???global.info.a_carregar???
Vitor Jorge Ramos Rocio has habilitation from Universidade Aberta since 2022, finished his PhD in Computer Science in 2002 at Universidade Nova de Lisboa and graduated in Computer Engineering in 1993 at the same university. He is a collaborating researcher at UID-FCT nº 4372, Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) - Universidade Aberta (Portugal) (https://lead.uab.pt/) and a member of INESC TEC (https://www.inesctec.pt/). He is an Associate Professor at Universidade Aberta, Portugal. He published several papers in specialized journals, book chapters and conference proceedings. He works in the areas of Engineering and Technology Sciences with focus on Elearning technologies and Human Language Technologies. ------- É agregado pela Universidade Aberta desde 2022, concluiu o Doutoramento em Informática em 2002 pela Universidade Nova de Lisboa e a Licenciatura em Engenharia Informática em 1993 pela mesma Universidade. É Professor Professor Associado na Universidade Aberta. Publicou vários artigos em revistas especializadas, capítulo(s) de livros e atas de conferências. Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Tecnologias de Elearning e Tecnologias das Línguas Humanas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vitor Jorge Ramos Rocio

Nomes de citação

  • Rocio, Vitor

Identificadores de autor

Ciência ID
0418-C5A8-59E2
ORCID iD
0000-0002-3314-898X

Endereços de correio eletrónico

  • vitor.rocio@uab.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 213916300 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Departamento de Ciências e Tecnologia. Rua da Escola Politécnica, nº 141-147, 1269-001, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2022/04/08 - 2022/06/22
Concluído
Ciência e Tecnologia Web (Título de Agregado)
Especialização em Informática
Universidade Aberta, Portugal
"O Campus Virtual numa Universidade de EaD: A perspetiva tecnológica (lição)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade / Unanimous approval
1995 - 2002
Concluído
Doutoramento em Informática (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Infra-estrutura sintáctica para detecção e correcção de falhas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1988 - 1993
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2003/01 - 2011/12 Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta, Portugal
2011/12/21 - 2019/12/16 Pró-Reitor Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1995/04/01 - 1999/03/31 MÉTODOS LÓGICO-ESTATÍSTICOS PARA PROCESSAMENTO DE PORTUGUÊS ESCRITO
PRAXIS XXI/BD/2908/94
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2021/11/01 - 2024/11/01 HYBOT - Enhancing hybrid teaching in higher education through chatbots
Investigador
Kaunas Polytechnic Institute, Lituânia

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Em curso
2022/10/01 - 2024/09/30 ASSISTANT - Challenge Based Learning in AI Enhanced Digital Transformation Curricular
Investigador
Kaunas Polytechnic Institute, Lituânia

Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
European Commission
Em curso
2019/10/01 - 2021/09/30 AITL - Artificial Intelligence in Teaching and Learning
KA203-2019-002
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
European Commission
Em curso
2019/09/02 - 2021/08/31 TORTOISE - Desenvolvimento e implementação de um TutOR VirTual inteligente OnlIne no Sistema de Elearning da Universidade Aberta
POCI-05-5762-FSE-000212
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
European Union
2017/07/01 - 2020/12/30 CHIC – Cooperative Holistic View on Internet and Content
5869905.0
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Agência Nacional de Inovação SA
Concluído
2016/11/29 - 2019/11/28 SecVESaD - Secretaria Virtual para o Ensino Superior a Distância
POCI-02-0550-FEDER-021971
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
European Union
Concluído
2016/09/01 - 2019/08/31 CROSSCUT - Cross Curricular Teaching
2016-1-FR01-KA201-024206
Investigador
European Commission
Concluído
2016/07/01 - 2018/12/31 TUTORIA VIRTUAL - o tutor virtual artefacto mediador da aprendizagem no ensino superior online
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/12/15 - 2018/12/14 LikeIT - Sistema de Avaliação do Atendimento
POCI-05-5762-FSE-000062
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
European Union

Agência para a Modernização Administrativa
Concluído
2017/03/01 - 2018/02/28 ePEI - Equipamentos para Engenharia Informática
LISBOA-07-5674-FEDER-000005
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
European Union
Concluído
2016/10/01 - 2017/09/30 Tele-Média-Arte: a telepresença multimodal no suporte do ensino e treino artístico a distância online inclusivo
142793
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2013/07/01 - 2015/12/31 Juiz da terra, juiz de fora Justiça e comunidades num período de transição: 1481-1580.
PTDC/EPH-HIS/4323/2012
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/01 - 2013/02/28 ISTRION --- Melhorando a Tradução Estatística via supervisão
PTDC/EIA-EIA/114521/2009
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Laboratório para a Ciência da Computação e Informática, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barros, C; Rocio, V; Sousa, A; Paredes, H; Teixeira, O. "Proposal of a Context-aware Task Scheduling Algorithm for the Fog Paradigm". 2022.
    10.1109/fmec57183.2022.10062802
  2. Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo; Teixeira, Olavo. "Context-aware task scheduling slgorithm for the Fog paradigm: a model proposal". 2022.
  3. Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo; Rocio, Vitor. "Task scheduling model for fog paradigm". 2021.
    10.48545/advance2021-shortpapers-2
  4. Rocio, Vitor; Bidarra, José. "Enhancement and extension of the printed book: an online gamification model to complement educational textbooks". 2021.
  5. Barros, C; Rocio, V; Sousa, A; Paredes, H. "Job Scheduling in Fog Paradigm - A Proposal of Context-aware Task Scheduling Algorithms". 2020.
    10.1109/icitsi50517.2020.9264945
  6. Barros, C; Rocio, V; Sousa, A; Paredes, H. "Survey on Job Scheduling in Cloud-Fog Architecture". 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141156
  7. Bastos, Glória; Cabral, Pedro Barbosa; Rocio, Vitor. "Social engagement and motivation in a MOOC on school libraries". Trabalho apresentado em ICERI 2019 - 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019
  8. Rocio, Vitor; Marcos, Adérito. "Campus Aberto: o ambiente digital online da Universidade Aberta". Trabalho apresentado em InforAbERTA 2018. Jornadas de Informática, Ansião, 2018.
  9. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; et al. "Empathic mediators for distance learning courses". Trabalho apresentado em ICGI-2018. International Conference on Graphics and Interaction, 2018.
  10. Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamificação numa plataforma social académica: impacto na aprendizagem social em educação a distância". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa, 2018.
    Publicado
  11. Bacelar, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamification badges and ratings: impact in a academic social network". Trabalho apresentado em GamiLearn'17. Workshop on Gamification and Games for Learning, Tenerife, 2017.
    Publicado
  12. Bacelar, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamificação de uma rede social académica universitária". Trabalho apresentado em 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2016.
    Publicado
  13. Rocio, Vitor; Coelho, José. "iMOOC : building a platform from existing software components". Trabalho apresentado em EADTU 2015. The online, open and flexible higher education conference, Hagen, 2015.
    Publicado
  14. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "Building and Exploring Semantic Equivalences Resources". Trabalho apresentado em Language Resources and Evaluation Conference - LREC 2012, Istanbul, 2012.
    Publicado
  15. Carvalho, G; Falé, I; de Matos, DM; Rocio, V. "Searching a Mixed Corpus in the Light of the New Portuguese Orthographic Norm". Trabalho apresentado em PROPOR 2012 - 10th International Conference on Computational Processing of the Portuguese Language, Coimbra, 2012.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-28885-2_6
  16. Carvalho, Gracinda; Matos, David Martins de; Rocio, Vitor. "Robust question answering". Trabalho apresentado em PROPOR 2012 - International Conference on Computational Processing of the Portuguese Language, Coimbra, 2012.
    Publicado
  17. Siqueira, Jucilene de Medeiros; Rocio, Vitor. "Sistema pericial em PROLOG no diagnóstico do potencial agrícola de solos". Trabalho apresentado em VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, Évora, 2011.
    Publicado
  18. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "Improving IdSay: A Characterization of Strengths and Weaknesses in Question Answering Systems for Portuguese". Trabalho apresentado em PROPOR 2010 - International Conference on the Computacional Processing of Portuguese, Porto Alegre, 2010.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-12320-7_1
  19. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "IdSay: Question Answering for Portuguese". 2009.
    10.1007/978-3-642-04447-2_40
  20. Coelho, José; Rocio, Vitor. "Implementação de ferramentas específicas ao Modelo Pedagógico da UAb na Plataforma Moodle". 2009.
  21. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "A course template for undergraduate courses". 2009.
  22. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "Implementation of a learning card in Moodle". 2008.
  23. Caeiro, Sandra; Costa, Fernando Pestana da; Moura, Ana Pinto de; Martinho, Ana Paula; Nicolau, Paula Bacelar; Ramos, Maria do Rosário; Araújo, João; Azeiteiro, Ulisses; Rocio, Vitor. "New challenges for e-learning post-graduation in exact and technological sciences". 2008.
  24. Coelho, José; Rocio, Vitor. "A study on Moodle's performance". 2008.
  25. Rocio, V; Silva, J; Lopes, G. "Detection of strange and wrong automatic part-of-speech tagging". 2007.
  26. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "Document retrieval for question answering: a quantitative evaluation of text preprocessing". 2007.
    10.1145/1316874.1316894
  27. Amador, Filomena; Valadares, Jorge; Coelho, José; Rocio, Vitor; Caetano, Fernando J. P.; Gaspar, Cândido Dias; Ribeiro, Carlos; Remédios, Jaime; Costa, Fernando Pestana da. "Interchanging knowledge and experiments in a learning community in a view of collaborative work". 2007.
  28. Lopes, G; da Silva, J; Rocio, V; Quaresma, P. "TEMA'05: Workshop on Text Mining and Applications". 2005.
    10.1109/epia.2005.341304
Artigo em revista
  1. Bidarra, José; Rocio, Vitor; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho. "Problems and prospects of hybrid learning in higher education". (2023): http://hdl.handle.net/10400.2/14464.
  2. Rocio, Vitor. "Virtual Campus at an DE University: the technological perspective". (2022): https://doi.org/10.34627/rcc.v17i0.281.
    https://doi.org/10.34627/rcc.v17i0.281
  3. "Escalonamento de pedidos no paradigma Fog Computing: proposta de um modelo sensível ao contexto e avaliação do seu desempenho". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação 42 (2021): 93-119. http://dx.doi.org/10.17013/risti.42.93-119.
    10.17013/risti.42.93-119
  4. Ferrão, Eduardo; Bidarra, José; Rocio, Vitor. "Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11234.
    https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021
  5. Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo. "Scheduling in cloud and fog architecture: identification of limitations and suggestion of improvement perspectives". Journal of Information Systems Engineering and Management 5 3 (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9978.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29333/jisem/8429
  6. Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo. "Uma proposta de algoritmo de escalonamento de aplicações móveis sensíveis ao contexto para o paradigma fog computing". Revista de Ciências da Computação 15 (2020): 21-46. http://hdl.handle.net/10400.2/10376.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34627/rcc.v15i0.251
  7. Rocio, Vitor; Wesley, Anila. "Building a chatbot for student support". Revista de Ciências da Computação 15 (2020): 103-114. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/261.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v15i0.261
  8. Saraiva, Fernando Bacelar; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância". RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning 2 1 (2019): 120-153. http://hdl.handle.net/10400.2/8101.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp120-153
  9. Siqueira, Jucilene M.; Rocio, Vitor. "PROLOG-CC: Um Sistema Pericial Difuso Aplicado à Ciência do Solo". Revista de Ciências da Computação 5 (2018): 20-30. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/28.
    Acesso aberto • https://doi.org/10.34627/rcc.v5i0.28
  10. Rocio, V; Coelho, J; Caeiro, S; Nicolau, P; Teixeira, A. "iMOOC on Climate Change: Evaluation of a Massive Open Online Learning Pilot Experience". INTERNATIONAL REVIEW OF RESEARCH IN OPEN AND DISTRIBUTED LEARNING 16 6 (2015): 152-173. https://www.authenticus.pt/P-00K-9TK.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19173/irrodl.v16i6.2160
  11. Leal, Cristina Paula Prata; Rocio, Vitor. "O Elearning e a Computação em Nuvem nas Organizações Empresariais". Revista de Ciências da Computação 9 (2014): 91-103. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/39.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v9i0.39
  12. Cavique, Luís; Rocio, Vitor. "Tecnologias de Informação: provocações e contradições". Revista de Ciências da Computação 4 (2009): 63-72. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/80.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v4i0.80
  13. Rocio, Vítor; Vigário, Edgar. "Exportação de lições Moodle para pacotes SCORM". Revista de Ciências da Computação 2 (2007): 85-97. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/66.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v2i0.66
  14. Lopes, GP; da Silva, JF; Rocio, V; Quaresma, P. "Text Mining and Applications (TEMA 2005) - Introduction". PROGRESS IN ARTIFICIAL INTELLIGENCE, PROCEEDINGS (2005): https://www.authenticus.pt/P-000-6N6.
  15. Rocio, Vitor; Lopes, Gabriel; Clergerie, Eric. "Tabulation for multi-purpose partial parsing". Grammars 4 1 (2001): 41-65. http://hdl.handle.net/10400.2/1800.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Bidarra, José; Rocio, Vitor. "Online gamification devices as extensions of the educational printed book". EADTU, 2022.
  2. Ceres Morais; Daniela Pedrosa; Vitor Rocio; José Cravino; Leonel Morgado. "Using BPMN to Identify Indicators for Teacher Intervention in Support of Self-regulation and Co-regulation of Learning in Asynchronous e-learning". 210-222. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_16
  3. Seixas, Sónia; Rocio, Vitor. "The role of synchronous tools in online learning practices after the pandemics". editado por Hands-on Science, 22-27. Hands-on Science, 2021.
    Publicado
  4. Celestino Barros; Vítor Rocio; André Sousa; Hugo Paredes. "Context-Aware Mobile Applications in Fog Infrastructure: A Literature Review". In Trends and Innovations in Information Systems and Technologies. Springer, Cham., 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-45691-7_29
  5. Pinto, Herbert Laroca; Rocio, Vitor. "Combining Sentiment Analysis Scores to Improve Accuracy of Polarity Classification in MOOC Posts". In Progress in Artificial Intelligence. EPIA 2019. Lecture Notes in Computer Science, 35-46. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-30241-2_4
  6. Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Martinho, Carlos; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Rocio, Vitor. "Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta". In Inovar para a qualidade na educação digital, 22-42. Universidade Aberta, 2019.
    Publicado
  7. Rocio, Vitor; Cavique, Luis; Morgado, Leonel. "A edição científica em português: o caso da Revista de Ciências da Computação". In Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticas, 78-91. Universidade Aberta, 2018.
    Publicado
  8. Caetano, João; Rocio, Vitor; Lori, Nicolas. "O Campus Virtual da Universidade Aberta (UAb) de Portugal como ponte Portugal-Brasil". In Educação a Distância, Qualidade e Convergências: Sujeitos, Conhecimentos, Práticas e Tecnologias, 205-213. São Carlos, Brasil: EduFSCar, 2017.
    Publicado
  9. Rocio, Vitor; Alves, Mário Amado; Jose Gabriel Pereira Lopes; Xavier, Maria Francisca; Vicente, Graça. "Automated Creation of a Medieval Portuguese Partial Treebank". In Text, Speech and Language Technology, 211-227. Springer Netherlands, 2003.
    Publicado • 10.1007/978-94-010-0201-1_12
  10. J. Gabriel Pereira Lopes; Rocio, Vitor; Balsa da Silva, João. "Superando a incompletude da informação lexical". In Linguística Computacional: Investigação Fundamental e Aplicações. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 1999.
    Publicado
  11. Rocio, Vitor; Gabriel Pereira Lopes. "Análise sintáctica parcial em cascata". In Linguística Computacional: Investigação Fundamental e Aplicações. Lisboa, Portugal: Edições Colibri, 1999.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Caeiro, Sandra Sofia Ferreira da Silva; Dias-Ferreira, Celia; Morgado, Leonel; Zaidan, Virginia; Rego, Isabel Maria Cogumbreiro Estrela; Rocio, Vitor. "Exposição virtual do ensino das ciências e tecnologia em regime de eLearning na Universidade Aberta". Trabalho apresentado em IX Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior - eL@IES, 2021.
Relatório
  1. Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, Helena. 2018. Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório final. http://hdl.handle.net/10400.2/9681.
Tese / Dissertação
  1. Dava, Ednilson Agostinho Bambo. "EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/14105.
  2. Schatz, Jan Paulo Borges. "Automation of the genealogical process: information extraction for GEDCOM files". Mestrado, 2023. http://hdl.handle.net/10400.2/13795.
  3. Chimbinde, Francisco Jaime. "Desenvolvimento de uma aplicação móvel para acesso às informações do portal da Universidade Aberta". Mestrado, 2022. http://hdl.handle.net/10400.2/12711.

Outros

Outra produção
  1. Latent Dirichlet Allocation (LDA). Supplemental information by the authors of the article "Problems and prospects of hybrid learning in Higher Education". 2023. Bidarra, José; Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/13245.
  2. Tools for educational content preparation and delivery. Supplemental information by the authors of the article "Problems and prospects of hybrid learning in Higher Education". 2023. Bidarra, José; Rocio, Vitor; Sousa, Nuno; Rodrigues, João Coutinho. http://hdl.handle.net/10400.2/13244.
  3. Sistemas Computacionais. Componentes e paradigmas computacionais. Vídeo com descrição de parte do tema 1 da UC Sistemas Computacionais: Paradimas e Componentes Computacionais.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14697.
  4. Sistemas Computacionais. Paralelismo (parte 2). Vídeo com descrição de parte do tema 4 da UC Sistemas Computacionais: Paralelismo.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14701.
  5. Microcredencial em Transição e Transformação Digital. Tecnologia Blockchain: exemplos de aplicações. Vídeo com descrição de exemplos de aplicações do módulo sobre tecnologia blockchain da UC Motivação para a Transformação Digital da Pós-Graduação em Transição e Transformação Digital das Organizações.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14713.
  6. Sistemas Computacionais. Paralelismo (parte 1). Vídeo com descrição de parte do tema 4 da UC Sistemas Computacionais: Paralelismo.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14702.
  7. Microcredencial em Transição e Transformação Digital. Tecnologia Blockchain: introdução ao módulo. Vídeo com descrição da introdução ao módulo sobre tecnologia blockchain da UC Motivação para a Transformação Digital da Pós-Graduação em Transição e Transformação Digital das Organizações.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14716.
  8. Provas de Agregação em Informática: lição, relatório e curriculum. Provas de Agregação em Informática, na especialidade de Ciência e Tecnologia Web, apresentadas à Universidade Aberta. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/12121.
  9. Sistemas Computacionais. Introdução à administração de sistemas. Vídeo com descrição do tema 5 da UC Sistemas Computacionais: Introdução à Administração de Sistemas. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14699.
  10. Microcredencial em Transição e Transformação Digital. Tecnologia Blockchain: mecanismo do blockchain. Vídeo com descrição do tema "Mecanismo do blockchain" no módulo sobre tecnologia blockchain da UC Motivação para a Transformação Digital da Pós-Graduação em Transição e Transformação Digital das Organizações.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14714.
  11. Microcredencial em Transição e Transformação Digital. Tecnologia Blockchain: criptografia de chave pública. Vídeo com descrição do tema "Criptografia de chave pública" no módulo sobre tecnologia blockchain da UC Motivação para a Transformação Digital da Pós-Graduação em Transição e Transformação Digital das Organizações.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14715.
  12. Sistemas Computacionais. Desempenho computacional. Vídeo com descrição de parte do tema 1 da UC Sistemas Computacionais: Desempenho computacional.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14700.
  13. Microcredencial em Transição e Transformação Digital. Tecnologia Blockchain: vantagens e limitações. Vídeo com descrição das vantagens e limitações no módulo sobre tecnologia blockchain da UC Motivação para a Transformação Digital da Pós-Graduação em Transição e Transformação Digital das Organizações.. 2022. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/14712.
  14. Tecnologias da comunicação e informação. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é cada vez mais um imperativo na sociedade actual. Saber utilizar um computador, elaborar um documento electrónico, consultar informação na Internet são cada vez mais competências indispensáveis em qualquer actividade humana. Por detrás das funcionalidades que nos permitem realizar estas tarefas, está um conjunto de princípios e tecnol. 2010. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/1586.
  15. Lecture Notes in Artificial Intelligence: Introduction. 2005. Lopes, GP; Ferreira Da Silva, J; Rocio, V; Quaresma, P. https://www.authenticus.pt/P-007-FN2.
    10.1007/11595014_58
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/12/11 - Atual Estudo da utilização da arquitetura Fog Computing para a criação de soluções sensíveis ao contexto
Coorientador
Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2023 Automation of the Genealogical Process: Information Extraction for GEDCOM Files
Orientador
Engenharia Informática e Tecnologia Web (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2023 - 2023 "EduDOMBOS: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do Ensino Superior"
Orientador
Engenharia Informática e Tecnologia Web (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2022 - 2022 Desenvolvimento de uma aplicação móvel para acesso às informações do portal da Universidade Aberta
Orientador
Engenharia Informática e Tecnologia Web (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021 Aplicação "Registo de Atividade de Docentes"
Orientador
Tecnologias e Sistemas Informáticos Web (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021 INTERACTIVE FAQ SYSTEM IN ELEARNING ENVIRONMENT USING CHATBOT
Orientador
Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2020/05/25 Análise de sentimento e desempenho de participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal
Orientador
Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018/09/01 Aplicação Móvel para o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta
Orientador
Tecnologias e Sistemas Informáticos Web (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/01/28 - 2018/02/23 Gamification numa rede social duma universidade virtual: o caso da rede SOL
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2016/09/08 Interface de app para dispositivos móveis de universidade virtual, caso da UAB
Orientador
Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014/05/28 A utilização de plataformas móveis em ambientes escolares
Orientador
Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2012/02/06 Robust Question Answering
Orientador
Informática (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/10 - Atual TEMA’15 – Workshop on Text Mining and Applications, EPIA’15, Coimbra (2015/10)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2013 - Atual TEMA’13 – Workshop on Text Mining and Applications, EPIA’13, Angra do Heroísmo (2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/01 Finite Bases for Semigroup Varieties
Vogal
Manuel Jorge Raminhos Pereira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2020/06/23 Modelo de Smart Places confiável
Vogal
António José Morim Brandão (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/11/13 Virtual tutor: information retrieval in moodle and parametrization via a backoffice application
Arguente principal
Ricardo Jorge Correia Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2017/12/20 Parallel and Distributed Statistical-based Extraction of Relevant Multiwords from Large Corpora
Vogal
Carlos Jorge de Sousa Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/05/19 MAIS(F) Moodle-Android. Interface simplificado para a utilização de fóruns
Vogal
José Maurício Dias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015/09/08 Ontology-based representation, transformation, maintainability and staging of multiuser and multi-domain choreographies in multiple virtual worlds
Vogal
Emanuel Fernando da Cunha Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/07/24 U-Tracer®: O uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior
Vogal
Marta Pinto de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/06/11 Sistemas de Pergunta-Resposta para a Web semântica
Arguente principal
Dora Regina Oliveira Melo (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual IJAIED - International Journal of Artificial Intelligence in Education (1560-4306) Springer
2020 - Atual J.UCS - Journal of Universal Computer Science (0948-6968) Verlag der Technischen Universität Graz
2018 - Atual IRRODL - International Review of Research on Open and Distance Learning (1492-3831) Athabasca University

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Avaliação de relatórios finais de projetos de investigação
Avaliador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2019 Consultoria para o projeto NAU – Co-autoria da Matriz técnico-pedagógica para a plataforma NAU Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Pesquisa e Recuperação de Informação Tecnologias e Sistemas Informáticos Web (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2018 - Atual Sistemas Computacionais Engenharia Informática (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2018 - Atual Laboratório de Programação Engenharia Informática (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2016 - Atual Formação Avançada em Infra-Estrutura Web Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2020 Metodologias de Investigação Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2003/01 - 2008 Estruturas de Dados e Algoritmos Informática (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/01/01 - Atual Secção de Educação a Distância / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Section on Distance Education / Portuguese Society of Education Sciences Member
2019 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócio
1995 - Atual APPIA - Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial