2011 O discurso oral em aula: um estudo constrativo entre o portugues e o espanhol
Coorientador
2010 - 2010 O uso das canções para fins didácticos
Orientador
2008 - 2010 O Diário do Leitor nas disciplinas de Português e de Francês
Orientador
2008 - 2010 Representações da Sociedade Colonial de Moçambique em Escritas de Mulheres
Orientador
2008 - 2010 A Banda Desenhada como recurso didáctico nas aulas de Língua Materna e de Língua Estrangeira
Orientador
2008 - 2010 A prática do «Relatório de Aula» no contexto da escrita processual
Orientador
2008 - 2010 O Desenvolvimento da Compreensão Leitora através do Conto
Coorientador
2008 - 2010 A importância do jogo dramático nas aulas de língua
Coorientador
2005/09 - 2009/01 Treino do oral formal: entrevista e exposição no 3º ciclo do Ensino Básico
Orientador
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística
2008 - 2009 Os acentos tónico e gráfico nas Línguas Portuguesa e Espanhola
Orientador
2008 - 2009 Oralidade na aula de línguas: desenho de materiais
Orientador
2008 - 2009 Vânia Madalena Sampaio Faria
Orientador
2008 - 2009 A Compreensão Leitora - estudo realizado durante a Iniciação a Prática Profissional de Português e Espanhol
Coorientador
2005/02 - 2008/12 Aspectos da textualização do Discurso Publicitário:: contributo para uma definição tipológica
Orientador
2002/10 - 2008/12 Estrutura e Funcionamento da Interacção Verbal Polémica. Contributo para o Estudo da Polemicidade em Camilo Castelo Branco
Orientador
2005/09 - 2008/04 Entre a sintaxe e o discurso: contributos para uma análise da fragmentaridade em "Ontem não te vi em Babilónia" de António Lobo Antunes
Orientador
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística (Doutoramento)
2005/09 - 2007/09 Texto Narrativo / Texto Dramático: uma análise de A Rosa do Adro
Orientador
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística (Doutoramento)
2005/09 - 2007/09 Um Estudo na Anáfora Nominal a partir da Leitura dos Alunos do Ensino Básico
Orientador
Curso Integrado de Estudos Pós-Graduados em Linguística (Doutoramento)
2006/06 - 2006/06 Dimensões Temporais e Aspectuais do Funcionamento dos Discursos. O Estudo Aplicado a Análise de Relatos de Viagens
Orientador
2000/04 - 2006/02 Aspectos do Discurso Ambientalismo nos Media Escrito
Coorientador
1999 - 2006 Concepções e Práticas de Avaliação Escrita na Disciplina de Língua Portuguesa
Orientador
2001 - 2005 Competencia literária e ensino da língua. Percursos didácticosde leitura de O Ano da Morte de Ricardo Reis de José Saramago
Orientador
2000 - 2004 Instruções de Escrita: Direcções de Trabalho e Critérios de Construção Textual. Uma abordagem (meta-)cognitiva e discursivo-textual das actividades dos Manuais de Língua Portuguesa
Orientador
Distinções

Outra distinção

1980 Prémio Teixeira de Pascoaes