???global.info.a_carregar???
Licenciada em Antropologia Social e Cultural pela Universidade de Coimbra, com pós-graduação em Teoria e Crítica da Arte Contemporânea pela Eina - Escola de Disseny i Art, da Universidade Autónoma de Barcelona. Concluiu o curso de extensão universitária em Antropologia Visual (Universidade de Barcelona) e o curso profissional de Programação Cultural, além de ter frequentado diversos workshops e seminários em áreas relacionadas com artes visuais, cinema, dança e performance. Foi bolseira da FCT no Museu Nacional de Ciência e da Técnica, em Coimbra, entre 2003 e 2006, e bolseira INOVART em 2009 no NCCA - National Centre for Contemporary Art em Moscovo, com um estágio no Programa Vídeo & Cinema. De 2016 a 2019 foi bolseira na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde integrou como Project Assistant a equipa do projecto "BlackBox - The collaborative platform to document performance composition: from conceptual structures in the backstage to customizable visualizations in the front-end" (financiado pelo European Research Council - UE). Desde 2014 é editora-chefe da Artecapital (www.artecapital.art), revista online especializada em artes visuais contemporâneas. Colaborou com o CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia em 2013, fez parte do ICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVA (Universidade Nova de Lisboa) e integra actualmente o Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa. Frequenta o programa de doutoramento em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Elisabete Maria Teixeira Vahia
Data de nascimento
1979/02/08
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Vahia, Liz

Identificadores de autor

Ciência ID
021F-0AE1-8C18
ORCID iD
0000-0001-7052-8773

Endereços de correio eletrónico

  • lizvahia@gmail.com (Profissional)
  • lizvahia@fcsh.unl.pt (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Sociologia - Antropologia
  • Humanidades - Artes
  • Ciências Sociais - Outras Ciências Sociais - Ciências Sociais Interdisciplinares
  • Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - História e Filosofia da Ciência e Tecnologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Catalão Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2019/11/04 - 2023/11/30
Em curso
Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade (Doutoramento)
Especialização em Arte
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal
2012/09/01 - 2013/06/30
Concluído
Arte Contemporânea (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Universidade de Coimbra Colégio das Artes, Portugal
18
2003
Concluído
Teoria e Crítica de Arte Contemporânea: "Géneros de exposición: procesos y formatos. Modos de producción, Nuevos Lugares, Dispositivos, Agentes." (Pós-Graduação)
EINA Centre Universitari de Disseny i Art, Espanha
"Quando a Arte Usa a Faca: Implicações das ciências nas práticas artísticas e o consequente reflexo museológico" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Apto
2002
Concluído
Antropologia (Licenciatura)
Universidade de Coimbra Faculdade de Ciencias e Tecnologia, Portugal
"sem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
2001
Concluído
A Técnica Audiovisual Aplicada à Investigação Social (Diploma de especialização)
Universitat de Barcelona, Espanha
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Apto
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/01/01 - Atual Editora e coordenadora da redacção da revista online dedicada à arte contemporânea, Artecapital Artecapital, Portugal
Artecapital (www.artecapital.net), Portugal
2016/01/15 - 2019/10/31 Bolseira BGCT como Project Assistant no "BlackBox Arts & Cognition" (projecto interdisciplinar financiado pelo ERC) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2014/01/01 - 2016/01/15 Assistente de galeria de arte contemporânea: montagem e acompanhamento de exposições Plataforma Revólver, Portugal
2012/04/30 - 2014/01/06 Colaboradora do CRIA - delegação de Coimbra. Desenvolvimento de propostas na área Políticas da Cultura (conferências, projecções, debates). Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal
Universidade de Coimbra, Portugal
2008/12/11 - 2012/12/31 Gestão do espaço Geraldine: produção e divulgação de eventos, execução da página web e escrita de conteúdos e actualização da mesma, gestão do perfil em várias redes sociais, relações públicas Espaço Geraldine, Portugal
2008/09/01 - 2012/05/30 Intérprete, co-criadora e editora de vídeo no projecto de dança “90db”, produzido em residência com o apoio do Centro Coreografico Gallego Centro Coreográfico Gallego, Espanha
2009/07/17 - 2009/12/31 Bolseira INOV Art (DGArtes - Ministério da Cultura) com um estágio no NCCA - National Centre for Contemporary Art, Moscovo Ministério da Cultura, Portugal
NCCA - National Centre for Contemporary Art, Rússia
2008/05/01 - 2008/07/15 Escrita de conteúdos para o programa de televisão “Dia em Grande”, produzido pela Iniziomédia e transmitido na SIC entre Maio e Julho de 2008. Iniziomeédia Audiovisuais, Portugal
2008/03/01 - 2008/04/30 Produção executiva do remake do filme “Words and Thoughts in RGB”, da autoria de Eduardo Morais de Sousa, para o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. Produção ANDAR Filmes 2008. Universidade de Coimbra Museu da Ciência, Portugal
2007/01/30 - 2007/10/30 Directora de produção do espectáculo teatral "Hamlet Light", de Vvoitek Ziemilski, vencedor do concurso nacional Jovens Artistas Jovens do Centro Cultural de Belém Centro Cultural de Belém, Portugal
2007/05/01 - 2007/07/30 Produção executiva do SPOT institucional "5 Razões Para Não Usar o Preservativo", encomenda do Alto Comissariado da Saúde - Ministério da Saúde. Monomito - Cooperativa de Argumentistas, Portugal
2006/10/01 - 2007/03/01 Segunda assistente de realização na curta metragem de ficção "Instantes", de Miguel Clara Vasconcelos. Produção Filmes do Fundo / Animatógrafo 2. Filmes do Fundo / Animatógrafo 2, Portugal
2006/06/01 - 2007/01/30 Produtora e programadora na produtora ANDAR Filmes, onde fez desenvolvimento de projectos de investigação, coaching artístico e candidaturas a financiamentos ANDAR Filmes, Produção, Distribuição e Formação Audiovisuais, Lda., Portugal
2006/07/01 - 2006/07/15 Performer e co-criadora do espectáculo "Rimuski", da autoria de Roger Bernat, promovido pela ZDB – Galeria Zé dos Bois e Instituto Cervantes Galeria ze dos Bois, Portugal
2003/06/08 - 2006/05/30 Bolseira BGCT no Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva, Coimbra. Funções: inventariação e investigação da colecção, desenvolvimento de projectos MNCT - Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva , Portugal
2006/01/01 - 2006/04/30 Produção executiva da remontagem da exposição "À Luz de Einstein", produção da Fundação Calouste Gulbenkian e Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva MNCT - Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva , Portugal
2005/12/01 - 2005/12/30 Curadora na área do vídeo na mostra "Encontro com o Vídeo" no Festival X, exibição a 28, 29 e 30 de Dezembro, Espaço do Urso e dos Anjos, Lisboa. Associação Teatro NãO, Portugal
2005/09/01 - 2005/10/30 Produtora executiva e montagem da exposição "E=mc2 Representações da ciência na arte contemporânea", curadoria: Miguel Amado, integrada nas comemorações do Ano Internacional da Física MNCT - Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva , Portugal
2005/03/20 - 2005/06/30 Produtora executiva do filme-espectáculo "Instantes. Devising a Movie", de Miguel Clara Vasconcelos, com o apoio do Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2004/12/20 - 2005/04/30 Co-autora e produtora executiva do projecto "Fixações – Percursos ficcionais em torno de objectos de ciência e técnica" (workshop de vídeo-performance e ciclo de cinema Cyber-Punk) MNCT - Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva , Portugal
2003/11/30 - 2005/03/01 Co-autora e curadora do projecto "Circunvalação", projecto de artes visuais apoiado pelo Instituto das Artes - Ministério da Cultura Cassiopeia - Desenvolvimento de Projectos Culturais, Lda., Portugal
2004/09/20 - 2004/10/30 Curadora e produtora executiva do "Festival de Cinema de Divulgação Científica" (extensão de Coimbra do TELEciência – Festival Internacional do Filme de Divulgação Científica) Universidade de Coimbra Centro de Física, Portugal
2004/04/20 - 2004/06/30 Curadora e produtora executiva, juntamente com o Teatro NãO, da "Mostra de Vídeo e Performance Novas Periferias". Palco Oriental, Lisboa. Associação Teatro NãO, Portugal
2004/03/01 - 2004/04/20 Curadora e produtora executiva do "Ciclo de Cinema Científico Ciência e Sociedade", integrado na VI Semana da Mostra Cultural da Universidade de Coimbra MNCT - Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva , Portugal
2003/10/10 - 2004/02/20 Co-organizadora, com Anthony Shelton e o CIA–Centro de Investigação em Antropologia, das conferências internacionais "Imagined Modernities: Travel Literature, Illustration and the Nation State" Universidade de Coimbra Departamento de Ciências da Vida, Portugal
2003/05/12 - 2003/05/20 Curadoria e organização do "Ciclo de Cinema Africa", em colaboração com a Associació 08208, Sabadell (Barcelona) e Festival Bus Stop, Moià (Barcelona). Associació 08208, Espanha
2003/04/10 - 2003/04/30 Performer na vídeo-performance "Sabadell#1", dirigida por Miguel Clara Vasconcelos e em colaboração com a Associació 08208 Museu d'Art de Sabadell (MAS), Espanha
2001/03/01 - 2001/05/30 Cenografia e vídeo da peça de teatro "Veritats Senzilles", encenação de Miguel Clara Vasconcelos, com alunos da escola de ensino especial Can Ensenya Centre Cívic de Sant Andreu, Espanha
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/11/04 - 2023 Visualização: O encontro inesperado do visível
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Filosofia das Ciências, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2016/01/15 - 2019/10/31 BlackBox - Arts & Cognition. A collaborative platform to document performance composition: from conceptual structures in the backstage to customizable visualizations in the front-end.
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade Nova de Lisboa Centro de Investigação em Comunicação Informação e Cultura Digital Pólo FCSHNOVA, Portugal
European Commission Seventh Framework Programme for Research and Technological Development IDEAS The European Research Council
Concluído
2009/07/17 - 2009/12/31 INOV-Art - Estágios Internacionais de Jovens com Qualificações ou Aptidões Reconhecidas no Domínio Cultural e Artístico
INOV-Art/Acordos/11525740
Outra
NCCA - National Centre for Contemporary Art, Rússia
Direção-Geral das Artes
Concluído
2003/06/15 - 2006/05/31 Museu Nacional da Ciência e da Técnica Doutor Mário Silva - investigação, inventariação e projectos expositivos
SFRH/BGCT/9769/2003
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Vahia, Liz. "O Olhar de Peter Greenaway sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea". Art Ciencia - Revista de Arte, Ciência e Comunicação Year VII Number 14 (2011): https://revistas.rcaap.pt/artciencia/article/view/12188.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Vahia, Liz. "Quando a Arte Usa a Faca: Implicações das Ciências nas Práticas Artísticas e o Consequente Reflexo Museológico". Art Ciencia - Revista de Arte, Ciência e Comunicação Year II Number 6 (2007): http://revistas.rcaap.pt/artciencia/article/view/11538 (Acesso temporário: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fU3aCxAFfjoJ:revistas.rcaap.pt/artciencia/article/view/11538+&cd=1&hl=pt-PT&ct=clnk&gl=pt).
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Vahia, Liz. "Praticar as mãos é praticar as ideias, ou o que é isto do Desenho? (ainda)", Artecapital, 2023, http://www.artecapital.art/estado-da-arte-151-liz-vahia--praticar-as-maos-e-praticar-as-ideias-ou-o-que-e-isto-do-desenho-ainda-.
  2. Vahia, Liz. "Deborah Stratman - Unexpected Guests", Artecapital, 2023, http://www.artecapital.art/exposicao-783-deborah-stratman-unexpected-guests.
  3. Vahia, Liz. "Do ouro aos deuses, da matéria à arte", Artecapital, 2023, http://www.artecapital.art/opiniao-247-liz-vahia-do-ouro-aos-deuses-da-materia-%C3%A0-arte.
  4. Vahia, Liz. "Falar de Desenho: Tão depressa se começa, como acaba, como volta a começar", Artecapital, 2022, http://www.artecapital.art/estado-da-arte-137-liz-vahia-falar-de-desenho-i-tao-depressa-se-comeca-como-acaba-como-volta-a-comecar-i-.
  5. Vahia, Liz. "O futuro em modo silencioso. Sobre humanidade e tecnologia em Silent Running (1972)", Artecapital, 2022, http://www.artecapital.art/musica-113-liz-vahia-o-futuro-em-modo-silencioso-sobre-humanidade-e-tecnologia-em-i-silent-running-i-1972-.
  6. Vahia, Liz. "A Ficção para além da História: O Complexo Colosso", Artecapital, 2021, https://www.artecapital.net/opiniao-224-liz-vahia-a-ficcao-para-alem-da-historia-o-complexo-colosso.
  7. Vahia, Liz. "To be or not to be your selfie", Artecapital, 2021, https://www.artecapital.net/exposicao-689-diogo-costa-amarante-be-your-selfie.
  8. Vahia, Liz. "Antonio Fiorentino - Vis Attractiva", Artecapital, 2017, https://www.artecapital.net/snapshot-38-antonio-fiorentino.
  9. Vahia, Liz. "Everything in the Garden is Rosy: As periferias em imagens", Artecapital, 2017, https://www.artecapital.net/arq_des-141--i-everything-in-the-garden-is-rosy-i-as-periferias-em-imagens.
  10. Vahia, Liz. "Cenas para um novo património", Artecapital, 2016, https://www.artecapital.net/arq_des-134-cenas-para-um-novo-patrimonio.
  11. Vahia, Liz. "Cume / Estados de Rememoração / Realidade Suspensa", Artecapital, 2016, https://www.artecapital.net/exposicao-481-antonio-bolota-reto-pulfer-michael-biberstein-cume-estados-de-rememoracao-realidade-suspensa.
  12. Vahia, Liz. "Uma Mona Lisa ao relento", Artecapital, 2015, http://www.artecapital.net/exposicao-454-colectiva-homeless-monalisa.
  13. Vahia, Liz. "Hybridize or Disappear", Artecapital, 2015, http://www.artecapital.net/exposicao-451-colectiva-hybridize-or-disappear.
  14. Vahia, Liz. "Vostok. Viagem às Profundezas do Invisível", Artecapital, 2015, http://www.artecapital.net/perspetiva-173-liz-vahia-vostok-viagem-%C3%A0s-profundezas-do-invisivel.
  15. Vahia, Liz. "O passado é um país estrangeiro", Artecapital, 2015, http://www.artecapital.net/exposicao-437-colectiva-esta-terra-e-a-tua-terra-os-anos-90-em-portugal-na-coleccao-dos-encontros-de-fotografia.
  16. Vahia, Liz. "Oracular Spectacular. Imagens Indisciplinadas", Artecapital, 2015, http://www.artecapital.net/exposicao-445-colectiva-oracular-spectacular-desenho-e-animismo.
  17. Vahia, Liz. "Sobre uma composição de movimentos ausentes", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-434-rui-calcada-bastos-%C3%A0-luz-sincera-do-dia.
  18. Vahia, Liz. "Viajar é preciso: explorações e descobertas", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-428-sao-trindade-new-places-old-bones.
  19. Vahia, Liz. "Encomendar uma cidade", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-426-kiluanji-kia-henda-a-city-called-mirage.
  20. Vahia, Liz. "Da teoria e da prática", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-420-pires-vieira-pires-vieira-antologica-da-pintura-%C3%A0-pintura-.
  21. Vahia, Liz. "O futuro do passado não é o presente de agora", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-415-joao-fonte-santa-o-colapso-da-civilizacao.
  22. Vahia, Liz. "Para uma ingenuidade voluntária: Ernesto de Sousa e a arte popular", Artecapital, 2014, http://artecapital.net/estado-da-arte-42-liz-vahia-para-uma-ingenuidade-voluntaria-ernesto-de-sousa-e-a-arte-popular.
  23. Vahia, Liz. "As coisas boas e as coisas más", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-410-joao-ferro-martins--i-la-cosa-che-vuoi-dirmi-%C3%A8-bella-o-brutta-i-.
  24. Vahia, Liz. "Há uma coisa oculta em cada coisa que vês", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-409-pedro-cabral-santo-unconditionally.
  25. Vahia, Liz. "Aqui na Terra", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/exposicao-405-miguel-branco-terra.
  26. Vahia, Liz. "Carla Filipe - Museu Berardo", Artecapital, 2014, http://www.artecapital.net/preview-31-liz-vahia-carla-filipe-museu-berardo.
Capítulo de livro
  1. Vahia, Liz. "Do ouro aos deuses, da matéria à arte". In Baahahal, Pizz Buin. Coimbra, Portugal: CAPC - Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, 2023.
    Publicado
  2. Vahia, Liz; Catarina Pombo Nabais; Cristina Luís; Filipe Alves; Vizinho, André; Patrícia Tiago; Duarte, João cão; et al. "38 anos depois dos sete mil carvalhos de Joseph Beuys". In Processos Criativos nas Ciências e nas Artes. A Questão da Participação Pública, editado por Catarina Pombo Nabais, 169-180. Porto, Portugal: Afrontamento, 2021.
    Publicado
  3. Vahia, Liz; Andrea Mazzola; Ana Henriques Pato; Ana Paula Suarez; Diogo Cunha; Fernando Rua; Filipe Pamplona; et al. "Uma aproximação deleuziana à instalação Systems Synthesis (2019), do colectivo berru". In Ciência, Racionalidade e Política | Ensaios (in) atuais, editado por Olga Pombo, 335-341. Lisboa, Portugal: Aletheia, 2020.
    Publicado
Edição de número de revista
  1. Vahia, Liz; Madeira, Cláudia; Gomes, Clara; Madeira, Raquel Rodrigues. "Performance Arte e Intimidades Públicas". Revista Brasileira de Estudos da Presença 13 2 (2023): https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/issue/view/4723.
    Publicado • Co-editor
Prefácio / Posfácio
  1. Vahia, Liz. "Uma visão". Prefácio para Sempre é Tempo. Aveiro, Portugal: Cadornel Edições. 2023.
    No prelo
  2. Vahia, Liz. "Que melhor visão da época contemporânea que trabalhar com fragmentos?". Prefácio para Maputo-Maputo: Um regresso na África Austral, editado por Arte à Parte, 7-7. Coimbra, Portugal: Arte à Parte. 2010.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2014/06/26 Para uma ingenuidade voluntária: Ernesto de Sousa e a arte popular Debate do lançamento do catálogo da exposição "Ernesto de Sousa e a Arte Popular”
Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Lisboa, Portugal)
2005/11/24 Influências ou Coincidências? A relação Espaço-Tempo na Física e nas Artes Visuais no início do século XX Colóquio "Einstein e a Teoria da Relatividade em Portugal"
Casa Museu Abel Salazar. Reitoria da Universidade do Porto (Porto, Portugal)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2023/10/18 - 2023/10/18 SHARP Talks - Sexuality, Health and Human Rights | 6.ª Edição. As SHARP Talks são encontros bimestrais de carácter interdisciplinar sobre temas que se situam no cruzamento entre as sexualidades, a saúde e os direitos humanos. As SHARP Talks chamam ao centro do palco académicxs, artistas, ativistas e outrxs intervenientes que nos convocam para diversas realidades vividas, desafios cívicos e áreas do saber, sempre numa perspetiva feminista, crítica e interseccional.
Mesa-redonda
Performatividades dos Corpos: Imagens, Tecnologias e Sexualidades
Universidade de Coimbra Centro de Estudos Sociais, Portugal