???global.info.a_carregar???
Doutorada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Salgado de Oliveira. Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional de Portugal. Investigadora e professora na área de comunicação, desde 2010, com pesquisas financiadas pelos institutos CNPq e CAPES, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Atua, especialmente, nas linhas de investigação do ensino da comunicação publicitária; branding, marketing e activismo digital; consumidor-cidadão; arquétipos e storytelling; planeamento de criação publicitária. É autora dos livros Planejamento da Criação Publicitária - A Construção Estética; Planejamento da Criação Publicitária - Polêmica e Empatia nas Redes Sociais; Planejamento da Criação Publicitária - Os Arquétipos e a Bússola Cognitiva (Ed. Appris, 2019). Professora e orientadora de trabalhos em Competências Digitais na Docência Superior, no master de Docência Superior na Universidad Internacional de La Rioja (Espanha).
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Gabriela Bezerra Lima
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Lima, Gabriela
  • G.B, LIMA

Identificadores de autor

Ciência ID
EC15-B00B-0C60
ORCID iD
0000-0001-8003-3838
LattesiD
http://lattes.cnpq.br/5428850574728353

Endereços de correio eletrónico

  • gabi50@gmail.com (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 912825432 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação - Comunicação Social e Comunicação Sócio-cultural

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2)
Catalão Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2021/04/01 - 2021/06/30
Concluído
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Outros)
Especialização em Educação
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
5
2013/03/01 - 2017/03/29
Concluído
Pós Graduação em Comunicação (Doutoramento)
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"Organon da Publicidade: Como os Arquétipos revertem a Polêmica em Empatia nas Redes Sociais Digitais " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção e louvor por unanimidade
2010/03/01 - 2012/02/28
Concluído
Pós Graduação em Comunicação (Mestrado)
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
"A Publicidade do Terceiro Setor nas Redes Sociais Digitais: O Contrato de Comunicação Bidirecional" (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2003/02/05 - 2007/12/27
Concluído
Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em Publicidade e Propaganda
Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brasil
"A Estética na Publicidade no Terceiro Setor." (TESE/DISSERTAÇÃO)
20
2001/03/07
Concluído
Diploma Superior de Español (Outros)
Gobierno de España, Espanha
37,63
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/03/13 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidad de la Rioja, Espanha
2012/09/12 - 2021/07/20 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Faculdade Boa Viagem, Brasil
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2020/09/06 - 2020/09/09 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Professor Associado (Docente Universitário) Unipê, Brasil
2012/04/01 - 2020/04/01 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2017/11/18 - 2019/01/30 Professor Associado Convidado (Docente Universitário) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Professor Associado (Docente Universitário) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2015/02/01 - 2015/06/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2013/02/01 - 2013/06/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2012/03/01 - 2013/03/30 Professor Associado (Docente Universitário) Faculdade Marista, Brasil
2012/04/01 - 2012/12/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2011/02/01 - 2011/06/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2010/02/01 - 2010/06/30 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2007/02/01 - 2007/06/30 Monitor (Docente Universitário) Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/02/04 - 2022/11/30 Consultora de Comunicação Jazzz Agência Digital, Brasil
2021/09/27 - 2022/09/27 Licença maternidade Jazzz Agência Digital, Brasil
2008/10/07 - 2008/12/19 Assessoria de Comunicação Fundação Mamíferos Aquáticos - Organização Não Governamental , Brasil
2006 - 2008 Consultoria de Comunicação Save the Children UK - Brazil Office, Brasil
2006/01/16 - 2006/06/21 Redatora Publicitária (estagiária) MV2 Comunicação e Varejo , Brasil
2003/11/01 - 2005/07/30 Estagiária de Comunicação Auçuba Comunicação e Educação, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2013 - 2017 Organon da Publicidade: Como os Arquétipos Revertem Polêmica em Empatia nas Redes Sociais Digitais
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2010 - 2012 A Publicidade do Terceiro Setor nas Redes Sociais Digitais: O Contrato de Comunicação Bidirecional
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. "Identidade e Humor na Construção da Marca Publicitária". São Paulo, 2015.
    Publicado
  2. Lima, Gabriela. "A Polêmica e a Empatia como Propulsoras de Campanhas de Ativismo Digital". Trabalho apresentado em NetAtivismo - Redes Sociais e Novas Práticas de Democracia, SãoPaulo, 2013.
    Publicado
  3. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. Autor correspondente: Tavares, Dirceu. "Proposta Pedagógica de Criação Publicitária I: metacognição da metodologia de criação do aluno". Trabalho apresentado em Intercom - XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Manaus, 2013.
    Publicado
  4. Lima, Gabriela. "A Polêmica nas Redes Sociais Digitais como Propagadora do Discurso do Terceiro Setor". Trabalho apresentado em XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife, 2011.
    Publicado
  5. Lima, Gabriela. "O Consumo da Publicidade com Apelo à Responsabilidade Socioambiental". Trabalho apresentado em Quem tem medo da pesquisa empírica? / INTERCOM - Congresso de Comunicação de Região Nordeste, Maceió, 2011.
    Publicado
  6. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. "Controle Panóptico no Big Brother Brasil: uma estratégia de marketing relacional". Trabalho apresentado em XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Rio de Janeiro, 2005.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Patriota, Karla Macena; Lima, Gabriela Bezerra. "Projeção, representatividade e racionalidade: análise da recepção dos consumidores de baixa renda aos anúncios que usam personagens e pessoas reais". Signos do Consumo 15 2 (2023): e217877. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217877.
    10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217877
  2. Lima, Gabriela. "Tipos de Ativismo Digital e Ativismo Preguiçoso no Mapa Cultural.". REVISTA GEMInIS 1 (2012): 71-96. https://www.revistageminis.ufscar.br/index.php/geminis/article/view/99.
    Acesso aberto • Publicado
  3. Lima, Gabriela. "Dialogismo na Publicidade do Terceiro Setor nas Redes Sociais". Rastros - Joinville 1 14 (2011): 159-173. http://www.ielusc.br/aplicativos/ojs_necom/index.php/SECORD/article/view/34/55.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu; Figueiredo, Carolina. Autor correspondente: Figueiredo, Carolina. "Construção da Marca Rádio Universitária Web da UFPE". In Rádio Universitária Web - Reflexões sobre um Modelo Coletivamente Construído, editado por Figueiredo, Carolina, 60-71. Recife, Brasil: Novas Edições Acadêmicas, 2016.
    Publicado
  2. Lima, Gabriela; TAVARES, D.. "Como os Professores Ensinam Redação Publicitária". In Práticas de Ensino de Publicidade, editado por CORREA, R. S, 127-147. Recife, Brasil: Editora UFPE, 2014.
    Publicado
  3. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu; Perez, Clotilde; Trindade, Eneus. "Como os Professores Ensinam Redação Publicitária Televisiva". In Por uma Publicidade Sempre Livre, editado por Perez, Clotilde; Trindade, Eneus, 476-495. São Paulo, Brasil, 2013.
    Publicado
  4. Karla Regina Macena Pereira Patriota; Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. Autor correspondente: Karla Regina Macena Pereira Patriota. "O El Dorado das Redes Sociais". In A Natureza da Mídia Digital: novo paradigmas para publicidade. Recife, Brasil: Editora UFPE, 2013.
    Publicado
  5. PATRIOTA, K. R. M. P.; Lima, Gabriela; CHACEL, M. C. . Autor correspondente: PATRIOTA, K. R. M. P.. "50 Anos de Pesquisa Marplan". In 50 Anos de Pesquisa Marplan. São Paulo, Brasil: Porto Palavra Editores Associados Ltda, 2013.
    Publicado
Livro
  1. Lima, Gabriela. Planejamento da Criação Publicitária: A Construção Estética. Curitiba, Brasil: Appris. 2019.
    Publicado
  2. Lima, Gabriela. Planejamento da Criação Publicitária: Polêmica e Empatia nas Redes Digitais. Curitiba, Brasil: Appris. 2019.
    Publicado
  3. Lima, Gabriela. Planejamento da Criação Publicitária: Os Arquétipos e a Bússola Cognitiva. Curitiba, Brasil: Appris. 2019.
    Publicado
Relatório
  1. Auçuba. 2003. A Criança e o Adolescente na Mídia em Pernambuco.
    Pessoal de suporte
  2. Auçuba. 2003. Desenvolvimento Infantil - uma pauta que pode mudar o futuro.
    Pessoal de suporte
Resumo em conferência
  1. Lima, Gabriela; Tavares, Dirceu. "Conceitos da Psicologia no Ensino da Publicidade Digital". Trabalho apresentado em XI Propesq PP Ligh Plus, São Paulo, 2021.
    Publicado
  2. G.B, LIMA. "A Bússola Cognitiva como Método Pedagógico para o Planejamento da Criação Publicitária". Trabalho apresentado em XI Propesq PP Light Plus, São Paulo, 2021.
    Publicado
  3. Lima, Gabriela; TAVARES, D.. "Organon da Publicidade: Como os Arquétipos revertem Polêmica em Empatia nas Redes Sociais Digitais". Trabalho apresentado em VIII PROPESQ - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda, Recife, 2017.
    Publicado
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/10/18 Personagens e pessoas reais na persuasão publicitária de consumidores com baixa renda. CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON) 2023
ESPM - Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (São Paulo, Brasil)
2021/06/16 Conferencista. Trabalho: Conceitos da Psicologia no ensino da Publicidade Digital XI ProPesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2019/05/23 Teorias pedagógicas no ensino da publicidade digital X Propesq PP – Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2019/05/22 Mesa temática: Teorias pedagógicas no ensino da publicidade digital XI Propesq - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade Federal de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2017/05/24 Realidades regionais na formação e na empregabilidade dos novos publicitários VIII PROPESQ - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (Recife, Brasil)
2015/05/28 O diferencial do humor na construção de marcas publicitárias. VI PRÓ-PESQ - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2015/05/27 Mesa temática: Marcas em múltiplas perspectivas - O diferencial do humor na construção de marcas publicitárias VI Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2013/11/07 A Polêmica e a Empatia como Propulsoras de Campanhas de Ativismo Digital NetAtivismo - Redes Sociais e Novas Práticas de Democracia
Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil)
2011/09/02 A Polêmica nas Redes Sociais Digitais como Propagadora do Discurso do Terceiro Setor XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Intercom (Recife, Brasil)
2011/06/16 O Consumo da Publicidade com Apelo à Responsabilidade Socioambiental Quem tem medo da pesquisa empírica? / INTERCOM - Congresso de Comunicação de Região Nordeste
Intercom (Maceió , Brasil)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/03/13 - 2023/09/14 Diseño de una Mentoría Universitaria para estudiantes de primero ingreso de Ingeniería en la Universidad Politécnica Salesiana.
Orientador
Docência Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/13 - 2023/09/14 Propuesta de Programa de Estudios para Cátedra de Teclado Complementario en la Universidad Nacional de Cuyo.
Orientador
Docência Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/13 - 2023/09/14 Capacitación sobre las TIC a los docentes que pertenecen a Admisión y Nivelación en la Universidad Nacional de Chimborazo
Orientador
Docência Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/13 - 2023/09/14 Guía práctica para el desarrollo de las comunidades de aprendizajes de la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
Orientador
Docencia Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/13 - 2023/09/14 Kahoot - Dinamica Aplicable y Motivadora en el Proceso de Aprendizaje en Estadisica Descriptiva
Orientador
Docência Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/13 - 2023/09/14 Uso de metodologías activas apoyadas con la implementación de escáneres intraorales como herramientas digitales para el proceso de enseñanza aprendizaje. Propuesta de intervención para estudiantes de Odontología de 6to semestre.
Orientador
Docência Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/13 - 2023/09/14 La Gamificación en la Asignatura de Interpretación Bíblica en la Educación Teológica Superior
Orientador
Docência Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/13 - 2023/09/14 Aprendizaje Basado en Proyectos para la Construcción de Competencias Emprendedoras en Estudiantes de Ingeniería Química
Orientador
Docência Superior Universitária (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2018/03/01 - 2018/09/21 O Marketing de Conteúdo Digital da Marca Skol: revertendo polêmicas em empatia
Orientador de Maria Victoria Morais
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2018/03/01 - 2018/09/21 O Uso de Arquétipos no Fortalecimento de Marcas no Ambiente Digital: O Caso Delikata
Orientador de Omero Galdino da Silva
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2017/01/01 - 2017/06/15 Plano de Marketing para a Divulgação do Serviço de Pizzaria, Restaurante e Churrascaria 'Pedro, o Rei da Carne de Sol'
Orientador de Maria Cecília dos Santos Silva
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/01/01 - 2017/06/15 Mulheres de Poder - Uma pesquisa de mercado sobre lideranças femininas e desigualdade de gênero
Orientador de Maria Eduarda Monteiro
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/01/01 - 2017/06/02 Estratégias de Comunicação para a empresa Divulgaê Produções
Orientador de Arlindo Joaquim de Santana Neto
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/01/01 - 2016/06/27 Produção de videoclipe para divulgação da banda Montreal
Orientador de Naínne de Oliveira Alcântara
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Licenciatura/Bacharelato)
2015/06/01 - 2015/12/30 Plano de Comunicação e Marketing Digital para O Boticário
Orientador de Ewerson Luiz de Souza Silva
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2015/06/01 - 2015/12/10 O Poder das Redes Sociais Digitais nas Manifestações Públicas: uma análise das ações de marketing digital da marca "Dilma Rousseff" no Clamor Virtual
Orientador de Élisa Maria Henrique dos Santos
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2015/06/01 - 2015/12/10 O Silêncio do Cais: Como a omissão da mídia pernambucana sobre o Movimento Ocupe Estelita afetou a sua credibilidade no ambiente digital
Orientador de Mirella Bezerra de Lima
Comunicação e Marketing em Redes Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2013/03/01 - 2013/10/05 Marketing Político através do Facebook: Caso Geraldo Júlio
Orientador de Rosália Maria Cavalcanti Vasconcelos
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2013/02/01 - 2013/08/21 O Uso do Discurso do "Bairrista Pernambucano" como Ferramenta de Marketing Territorial na Facebook
Orientador de Catharina Cibele Rosento
Comunicação Empresarial e Mídias Digitais (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Faculdade Boa Viagem, Brasil

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2015 - 2015 2° Simpósio Nordeste da Associação Brasileira de História da Religião (2015 - 2015)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2007 - 2007 1º Seminário Internacional Sobre os Direitos das Crianças em Situações de Emergência (2007 - 2007)
Seminário (Coorganizador)
Save the Children UK - Brazil Office, Brasil
2007 - 2007 Projeto Formação em Diversidade (2007 - 2007)
Encontro (Coorganizador)
Save the Children UK - Brazil Office, Brasil
2004 - 2004 Seminários sobre a Campanha Registro de Nascimento Gratuito - Uma Certidão de Cidadania (2004 - 2004)
Seminário (Coorganizador)
Auçuba Comunicação e Educação, Brasil

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/22 Propuesta innovadora del uso del método socrático en la educación superior
Arguente
Xènia Segura Cuestas (Mestrado)
Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2019/02/25 Aquele que está em Cristo, já morreu para o mundo? O poder e a negociação no consumo evangélico pentecostal
Arguente
Drielle Lee Ribeiro de Andrade (Mestrado)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2018/12/04 Cartilha Acolher / Associação Brasileira de Cannabis e Saúde
Arguente
Laís Mendonça Villachan Alves (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2018/11/30 Propaganda Enganosa: Uma análise sobre a Black Friday na Cidade de Caruaru
Arguente
Thiago Pessoa Pimentel (Mestrado)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2018/09/30 Tradição da doçaria artesanal na Feira de Caruaru, como Patrimônio Cultural de Pernambuco e valor estratégico
Arguente
Diogo Henrique Helal (Mestrado)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2018/09/21 O Marketing de Conteúdo Digital da Marca Skol: revertendo polêmicas em empatia
Orientador
Maria Victoria Morais (Outro)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2018/09/21 O Uso de Arquétipos no Fortalecimento de Marcas no Ambiente Digital: O Caso Delikata
Orientador
Omero Galdino da Silva (Outro)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2018/09/05 Negócios Convergentes: Uma análise de como os telespectadores do ABTV 1ª Edição da TV Asa Branca/Globo está consumindo telejornal
Arguente
Jonathan Davi Alves Aleixo (Mestrado)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2018/07/21 Análise da visibilidade por parte dos alunos dos cursos de gestão nos procedimentos e ações de sustentabilidade em uma instituição privada de ensino superior do agreste pernambucano
Arguente
Gilvan Florêncio da Silva (Mestrado)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2018/07/03 Converse All Star: um olhar atual sobre o processo de criação de artistas independentes
Arguente
Vinícius de Albuquerque Silva (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2018/06/28 Engajamento Social: A Influência das Campanhas de Marketing de Causa da Marca Avon para Consumidoras do Recife de 20 a 60 anos
Arguente
Heverlene Gadelha da Silva (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2018/06/26 Publicidade do Desejo: o inconsciente por trás da Coca- Cola e da Pepsi
Arguente
Deborah Bittencourt de Moura (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2018/05/18 Valor de Marca para pais e alunos de um colégio particular na cidade do Recife
Arguente
Igor Pablo Augusto da Silva (Mestrado)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2018/04/23 O discurso publicitário redentor e a crise econômica. Uma análise crítica do discurso publicitário para a nova classe trabalhadora brasileira
Arguente
Lívia Valença da Silva França (Doutoramento)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2017/06/27 Planejamento de Comunicação em meios digitais para o reposicionamento do restaurante Big Bar
Arguente
Lígia Maria Lima da Rocha (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/06/27 Divulgação Institucional da barbearia Meu Chefe
Arguente
Danyela Vasconcelos Motta (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/06/27 O papel da publicidade na construção da identidade da mulher: "Minha beleza, minha escolha" da Dove
Arguente
Bianca Maria de Oliveira Rodrigues (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/06/19 O humor: Ferramenta de viralização no meio digital?
Arguente
Cleiton Pessoa de Menezes (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/06/15 Plano de Marketing para a Divulgação do Serviço de Pizzaria, Restaurante e Churrascaria 'Pedro, o Rei da Carne de Sol'
Orientador
Maria Cecília dos Santos Silva (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/06/15 Mulheres de Poder - Uma pesquisa de mercado sobre lideranças femininas e desigualdade de gênero
Orientador
Maria Eduarda Monteiro (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/06/12 Planejamento de Marketing Digital para academia Top Treino
Arguente
Alesson Sostenes Souza de Melo (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/06/02 Estratégias de Comunicação para a empresa Divulgaê Produções
Orientador
Arlindo Joaquim de Santana Neto (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2017/02/08 Humanização de marca e apropriação da identidade nordestina nas redes sociais: análise da comunicação digital da Pitú
Arguente
Bruna Monteiro Revoredo (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2016/06/27 Produção de videoclipe para divulgação da banda Montreal
Orientador
Naínne de Oliveira Alcântara (Outro)
Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2015/12/30 Plano de Comunicação e Marketing Digital para O Boticário
Orientador
Ewerson Luiz de Souza Silva (Outro)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2015/12/16 Tecnologias Emergentes: o uso do mobile como estratégia de comunicação publicitária
Arguente
Juliana Silva Cavalcanti de Souza (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015/12/16 A Influência dos Meios de Comunicação na Formação da Sociedade Nazista Alemã
Arguente
Eduardo Arruda Alencar Pernambuco (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015/12/14 Preços Transparentes: uma estratégia de diferenciação de marca
Arguente
Jéssica Paiva (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015/12/10 O Poder das Redes Sociais Digitais nas Manifestações Públicas: uma análise das ações de marketing digital da marca "Dilma Rousseff" no Clamor Virtual
Orientador
Élisa Maria Henrique dos Santos (Outro)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2015/12/10 O Silêncio do Cais: Como a omissão da mídia pernambucana sobre o Movimento Ocupe Estelita afetou a sua credibilidade no ambiente digital
Orientador
Mirella Bezerra de Lima (Outro)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2015/02/24 Rolezinho e o Marketing Cultural: diálogos possíveis
Arguente
Hélio José Nunes da Silva Netto (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Publicidade Brasileira e a Ditadura da Beleza sob os Corpos Femininos: Estudo Comparativo de cases Marisa
Arguente
Thaís Gabriela dos Santos Menezes (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 A Representação de Gênero Masculino nas Publicidades da Old Spice
Arguente
Almir de Albuquerque Philippini Neto (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Do Like ao Voto: análise da fanpage de Luciana Genro nas Eleições de 2014
Arguente
João Gabriel Freire da Cunha Nascimento (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Mais que Produtos, Um Estilo de Vida: Uma análise de marcas que colecionam seguidores
Arguente
Thays de Freitas Siqueira Terra (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Os Desafios da Comunicação para um Novo Conceito de SAC: a era 3.0
Arguente
Yago Goldberg da Nova Araújo (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Identidade Harleiro: a persona no processo de construção da imagem de marca da Harley-Davidson
Arguente
Antonieta Fernanda Mesquita Bezerra (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Humor e Publicidade: Análise do Discurso dos Comerciais das Havaianas
Arguente
Adélia Andrade de Araújo (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Estratégias de Comunicação para o Varejo: Volta às aulas Suape Papelaria
Arguente
Mariana Brasileiro Lima (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2015 Projeto Janela UFPE
Arguente
Daniel Moura (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2014/08/04 Análise das estratégias de Comunicação Online das Maisons de Luxo em Recife
Arguente
Luciana Cristina de Almeida Feitosa e Silva (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2014 Estilo de Vida Colaborativo: Um Estudo com Usuário do Couchsurfing
Arguente
Isabelli Vasco (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2013/10/05 Marketing Político através do Facebook: Caso Geraldo Júlio
Orientador
Rosália Maria Cavalcanti Vasconcelos (Outro)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2013/09/20 Piollin Grupo de Teatro - Plano de Comunicação
Arguente
Júlia de Almeida Magnoni (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2013/08/21 O Uso do Discurso do "Bairrista Pernambucano" como Ferramenta de Marketing Territorial na Facebook
Orientador
Catharina Cibele Rosento (Outro)
Faculdade Boa Viagem, Brasil
2013 Plano de Comunicação e Marketing Digital para a Maturi Comunicação
Arguente
Bruno Barros (Outro)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2013 Plano de Marketing Digital - Loja BitSex
Arguente
Alessandra Lopes (Outro)
Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2012/06/18 Marketing de Matriz Participativa: uma estratégia mercadológica para publicidade em Redes Sociais
Arguente
Júlia Aires Rossiter (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2009/11/26 A interatividade na publicidade com a consolidação das novas mídias
Arguente
Pedro Henrique Lopes de Carvalho (Outro)
Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2008/06/19 Responsabilidade Social Corporativa: Até que ponto ela tem fins verdadeiramente sociais
Arguente
Alzileide Mendonça da Silva (Outro)
Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020/03/26 - Atual Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis) (1981-6278) Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015/10/18 - 2015/11/07 Consultoria em 'Formulação de conteúdos digitais em Storytelling' Jazzz Agência Digital, Brasil
2015/01/10 - 2015/02/17 Consultoria em 'Projeto de e-commerce' Jazzz Agência Digital, Brasil
2014/08/02 - 2014/08/27 Consultoria em 'Gerenciamento de crises para redes digitais' Jazzz Agência Digital, Brasil
2014/02/15 - 2014/03/12 Consultoria 'Criação de identidade digital de marcas digitais' Jazzz Agência Digital, Brasil
2013/09/01 - 2013/09/25 Consultoria 'Planejamento de mercado para empresas de comunicação digital' Jazzz Agência Digital, Brasil

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09/11 - 2024/03/01 Competências Digitais para a Docência Universitária Docência Superior Universitária (Master Universitario) Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2023/03/03 - 2023/09/22 Competências Digitais para a Docência Universitária Docência Superior Universitária (Master Universitario) Universidad Internacional de La Rioja, Espanha
2012/09/20 - 2021/07/20 Branding Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brasil
2012/09/20 - 2021/07/20 Marketing Digital Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brasil
2020/09/06 - 2020/09/09 Técnicas de Negociação de Vendas Gestão de Vendas e Negociação. (Pós-Graduação) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Plano de Marketing Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Pesquisa de Marketing Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Gerenciamento de Projetos Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Comércio Eletrônico Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Desenvolvimento Sustentável Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Comunicação Integrada Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brasil
2020/03/01 - 2020/08/30 Análise de Mercado para Marketing Marketing (Licenciatura) Unipê - João Pessoa, Brasil
2012/09/12 - 2020/07/20 Mídias Sociais Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brasil
2012/09/12 - 2020/07/20 Orientação e avaliação de projectos de conclusão de curso de pós-graduação. Marketing Digital e Comunicação Corporativa (Pós-Graduação) Faculdade Boa Viagem, Brasil
2012/04/01 - 2020/04/01 Plano de Mídia Digital Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2012/04/01 - 2020/04/01 Produção de Conteúdo para Mídias Digitais Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2012/04/01 - 2020/04/01 Publicidade on-line Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2012/04/01 - 2020/04/01 Storytelling Comunicação e Marketing em Mídias Digitais (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2017/11/18 - 2019/01/30 Publicidade e Produção de Conteúdo Especialização em Marketing Digital e Mídias Sociais. (Pós-Graduação) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Criação Publicitária Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Redação Publicitária I Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Redação Publicitária II Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Teoria da Comunicação Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Rádio, Televisão e Cinema (RTVC) I Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Rádio, Televisão e Cinema (RTVC) II Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2016/04/01 - 2017/07/03 Atendimento Publicitário Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2015/02/01 - 2015/06/30 Construção da Identidade de Marcas Digitais Comunicação Social/Publicidade. (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2013/11/13 - 2013/11/13 Palestra: Planejamento de Comunicação para Redes Sociais Comunicação Social (Licenciatura) Centro Universitário Mauricio de Nassau, Brasil
2013/02/01 - 2013/06/30 Mídia Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2013/04/15 - 2013/04/15 Palestra: A Publicidade e o Contrato de Comunicação Bidirecional Comunicação Social / Publicidade e Propaganda (Pós-Graduação) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2012/02/01 - 2013/01/30 Publicidade na Web Sistemas para Internet (Licenciatura) Faculdade Marista, Brasil
2012/02/01 - 2013/01/30 Comunicação Sistemas para Internet (Licenciatura) Faculdade Marista, Brasil
2012/04/01 - 2012/12/30 Tutoria: Mídia na Educação Especialização em Mídia na Educação (Especialização pós-licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2012/03/26 - 2012/03/26 Palestra: O Bem na Rede: como as organizações do terceiro setor se projetam nas redes sociais digitais? Marketing (Licenciatura) Escola Superior de Marketing - ESM, Brasil
2012 - 2012 Palestra: Ativismo online e seu impacto no Marketing Digital. Conquistando o consumidor e gerenciando de crises Especialização em Comunicação e Marketing Digital (Pós-Graduação) Universidade Estácio de Sá - Campus Recife , Brasil
2011/02/01 - 2011/06/30 Responsabilidade Socioambiental na Publicidade Comunicação Social / Publicidade (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2011 - 2011 Palestra: Estratégias polêmicas e buzz para redes sociais digitais Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2010/09/27 - 2010/09/27 Palestra: Publicidade para o Terceiro Setor Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2010/02/01 - 2010/06/30 Comunicação Empresarial Comunicação Social / Jornalismo (Licenciatura) Universidade Federal de Pernambuco, Brasil
2007/02/01 - 2007/06/30 Monitoria: Orientação de projectos de fim de curso. Publicidade e Propaganda (Licenciatura) Universidade Salgado de Oliveira - Campus de Recife, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciência da Comunicação
2010 - Atual Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021 Avaliação de trabalhos submetidos ao Expocom / Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Intercom, Brasil
2012/06/28 - 2012/06/30 Avaliação de trabalhos submetidos ao Expocom / Categoria Publicidade e Propaganda, Modalidade Fotografia publicitária (avulso) Intercom, Brasil
2011/09/06 - 2011/09/06 Avaliação de trabalhos submetidos ao XXXIV Expocom - Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação Intercom, Brasil