???global.info.a_carregar???
PhD in Education Sciences from the Faculty of Education and Psychology of the Portuguese Catholic University (FEP-UCP, 2020); Master of Education Sciences – Social Pedagogy from the same university. Researcher at the Center for Human Development Research (CEDH/UCP). Areas of Research and Publication: Social Pedagogy; Education and Sociocommunity Development; Educational Technologies. Current Research Projects: Territorial Development and Educational Policies: socio-pedagogical qualification of actors. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (FEP-UCP, 2020) e Mestre em Ciências da Educação – Pedagogia Social pela mesma universidade. Investigador no Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH/UCP). Principais áreas de investigação e publicação: Pedagogia Social; Educação e Desenvolvimento Sociocomunitário. Tecnologias na Educação. Projetos de investigação atuais: Desenvolvimento territorial e políticas educativas: qualificação sociopedagógica dos atores.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Filipe José Alves do Couto
Data de nascimento
1979/03/21

Nomes de citação

  • Couto, Filipe
  • Filipe J. A. Couto

Identificadores de autor

Ciência ID
981E-DCE4-C3C0
ORCID iD
0000-0002-0653-3487
Google Scholar ID
https://scholar.google.com/citations?hl=pt-PT&user=JleUYgoAAAAJ

Endereços de correio eletrónico

  • filipe.docouto@untl.edu.tl (Profissional)
  • filipecouto@aeg1.pt (Profissional)
  • couto.filip@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 934497652 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Domingos Sequeira nº25 5ºesq, 4445-652, Ermesinde, Valongo, Portugal (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Tetum Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2023 - 2024
Em curso
Ciências da Educação (Pós-doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2020/09 - 2021/07
Concluído
Pedagogia do E-learning (Pós-Graduação)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
17/20
2020 - 2021
Concluído
Stage professionnel des enseignants (Diplôme d´études supérieures)
Université de Caen Normandie, França
2014/10 - 2020/07
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Pedagogia Social
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial : estudo de caso : a construção do currículo do ensino primário em Timor-Leste" (TESE/DISSERTAÇÃO)
summa cumme laude ( 19 valores)
2012 - 2013
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Pedagogia Social
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
"Práticas sociopedagógicas na cooperação para o desenvolvimento : participação e capacitação." (TESE/DISSERTAÇÃO)
18/29
2010 - 2011
Concluído
Matemárica/Educação (Especialização pós-licenciatura)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
15/20
1999 - 2004
Concluído
Matemática - Ramo Educacional (Licenciatura)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
16/20
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/02 - 2022/08 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
Programa de Pós-Graduação e Pesquisa (UNTL), Timor - Leste
2014/03 - 2017/12 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Institute of Business - IOB, Timor - Leste
Centro de Formação de Professores e Centro Linfuístico - IOB, Timor - Leste
2007/09 - 2008/03 Assistente Convidado (Docente Universitário) Fundação das Universidades Portuguesas, Portugal
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2004/09 - 2004/12 Assistente Convidado (Docente Universitário) Fundação das Universidades Portuguesas, Portugal
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Escola Secundária de Gondomar, Portugal
(...)
2017/09/01 - 2022/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Escola Portuguesa de Díli - Centro de Ensino e Língua Portuguesa , Timor - Leste
2017/06 - 2017/12 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Dili International School, Timor - Leste
2016/09 - 2017/03 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Agrupamento de Escolas de Alfena, Portugal
2015/09/01 - 2016/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Escola Portuguesa de Díli - Centro de Ensino e Língua Portuguesa , Timor - Leste
2012/09 - 2013/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Agrupamento de Escolas de Alvide, Portugal
2011/09 - 2012/07 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Escola Secundária de Avintes, Portugal
2008/04 - 2008/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta, Portugal
2008/04 - 2008/08 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Agrupamento de Escolas de Mogadouro, Portugal
2003/09/01 - 2004/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação , Portugal
Escola Secundária de Baltar, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09 - 2024/03 Instructional Designer Building Capacity of the Municipal Civil Servants by Using OnlineComputer-Based Technology, Timor - Leste
Institute of Business - IOB, Timor - Leste
(...)
2014/12 - 2015/07 Especialista em Pedagogia jp.ik inspiring knowledge, Portugal
2013/10 - 2014/01 Coordenador de Projeto ARQEE (Guiné-Bissau) Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
ARQEE - Assistência às Reformas para a Qualidade e Equidade da Educação na Guiné-Bissau , Guiné-Bissau
(...)
2012/06 - 2012/08 Coordenador de Equipa - Voluntário Fundação Champagnat, Portugal
Solidaridad, Educación y Desarrollo - SED ONGD, Espanha
2008/09/01 - 2011/08/31 Coordenador Pedagógico / Formador (PASEG - Guiné-Bissau) Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, IPAD, Portugal
Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau
2005/09 - 2007/08 Assessor de Serviço Salvador Caetano, Portugal
2005/03 - 2005/08 Técnico de Educação - Voluntário Fundação Champagnat, Portugal
Escola Marista do Bilene, Moçambique
1999/06 - 1999/09 Assistente Administrativo Centro Hospitalar Universitário de São João, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual Building Capacity of the Municipal Civil Servants by Using OnlineComputer-Based Technology
2022
Instrutional Designer
Institute of Business - IOB, Timor - Leste

United Nations Development Programme in Timor-Leste, Timor - Leste
United Nations Development Programme in Timor-Leste
Em curso
2022/02 - 2022/09 Building capacity for better nutrition in schools
UNTL
Investigador
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

MInistério da Educação, Junventude e Desporto, Timor - Leste
New Zealand Aid Programme

Universidade Nacional Timor Lorasa'e
Em curso
2014/02 - 2014/09 SESIM (Sentru Estudu Siensia no Matematika)
SESIM
Formador
Comissão Nacional da UNESCO - Timor-Leste, Timor - Leste
Japan International Cooperation Agency (JICA)
2013/09 - 2014/01 Assistência às Reformas para a Qualidade e Equidade da Educação na Guiné-Bissau (ARQEE)
ARQEE
Coordenador de Projeto (ARQEE - Guiné-Bissau)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
2008/09/01 - 2011/08/31 Programa de Apoio ao Sistema da Educação na Guiné-Bissau (PASEG)
Coordenador Pedagógico / Formador
Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal

Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
Camões Instituto da Cooperação e da Língua
Concluído
2005/03 - 2005/09 Melhores Escolas para o Bilene
Técnico de educação
Fundação Champagnat, Portugal
Fundação Champagnat
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Filipe Couto. "O papel das Organizações da Sociedade Civil na construção de políticas educativas". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano", Porto, 2021.
    Publicado
  2. Ana Mouta; Ana Paulino; João Ferreira; Filipe Couto. "A meaningful ICT approach to learning in contexts of multilingualism and great cultural diversity". Trabalho apresentado em 1th D4|Learning international Conference Innovations in Digital Learning for Inclusion, Aalborg, 2015.
    Publicado
  3. Couto, Filipe; Mouta, Ana; Paulino, Ana; João Ferreira. "A meaningful ICT approach to learning in contexts of multilingualism and great cultural diversity". Trabalho apresentado em 1st D4Learning International Conference Innovations with Digital Learning for Inclusion (D4L), Aalborg, 2015.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Cristina Carmo; José Casquilho; Filipe Couto. "A administração da escola e os processos de gestão da merenda escolar: um etudo de caso numa escola em Díli". MOZAIKU 0 (2021): 1-1.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Filipe Couto; Januário Gomes. "Reconfigurar Cenários de Ensino e de Aprendizagem em Tempos de Emergência: Processos de Integração Tecnológica na Educação – Perspetivas de Professores.". Diálogos 5 (2020): 117-127. http://dx.doi.org/10.53930/27892182.dialogos.5.51.
    10.53930/27892182.dialogos.5.51
  3. Filipe José Alves do Couto. "Contributos de atores socioeducativos para a contextualização do currículo do ensino primário em Timor-Leste". Decolonialidade na Educação de Timor-Leste: Dilemas e Perspectivas (2020): 99-118.
    Acesso aberto • Publicado
  4. Couto, Filipe; Mouta, Ana; Paulino, Ana; João Ferreira. "Pedagogy as a Techné: Meaningful ICT integration in formal learning scenarios". (2015): 64-72. https://proc.eden-online.org/index.php/PROC/article/view/1346.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Couto, Filipe; Joana Cunha. "Sociedade em Rede e a responsabilidade social da escola", TEMPO, 2020
  2. Couto, Filipe. "Educar para a cidadania digital - Promoção e Defesa dos Direitos Humanos", TEMPO, 2018
Capítulo de livro
  1. Couto, Filipe. "Contributos de atores socioeducativos para a contextualização do currículo do ensino primário em Timor-Leste". In Decolonialidade na Educação de Timor-Leste: Dilemas e Perspectivas, editado por vicente paulino, 99-118. Florianópolis, Brasil: Repositório de Práticas Interculturais da Universidade Federal de Santa Catarina, 2021.
    Publicado
  2. Couto, Filipe; Casquilho, J.. "Apontamentos sobre a evolução do Ensino Secundário Técnico Vocacional em Timor-Leste". In Timor-Leste nos estudos interdisciplinares, 219-234. Díli, Timor - Leste, 2014.
    Publicado
  3. Filipe Couto; José Casquilho. "Apontamentos sobre a evolução do Ensino Secundário Técnico Vocacional em Timor-Leste". In Timor-Leste nos Esdudos Interdisciplinares, 219. Unidade de Produção e Disseminação do Conhecimento - PPGP-UNTL, 2014.
    Publicado • 10.13140/RG.2.1.2999.1449
Livro
  1. Filipe José Alves do Couto. Matemática 9º Ano: Ministério da Educação de Cabo Verde. 2023.
    Publicado
  2. Couto, Filipe. Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial. Porto, Portugal: ProfEdições. 2020.
    Publicado
  3. Filipe Couto; Joana Cunha. Compêndio de Matemática - 8ª Classe. INACEP - Imprensa Nacional da Guiné-Bissau. 2011.
    Publicado
  4. Carina Rodrigues; Carlos Afeitos; Filipe Couto; Joana Cunha. Compêndio de Matemática - 7ª Classe. INACEP - Imprensa Nacional da Guiné-Bissau. 2010.
    Publicado
Manual
  1. Couto, Filipe. Matemática 9º Ano. Cabo Verde: Porto Editora. 2023.
    Publicado
  2. Currículo do Programa Produtivo - ESTV Timor-Leste - Técnico de Programação. Díli, Timor - Leste: Fundasaun Klibur Madalan ba Kooperativa no Fila Liman; Escola Técnica de Informática. 2015.
    Publicado
  3. Currículo do Programa Produtivo - ESTV Timor-Leste - Técnico de Multimédia. Díli, Timor - Leste: Fundasaun Klibur Madalan ba Kooperativa no Fila Liman; Escola Técnica de Informática. 2015.
  4. Couto, Filipe. Autor correspondente: Couto, Filipe. Compêndio de Matemática - 8ª Classe. Bissau, Guiné-Bissau: INACEP - Imprensa Nacional, E.P., Guiné-Bissau. 2011.
    Publicado
  5. Couto, Filipe. Compêndio de Matemática - 7ª Classe. Bissau, Guiné-Bissau: INACEP - Imprensa Nacional, E.P., Guiné-Bissau. 2010.
    Publicado
Relatório
  1. Couto, Filipe; Isabel Ximênes; Margarida Mesquita; Susete Albino. 2016. O Domínio da Língua Portuguesa e o Sucesso Escolar dos Alunos no Ensino Secundário Geral: Um estudo de caso em seis escolas dos municípios de Díli e de Oé-cusse. https://www.researchgate.net/publication/321373193_O_Dominio_da_Lingua_Portuguesa_e_o_Sucesso_Escolar_dos_Alunos_no_Ensino_Secundario_Geral_-_Um_estudo_de_caso_em_seis_escolas_de_Dili_e_de_Oe-cusse.
  2. Filipe José Alves do Couto; Isabel Ximênes; Margarida Mesquita; Susete Albino. 2016. O Domínio da Língua Portuguesa e o Sucesso Escolar dos Alunos no Ensino Secundário Geral: Um estudo de caso em seis escolas dos municípios de Díli e de Oé-cusse.
  3. Filipe José Alves do Couto. 2015. Currículo do Programa Produtivo - ESTV Timor-Leste - Técnico de Multimédia.
  4. Filipe José Alves do Couto. 2015. Currículo do Programa Produtivo - ESTV Timor-Leste - Técnico de Programação.
Resumo em conferência
  1. Filipe Couto. "O papel das Organizações da Sociedade Civil na construção de políticas educativas". Trabalho apresentado em IV Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano", Porto, 2021.
    Publicado
  2. Filipe Couto. "Utilização, determinação e interpretação do coeficiente de correlação de Pearson em Ciências da Educação". Trabalho apresentado em 3ª Conferência Internacional – Produção do Conhecimento Científico em Timor-Leste, Díli, 2018.
    Publicado
  3. Filipe Couto; Ana Mouta; Ana Paulino; João Ferreira. "Empoderamento Comunitário: o reforço de transferência de aprendizagens de uma metodologia pedagógica significativa". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano, Porto, 2015.
    Publicado
  4. Filipe Couto; Isabel Baptista. "A participação de atores locais em projetos de desenvolvimento: Conceitos, Modelos e Dimensões". Trabalho apresentado em I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano, Porto, 2015.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Filipe José Alves do Couto. "Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial: estudo de caso: a construção do currículo do ensino primário em Timor-Leste". Doutoramento, Universidade Católica Portuguesa, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/32144.
  2. Couto, Filipe José Alves do. "Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial : estudo de caso : a construção do currículo do ensino primário em Timor-Leste". Doutoramento, 2020. http://hdl.handle.net/10400.14/32144.
  3. Couto, Filipe José Alves do. "Práticas sociopedagógicas na cooperação para o desenvolvimento : participação e capacitação". Mestrado, Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, 2013. http://hdl.handle.net/10400.14/15475.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/04/18 Socio-pedagogical approaches in community development: Pathways for systematization and reconfiguration
Social Pedagogy Professional Association - SPPA (Reino Unido)
2024/04/18 Socio-pedagogical approaches in community development: Pathways for systematization and reconfiguration SPPA Online Forum: A catalyst for change? Opportunities to transgress everyday practice internationally
2023/10/02 Educadores Sociais como Agentes de Mudança: Educar, Inspirar e Transformar IV Seminário do Dia do Educador Social
Instituto Europeu de Estudos Superiores (Portugal)
2023/10/02 Social educators as change agents: educate, inspiring and transform
Instituto Europeu de Estudos Superiores
2022/06/24 Fatores que influenciam a integração e a utilização de tecnologia por parte dos professores
Faculdade de Educação, Artes e Humanidades - UNTL (Díli, Timor - Leste)
2022/06/23 A importância da formação contínua dos professores de Matemática – Proposta de um Estudo de Caso numa escola pública do Ensino Secundário Geral em Díli.
Faculdade de Educação, Artes e Humanidades - UNTL (Díli, Timor - Leste)
2021/09 Capacitação digital docente - exploração de modelos e referenciais Colóquio Internacional “Timor-Leste: Educação, Ciência e Cultura”
Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Díli, Timor - Leste)
2021/06/23 O papel das organizações da sociedade civil na construção de políticas educativas International Seminar "Education, Territories and Human Development"
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2021/02 Participação de atores e desenvolvimento socioterritorial.
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)
2020/02 Contributos de atores socioeducativos para a contextualização do currículo do ensino primário em Timor-Leste
Universidade Nacional Timor Lorosa'e (Díli, Timor - Leste)
2018/09 Utilização, determinação e interpretação do coeficiente de correlação de Pearson em Ciências da Educação
Programa de Pós-Graduação e Pesquisa - PPGP/UNTL (Díli, Timor - Leste)
2017/09/21 Postgraduate Studies in Mathematics/Education: Scenarios and Reflections for an Adequate Training Model III Simpósio de Educação – Timor-Leste
(Díli, Timor - Leste)
2017 Estudos pós-graduados no âmbito da Matemática/Educação: cenários e reflexões para um modelo formativo adequado III Simpósio de Educação
Programa de Pós-Graduação e Pesquisa - PPGP/UNTL (Díli, Timor - Leste)
2015/07/23 A participação de atores locais em projetos de desenvolvimento: Conceitos, Modelos e Dimensões. I Seminário Internacional - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2015/07/22 Empoderamento Comunitário: o reforço de transferência de aprendizagens de uma metodologia pedagógica significativa. I Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Universidade Católica Portuguesa (Porto)
2014/07/19 A importância do Ensino Secundário Técnico Vocacional no Desenvolvimento de Timor-Leste,
Institut of Bussines – IOB; Fundação Klibur (Díli, Timor - Leste)
2014/07/19 The Importance of Vocational Technical Secondary Education in the Development of Timor-Leste Ensino Técnico Vocacional em Timor-Leste – Organização e Desenvolvimento Curricular.
(Díli, Timor - Leste)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/07 - Atual O ensino das Probabilidades no Ensino Secundário Geral: A importância dos jogos como ferramenta didática
Orientador de Esperança Maria da Luz Fernandes
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2021/07 - 2022/08 A Importância da Formação Contínua dos professores de Matemática: Um Estudo de Caso numa escola pública do Ensino Secundário Geral, em Díli.
Orientador de Marciana Pinto
Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2018 - 2019 O Público e o Privado no Sistema Educativo Timorense: Análise do Funcionamento de Duas Escolas (uma Pública, outra Privada) do Município de Díli
Coorientador de Assistente de Orientação de: Milênia Santa Antunes Martins
Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2018 - 2019 A Administração da Escola e os Processos de Gestão da Merenda Escolar: Um Estudo de Caso Numa Escola em Díli.
Coorientador de Assistente de Orientação de: Cristina Fernandes do Carmo
Mestrado em Mestrado em Administração Educacional (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/04/24 - 2024/06/12 Plataformas de avaliação eletrónica (e-assessment): aplicação em sala de aula (2024/04/24 - 2024/06/12)
Outro (Coorganizador)
2023/11/02 - 2023/12/29 Local Governance in Timor-Leste (2023/11/02 - 2023/12/29)
Outro (Coorganizador)
2023/11/22 - 2023/11/22 Seminário de Escolas TEIP 2023 - Avaliação Externa das Escolas TEIP: Transformação e Melhoria (2023/11/22 - 2023/11/22)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Centro Regional do Porto, Portugal
2023/03/25 - 2023/07/30 Gender mainstreaming in development (2023/03/30 - 2023/07/28)
Outro (Coorganizador)
2022 - 2022 Encontros de Pedagogia Social (2022/05/18 - 2022/05/18)
Conferência (Coorganizador)
2021/12 - 2021/12 Mesa Redonda: O papel da investigação para um futuro sustentável em Timor-Leste. (inserida no Ciclo de Reflexões: A UNTL e o seu Futuro) (2021/12 - 2021/12)
Mesa-redonda (Outra)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2021/07 - 2021/12 Ciclo de Reflexões: A UNTL e o seu Futuro (2021/11 - 2021/12)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/12 - 2020/12 Seminário - Pós-Graduação Visa Dignificar a Nação (2020 - 2020)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2014 - 2015 Ciclo de Seminários Temáticos em Pedagogia Social (2014 - 2015)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
2014 - 2015 IV Ciclo de Seminários Temáticos em Pedagogia Social (2014/12/19 - 2015/06/19)
Seminário (Coorganizador)
2014 - 2014 Seminário: Ensino Técnico Vocacional - Organização e Desenvolvimento Curricular, em Timor-Leste (2014 - 2014)
Seminário (Presidente da Comissão Organizadora)
Institute of Business - IOB, Timor - Leste

Fundação Klibur, Timor - Leste
2004/05 - 2004/05 Seminário: Ética e Identidade Profissional Docente (2004/05 - 2004/05)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/06/23 - 2022/06/24 Moderador do Painel V – Educação Ambiental e Decolonialidade
Conferência
Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/01/25 A Equitação Socioeducacional: Um campo para a Pedagogia Social
Arguente principal
Paula Manuela Cunha Novais (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2024/01/25 Socio-Educational Riding: A Field for Social Pedagogy
Arguente principal
Paula Manuela Cunha Movais (Mestrado)
Faculty of Education and Psychology, Portugal
2021/12/09 Formação de Professores para a Educação Inclusiva: Estudo de Caso em uma Escola Básica Pública de Díli, Timor-Leste.
Arguente
Diamantina Mendonça Araújo (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2021/09/12 Teacher Training for Inclusive Education: A Case Study in a Public Primary School in Dili, Timor-Leste.
Arguente
Diamantina Mendonça Araújo (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e, Timor - Leste
2020/09 A cooperação interescolas e o seu contributo para o funcionamento das organizações escolares de nível secundário no município de Manatuto.
Arguente
Timótio Gusmão (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/09 A participação dos pais e encarregados de educação na gestão de uma escola básica católica de Díli, Timor-Leste
Arguente
Casimiro Filomeno Domingues Paiva (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/09 Inter-school Cooperation and its Contribution to the Functioning of Secondary School Organizations in the Municipality of Manatuto
Arguente
Timótio Gusmão (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e, Timor - Leste
2020/08 Análise das Políticas de Formação de Professores em Exercício: Estudo de Caso no Curso de Bacharelato dos Professores em Regime de Contrato, do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, em Timor-Leste
Arguente
Marcelo Caetano Sousa (Mestrado)
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/08 The Participation of Parents and Guardians in the Management of a Catholic Primary School in Dili, Timor-Leste
Arguente
Casimiro Filomeno Domingues Paiva (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e, Timor - Leste
2020/08 Analysis of In-Service Teacher Training Policies: A Case Study in the Bachelor's Course for Contract Teachers of the 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Timor-Leste
Arguente
Marcelo Caetano Sousa (Mestrado)
Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e, Timor - Leste

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2024/06/09 - 2024/06/10 XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Braga, Portugal
2024/05/22 - 2024/05/22 Encontros de Pedagogia Social 2024 (Event)
2024/05/09 - 2024/05/10 XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (Event)
2021/09/10 - 2021/09/17 Challenges 2021 - Desafios Do Digital - XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Universidade do Minho

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual MOZAIKU Universidade Nacional Timor Lorosa’e
2019 - Atual Díalogos (2789-2182)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2023/09 - Atual Consultor na equipa SAME | Serviço de Apoio à Melhoria da Educação Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2022 - 2024 Building Capacity of the Municipal Civil Servants by Using Online Computer Based Technology United Nations Development Programme Timor-Leste, Timor - Leste
2022/01 - 2022/08 Building capacity for better nutrition in schools Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e, Timor - Leste

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/08 - 2024/04 Local Governance Local Governance - Timor-Leste United Nations Development Programme in Timor-Leste, Timor - Leste
2023/03 - 2024/03 Gender mainstreaming in development United Nations Development Programme in Timor-Leste, Timor - Leste
2024/01/17 - 2024/01/17 Plataformas de avaliação eletrónica (e-assessment) Centro de Formação de Escolas Porto Ocidental , Portugal
2023/05/01 - 2023/06/01 Plataformas de avaliação eletrónica - e-assessment Centro de Formação Júlio Resende, Portugal
2021/11 - 2022/02 Práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em Cidadania e Desenvolvimento. Formação de Professores - Reg. de acreditação CCPFC/ACC-107138/20 Centro de Formação de professores - Escola Portuguesa de Díli, Timor - Leste
2022 - 2022 A utilização de e-Portefólios: Construção e relação entre a aprendizagem e a avaliação (Outros) Centro de Formação de professores - Escola Portuguesa de Díli, Timor - Leste
2022 - 2022 Ferramentas para a produção de recursos educativos digitais: Padlet (Outros) Centro de Formação de professores - Escola Portuguesa de Díli, Timor - Leste
2021/12 - 2021/12 Seminário de orientação: Investigação Quantitativa em Educação Mestrado em Ensino do Português no Contexto de Timor-Leste (Master) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/07 - 2021/12 Matemática e Ensino Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2021/02 - 2021/08 Tecnologias Multimédia no Ensino Licenciatura em Ensino de Matemática (Licenciatura) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2021/05 - 2021/06 Práticas de desenvolvimento curricular e avaliação em Cidadania e Desenvolvimento. Formação de Professores - Reg. de acreditação CCPFC/ACC-107138/20 (Outros) Centro de Formação de professores - Escola Portuguesa de Díli, Timor - Leste
2021 - 2021 Seminário: Princípios éticos e orientações práticas - investigação em ciências da educação Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/03 - 2020/08 Tecnologias no Ensino da Matemática II Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/02 - 2020/08 Tecnologias Multimédia no Ensino Licenciatura em Ensino da Matemática (Licenciatura) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2019/09 - 2019/12 Tenologias no Ensino da Matemática I Mestrado em Matemática para Professores (Mestrado) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2019/01 - 2019/07 Tecnologias Multimédia no Ensino Licenciatura em Ensino de Matemática (Licenciatura) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2018/02 - 2018/07 Sociologia da Educação Licenciatura em Ensino de Matemática (Licenciatura) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2018/01 - 2018/07 Estatística Licenciatura em Ensino de Matemática (Licenciatura) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2017/12 - 2018 ICT module in teacher training Formação de formadores de educadores de infância MInistério da Educação, Junventude e Desporto, Timor - Leste

HANDS - Halimar, Aprende no Descobre Susesu , Timor - Leste
2015/03 - 2015/03 Potenciar os Ecossistemas de Aprendizagem com TIC Formação de formadores jp.ik inspiring knowledge, Portugal

MED - Ministério da Educação - Governo de Angola, Angola
2014/12 - 2014/12 Potenciar os Ecossistemas de Aprendizagem com TIC Formação de formadores Departamento de Educacion de Puerto Rico - Unidad de Tecnologia y Curriculo, Porto Rico

jp.ik inspiring knowledge, Portugal
2009/08 - 2010/07 Formação de professores de Matemática - GAP (Grupo de Acompanhamento Pedagógico) (Outros) Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau

Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal
2008/10 - 2009/07 Formação de Professores de Matemática – GAP (Grupo de Acompanhamento Pedagógico) (Outros) Programa de Apoio ao Sistema Educativo da Guiné-Bissau, Guiné-Bissau

Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento, IPAD, Portugal
2008/04 - 2008/08 Sociedade, Tecnologia e Ciência EFA - Educação e Formação de Adultos (Curso de Especialização Tecnológica) Agrupamento de Escolas de Mogadouro, Portugal

Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta, Portugal
2008/01 - 2008/03 Estatística Economia e Gestão (Bacharelato) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2008/01 - 2008/03 Investigação Operacional Economia e Gestão (Bacharelato) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2007/09 - 2007/12 Estatística Ciências Agrárias (Licenciatura) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2007/09 - 2007/12 Matemática III Economia e Gestão (Bacharelato) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2004/10 - 2004/12 Estatística Ciências Agrárias (Licenciatura) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2004/10 - 2004/12 Matemática II Economia e Gestão (Bacharelato) Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021 - Atual European Association for International Education - EAIE Membro
2021 - Atual European Association for International Education (External organisation) Member
2020 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Membro
2008 - Atual Inter-agency Network for Education in Emergencies (INEE) Membro

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2021 - Atual Membro da Comissão Editorial da Revista MOZAIKU.
Membro
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa (UNTL), Timor - Leste
2020 - Atual Revista Diálogos - Membro da Equipa Editorial
Membro
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2022/03 - 2022/08 Comissão Instaladora do Mestrado em Educação
Membro
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2022/03 - 2022/08 Comissão Instaladora da Pós-Graduação em Antropologia
Membro
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2020/02 - 2022/08 Comissão Instaladora do Mestrado em Desenvolvimento Comunitário
Membro
Universidade Nacional Timor Lorasa'e, Timor - Leste
2022/05/18 - 2022/05/18 Encontros Pedagogia Social 2022: "Inovação Pedagógica e Responsabilidade Social” Membro da Comissão Científica Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Educação e Psicologia, Portugal
2021/09/10 - 2021/09/17 XII Conferência Internacional de TIC na Educação - Desafios Do Digital Membro da Comissão Científica Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2002 - 2004 Membro da Comissão Pedagógica do Departamento de Matemática (Representante dos alunos)
Membro
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal