???global.info.a_carregar???
Maria João de Oliveira Antunes Barroso Hortas. Concluiu o(a) Doutoramento em Doutoramento em Geografia Humana em 2013 pelo(a) Universidade de Lisboa e Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local em 1996 pelo(a) Universidade de Lisboa Faculdade de Letras.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria João de Oliveira Antunes Barroso Hortas

Nomes de citação

  • Maria João Hortas

Identificadores de autor

Ciência ID
0310-7ED6-E75D
ORCID iD
0000-0002-3159-8362
Researcher Id
ID 0310-7ED6-E75D

Endereços de correio eletrónico

  • mjhortas@eselx.ipl.pt (Profissional)
  • mjhortas@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telefone
  • 217115500 (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL. Campus de Benfica do IPL , 1549-003, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Geografia Económica e Social - Geografia Cultural
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2023/03/23
Concluído
Doutoramento em Educac¸a~o (Doctor)
Especialização em Formacio´n del pensamiento social, histo´rico y geogra´fico y educacio´n para la ciudadani´a.
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
"La formación inicial de maestros en contextos de diversidad cultural: aportaciones desde la didáctica de la Geografía" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Excelente
2013
Concluído
Doutoramento em Geografia Humana (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
"Educação, Diversidade e Território - O caso da Área Metropolitana de Lisboa." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção e louvor
1996
Concluído
Geografia Humana e Planeamento Regional e Local (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"Devolver a Cidade ao Peão - uma via para a revitalização e promoção das áreas centrais das cidades." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2007 - Atual Investigador (Investigação) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/10/18 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2017 - Atual Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
2009/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07 - 2019/12 Vice-Presidente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021/09/01 - 2023/03/31 EducAção pela IntegrAção: o sistema escolar português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo
PT/2021/FAMI/713
Investigador
Concluído
2020 - 2022 Educación para el futuro y esperanza en la democracia. Repensar la enseñanza de las ciencias sociales en tiempos de cambio.
PID2019-107383RB-I00
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Gobierno de Espana Ministerio de Educación Cultura y Deporte
Em curso
2020 - 2021 Embedding a Democratic Culture Dimension in Teacher Education Programmes (EDCD-TEP)
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Council of Europe

European Commission
Em curso
2018 - 2021 Inclusão ou discriminação? Da análise dos resultados escolares às estratégias para o sucesso dos alunos com origem imigrante.
0
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Em curso
2018 - 2020 Projeto de Intervenção Municipal Integrada de Promoção do Sucesso Escolar no Município de Loures
0
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Câmara Municipal de Loures
Em curso
2019 - 2019 MIPEX V (2019) : Outcomes for Policy Change
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
European Union
Em curso
2018 - 2019 PlayTrain. O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infância.
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Em curso
2017 - 2019 Integr(Arte) - Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração
0
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
2016 - 2019 Bellow10 – Early School Leaving
0
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
European Union
Concluído
2014 - 2019 Integr(arte) – Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração.
ISBN 978-989-685-118-7
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
2014 - 2015 MIPEX IV (2015) Integration policies: Who benefits?
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
European Union
Concluído
2012 - 2014 Estrategias de Formación del Profesorado para Educar en la Participación Ciudadana
0
Investigador
Universidad de Sevilla, Espanha
Gobierno de España Ministerio de Ciencia e Innovación
Concluído
2012 - 2014 Success at school through Volunteering
0
Outra
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal
European Union
Concluído
2011 - 2011 Migrant Integration Policy MIPEX III
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
European Union
2009 - 2011 European Diploma in Intercultural Competence
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
European Union
Concluído
2008 - 2009 Educação e Imigração: a integração dos alunos do ensino básico nas escolas do centro histórico de Lisboa
0
Investigador responsável
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Alto Comissariado para as Migrações
Concluído
2004 - 2006 Action Centres For a Culture of Peace And Non-Violence
0
Outra
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
European Union
Concluído
2002 - 2004 Reinventar as Metrópoles Portuguesas: imigrantes e governança urbana
POCTI 38599/GEO/2001
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2001 - 2003 Enseigner L’union Europeenne en Europe: Creation d'un CD-ROM pour les Enseignents en Sciences Sociales.
0
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
European Union
Concluído
1992 - 1996 Lisboa Face à Concorrência dos Grandes Centros Urbanos Europeus
PCSH/GEO/189/91
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Estudos Geográficos, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Maria João Hortas. "O acesso à educação das crianças e jovens imigrantes. Abordagem a partir das políticas para o caso português.", Informe OBIMID, 2016, https://www.comillas.edu/images/OBIMID/boletines_e_informes/informemayo2016.pdf.
Artigo em revista
  1. Almeida, Sílvia de; FIRMINO, JOÃO; José Mesquita Gabriel; Maria João Hortas; Nunes, Luís Catela. "Students with an immigrant background in the Lisbon Metropolitan Area. Evidence at the municipal, school, and class level.". CIDADES, Comunidades e Territórios, 46 (2023): 59-77. https://revistas.rcaap.pt/cct/article/download/25864/20459.
    Publicado
  2. Maria João Hortas; Joana Campos; Kátia Sá; Catarina Tomás. "Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária na ESELx: percurso, formação e investigação". INTERACÇÕES 56 (2021): 117-146. https://doi.org/10.25755/int.24515.
    Publicado
  3. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Educação para a Cidadania Global: formação de professores na Escola Superior de Educação de Lisboa". REIDICS – Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales 7 (2020): 45-63. ISSN 2531-0968.
    Publicado
  4. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Educação para a Cidadania em Portugal". Revista Espaço do Currículo 13 2 (2020): 176-190. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983- 1579.2020v13n2.51562.
    Publicado
  5. Casadellà, Marina; Massip, Mariona; González, Neus; Alfredo Gomes Dias; Maria João Hortas. "Imagination, education for the future and democratic culture: educational policies in the Iberian Peninsula.". Comunicar. Revista Científica de Comunicação e Educação, 73(XXX) (2020): 57-67. https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=73&articulo=73-2022-05#Metricas-Articulo.
    Publicado
  6. Hortas, Maria João. "The intersection of school, diversity and intercultural dialogues: second generation Brazilians and Cape Verdeans in the Lisbon metropolitan area". Intercultural Education 29 4 (2018): 495-513. http://dx.doi.org/10.1080/14675986.2018.1463014.
    10.1080/14675986.2018.1463014
  7. Maria João Hortas; Maria Helena Esteves; Luís Mendes. "Fieldwork in Geography education: an experience in initial teacher training program.". Didáctica Geográfica 19 (2018): 77-101. http://hdl.handle.net/10451/39168.
    Publicado
  8. Maria João Hortas. "Educação, Multiculturalidade e Cidadanias: interceções de olhares e práticas de alunos, famílias e escolas,". Medi@ções 5 (2017): 62-79. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline.
    Publicado
  9. Maria João Hortas; Teresa Leite. "Formación de profesores post Bolonia: los desafíos de un proceso en dos etapas". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 19 2 (2016): 25-42. http://revistas.um.es/reifop/article/view/254241.
    Publicado
  10. Maria João Hortas. "El lugar de la escuela en la construcción de las relaciones sócio espaciales: experiencias de la segunda generación de inmigrantes en el Área Metropolitana de Lisboa". Revista del Ministério de Empleo y Seguridad Social, Migraciones Internacionales 120 (2016): 95-112. https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/431617.
    Publicado
  11. Dias, Alfredo Gomes; Hortas, Maria João. "Desenvolvendo competências investigativas em Estudo do Meio no 1.º CEB: abordagens a partir da didática da História e da Geografia.". Saber & Educar 20 (2015): 188. http://dx.doi.org/10.17346/se.vol20.160.
    Publicado • 10.17346/se.vol20.160
  12. Maria João Hortas; Célia Martins; Alfredo Dias. "Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de populações imigrantes na área metropolitana de Lisboa". Interacções 10 29 (2014): 8-36. http://revistas.rcaap.pt/interaccoes.
    Acesso aberto • Publicado
  13. Barroso Hortas, Maria João. "Education for citizenship in contexts of diversity in the metropolitan area of Lisbon". Citizenship Teaching & Learning 9 2 (2014): 175-200. http://dx.doi.org/10.1386/ctl.9.2.175_1.
    Publicado • 10.1386/ctl.9.2.175_1
  14. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Historia y Geografía en la Educación Básica (6-12 años) y la (in)visibilidad de los lugares de la ciudad". Anekumene Redladgeo 7 (2014): 9-17. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/view/4126/3521.
    Publicado
  15. Hortas, Maria João. "Territories of integration: the children of immigrants in the schools of the Metropolitan Area of Lisbon". Intercultural Education 19 5 (2008): 421-433. http://dx.doi.org/10.1080/14675980802531630.
    Publicado • 10.1080/14675980802531630
Artigo em revista (magazine)
  1. Maria João Hortas; Prof. Dra. Maria Lucinda Fonseca. "International students in Portugal", International Migration: the Emergence of the Mobile Student. Canadian Diversity Magazine, 2011
Capítulo de livro
  1. Antoni Santisteban; Maria João Hortas; Carmen García; Alfredo Dias. "Cómo investigar sobre el pluralismo democrático y el desacuerdo en la escuela. El objetivo 16 de los ODS.". In La Didáctica de las Ciencias Sociales ante el reto de los ODS, 147-156. Espanha: Narcea, S. A. Ediciones., 2023.
    Publicado
  2. Maria João Hortas; Antoni Santisteban. "Diversidad cultural, educación e inclusión. Oportunidades para desarrollar una ciudadanía crítica en la formación inicial del professorado.". In La Didáctica de las Ciencias Sociales ante el reto de los OD, 1239-1249. Espanha: Narcea, S. A. Ediciones., 2023.
    Publicado
  3. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Competencias para una Cultura Democrática: experiencias de participación democrática en la formación inicial de profesores.". In La Didáctica de las Ciencias Sociales ante el reto de los ODS, 629-637. Narcea, S. A. Ediciones., 2023.
    Publicado
  4. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Ciências sociais e competências para uma cultura da democracia: a construção participada de uma cidadania crítica na formação inicial de profesores". In Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, 83-114. CIED, ESELx-IPL, 2022.
    Publicado
  5. Alfredo Gomes Dias; Maria João Hortas. "Didática da história e da geografia: prática docente, investigação e cidadania crítica.". In Repensar el currículum de ciencias sociales. Prácticas educativas para una ciudadanía crítica, 547-556. Espanha: Tirant Humanidades., 2022.
    Publicado
  6. Maria João Hortas; Diana Almeida; Filipa Carvalho; Inês Alves; Inês Marques; Alfredo Gomes Dias. "Formação inicial de professores, Ciências Sociais e transformação social". In Diversidades, Educação e Inclusão, editado por Nuno Martins Ferreira; Clarisse Nunes, 71-91. Lisboa, Portugal: CIED-ESELx, 2021.
    Publicado
  7. Maria João Hortas. "Escola, Diversidade e Diálogos Interculturais... alunos Brasileiros e cabo-verdianos em escolas da Área Metropolitana de Lisboa". In Mobilidades Linguístico-Culturais: reflexões epistêmicas para o ensino, editado por Ana Adelina Lôpo Ramos; Barbosa, Rogério Lima, 44-77. Brasília, Brasil: Edições Makunaima, 2020.
    Publicado
  8. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Conceções histórico-geográficas e formação de professores em Didática das Ciências Sociais". In Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica, editado por Maria João Hortas; Dias, Alfredo Gomes; de Alba, Nicolás, 737-747. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa & AUPDCS, 2019.
    Publicado
  9. Maria João Hortas. "Acerca de los modos en que los docentes y los estudiantes piensan y hablan la educación intercultural: un estudio exploratorio en la formación de maestros (6-10 años)". In Quin professorat, quina ciutadania, quin futur? Les reptes de l’ensenyament de les ciències socials, la geografia i la història, editado por Maria Ballbé; Neus González-Monfort; Antoni Santisteban, 191-201. Barcelona, Espanha: GREDICS / Universidade Autónoma de Barcelona, 2019.
    Publicado
  10. Maria João Hortas. "Ciudad, ciudadanía y compromiso social en la investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales en la Educación Primaria.". In Buscando formas de enseñar : investigar para innovar em didactica de las ciencias sociales., editado por Esther López Torres; Carmen García Ruíz; Maria Sánchez Agustí, 1039-1050. Espanha: Universidad de Valladolid/AUPDCS, 2018.
    Publicado
  11. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Competencias histórico-geográficas y formación inicial de profesores (6-12 años) en la ESELX". In Buscando formas de enseñar : investigar para innovar em didactica de las ciencias sociales, editado por Esther López Torres; Carmen García Ruíz; Maria Sánchez Agustí, 221-232. Espanha: Universidad de Valladolid/AUPDCS, 2018.
    Publicado
  12. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias. "Las actividades investigativas y la formación de maestros histórica y geográficamente competentes". In Investigación en didácticas de las Ciencias Sociales. Retos, preguntas y líneas de investigación, editado por Ramón Medina; Roberto García-Morís; Carmen García Ruíz, 169-178. Espanha: Universidad de Córdoba / AUPDCS, 2017.
    Publicado
  13. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias; Ana Maria Hernández Carretero; Francisco Javier Jaraíz Cabanillas. "El proceso educativo por competencias en la formación de maestros de infantil y primaria. Una comparativa de los casos español y portugués.". In Investigación en didácticas de las Ciencias Sociales. Retos, preguntas y líneas de investigación, editado por Ramón Medina; Roberto García-Morís; Carmen García Ruíz, 83-101. Espanha: Universidad de Córdoba / AUPDCS, 2017.
    Publicado
  14. Maria João Hortas; Prof. Dra. Maria Lucinda Fonseca; Alina Esteves. "Portugal". In Estudio: Migración y Desarrollo en Iberoamérica, editado por SEGIB, 503-525. Espanha: SEGIB; OIM & Secretaría General Iberoamericana, 2017.
  15. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias; Ana Maria Hernández Carretero; Francisco Javier Jaraíz Cabanillas. "Ciencias sociales, identidad cultural y territorios transfronterizos. Construcción de identidades culturales en territorios de frontera: propuesta de intervención didáctica en el aula". In Deconstruir la alteridade desde la didáctica de las ciencias sociales: educar para una ciudadanía global, editado por Carmen García Ruíz; Aurora Arroyo Doreste; Beatriz Andreu Mediero, 414-424. Espanha: AUPDCS, 2016.
    Publicado
  16. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias; Ana Maria Hernández Carretero; Francisco Javier Jaraíz Cabanillas. "Propuesta didáctica para la construcción de identidades culturales en territorios de frontera". In Deconstruir la alteridade desde la didáctica de las ciencias sociales: educar para una ciudadanía global, editado por Carmen García Ruíz; Aurora Arroyo Doreste; Beatriz Andreu Mediero, 274-278. Espanha: AUPDCS, 2016.
    Publicado
  17. Maria João Hortas. "Educar para la ciudadanía global en contextos de diversidad: desafíos para una didáctica de las ciencias sociales.". In Deconstruir la alteridade desde la didáctica de las ciencias sociales: educar para una ciudadanía global, editado por Carmen García Ruíz; Aurora Arroyo Doreste; Beatriz Andreu Mediero, 658-664. AUPDCS, 2016.
    Publicado
  18. Maria João Hortas. "Recolha de informação em textos e mapas para a construção de aprendizagens no Estudo do Meio Social no 1º Ciclo do Ensino Ba´sico.". In TempuSpacium – Didática das Ciências Sociais, editado por Maria João Hortas; Nuno Martins Ferreira; Alfredo Gomes Dias; Cristina Barroso Cruz, 81-103. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa, 2016.
    Publicado
  19. Hortas, Maria João; Dias, Alfredo Gomes. "Atividades investigativas, formação de professores e ensino da Geografia (dos 6 aos 12 anos)". In Congresos - GeoAlicante 2015 - Libro de Actas, 735-747. Alicante, Espanha: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alicante, 2016.
    Publicado • 10.14198/geoalicante2015.54
  20. Maria João Hortas. "La Invisibilidad de los Lugares en la Enseñanza de la Geografía y la Historia en la Educación Primaria (6-12 años).". In Una Enseñanza de las Ciencias Sociales para el Futuro: Recursos para Trabajar la Invisibilidad de Personas, Lugares y Temáticas., editado por Ana Maria Hernández Carretero; Carmen García Ruíz; Juan Luis de la Montaña Conchiña, 527-534. Universidad de Extremadura/ Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales, 2015.
    Publicado
  21. Maria João Hortas; Sérgio Claudino. "La formación del profesorado para una cultura de la ciudadanía. contradicciones y expectativas de los discursos y prácticas.". In Una Enseñanza de las Ciencias Sociales para el Futuro: Recursos para Trabajar la Invisibilidad de Personas, Lugares y Temáticas, editado por Ana Maria Hernández Carretero; Carmen García Ruíz; Juan Luis de la Montaña Conchiña, 465-474. Espanha: Universidad de Extremadura/ Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales, 2015.
    Publicado
  22. Maria João Hortas; Sérgio Claudino. "La enseñanza de la geografía y de las Ciencias Sociales y la formación del profesorado para la ciudadanía en Portugal.". In Novi Cives Cittadíní dall ínfanzia in poi., editado por Beatrice Borghi; Francisco F. García-Pérez; Olga Moreno, 173-199. Bolonha, Itália: Pàtron Editore, 2015.
    Publicado
  23. Maria João Hortas; Sérgio Claudino. "Geografía de la Equidad y la Felicidad.¿Un nuevo reto para la ciudadanía?". In Educar para la Participación Ciudadana en la Enseãnza de las Ciencias Sociales, editado por Antoni Santiesteban Fernández; Francisco F. García-Pérez; Nicolás de-Alba-Fernández, 165-175. Espanha: Asociación Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales : Díada, 2012.
    Publicado
Edição de livro
  1. Maria João Hortas; Alfredo Gomes Dias; Nicolás de Alba. Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica. Portugal: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa & AUPDCS. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Maria João Hortas; Teresa Matos Pereira; Abel Arez; Célia Martins; Joana Campos; Natália Vieira. Integr(Arte) - Imigração, Artes, Educação e Experiências Locais de Integração. Lisboa, Portugal: Observatório da Imigração. Alto Comissariado para as Migrações. 2021.
    Publicado
  2. Maria João Hortas. Educação e Imigração: A Integração dos Alunos Imigrantes nas Escolas do Ensino Básico do Centro Histórico de Lisboa.. Observatório da Imigração; Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. 2013.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Performances escolares e padrões territoriais dos alunos com origem imigrante na Área Metropolitana de Lisboa.. Working Paper 638/2021, Nova School of Business and Economics.. 2021. Maria João Hortas; Silvia de Almeida; João Firmino; Nunes, Luís Catela; José Gabriel. SSRN-id3846487.pdf.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/12/06 Migrantes e Educação: (re)pensar práticas promotoras da integração. 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação (Lisboa, Portugal)
2019/11/14 Migrants and Education: insights on integration to rethink school and teacher training practices. IAIE International Conference Another Brick in the Wall: Rethinking Education.
IAIE & DENISE (Amesterdão, Países Baixos)
2019/02/08 ¿La diversidad cultural como propósito? Cuestiones emergentes en la formación de futuros maestros (6-10 años). XVI Jornades Internacionals de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials. El Futur Comença ara Mateix. L´Ensenyament de les Ciéncies Socials per interpretar el Món i actuar Socialment.
Universidad Autonoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2018/12/04 (Des)Encuentros ... Escuela, Familia y Diálogos Interculturales. Seminario Familias, niñez y juventud migrantes. Imiscoe Sc “Migrant Families, Children and Youth” & Obimid
Observatorio Iberoamericano sobre Movilidad Humana, Migraciones y Desarrollo (OBIMID), Universidad Pontificia de Comillas. (Madrid)
2018/10/11 Intersections... School, diversity and intercultural dialogues. Colóquio Internacional da Rede PICNAB, Projeto Internacional de Investigação Científica Nantes/Aveiro/Brasília, Aveiro
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/09/18 Migration, Human Rights and Intercultural Skills in Higher Education. Workshop & International Conference: Human Rights in Higher Education
IGOT - Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/04/26 De que falamos quando falamos de educação intercultural? Um estudo exploratório com docentes e estudantes da formação de inicial professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico. Encontro da RESMI – Rede Ensino Superior para a Mediação Intercultural - A Europa como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2018/03/15 Diversidades e percursos escolares – desafios à educação social na (re)construção dos diálogos na e com a escola Seminário Experiências e Desafios da Diversidade: na educação intercultural e nos percursos formativos no feminino
Universidade Portucalense (Porto, Portugal)
2018/02/09 Acerca de los modos en que los docentes y los estudiantes piensan y hablan la educación intercultural: un estudio exploratorio en la Formación de Maestros (6-10 años). XV Jornades Internacionals de Recerca en Didàctica de les Ciències Socials.
Universidade Autónoma de Barcelona (Barcelona, Espanha)
2017/07/19 Educação e multiculturalidade: desenvolvendo competências interculturais em profissionais do trabalho social. Porto International Conference on Research in Education at ISEP
Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal)
2017/06/29 Exploring child representations of ‘the family 14th Imiscoe Annual Conference, Migration Diversity and the City. Workshop “Critically exploring conceptualizations of ‘the family"
Erasmus University (Roterdam, Países Baixos)
2016/10/15 Famílias imigrantes, crianças e jovens: desafios da mediação intercultural na (re)construção dos diálogos na e com a escola I Congresso Internacional da RESMI, Contextos e Desafios da mediação Intercultural.
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2016/07/01 Migrant families, children and youth: confronting perspectives on the role of the school. 13th IMISCOE Annual Conference, Migration and Development
Charles University (Praga, República Checa)
2016/03/17 Mesa Redonda El professorado de Ciências Sociales ante el reto de educar para una ciudadanía global. XXVII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Deconstruir la alteridad desde la didáctica de las ciencias sociales. Educar para una ciudadanía global
Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas, Espanha)
2016/03/16 Educar para la ciudadanía global en contextos de diversidad: desafíos para una didáctica de las ciencias sociales. XXVII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Deconstruir la alteridad desde la didáctica de las ciencias sociales. Educar para una ciudadanía global.
Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (Las Palmas, Espanha)
2015/08/28 Discussing the social cohesion from school: the second generation of immigrant children in the Metropolitan Area of Lisbon 11th IMISCOE Annual Conference, Immigration, Social Cohesion & Social Innovation.
Instituto Universitário de Estudios sobre Migraciones (IUEM), Universidade Pontificia Comillas (Madrid , Espanha)
2015/07/10 Alunos, famílias e escolas: expetatitvas, práticas e políticas na construção da cidadania das crianças imigrantes na Área Metropolitana de Lisboa Confere^ncia Ibe´rica de Sociologia da Educac¸a~o, A Educac¸a~o na Europa do Sul Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
2015/06/27 Paths in school integration: combining methodological approaches and ethical procedures 12th IMISCOE Annual Conference, Rights, Democracy and Migration – Challenges and Opportunities
Institute for Demographic and Life Course Studies, University of Geneva (Geneva, Suiça)
2015/05/28 Children and young people of migrant descent in Portugal: experiences and expectations to promote school integration in the Metropolitan Area of Lisbon. Integrim Scientific Thematic Workshop Social Integration Policies and Equitable Cities
IGOT_CEG-UL & Luso-American Foundation (FLAD) (Lisboa, Portugal)
2015/04/28 Children and young people of migrant descent in Portugal: experiences and expectations to promote school integration in the Metropolitan Area of Lisbon International Workshop ‘South–North dialogues on children of migrants’
University of Leeds (UK) (Leeds, Reino Unido)
2015/04/23 Immigrant and welfare state regime in Portugal in times of austerity International expert seminar Migrants and Social Protection Floors. Facilities and obstacles to access to different Welfare State services in time of crisis.
Instituto Universitario de Estudios Sobre Migraciones, Universidad Pontificia de Comillas & ICSW Europe (Madrid, Espanha)
2014/10/21 Citizenship and initial training. Representations in Geography and History from Portugal. Convegno internazionale “Novi cives: cittadini dall'infanzia in poi”
Centro internazionale di didattica della storia e del património. Dipartimento di Scienze dell’Educazione “Giovanni Maria Bertin” alma mater studiorum - Universita’ di Bologna (Bolonha, Itália)
2011/09/13 workshop Education, training and integration in multicultural urban contexts. Living in Multicultural Cities: interethnic relations and daily life. 16ª Conferência Internacional Metropolis – Migration Futures: perspectives on global changes
(Ponta Delgada, Portugal)
2011/05/13 The integration of migrants in education system in Portugal Mesa redonda MIPEX III, L’accès et la réussite des enfants de migrants à l’école
King Baudouin Foundation (Bruxelas, Bélgica)
2010/10/07 Escola, Comunidade e Território: Actores e Agentes na Construção da Cidade Multicultural XII Colóquio Ibérico de Geografia
Faculdade de Letras, Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2010/07/06 Education, Diversity and Territory: integration and discrimination in schools of the city centre of Lisbon. QMSS2 Seminar on Measuring Integration and Discrimination
Institute National for Demographic Studies (INED) (Paris, França)
2009/11/07 Contextos de diversidade: novos desafios e oportunidades para a formação de professores do 1º CEB IV Congresso Ibérico de Didáctica da Geografia. A Inteligência Geográfica na Educação do Século XXI
Departamento de Geografia, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2009/05/14 Territories of integration: the children of immigrants in the schools of the metropolitan area of Lisbon IMISCOE Cross-Cluster Theory Conference. Interethnic Relations: Multidisciplinary Approaches.
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2007/11/23 Imigração, Educação e Inclusão: algumas respostas de escolas da Área Metropolitana de Lisboa III Congresso Internacional sobre A Imigração em Portugal e na União Europeia
AGIR (Torres Novas, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019/04 - 2019/12 O Meio Local como Recurso para o Desenvolvimento de Competências de Localização e Orientação Espacial (1ºCEB).
Orientador
Ensino do 1º Ciclo do Mestrado em Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04 - 2019/12 Rua, Espaços e Funções: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo.
Orientador
Ensino do 1º Ciclo do Mestrado em Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico. (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09 - 2019/10 Cultura, Dança e Diálogos Interculturais – Desafios Para uma Intervenção Socioeducativa.
Orientador
Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04 - 2019/07 Do Bairro à Cidade. Projetos e itinerários na descoberta do meio local.
Orientador
Mestre em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04 - 2019/07 “Fatias de Tempo e Fatias de Espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da História e da Geografia (1º e 2º Ciclos do Ensino Básico).
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/04 - 2019 Alvalências. Experiências Para o Desenvolvimento de Competências Socioambientais numa Escola de Lisboa. Geografia 9.º Ano.
Coorientador
Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2016/09/01 - 2018/12/22 Clube crescer – Perspetivas sobre um projeto artístico em contexto escolar e seus contributos para a promoção do desenvolvimento pessoal e social de crianças e jovens
Coorientador
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/09/01 - 2018/11/02 Equipamentos culturais como mediadores na intervenção comunitária. A Biblioteca Humana e a Biblioteca de Marvila em relação por uma comunidade
Orientador
Educação Social e Intervenção Comunitária (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/03/01 - 2018/07/20 O meio local como laboratório didático em Estudo do Meio: Experiências de participação dos alunos na construção de conhecimento
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/03 - 2018/07/20 Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico.
Orientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/04/01 - 2017/07/04 Ensino e aprendizagem da história e da geografia: a avaliação no 1.º CEB
Coorientador
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/04 - 2016/12 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: “A Marcha é Linda!” A música como meio de (re)construção das relações com o território.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/04 - 2016/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O mapa como recurso pedagógico para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas (1º e 2º CEB).
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/09 - 2015/11 Trabalho colaborativo entre professores para integração curricular no 1º ciclo do ensino básico: um contributo para melhoria das planificações pedagógicas em S. Tomé e Príncipe.
Coorientador
Mestrado em Didáticas Integradas em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/04 - 2015/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Formação de alunos histórica e geograficamente competentes no Ensino Básico - Contributo das imagens e dos mapas mentais.
Orientador
Mestrado em Ensino do 1º e 2º CEB (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/12/05 - 2019/12/06 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão. Lisboa: Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa. (2019/12/05 - 2019/12/06)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/04/08 - 2019/04/11 XXX Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales. Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica. Lisboa: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa & Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS). (2019/04/08 - 2019/04/11)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/01/08 Mobilidade Intra-Europeia e Estado-Providência: A proteção social nas aspirações e trajetórias dos migrantes portugueses
Arguente principal
Bruno Ricardo Delgado Machado (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2019/12 O Meio Local como Recurso para o Desenvolvimento de Competências de Localização e Orientação Espacial (1ºCEB).
Orientador
Diana Almeida (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/12 Rua, Espaços e Funções: uma experiência didática no 1.º ano do 1.º Ciclo.
Orientador
Catarina Bento Seco (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/10 Cultura, Dança e Diálogos Interculturais – Desafios Para uma Intervenção Socioeducativa.
Orientador
Whassysa Magalhães Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/23 Leitura etnogeográfica dos lugares de vida de imigrantes brasileiros em Lisboa e em Los Angeles.
Arguente principal
Adélia Verônica Silva (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2019/07 Do Bairro à Cidade. Projetos e itinerários na descoberta do meio local.
Orientador
Filipa Carvalho Barroso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07 “Fatias de Tempo e Fatias de Espaço”: o cinema no ensino-aprendizagem da História e da Geografia (1º e 2º Ciclos do Ensino Básico).
Orientador
Carlos Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 A construção do pensamento crítico a partir do Estudo do Meio no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente
Ana Rita Jesus (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Ensinar a aprender História e Geografia no 2.º CEB: interdisciplinaridade, integração curricular e desenvolvimento de competências.
Arguente
Inês Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Encontro entre gerações Gaivota Volante - biblioteca comunitária.
Arguente
Elizabete Soares (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Migrações e Diversidade Cultural. Uma experiência didática no 8º ano de escolaridade.
Arguente
Eliane Pereira (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2019 Trabalho de Campo: Potencialidades e Constrangimentos numa Experiência Educativa em Geografia Urbana Escolar.
Arguente
José L. Magalhães (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2019 “Não é muito fácil a língua do SE…”. Inclusão de uma criança cuja língua materna não é o português.
Arguente
Ana Teresa Carreiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Abrir as portas da sala para conhecer e aprender: A construção de uma relação com a comunidade local em jardim de infância.
Arguente
Ana Filipa Pires (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Trabalho em equipa em Jardim de Infância: Um estudo sobre a importância da cooperação entre elementos de uma equipa educativa de sala.
Presidente do júri
Francisca M. S. Cativo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Avaliar competências de escrita: contar e explicar no 5.º ano de escolaridade.
Presidente do júri
Inês F. Alves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 As interações num grupo de crianças os 3 aos 6 anos.
Presidente do júri
Daniela A. Campaniço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Papel do educador na inclusão de crianças que não falam português: Comportamentos e estratégias.
Arguente
Rute Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 Contributo da área de cidadania e desenvolvimento para a operacionalização da autonomia e flexibilidade curricular.
Arguente
Rodolfo M. F. Aparício (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 A aprendizagem da área e do perímetro com recurso a materiais manipuláveis: um estudo numa turma de 2.º ano.
Presidente do júri
Mónica Francês (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 A perspetiva dos alunos acerca da transição entre o 1.º e 2. º ciclo.
Arguente
Maria R. Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 O papel do Corpo Nacional de Escutas na Educação para a Cidadania: Um olhar sobre os caminheiros.
Presidente do júri
Catarina Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 TUTORIAS – Projeto piloto numa escola TEIP do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Presidente do júri
Ana Paula Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 A influência do amor na violência no namoro em estudantes do ensino superior.
Presidente do júri
Ana Marta Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018/07/20 Percursos na construção do conhecimento sobre o espaço geográfico no 1.º ciclo do ensino Básico
Orientador
Milene B. Garcia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2018 O jogo como estratégia de ensino e aprendizagem em Geografia no 7.º ano de escolaridade.
Arguente
Cátia Couto (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2017/11/02 La Educación para la Ciudadanía en la Formación Inicial del Profesorado: entre idealizaciones y tradiciones
Arguente principal
Marta Estellés Frade (Doutoramento)
Universidad de Cantabria, Espanha
2017/10/25 O olhar geográfico sobre o ambiente na produção académica e no ensino : discursos e representações no Brasil e em Portugal.
Arguente principal
Fernando Frederico Bernardes (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2017/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: As conceções de alunos do 2º ciclo acerca da natureza.
Presidente do júri
Inês Oliveira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Influência da meditação na concentração em sala de aula.
Arguente
Teresa Fonseca (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07 Os tempos em educação de infância.
Presidente do júri
Ana Marta Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07 Os materiais na educação de infância: dinamização de uma área.
Arguente
Catarina Inês Valadas (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/07 As artes visuais como influenciadoras do comportamento e atitudes das crianças.
Presidente do júri
Vitória Catarina Rosa Carreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03 Entre o ser e o saber: a importância das competências sociais no Jardim de Infância.
Arguente
Rita Isabel Cravo (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017/03 A metodologia de trabalho de projeto na abordagem pedagógica High/scope.
Presidente do júri
Ana Clara Ferreira da Rocha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2017 Los Procesos de Participación de los Adolescentes en Entornos Comunitarios: una Experiencia de Ciudadanía.
Arguente principal
Janire Fonseca Peso (Doutoramento)
Universidad de Deusto Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Espanha
2017 Provas públicas para a atribuição do Título de Especialista na área 7.76.762 – Trabalho Social e Orientação
Arguente
Ema Isabel Martins da Luz Inácio (Outro)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/12 Ser um jovem cidadão numa cidade multicultural: uma abordagem na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Miguel Torga.
Arguente
Luís Filipe de Sousa (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, Portugal
2016/12 Vozes com Identidade: um estudo de caso em contexto escolar.
Arguente
Marta Maria Torres (Mestrado)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2016/12 O Sucesso no Percurso Escolar da Etnia Cigana.
Arguente
Rita Alexandra Marques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Portugal
2016/12 “A Marcha é Linda!”: A música como meio de (re)construção das relações com o território
Orientador
Ana Luísa Castro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07 A criança e a liberdade na sua expressão e criação artística – O educador deve incentivar a representação realista ou irrealista?
Arguente
Patrícia Lima (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Conceções de alunos do 5º ano do Ensino Básico sobre o que é ser muçulmano.
Arguente
Raquel Barata (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: A imagem como recurso didático no ensino e aprendizagem da história e da geografia.
Arguente
Joana Neves (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2016/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O mapa como recurso pedagógico para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas (1º e 2º CEB).
Orientador
Daniela Domingos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/12 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Potencialidades do Estudo do Meio enquanto integrador curricular 1.º ciclo.
Arguente
Clementina de Sá (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/12 Os recursos materiais das áreas de actividade: a sua importância nas escolhas das crianças.
Arguente
Márcia Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/12 Grupo Heterogeneo de Idades na Diferenciação Pedagógica.
Presidente do júri
Cristina Ramos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07 O desenvolvimento de competências sociais na educação de infância: A música como estratégia de intervenção.
Presidente do júri
Cláudia Muralha (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07 A Música nos Momentos de Transição.
Presidente do júri
Bárbara Serra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Trabalho individual e trabalho coletivo no ensino do Estudo do Meio.
Presidente do júri
Ana Beatriz Sabino (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Motivação para a leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico - Caderno de Leitura.
Presidente do júri
Sara Filipe (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Estratégias de compreensão da leitura.
Presidente do júri
Mafalda Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: Formação de alunos histórica e geograficamente competentes no Ensino Básico - Contributo das imagens e dos mapas mentais.
Orientador
Filipa Cabaço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/12 Reafirmar a Identidade Cultural Local: o património cultural imaterial local como recurso.
Presidente do júri
Ana Filipa Carvalho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2014/12 Prática de Ensino Supervisionada no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico: O desenvolvimento de noções de Cidadania através da aplicação de uma metodologia de trabalho ativa a partir da disciplina de Estudo do Meio (1.º Ciclo do Ensino Básico).
Arguente
Mafalda Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/11/09 - 2019/11/16 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
2019/10 - 2019/11 9º Encontro do CIED, Diversidades, Educação e Inclusão Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
2018/11 - 2019/03 XXX Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales (2019). Enseñar y aprender didáctica de las ciencias sociales: la formación del profesorado desde una perspectiva sociocrítica. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação
2018/07/01 - 2018/07/08 Congresso Internacional “A Europa como espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação” e II Congresso da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural (RESMI) Universidade do Minho
2018/04 - 2018/06 II Congresso Internacional de Mediação Social, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), (2018). Universidade do Minho
2016/05/24 - 2016/10/12 I CONGRESSO INTERNACIONAL RESMI: Contextos e Desafios da Mediação Intercultural. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação
2016/03/29 - 2016/05/24 VII Encontro CIED – II Encontro Internacional Estética e Artes em Educação. Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/10 - 2018/12/09 Revista Migrações (1646-8104) Observatório das Migrações
2018/09/01 - 2018/09/15 Hábitat y Sociedad (2173-125X) Editorial Universidad de Sevilla
2018/01/23 - 2018/02/18 REIDICS (Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales) (2531-0968 ) Asociación Universitaria de Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociales (AUPDCS)
2017/10 - 2017/11 Medi@ções Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (1647-3078) Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal
2017/06 - 2017/07/09 Migraciones Publicación del Instituto Universitario de Estudios sobre Migraciones (2341-0833) Universidad Pontificia Comillas
2016/09 - 2016/10/07 Forum Sociológico (2182-7427) OpenEdition
2016/02 - 2016/03/06 Sensos (2128-5127 ) InED ESEPorto
2015/07 - 2015/10 Revista Migrações (1646-8104) Observatório das Migrações

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017 - 2017 Consultoria no âmbito da Revisão Curricular do Ensino Obrigatório - Competências Essenciais da Geografia ao longo dos 12 anos de escolaridade. (consultoria no âmbito do Estudo do Meio, 1º CEB.

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2017 - 2019 Researcher in the Standing Committee “Transnational Migrant families, children and youth, and their intergenerational everyday experiences and informal learning perspectives”, IMISCOE NETWORK
Membro
2015/07 - 2015/11 Comissão Científica da Revista Migrações, Observatório das Migrações, nº 12.
Consultor