Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Maria João de Oliveira Antunes Barroso Hortas
Nomes de citação
- Maria João Hortas
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 0310-7ED6-E75D
- ORCID iD
- 0000-0002-3159-8362
- Researcher Id
- ID 0310-7ED6-E75D
Endereços de correio eletrónico
- mjhortas@eselx.ipl.pt (Profissional)
- mjhortas@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telefone
-
- 217115500 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL. Campus de Benfica do IPL , 1549-003, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Geografia Cultural
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/03/23
Concluído
|
Doutoramento em Educação (Doctor)
Especialização em Formacion del pensamiento social, historico y geografico y educacion para la ciudadania.
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
"La formación inicial de maestros en contextos de diversidad cultural: aportaciones desde la didáctica de la Geografía" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente Cum Laude |
2013
Concluído
|
Doutoramento em Geografia Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Educação, Diversidade e Território - O caso da Área Metropolitana de Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com distinção e louvor |
1996
Concluído
|
Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Devolver a Cidade ao Peão - uma via para a revitalização e promoção das áreas centrais das cidades." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom |
1991
Concluído
|
Licenciatura em Geografia, variante em Planeamento Regional e Local (Licenciatura)
Especialização em Ramo de Formação Educacional
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
14 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2021/10/18 - Atual | Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
2017 - Atual | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal |
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal | ||
2004/01 - 2021 | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2001 - 2004 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2000 - 2001 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
1997 - 2000 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1990 - 2001 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2025/02 - Atual | Pró-presidente | Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal | ||
2014/05 - Atual | Coordenadora do curso de Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2014/07 - 2019/12 | Vice-Presidente | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal | ||
2010/03 - 2014/06 | Coordenadora da Licenciatura em Educação Básica | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2024 | Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante.
0
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal |
Em curso
|
2021/09/01 - 2023/03/31 | EI! EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT
residentes em Portugal e requerentes de asilo
Investigador
Universidade de Lisboa Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal
|
Concluído
|
2020 - 2022 | Educación para el futuro y esperanza en la democracia. Repensar la enseñanza de las ciencias sociales en tiempos de cambio.
PID2019-107383RB-I00
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Gobierno de Espana Ministerio de Educación Cultura y Deporte
Em curso
|
2020 - 2021 | Embedding a Democratic Culture Dimension in Teacher Education Programmes (EDCD-TEP)
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Council of Europe European Commission Em curso
|
2018 - 2020 | Projeto de Intervenção Municipal Integrada de Promoção do Sucesso Escolar no Município de Loures
0
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Câmara Municipal de Loures
Em curso
|
2019 - 2019 | MIPEX V (2019) : Outcomes for Policy Change
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Em curso
|
2018 - 2019 | PlayTrain. O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância.
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
|
2017 - 2019 | Integr(Arte) - Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2016 - 2019 | Bellow10 – Early School Leaving
0
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2014 - 2019 | Integr(arte) – Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração.
ISBN 978-989-685-118-7
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2016 - 2018 | Socius (Investigare) - Investigação, Formação e Intervenção Social
N/A
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
Concluído
|
2014 - 2015 | MIPEX IV (2015) Integration policies: Who benefits?
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2012 - 2014 | Estrategias de Formación del Profesorado para Educar en la Participación Ciudadana
0
Investigador
Universidad de Sevilla, Espanha
|
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
|
2012 - 2014 | Success at school through Volunteering
0
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2011 - 2011 | Migrant Integration Policy MIPEX III
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union |
2009 - 2011 | European Diploma in Intercultural Competence
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2008 - 2009 | Educação e Imigração: a integração dos alunos do ensino básico nas escolas do centro histórico de Lisboa
0
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
|
2004 - 2006 | Action Centres For a Culture of Peace And Non-Violence
0
Outra
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
European Union
Concluído
|
2002 - 2004 | Reinventar as Metrópoles Portuguesas: imigrantes e governança urbana
POCTI 38599/GEO/2001
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2001 - 2003 | Enseigner L’union Europeenne en Europe: Creation d'un CD-ROM pour les Enseignents en Sciences Sociales.
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
European Union
Concluído
|
1992 - 1996 | Lisboa Face à Concorrência dos Grandes Centros Urbanos Europeus
PCSH/GEO/189/91
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018 - 2020 | Monitorização e avaliação no âmbito da intervenção municipal integrada de promoção do sucesso escolar do concelho de Loures
na
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Câmara Municipal de Loures
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Edição de livro |
|
Edição de número de revista |
|
Livro |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/11/30 | Desenvolvimento do pensamento histórico com alunos do 2.º CEB: contributos da imaginação e empatia histórica. | VII Encontro de Mestrados e Pós Graduações.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2024/11/30 | Saber ler o espaço geográfico: desenvolvimento de competências espaciais em HGP no 2.º CEB. | VII Encontro de Mestrados e Pós Graduações.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2024/11/30 | Desenvolvimento de competências colaborativas no ensino e aprendizagem da História e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Básico. | VII Encontro de Mestrados e Pós Graduações.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2024/11/30 | Emoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir de questões sociais relevantes. | VII Encontro de Mestrados e Pós Graduações.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2024/10/18 | Entre el aula y el mundo...Construcción de una mirada crítica desde las Ciencias Sociales. | CISOTED24. Congreso Internacional de Ciencias Sociales, Tecnologías y Educación.
Universidad Rey Juan Carlos, la Universidad Complutense de Madrid y la Universidad Autónoma de Madrid. (Madrid, Espanha)
|
2024/09/06 | Diversidade e interculturalidade no ensino da História e da Geografia em Portugal: avanços e limites. | Nápoles, XX Congreso de Ahila, Entre América y Mediterráneo, Actores, ideas, circulaciones en los mundo ibericos.
Universita di Napoli L'Orientale. (Nápoles, Itália)
|
2024/08/27 | Educating geography teachers for cultural diversity: the potential of research methodologies. | 35th International Geographical Congress.
Dublin City University. (Dublin, Irlanda)
|
2024/07/19 | Workshop Diversidade Linguística e Cultural & Inclusão | VIII Congresso Internacional "50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão".
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (l, Portugal)
|
2024/07/18 | Pensar a escola das diversidades a partir de vivências diversas: representações de alunos de 1.º ciclo sobre as estratégias pedagógico didáticas para a inclusão. | VIII Congresso Internacional "50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão".
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2024/07/17 | Integração de imigrantes: Investigação, Políticas e Práticas. Dimensão de Integração: Educação. | 2.ª Escola de Verão Migrações 2024
ISCSP, Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2024/06/06 | Democracia: la construcción de un concepto em alumnos de educación básica (6-10 años) en escuelas del área metropolitana de Lisboa | XI Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales en el ámbito iberoamericano.Nuevos Desafios de la Didáctica
de las Ciencias Sociales.
Universidad Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
|
2024/05/09 | Diversidade linguística e cultural em contextos socioeducativos: desafios e oportunidades. | Celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2024/03/22 | Los resultados de una investigación en la escuela sobre competencias de cultura democrática, interpretados por estudiantes de formación inicial | XXXIV Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, La Didáctica de las Ciencias Sociales en la formación
de docentes
AUPDCS Asociación Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales, Universitat Jaume I e Universitat Rovira
i Virgili (Castelló de la Plana, Espanha)
|
2024/03/21 | De la formación a la investigación en didáctica de las ciencias sociales en la formación inicial de profesores | XXXIV Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, La Didáctica de las Ciencias Sociales en la formación
de docentes
AUPDCS Asociación Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales, Universitat Jaume I e Universitat Rovira
i Virgili (Castelló de la Plana, Espanha)
|
2024/02/09 | Democracia: das conceções dos alunos às práticas na escola básica (6-10 anos) em Portugal | XX Jornadas Internacionales de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Retos de nuestro tiempo. Cambios y continuidades
en la enseñanza de las Ciencias Sociales.
Universidad Autónoma de Barcelona. (Barcelona, Espanha)
|
2024/02/09 | Diversidades, justicia social y convivencia democrática: de las ideas previas de los estudiantes a las prácticas en la formación inicial del profesorado de educación primaria | XX Jornadas Internacionales de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. Retos de nuestro tiempo. Cambios y continuidades
en la enseñanza de las Ciencias Sociales.
Universidad Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2023/11/25 | Invisibilidad a través del paisaje cultural urbano: propuesta de intervención en la ESELx. | 11.º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto. CIED
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/24 | "Às Claras” Arte e Cultura na Comunidade. | 11.º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/24 | Diversidade cultural em contextos de 1.º CEB: questões emergentes para uma didática das ciências sociais comprometida com a renovação da praxis na formação inicial de professores. | 11.º Encontro do CIED – Produção de Conhecimento em Contexto.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/16 | Crianças imigrantes, educação e integração: o contributo dos projetos locais nas perspetivas dos sujeitos. | XIV Congresso da Geografia Portuguesa, Territórios em transição e sustentabilidade: crises e respostas.
IGOT-Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/11/15 | Formação inicial de professores de Geografia... experiências didáticas e desenvolvimento de competências para uma prática integradora da diversidade cultural. | XIV Congresso da Geografia Portuguesa, Territórios em transição e sustentabilidade: crises e respostas.
IGOT-Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/10/20 | Conflito ou Oportunidade para uma mudança da praxis? conceções e representações sobre a formação inicial de professores para a diversidade cultural. | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras.
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2023/10/19 | Práticas para uma cultura da democracia na formação inicial de professores. | I Encontro Nacional de Educação Básica: Políticas, Desafios e Práticas Transformadoras.
Instituto Politécnico do Porto, Escola superior de Educação (Porto, Portugal)
|
2023/10/13 | Educação e Integração. | 1.º Encontro Rede de Escolas ACV.pt
Fundação Cidade de Lisboa e Associação Renovar a Mouraria. (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/20 | Diversidade cultural, educação e formação: Oportunidades de uma realidade complexa. | Comemoração do XX Aniversário do Mestrado em Português Língua Segunda e Estrangeira.
Universidade Nova de Lisboa, FCSH (Lisboa, Portugal)
|
2023/07/12 | EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo. | II Jornadas Pedagógicas AEAC Inovar para Renovar, Integrar e Valorizar.
Escola Secundária de Odivelas. (Odivelas, Portugal)
|
2023/05/05 | As Migrações na Educação em Portugal. | Seminário Academia C.V.P.T. Boas Práticas para a Inclusão de Crianças e Jovens Migrantes.
Fundação Cidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2023/03/29 | Competências para uma cultura da democracia: formação de professores e práticas de sala de aula. | XXXIII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Culturas democráticas desde la Didáctica de las Ciencias
Sociales
Facultad de Educación – Universidad Complutense de Madrid. (Madrid, Espanha)
|
2023/03/29 | Una investigación sobre educación democrática en la escuela: niños y niñas frente al pluralismo. | XXXIII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Culturas democráticas desde la Didáctica de las Ciencias
Sociales.
Facultad de Educación - Universidad Complutense de Madrid. (Madrid, Espanha)
|
2023/03/27 | EducAção pela IntegrAção: o projeto EI. | Conferência EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes
NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo.
Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa, Portugal)
|
2023/02/10 | Entre mundos... conceções e representações sobre a formação inicial de professores para a diversidade cultural. | XIX Jornadas Internacionales de Investigación em Didáctica de las Ciencias Sociales: Conflictos – La enseñanza de las ciencias
sociales para uma educación em cultura democrática y justicia social.
GREDICS & Universidade Auto´noma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2022/11/26 | A Exploração de Imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básico. | VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/26 | A Literatura para a infância e o desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. | VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/26 | Jovens construtores da cidade – FUNJOVEM 20-30. | VI Encontro de Mestrados e Pós-Graduações
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/11/20 | Historic-geographic competences in initial teacher training. | Centennial Congress UGI-IGU Paris, Le Temps des Géographes
Université Paris, Sorbonne (Paris, França)
|
2022/09/16 | Migrant youth and education: integration challenges in a superdiverse neigbourhood in central Lisbon. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Cie^ncias da Educac¸a~o, Educação e Cidades.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/16 | Jovens construtores da cidade – olhares das associac¸o~es no territo´rio sobre a participac¸a~o jovem. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Cie^ncias da Educac¸a~o, Educação e Cidades.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/09/16 | Academic performance of students with an immigrant background in the Lisbon Metropolitan Area. | XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Cie^ncias da Educac¸a~o, Educação e Cidades.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2022/07/21 | Geographic Education in times of diversity(ies): rethinking curriculum and practices in educating teachers. | Centennial Congress UGI-IGU Paris, Le Temps des Géographes
Université Paris, Sorbonne. (Paris, França)
|
2022/06/30 | Immigrant children and youth in Portugal: (in)equalities in access to education in the pandemic context. | 19th Annual Conference Imiscoe, Migration and Time
Oslo Metropolitan University (Oslo, Noruega)
|
2022/04/06 | Pluralismo y desacuerdo ¿cómo investigar sobre cultura democrática en la escuela primaria? | XXXII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: La Didactica de las Ciencias Sociales ante lo reto de
los Objectivos de Desarrollo Sostenible
Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales Universidad de Granada & Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica
en las Ciencias Sociales-AUPDCS (Granada, Espanha)
|
2022/04/06 | Diversidad cultural, educación e inclusión: oportunidades para desarrollar una ciudadanía crítica en la formación inicial del professorado | XXXII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: La Didactica de las Ciencias Sociales ante lo reto de
los Objectivos de Desarrollo Sostenible.
Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales Universidad de Granada & Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica
en las Ciencias Sociales-AUPDCS (Granada, Espanha)
|
2022/04/05 | Competencias para una Cultura Democrática: experiencias de participación democrática en la formación inicial de profesores | XXXII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: La Didactica de las Ciencias Sociales ante lo reto de
los Objectivos de Desarrollo Sostenible.
Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales Universidad de Granada & Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica
en las Ciencias Sociales-AUPDCS. (Granada, Espanha)
|
2021/12/08 | Educación Geográfica, Diversidad Cultural y Ciudadania. | 2º SELIGEO/UFSC : A Geografia na Universidade, na Escola e na Sociedade.
IGOT & Projeto SELIGEO (Espanha e Brasil) (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/11 | Jovens construtores da cidade – Cidadania e participação no município do Funchal. | 10.º Encontro do CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Cidadanias: caminhos, processos e desafios no século
XXI
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2021/11/11 | Cidadania Global e Democracia: competências na formação de professores. | 10.º Encontro do CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Cidadanias: caminhos, processos e desafios no século
XXI
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2021/10/21 | “Podi´amos brincar” ... “ensinar a participar” ... “ensinar a aprender” ... Crianc¸as como mediadores em salas de aula de diversidade cultural”. | II Congresso Internacional RESMI: Mediac¸a~o Intercultural: Comunicac¸a~o, Cidadania e Desenvolvimento
Universidade de Aveiro. (Aveiro, Portugal)
|
2021/04/28 | Didáctica de la historia y de la geografía: práctica docente, investigación y ciudadanía crítica. | XXXI Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales. La Didáctica de las Ciencias Sociales ante el reto de los
Objectivos de Desarrollo Sustenible: Repensar el curriculum de Ciencias Sociales: prácticas educativas para una ciudadanía
crítica
Facultat de Magisteri de la Universitat de València AUPDCS - Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias
Sociales (Valência, Espanha)
|
2021/04/28 | Diversidad cultural: procesos participativos para construir una ciudadanía crítica en la formación inicial del professorado. | XXXI Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Repensar el curriculum de Ciencias Sociales: prácticas
educativas para una ciudadanía crítica
Facultat de Magisteri de la Universitat de València & AUPDCS (Valência, Espanha)
|
2021/03/13 | REDUCIRCULAR - Um projeto de intervenc¸a~o. | V Encontro de Mestrados e Po´s-Graduac¸o~es em Educac¸a~o e Ensino da ESELx.
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2021/03/13 | O Cinema no ensino-aprendizagem da Histo´ria e da Geografia. | V Encontro de Mestrados e Po´s-Graduac¸o~es em Educac¸a~o e Ensino da ESELx
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2020/11/20 | Políticas para la formación de maestros en cultura democrática. | Primeras Jornadas de la Asociación Chilena de Enseñanza de las Ciencias Sociales: En “Homenaje a Joan Pagés Blanch: Miradas
frentes a la Enseñanza de las Ciencias Sociales”
Departamento de História, USACH (Santiago do Chile, Chile)
|
2020/02/07 | Construyendo la integración de la diversidad cultural desde el aula: representaciones de alumnos de primaria. | XVII Jornadas Internacionals de Recerca en Didàctica de las Ciències Sociais.
GREDICS, Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2019/12/06 | Migrantes e Educação: (re)pensar práticas promotoras da integração. | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2019/11/14 | Migrants and Education: insights on integration to rethink school and teacher training practices. | IAIE International Conference Another Brick in the Wall: Rethinking Education.
IAIE & DENISE (Amesterdão, Países Baixos)
|
2019/02/08 | ¿La diversidad cultural como propósito? cuestiones emergentes en la formación de futuros maestros (6-10 años). | XVI Jornadas Internacionals de Recerca en Didàctica de las Ciències Sociais – El Futur Comença ara Mateix. L´Ensenyament de
les Ciéncies Socials per interpretar el Món i actuar Socialment.
GREDICS, Universidade Autónoma de Barcelona. (Barcelona, Espanha)
|
2018/12/04 | (Des)encuentros ... escuela, familia y diálogos interculturales. | Seminario Familias, niñez y juventud migrantes. Imiscoe Sc “Migrant Families, Children and Youth” & Obimid
Universidad Pontificia de Comillas (Madrid, Espanha)
|
2018/11/24 | Percursos na construção do conhecimento sobre espaço geográfico no 1.º CEB. | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/24 | O meio local como laboratório didático em estudo do meio. | IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
|
2018/10/11 | Intersections... School, diversity and intercultural dialogues. | Colóquio Internacional da Rede PICNAB, Projeto Internacional de Investigação Científica Nantes/Aveiro/Brasília, Aveiro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2018/09/18 | Migration, Human Rights and Intercultural Skills in Higher Education. | Workshop & International Conference: Human Rights in Higher Education
IGOT - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/07 | Experiências na construção do conhecimento do espaço geográfico no 1.º ciclo: contributos para uma educação na e para a cidadania | I Congresso Ibero-americano Nós Propomos! Geografia, Educação e Cidadania.
IGOT, Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2018/09/07 | O meio local como laboratório didático em estudo do meio: experiências para o desenvolvimento de competências de cidadania no 1º ciclo do ensino básico. | I Congresso Ibero-americano Nós Propomos! Geografia, Educação e Cidadania.
IGOT, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2018/04/26 | De que falamos quando falamos de educação intercultural? Um estudo exploratório com docentes e estudantes da formação de inicial professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico. | Encontro da RESMI – Rede Ensino Superior para a Mediação Intercultural - A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de
Mediação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/03/15 | Diversidades e percursos escolares – desafios à educação social na (re)construção dos diálogos na e com a escola | Seminário Experiências e Desafios da Diversidade: na educação intercultural e nos percursos formativos no feminino
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
|
2018/02/09 | Acerca de los modos en que los docentes y los estudiantes piensan y hablan la educación intercultural: un estudio exploratorio en la Formación de Maestros (6-10 años). | XV Jornades Internacionals de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials.
Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
|
2017/07/19 | Educação e multiculturalidade: desenvolvendo competências interculturais em profissionais do trabalho social. | Porto International Conference on Research in Education at ISEP
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
|
2017/06/29 | Exploring child representations of ‘the family | 14th Imiscoe Annual Conference, Migration Diversity and the City. Workshop “Critically exploring conceptualizations of ‘the
family"
Erasmus University (Roterdam, Países Baixos)
|
2016/10/15 | Famílias imigrantes, crianças e jovens: desafios da mediação intercultural na (re)construção dos diálogos na e com a escola | I Congresso Internacional da RESMI, Contextos e Desafios da mediação Intercultural.
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2016/07/01 | Migrant families, children and youth: confronting perspectives on the role of the school. | 13th IMISCOE Annual Conference, Migration and Development
Charles University (Praga, República Checa)
|
2016/03/17 | Mesa Redonda El professorado de Ciências Sociales ante el reto de educar para una ciudadanía global. | XXVII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Deconstruir la alteridad desde la didáctica de las ciencias
sociales. Educar para una ciudadanía global
Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas, Espanha)
|
2016/03/16 | Educar para la ciudadanía global en contextos de diversidad: desafíos para una didáctica de las ciencias sociales. | XXVII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Deconstruir la alteridad desde la didáctica de las ciencias
sociales. Educar para una ciudadanía global.
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas, Espanha)
|
2015/08/28 | Discussing the social cohesion from school: the second generation of immigrant children in the Metropolitan Area of Lisbon | 11th IMISCOE Annual Conference, Immigration, Social Cohesion & Social Innovation.
Instituto Universitário de Estudios sobre Migraciones (IUEM), Universidade Pontificia Comillas (Madrid , Espanha)
|
2015/07/10 | Alunos, famílias e escolas: expetatitvas, práticas e políticas na construção da cidadania das crianças imigrantes na Área Metropolitana de Lisboa | Confere^ncia Ibe´rica de Sociologia da Educac¸a~o, A Educac¸a~o na Europa do Sul Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
|
2015/06/27 | Paths in school integration: combining methodological approaches and ethical procedures | 12th IMISCOE Annual Conference, Rights, Democracy and Migration – Challenges and Opportunities
Institute for Demographic and Life Course Studies, University of Geneva (Geneva, Suiça)
|
2015/05/28 | Children and young people of migrant descent in Portugal: experiences and expectations to promote school integration in the Metropolitan Area of Lisbon. | Integrim Scientific Thematic Workshop Social Integration Policies and Equitable Cities
IGOT_CEG-UL & Luso-American Foundation (FLAD) (Lisboa, Portugal)
|
2015/04/28 | Children and young people of migrant descent in Portugal: experiences and expectations to promote school integration in the Metropolitan Area of Lisbon | International Workshop ‘South–North dialogues on children of migrants’
University of Leeds (UK) (Leeds, Reino Unido)
|
2015/04/23 | Immigrant and welfare state regime in Portugal in times of austerity | International expert seminar Migrants and Social Protection Floors. Facilities and obstacles to access to different Welfare
State services in time of crisis.
Instituto Universitario de Estudios Sobre Migraciones, Universidad Pontificia de Comillas & ICSW Europe (Madrid, Espanha)
|
2014/10/21 | Citizenship and initial training. Representations in Geography and History from Portugal. | Convegno internazionale “Novi cives: cittadini dall'infanzia in poi”
Centro internazionale di didattica della storia e del património. Dipartimento di Scienze dell’Educazione “Giovanni Maria
Bertin” alma mater studiorum - Universita’ di Bologna (Bolonha, Itália)
|
2011/09/13 | workshop Education, training and integration in multicultural urban contexts. Living in Multicultural Cities: interethnic relations and daily life. | 16ª Conferência Internacional Metropolis – Migration Futures: perspectives on global changes
(Ponta Delgada, Portugal)
|
2011/05/13 | The integration of migrants in education system in Portugal | Mesa redonda MIPEX III, L’accès et la réussite des enfants de migrants à l’école
King Baudouin Foundation (Bruxelas, Bélgica)
|
2010/10/07 | Escola, Comunidade e Território: Actores e Agentes na Construção da Cidade Multicultural | XII Colóquio Ibérico de Geografia
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
|
2010/07/06 | Education, Diversity and Territory: integration and discrimination in schools of the city centre of Lisbon. | QMSS2 Seminar on Measuring Integration and Discrimination
Institute National for Demographic Studies (INED) (Paris, França)
|
2009/11/07 | Contextos de diversidade: novos desafios e oportunidades para a formação de professores do 1º CEB | IV Congresso Ibérico de Didáctica da Geografia. A Inteligência Geográfica na Educação do Século XXI
Departamento de Geografia, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2009/05/14 | Territories of integration: the children of immigrants in the schools of the metropolitan area of Lisbon | IMISCOE Cross-Cluster Theory Conference. Interethnic Relations: Multidisciplinary Approaches.
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2007/11/23 | Imigração, Educação e Inclusão: algumas respostas de escolas da Área Metropolitana de Lisboa | III Congresso Internacional sobre A Imigração em Portugal e na União Europeia
AGIR (Torres Novas, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/01 - Atual | A cidade como laboratório didático para o desenvolvimento de uma educação para a diversidade cultural na perspetiva da construção
de uma cidadania global em crianças do ensino básico.
Coorientador
|
Doutoramento em Educac¸a~o - Formacio´n del pensamiento social, histo´rico y geogra´fico y educacio´n para la ciudadani´a (Doutoramento)
Universitat Autònoma de Barcelona Facultat de Ciències de l'Educació, Espanha
|
2021/09/01 - Atual | Imigração, educação e território: a escola e o “local” na integração de crianças e jovens na cidade de Lisboa
Coorientador
|
Doutoramento em Migrações (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2024/09/01 - 2025/03/21 | Desafios e oportunidades do ensino dos recursos hídricos para uma educação ambiental: um estudo no contexto do 10.º Ano de
Geografia A.
Coorientador
|
Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/09/15 - 2024/11/18 | Cidade e património industrial: desenvolvimento de competências histórico geográficas e de pensamento crítico no 2.º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico,
(Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/07/22 | A partir do mundo lá fora: desenvolvimento de competências de comunicação numa sala de 1.º CEB.
Coorientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básic (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/09/15 - 2024/07/19 | Desenvolvimento do pensamento histórico com alunos do 2.º CEB: contributos da imaginação e empatia histórica.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/15 - 2024/05/16 | Emoções, pensamento crítico e cidadania: experiência didática no ensino da História e da Geografia no ensino básico a partir
de questões sociais relevantes.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/12/21 | Saber ler o espaço geografico: desenvolvimento de competencias espaciais em HGP no 2.º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/12/20 | Intervenção precoce em crianças e familias refugiadas: a psicomotricidade como estrategia.
Orientador
|
Mestrado em Intervenção Precoce (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/12/19 | Desenvolvimento de competencias colaborativas no ensino e aprendizagem da Historia e Geografia no 2.º Ciclo do Ensino Basico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/12/15 | O Estudo da Cidade no 1.º CEB: Contributos para o Desenvolvimento de Competências Historico-Geograficas de Cidadania Democratica.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/01 - 2023/12/15 | Os Recursos Maritimos na Geografia Escolar do 10º Ano: A Sustentabilidade do Setor das Pescas em Portugal.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022/09/15 - 2023/07/24 | How teachers implement multicultural education in early childhood education context in Thailand.
Orientador
|
Erasmus Mundus Joint Master Degree Play, Education, Toys and Languages (PETaL EMJMD) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Universidad de Córdoba, Espanha Marmara Üniversitesi, Turquia |
2022/09/15 - 2023/07/10 | Competências de localização geográfica: uma experiência didática em Historia e Geografia de Portugal no 6.º ano de escolaridade.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/15 - 2023/07/10 | O desenvolvimento de competências para uma cultura da democracia em Português e em Historia e Geografia de Portugal no 2.º
CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/15 - 2022/12/21 | A Diversidade Cultural na sala de aula como recurso na definição das estratégias de ensino e aprendizagem.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/12/21 | "Às Claras” - Projeto de Intervenção Comunitária.
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/15 - 2022/11/11 | A Literatura para a Infância e o Desenvolvimento de Competências Democráticas no 1.º e no 2.º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/09/01 - 2022/09/30 | Jovens Construtores de Cidade – FunJOVEM 20- 30.
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/15 - 2022/07/15 | A Cidade como Laboratório Didático no Estudo do Meio no 1.º ciclo do Ensino Básico.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matema´tica e Cie^ncias Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Ba´sico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/15 - 2022/07/15 | A Exploração de Imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do
ensino básico.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/09/01 - 2022/03/04 | Geografia e uso sustentável da água em Portugal: uma experiência didática numa turma do 1º ano do curso profissional de turismo.
Orientador
|
Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020/09/15 - 2021/12/03 | Questões socioambientais relevantes: cidadania e participação numa sala de aula de 1º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/09/15 - 2021/09/30 | Cidadania e Participação: Trabalho Cooperativo e Desenvolvimento de Competências em História e Geografia (1.º e 2.º Ciclos
do Ensino Básico).
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/09/15 - 2021/07/16 | "Olhares críticos”: A imagem como recurso didático na aprendizagem da Historia e da Geografia.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/09/15 - 2021/07/15 | O contributo da análise iconográfica para o desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geograficas.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/09/01 - 2021/02/01 | REDUCIRCULAR - Um Projeto de Intervenção.
Orientador
|
Mestrado em Educação Ambiental (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/09/15 - 2020/07/10 | O Recurso ao Jogo Didático como Estratégia para o Desenvolvimento de Competências Histórico-Geográficas e de Cidadania
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/09/15 - 2020/07/10 | Construção do Conhecimento em Estudo do Meio: a Literatura para a Infância como Recurso.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/09/15 - 2019/12/19 | O Meio Local como Recurso para o Desenvolvimento de Competências de Localização e Orientação Espacial (1ºCEB).
Orientador
|
Ensino do 1º Ciclo do Mestrado em Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/09/15 - 2019/12/19 | Rua, Espaços e Funções: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo.
Orientador
|
Ensino do 1º Ciclo do Mestrado em Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/09/01 - 2019/10/21 | Cultura, Dança e Diálogos Interculturais – Desafios Para uma Intervenção Socioeducativa.
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/09 - 2019/10 | Cultura, Dança e Diálogos Interculturais – Desafios Para uma Intervenção Socioeducativa.
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/09/15 - 2019/07/19 | Do Bairro à Cidade. Projetos e itinerários na descoberta do meio local.
Orientador
|
Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/09/15 - 2019/07/19 | “Fatias de Tempo e Fatias de Espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da História e da Geografia (1º e 2º Ciclos do Ensino
Básico).
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/04 - 2019 | Alvalências. Experiências Para o Desenvolvimento de Competências Socioambientais numa Escola de Lisboa. Geografia 9.º Ano.
Coorientador
|
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2016/09/01 - 2018/12/22 | Clube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento
pessoal e social de crianças e jovens
Coorientador
|
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/09/01 - 2018/12/20 | Clube artístico em contexto escolar: perspetivas sobre um projeto musical na promoção do desenvolvimento pessoal.
Coorientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/09/01 - 2018/11/02 | Equipamentos culturais como mediadores na intervenção comunitária. A Biblioteca Humana e a Biblioteca de Marvila em relação
por uma comunidade
Orientador
|
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/09/01 - 2018/11/02 | Equipamentos Culturais como mediadores na Intervenção Comunitária –¿A Biblioteca Humana e a Biblioteca de Marvila em relação
por uma¿comunidade.
Orientador
|
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/03/01 - 2018/07/20 | O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/09/15 - 2018/07/20 | Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino
Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/09/15 - 2017/10/04 | O uso de mapas como ferramenta para a construção do conhecimento histórico-geográfico no 2.º CEB.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/09/15 - 2017/07/04 | Ensino e aprendizagem da história e da geografia: a avaliação no 1.º CEB
Coorientador
|
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/09/15 - 2016/12/22 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: “A Marcha é Linda!” A música como meio de (re)construção
das relações com o território.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/09/15 - 2016/07/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O mapa como recurso pedagógico para o desenvolvimento
de competências histórico-geográficas (1º e 2º CEB).
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/12 | Trabalho colaborativo entre professores para integração curricular no 1º ciclo do ensino básico: um contributo para melhoria
das planificações pedagógicas em S. Tomé e Príncipe.
Coorientador
|
Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Formação de alunos histórica e geograficamente competentes
no Ensino Básico - Contributo das imagens e dos mapas mentais.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/09/15 - 2014/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Esquemas organizadores facilitadores da aprendizagem em
História e Geografia.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/09/15 - 2014/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: A importância das atividades práticas no processo de ensino
e aprendizagem do Estudo do Meio Social (1.º CEB).
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/09/15 - 2013/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O recurso a textos e mapas como fontes de informação
na aprendizagem do meio social.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/09/15 - 2013/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Uma experiência sobre a construção de competências sociais
na melhoria do ambiente de sala de aula.
Orientador
|
Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Uma experiência sobre a construção de competências sociais
na melhoria do ambiente de sala de aula. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/09/15 - 2012/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Uma reflexão sobre a diferenciação pedagógica.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/09/15 - 2012/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: A Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/12/05 - 2019/12/06 | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão. Lisboa: Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa.
(2019/12/05 - 2019/12/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2019/04/08 - 2019/04/11 | XXX Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales. Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la
formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica. Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de
Lisboa & Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS). (2019/04/08 - 2019/04/11)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
|
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2025/04/11 | Projeto de tese de doutoramento: Diagnosticar para atuar/intervir: identificação precoce de alterações auditivas e visuais
no contexto das estratégias pedagógicas inclusivas no 1º ciclo.
Arguente
|
Anabela Coelho do Val (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2025/04/04 | Migrações e Diversidade Cultural: Uma Experiência Didática na Geografia do 8.º Ano de Escolaridade
Arguente
|
Diogo Filipe Alves Pereira e Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2024/12/09 | O Projeto ICLASS no Estudo dos Problemas Urbanos na Geografia do 9º ano: uma experiência didática.
Arguente
|
Ana Isabel Dias Pinto da Silva Santos (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2024/12/04 | Projeto de tese de Doutoramento: Processos e práticas de promoção da inclusão de alunos imigrantes do 1.º ciclo.
Arguente
|
Ana Filipa Catarino Raimundo Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/11/25 | Radiação Solar e Turismo: uma proposta didática na Geografia do 10.º ano de escolaridade.
Arguente
|
Diogo Bernardino Valente Miranda (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2024/11/11 | Professores de 1.º e 2.º ciclo do ensino básico em contextos escolares multilingues e multiculturais: o desenvolvimento profissional
em questão.
Arguente
|
Sara Andreia Ali Monteiro (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2024/09/18 | As representações das crianças sobre a diversidade cultural no meio que habitam.
Arguente
|
Sara Marina Fraga Jorge Planche (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/07/23 | Lendas, narrativas históricas e desenvolvimento de competências de comunicação histórico-geográficas no ensino básico.
Arguente
|
Carolina Duarte Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/07/23 | A influência do imaginário em educação como prática pedagógica motivadora.
Presidente do júri
|
David Alexandre Rosário Santiago (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/07/18 | As interações sociais inclusivas entre crianças do pré-escolar.
Presidente do júri
|
Margarida Patra~o Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/07/10 | A diversidade cultural e a abordagem das datas comemorativas em jardim de infância
Arguente
|
Nádia Sofia Moreira Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/06/03 | Transportes e Alterações Climáticas: uma experiência didática no 11.º ano de escolaridade.
Arguente
|
Ronaldo Leandro Saloca Fernandes (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2024/04/10 | “Os colares sa~o para meninas”: a igualdade de ge´nero numa sala de jardim-de-infa^ncia.
Presidente do júri
|
Andreia Rosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2024/01/25 | Ensino Secundario Profissional: motivações e expectativas - um estudo com alunos de escolas profissionais privadas em Portugal.
Arguente
|
Marcelo Cardoso da Costa (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/12/20 | Ensino de Português como Língua de Acolhimento: Ações de Educação Não Formal em Portugal.
Arguente
|
Maria Helena Pinto (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/12/13 | O papel das tarefas unplugged no desenvolvimento das pra´ticas do pensamento computacional.
Presidente do júri
|
Vanessa Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/12/11 | A formação cidadã no 1.º CEB: da literatura para a infância ao desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de escuta
e da participação na sala de aula.
Arguente
|
Cátia Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/11/22 | O papel da equipa educativa na inclusão de todas as crianças.
Presidente do júri
|
Ana Catarina Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/11/06 | Problematizar o espaço geográfico a partir do estudo das atividades económicas: Experiências didáticas na Geografia do 8.º
ano.
Arguente
|
Eduarda Raquel Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/09/18 | Educar para preservar: uma experiência de aprendizagem cooperativa em Geografia no 9º ano de escolaridade
Arguente
|
Sara Marina Bernardino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2023/07/11 | Pensamento cri´tico e ensino da Histo´ria e Geografia de Portugal, no 2º CEB.
Arguente
|
Maria de Fa´tima Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/06/01 | Inclusão: utopia ou realidade complexa? uma perspetiva de educadoras e das suas práticas inclusivas.
Presidente do júri
|
Tânia Maria Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/05/03 | Que nunca caiam as pontes entre nós: um novo olhar sobre a mediação intercultural em contexto educativo.
Arguente principal
|
Ana Mafalda de Almeida e Paiva (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/04/19 | As pessoas escuras são más!”– o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância.
Arguente
|
Joana Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2023/04/05 | O domínio da língua portuguesa como influenciador dos resultados escolares dos alunos, no 3º ciclo, com ascendência nos PALOP
e no Brasil
Arguente
|
Cristina Freire (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/03/08 | Estudantes Chineses de Português Língua Estrangeira: As análises das competências de comunicação intercultural.
Arguente
|
Huang Yunyun (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/12/20 | Influência da cultura nos comportamentos violentos sobre a mulher nas relações de intimidade numa região de Cabinda (Angola).
Presidente do júri
|
Ana Leita~o (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/12/16 | Finka Pé na tchon: dança para a transformação pessoal e social na Guiné-Bissau.
Presidente do júri
|
Marta Batista (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/11/18 | Alunos com origem imigrante e o seu desempenho escolar na disciplina de Portugue^s.
Arguente
|
Maria de Fátima Anselmo (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/10/25 | Projeto de Tese de Doutoramento: Aspirações e estratégias escolares e laborais da segunda geração chinesa em Portugal.
Arguente
|
Ana Costa (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2022/09/13 | Conselho de cooperac¸a~o educativa numa sala de jardim de infa^ncia: atores, pape´is e potencialidades.
Presidente do júri
|
Je´ssica Sofia Santos Monte (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/09/12 | Participação das crianças e jovens numa casa de acolhimento: o caso da assembleia.
Presidente do júri
|
Alexandra Cosme Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/28 | “Aprendo os Recursos Hídricos a jogar”. O jogo didático como estratégia de ensino-aprendizagem na Geografia do 10º ano.
Arguente
|
Ana Serra (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2022/07/25 | As conceções de género e a desconstrução de estereótipos no jardim de infância.
Arguente
|
Beatriz Meira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/14 | O papel da emoções no ensino da História do Ensino Básico.
Arguente
|
Patri´cia Oom Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/14 | O Desenvolvimento de Competências para uma Cultura da Democracia numa turma de 2.º ano do 1.º CEB
Arguente
|
Susana Pimenta (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/07/12 | Apropriação dos instrumentos de pilotagem por parte de crianças de 3 e 4 anos num grupo do movimento da escola moderna.
Presidente do júri
|
Sara Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/03/24 | A QVF na perspetiva de famílias com jovens com PEA em transição para a vida pós-escolar: preocupações e expectativas.
Presidente do júri
|
Rita Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2022/02/18 | Educação geográfica e educação inclusiva: práticas de ensino diferenciado no estudo da população no 8º ano.
Arguente
|
Ana Sofia Carvalho (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/12/21 | Os alunos e o Trabalho de Estudo Autónomo.
Arguente
|
Joana Filipa da Rocha Peixoto Gira~o (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/12/15 | Participação Cultural e o Desenvolvimento Pessoal e Social - estudo de caso com alunos do 3.º ciclo do Ensino Ba´sico.
Presidente do júri
|
Mari´lia da Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/10 | O estudo da dinâmica do litoral na disciplina de Geografia no 7º ano de escolaridade. Contributo para a educação ambiental.
Arguente
|
Jéssica Isabel Ferreira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/09/29 | Ser mãe e mulher em contexto de prostituição: contributos para uma intervenção contextualizada.
Presidente do júri
|
Helena Sofia Silva Freitas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/27 | Implementation of intercultural education within secondary schools in Spain, Portugal, Turkey and Russia.
Arguente
|
Albina Kildeeva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Marmara Üniversitesi, Turquia Universidad de Córdoba, Espanha |
2021/07/22 | Infa^ncia e Literatura: o que dizem as crianc¸as.
Presidente do júri
|
Cristiana Loureiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/21 | Toda a gente quer ser rosa - Práticas institucionais de combate ao racismo.
Arguente
|
Neide Moreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/21 | Constructing critical intercultural education and foreign language classes.
Arguente
|
Hyereen Lee (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Marmara Üniversitesi, Turquia Universidad de Córdoba, Espanha |
2021/07/21 | Relação pedagógica: uma janela para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Presidente do júri
|
Ana Catarina Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/15 | A presença da estimulação cognitiva nas atividades dinamizadas nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI).
Presidente do júri
|
Patrícia Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/14 | Transição do 1.º para o 2.º ciclo: desafios e dificuldades.
Arguente
|
Carolina Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico Comendador Barroso de Oliveira, Brasil
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
2021/07/14 | Inclusão e Diversidade: Brincar com as diferenças.
Presidente do júri
|
Claúdia Gomes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/13 | Desenvolvimento de competências para uma cultura democrática no 1.º CEB: finalidades e estratégias
Arguente
|
Patri´cia Chalana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/13 | Práticas de avaliação em História e Geografia de Portugal no 2º CEB: a construção de itens.
Arguente
|
Cla´udia Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/12 | Enunciação das vozes do texto.
Presidente do júri
|
Marta Maria de Almeida Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/06 | A diversidade cultural no jardim de infância: um olhar reflexivo sobre as representações de educadoras, crianças e famílias.
Arguente
|
Matilde Picciochi Braz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/07/02 | A importância das ferramentas tecnológicas (Projeto IClass) no estudo das redes e modos de transporte na disciplina de Geografia
no 8º ano de escolaridade.
Arguente
|
Renato Marques (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/04/06 | Igualdade de género: intervenção dos educadores na educação pré-escolar.
Arguente
|
Flávia Matos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/03/26 | A energia solar: limites e potencialidades. Uma experie^ncia dida´tica no 10º ano de escolaridade
Arguente
|
Ana do Carmo Lousão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2021/02/04 | Melhorar a qualidade do ar interior numa Escola Ba´sica com Jardim de Infa^ncia.
Presidente do júri
|
Jose´ Dias Bagulho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2021/02/01 | Educar sobre a perda da biodiversidade na Serra de Carnaxide no 5.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Vera Cristina Peralta Evaristo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/22 | Avaliação pelas crianças do projeto Toca´ Rufar.
Presidente do júri
|
Ermelinda Fernanda Amorim (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/12/04 | Contributo do estudo das áreas urbanas na Geografia do 11º ano para a proteção do património ambiental.
Arguente
|
Carolina Mota Dias (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2020/11/04 | Folclore, folclorizac¸a~o e identidade: ana´lise do papel dos grupos folclo´ricos na construc¸a~o identita´ria de jovens de
um centro urbano e de um centro rural.
Presidente do júri
|
Ma´rio Joa~o da Palma (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07/14 | Aprender História de Portugal através de histórias: experiências didáticas no 1.º e 2.º CEB.
Arguente
|
Beatriz Alexandra Adam (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07/10 | Perspetiva dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico sobre a prescrição de trabalhos para casa.
Presidente do júri
|
Daniela Filipa Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07/08 | A contribuição da sensibilização para as diferenças para a promoção das interações entre pares.
Arguente
|
Catarina Moura (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07/03 | Inclusão de uma criança com Necessidades Educativas Especiais.
Presidente do júri
|
Ana Filipa Godinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/07/02 | “Anda amigo”: interações sociais entre pares no contexto de JI.
Presidente do júri
|
Mariana Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/05/21 | Educação de Infância e Estratégias de Integração, numa sala de 3 anos.
Presidente do júri
|
Catarina Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2020/01/08 | Mobilidade Intra-Europeia e Estado-Providência: A proteção social nas aspirações e trajetórias dos migrantes portugueses
Arguente principal
|
Bruno Ricardo Delgado Machado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019/12 | O Meio Local como Recurso para o Desenvolvimento de Competências de Localização e Orientação Espacial (1ºCEB).
Orientador
|
Diana Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/12 | Rua, Espaços e Funções: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo.
Orientador
|
Catarina Bento Seco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/10 | Cultura, Dança e Diálogos Interculturais – Desafios Para uma Intervenção Socioeducativa.
Orientador
|
Whassysa Magalhães Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/23 | Leitura etnogeográfica dos lugares de vida de imigrantes brasileiros em Lisboa e em Los Angeles.
Arguente principal
|
Adélia Verônica Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019/07/19 | Avaliar competências de escrita: contar e explicar no 5.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Inês Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07/18 | A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano.
Presidente do júri
|
Mónica Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07 | Do Bairro à Cidade. Projetos e itinerários na descoberta do meio local.
Orientador
|
Filipa Carvalho Barroso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/07 | “Fatias de Tempo e Fatias de Espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da História e da Geografia (1º e 2º Ciclos do Ensino
Básico).
Orientador
|
Carlos Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/05/09 | Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância.
Presidente do júri
|
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/05/03 | Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa
de sala.
Presidente do júri
|
Francisca Cativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/04/30 | As interações num grupo de crianças os 3 aos 6 anos.
Presidente do júri
|
Daniela Campaniço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/03/21 | Tutorias – Projeto piloto numa escola TEIP do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Presidente do júri
|
Ana Paula Malato (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/03/18 | O papel do Corpo Nacional de Escutas na Educação para a Cidadania: Um olhar sobre os caminheiros.
Presidente do júri
|
Catarina Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019/03/15 | Desenvolvimento de competências sociais e pessoais em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo e Perturbação do Desenvolvimento
Intelectual – o papel da Educação Social.
Presidente do júri
|
Rafaela Pesqueira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A construção do pensamento crítico a partir do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente
|
Ana Rita Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Ensinar a aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração curricular e desenvolvimento de competências.
Arguente
|
Inês Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Encontro entre gerações Gaivota Volante - biblioteca comunitária.
Arguente
|
Elizabete Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Migrações e Diversidade Cultural. Uma experiência didática no 8º ano de escolaridade.
Arguente
|
Eliane Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019 | Trabalho de Campo: Potencialidades e Constrangimentos numa Experiência Educativa em Geografia Urbana Escolar.
Arguente
|
José L. Magalhães (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2019 | “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português.
Arguente
|
Ana Teresa Carreiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância.
Arguente
|
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Avaliar competências de escrita: contar e explicar no 5.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
|
Inês F. Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias.
Arguente
|
Rute Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | Contributo da área de cidadania e desenvolvimento para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricular.
Arguente
|
Rodolfo M. F. Aparício (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1.º e 2. º ciclo.
Arguente
|
Maria R. Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2019 | A influência do amor na violência no namoro em estudantes do ensino superior.
Presidente do júri
|
Ana Marta Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/21 | Aprender história e geografia para quê? Representações dos alunos sobre os (pré)conceitos de História e Geografia.
Arguente
|
Andreia Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/12/19 | A Sensibilização à Diversidade Linguística e Cultural para a promoção de uma competência intercultural no 1.ºCEB.
Arguente
|
Renata Neto (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/12/19 | Ensinar história da expansão ultramarina portuguesa: a verdade histórica para a construção da paz na sala de aula.
Arguente
|
Cristiana Santos (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
2018/11/24 | O Estudo de Caso em Geografia e o Desenvolvimento de Competências gerais e específicas.
Arguente
|
Inês Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2018/07/20 | Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
Orientador
|
Milene B. Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018/07/10 | Estudo do meio: a construção de uma prática integradora.
Arguente
|
Diana Campino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2018 | O jogo como estratégia de ensino e aprendizagem em Geografia no 7.º ano de escolaridade.
Arguente
|
Cátia Couto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2017/11/02 | La Educación para la Ciudadanía en la Formación Inicial del Profesorado: entre idealizaciones y tradiciones
Arguente principal
|
Marta Estellés Frade (Doutoramento)
Universidad de Cantabria, Espanha
|
2017/10/25 | O olhar geográfico sobre o ambiente na produção académica e no ensino : discursos e representações no Brasil e em Portugal.
Arguente principal
|
Fernando Frederico Bernardes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2017/10/23 | O estudo dos climas e a sua distribuição mundial. Uma experiência educativa no 7º ano de escolaridade.
Arguente
|
Márcio Trovão (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal |
2017/07/31 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Quiet Time – Um estudo sobre o impacto da meditação na
atenção dos alunos em sala de aula.
Arguente
|
Maria Teresa Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: As conceções de alunos do 2º ciclo acerca da natureza.
Presidente do júri
|
Inês Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | Os tempos em educação de infância.
Presidente do júri
|
Ana Marta Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | Os materiais na educação de infância: dinamização de uma área.
Arguente
|
Catarina Inês Valadas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/07 | As artes visuais como influenciadoras do comportamento e atitudes das crianças.
Presidente do júri
|
Vitória Catarina Rosa Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/03 | Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância.
Arguente
|
Rita Isabel Cravo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017/03 | A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope.
Presidente do júri
|
Ana Clara Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2017 | Los Procesos de Participación de los Adolescentes en Entornos Comunitarios: una Experiencia de Ciudadanía.
Arguente principal
|
Janire Fonseca Peso (Doutoramento)
Universidad de Deusto Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Espanha
|
2017 | Provas públicas para a atribuição do Título de Especialista na área 7.76.762 – Trabalho Social e Orientação
Arguente
|
Ema Isabel Martins da Luz Inácio (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/12/14 | O Sucesso no Percurso Escolar da Etnia Cigana.
Arguente
|
Rita Alexandra Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
|
2016/12 | Ser um jovem cidadão numa cidade multicultural: uma abordagem na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Miguel Torga.
Arguente
|
Luís Filipe de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
|
2016/12 | Vozes com Identidade: um estudo de caso em contexto escolar.
Arguente
|
Marta Maria Torres (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016/12 | “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
Orientador
|
Ana Luísa Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07/13 | A criança e a liberdade na sua expressão e criação artística – O educador deve incentivar a representação realista ou irrealista?
Arguente
|
Patrícia Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07/11 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: As potencialidades da imagem como recurso didático no
desenvolvimento de alunos histórica e geograficamente competentes.
Arguente
|
Joana Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Conceções de alunos do 5º ano do Ensino Básico sobre o
que é ser muçulmano.
Arguente
|
Raquel Barata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2016/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O mapa como recurso pedagógico para o desenvolvimento
de competências histórico-geográficas (1º e 2º CEB).
Orientador
|
Daniela Domingos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O estudo do meio como unidade curricular Integradora.
Arguente
|
Clementina de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12 | Os recursos materiais das áreas de atividade: a sua importância nas escolhas das crianças.
Arguente
|
Márcia Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/12 | Grupo Heterogeneo de Idades na Diferenciação Pedagógica.
Presidente do júri
|
Cristina Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: A música como estratégia de intervenção.
Presidente do júri
|
Cláudia Muralha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | A Música nos Momentos de Transição.
Presidente do júri
|
Bárbara Serra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Trabalho individual e trabalho coletivo no ensino do Estudo
do Meio.
Presidente do júri
|
Ana Beatriz Sabino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Motivação para a leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico
- Caderno de Leitura.
Presidente do júri
|
Sara Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Estratégias de compreensão da leitura.
Presidente do júri
|
Mafalda Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2015/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Formação de alunos histórica e geograficamente competentes
no Ensino Básico - Contributo das imagens e dos mapas mentais.
Orientador
|
Filipa Cabaço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12 | Reafirmar a Identidade Cultural Local: o património cultural imaterial local como recurso.
Presidente do júri
|
Ana Filipa Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: o desenvolvimento de noções de cidadania através da prática
de uma metodologia de trabalho de projeto em Estudo do Meio Social (1.º Ciclo do Ensino Básico).
Arguente
|
Mafalda Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/07 | A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO - O Impacto na Aprendizagem das Crianças.
Arguente
|
Rafaela Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/07 | Entre a atenção individualizada e a gestão do grupo de crianças em contextos de creche e JI – Estratégias de Intervenção.
Arguente
|
Sara Sousa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/07 | A organização do ambiente educativo como mediador das experiências de aprendizagem das crianças.
Arguente
|
Tânia Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2014/06 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Desenvolvendo competências de recolha e tratamento de
informação na aprendizagem da História e Geografia de Portugal no 1º e 2º CEB
Arguente
|
Cristina Sacramento (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/12 | Os novos luso-africanos: o papel do Projeto Esperança na diminuição dos contrastes sociais.
Arguente
|
Inês Ortas Rodrigues (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: História e Geografia de Portugal no 2º CEB - uma abordagem
integrada.
Arguente
|
Vanessa Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/07 | Como a leitura e o conto de histórias influência o desenvolvimento da linguagem.
Arguente
|
Inês Faria (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/07 | A dificuldade na comunicação com as famílias como entrave à minha ação.
Arguente
|
Patrícia Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2013/07 | A importância da brincadeira no contexto de Jardim de Infância.
Arguente
|
Mariana Farinha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/12 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Desenvolvimento de competências sociais e transição para
o 2º ciclo.
Arguente
|
Mariana Ramos. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/07 | Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O contributo dos modos de comunicação no desenvolvimento
de competências transversais.
Arguente
|
Joana Robalo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/06 | A heterogeneidade na sala de atividades do Jardim-de-Infância.
Arguente
|
Marisa Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/06 | Modelos Curriculares para a Educação de Infância: um só Modelo ou a junção de vários numa sala de Jardim de Infância.
Arguente
|
Vanessa Seixas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/06 | A Gestão do grupo dos 0 aos 6.
Arguente
|
Mónica Guerra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/06 | Articulação para uma Transição de Sucesso.
Arguente
|
Andreia Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/06 | Conviver com diferenças culturais.
Arguente
|
Sara B. Feio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
2012/06 | A importância da aprendizagem cooperativa na gestão de conflitos.
Arguente
|
Leila Amaral (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2019/11/09 - 2019/11/16 | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
2019/10 - 2019/11 | 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
2018/11 - 2019/03 | XXX Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales (2019). Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica. | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação |
2018/07/01 - 2018/07/08 | Congresso Internacional “A Europa como espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação” e II Congresso da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural (RESMI) | Universidade do Minho |
2018/04 - 2018/06 | II Congresso Internacional de Mediação Social, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), (2018). | Universidade do Minho |
2016/05/24 - 2016/10/12 | I CONGRESSO INTERNACIONAL RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural. | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
2016/03/29 - 2016/05/24 | VII Encontro CIED – II Encontro Internacional Estética e Artes em Educação. | Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/10 - 2018/12/09 | Revista Migrações (1646-8104) | Observatório das Migrações |
2018/09/01 - 2018/09/15 | Hábitat y Sociedad (2173-125X) | Editorial Universidad de Sevilla |
2018/01/23 - 2018/02/18 | Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales (REIDICS) (2531-0968 ) | Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS) |
2017/10 - 2017/11 | Medi@ções Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (1647-3078) | Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal |
2017/06 - 2017/07/09 | Migraciones Publicación del Instituto Universitario de Estudios sobre Migraciones (2341-0833) | Universidad Pontificia Comillas |
2016/09 - 2016/10/07 | Forum Sociológico (2182-7427) | OpenEdition |
2016/02 - 2016/03/06 | Sensos (2128-5127 ) | InED ESEPorto |
2015/07 - 2015/10 | Revista Migrações (1646-8104) | Observatório das Migrações |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2017 | Consultoria no âmbito da Revisão Curricular do Ensino Obrigatório - Competências Essenciais da Geografia ao longo dos 12 anos de escolaridade. (consultoria no âmbito do Estudo do Meio, 1º CEB. |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017 - 2019 | Researcher in the Standing Committee “Transnational Migrant families, children and youth, and their intergenerational everyday
experiences and informal learning perspectives”, IMISCOE NETWORK
Membro
|
|
2015/07 - 2015/11 | Comissão Científica da Revista Migrações, Observatório das Migrações, nº 12.
Consultor
|