???global.info.a_carregar???
Vitor Jorge Ramos Rocio finished his PhD in Computer Science in 2002 at Universidade Nova de Lisboa and graduated in Computer Engineering in 1993 at the same university. He is an Associate Professor at Universidade Aberta, Portugal. He published several papers in specialized journals, book chapters and conference proceedings. He works in the areas of Engineering and Technology Sciences with focus on Elearning technologies and Human Language Technologies. ------- Concluiu o Doutoramento em Informática em 2002 pela Universidade Nova de Lisboa e a Licenciatura em Engenharia Informática em 1993 pela mesma Universidade. É Professor Professor Associado na Universidade Aberta. Publicou vários artigos em revistas especializadas, capítulo(s) de livros e atas de conferências. Atua na(s) área(s) de Ciências da Engenharia e Tecnologias com ênfase em Tecnologias de Elearning e Tecnologias das Línguas Humanas.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vitor Jorge Ramos Rocio

Nomes de citação

  • Rocio, Vitor

Identificadores de autor

Ciência ID
0418-C5A8-59E2
ORCID iD
0000-0002-3314-898X

Endereços de correio eletrónico

  • vitor.rocio@uab.pt (Profissional)

Telefones

Telefone
  • (351) 213916300 (Profissional)

Moradas

  • Universidade Aberta, Departamento de Ciências e Tecnologia. Rua da Escola Politécnica, nº 141-147, 1269-001, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

  • http://www.univ-ab.pt/departamentos/DCT/detaildocente.php?doc=68 (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências da Engenharia e Tecnologias - Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
1995 - 2002
Concluído
Doutoramento em Informática (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
"Infra-estrutura sintáctica para detecção e correcção de falhas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1988 - 1993
Concluído
Engenharia Informática (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
16
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011/12 - Atual Professor Associado (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
2003/01 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/01 - Atual Director de Unidade Orgânica Universidade Aberta, Portugal
2011/12/21 - 2019/12/16 Pró-Reitor Universidade Aberta, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
1995/04/01 - 1999/03/31 MÉTODOS LÓGICO-ESTATÍSTICOS PARA PROCESSAMENTO DE PORTUGUÊS ESCRITO
PRAXIS XXI/BD/2908/94
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/10/01 - Atual AITL - Artificial Intelligence in Teaching and Learning
KA203-2019-002
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Em curso
2019/09/02 - 2021/08/31 TORTOISE - Desenvolvimento e implementação de um TutOR VirTual inteligente OnlIne no Sistema de Elearning da Universidade Aberta
POCI-05-5762-FSE-000212
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Agência para a Modernização Administrativa
2017/07/01 - 2020/12/30 CHIC – Cooperative Holistic View on Internet and Content
5869905.0
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Agência Nacional de Inovação SA
Concluído
2016/11/29 - 2019/11/28 SecVESaD - Secretaria Virtual para o Ensino Superior a Distância
POCI-02-0550-FEDER-021971
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Agência para a Modernização Administrativa
Concluído
2016/09/01 - 2019/08/31 CROSSCUT - Cross Curricular Teaching
2016-1-FR01-KA201-024206
Investigador
Concluído
2016/07/01 - 2018/12/31 TUTORIA VIRTUAL - o tutor virtual artefacto mediador da aprendizagem no ensino superior online
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
Investigador
Universidade do Algarve Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Portugal

Universidade Aberta, Portugal

Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/12/15 - 2018/12/14 LikeIT - Sistema de Avaliação do Atendimento
POCI-05-5762-FSE-000062
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Agência para a Modernização Administrativa
Concluído
2017/03/01 - 2018/02/28 ePEI - Equipamentos para Engenharia Informática
LISBOA-07-5674-FEDER-000005
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo
Concluído
2016/10/01 - 2017/09/30 Tele-Média-Arte: a telepresença multimodal no suporte do ensino e treino artístico a distância online inclusivo
142793
Investigador
Universidade Aberta, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
2013/07/01 - 2015/12/31 Juiz da terra, juiz de fora Justiça e comunidades num período de transição: 1481-1580.
PTDC/EPH-HIS/4323/2012
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Instituto de Estudos Medievais, Portugal

Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal

Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/03/01 - 2013/02/28 ISTRION --- Melhorando a Tradução Estatística via supervisão
PTDC/EIA-EIA/114521/2009
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal

Universidade Nova de Lisboa Laboratório para a Ciência da Computação e Informática, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo; Rocio, Vitor. "Task scheduling model for fog paradigm". 2021.
    10.48545/advance2021-shortpapers-2
  2. Rocio, Vitor; Bidarra, José. "Enhancement and extension of the printed book: an online gamification model to complement educational textbooks". 2021.
  3. Barros, C; Rocio, V; Sousa, A; Paredes, H. "Job Scheduling in Fog Paradigm - A Proposal of Context-aware Task Scheduling Algorithms". 2020.
    10.1109/icitsi50517.2020.9264945
  4. Barros, C; Rocio, V; Sousa, A; Paredes, H. "Survey on Job Scheduling in Cloud-Fog Architecture". 2020.
    10.23919/cisti49556.2020.9141156
  5. Bastos, Glória; Cabral, Pedro Barbosa; Rocio, Vitor. "Social engagement and motivation in a MOOC on school libraries". Trabalho apresentado em ICERI 2019 - 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Seville, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019
  6. Rocio, Vitor; Marcos, Adérito. "Campus Aberto: o ambiente digital online da Universidade Aberta". Trabalho apresentado em InforAbERTA 2018. Jornadas de Informática, Ansião, 2018.
  7. Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Silva, João Balsa da; Alves, Catarina Bilé; Costa, Ricardo; Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; et al. "Empathic mediators for distance learning courses". Trabalho apresentado em ICGI-2018. International Conference on Graphics and Interaction, 2018.
  8. Saraiva, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamificação numa plataforma social académica: impacto na aprendizagem social em educação a distância". Trabalho apresentado em V Congresso Internacional das TIC na Educação, Lisboa, 2018.
    Publicado
  9. Bacelar, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamification badges and ratings: impact in a academic social network". Trabalho apresentado em GamiLearn'17. Workshop on Gamification and Games for Learning, Tenerife, 2017.
    Publicado
  10. Bacelar, Fernando; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamificação de uma rede social académica universitária". Trabalho apresentado em 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 2016.
    Publicado
  11. Rocio, Vitor; Coelho, José. "iMOOC : building a platform from existing software components". Trabalho apresentado em EADTU 2015. The online, open and flexible higher education conference, Hagen, 2015.
    Publicado
  12. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "Building and Exploring Semantic Equivalences Resources". Trabalho apresentado em Language Resources and Evaluation Conference - LREC 2012, Istanbul, 2012.
    Publicado
  13. Carvalho, G; Falé, I; de Matos, DM; Rocio, V. "Searching a Mixed Corpus in the Light of the New Portuguese Orthographic Norm". Trabalho apresentado em PROPOR 2012 - 10th International Conference on Computational Processing of the Portuguese Language, Coimbra, 2012.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-28885-2_6
  14. Carvalho, Gracinda; Matos, David Martins de; Rocio, Vitor. "Robust question answering". Trabalho apresentado em PROPOR 2012 - International Conference on Computational Processing of the Portuguese Language, Coimbra, 2012.
    Publicado
  15. Siqueira, Jucilene de Medeiros; Rocio, Vitor. "Sistema pericial em PROLOG no diagnóstico do potencial agrícola de solos". Trabalho apresentado em VI Congresso Ibérico de Agro-Engenharia, Évora, 2011.
    Publicado
  16. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "Improving IdSay: A Characterization of Strengths and Weaknesses in Question Answering Systems for Portuguese". Trabalho apresentado em PROPOR 2010 - International Conference on the Computacional Processing of Portuguese, Porto Alegre, 2010.
    Publicado • 10.1007/978-3-642-12320-7_1
  17. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "IdSay: Question Answering for Portuguese". 2009.
    10.1007/978-3-642-04447-2_40
  18. Coelho, José; Rocio, Vitor. "Implementação de ferramentas específicas ao Modelo Pedagógico da UAb na Plataforma Moodle". 2009.
  19. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "A course template for undergraduate courses". 2009.
  20. Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda. "Implementation of a learning card in Moodle". 2008.
  21. Caeiro, Sandra; Costa, Fernando Pestana da; Moura, Ana Pinto de; Martinho, Ana Paula; Nicolau, Paula Bacelar; Ramos, Maria do Rosário; Araújo, João; Azeiteiro, Ulisses; Rocio, Vitor. "New challenges for e-learning post-graduation in exact and technological sciences". 2008.
  22. Coelho, José; Rocio, Vitor. "A study on Moodle's performance". 2008.
  23. Rocio, V; Silva, J; Lopes, G. "Detection of strange and wrong automatic part-of-speech tagging". 2007.
  24. Carvalho, G; de Matos, DM; Rocio, V. "Document retrieval for question answering: a quantitative evaluation of text preprocessing". 2007.
    10.1145/1316874.1316894
  25. Amador, Filomena; Valadares, Jorge; Coelho, José; Rocio, Vitor; Caetano, Fernando J. P.; Gaspar, Cândido Dias; Ribeiro, Carlos; Remédios, Jaime; Costa, Fernando Pestana da. "Interchanging knowledge and experiments in a learning community in a view of collaborative work". 2007.
  26. Lopes, G; da Silva, J; Rocio, V; Quaresma, P. "TEMA'05: Workshop on Text Mining and Applications". 2005.
    10.1109/epia.2005.341304
Artigo em revista
  1. "Escalonamento de pedidos no paradigma Fog Computing: proposta de um modelo sensível ao contexto e avaliação do seu desempenho". RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação 42 (2021): 93-119. http://dx.doi.org/10.17013/risti.42.93-119.
    10.17013/risti.42.93-119
  2. Ferrão, Eduardo; Bidarra, José; Rocio, Vitor. "Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User". (2021): http://hdl.handle.net/10400.2/11234.
    https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021
  3. Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo. "Scheduling in cloud and fog architecture: identification of limitations and suggestion of improvement perspectives". Journal of Information Systems Engineering and Management 5 3 (2020): http://hdl.handle.net/10400.2/9978.
    Acesso aberto • Publicado • 10.29333/jisem/8429
  4. Barros, Celestino Lopes de; Rocio, Vitor; Sousa, André; Paredes, Hugo. "Uma proposta de algoritmo de escalonamento de aplicações móveis sensíveis ao contexto para o paradigma fog computing". Revista de Ciências da Computação 15 (2020): 21-46. http://hdl.handle.net/10400.2/10376.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34627/rcc.v15i0.251
  5. Rocio, Vitor; Wesley, Anila. "Building a chatbot for student support". Revista de Ciências da Computação 15 (2020): 103-114. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/261.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v15i0.261
  6. Saraiva, Fernando Bacelar; Morgado, Lina; Rocio, Vitor. "Gamificação de uma plataforma social académica numa universidade de ensino a distância". RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning 2 1 (2019): 120-153. http://hdl.handle.net/10400.2/8101.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.34627/vol2iss1pp120-153
  7. Rocio, V; Coelho, J; Caeiro, S; Nicolau, P; Teixeira, A. "iMOOC on Climate Change: Evaluation of a Massive Open Online Learning Pilot Experience". INTERNATIONAL REVIEW OF RESEARCH IN OPEN AND DISTRIBUTED LEARNING 16 6 (2015): 152-173. https://www.authenticus.pt/P-00K-9TK.
    Acesso aberto • Publicado • 10.19173/irrodl.v16i6.2160
  8. Leal, Cristina Paula Prata; Rocio, Vitor. "O Elearning e a Computação em Nuvem nas Organizações Empresariais". Revista de Ciências da Computação 9 (2014): 91-103. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/39.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v9i0.39
  9. Cavique, Luís; Rocio, Vitor. "Tecnologias de Informação: provocações e contradições". Revista de Ciências da Computação 4 (2009): 63-72. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/80.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v4i0.80
  10. Rocio, Vítor; Vigário, Edgar. "Exportação de lições Moodle para pacotes SCORM". Revista de Ciências da Computação 2 (2007): 85-97. https://journals.uab.pt/index.php/rcc/article/view/66.
    Acesso aberto • Publicado • 10.34627/rcc.v2i0.66
  11. Rocio, Vitor; Lopes, Gabriel; Clergerie, Eric. "Tabulation for multi-purpose partial parsing". Grammars 4 1 (2001): 41-65. http://hdl.handle.net/10400.2/1800.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ceres Morais; Daniela Pedrosa; Vitor Rocio; José Cravino; Leonel Morgado. "Using BPMN to Identify Indicators for Teacher Intervention in Support of Self-regulation and Co-regulation of Learning in Asynchronous e-learning". 210-222. Springer International Publishing, 2021.
    10.1007/978-3-030-73988-1_16
  2. Celestino Barros; Vítor Rocio; André Sousa; Hugo Paredes. "Context-Aware Mobile Applications in Fog Infrastructure: A Literature Review". In Trends and Innovations in Information Systems and Technologies. Springer, Cham., 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-45691-7_29
  3. Pinto, Herbert Laroca; Rocio, Vitor. "Combining Sentiment Analysis Scores to Improve Accuracy of Polarity Classification in MOOC Posts". In Progress in Artificial Intelligence. EPIA 2019. Lecture Notes in Computer Science, 35-46. Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-30241-2_4
  4. Marcos, Adérito; Carvalho, Elizabeth; Martinho, Carlos; Cláudio, Ana Paula; Carmo, Maria Beatriz; Rocio, Vitor. "Os avatares Maria e João: tutores virtuais na plataforma e-learning da Universidade Aberta". In Inovar para a qualidade na educação digital, 22-42. Universidade Aberta, 2019.
    Publicado
  5. Rocio, Vitor; Cavique, Luis; Morgado, Leonel. "A edição científica em português: o caso da Revista de Ciências da Computação". In Acesso Aberto: da visão à ação: contextos, cenários e práticas, 78-91. Universidade Aberta, 2018.
    Publicado
  6. Caetano, João; Rocio, Vitor; Lori, Nicolas. "O Campus Virtual da Universidade Aberta (UAb) de Portugal como ponte Portugal-Brasil". In Educação a Distância, Qualidade e Convergências: Sujeitos, Conhecimentos, Práticas e Tecnologias, 205-213. São Carlos, Brasil: EduFSCar, 2017.
    Publicado
Relatório
  1. Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, Helena. 2018. Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório final. http://hdl.handle.net/10400.2/9681.

Outros

Outra produção
  1. Tecnologias da comunicação e informação. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é cada vez mais um imperativo na sociedade actual. Saber utilizar um computador, elaborar um documento electrónico, consultar informação na Internet são cada vez mais competências indispensáveis em qualquer actividade humana. Por detrás das funcionalidades que nos permitem realizar estas tarefas, está um conjunto de princípios e tecnol. 2010. Rocio, Vitor. http://hdl.handle.net/10400.2/1586.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2018/12/11 - Atual Estudo da utilização da arquitetura Fog Computing para a criação de soluções sensíveis ao contexto
Coorientador
Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021 Aplicação "Registo de Atividade de Docentes"
Orientador
Tecnologias e Sistemas Informáticos Web (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2021 - 2021 INTERACTIVE FAQ SYSTEM IN ELEARNING ENVIRONMENT USING CHATBOT
Orientador
Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2018 - 2020/05/25 Análise de sentimento e desempenho de participantes em MOOC da Universidade Aberta de Portugal
Orientador
Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2016 - 2018/09/01 Aplicação Móvel para o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta
Orientador
Tecnologias e Sistemas Informáticos Web (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2015/01/28 - 2018/02/23 Gamification numa rede social duma universidade virtual: o caso da rede SOL
Coorientador
Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2014 - 2016/09/08 Interface de app para dispositivos móveis de universidade virtual, caso da UAB
Orientador
Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2012 - 2014/05/28 A utilização de plataformas móveis em ambientes escolares
Orientador
Comunicação Educacional Multimédia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
2006 - 2012/02/06 Robust Question Answering
Orientador
Informática (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015/10 - Atual TEMA’15 – Workshop on Text Mining and Applications, EPIA’15, Coimbra (2015/10)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
2013 - Atual TEMA’13 – Workshop on Text Mining and Applications, EPIA’13, Angra do Heroísmo (2013)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/07/01 Finite Bases for Semigroup Varieties
Vogal
Manuel Jorge Raminhos Pereira (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2020/06/23 Modelo de Smart Places confiável
Vogal
António José Morim Brandão (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2018/11/13 Virtual tutor: information retrieval in moodle and parametrization via a backoffice application
Arguente principal
Ricardo Jorge Correia Costa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
2017/12/20 Parallel and Distributed Statistical-based Extraction of Relevant Multiwords from Large Corpora
Vogal
Carlos Jorge de Sousa Gonçalves (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
2016/05/19 MAIS(F) Moodle-Android. Interface simplificado para a utilização de fóruns
Vogal
José Maurício Dias (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
2015/09/08 Ontology-based representation, transformation, maintainability and staging of multiuser and multi-domain choreographies in multiple virtual worlds
Vogal
Emanuel Fernando da Cunha Silva (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2014/07/24 U-Tracer®: O uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior
Vogal
Marta Pinto de Carvalho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2014/06/11 Sistemas de Pergunta-Resposta para a Web semântica
Arguente principal
Dora Regina Oliveira Melo (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual IJAIED - International Journal of Artificial Intelligence in Education (1560-4306) Springer
2020 - Atual J.UCS - Journal of Universal Computer Science (0948-6968) Verlag der Technischen Universität Graz
2018 - Atual IRRODL - International Review of Research on Open and Distance Learning (1492-3831) Athabasca University

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - Atual Avaliação de relatórios finais de projetos de investigação
Avaliador
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2018 - 2019 Consultoria para o projeto NAU – Co-autoria da Matriz técnico-pedagógica para a plataforma NAU Fundacao para a Computacao Cientifica Nacional, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020 - Atual Pesquisa e Recuperação de Informação Tecnologias e Sistemas Informáticos Web (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2018 - Atual Sistemas Computacionais Engenharia Informática (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2018 - Atual Laboratório de Programação Engenharia Informática (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal
2016 - Atual Formação Avançada em Infra-Estrutura Web Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento) Universidade Aberta, Portugal
2019 - 2020 Metodologias de Investigação Informação e Sistemas Empresariais (Mestrado) Universidade Aberta, Portugal
2003/01 - 2008 Estruturas de Dados e Algoritmos Informática (Licenciatura) Universidade Aberta, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2019 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Sócio
1995 - Atual APPIA - Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial