???global.info.a_carregar???
Lorena de Oliveira Chagas (Vida Oliveira) is a theatrical researcher and artist, particularly interested in social transformation through art and its interactions with interactivity, digital technologies and the mixing of theatrical languages. Her artistic productions are fully interwoven with her academic projects, always opting for empowerment goals, decolonial narratives and community participation.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Lorena de Oliveira Chagas

Nomes de citação

  • Chagas, Lorena
  • Oliveira, Vida

Identificadores de autor

Ciência ID
7519-2871-551F
ORCID iD
0000-0003-3880-3127

Endereços de correio eletrónico

  • s-lchagas@ucp.pt (Profissional)

Telefones

Telemóvel
  • 935614241 (Pessoal)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Formação
Grau Classificação
2020/03/01 - 2025/08/30
Em curso
Ciencia e tecnologia das Artes (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014/03/01 - 2016/04/13
Concluído
Estudos contemporâneos das Artes (Master Universitario)
Especialização em Artes e Cultura
Universidade Federal Fluminense, Brasil
"ISTO NÃO É UMA PEÇA: Investigação artistica e teórica sobre as possibilidades entre o teatro e as novas mídias" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
2008/03/01 - 2011/12/31
Concluído
Artes Cênicas (Bachelor)
Especialização em Direção teatral
Universidade Federal da Bahia, Brasil
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2025/09/08 - 2025/12/08 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2025/09/15 - 2025/12/04 Assistente Convidado (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021/08/15 - 2021/12/10 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
2014 - 2015 Assistente Estagiário (Docente Universitário) Universidade Federal Fluminense, Brasil

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Encenadora e Coord. de Produção Cegonha Bando de Criação, Brasil
2012/07/09 - 2018/08/30 Guionista Empresa Brasil de Comunicação SA, Brasil
2012 - 2014 Produtora executiva Empresa Brasil de Comunicação SA, Brasil
2011 - 2011 Instrutora de Artes Escola Casa Via Magia, Brasil
2011 - 2011 Produtora local de peça teatral Marcatto Dantas Produções Artísticas, Brasil
2007 - 2007 estagiária de Professora de Teatro Centro Social Urbano Narandiba, Brasil

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - 2023/08/31 Professora de Teatro Espaço T associação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/10/01 - 2025/09/30 The interactive and technology-mediated theater: about the politics of audience experience.
2023.04375.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Chagas, Lorena de Oliveira; Sa, Cristina. "Makupuni - Could a theater children’s interactive play provoke audience politicization?". 2022.
    Aceite para publicação • 10.1109/artefacto57448.2022.10061251
  2. Chagas, Lorena; Araujo, Miguel. "“O MENINO QUE VISITOU A LUA: A NOÇÃO DE EXPERIÊNCIA NA PEÇA ONLINE". Trabalho apresentado em XVII enecult - encontro de estudos multidisciplinares em cultura, Salvador, 2021.
  3. Araujo, Miguel; Chagas, Lorena. "O boneco em outra tela: relato de uma experiência artística de outro mundo". Trabalho apresentado em XVII enecult - encontro de estudos multidisciplinares em cultura, Salvador, 2021.
    Publicado
  4. Chagas, Lorena; Araujo, Miguel. "CENA E TECNOLOGIA : DESAFIOS DA CRIAÇÃO". Trabalho apresentado em XI Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas (ABRACE), Campinas, 2021.
    Publicado
  5. "Expanded Virtual Puppeteering e O Boneco'". Trabalho apresentado em Proceedings of Besides the Screen, Vitória, 2019.
Artigo em revista
  1. Sá, Cristina; Chagas, Lorena; Oliveira-Silva, Patrícia; Baltazar, André M.; Ana Filipa Moreno ; Rosana Kohl Bines. Autor correspondente: Sá, Cristina. "REHEARSING EMPOWERMENT: The AYA workshop as a catalyst for change". Leonardo (2026): https://direct.mit.edu/leon.
    Em revisão
  2. Chagas, Lorena; Cristina Fernandes Alves de Sá; André Baltazar. "ESPECT-ATRIZES: cruzamentos entre Teatro do Oprimido, Neurociência e Estudos de Recepção". Cadernos Gipe-Cit 52 1 (2024): 141-158. https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/63039/36001.
    Acesso aberto • Publicado
Livro
  1. O grande prêmio. Brasil: Candinho. 2019.
    Publicado
Poster em conferência
  1. "Teatro de Animação e Cinema ao vivo - desafio das práticas artísticas nas novas mídias". 2020.
  2. "Expanded Virtual Puppeteering e O Boneco". Trabalho apresentado em Proceedings of Besides the Screen, 2019.
  3. "O que é uma peça game? Reflexões para delinear um novo gênero". 2016.
  4. "Em busca do ator-gamer: sobre a jogabilidade no processo de criação de uma peça-game". 2015.
  5. "Teatro e Interatividade: as bases para a conceituação de uma peça-game". 2014.
Tese / Dissertação
  1. "Isto não é uma peça:Investigação artística e teórica sobre as possibilidades entre o teatro e as novas mídias". Mestrado, Universidade Federal Fluminense, 2016.

Artística / Interpretação

Exposição artística
  1. Oliveira, Vida. O Povo da Montanha. 2024.
Interpretação artística
  1. Miguel de Albuquerque Araujo; Chagas, Lorena. 2023. Makupuni. Auditório Musical de Miragaia, Porto - Portugal.
  2. 2022. Amanajé - O Mito do Guaraná. Aurora - espaço de Aprendizagem - Porto, Portugal.
  3. 2022. Cronoconto - Histórias do Futuro. Casa da Horta - Associação Cultural, Porto - Portugal.
  4. 2021. Cronocontos. Aldir Blanc e Casa da Glória.
  5. 2020. O MENINO QUE VISITOU A LUA. Brasil.
  6. 2018. Amanajé. Brasil.
  7. 2017. Makupuni - uma peça-game. Teatro Ipanema, Rio de Janeiro - Brasil.
  8. 2016. Ex.troll.gênio - uma peça-game. Brasil.
  9. 2014. In.com.patíveis. Brasil.
  10. 2013. O casaco. Brasil.
  11. 2012. Perfil: uma peça game.
  12. 2011. Fragmento de um nada. Brasil.
  13. 2011. II Festival Ilusorio de Peças Curtas. Brasil.
  14. 2011. Torre de Babel. Brasil.
  15. 2010. Dramaturgia e Jogos eletrônicos?. Brasil.
  16. 2010. II Festival Ilusorio de Peças Curtas. Brasil.
  17. 2009. Diante da Lei. Brasil.
  18. 2008. Noite em Família. Brasil.
Obra teatral
  1. Oliveira, Vida; Araujo, Miguel; Argel, Luca. 2023. Abaeté.
  2. 2021. Qual é meu nome mamãe?.
Projeto de luz
  1. Oliveira, Vida; José Gregório Rojas (Escritor / Produtor). 2025. Papi [ Titulo Provisório].
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/05/05 Horizonte, corpo e trauma em “Qual é meu nome, mamãe?” Spring Seminar - Traumatic Landscapes
Universidade Católica Portuguesa (Porto, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - Atual Travessias - mostra de arte (Festival) (2019)
2011 - Atual II Festival Ilusório de Peças Curtas (2011)
2010 - Atual Festival Ilusório de Peças Curtas (2010)

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2014 - 2015 Processo de Seleção Edital Curta Afirmativo 2014: Protagonismo de Cineastas Afro-Brasileiros Na Produção Audiovisual Nacional. 2015. Ministério da Cultura
Avaliador

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/10/01 - Atual Palestra a Convite para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Professora: Susana Lopes. - disciplina: Iniciação à Prática Profissional Licenciatura em Artes Visuais (Licenciatura) Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Educação, Portugal
2025/09/15 - 2025/12/04 Experiencia em New Media Art Licenciatura em Som e Imagem (Licenciatura) Universidade Católica Portuguesa Escola das Artes, Portugal
2021 - 2021 OFICINA DE BONECOS E FORMAS ANIMADAS PARA EDUCAÇÃO ONLINE
2011 - 2011 Dramaturgia Contemporânea

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2014 - Atual Programa Estúdio Móvel
2014 - Atual Programa Sem Censura
2011 - Atual TVE REVISTA ao vivo Espetáculo: #Perfil
2011 - Atual TVE Revista Festival Ilusório
2017 - 2017 TV UVA - programa Jogo Aberto
2017 - 2017 Entrevista para o Site Teatro em Cena VIDA OLIVEIRA PREPARA PEÇA-GAME INFANTIL: ?QUERO FAZER TEATRO QUE NÃO ME DÊ SONO?.
Distinções

Prémio

2020 Melhor trabalho de Formas Animadas
Centro Brasileiro de Teatro Para a Juventude, Brasil
2013 Seleção Brasil em Cena (Dramaturgia)
Centro Cultural do Banco do Brasil, Brasil
2010 Melhor texto inédito (Festival Curta-Cena de Teatro)
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Brasil
2010 Melhor esquete (Festival Curta-Cena de Teatro)
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Brasil