???global.info.a_carregar???
Paulo Nogueira teaches and researches in the field of Arts Education, both in the context of training visual arts teachers and supervising doctoral theses and research projects in PhD programs. At Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) he teaches Psychology of Arts Education; Arts Education and Visual Culture; and Writing Workshop, in a close connection to the Master's degree in Visual Arts Teaching, of which he was director between 2021 and 2023, in subjects related to research and visual arts teaching practice. He also teaches in the PhD in Arts Education at Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP), and he is a member of its scientific committee. In both contexts, he leads and evaluates different proceedings regarding arts education, engaging in discussions and scientific events. He is a member of the Centre for Research and Educational Intervention (CIIE/FPCEUP) and of the Institute for Research in Art, Design and Society (i2ADS/FPBAUP) at the University of Porto, Portugal. [Paulo Nogueira tem vindo a desenvolver a sua atividade docente e de investigação no campo da educação artística, quer no contexto da formação de professores de artes visuais, quer na orientação de teses e projetos de investigação ao nível do doutoramento. Na FPCEUP é docente de Psicologia da Educação Artística; Educação Artística e Cultura Visual; e Oficina de Escrita, desenvolvendo uma estreita atividade docente no Mestrado em Ensino de Artes Visuais, do qual foi diretor entre 2021 e 2023, em disciplinas relacionadas com a investigação e a prática docente em artes visuais. É professor no Doutoramento em Educação Artística na FBAUP e membro da sua comissão científica. Em ambos os contextos tem estado envolvido em equipas de coordenação e avaliação e em diferentes grupos de reflexão sobre educação artística, designadamente através da realização de debates e eventos científicos. É membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP) e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FPBAUP).]
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Paulo Nogueira

Identificadores de autor

Ciência ID
0117-D44C-867C
ORCID iD
0000-0002-0584-1963
Scopus Author Id
35769777200

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Humanidades - Artes
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2019/12
Frequentou
Estética e Estudos Artísticos [Aesthetics and Artistic Studies; attended] (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2012/10
Concluído
Doutoramento em Ciências da Educação [PhD in Education] (Doutoramento)
Especialização em Estudos de Escrita - Estudos biográfico-narrativos [Specialising in Writing Studies - Biographical Narrative Research]
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"A Escrita e os Escritores: Instâncias e tensões na «relação com a escrita». Questões para a educação [Writing and Writers: strenghts and tensions in the «relationship with writing». Education issues]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com Distinção (c/ recomen. de publicação)
2009/06
Concluído
Teoria da Literatura. Questões Basilares na Abordagem do Literário [Course in Theory of Literature. Fundamental issues in the Approach of the Literary] (Outros)
Especialização em Humanidades (Specialising in Humanities)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Muito Bom (8 - escala de 1 a 10)
2005/05
Concluído
Educação, Desenvolvimento e Mudança Social [Master Degree in Education, Development and Social Change] (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Das Dialécticas do Vazio em Educação. Elementos para uma justificação do discurso educativo [The Dialectics of The Void in Education. Towards an argument of the educational discourse]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001/09
Concluído
Ciências da Educação [degree in Education] (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2001 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2012/10/25 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2006/09 - 2012/10 Assistente (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2005/10 - 2006/09 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2002 - 2005 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020 - Atual Membro colaborador do ID_CAI — IDENTIDADES_Colectivo de Acção/Investigação Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2017 - 2022 Narrativas de expressividade artística do corpo como experiência de significação da escola
PD/BD/128279/2017
Orientador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2006 - 2010 Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal [Sexualities, Youth and Adolescent Pregnancy in the North-West of Portugal]. Funded by FCT (PTDC/SDE/67931/2006]
PTDC/SDE/67931/2006
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/01 - 2024/06/30 [in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1º ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974
2022.05056.PTDC
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022 - 2024 DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education
2021-1-PL01-KA220-HED-000031129
Investigador
Universidade do Porto, Portugal
Programa Erasmus+ Cooperation partnerships in higher education - Comissão Europeia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Nogueira, Paulo. "How can we keep on talking about learning? Pandemic time and the threat of an art education watched on screen". Trabalho apresentado em Art Education in the Time of Coronavirus. Reflecting on today, anticipating tomorrow. Czeach Section of InSEA – International Society for Education through Art, República Checa, 2020.
    Publicado
  2. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Autor correspondente: Freitas, André. "(In)Visibilities of the expressive body movements in the first years of basic education: teachers and students perceptions and experiences". Trabalho apresentado em Arts Education Winter School, Guimarães, 2018.
    Publicado
  3. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Autor correspondente: Freitas, André. "Body movement¿ expressions in basic education". Trabalho apresentado em I International Seminar Expressa: Re-imagining scientific communication in education, Porto, 2018.
    Publicado
  4. Nogueira, Paulo. "Educação artística na relação com a escrita: narrativas de escritores e pedagogias pessoais [Artistic education in the relationship with writing: writers' narratives and personal pedagogies]". Trabalho apresentado em #16.ART Artis intelligentia: IMAGINAR O REAL, 2017.
    Publicado
  5. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Corpo em movimento na educação básica [Body and movement in basic education]". Trabalho apresentado em Encontro internacional de investigadores em educação, Braga, 2017.
    Publicado
  6. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Autor correspondente: Freitas, André. "Basic education with artistic body expression". Trabalho apresentado em II ENJIE-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, Braga, 2017.
    Publicado
  7. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Autor correspondente: Freitas, André. "The communicative effect of lectures and communications in high school". Trabalho apresentado em Curriculum Studies: Policies, perspectives and practices, Porto, 2016.
    Publicado
  8. Nogueira, Paulo. "Narrativas de vida educativa e literária: contribuições para pensar os modos de escrita no campo da educação [Educational and literary life narratives: writing practices in the field of education]". Trabalho apresentado em Desafios teóricos e metodológicos, Aveiro, 2010.
    Publicado
  9. Nogueira, Paulo. "Sexual Education and the School: perspectives and sexual protocols of young man and woman". Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation, Madrid, 2010.
    Publicado
Artigo em jornal
  1. Nogueira, Paulo. "Para onde vai a educação artística? [Where does arts education going?]", Jonal O PÚBLICO, 2021, https://www.publico.pt/2021/02/12/opiniao/noticia/onde-vai-educacao-artistica-1950415.
  2. Nogueira, Paulo. "Pandemia e potência (ou a ameça da telescola) [Pandemic and potency (or the threat of the educational television)]", Jornal PÚBLICO, 2020, Opinião, https://www.publico.pt/2020/06/08/opiniao/opiniao/pandemia-potencia-ameaca-telescola-1919678.
Artigo em revista
  1. Freitas, André; Pereira, Fátima. "Narrativas de crianças entre produções literárias: reverso da subalternidade pela experiência educativa, 2024 [Children's narratives among literary productions: the reverse of subalternity through educational experience] (2024, no prelo)". Educação, Cultura & Comunicação 15 (2024): 1-29.
    No prelo
  2. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Being on school: narratives of teachers and students on artistic expressivity between institutional regulations and cultural emancipations (2023, submitted)". Journal for the Study of Education and Development. Special issue: Constructions of the Self in Education: Positioning and Agency of Learners and Teachers (2023):
    Submetido
  3. Nogueira, Paulo. "De que matéria se faz um encontro? Incorporando a complexidade da educação artística [From witch material an encounter is made? Embodying arts education complexity]". DERIVAS #6 Research in Arts Education - Revista do i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade 6 (2022): 244-260.
    Publicado
  4. André Freitas; Fátima Pereira; Paulo Nogueira. "Reconceptualizing Expressive Arts Education in Portugal through a Biographical Narrative Approach". Education Sciences 10 12 (2020): 388-388. https://doi.org/10.3390/educsci10120388.
    Publicado • 10.3390/educsci10120388
  5. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Perspectivas históricas de la formactión docente para la expresión artística del cuerpo em los caminos de tres profesoras primarias [Historical approaches of the teaching training for the artistic expression of the body in the pathways of three primary teachers]". Infancia, Educación y Aprendizaje (IEYA) 6 1 (2020): 105-128. doi: 10.22370/ieya.2020.6.1.1921.
    Publicado • 10.22370/ieya.2020.6.1.1921
  6. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Autor correspondente: Freitas, André. "Controversies of Expressive Arts Education in Portugal: Insights from Policies and Practices". Knowledge Cultures 8 1 (2020): 77-93. http://dx.doi.org/10.22381/kc8120206.
    Publicado • 10.22381/kc8120206
  7. Nogueira, Paulo. "Escritores, relação com a escrita e experiência: um campo em educação artística [Writers, relationship with writing and experience: a field in arts education]". Roteiro 43 3 (2018): 1071. http://dx.doi.org/10.18593/r.v43i3.16415.
    10.18593/r.v43i3.16415
  8. Nogueira, P.V.; Canelhas, S.. "Learning experience through diary writing: A case study". International Journal of Learning 16 7 (2009): 471-486. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-77950224984&partnerID=MN8TOARS.
  9. Nogueira, Paulo; Cristina Rocha. "A LCE da Universidade do Porto. Transformações da procura e das lógicas de formação". Revista Educação Sociedade e Culturas 24 (2007): 11-37.
    Publicado
  10. Nogueira, Paulo. "Das dialécticas do vazio em educação: elementos para uma justificação do discurso educativo. O caso da reorganização curricular do ensino básico". Revista de Psicologia e Educação 4 (2006): 15-37.
    Publicado
  11. Canelhas, Sara; Nogueira, Paulo. "Ensaios de (auto)formação por uma escrita colectiva". Revista Educação Sociedade e Culturas 22 (2006): 37-107.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Nogueira, Paulo. "Quando Ícaro se agita sem peso", A Página, 2019
  2. Nogueira, Paulo. "Não basta escrever, isso é uma fantasia", As Artes entre as Letras, 2017
  3. Nogueira, Paulo. "Difícil é viver bem", A Página, 2017
  4. Nogueira, Paulo. "Polvilhar o mundo de gente", As Artes entre as Letras, 2015
  5. Nogueira, Paulo. "Porto, ou uma cidade morrer é olhá-la vazia", Nem só de gin vive o pinguin, 2015
  6. Nogueira, Paulo. "Na escola há literatura a mais... Desculpe?", A Página, 2010
  7. Nogueira, Paulo. "A estranheza que o Senhor Soares provoca em mim. Boa noite senhor Soares, de Mário Cláudio", Lusografias, 2007
  8. Nogueira, Paulo. "A (des)educação da escrita", A Página, 2007
  9. Nogueira, Paulo. "América transgredida?", A Página , 2007
  10. Nogueira, Paulo. "Linguagens e representações em luta. O mundo arruinado da educação", A Página, 2006
  11. Nogueira, Paulo. "Necessidade, desejo e projecto", A Página, 2006
Capítulo de livro
  1. Nogueira, Paulo. "A morte é uma flor que uma só vez floresce". In Cemitério Paulo Freire, editado por Huerta, Ricard; Lambert, Maria de Fátima ; Lopes, Amélia, 54-56. Porto, Portugal: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 2023.
    Publicado
  2. Nogueira, Paulo. "Ensino e prática artística - dilema, dalética, potência [Teaching and arts practice - dilemma, dialectics, potency]". In Desassossegos - Ata expandida do 8º EPRAE, 105-109. Porto, Portugal: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2022.
    Publicado
  3. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "O corpo na formação humana: som, cor e sentimento numa educação integral [The body in human development: sound, color and feeling in a full education]". editado por Tatiana Bezerra Fagundes; Manna Nunes Maia, 95-107. Curitiba, Brasil: Appris Editora, 2021.
    Publicado
  4. "Escritas transdisciplinares em educação artística: perplexidades, escutas e dissonâncias [Transdisciplinary writings in arts education: questioning, listening and dissonance]". 222-231. Porto, Portugal: i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2021.
    Publicado
  5. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Autor correspondente: Freitas, André. "The body in human formation: Sound, colour and feeling in integral education [O corpo na formação humana: Som, cor e sentimento numa educação integral]". In Integral education: Paths for the construction of a public education as human formation [Educação integral: Caminhos para construção de uma educação pública como formação humana], editado por Tatiana Fagundes; Manna Maia, 95-107. Curitiba, Brasil: Appris Editora, 2021.
    Publicado
  6. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "O som, a cor e o sentimento do corpo integral na escola a tempo inteiro". In Escola Anísio Teixeira. 2020.
    No prelo
  7. Nogueira, Paulo. "Para uma ecologia do ‘espaço pedagógico’ de Manuela Malpique". In Pequenas histórias. A geografia das crianças, editado por Manuela Malpique, 13-25. Porto, Portugal: Legis Editora, Mais Leitura, 2019.
    Publicado
  8. Sala, Helena; Nogueira, Paulo. "Experiências de formação e aprendizagem vivenciadas no contexto do Canto Coral: narrativas biográficas [Learning experiences in Choral Singing: biographical narratives]". In Educação, espaço construído e tecnologias: reflexões, desafios e perspetivas, editado por Tarciso Don Oliveira, 67-85. Brasil: Editora CRV, 2018.
    Publicado
  9. Nogueira, Paulo. "Sexualidades e educação sexual na escola: testemunhos e protocolos sexuais jovens [Sexualities and sex education at school: perceptions and young sexual protocols]". In Sexualidades, gravidez e juventude: relações sociais e educativas, editado por Laura Fonseca; Sofia Santos, 197-215. Porto, Portugal: Afrontamento, 2015.
    Publicado
  10. Nogueira, Paulo; Laura Fonseca. "Educação sexual e contexto escolar: Perspectivas e protocolos sexuais de jovens raparigas e rapazes em Portugal [Sex education and school: interpretations and sexual protocols of young girls and boys in Portugal]". In Nexus e Sexus. Perspectivas Instituintes, editado por Maria Reis; Hilda Alevato, 311-338. Petrópolis, Brasil: DP et Alii, 2012.
    Publicado
  11. Nogueira, Paulo. "‘Não sei ser útil mesmo sentindo ser prático’ ou o sofrimento redentor de Krasnúkhin. Lugares e práticas da escrita". editado por Natércia Pacheco; Maria José Araújo, 129-142. Porto, Portugal: Livpsic, 2010.
    Publicado
  12. Nogueira, Paulo. "Territoires portugais e zones françaises d’éducation prioritaire: une expérience de formation". In La Discrimination positive en France at dans le monde, 73-78. Paris, França: CNDP. Ministère de L’Education Nationale, 2003.
    Publicado
Edição de livro
  1. Malpique, Manuela. Pequenas histórias: a geografia das crianças [Short stories: the geography of children]. Porto, Portugal: Legis Editora, Mais Leituras. 2019.
    Editor
Livro
  1. Nogueira, Paulo. A escrita, os escritores e a «relação com a escrita». Para uma abordagem narrativa e biográfica em Educação [Writing, writers and «the relationship with writing». Towards a narrative and biographical approach in education]. Saarbrücken, Alemanha: Omniscriptum. 2015.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Corpo em movimento a partir da área das expressões". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Expressa: Re-imaginar a comunicação científica em educação, 2017.
  2. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "(In)visibilities of expressive movements in the first years of basic education: mapping teachers and students narratives in Portugal and Brazil". Trabalho apresentado em European Conference on Educational Research (ECER), Copenhaga, 2017.
  3. Nogueira, Paulo; Fonseca, Laura. "Sexual education and the school: perspectives and sexual protocols of young man and woman". Trabalho apresentado em International Conference of Education, Research and Innovation (Madrid, ICERI2010), 2010.
Resumo em conferência
  1. Nogueira, Paulo. "Dispositivos de suspensão e as descontinuidades de um pensamento em educação artística". Trabalho apresentado em I Congresso Internacional Ecola, Identidades e Democracia, Porto, 2022.
  2. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Conteúdo e forma artística como evento pedagógico na escola: experiências educativas de crianças e de adultos para a mudança de premissa". Porto, 2022.
    Publicado
  3. Pedersen, Marcela; Nogueira, Paulo. "A (nova) dança do existir: processos de participação jovem no Projeto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes (P.E.D.R.A.)". Porto, 2021.
    Publicado
  4. Nogueira, Paulo. "How can we keep on talking about learning? Pandemic time and the threat of an art education watched on screen.". Trabalho apresentado em Art Education in the Time of Coronavirus. Reflecting on today, anticipating tomorrow . Czech Section of InSEA – International Society for Education through Art., 2020.
    Publicado
  5. Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. "Movimentos expressivos do corpo na educação básica: início de um projeto [Expressive movements of the body in basic education]". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional Expressa. Re-imaginar a comunicação científica em educação, Porto, 2018.
    Publicado
  6. Nogueira, Paulo. "Jovens, educação e protocolos sexuais. Um balanço crítico para pensar novas relações". Trabalho apresentado em Colóquio Internacional "Outros Sentidos para Novas Cidadanias: Sexualidade e Juventudes em Tempos de Mudança, Porto, 2010.
Tese / Dissertação
  1. Nogueira, Paulo. "A Escrita e os Escritores. Instâncias e tensões na «relação com a escrita» - Questões para a educação [Writing and Writers: strenghts and tensions in the «relationship with writing». Education issues]]". Doutoramento, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2012.
  2. Nogueira, Paulo. "Das Dialécticas do Vazio em Educação: elementos para uma justificação do discurso educativo [The Dialectics of The Void in Education. Towards an argument of the educational discourse]". Mestrado, Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2004.

Artística / Interpretação

Conto de ficção
  1. 2021. "Fica com a felicidade, deixa-me o tédio". In 110 Anos, 110 Poetas - Antologia comemorativa dos cento e dez anos da Universidade do Porto, 215-215. Porto, Portugal: UPorto - Colecção Fora de Série.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/04/29 Las imágenes y las estrategias visuales como dispositivo de visibilización de lo invisible en historias de vida VIII Jornadas de Historias de Vida en Educación. El papel de los documentos y estrategias visuales como desencadenantes y mediadores de relatos
Facultad de Bellas Artes de la Universidad de Barcelona, 28 y 29 de abril de 2022 (Barcelona, Espanha)
2021/12/09 #3 - Neither art nor teaching - what matters to us in arts education training. Discussion with PXL-MAD School of Arts ARENA - Debates críticos em educação artística
FPCEUP (Porto, Portugal)
2021/09/23 Moderador/Orador no IV International Meeting of Reflection on Community Artistic Practices - Artistic Practices and Risk in the Contemporary
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/09/20 #1 Configurações, passagens e lugares de escuta no Meav ARENA - Debates críticos em educação artística
FPCEUP (Porto, Portugal)
2021/05/21 Moderador/Orador da Mesa Redonda - Tensões entre ensino e prática artística 8º Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2021/05/20 Escrita e/em educação artística - do grau zero e da resistência 8ª Encontro Internacional de Práticas de Investigação em Educação Artística
https://eprae.fba.up.pt/roda-conversa.html (Porto, Portugal)
2020/10 How can we keep on talking about learning? Pandemic time and the threat of an art education watched on screen Art Education in the Time of Coronavirus. Reflecting on today, anticipating tomorrow, 12-15 oct 2020
Czeach Section of InSEA – International Society for Education through Art (Olomouc, República Checa)
2019/11/06 O olhar contemporâneo e a singularidade da obra de Manuela Malpique Lançamento da coleção "Contribuições para uma memória futura". Dia da FPCEUP
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
2019/05/22 Nós nunca chegamos às imagens. Olhares críticos numa psicologia da educação artística Semana UNESCO da Educação Artística
Escola Artística Soares dos Reis (Portugal)
2019/04/12 Theoretical and methodological issues in Arts education research (discussant in the 7th EPRAE, FBAUP) 7th Encounter on Practices of Research in Arts Education
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal)
2017 Contemporary art museums: cultural and educational mediations (discussant in the 5th EPRAE, FBAUP) 5th Encounter on practices of research in arts education
Faculdade de Bela Artes da Universidade do Porto (Portugal)
2017 Educação artística na relação com a escrita: narrativas de escritores e pedagogias pessoais #16.ART, Artis intelligentia: Imaginar o Real
Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes (Portugal)
2016 A relação com a escrita: gesto, prática e oficina 12º Encontro Literatura e Educação - Encontro com professores escritores
Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação (Setúbal, Portugal)
2016 Ser professor de Artes Visuais: tensões na formação e na acção A formação de professores no ensino das artes visuais em discussão pública
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2015 Evocando Manuel António Pina. Figura, discursos, obra Homenagem a Manuel António Pina
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2014 Chairperson for ECER 2014 European Conference on Educational Research
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2014 Olhares e percursos na educação artística Tertúlias AEFPCE
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2014 Uma certa virulência para quem escreve Grupo Poético Esboceto
Biblioteca Municipal de Espinho (Portugal)
2014 Corpo, Pedagogia e História - A propósito de "O Grande Sonho", de Sebastian Grobler Ciclo de Cinema-Educação
Casa das Artes do Porto (Portugal)
2013 Memórias de escrita e narrativas de educação V Encontro Internacional de Reflexão sobre a Escrita – PROTEXTOS
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2013 Tempos de escrita, ou a experiência de Sísifo XII Feira do Livro de Gondomar
Biblioteca Municipal de Gondomar (Portugal)
2012 Rumores e afinidades de escrita Orador no lançamento do livro de Rosa Maria Oliveira "Escritas da vida. Histórias da escola na roda gigante"
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2011 Des-territorialização da língua. Medulas de diálogo: geografias, línguas, linguagens 5ª Edição do Encontro Internacional "Portuguesia: Festa da Poesia de Línguas Portuguesas e Espanholas
Casa Museu Camilo Castelo Branco (Portugal)
2011 A poesia em voz alta Dia Mundial da Poesia
Câmara Municipal da Trofa (Trofa, Portugal)
2010 Jovens, educação e protocolos sexuais: um balanço crítico para pensar novas relações IV Colóquio Internacional Outros Sentidos para Novas Cidadanias: Sexualidades e Juventudes em tempos de mudança
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2010 Narrativas de vida educativa e literária: contribuições para pensar os modos de escrita no campo da educação I ENJIE
Universidade de Aveiro (Portugal)
2009 Learning Experience through Diary Writing: a case study 16th International Conference on Learning
Universidade de Barcelona (Espanha)
2009 Escrita, resistência e poder: conversando com Mário Cláudio Sessão/Debate com Mário Cláudio
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2008 Interrogatório: leitura debate entre alunos e escritores Festival de Poesia de Foz Côa
Câmara Municipal de Foz Côa (Portugal)
2008 Os escritores e os primeiros leitores Festival de Poesia de Foz Côa
Câmara Municipal de Foz Côa (Portugal)
2008 As «espessas cortinas» do senhor Soares Lançamento do livro de Mário Cláudio «Boa Noite, senhor Soares"
Biblioteca Municipal de Gondomar (Portugal)
2007 A comunicação social ao serviço de um mundo melhor XV Semana de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2007 Ressonâncias do percurso escolar e educativo na produção da escrita. O ofício de escritor Colóquio Internacional Formação de Profissionais da Formação: Contextos e práticas profissionais dos formadores
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2006 Expressões, espaços e tempos de criatividade Seminário Expressões: Espaços e Tempos de Criatividade,
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)
2006 Sexualidades transgressivas ou o eterno desvio Seminário Educação, Género e Cidadanias
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021 - Atual E depois dos livros? Das escritas, às leituras, às escritas … percursos e resistências no contexto de uma biblioteca escolar
Orientador
Doutoramento em Educação Artística (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020 - Atual Ópera para a Infância como espaço educativo
Orientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - Atual A construção da literacia fílmica no Plano Nacional de Cinema
Orientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - Atual (In)visibilidades de movimentos expressivos do corpo nos primeiros anos de educação básica: Perceções de experiências de professores e alunos (PD/BD/128279/2017)
Coorientador
Doutoramento (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021/09 - Atual ARENA - Debates críticos em educação artística. Este ciclo de seminários do Meav procura um território de discussões, cuja matriz se inscreva no conflito, na disputa e no referendo público de ideias, convocando temas e questões no campo da educação artística e da formação no ensino de artes visuais. (2021/09)
Seminário
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2020/09/07 - 2020/09/11 Membro da Comissão Científica do "I Congresso Internacional Diálogos entre Brasil e Portugal: o ensino artístico que temos e o que queremos" (2020/09/07 - 2020/09/11)
Congresso
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2019/04/12 - 2019/04/13 Membro da Comissão Científica do 7th Encounter on Practices of Research in Arts Education (2019 - 2019)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Científica do V Encontro Internacional sobre Educação Artística (EI_EA), “Cultura, pois claro" (2018 - 2018)
Encontro (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 - 2018 Membro da Comissão Organizadora do Concurso de Fotografia «Retratos de educação na cidade» (2018/05 - 2018/11)
Concurso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 Membro da Comissão Organizadora do Encontro "A formação de professores no ensino de artes visuais em discussão pública" (2016 - 2016)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão Organizadora da Homenagem a Manuel António Pina, Nenhum Sítio ("Qual programa, qual carapuça!") (2015 - 2015)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2014 - 2014 I Colóquio Internacional Ler e Ser (Biblioteca Municipal Almeida Garrett) (2014 - 2014)
Simpósio (Membro da Comissão Científica)
2009 - 2009 Conversa com Mário Cláudio: escrita e criatividade (2009 - 2009)
Conferência (Coorganizador)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/08/07 - Atual Orador na sessão de lançamento do Livro "deus e outras coisas menores", de André Lamas Leite
Encontro
FNAC Portugal ACDLDMPT Ltd, Portugal
2020/09/08 - Atual Moderador da Roda de Conversa #1 no "I Congresso Internacional Diálogos entre Brasil e Portugal: o ensino artístico que temos e o que queremos", 07-11 setembro 2020
Mesa-redonda
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2021/10/02 - 2021/10/10 O 7ei_ea realizou-se na Faculdade de Educação e Desporto de Cabo Verde e propôs-se estimular e contribuir para os processos de reestruturação do Ensino Artístico desejados em Cabo Verde e em Moçambique, conferindo-lhes um tempo intenso de estudo e discussão, mobilizando para a sua discussão professores/investigadores/estudantes e decisores políticos da ampla geografia da CPLP.
Encontro
7º Encontro Internacional sobre Educação Artística
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2019/09/27 - 2019/09/28 Moderador da Mesa "Posições: perspetivas e desafios na formação de professores de artes visuais"
Conferência
I Encontro Meav - Mestrado em Ensino de Artes Visuais
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 - 2018 Apresentação da Conferência de Richard Zimler "Contar e ouvir histórias nas profissões do desenvolvimento humano"
Conferência
Dia da FPCEUP 2018
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2016 - 2016 IV Encontro Internacional sobre Educação Artística, Mindelo_Escola Internacional de Arte (M_EIA), Cabo Verde
Encontro
IV Encontro Internacional sobre Educação Artística
Escola Internacional de Arte, Cabo Verde, Cabo Verde
2006 - 2010 Formação em Atelier de Escrita orientada por Mário Cláudio
Oficina (workshop)
Fundação de Serralves Museu de Arte Contemporânea, Portugal
2008 - 2008 II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
Encontro
A Escrita e a Cidadania
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2007 - 2007 A construção do simbólico. A Psicanálise Hoje - Seminário orientado por Fátima Cabral e comentado por Rui Mota Cardoso
Seminário
Fundação de Serralves Museu de Arte Contemporânea, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2020/09/17 Reflexão e análise sobre a construção da profissionalidade como designer dos estudantes do 2º ciclo do ensino superior do design
Vogal
Maria de Lurdes Gomes (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/09/16 O fazer artístico no ensino básico. Das (im)possibilidades das práticas colaborativas e construção de memórias a partir do artístico
Vogal
Bárbara Pontes do Carmo (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/09/15 Ópera para a infância como espaço educativo
Vogal
Mário João Alves (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2020/09/14 Os territórios em resistência na nova forma da cidade. O caso do Mindelo, Cabo Verde
Vogal
Nuno Flores (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/06/27 Como construir o objeto artístico a partir de uma linguagem menor
Arguente
Tiago Sousa (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019/06/26 Pensar a escola de outra forma "des"conseguindo sempre. A educação artística no território do pré-escolar e 1º ciclo
Arguente
Maria Inês Barreira (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2018 Fronteira (in)visível da migração – uma narrativa de seis famílias migradas com crianças em idade escolar
Vogal
Elisabete Maria Costa Azevedo Martins de Carvalho (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 Coreografias da relação educativa: um estudo narrativo sobre o corpo na escola
Vogal
Joana Isabel Manarte Neves da Silva (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2018 O Pastor do Maranhão e o Presépio do Porto: saberes, visualidades e partilha de experiências
Vogal
Isabel Mota Costa (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016/06/27 Exposições de trabalhos escolares. Aspetos Processuais e Reflexivos na Escola e Museu
Arguente
Emanuele Siebert (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016/06/21 Experiência e método na aprendizagem da educação artística
Arguente
Filipe Vagos (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 O que me fez o desenho? Do não desenhar ao escrever: será para isso que serve também desenhar, ter pretexto de escrever?
Vogal
Sofia Moura Pinheiro Barreira (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2015 School-based sex education under the spotlight of sexual and intimate citizenship: a focus on Portugal and England
Vogal
Sofia Ramos de Almeida Santos (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013/06/19 Lugar da educação artística multicultural no contexto educativo cabo-verdiano
Arguente
Jair do Santos (Outro)
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2022/07/06 - 2022/07/08 I Congresso Internacional Ecola, Identidades e Democracia Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
2021/09 - 2021/09 IV International Meeting of Reflection on Community Artistic Practices Artistic Practices and Risk in the Contemporary Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2021/05 - 2021/05 8º Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
2020/09/07 - 2020/09/11 I Congresso Internacional Diálogos entre Brasil e Portugal: o ensino artístico que temos e o que queremos Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal
2018 - 2018 A Diversidade como Oportunidade. Que saberes e recursos profissionais? Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
2017 - 2017 I Seminário Internacional Expressa – Reimaginar a comunicação científica em educação Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
2017 - 2017 II EIRPAC – Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias Porto, MEXE_IV Encontro Internacional de Arte Comunidade
2017 - 2017 Cultura/Natura no Antropoceno Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2013 - Atual Revista Educação, Sociedade & Culturas (0872-7643) CIIE/Edições Afrontamento

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2014 - 2015 Perito Externo no âmbito da Consultoria TEIP3 (Territórios educativos de intervenção prioritária), AE Dr. João Araújo Correia, Peso da Régua Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2016 - Atual Professor do Doutoramento em Educação Artística (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto), Seminário I Doutoramento em Educação Artística - Programa de Dupla Titulação entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa (Doutoramento) Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2009/05 - 2009/05 RTPN/Bloco Informativo Educação Sexual na Escola. A propósito da suspensão de uma docente

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2020 - Atual Associação Vegetariana Portuguesa (AVP) Associado nº 369
2020 - Atual Acesso Cultura Associado nº 202
2020 - Atual Centro Vegetariano Associado nº 195

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/02 - Atual Membro da Comissão Científica do 9º Encontro em Práticas de Investigação em Educação Artística
Membro
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2021/05 - Atual Membro da Comissão Cientifica do 8th Encounter on Practices of Research in Arts Education
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Científica do Doutoramento em Educação Artística - Programa de Dupla Titulação da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa (FBAUP/FPCEUP/IEUL/FBAUL)
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2016 - Atual Membro da Comissão Científica da Revista Mediaç@es - Revista de Ciências Sociais e Humanas
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2016 - Atual Membro do Júri de Seleção dos Candidatos ao Doutoramento em Educação Artística, FBAUP (1ª, 2ª e 3ª fases)
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2021/09 - 2023/07 Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º CEB e Ensino Secundário - FPCEUP/FBAUP
Diretor
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2019 - 2023 Membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Artes Visuais
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2021/10/02 - 2021/10/06 Membro da Comissão Científica do 7º Encontro Internacional sobre Educação Artística - 2021, Cabo Verde
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal

Universidade de Cabo Verde, Cabo Verde
2021/09/21 - 2021/09/24 Membro da Comissão Científica do IV International Meeting of Reflection on Community Artistic Practices - Artistic Practices and Risk in the Contemporary Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2017 - 2018 Membro do Júri de Seleção dos candidatos ao Mestrado em Ciências da Educação da FPCEUP (1ª, 2ª e 3ª fases), Especialização em Educação, Comunidades e Mudança Social
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2017 - 2018 Co-coordenador da Especialização em Educação, Comunidades e Mudança Social (Mestrado em CE, da FPCEUP)
Coordenador
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2010 - 2015 Membro do Conselho de Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP
Membro
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - Atual Formador do FEIA_Centro de Formação em Educação e Investigação Artística (i2ADS/FBAUP) Universidade do Porto Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade, Portugal
2019/06 - Atual Membro da comissão alargada para gerir os processos de reconhecimento de graus académicos e diplomas estrangeiros (FPCEUP/DCE) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2023 Arguente em 21 provas de dissertação e/ou relatório de Mestrado terminados Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2023 Presidente em 20 júris de dissertação e/ou relatório de Mestrado terminados Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2012 - 2023 Orientador de 26 provas de dissertação e/ou relatório de Mestrado terminados Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
2013 - 2019 Arguente em júri de avaliação de 5 provas de qualificação do Doutoramento em Educação Artística Universidade do Porto Faculdade de Belas Artes, Portugal
2013 - 2013 Membro do Júri do Concurso Maiores de 23/2013, FPCEUP Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal