???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Helena Quintas

Nomes de citação

  • Quintas, Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
011E-F18B-18DE
ORCID iD
0000-0001-8915-1881

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2006/06/06
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação, na área de especialização em Educação e Formação de Adultos (Doutoramento)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Construção e Desenvolvimento Curricular em Educvação e Formação de Adultos: colocar a vida no currículo e o currículo na vida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1998
Concluído
Supervisão (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
"Desenvolvimento Profissional de Professsores em formação inicial através da reflexão sobre as prática" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

2016 - 2020/09/21 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Empregador
Universidade do Algarve, Portugal
2013 - 2016 Professor Auxiliar (Docente Universitário)
Empregador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal

Cargos e Funções

2013 - 2015 Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente
Empregador
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Marrocos, Laura; Quintas, Helena. "O abandono nos cursos de educação e formação de adultos: tratar-se-á de uma profecia anunciada?". 2012.
  2. Krasovec, Sabina Jelenc; Radovan, Marko; Gonçalves, Teresa; Quintas, Helena; Ribeiro, Carlos Miguel; Monteiro, Rute; Bago, Joana; et al. "I will never give up… Life stories of mature students in higher education". 2012.
  3. Portela, Sofia; Quintas, Helena. "Das histórias de vida às vidas com história. O impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências". 2012.
  4. Quintas, Helena; Marrocos, Laura. "O problema do “abandono” nos cursos de educação e formação de adultos (efa): um estudo exploratório num concelho do Algarve". 2012.
  5. Bago, Joana; Santos, Lucilia; Fonseca, Henrique; Almeida, António Fragoso de; Gonçalves, Teresa; Ribeiro, Carlos Miguel; Quintas, Helena; Monteiro, Rute. "Non-traditional access to higher education – an evolution in Portugal". 2012.
  6. Bago, Joana; Santos, Lucilia; Fonseca, Henrique; Almeida, António Fragoso de; Monteiro, Rute; Ribeiro, Carlos Miguel; Quintas, Helena; Gonçalves, Teresa. "Non-traditional students at the university: the M23 case in two HEI in Portugal". 2012.
  7. Quintas, Helena. "Pertinência e democratização nos processos educativos destinados a públicos adultos: o caso dos cursos EFA". 2007.
Artigo em revista
  1. Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Valadas, Sandra. "Academic success in schools in the Algarve: when leadership is part of the solution and not of the problem". (2017): http://hdl.handle.net/10400.1/10472.
    http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017227156
  2. Fragoso de Almeida, António; Quintas, Helena; Campos Goncalves, Teresa Isabel. "Non-traditional students in higher education: barriers to learning and professional insertion". (2016): http://hdl.handle.net/10400.1/9720.
  3. Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos; Bago, Joana; Baptista, Ana V.; Ambrósio, Susana; Fonseca, Henrique M.A.C.; Quintas, Helena. "Academic success of mature students in higher education: a Portuguese case study". (2016): http://hdl.handle.net/10773/18905.
    10.3384/rela.2000-7426.rela9079
  4. DOUTOR,CATARINA; QUINTAS,HELENA; RIBEIRO,CARLOS MIGUEL; FRAGOSO,ANTÓNIO. ""Iniciativa Novas Oportunidades" e "NOL+": dois estudos de caso no Algarve (Portugal)". (2015): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400907.
  5. Quintas,Helena; Gonçalves,José Alberto Mendonça. "A liderança das escolas em três regiões portuguesas: uma visão a partir da avaliação externa". (2012): http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200005.
  6. Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto Mendonça. "THE LEADERSHIP OF SCHOOLS IN THREE PORTUGUESE REGIONS. A VIEW FROM EXTERNAL EVALUATION". (2012): https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3003.
  7. Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto. "The leadership fo schools in three regions in Portugal based on the findings of external evaluation". (2010): http://hdl.handle.net/10400.1/4919.
  8. Quintas, Helena. "Práticas de planificação e de gestão integrada do currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização". (2006): http://hdl.handle.net/10400.1/4957.
Capítulo de livro
  1. Santos, Lucília; Quintas, Helena. "Como potenciar a participação dos estudantes maiores de 23 anos no Ensino Superior?". CINEP/IPC, 2018.
  2. Gonçalves, Fernando Ribeiro; Valadas, Sandra Teodósio; Quintas, Helena. "Perspectivas de la evaluación de la calidad universitaria en Portugal: el caso del Observatorio permanente de la Calidad de la Enseñanza en la Universidad del Algarve". Medina Rivilla Antonio, Editorial Universitas, S.A., 2003.
Tese / Dissertação
  1. Fernandes, Arcília da Graça. "Práticas de educação e formação de adultos: a oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Formação Profissional de Faro". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10011.
  2. Patrício, Micaela Patrícia Lopes. "Saber mais para cuidar melhor: a perceção dos auxiliares de ação direta acerca das suas necessidades de formação contínua". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10704.
  3. Barrote, Mariana Cavaco. "A melodia do lixo: educação musical como estratégia de intervenção socioeducativa na associação de proteção à rapariga e à família". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.1/10025.
  4. Catarino, João Carlos Rocha. "O pocesso de agregação de estabelecimentos escolares: perceções dos professores sobre os impactos provocados num agrupamento do Algarve (estudo de caso)". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/9880.
  5. Gregório, Maria Helena. "Políticas de gestão e organização educativa: contratos de autonomia das escolas e modelos de governança". Doutoramento, 2016. http://hdl.handle.net/10400.1/10002.
  6. Gregório, Maria Helena Santos. "Políticas de gestão e organização educativa: contratos de autonomia das escolas e modelos de governança". Doutoramento, 2015. http://hdl.handle.net/10174/17372.
  7. Correia, Hélder José Fernandes. "Docentes de cursos profissionais: que representações face ao ensino profissional? - um estudo realizado numa escola secundária do Algarve". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/7917.
  8. Pedro, Joana Marta Paraizo. "Contextos de alfabetização do MOVA-Brasil: desenvolvimento & cidadania: intervenção comunitária e implicações no desenvolvimento local". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.1/8015.
  9. Barradas, Dora de Jesus Graça. "Meninos especiais, pais diferentes: educação de adultos e cidadania". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/3532.
  10. Mariano, Manuel Duarte Santos Costa. "Gestão partilhada e comunicação numa liderança de sucesso". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.1/5961.
  11. Gonçalves, Teresa. "O perfil dos estudantes maiores de 23 anos na Universidade do Algarve". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3140.
  12. Portela, Sofia. "Das histórias de vida às vidas com história: o impacte do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3104.
  13. Ferreira, Maria Fernanda Monteiro. "Liderança educativa, do desafio ao sucesso: estudo sobre a liderança de uma escola secundária em meio urbano". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.1/3487.
  14. Godinho, Maria Antónia da Silva Ricardo Charraz. "As lógicas e as representações dos actores nos cursos Educação Formação face aos seus percursos escolares: estudo exploratório realizado no Baixo Alentejo, nos concelhos de Ourique, Almodôvar, Aljustrel e Mértola". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.1/10568.
  15. Froita, Iva Goreti Nunes. "A alfabetização de adultos na região do Algarve e o uso de tecnologias: do desejável ao possível". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.1/5160.
  16. Bento, Alexandra. "Educação e formação de jovens e adultos: um passo para uma maior coesão social e inserção socioprofissional". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.1/1645.
  17. Coelho, Maria Teresa de Oliveira. "A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um contributo para o estudo de um problema num agrupamento de escolas do litoral alentejano". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.1/1818.
  18. Fonseca, Cláudia Elisabete Pires Reis da. "Porque razão se formam os adultos? Motivações e expectativas dos formandos dos cursos de educação e formação". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.1/956.
  19. Silva, Isabel Carmen Rocha Arriegas Rianço Gomes da. "A gestão de tempo dos alunos - percepções dos alunos do ensino básico: estudo de um agrupamento vertical - agrupamento de escolas de Vila do Bispo". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.1/712.
  20. Mendonça, Carlos Filipe Gomes Carrajola de. "O director de turma: líder e facilitador da relação educativa". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.1/241.
  21. Graça, Sofia Conceição Ameixa. "A formação profissional e a qualidade dos serviços prestados a idosos institucionalizados". Mestrado, 2008. http://hdl.handle.net/10400.1/292.
  22. Gonçalves, Helena Adelaide Pereira Reis. "A motivação para a carreira docente: contributos para o estudo das principais preocupações em início de carreira". Mestrado, 2007. http://hdl.handle.net/10400.1/548.
  23. Quintas, Helena. "Construção e desenvolvimento curricular em educação e formação de adultos: colocar a vida no currículo e o currículo na vida". Doutoramento, 2006. http://hdl.handle.net/10400.1/449.

Outros

Outra produção
  1. Marrocos, Laura; Portela, Sofia; Quintas, Helena. 2012. Lifelong learning and well-being: “Between the desirable and the possible". This paper presents preliminary results carried out and treated more extensively in the research project that is being developed in the field of Adult Education in Portugal . From the biographical interviews carried out from two adults who are attending the Education and Training Courses (ETC) in two different areas of the city of Loulé, in southern Portugal, we show the results regarding the impa. http://hdl.handle.net/10400.1/4962.
  2. Almeida, António Fragoso de; Quintas, Helena; Monteiro, Rute; Ribeiro, Miguel; Gonçalves, Teresa; Fonseca, Henrique; Santos, Lucilia; Bago, Joana. 2010. Estudantes não-tradicionais no ensino superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico. A avaliação de capacidade para frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos veio trazer para as universidades portuguesas um grande número de estudantes não-tradicionais. Conhecer a sua realidade social, económica e cultural, as suas maiores dificuldades e obstáculos que enfrentam na estrutura universitária, é condição necessária.. Poster. http://hdl.handle.net/10400.1/4954.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2019/09/20 The knowledge festival: A popular celebration of our enjoyment of learning ESREA 9th Triennial European Research Conference; Adult education research and practice between the welfare state and neoliberalism
Department of Andragogy, Faculty of Philosophy, University of Belgrade (Belgrado, Sérvia)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2017 - 2017 Práticas de educação e formação de adultos: a oferta educativa e formativa como estratégia de intervenção no Instituto de Emprego e Formação Profissional – Serviço de Formação Profissional de Faro
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 A melodia do lixo: educação musical como estratégia de intervenção socioeducativa na associação de proteção à rapariga e à família
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2017 - 2017 Saber mais para cuidar melhor: a perceção dos auxiliares de ação direta acerca das suas necessidades de formação contínua
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2016 - 2016 O pocesso de agregação de estabelecimentos escolares: perceções dos professores sobre os impactos provocados num agrupamento do Algarve (estudo de caso)
Orientador
Gestão e Administração Escolar (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2015 - 2015 DOCENTES DE CURSOS PROFISSIONAI8S: QUE REPRESENTAÇÕES FACE AO ENSINO PROFISSIONAL? UM ESTUDO REALIZADO NUMA ESCOLA SECUNDÁRIA DO ALGARVE
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2015 - 2015 CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO DO MOVA-BRASIL: DESENVOLVIMENTO & CIDADANIA: INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA E IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 A educação comunitária e a agenda socioambiental de comunidades quilombolas do Vale do Ribeira: resultados da intervenção à Comunidade de Morro Seco
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2014 - 2014 O impacto dos processos de reconhecimento, validação e certificação de competências na Região Autónoma da Madeira: empregabilidade, remuneração, autoestima e autoconfiança
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2013 - 2013 RECICLAGEM DE MEMÓRIAS: NARRATIVAS FÍLMICAS COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO SOCIOEDUCATIVA NA COMUNIDADE TERAPÊUTICA DO AZINHEIRO
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2012 - 2012 DAS HISTÓRIAS DE VIDA ÀS VIDAS COM HISTÓRIA. O IMPACTE DO PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Orientador
Ciências da Educação e da Formação (Mestrado)
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2009 - 2009 Políticas de Gestão e Organização Educativa: Contratos de Autonomia das Escolas e Modelos de Governança
Orientador
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade de Évora Instituto de Investigação e Formação Avançada, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/01/21 AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR BACHAREL NO ENSINO SUPERIOR
Arguente principal
RONNE CLAYTON DE CASTRO GONÇALVES (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2020/01/10 Autoavaliação. Qual a importância que lhe é dada? Um estudo de caso
Arguente
Milene Isabel Agostinho Martins (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2020/01/10 REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O JARDIM DE INFÂNCIA IDEAL: UM ESTUDO DE CASO NUMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL DO ALGARVE
Presidente do júri
Célia Maria Gago Rodrigues Ramos (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2019/03/18 Práticas de Avaliação Formativa na Sala de Aula; um Estudo de Caso numa escola secundária de Cabo Verde
Arguente principal
Cláudia de Jesus Gomes Mendes (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
2017/12/15 A Divisão de Juventude e Educação e Biblioteca da Câmara Municipal de Leiria: perspetivas e potencialidades da intervenção no campo educativo.
Presidente do júri
Daniela Gonçalves (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017/12/11 O papel da família no percurso escolar dos alunos com insucesso repetido num TEIP
Presidente do júri
Marta Oliveira (Mestrado)
Universidade do Algarve, Portugal
2017/10/17 Formação e Necessidades formativas de diretores de agrupamento de escolas do Algarve
Arguente principal
Jorge Barros (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017/07/28 Ação docente na contemporaneidade
Arguente principal
Daniela Diesel (Mestrado)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2017/05/30 Contributos para o estudo da Escola como Organização Aprendente
Arguente
Luísa Madeira (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016/11/29 Histórias de Vida de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Presidente do júri
Cláudia Viegas (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016/11/29 A importância do exercício da liderança do Conselho Geral, na configuração cultural escolar pós agregação: um estudo de caso.
Arguente
José Augusto Dias Lopes (Mestrado)
Universidade do Algarve Escola Superior de Educação e Comunicação, Portugal
2016/05/20 A avaliação das escolas: efeitos da avaliação externa nas dinâmicas de auto-avaliação da escola
Arguente principal
Ana Paula Santana de Oliveira Correia (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/12/12 - Atual Consultora do Projeto EQAVET
2006/10/01 - Atual Consultora da Inspeção Geral de Educação e Ciência, no Projeto de avaliação Externa das escolas (1º, 2º e 3º ciclo de avaliação) Ministério da Educação, Portugal
2010/01/01 - 2019/12/31 Consultora do Ministério da Educação, para o Projeto TEIP Ministério da Educação, Portugal