???global.info.a_carregar???
Research associate at the Institute of Ethnomusicology - Center for Studies in Music and Dance (INET-MD). He is a doctoral candidate in Ethnomusicology, focusing on sound recording practices in Portugal. Holds a degree in Music from the University of Aveiro, and in Musicology from the NOVA University of Lisbon, where he also completed his Master's in Ethnomusicology. He taught in the Postgraduate Studies in Popular Music at the NOVA University of Lisbon (2011-12). Since 2006, he has been teaching and is a board member at the Sintra Music Conservatory, where he is involved in both scientific and technical-artistic educational activities. He was a scholarship holder at INET-MD, serving as a writer, scientific reviewer, and member of the Editorial Team of the Encyclopedia of Music in Portugal in the 20th Century. Miguel has conducted research on the emergence and dissemination of musical genres and their role in repertoire production, which he has presented in his thesis and conferences. He was a Choir Director at the Sintra Coral Association (2004-10) and has been active as a musician since 1999, working as an instrumentalist, arranger, and teacher. His scientific interests focus on the transmission of knowledge about music and sound among those involved in its production and fruition. Currently finishing his PhD.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Miguel Almeida

Nomes de citação

  • Almeida, Miguel

Identificadores de autor

Ciência ID
AB17-1593-08CC
ORCID iD
0000-0002-6394-6827

Endereços de correio eletrónico

  • a9839@campus.fcsh.unl.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2020 - 2024
Em curso
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/10 - 2023/02
Concluído
Ciências Musicais (Doutoramento)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2020
Frequentou
Ensino de Música (Mestrado integrado)
Especialização em Instrumento (guitarra clássica)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2016 - 2017
Concluído
Curso de complemento de formação para a docência no grupo de recrutamento 120 destinado a titulares de qualificação profissional para a docência no grupo de recrutamento 610 (Pós-Graduação)
Especialização em Ensino especializado de música
Universidade Aberta, Portugal
2008/09 - 2010/07
Concluído
Música (Licenciatura)
Especialização em Instrumento (guitarra clássica)
Universidade de Aveiro, Portugal
2006 - 2008
Concluído
Ciências Musicais (Mestrado)
Especialização em Etnomusicologia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2000/10 - 2005/12
Concluído
Ciências Musicais (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2005/01 - 2006/06 Investigador Contratado (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2011 - 2012 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/09 - 2020/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Conservatório de Música de Sintra, Portugal
Conservatório de Música de Sintra, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2000 - 2020 Músico Trabalhador Independente, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2022 - 2022 ORFEU (1956-1983): Políticas e estéticas da produção e consumo de popular music no Portugal moderno
PTDC/ART-OUT/32320/2017
Investigador
Concluído
Produções

Publicações

Capítulo de livro
  1. Almeida, Miguel. "“‘Estas gravações estão as duas boas, mas há aqui uma diferença’. Algumas práticas e contextos de captação sonora na transição das décadas de 1950 e 1960 no Porto”". In Losa, Leonor, Salwa Castelo-Branco and Rui Cidra (eds) Discos Orfeu: Políticas e Estéticas da Modernidade Sonora em Portugal. Matosinhos: Esad-idea, Research in Design and Art. Portugal, 2024.
    No prelo
Entrada de enciclopédia
  1. Almeida, Miguel. "Heavy Metal in Portugal". In Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, Volume 11: Genres: Europe, Volume 11, 2017.
    Publicado
  2. Almeida, Miguel. "Heavy Metal". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Lisboa. 2010. Circulo de Leitores, 2010.
    Publicado
  3. Almeida, Miguel. "Punk". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Lisboa. 2010, 2010.
    Publicado
  4. Almeida, Miguel. "Aqui del Rock". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Lisboa. 2010, 2010.
  5. Almeida, Miguel. "Tarantula". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Circulo de Leitores. Lisboa. 2010, 2010.
  6. Almeida, Miguel. "Moonspell". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Circulo de Leitores. Lisboa. 2010, 2010.
  7. Almeida, Miguel. "Mata-Ratos". , 2010.
  8. Almeida, Miguel. "Dina". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Circulo de Leitores. Lisboa. 2010, 2010.
  9. Almeida, Miguel; Tilly, António. "Associação Música-Educação e Cultura". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Circulo de Leitores. Lisboa. 2010, 2010.
  10. Almeida, Miguel; Tilly, António. "Miguel Graça Moura". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Lisboa. 2010, 2010.
  11. Almeida, Miguel; Tilly, António. "Jafumega". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Circulo de Leitores. Lisboa. 2010, 2010.
  12. Almeida, Miguel; Tilly, António. "Moreno Pinto". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Lisboa. 2010, 2010.
  13. Almeida, Miguel; Tilly, António. "Arte & Ofício". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Circulo de Leitores. Lisboa. 2010, 2010.
  14. Almeida, Miguel; Tilly, António. "Pop Five Music Inc.". In Salwa El-Shawan Castelo Branco, ed.Enciclope´dia da Mu´sica em Portugal no se´culo XX. Lisboa. 2010, 2010.
  15. Almeida, Miguel. "Punk in Portugal". In Bloomsbury Encyclopedia of Popular Music of the World, Volume 11: Genres: Europe, Volume 11, 2010.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Distorções e Outros Malabarismos: A Música Heavy em Portugal na Década de 70 e a Categorização Musical.". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2009.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04 ¿The Four and Eight Tracks Brought More Problems Than They Solved': Continuity and Change in José Fortes' Recording Practices at Rádio Triunfo Studios (1969-1979). International Conference on Media Industries
2023/03 “Wait, is this recording in mono!?” Time, space, depth and width - Adapting monaural techniques for the stereo era. Music, Time and Space Conference
University of Pittsburgh (Pittsburgh, Estados Unidos)
2023 ‘Individual-as-Field’: The Interplay of Subject-Centred and Collaborative Ethnographies ‘Revising the Field in Ethnomusicology: Where, Who, How’
British Forum for Ethnomusicology (Reino Unido)
2016 “Sound AND Recording”. Doctoral Forum
Universidade Nova de Lisboa
2011 Acid Nightmare: A introdução da música heavy em Portugal e o desenvolvimento dos géneros musicais. 1o encontro ENIM.
Casa da Mu´sica. (Porto, Portugal)
2009 ¿Da Heavy Music ao Heavy Metal¿: o papel do discurso na configuração dos géneros musicais. POST-IP
Universidade de Aveiro (Portugal)