???global.info.a_carregar???
Vera Amorim é Doutorada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, detém o Título de Especialista na área da Dança (I.P.L./I.P.L./I.P.P.), é Mestre em Performance Artística-Dança pela Faculdade de Motricidade Humana e Licenciada pela Escola Superior de Dança - Ramo de Educação. É diplomada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional e pela Imperial Society of Teachers of Dancing – Imperial Classical Ballet, Londres. É docente na Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa desde 1989 tendo adicionalmente desempenhado diversos cargos dos quais destaca; Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente da Assembleia de Representantes e Sub Diretora, entre outros. Entre 2014 e 2021 assumiu a coordenação da Comissão Científica do curso de Mestrado em Ensino de Dança. Os campos de lecionação e intervenção incluem a Técnica de Dança Clássica, as Metodologias e Didáticas da Dança Clássica, as Práticas Educativas, a Análise de Vocabulário, as Danças Tradicionais e Históricas e a Orientação de Estágios. Com este leque de abordagens tem realizado missões de ensino internacionais enquadradas no programa Erasmus+ em Universidades e Academias, designadamente em Itália, Suécia, Finlândia, Hungria e Espanha. Na área das Danças Tradicionais e Históricas destaca o estudo e trabalho com Maurizio Padovan e Robert Harold. Tem desenvolvido atividade como consultora coreográfica, coreógrafa e bailarina salientando a colaboração em obras cinematográficas de Raúl Ruiz, João Botelho e Jorge Paixão da Costa, entre outros. Desde 2023 assume a direção artística de Espetáculos de Dança Histórica, em articulação com a Câmara Municipal de Oeiras e o Sintra Estúdio de Ópera. É membro do Centro de Investigação em Qualidade de Vida, do Instituto Politécnico de Leiria. Integrou o corpo de escritores e críticos de Dança da revista internacional da especialidade Dance Europe. Desde 2024 faz parte do Conselho Editorial de Tánc és Nevelés / Dance and Education, uma publicação da Hungarian Dance University, em suporte físico e digital.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Vera Maria Guimarães de Vasconcelos Amorim e Rodrigues de Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Vera
  • Amorim, Vera

Identificadores de autor

Ciência ID
C417-7C83-9738
ORCID iD
0000-0002-3445-4583

Telefones

Telemóvel
  • 919450565 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Artes
  • Humanidades - Artes - Artes

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Português (Idioma materno)
Italiano Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Língua Gestual Portuguesa Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2013 - 2013/09/30
Concluído
Dança Histórica e Cinema (Título de especialista)
Especialização em Dança
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
Aprovado por unanimidade
2013/01/13
Concluído
Estudos Artísticos (Doutoramento)
Especialização em Estudos de Teatro
Universidade de Lisboa, Portugal
Aprovado com distinção por unanimidade
2012
Concluído
Prova pública de avaliação de competência pedagógica e técnico- científica (Diploma de especialização)
Especialização em Dança
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
18
2009
Concluído
Doutoramento em Estudos Artísticos (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Estudos de Teatro
Universidade de Lisboa, Portugal
17
2006/06
Concluído
Performance Artística/Dança (Mestrado)
Especialização em Dança
Universidade de Lisboa, Portugal
Aprovado por unanimidade
2004
Concluído
diploma de especialização do curso de Mestrado em Performance Artística - Dança (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Especialização em Dança
Universidade de Lisboa, Portugal
17
1998
Concluído
Dança (Licenciatura)
Especialização em Educação
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
16
1990
Concluído
Dança (Bacharelato)
Especialização em Dança
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1986
Concluído
curso de formação de bailarinos (Ensino secundário)
Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal
15
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1989 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - 2022 Conselheira do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2021 - 2021 Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2013 - 2021 Coordenadora da Comissão Científica do Curso de Mestrado em Ensino de Dança Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2010 - 2010 Coordenadora do Grupo de trabalho responsável pela elaboração da Proposta de Estatutos da Escola Superior de Dança, de acordo com os Estatutos do Instituto Politécnico de Lisboa, aprovados e publicado Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2008 - 2010 Presidente da Assembleia de Representantes da ESD Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2005 - 2008 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1999 - 2005 Vice Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/02 - 2025/03 Diretora Artística e Bailarina no evento Carnaval no Palácio . Organização da CM Oeiras e Sintra Estúdio de Ópera Jardins do Marquês de Pombal - Oeiras Camara Municipal de Oeiras , Portugal
2024 - 2024 Missão de Ensino ERASMUS + Mobilidade Académica - Budapeste Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Hungarian Dance University, Hungria
2024 - 2024 Missão de Ensino ERASMUS + Mobilidade Académica - Málaga Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
Conservatório Superior de Danza ángel Pericet, Espanha
2023 - 2023 Diretora artística e bailarina no evento Carnaval no Palácio 2023, “Baile Barroco | Danças Palacianas do século XVIII” (Sintra Estúdio de Opera e Câmara Municipal de Oeiras) que decorreu no Palácio Ma Camara Municipal de Oeiras , Portugal
2016 - 2016 Missão de Ensino ERASMUS + Mobilidade Académica - Internacionalização ROMA, ITÁLIA Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
2009 - 2010 Coreógrafa no filme e série de seis episódios para televisão do realizador Raúl Ruiz Mistérios de Lisboa, Produção Leopardo Filmes | protocolo ESD-CLAP Filmes. (Edição em DVD, I.G.A.C., nº de registo CLAP Filmes , Portugal
2009 - 2009 Consultora coreográfica, bailarina e ensaiadora de Danças Históricas, na Festa da Criança e Celebração dos 250 anos do Conselho de Oeiras e no Desfile Pombalino, Câmara Municipal de Oeiras. Camara Municipal de Oeiras , Portugal
2009 - 2009 Consultora e Direção de Bailarinos em colaboração com a consagrada fotógrafa Filipa Scarpa no Projeto Fotográfico B. Dancers, publicado na revista DP Arte Fotográfica, nº 33, págs. 54 a 59 e também em Ana Filipa Scarpa , Portugal
2009 - 2009 Consultora coreográfica, para a minissérie de televisão, do realizador Jorge Queiroga A Vida Privada de Salazar, Valentim de Carvalho Filmes em coprodução SIC. (Edição em DVD, I.G.A.C., nº de registo Valentim de Carvalho, Portugal
2008 - 2008 Consultora coreográfica e bailarina, no filme do realizador João Botelho A Corte do Norte, Produção Filmes Fundo com apoio RTP e ICA. (Edição em DVD, I.G.A.C., nº de registo 3873/2009). Filmes Fundo, Portugal
2007 - 2007 Consultora coreográfica e bailarina, na série de televisão do realizador Jorge Paixão da Costa Nome de Código: Sintra, Produção Filmes Fundo, Animatógrafo 2 e Moonshot, transmitida pela R.T.P. Filmes Fundo, Portugal
2006 - 2006 Consultora coreográfica e bailarina, no filme do realizador Jorge Paixão da Costa – O Mistério da Estrada de Sintra. Produção Filmes Fundo, Animatógrafo 2 e Moonshot. (Edição em DVD, I.G.A.C., nº de r Filmes Fundo, Portugal
2006 - 2006 Consultora coreográfica e ensaiadora de Danças Históricas, na Festa Pombalina promovida pela Câmara Municipal de Oeiras. Camara Municipal de Oeiras , Portugal
1989 - 1989 Coreógrafa e bailarina apresentou o Solo Isadora Duncan, no 1º Congresso do Instituto Politécnico de Lisboa que teve lugar no Hotel Sheraton no Porto. Amélia Bentes, Portugal
1988 - 1988 Coreógrafa e bailarina apresentou o Solo Isadora Duncan, encomendado pela R.T.P. e incluído no programa O Nosso Século, com apresentação de Rui Mendes. Rádio e Televisão de Portugal SA, Portugal
1988 - 1988 Bailarina no filme Rosa de Areia de António Reis e Margarida Cordeiro, subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Secretaria de Estado da Cultura. Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2020/05 - 2021/03 Contributo da dança na qualidade de vida, funcionalidade e autoestima em mulheres sobreviventes de cancro da mama
...
Não financiado
2020 - 2020 A dança e a fisioterapia como contributo, para um envelhecimento ativo
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
Não financiado
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Nunes, Suzana; Amorim, Vera. "A dança popular portuguesa tradicional". (2012): http://hdl.handle.net/10400.21/7612.
Capítulo de livro
  1. FALCÃO, JOAQUIM. "Sete Contributos para a formação de professores de Dança". In Educação Artística 2010/2020, 163-167. LISBOA, Portugal: Politécnico de Lisboa, 2021.
    Publicado
  2. Cruz, Nélia. "Dança e Audiovisual". In Amorim, V. (2018). Dança e Audiovisual. In Cruz, Nélia (coord.) 25 Frames por segundo. Ciclo de Estudos Televisivos, Volume I. CLEPUL: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp.126-133., 126-133. 2018.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "“Character Dance: Integration with Classical Dance Technique - Interdisciplinary and Transdisciplinary Approaches in the Technical and Artistic Development of 4th and 5th-Year Students at the Ana Mangericão Dance Conservatory”.". Mestrado, 2025.
  2. "Contributo para o trabalho de Allegro na aula de técnica de dança clássica, para rapazes do 2º ano do curso básico de dança da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10944.
  3. Antunes, Joana Raquel. "O impacto da prática de exercícios do método de Pilates na execução de relevé devant e développé derrière em alunos do 3º ano de técnica de dança clássica do Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10928.
  4. "Estratégias de promoção de estabilidade no trabalho de iniciação às pontas no contexto das aulas de técnica de dança clássica, do 2º A, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10968.
  5. Silva, Susana Miguel Lopes Gomes da. "Análise da execução do Relevé Lent e o treino com recurso à bola suíça e banda elástica na Técnica de Dança Clássica, no 1º ano do ensino especializado de dança, no Conservatório de Música da Jobra". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/9275.
  6. Monteiro, Salomé Seabra Pereira Rodrigues. "Ausência do espelho na aula de técnica de dança: um desafio a aplicar com alunos do 3º ano de técnica de dança clássica do Ginasiano Escola de Dança, Polo de Arouca". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/9250.
  7. "O uso do vídeo como ferramenta de lecionação nas aulas de Técnica de Dança Clássica da turma do 2º ano do Conservatório de Dança do Vale do Sousa em ações de rotação". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/9263.
  8. "O Flamenco como potenciador da interdisciplinaridade entre a técnica de dança clássica e o repertório da dança clássica, na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, com o nível avançado II". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8561.
  9. "Dança de carácter: facilitador do desenvolvimento artístico e performativo em alunos do 5º ano de dança da Academia de Música de Vilar do Paraíso". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8588.
  10. "A importância da pantomima na dança clássica: estudo da pantomima de um excerto adaptado do bailado Coppélia com a turma do 2º ano de Ensino Vocacional de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8585.
  11. Santos, Cláudia Alexandra Silveira. "Estratégias e didáticas para o progresso e fortalecimento do en dehors em alunos do 4º ano do ensino artístico especializado em dança da Academia de Dança do Vale do Sousa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/7702.
  12. "O treino clássico na dança contemporânea no âmbito do curso secundário de Dança, da Escola de Dança Lugar Presente, em Viseu". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/7654.
  13. "O papel do toque como estratégia técnico-pedagógica de correção na aula de Técnica de Dança Clássica : 3º ano da Academia de Dança do Vale do Sousa". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.21/7716.
  14. "Elaboração e aplicação de um Programa de Treino de Técnica de Pontas para os alunos do 3º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com vista à preparação de Variações de Repertório Clássico". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/6228.
  15. "Noções básicas para um correto trabalho de pontas com alunos do Intermédio 3 da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4718.
  16. "Elaboração e aplicação de um Programa de Treino aos alunos do 2º ano de Dança, da Academia de Dança do Vale do Sousa, com vista à realização do exame de Grau 5 da Royal Academy of Dance". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4719.
  17. Araújo, Carolina. "Técnica de pontas : análise do trabalho muscular, articular e postural, no 3ºano do Ensino Vocacional de Dança, na Academia de Música de Vilar do Paraíso". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4712.
  18. "Estudo exploratório : as estratégias motivacionais no ensino da técnica da dança clássica, para alunos do 3º ano, no Ginasiano Escola de Dança". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/4722.
  19. Amorim, Vera; Amorim, Vera, 1964-. "Patrick Hurde - história de vida : um contributo para a história da dança em Portugal, na segunda metade do séc. XX e inicio do séc. XXI". Doutoramento, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/2496.
  20. Pinto, Joana Queirós Moreira Espanha. "Como melhorar a preparação física dos alunos do 3º ano vocacional da Academia de Música de Vilar do Paraíso no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3734.
  21. Leite, Mariana Morgado de Oliveira. "Expressividade e expressão nas aulas de Técnica de Dança Clássica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3736.
  22. Esteves, Cátia Filipa de Lima. "Os processos cognitivos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem no âmbito da disciplina de Técnica de Dança Clássica". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3737.
  23. "A Educação Positiva aplicada à Técnica de Dança Clássica do 3ºAno B da Escola de Dança do Conservatório Nacional". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3748.
  24. Pinho, Ana Luísa Gomes Correia de. "A aquisição de competências musicais no ensino da Técnica de Dança Clássica no 2º ano no Conservatório de Música da Jobra". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.21/3751.
  25. Correia, Cristina Maria Miguel. "Programa de Técnica de Dança Clássica : do pré-primário ao 2ª ciclo de escolaridade do Ensino Não Vocacional". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/193.
  26. "Estudo comparativo de duas metodologias de ensino da dança vocacional no contexto da técnica de dança clássica, nível elementar". Mestrado, 2006. http://hdl.handle.net/10400.5/17332.
Atividades

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2018 - 2018 Participação na qualidade de especialista em Dança, por convite da Legendmain Filmes, empresa de distribuição cinematográfica de filmes independentes e de autor, em debate a propósito do filme GIRL de Lukas Dhont, (Câmara de Ouro e Prémio de Melhor Actor em Cannes 2018). A sessão que teve lugar no Cinema City – Alvalade, em dezembro de 2018.
Mesa-redonda
Filme GIRL, de Lukas Dhont - Projeção seguida de debate

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
1997 - Atual Elaboração de Parecer sob encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian, acerca da obra La Danza nella Scuolla dell´obbligo, de Maurizio Padovan, parecer que precedeu a tradução e subsequentes edições da obra em questão em Portugal. Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal
2016 - 2016 Perita em Dança integrada em processo de peritagem da Equipa Multidisciplinar da área Territorial Sul da Inspeção-Geral da Educação e Ciência - março 2016

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2010 - 2025 Metodologias e Didáticas da Dança Clássica I e II Mestrado em Ensino de Dança (Mestrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal
1993 - 2025 Técnica de Dança Clássica I, II, III, IV, V, VI Licenciatura em Dança (Licenciatura) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Dança, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - 2025 Membro Associado de Mnemosine Ilustrada Associação Cultural cuja missão é a promoção de atividades ligadas à preservação e divulgação do património histórico-artístico-cultural, promovendo com caracter regular encontros, palestras e visitas guiadas a locais de interesse histórico cultural. Complementarmente desenvolve ainda atividade editorial que abrange temáticas conexas com a missão e objetivos da associação.
2017 - 2025 Presidente do Conselho de Representantes da Associação Dar a Volta - Associação promotora de questões ligadas à atividade física, à qualidade de vida, à mobilidade e sustentabilidade (Voluntariado). Presidente do Conselho de Representantes
2017 - 2025 Make a Wish Participação como guia nos passeios de bicicleta organizados pela Associação Make-A-Wish Portugal. A missão da Make-A-Wish é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança (Voluntariado). Participação como guia nos passeios de bicicleta organizados pela Associação Make-A-Wish Portugal. A missão da Make-A-Wish é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança (Voluntariado).

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - 2022 Membro da Comissão Científica do livro intitulado Pestes e Epidemias. Estudos Interdisciplinares em Humanidades, editado pela Universidade da Madeira (https://www.uma.pt/noticias/pestes-e-epidemias-estudos-interdisciplinares-em-humanidades-2021-chamada-de-trabalhos/?contentid=37788). Blind peer reviwer por convite. A obra em questão foi publicada em 2022. Da Comissão Científica deste volume participaram individualidades de um conjunto alargado de prestigiadas Universidades nacionais e estrangeiras, tendo sido eu o único nome proveniente do IPLisboa
2021 - 2021 Representante da Escola Superior de Dança na qualidade de membro do painel de avaliação – Escolas Artísticas, para a 6.ª edição do Concurso para Projetos de Investigação, Desenvolvimento e Criação Artística - IDI&CA, do Instituto Politécnico de Lisboa.
2021 - 2021 Membro da Comissão Científica da Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular, que se realizou nos dias 30 e 31 de julho de 2021, no Politécnico de Leiria. Moderação de 2 painéis de discussão e participação nos momentos dançados promovidos durante a convenção. Esta participação realizou-se por convite. A Convenção Internacional de Dança Tradicional e Popular constituiu um momento de partilha de práticas e de reflexão epistemológica sobre a dança tradicional e popular e apresentou-se como uma iniciativa de demarcação deste campo de estu
2016 - 2017 Membro da comissão científica de apreciação dos projetos de investigação apresentados ao Centro de Investigação em Educação e Desenvolvimento (CIED) da Escola Superior de Educação de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa.
Membro

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2020 - 2024 Avaliadora Externa por convite do Centro Calvet de Magalhães, 2024 – 2020 de 4 (quatro) processos avaliativos de docentes da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, (Grupo D4) para efeitos de progressão na carreira. Esta atribuição inclui um conjunto de etapas designadamente; observação de aulas, reuniões com docentes e direção da escola, produção de relatórios de avaliação e emissão de pareceres. Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Portugal