???global.info.a_carregar???
Ciro Aprea has a PhD in Human Motricity - Dance speciality from the Faculty of Human Motricity - University of Lisbon, with a scholarship from the Foundation for Science and Technology (2014), a master's degree in Perceptual Psychopedagogy from UML-Lisbon (2007) and a degree in Theatre Studies from Université Paris 8 - Saint-Denis (2001). He is Coordinator Professor at the School of Theatre and Cinema of the Polytechnic Institute of Lisbon. Before joining ESTC, he taught Movement Theatre at the Real Escuela de Arte Dramático (RESAD) in Madrid (from 1993 to 1997). Since 2002, he has been a guest lecturer on degree courses at the Porto School of Music and Performing Arts (ESMAE), the Lisbon School of Dance (ESD), the Lisbon School of Music (ESML), RESAD, the Malaga School of Dramatic Art (ESAD) and the Master's course in Theatre and Education at the Faculty of Human and Social Sciences of the University of the Algarve (coordinated by João Mota, in partnership with ESTC/IPL). He is an integrated researcher at the Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) - a dance studies research group based at the FMH. He is a director and researcher in theatre and performing arts: body studies, somatic practices, philosophy of performance. Between 2003 and 2010, he was part of the artistic direction of Teatro O Bando in the area of corporeality, collaborating in the company's scenic creations. Since 2008, with Os Músicos do Tejo, he has staged operas by F.A. de Almeida, Pergolesi, Destouches and Purcell at the Belém Cultural Centre and the Calouste Gulbenkian Foundation. Under the musical direction of Pedro Neves and João Paulo Santos, he has staged operas by Benjamin, Myslivicek and Cordeiro da Silva for the Gulbenkian Orchestra, the Lisbon Metropolitan Orchestra and the S. Carlos National Theatre. Since 2019, he has been the Director of ESTC's Theatre Department and since 2020, inherently, the coordinator of the BA and MA in Theatre.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ciro Aprea

Nomes de citação

  • Aprea, Ciro

Identificadores de autor

Ciência ID
E811-CF86-3357

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Italiano (Idioma materno)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2008 - 2014
Concluído
Motricidade Humana - Dança (Doutoramento)
Especialização em Especialidade de Dança
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
"O Toque e a Diferença. Un estudo da emergência criadora na formação do intérprete contemporâneo." (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado com distinção
2007
Concluído
Mestrado em Psicopedagogia Perceptiva (Mestrado)
UM Lisboa, Portugal
"La scène pédagogique du sensible et l'émergence créatrice " (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
2001
Concluído
Arts du spectacles / Études Théâtrales (Licenciatura)
Université Paris 8 Département Théâtre, França
"The actor-manipulator in the object theaters" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014/10/01 - 2020 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2001/10/01 - 2014/10/30 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2008 - 2008 Professor Visitante (Docente Universitário) Escuela Superior de Arte Dramatico Málaga , Espanha
Escuela Superior de Arte Dramatico Málaga , Espanha
2006 - 2006 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2005 - 2005 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Portugal
2003 - 2003 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
Universidade do Algarve Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Portugal
2000 - 2000 Professor Visitante (Docente Universitário) Institución Universitaria del Valle - Bellas Artes , Colômbia
Institución Universitaria del Valle - Bellas Artes , Colômbia
1998 - 1998 Professor Visitante (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
1993 - 1997 Professor Visitante (Docente Universitário) RESAD Real Escuela Superior de Arte Dramático , Espanha
RESAD Real Escuela Superior de Arte Dramático , Espanha

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/01/03 - Atual Vice-Presidente da Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - Atual Diretor do Departamento de Teatro da ESTC Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017 - Atual ESTC: Membro efetivo do Conselho de Avaliação Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017 - Atual ESTC: Membro do Conselho Editorial Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2006 - Atual ESTC: responsável área de Corpo / Movimento Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2017 - 2018 ESTC: Presidente comissão pedagógica do departamento de teatro Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2014 - 2016 ESTC: Vice-presidente do Conselho de Representantes Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2007 - 2014 ESTC: Coordenador artístico e pedagógico da especialidade Teatro do Movimento do Mestrado em Teatro Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
2002 - 2010 ESTC: membro da comissão de equivalências Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2011 O Toque e a Diferença
SFRH / BD / 40342 / 2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019 - Atual Technologically Expanded Performance (TEPe) PTDC/ART-PER/31263/2017
PTDC/ART-PER/31263/2017
Investigador
Polo da Faculdade de Motricidade Humana do INET-md, Portugal
FCT
Em curso
2021/10/01 - 2024/10/30 Nós/Nous - Artistic Responsibility Challenges in Higher Education
2021-1-PT01-KA220-HED-000032169
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal
Em curso
2010 - 2013 Études en Danse Européennes in Progress: Methodologies et Interdisciplinarités Pessoa Project 227433D
Pessoa Project 227433D
Bolseiro de Doutoramento
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Aprea, Ciro. "La barca da Venezia per Padova, depoimento para o catalogo da VII settimana della lingua italiana nel mondo, 16-19. instituto Italiano de Cultura de Lisboa", Catalogo do instituto Italiano de Cultura de Lisboa para a VII settimana della lingua italiana nel mondo, 2007
Artigo em revista (magazine)
  1. Aprea, Ciro. "Cajas, inmaduros para siempre. Cuaderno de dirección, in OPHELIA revista de teatro y otras artes n. 6 e 7, março 2004. 78-82. Ed. Blenamiboá, Madrid. ISSN 1575-8761", OPHELIA revista de teatro y otras artes , 2004
  2. Aprea, Ciro. "Madrid ou ‘Madreana’, in Theatre / Public, “Les Tranversales”. 53-56. Théâtre de Gennevilliers / Centre Nacional du Livre. Paris. ISSN 0335-2927", Theatre / Public, 1999
  3. Aprea, Ciro. "El arte del gesto. La dramaturgia del movimiento, in Primer Acto - Cuadernos de Investigación Teatral, n. 271. 29-32. ISSN: 00328367", Primer Acto Cuadernos de Investigación Teatral, 1997
Capítulo de livro
  1. Aprea, Ciro. "Aturdimento, in Práticas Performativas em torno do Animal, 48-67. Lisboa, Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2019.". In Praticas Performativa em torno d'O Animal, editado por Daniel Tércio, p. 48-p. 67. Lisboa, Portugal: INET-md Faculdade de Motricidade Humana Universidade de Lisboa, 2019.
    Publicado
  2. Aprea, Ciro. "Awareness vs (a)wireless. Notas sobre o corpo, o actor e as novas velocidades, in Alicerces, Revista de Investigação, Ciência e Tecnologia, 47-65. Imprensa Instituto Politécnico de Lisboa". In Alicerces, Revista de Investigação, Ciência e Tecnologia, editado por Eugenia Vaques, p. 47-p. 65. Lisboa, Portugal: Imprensa Instituto Politécnico de Lisboa, 2016.
    Publicado
  3. Aprea, Ciro. "Présence et ambiance vécue, Roots & Routes, Research on Visual Cultures.". In Space is a doubt. Roma, Itália: Roots & Routes, Research on Visual Cultures, 2011.
  4. Aprea, Ciro. "La dramaturgia del actor en la interpretación desde el Movimiento, in Cuerpos en escena. 39-45. Sol Garre e Itziar Pascual (orgs.) Madrid: ed. Fundamentos. Colección: Arte. Ensayos y Manuales.". In Cuerpos en escena, 39-45. Madrid, Espanha: ed. Fundamentos. Colección: Arte. Ensayos y Manuales., 2009.
  5. Aprea, Ciro. "La scène pédagogique du sensible et l’émergence créatrice. Sujet sensible et renouvellement du moi. D. Bois, M. Josso, M. Humpich (orgs.) 417-429. Paris: Point d’appui, collection Forum.". 417-429. Paris, França: Point d'appui, 2009.
    Publicado
  6. Aprea, Ciro. "A noção de Corporalidade, in TEATRO O BANDO, Afectos e reflexos de um trajecto, 113-115, Ed. Cooperativa o bando, ISBN 978-989-95323-0-4". 104-115. Ed. Cooperativa o bando, 2009.
    Publicado
  7. Aprea, Ciro. "O corpo sensível e o espetáculo, in TEATRO O BANDO, Afectos e reflexos de um trajecto, 154-156, Ed. Cooperativa o bando, ISBN 978-989-95323-0-4". 154-156. Palmela, Portugal: Ed. Cooperativa o bando, 2009.
    Publicado
  8. Aprea, Ciro. "O cenário pedagógico do sensível e a emergência criadora, in Sujeito sensível e renovação do eu, D. Bois, M.- C. Josso, Marc Humpich (orgs), 423-437. Ed. Paulus, São Paulo. ISBN 978-85-349-2972-1". 423-437. São Paulo, Brasil: Ed Paulus, 2008.
    Publicado
Catálogo de exposição
  1. Aprea, Ciro. "Duas óperas que se conhecem". Depoimento para programa das operas Into the little hill / Dido e Eneia. Lisboa: ed. Fundação Calouste Gulbenkian.. 2013.
  2. Aprea, Ciro. “Uma ópera olhando-se ao espelho”. Depoimento para programa da opera Le carnaval et la folie. Lisboa: ed. Centro Cultural de Belém.. CCB, 2011.
  3. Aprea, Ciro. “Cómicos. Bárbaros. Sublimes.” Depoimento para programa de Lo frate ‘nnamurato (com Marcos Magalhães). Lisboa: Ed. Centro Cultural de Belém.. 2009.
  4. Aprea, Ciro. Notas sobre La Spinalba, Depoimento para programa de La Spinalba. Lisboa: Ed. Centro Cultural de Belém.. 2008.

Artística / Interpretação

Obra teatral
  1. 2020. O Teatro e a Peste. Leitura publica on-line do texto homónimo de Antonin Artaud. Evento organizado pel' A BoCA - Biennial of Contemporary Arts (com direcção artística de John Romão) subordinado ao lema: Em Abril de 2020, em pleno período de confinamento obrigatório, derivado da pandemia Covid-19, os teatros estão vazios. John Romão e Salomé Lamas.
  2. JOÃO GARCIA MIGUEL. 2019. Apoio dramatúrgico ao movimento no projecto "Especial Nada | Oração da Carne | Com as Tripas ao Sol", Cia João García Miguel / TEATRO IBÉRICO.
  3. 2018. Paula de Papel, criação do Teatro O Bando, apoio à criação; encenação de Juliana Pinho, Vale do Barris – Palmela..
  4. João Paulo Santos; António Lagarto. 2016. Encenação da opera Lindane e Dalmiro de João Cordeiro da Silva, libreto de Gaetano Martinelli, Teatro Nacional de S. Carlos.
  5. 2016. “Pinocchio”, encenação de Bruno Bravo para os Primeiros Sintomas / apoio dramatúrgico ao movimento. Teatro Municipal Maria Matos..
  6. Joao Paulo Santos. 2015. Encenação da opera Armida, de Josef Myslivecek, Orquesta Metropolitana de Lisboa / CCB.
  7. Jan Wierzba; Nicholas Mc Nair; Stefano Riva. 2015. Encenação da opera “Ester”, oratório sacro de Antonio Leal Moreira (1786). Teatro S. Luiz / Estúdio de ópera da ESM de Lisboa.
  8. Pedro Neves; António Lagarto; Daniel Worm. 2013. Encenação da opera Into the Little Hill, de George Benjamin, libreto de Martin Crimp, Fundação Gulbenkian.
  9. Marcos Magalhães; António Lagarto; Daniel Worm. 2013. Encenação da opera Dido e Eneas, de Henry Purcell, libreto Nahum Tate, Fundação Gulbenkian.
  10. Marcos Magalhães; Stefano Riva. 2013. Encenação da opera Trionfo d'amore, de F. A. de Almeida, Músicos do Tejo, CCB.
  11. Marcos Magalhães; Stefano Riva; Daniel Worm. 2011. Encenação da ópera Le Carnaval et la Folie, comédie-ballet de C. Destouche. Músicos do Tejo / CCB.
  12. Marcos Magalhaes; Stefano Riva; José Espada. 2009. Encenação da ópera Lo Frate Nnamorato, de Giovanni Battista Pergolesi. Músicos do Tejo / CCB.
  13. Marcos Magalhães; RTP 1; Mezzo. 2008. Encenação da ópera La Spinalba, ovvero Il vecchio matto, Francisco António de Almeida, Músicos do Tejo / CCB.
  14. 2008. “A caça”, a partir da curta-metragem homónima de Manuel de Oliveira. Encenação Rogério de Carvalho / Teatro O Bando / responsável pela corporalidade.
  15. 2008. “Repartição”, de Miguel Castro Caldas. Encenação Bruno Bravo. Companhia Primeiros Sintomas / apoio dramatúrgico ao movimento. Culturgest..
  16. 2007. “Jerusalém”, a partir do romance homónimo de Gonçalo M. Tavares. Dramaturgia e encenação João Brites / Teatro o Bando - CCB / Responsável pela corporalidade.
  17. 2007. “Hamlet”, de W. Shakespeare. Encenação João Mota / Teatro da Comuna - Maria Matos Teatro Municipal (apoio ao movimento).
  18. 2006. “Os negros”, de J. Jenet. Encenação Rogério de Carvalho, Teatro Nacional de S. João (apoio ao movimento).
  19. 2005. “Cabeça de Pregos”, a partir de textos de Daniil Charms. Dramaturgia e encenação João Brites / Teatro o Bando / Responsável pela corporalidade. Co-produção com het MUZtheater (Holanda) e The Experimental Stage of Baltic House (Rússia.).
  20. 2005. Uma noite de verão, encenação de Francisco Salgado, a partir do texto “Sonho de uma noite de verão” de W. Shakespeare, dramaturgia de Joana Craveiro. Apoio dramatúrgico ao movimento. Faro Capital da Cultura de 2005..
  21. 2004. “Ensaio sobre a cegueira”, a partir do romance homónimo de José Saramago. Dramaturgia e encenação João Brites / Teatro o Bando / Responsável pela corporalidade. Co-produção Teatro Nacional São João e Culturgest..
  22. 2004. “As horas do diabo”, a partir de textos de F. Pessoa. Dramaturgia e encenação João Brites / Teatro o Bando / Responsável pela corporalidade . Co-produção Teatro Nacional Dona Maria II.
  23. 2004. “Eco. A Arvore do Teneré”, autoria e encenação. Projeto independente subsidiado pelo Ministério de Cultura de Portugal. Antiga Fábrica de Rações do Convento do Beato.
  24. 2003. “Os Anjos” a partir do conto homónimo de Teolinda Gersão. Dramaturgia e encenação João Brites / Teatro o Bando / Responsável pela corporalidade.
  25. 2002. “Gente feliz com lágrimas”, a partir do romance homónimo de João de Melo. Dramaturgia e encenação João Brites / Teatro o Bando - / Responsável pela corporalidade.
  26. 2002. “Le chat de Schrödinger”, de Norbert Aboudarham. Apoios dramatúrgico ao movimento. Compagnie 400 Pages /Théâtre quAntique. Théâtre Daniel-Sorano. Paris.
  27. 1999. “Cities”, encenação Claire Heggen / Théâtre du Mouvement (interprete). Espectáculo integrado no projecto Les Transversales. Estreia: Teatro Het Vem - Amsterdam. Digressão: Split, Zagreb, Timisoara, Bucarest, Paris, Madrid.
  28. 1998. Le cantatrici villane, opera di Valentino Fioravanti, encenação de Roberto de Simone. Mimo e Interprete. Teatro di S. Carlo di Napoli..
  29. 1995. “Lalibelá”, de Inácio Garcia May, encenação Eduardo Vasco (intérprete) Associação Pro-Resad. Madrid.
  30. 1995. “Bahia”, autoria e coreografia de Elvira Sanz. Interprete. Madrid: Sala Galileo.
  31. 1992. Don Pasquale, opera di G. Donizetti, encenação de Roberto de Simone. Mimo e Interprete. Teatro San Carlo di Napoli..
  32. 1991. L'idolo Cinese, opera de G. Paisiello, encenação de Roberto De Simone, cenografia e vestuário de Emanuele Luzzati. Mimo e Interprete. Settimane musicali internazionali, Teatro Mercadante di Napoli.
Atividades

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2018 - 2018 Co-organização do evento JORNADAS - PRÁCTICAS PERFORMATIVAS EM TORNO D’O ANIMAL | Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa. (INET-md - polo FMH). Conferencia de abertura do Prof. José Gil. (2018 - 2018)
Simpósio (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Polo da Faculdade de Motricidade Humana do INET-md, Portugal
2017 - 2017 Co-organização do evento JORNADAS - PRÁCTICAS PERFORMATIVAS EM TORNO D’O MESTRE NU | Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa. (INET-md - polo FMH). Conferencia de abertura de Urmimala Sarkar Munsi. (2017 - 2017)
Simpósio (Coorganizador)
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Polo da Faculdade de Motricidade Humana do INET-md, Portugal
2004/10 - 2004/10 Co-organização do evento Retrospectiva e Jornadas de reflexão / 30 aniversario Teatro O Bando. (2004 - 2004)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Teatro O Bando , Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019 - 2019 Chair do painel 'Performativity and Representation of Memory' com Frederico Dinis, Mónica Calle e António Figueiredo Marques, no âmbito do II Congresso da EASTAP - European Association for the Study of Theatre and Performance: Memória(s) partilhada(s): criação, investigação e política na cena europeia contemporânea. Org. Centro de Estudos de Teatro e Teatro Nacional D. Maria II: 23 - 25 de Setembro.
Conferência
Performativity and Representation of Memory
Universidade de Letras de Lisboa / Teatro Nacional D. Maria II, Portugal
2016 - 2016 Co-organização do evento JORNADAS - PRÁTICAS PERFORMATIVAS EM TORNO DO CORPO-ARQUIVO / Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa. (INET-md - polo FMH) Conferência de abertura de Ric Allsopp
Simpósio
JORNADAS - PRÁTICAS PERFORMATIVAS EM TORNO DO CORPO-ARQUIVO
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Polo da Faculdade de Motricidade Humana do INET-md, Portugal
2015 - 2015 Intervenção no École des écoles teachers seminar / Danish National School of Perfoming Arts, Copenhagen Tema do seminário: Theatre and Participation www.scenkunstskolen-efteruddannelsen.dk École des écoles teachers seminar
2013 - 2013 Participa no evento Teatro na Educação e na Comunidade. Práticas / exercícios de cruzamento¿. Painel: Susana Menezes (Teatro Maria Matos – EGEAC), Margarida Rainha (Educadora de infância), Berta Teixeira (Atriz/Encenadora)¿. Comentadores: Luca Aprea e Madalena Vitorino.
Simpósio
Teatro na Educação e na Comunidade”¿Práticas/exercícios de cruzamento¿
Escola Superior de Educação de Lisboa , Portugal
2010 - 2010 Participaçao no 3rd Seminar on Human Kinetikcs / performing arts / dance: Methodologies and research tools on performing arts: Kinaesthetic memory, collective memories and historical narratives. INED-MD + FMH e CEAP + ´RITM
Seminário
3rd Seminar on Human Kinetikcs / performing arts / dance: Methodologies and research tools on performing arts: Kinaesthetic memory, collective memories and historical narratives
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Polo da Faculdade de Motricidade Humana do INET-md, Portugal
2010 - 2010 Participação no 2º Seminário de Investigação Interdisciplinar – “O CORPO COMO PROCESSO. PROCESSO DE TRABALHO.” Organização INET-MD – Universidade Católica do Porto (UCP) e Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) - Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Porto: UCP
Seminário
2º Seminário de Investigação Interdisciplinar – “O CORPO COMO PROCESSO. PROCESSO DE TRABALHO.
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Polo da Faculdade de Motricidade Humana do INET-md, Portugal

Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
2010 - 2010 Moderador no simpósio Pedagogia do teatro: práticas e contextos: Práticas: Estruturas Teatrais e Horizonte Educativo E.S.T.C.- Ciac / Universidade de Sorocaba
Simpósio
Pedagogia do teatro: práticas e contextos: Práticas: Estruturas Teatrais e Horizonte Educativo
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal

Universidade de Sorocaba, Brasil
2003 - 2010 Integra a direcção artística da Cooperativa - Teatro O Bando Responsavel pela corporalidade
Teatro O Bando , Portugal
2009 - 2009 'A inteligência sensível do corpo', depoimento no âmbito do Seminários dos Capuchos: “Corpo presente”. Arte, Educação e Sociedade. Painel: Maria Vânia Nunes - Leonel Moura - Luca Aprea - Éclat Choreographisches Theater. Almada, Fórum Municipal Romeu Correia
Simpósio
'A inteligência sensível do corpo', depoimento no âmbito do Seminários dos Capuchos: “Corpo presente”.
Teatro Extremo , Portugal
2004 - 2004 'O corpo sensível e o espetáculo' e 'A corporalidade como perspectiva dramaturgica'. Depoimentos no âmbito do evento Retrospectiva e Jornadas de Reflexão / 30 aniversário do Teatro O Bando. Retrospectiva e Jornadas de Reflexão / 30 aniversário do Teatro O Bando
2002 - 2002 Seminário para La Comédie de Reims - Théâtre National
Seminário
Seminário: Forma e espontaneidade
La Comédie de Reims - Théâtre National , França
2000 - 2000 Seminário para Teatro Nacional – Casa del Teatro de Santa Fé de Bogotá - Colômbia
Seminário
Seminario : Forma e espontaneidade
Teatro Nacional – Casa del Teatro de Santa Fé de Bogotá , Colômbia
1997 - 2000 Professor e encenador em Les transversales - Les théâtrales des jeunes en Europe. Réseau Européen. Bussang. França.
Seminário
Seminarios e criações
Les Transversales - Réseau Européen , França
1995 - 1995 Seminário para Compañía Nacional de Danza de Santiago de Cali - Colômbia
Oficina (workshop)
Seminario sobre Movimento e Teatro
Compañía Nacional de Danza de Santiago de Cali , Colômbia

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022 - Atual Júri oficial da 'Competição internacional de video-dança’, Festival InShadow – Lisbon ScreenDance Festival, categorias de Best Screendance, Best Choreography e Best Cinematography, dezembro de 2022.
Avaliador

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2015 - 2015 Colaboração com o Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras de Lisboa (FLUL) para revisão cientifica de artigos (blind peer-review) para o livro "Intensified Bodies: from the performing arts in Portugal” para a editora Peter Lang.

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2015 - 2016 Seminários no quadro de programas internacionais de intercâmbio / pesquisa (ERASMUS) Real Escuela Superior de Teatro y Danza de Madrid (RESAD)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2022 - Atual Revisor científico em regime de revisão anónima por pares de proposta para A RED - Revista Estud(i)os de Dança (ISSN: 2184-9951) correspondente ao tema da Dança e Práticas de Investigação.
2022 - Atual Membro da Comissão Científica dos Encontros Internacionais : Presence - Absence - Invisibility, organizado pelo núcleo de Performance and Cognition da ICNOVA/ NOVA. 10 - 14 de outubro de 2022. Revisor científico em regime de revisão anónima por pares das propostas de comunicação dos Encontros. Chair no âmbito do mesmo evento no painel sobre ‘Presence and Representation’ e ‘Ecologies of Presence’ com Renato Ferracini e Sarah Pini Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021 - Atual Membro do Conselho Científico da Revista ESTUD(I)OS DE DANÇA [Advisory Board of RED], Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa.
Membro
Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa - INETmd, Portugal