???global.info.a_carregar???
Gabriela Portugal Bento é doutorada em Educação, ramo de Administração e Políticas Educativas, pela Universidade de Aveiro (2019). Possui também o mestrado integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, pela Universidade de Coimbra (2012). O seu trabalho de doutoramento, intitulado “Espaços exteriores em educação de infância – políticas, projetos e práticas em análise”, procurou caraterizar oportunidades para brincar ao ar livre em creche e jardim de infância. Deste trabalho resultou a produção de uma grelha de observação e caracterização dos espaços exteriores educativos, intitulada GO-Exterior (Bento, 2020, UA Editora). Outros interesses relacionam-se com a promoção da qualidade em educação de infância, autonomia e participação da criança. Entre as suas publicações, destacam-se os livros “Taking the first steps outside – Under three’s learning and development in the natural environment” (Bilton, Bento & Dias, 2017, Routledge) e “Brincar ao ar livre – Oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem fora de portas” (Bilton, Bento & Dias, 2017, Porto Editora). A sua experiência profissional centra-se no apoio à melhoria das práticas em contextos de creche e pré-escolar, assumindo funções como psicóloga da educação, formadora e consultora. Atualmente, é Professora Auxiliar Convidada na Universidade de Aveiro e Psicóloga/Investigadora no Laboratório Colaborativo ProChild CoLAB.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
MARIA GABRIELA CASTRO PORTUGAL GRANJA BENTO

Nomes de citação

  • Bento, Gabriela

Identificadores de autor

Ciência ID
781C-3C98-69A4
ORCID iD
0000-0003-4113-5692

Endereços de correio eletrónico

  • gportugalbento@ua.pt (Profissional)
  • bie.bento@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Campus Universitário de Santiago , 3810-193, Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Psicologia
  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Alemão Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2015/09 - 2019/02/14
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Administração e Políticas Educacionais
Universidade de Aveiro, Portugal
"Espaços exteriores e organização pedagógica em educação de infância: políticas, projetos e práticas" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2012
Concluído
Mestrado Integrado em Psicologia (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O perigo da segurança: estudo das perceções de risco no brincar de um grupo de educadoras de infância" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17.4
2007
Concluído
Ciências Socias e Humanas (Ensino secundário)
Escola Secundária Infanta Dona Maria, Portugal
17
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/11/13 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Associação ProChild CoLAB, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Aveiro, Portugal
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019 - 2019 Prestação de serviços (psicologia) Espaço P, Portugal
2015/01/10 - 2015/02/21 Formadora no curso “Analisar a debater as orientações pedagógicas/curriculares para a educação de infância” (2 edições) Ministério da Educação, Portugal
2013/09/01 - 2014/06/01 Psicóloga da Educação e Desenvolvimento Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, Portugal
2012/11/01 - 2013/07/17 Formadora no Centro Social Infantil de Aguada de Baixo Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, Portugal
2012/11/01 - 2013/07/17 Formadora no Centro Social Infantil Casa dos Sonhos (Aguada de Baixo) Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, Portugal
2012/09/03 - 2013/05/31 Psicóloga na Creche - Jardim de Infância da Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP) Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2008 - 2009 Relações, desenvolvimento & Saúde
000
Bolseiro de Iniciação Científica
Universidade de Coimbra, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2014 - Atual Conceção de orientações pedagógicas para o trabalho junto de crianças dos 0 aos 3 anos de idade
000
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Ministério da Educação
Em curso
2017/09/01 - 2020/01/01 Projeto Serei(a) no Jardim
000
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Em curso
2015 - 2016 Construção de Projetos Educativos Municipais
000
Bolseiro de Investigação
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2015 - 2016 Brincar sem Teto
000
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2012 - 2014 Projeto Fora de Portas
000
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Concluído
2011 - 2012 "Projeto Descobrindo o Jardim" (Discovering the Garden Project) - Estágio curricular na Creche - Jardim de Infância ANIP (2011/2012)
000
Outra
Universidade de Coimbra, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Bento, Gabriela; Costa, Jorge Adelino. "Conhecer e intervir nos espaços exteriores educativos através do GO-Exterior.". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF – Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, Aveiro, 2018.
    Publicado • 10.5151/cid2017-29
  2. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela; Santos, Paula. "Projeto Serei(a) no Jardim. Um trabalho colaborativo ANIP e CIDTFF". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF – Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, Aveiro, 2018.
    Publicado
  3. Bento, Gabriela. "Orientações Pedagógicas e Inovação em Creche – Um estudo sobre a mudança nas organizações e nas práticas educativas". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF (Livro de Posters), Aveiro, 2017.
    Publicado
  4. Bento, Gabriela; Almeida, Ana Cristina. "O perigo da segurança – Estudo acerca das perceções de risco no brincar num grupo de educadoras de infância". Trabalho apresentado em Atas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Lisboa, 2012.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Gabriela Bento; Jorge Adelino Costa. "Os espaços exteriores na história da educação de infância em Portugal: contributos para compreender o presente e perspetivar o futuro". Indagatio Didactica (2022): vol. 14 n.º 2 (2022)-vol. 14 n.º 2 (2022). https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/30612.
    10.34624/ID.V14I2.30612
  2. Bento, Gabriela; Jorge Adelino Costa. "Outdoor spaces design in early childhood settings. Analysing opportunities for children’s play". International Journal of Play (2022): https://doi.org/10.1080/21594937.2022.2101274.
    10.1080/21594937.2022.2101274
  3. Portugal, Gabriela; Bento, Gabriela. "Portugal, G. e Bento, G. (2020). Brincar e livre iniciativa em educação de infância - uma reflexão sobre experiências do projeto "Serei(a) no Jardim", Revista Diversidades, nº 57 (julho- dezembro 2020), ¿Educação de Infância¿, Direção Geral de Educação da Região Autónoma da Madeira. ISSN 1646-1819". Revista Diversidades (2020):
    Publicado
  4. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela. "Uma reflexão sobre um processo de transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância". Revista Portuguesa de Educação 32 2 (2019): 91-106. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.17657.
    10.21814/rpe.17657
  5. Bento, Gabriela; Souza, Thaís; Portugal, Gabriela. "Contribuições da educação experiencial para uma educação infantil para todos". Revista Humanidades & Inovação 6 5 (2019): 351-361.
    Publicado
  6. Bento, Gabriela; Costa, Jorge Adelino. "Outdoor play as a mean to achieve educational goals - a case study in a Portuguese day-care group". Journal of Adventure Education and Outdoor Learning 18 4 (2018): 289-302. http://dx.doi.org/10.1080/14729679.2018.1443483.
    Publicado • 10.1080/14729679.2018.1443483
  7. Bento, Gabriela; Dias, Gisela. "The importance of outdoor play for young children's healthy development". Porto Biomedical Journal 2 5 (2017): 157-160. http://dx.doi.org/10.1016/j.pbj.2017.03.003.
    Publicado
  8. Bento, Gabriela. "Arriscar ao brincar: análise das perceções de risco em relação ao brincar num grupo de educadoras de infância". Revista Brasileira de Educação 22 69 (2017): 385-403. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782017226920.
    Publicado • 10.1590/s1413-24782017226920
  9. Bento, Gabriela. "Arriscar ao brincar – análise das perceções de risco em relação ao brincar num grupo de educadoras de infância". Revista Brasileira de Educação (2017):
    http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782017226920
  10. Bento, Gabriela. "The importance of outdoor play for young children’s healthy development". Porto Biomedical Journal (2017): http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2444866416301234.
    http://dx.doi.org/10.1016/j.pbj.2017.03.003 2444-8664/
  11. Bento, Gabriela; Gabriela Portugal. "Valorizando o espaço exterior e inovando práticas pedagógicas em educação de infância". Revista Iberoamericana de Educación 72 (2016): 85-104. http://hdl.handle.net/10773/22172.
    Publicado
  12. Bento, Gabriela. "Infância e espaços exteriores". Revista Investigar em Educação 2 4 (2015): 127-140. http://hdl.handle.net/10773/17517.
    Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Bento, Gabriela. "Brincar e pisar o risco", Cadernos de Educação de Infância, 2013
Capítulo de livro
  1. Trevisan, Gabriela; Bento, Gabriela; Silva, Cidália Ferreira; Sarmento, Manuel Jacinto; De Carvalho, Mariana Martins. "Infância, espaço público e participação: a abordagem do Território de Aprendizagem". In O direito das crianças à cidade. Perspectivas desde o Brasil e Portugal, editado por Eunice Cristina do Nascimento Castro Seixas; Catarina Tomás, 35-58. São Paulo, Brasil: FEUSP, 2022.
    Publicado
  2. Manuel Jacinto Sarmento; Gabriela Trevisan; Helena Grangeia; Marlene Sousa; Inês Guedes de Oliveira; Adelina Paula Pinto; Adriana Sampaio; et al. "Intervenção local com crianças e famílias face à pandemia COVID-19: ProChild CoLAB em Guimarães". 67-95. {UMinho, 2020.
    10.21814/uminho.ed.24.4
  3. Bento, Gabriela; Gisela Dias. "Cozinha de lama – ingredientes essenciais e contributos para o desenvolvimento e aprendizagem". In Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores, 182-191. Viseu, Portugal: Escola Superior de Educação de Viseu, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Bento, Gabriela. GO-Exterior – Grelha de Observação dos Espaços Exteriores em Educação de Infância. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2020.
    No prelo
  2. Bento, Gabriela; Gabriela Portugal. Serei(a) no Jardim. Ao encontro das orientações curriculares para a educação pré-escolar através do brincar ao ar livre - experiências e leituras do projeto Serei(a) no Jardim. Aveiro: UA Editora. 2019.
  3. Bento, Gabriela; Dias, Gisela; Bilton, Helen. Taking the first steps outside. Under threes learning and developing in the natural environment. Oxon, Reino Unido: Routledge. 2017.
  4. Bento, Gabriela; Gisela Dias. Brincar ao ar livre. Oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem fora de portas.. Porto, Portugal: Porto Editora. 2017.
    Publicado
Manual
  1. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela; Carvalho, Cindy. Orientações Pedagógicas para o trabalho com crianças entre 0 e 3 anos de idade. Portugal: Ministério da Educação / Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social. 2020.
    Em revisão
Poster em conferência
  1. Martins, Silvana; Carvalho, Andreia; Carvalho, Cindy Mutschen; Fialho, Ana; Bento, Gabriela; Soares, Isabel; Brito, A. T. ; et al. "Modelo Desenvolvimento e Educação em Creche: Uma resposta universal de educação e cuidados na primeira infância". Trabalho apresentado em XIV Congresso Nacional de Intervenção Precoce, 2023.
  2. Corval, Raquel; Carvalho, Cindy Mutschen; Fialho, Ana; Bento, Gabriela; Brito, A. T. ; Portugal, Gabriela; Barros, Luísa; Aguiar, Cecília; Soares, Isabel. "High-quality practices in early childhood education and care centers: A multilevel approach to professional development". Trabalho apresentado em 18th World Congress of the World Association for Infant Mental Health, 2023.
  3. Bento, Gabriela. "Conhecer e intervir nos espaços exteriores educativos através do GO-Exterior". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF – Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 2018.
  4. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela. "Transformação de práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de infância - Investigar e intervir de forma colaborativa". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF – Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 2018.
  5. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela; Santos, Paula. "Projeto Serei(a) no Jardim - Um trabalho colaborativo ANIP e CIDTFF". Trabalho apresentado em II Fórum CIDTFF – Construindo um compromisso com a Ciência Aberta, 2018.
  6. Bento, Gabriela; Portugal, Gabriela. "Valorizando o espaço exterior e inovando práticas pedagógicas em educação de infância". Trabalho apresentado em Porto International Conference on Research in Education, 2017.
  7. Bento, Gabriela. "Orientações Pedagógicas e Inovação em Creche – Um estudo sobre a mudança nas organizações e nas práticas educativas". Trabalho apresentado em I Fórum CIDTFF, 2017.
  8. Bento, Gabriela. "Achieving educational goals through outdoor play". Trabalho apresentado em Research Day da Universidade de Aveiro, 2016.
  9. Bento, Gabriela. "O perigo da segurança". Trabalho apresentado em Seminário Fora de Portas – Saúde, Desenvolvimento e Bem-estar da Criança nos Espaços Exteriores, 2014.
  10. Bento, Gabriela. "O brincar arriscado na perspetiva de um grupo de educadoras de infância". Trabalho apresentado em IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar, 2013.
  11. Bento, Gabriela; Carvalho, Cindy; Mendes, Mikael. "Projeto Descobrindo o Jardim – valorizando o exterior como espaço de aprendizagem e desenvolvimento". Trabalho apresentado em IV Encontro Qualidade em Educação de Infância: a experiência de brincar, 2013.
  12. Bento, Gabriela. "Projeto Descobrindo o Jardim – valorizando o exterior como espaço de aprendizagem e desenvolvimento". Trabalho apresentado em Seminário Espaços para a Infância - aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior, 2013.
  13. Bento, Gabriela. "O brincar arriscado na perspetiva de um grupo de educadoras de infância". Trabalho apresentado em Seminário Espaços para a Infância - aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior, 2013.
Tese / Dissertação
  1. Bento, Maria Gabriela Castro Portugal Granja. "O perigo da segurança : estudo das percepções de risco no brincar de um grupo de educadores de infância". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10316/23411.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/09/30 Professional beliefs about child development and care in infant-toddler childcare centres 31st EECERA Annual Conference.
European Early Childhood Education Research Association (Lisboa, Portugal)
2022/11/05 Importância do brincar em creche III Seminário ¿Familias i em Foco III ¿ Workshops Temáticos
Centro Juvenil de S.Jose (Guimarães, Portugal)
2022/07/22 Projeto Desenvolvimento e Educação em Creche - DEC: uma aposta na promoção do desenvolvimento e bem-estar das crianças através da melhoria das práticas pedagógicas. XI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
(Vila Real, Portugal)
2020/09/10 Brincar e livre iniciativa em educação de infância e desenvolvimento de um cidadão emancipado. A experiência do projeto Serei(a) no Jardim XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2019/11/28 Brincar ao ar livre – oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem fora de portas Simpósio Cres(SER)
Universidade de Aveiro, ACES Baixo Vouga e Câmara Municipal de Águeda (Águeda, Portugal)
2019/09/09 Redescobrir a qualidade em educação de infância em tempos de mudança. Programa Estamos PrONtos! - SintraES+
Câmara Municipal de Sintra (Sintra, Portugal)
2019/01/21 Brincar ao ar livre Palestra de sensibilização para pais e profissionais
Centro Infantil Maria de Monserrate (Lisboa, Portugal)
2018/12/05 Práticas educativas no espaço exterior numa cultura de interior – o desafio da mudança em dois contextos de infância portugueses EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us
Universidade do Minho, Instituto de Educação/Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e EDULOG, Fundação Belmiro de Azevedo (Coimbra, Portugal)
2018/11/14 Oportunidades para brincar no exterior, em educação de infância? – desarticulações entre políticas, projetos e práticas Under Investigation: Psychology & Education 2018/19 (5th Ed.)
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2018/10/20 Caderno de práticas: experiências e leituras do Serei(a) no Jardim, à luz das OCEPE III Seminário Espaços para a Infância
Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2018/07/11 O desafio de práticas educativas no espaço exterior em educação de infância – uma reflexão sobre possibilidades de mudança pedagógica XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências, Culturas e Cidadanias
, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/07/11 (Des)articulação entre discursos e práticas de valorização do espaço exterior em contextos de educação de infância XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências, Culturas e Cidadanias
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/07/11 Projeto Serei(a) no Jardim – construção de oportunidades educativas diferenciadoras XIV Congresso Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Ciências, Culturas e Cidadanias
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2018/07/09 O espaço exterior como palco para o desenvolvimento curricular em educação de infância – possibilidades e desafios no XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educar hoje: diálogos entre a Psicologia e a Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018/07/09 Valorização do espaço exterior como ambiente promotor de aprendizagens e desenvolvimento: a abordagem FloresSer da Associação Nacional de Intervenção Precoce XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação. Educar hoje: diálogos entre a Psicologia e a Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2018/05/17 A sujidade sai, mas a experiência fica – contributos do brincar ao ar livre para a aprendizagem e desenvolvimento Ciclo de Conferências Educação 2018
Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL (Lisboa, Portugal)
2017/03/18 Brincar ao ar livre – Oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem fora de portas IV Ciclo de Conferências Jogo e Motricidade na Infância
Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2017/01/27 Práticas pedagógicas no espaço exterior - Oportunidades e estratégias para a concretização de finalidades educativas X Jornadas de Infância
Centro de Apoio Social e Acolhimento – C.A.S.A. – Bernardo Manuel Silveira Estrela (Ribeira Grande, Açores, Portugal)
2016/10/06 Práticas pedagógicas no espaço exterior em creche – oportunidades e estratégias para a concretização de finalidades educativas XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2016/08/22 What are the pedagogical benefits of the outdoors? – a Portuguese case study in a day care group European Conference on Educational Research (ECER)
European Educational Research Association (Dublin, Irlanda)
2016/06 O brincar nos espaços exteriores e a concretização das finalidades educativas 4th International Congress of Educational Sciences and Development
Universidade de Granada (Santiago de Compostela, Espanha)
2016/03/17 Descobrir finalidades educativas nos espaços exteriores - estudo de caso com um grupo de creche III Simpósio Luso-Brasileiro em Estudos da Criança
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2016/03/17 Os espaços exteriores e o brincar nas orientações oficiais para a educação de infância Colóquio Crianças, Cidade e Cidadania
Centro Cultural Vila Flor (Guimarães, Portugal)
2015/10/16 Promoting learning and development through outdoor play – a Portuguese case study in a daycare group of two year’s old II European Conference on Curriculum Studies
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2015/09/07 Promoting learning and development through outdoor play – a Portuguese case study in a daycare group of two year’s old EECERA
European Early Childhood Education Research Association (Barcelona, Espanha)
2015/09/07 Project “Out-of-doors” – Valuing outdoor play and improving pedagogical practices in a Portuguese early childhood setting EECERA
European Early Childhood Education Research Association (Barcelona, Espanha)
2015/06/26 Projeto Fora de Portas – Melhorando a prática pedagógica através da valorização do espaço exterior num contexto de educação de infância 13.º Colóquio de Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2015/06/26 Alcançar finalidades educativas através do brincar no espaço exterior – estudo de caso com um grupo de creche 13.º Colóquio de Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2015/05/23 Lá Fora com os Sóis – potencialidades pedagógicas dos espaços exteriores II Seminário Espaços para a Infância
Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2015/04/21 Ser e Crescer no Espaço Exterior Encontros ao Fim de Tarde
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2015/03/26 Cozinhas de L.A.M.A. 3.º Encontro “Olhares sobre a Educação”
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2014/05/31 Finalidades educativas em creche e sua concretização nos espaços exteriores Seminário Fora de Portas – Saúde, Desenvolvimento e Bem-estar da Criança nos Espaços Exteriores
Centro Social Infantil de Aguada de Baixo (Águeda, Portugal)
2014/05/31 Projeto Fora de Portas Seminário Fora de Portas – Saúde, Desenvolvimento e Bem-estar da Criança nos Espaços Exteriores
Centro Social Infantil de Aguada de Baixo (Águeda, Portugal)
2014/05/14 Espaços exteriores e perceção de risco: brincadeiras sérias Ciclo de conferências ‘Aprender é coisa séria’ – ciclo de conferências sobre o lúdico, criatividade e transgressão no ensino
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2013/10/26 O perigo da segurança: estudo das perceções de risco no brincar de um grupo de educadoras de infância Seminário Novos & Velhos: desafios da prática e da investigação
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2013/07/12 Arriscar a Brincar Seminário Espaços para a Infância - Aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior
Associação Nacional de Intervenção Precoce (Coimbra, Portugal)
2013/04/30 Outdoor play in Portugal & To risk or not to risk?
Redcliffe Nursery and Family Center (Bristol, Reino Unido)
2013/04/30 Outdoor play in Portugal Landscapes for Early Childhood Network
Landscapes for Early Childhood Network (Bristol, Reino Unido)
2012/11/23 Descobrindo o Jardim – Valorizar o exterior como espaço de aprendizagem 1.º Seminário Brincar em Portugal – a psicologia e a pedagogia por detrás do brincar
Pimpumplay e Ponto Ser (Leiria, Portugal)
2012/09/30 Risky play: Perceptions of a group of early childhood teachers in Portugal EECERA
EECERA (Porto, Portugal)
2012/09/13 Projeto Descobrindo o Jardim – Valorização dos espaços exteriores como contextos educativos 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual Conference
ANIP, Universidade do Minho e Eurlyaid (Braga, Portugal)
2012/09/13 Risk and adventure in childhood experiences: How risky play is viewed by a group of early childhood teachers? Risk and adventure in childhood experiences: How risky play is viewed by a group of early childhood teachers?
no 1st International Early Childhood Intervention Conference and Eurlyaid Annual (Braga, Portugal)
2012/06/21 O perigo da segurança – Estudo acerca das perceções de risco no brincar num grupo de educadoras de infância 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação
Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário (Lisboa, Portugal)
2012/04/12 Projeto Descobrindo o Jardim Conferências de Jogo e Motricidade na Infância
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2011/11/22 Outras Infâncias
Jardim-de-Infância de Silva Escura (Sever do Vouga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/11/07 - 2019/11/08 Membro da Comissão Organizadora do IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar – (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior (2019/11/07 - 2019/11/08)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/25 - 2019/09/26 Participação e responsável pelo secretariado Colóquio CIDINE “Inovação em Educação: balanços e perspetivas futuras” (2019/09/25 - 2019/09/26)
Congresso
Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional - CIDInE, Portugal
2019/09/09 - 2019/09/10 Colaboração na organização de seminário com Professor Michel Vandenbroeck, da Universidade de Ghent, Bélgica, para discussão e partilha de projetos em torno da temática: Investigação em Educação de Infância, especificidades, diversidades e desigualdades. (2019/09/10 - 2019/09/10)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2018/11/15 - 2018/11/17 Participação na organização do IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (2018/11/15 - 2018/11/17)
Seminário (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017/05/08 - 2017/05/09 Participação na organização do VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar (2017/05/08 - 2017/05/09)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2016/07/11 - 2016/07/11 Participação na organização do Seminário Caminhos de Investigação em Educação (no âmbito do Programa Doutoral em Educação) (2016/07/11 - 2016/07/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/04/12 - 2015/04/17 Participação na organização de visitas de estudo a um conjunto de creches, jardins de infância e escolas portuguesas, mediante pedido de acompanhamento da Doutora Helen Bilton, da Universidade de Reading, ao Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (2015/04/12 - 2015/04/17)
Outro (Outra)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/04/15 - 2015/04/15 Participação na organização da conferência “The outside as an environment for learning in childhood education”, proferida pela Doutora Helen Bilton, da Universidade de Reading (2015/04/15 - 2015/04/15)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2014/05/31 - 2014/06/01 Organização do Seminário Fora de Portas – Saúde, Desenvolvimento e Bem-estar da Criança nos Espaços Exteriores (2014/05/31 - 2014/06/01)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, Portugal
2013/07/12 - 2013/07/13 Organização do Seminário Espaços para a Infância - aprendizagens, desafios e potencialidades do exterior (2013/07/12 - 2013/07/13)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/01/15 - 2019/01/15 Participação no International Symposium “Tackling Inequalities in Early Years Ensuring Harmonised Early Childhood Education and Care Systems”
Simpósio
International Symposium “Tackling Inequalities in Early Years Ensuring Harmonised Early Childhood Education and Care Systems”
Public Policy Exchange, Bélgica
2018/12/07 - 2018/12/07 Participação no Encontros com o CIDTFF
Oficina (workshop)
Encontros com o CIDTFF
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017/11/11 - 2017/11/11 Participação no seminário “Lei de Bases do Sistema Educativo - 30 anos (1986-2016): análises e desafios”
Seminário
“Lei de Bases do Sistema Educativo - 30 anos (1986-2016): análises e desafios”
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2017/05/08 - 2017/05/09 Participação no VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar
Simpósio
VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2015/04/15 - 2015/04/15 Participação na Conferência “The outside as an environment for learning in childhood education”, proferida pela Doutora Helen Bilton, da Universidade de Reading
Conferência
Conferência “The outside as an environment for learning in childhood education”
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2013/10/06 - 2013/10/06 Participação na Conferência “Toddler – Towards Opportunities for Disadvantage and Diverse Learners on the Early Childhood Road”
Conferência
“Toddler – Towards Opportunities for Disadvantage and Diverse Learners on the Early Childhood Road”
Artevelde University College Ghent, Bélgica
2013/05/10 - 2013/05/10 Participação nas III Jornadas: Deficiência Visual & Intervenção Precoce – “Baixa Visão: Ver+ em idades precoces"
Oficina (workshop)
III Jornadas: Deficiência Visual & Intervenção Precoce – “Baixa Visão: Ver+ em idades precoces"
Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2013/04/27 - 2013/04/28 Participação na 2013 Flourish Summit – Early Childhood and the Science of Wellbeing
Simpósio
2013 Flourish Summit – Early Childhood and the Science of Wellbeing
Save Childhood Movement, Reino Unido
2012/11/21 - 2012/11/21 Participação na “Tarde do Professor”
Encontro
Tarde do Professor
Exploratório Infante D. Henrique - Centro de Ciência Viva, Portugal
2012/11/15 - 2012/11/15 Participação no II Encontro de Agricultura Social – Redes de Sustentabilidade
Encontro
II Encontro de Agricultura Social – Redes de Sustentabilidade
Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, Portugal
2012/10/23 - 2012/10/23 Participação na conferência “Segurança nos espaços de jogo e recreio”
Conferência
Segurança nos espaços de jogo e recreio
Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Portugal
2012/09/03 - 2012/09/03 Participação na conferência “Espaços exteriores em contextos de infância. Potencialidades, desafios e estratégias”
Conferência
Espaços exteriores em contextos de infância. Potencialidades, desafios e estratégias
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2019/05/01 - 2019/05/01 IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação - Educação, Culturas e Cidadania das Crianças Universidade de Aveiro
2017/02/01 - 2018/02/01 European Conference on Educational Research/ Emerging Research Conference

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2018/08/01 - 2018/08/01 International Journal of Play
2018/05/01 - 2018/05/01 Journal of Early Childhood Research
2018/03/01 - 2018/03/01 Asia-Pacific Journal Of Research In Early Childhood Education (2005-3886) Pacific Early Childhood Education Research Association

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2017/09/01 - 2019/12/01 Consultoria científico-pedagógica no Projeto Serei(a). A Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP), na ação que desenvolve na sua Creche e Jardim de Infância tem vindo a investir numa abordagem educativa focada no brincar ao ar livre, reconhecendo a sua importância para o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Através de protocolo estabelecido com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e com o apoio científico-pedagógico do Centro de Investigação Didática e Tecnologia Educativa na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidad Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2019/07/01 - 2019/07/01 Participação como comentadora dos posters submetidos ao III Fórum CIDTFF
2014/09/01 - 2015/07/15 Apoio no desenvolvimento do Projeto “Brincar sem Teto”, no Centro Social de Azurva, Aveiro - Formação e acompanhamento de um projeto de melhoria das práticas pedagógicas, focalizado na dinamização dos espaços exteriores. Formação em contexto com sessões presenciais mensais e acompanhamento on-line continuado. Centro Social de Azurva, Portugal
2012/09/01 - 2013/07/15 Apoio no desenvolvimento do Projeto “Fora de Portas”, no Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, Águeda - Formação e acompanhamento de um projeto de melhoria das práticas pedagógicas, focalizado na dinamização dos espaços exteriores. Formação em contexto com sessões presenciais mensais e acompanhamento on-line continuado. Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/01 - 2023/02/28 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem MESTRADO EM ENSINO DE BIOLOGIA E DE GEOLOGIA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO (2ºCICLO) (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/28 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem MESTRADO EM ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO SECUNDÁRIO (2ºCICLO) (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2022/09/01 - 2023/02/28 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem MESTRADO EM ENSINO DE INGLÊS E DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO E NO ENSINO SECUNDÁRIO, NA ESPECIALIDADE DE ALEMÃO OU FRANCÊS OU ESPANHOL (2º CICLO) (Mestrado) Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
2019/09/21 - 2019/09/21 Workshop “Indicadores de Qualidade em Educação de Infância" Workshop “Indicadores de Qualidade em Educação de Infância" (Outros) Espaço P, Portugal
2016/10/12 - 2019/06/23 Curso “Educação Experiencial” Educaçao Experiencial (Outros) Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, Portugal
2019/01/05 - 2019/01/05 Preletora no Curso Breve - Atividade Física com a População Infantil e Comunidade Escolar, com o tema Promoção do Brincar ao Ar Livre em Contextos de Educação de Infância, no âmbito do Plano de Formação do Projeto ESCOLA ATIVA Curso Breve - Atividade Física com a População Infantil e Comunidade Escolar (Outros) Município de ViseuMunicípio de Viseu, Portugal
2018/11/07 - 2018/11/07 Colaboração na lecionação de aula no âmbito da UC Práticas Experienciais em Contextos de Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/10/01 - 2018/10/01 Colaboração na lecionação de uma aula no âmbito da UC Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2018/04/14 - 2018/08/31 Coordenadora científico-pedagógica e formadora de ação de formação de curta duração e workshop sobre práticas pedagógicas ao ar livre Práticas Pedagógicas ao Ar Livre (Outros) Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2018/02/24 - 2018/03/10 Formação de curta duração sobre práticas pedagógicas de qualidade no trabalho com crianças entre os 0 e 3 anos de idade Projeto Cres(SER) - Formação de curta duração sobre práticas pedagógicas de qualidade no trabalho com crianças entre os 0 e 3 anos de idade (Outros) Centro de Saúde de Águeda, Portugal
2018/01/27 - 2018/03/03 Formação de curta duração sobre práticas educativas de qualidade em contextos de educação de infância Formação de curta duração sobre práticas educativas de qualidade em contextos de educação de infância (Outros) Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo, Portugal
2017/10/27 - 2017/10/27 Realização de sessão de esclarecimento sobre práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância, dirigida a pais e profissionais de educação Sessão de esclarecimento sobre práticas pedagógicas nos espaços exteriores em contextos de educação de infância (Outros) Infantário de Frei Gil, Portugal
2017/10/06 - 2017/10/13 Colaboração na lecionação de duas aulas no âmbito da UC Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/10/11 - 2017/10/11 Colaboração na lecionação de aula no âmbito da UC Práticas Experienciais em Contextos de Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2017/04/20 - 2017/04/20 Colaboração na lecionação de aula sobre "Brincar ao ar livre VS Cultura de interior", no âmbito da unidade curricular de Complementos de Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2017/01/09 - 2017/01/09 Colaboração na lecionação de um seminário intitulado “Primeiros passos lá fora: a importância do brincar nos espaços exteriores para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças” Mestrado em Educação Pré-Escolar (Mestrado) Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
2016/11/29 - 2016/11/29 Colaboração na lecionação de uma aula sobre importância do brincar nos espaços exteriores para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/11/29 - 2016/11/29 Colaboração na lecionação de uma aula sobre importância do brincar nos espaços exteriores para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças em idade pré-escolar no âmbito da unidade curricular Práticas Experienciais em Contextos de Educação de Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/07/25 - 2016/07/25 Ação de formação sobre o trabalho pedagógico nos espaços exteriores Ação de formação sobre o trabalho pedagógico nos espaços exteriores Centro Infantil Maria de Monserrate , Portugal
2016/06/03 - 2016/06/03 Colaboração na lecionação de aula no âmbito da unidade curricular Projeto de Investigação Programa Doutoral em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) Universidade de Aveiro, Portugal
2016/05/11 - 2016/05/14 Curso Orientações Pedagógicas para o trabalho com crianças dos 0 aos 3 Curso Orientações Pedagógicas para o trabalho com crianças dos 0 aos 3 (Outros) Direção Regional de Educação da Madeira, Portugal
2016/04/06 - 2016/04/06 Colaboração na lecionação de aula sobre as oportunidades para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças no espaço exterior Curso Técnico Superior Profissional de Apoio à Infância (Curso Técnico Superior Profissional) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2016/03/08 - 2016/03/08 Colaboração na lecionação de aula sobre potencialidades do espaço exterior para a concretização de finalidades educativas para os 0-3 anos, no âmbito da unidade curricular Educação na Primeira Infância Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/04/15 - 2015/04/15 Colaboração na lecionação de uma aula no âmbito da UC Educação na Primeira Infância, sobre práticas pedagógicas de qualidade nos espaços exteriores, em contexto de creche Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Universidade de Aveiro, Portugal
2015/03/27 - 2015/03/27 Colaboração na lecionação de uma aula sobre práticas pedagógicas de qualidade nos espaços exteriores, em contexto de creche Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2015/01/01 - 2015/02/27 Curso “Analisar a debater as orientações pedagógicas/curriculares para a educação de infância" Curso “Analisar a debater as orientações pedagógicas/curriculares para a educação de infância" (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2014/06/01 - 2014/06/01 Workshop “Desafios Fora de Portas”, destinado à exploração das potencialidades dos espaços exteriores nas aprendizagens das crianças Workshop “Desafios Fora de Portas” (Outros) Centro Social Infantil de Aguada de Baixo, Portugal
2014/05/09 - 2014/05/09 Colaboração na lecionação de uma aula sobre o trabalho em creche e valorização dos espaços exteriores Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado) Instituto Politécnico de Viseu Escola Superior de Educação de Viseu, Portugal
2014/04/24 - 2014/04/24 Colaboração na lecionação de uma aula no âmbito da UC Educação na Primeira Infância, sobre o trabalho em creche e valorização dos espaços exteriores Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) Universidade de Aveiro, Portugal
2013/07/13 - 2013/07/13 Workshop “Descobertas no Jardim da Sereia”, destinado à exploração das potencialidades dos espaços exteriores nas aprendizagens das crianças (Outros) Associação Nacional de Intervenção Precoce, Portugal
2013/05/25 - 2013/05/25 Colaboração na lecionação de uma aula sobre a importância do brincar no exterior e o brincar arriscado Mestrado Jogo e Motricidade na Infância (Mestrado) Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2012/05/21 - 2012/05/21 Colaboração na lecionação de duas aulas sobre a importância do risco no brincar, no âmbito da unidade curricular “A Criança e a Saúde” Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2014/03/05 - 2014/03/05 Praça da Alegria Divulgação da importância do brincar no exterior e do Projeto Fora de Portas
2014/02/01 - 2014/02/01 O mundo nas tuas mãos Divulgação da importância do brincar no exterior e do Projeto Fora de Portas

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2017/01/01 - Atual Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
2014/01/01 - Atual Ordem dos Psicólogos Portugueses Membro efetivo - Cédula Profissional nº 18602
2012/09/01 - Atual Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP)
Distinções

Outra distinção

2016 Emerging Research Bursary
2015 PhD scholarship in the University of Winchester (rejected)
University of Winchester, Reino Unido
2015 PhD scholarship - referência SFRH/BD/112330/2015)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
2012 Prémios 3% dos Melhores Estudantes da Universidade de Coimbra - Ano letivo 2011/2012
Universidade de Coimbra, Portugal
2011 Prémios 3% dos Melhores Estudantes da Universidade de Coimbra - Ano letivo 2010/2011
Universidade de Coimbra, Portugal
2010 Research Scholarship for Beginner Researchers
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal