???global.info.a_carregar???
Agda Dias Baeta é doutoranda em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Com mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas de Comunicação e Marketing de grandes corporações, tem se dedicado ao estudo da representações de gênero e da formações discursivas acerca do feminismo na comunicação organizacional e midiática. Entre os meios trabalhados estão histórias em quadrinhos, telenovelas, filmes, séries televisivas, redes sociais e filmes publicitários.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Agda Dias Baeta

Nomes de citação

  • Baeta, Agda Dias

Identificadores de autor

Ciência ID
7B19-85A0-13DF
ORCID iD
0000-0003-3198-3348

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Comunicação
Formação
Grau Classificação
2022 - 2027
Em curso
Ciências da Comunicação (Doutoramento)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021
Concluído
Jornalismo e Comunicação (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
"A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2004 - 2006
Concluído
Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Postgraduate Certificate)
Especialização em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Universidade de São Paulo, Brasil
"Disney Pós-moderna: a presença do discurso pós-moderno nas histórias em quadrinhos da personagem Margarida" (TESE/DISSERTAÇÃO)
18
1999
Concluído
Comunicação Social (Bacharelato)
Especialização em Publicidade e Marketing
Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil
16
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Rita Basílio Simões; Agda Dias Baeta; Bruno Frutuoso Costa. "Mapping Feminist Politics on Tik Tok during the COVID-19 Pandemic: A Content Analysis of the Hashtags #Feminismo and #Antifeminismo". Journalism and Media (2023): https://doi.org/10.3390/journalmedia4010017.
    10.3390/journalmedia4010017
  2. Simões, Rita Basílio; Baeta, Agda Dias; Costa, Bruno Frutuoso. "Mapping Feminist Politics on Tik Tok during the COVID-19 Pandemic: A Content Analysis of the Hashtags #Feminismo and #Antifeminismo". (2023): http://hdl.handle.net/10316/105475.
    https://doi.org/10.3390/journalmedia4010017
Artigo em revista (magazine)
  1. Baeta, Agda Dias. "Disney Pós-Moderna: o papel das histórias em quadrinhos da personagem Margarida na mediação dos valores pós-modernos", O papel das histórias em quadrinhos da personagem Margarida na mediação dos valores pós-modernos, 2004, http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-7714.no.2004.51402.
    10.11606/issn.2238-7714.no.2004.51402
Capítulo de livro
  1. Baeta, Agda Dias. "O uso do humor na constituição da subjetividade pós-feminista". In O humor e suas múltiplas facetas, 133-153. São Paulo, Brasil: Paco, 2022.
    Publicado
  2. Baeta, Agda Dias. "Língua(gem)-discurso-ideologia: o pós-feminismo e a limitação da justiça social". Brasil, 2021.
    Publicado • 10.52788/9786589932253.1-7
  3. Baeta, Agda Dias. "Margarida no Brasil: retrato de uma mulher pós-moderna". In Muito Além dos Quadrinhos: análises e reflexões sobre a 9ª arte, editado por Waldomiro Vergueiro; Paulo Ramos, 15-38. São Paulo, Brasil: Devir, 2009.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Baeta, Agda Dias. "A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres". Mestrado, Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, 2021. http://hdl.handle.net/10316/96566.
  2. Baeta, Agda Dias. "A Representação das Mulheres na Comunicação Organizacional: Análise do LinkedIn das 100 Maiores Empresas Portuguesas e Brasileiras no Dia Internacional das Mulheres". Mestrado, 2021. http://hdl.handle.net/10316/96566.
  3. "Disney Pós-moderna: a presença do discurso pós-moderno nas histórias em quadrinhos da personagem Margarida". Licenciatura, Universidade de São Paulo Escola de Comunicações e Artes, 2006. https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxtb25vZ3JhZmlhMjAwNGJ8Z3g6NTYwYzkxODVlMjBiNzc3OQ.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/06 Feminismo e antifeminismo no TikTok durante a Pandemia de Covid-19 VIII Congresso Internacional sobre Culturas
Rede Internacional de Estudos Sobre Culturas (Braga)
2022/11/25 O pós-feminismo e a representação das mulheres com deficiência III Congreso Internacional Nodos del Conocimiento 2022
Universidad Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2022/11/24 O pós-feminismo e heteronormatividade LGBTIQ+ na novelas brasileiras III Congreso Internacional Nodos del Conocimiento 2022
Universidad Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2022/11/24 Pós-feminismo e interseccionalidade na comunicação organizacional no LinkedIn III Congreso Internacional Nodos del Conocimiento 2022
Universidad Zaragoza (Zaragoza, Espanha)
2022/04/11 A representação das mulheres na comunicação organizacional brasileira e portuguesa XII Congresso SOPCOM
Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa)
2006/05/24 Disney Pós-moderna INTERCOM SUDESTE – XI Simpósio de Ciências da Comunicação
Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Ribeirão Preto, Brasil)
Distinções

Outra distinção

2021 Quadro de Mérito
Universidade de Coimbra, Portugal
2020 Bolsa de Mérito
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal