???global.info.a_carregar???
Communication Designer and Principal Lecturer at the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal, working mainly topics on Brand Visual Identity Design. Holds a PhD in Design (Faculty of Architecture, University of Lisbon) and a Post-Doctorate in Design at the same university; MPhil in Design, Materials and Product Management (University of Aveiro); and Graduation in Communication Design, specialization in Graphic Design and Advertising (Polytechnic of Portalegre); and a Technical Course in Design level III (Escola Secundária Nuno Álvares). Design Researcher at CIAUD - Architecture, Urbanism and Design Research Centre, and at Rethink - Design for the Territory Research Group. Editor-in-Chief of Convergences - Journal of Research and Arts Educations and Associate Editor of InfoDesign - Brazilian Journal of Information Design and, co-chief editor of Design Behaviors Journal (South Korea). Chair of international scientific conferences on design and multidisciplinary topics, referee of several journals and international congresses. Editor and author of books, book chapters and papers with Scopus and WoS indexing and technical books. From his recent books stand out: Communication Design and Branding: A Multidisciplinary Approach (Springer, 2023); Perspectives on Design II: Research, Education and Practice (Springer, 2023); Advances in Design, Music and Arts II (Springer, 2022); Design, Visual Communication and Branding (Cambridge Scholars Publishing, UK, 2022); O 5º Elemento nas Marcas (Fless, 2021); Perspectives on Design II: Research, Education and Practice (Springer, 2021); Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies. AHFE 2021. (Springer, 2021); Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles (IGI-Global, 2020); Advances in Design, Music and Arts (Springer, 2020); Perspectives on Design and Digital Communication: Research, Innovations and Best Practices (Springer, 2020); Perspective on Design: Research, Education and Practice (Springer, 2020); Communicating Visually: The Graphic Design of the Brand (Cambridge Scholars Publishing, Hardback, 2018 and Paperback in 2019 and in Spanish published by Experimenta, Spain, 2020). More at: www.danielraposo.com || orcid.org/0000-0002-7818-7325
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Daniel Raposo Martins

Nomes de citação

  • Martins, Daniel
  • Raposo, Daniel

Identificadores de autor

Ciência ID
6911-9356-139E
ORCID iD
0000-0002-7818-7325

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Arquitetura e Design

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Português (Idioma materno)
Formação
Grau Classificação
2018/07/02 - 2022/10/06
Concluído
Analysis of Brand Marks: Portuguese brands of food products destined for international markets (Pós-doutoramento)
Especialização em Post-Doctorate in Design
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal
Approved unanimously
2012/05/24
Concluído
PhD in Design (Doutoramento)
Especialização em Sem especialidade
Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
"La Letra Como Signo de Identidad Visual Corporativa - Codificación y Descodificación Visual del Sistema de Identidad (The Letter as a Sign of Corporate Visual Identity - Visual Encoding and Decoding of the Identity System)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved, Very Good with distinction
2005/11/22
Concluído
Master in Design, Materiais e Gestão de Produto (Design, Materiais e Gestão de Produto) (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
Approved
2002/03/14
Concluído
Degree in Design de Comunicação e Técnicas Gráficas (Communication Design and Graphic Techniques) (Licenciatura)
Especialização em Design Gráfico e Publicidade (Graphic Design and Advertising)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
14
1999/10/13
Concluído
Bachelor's degree in Engenharia da Comunicação e Técnicas Gráficas (Communication Engineering and Graphic Techniquess) (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
14
1996
Concluído
Curso de Qualificação Profissional Nível III, Ensino Secundário, Cursos Tecnológicos (Level III Professional Qualification Course, Secondary Education, Technological Courses ) (Ensino secundário)
Especialização em Tecnológico de Design (Technological Design)
Escola Secundária Nuno Álvares, Portugal
14
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/09/11 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2006/10/03 - 2020/09/10 Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/01/31 - Atual Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021/02/27 - 2023/01/31 Presidente do Conselho Técnico-Científico Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018/07/28 - 2020/12/31 Vice-Chairman of the Scientific/Technical/Scientific Council or corresponding body Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2016/07/21 - 2018/07/27 Member of the Scientific/Technical/Scientific Council or corresponding body Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2015 - 2016 Member of the Scientific/Technical/Scientific Council or corresponding body Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2013/01 - 2014/07 Coordinator of the Technical-Scientific Unit for Design, Audiovisuals and Media ProductionChair of the Technical-Scientific Unit for Design, Audiovisuals and Media Production Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2013 - 2014 General Council or corresponding body Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2013 - 2014 Member of the Scientific/Technical/Scientific Council or corresponding body Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2010/07 - 2012/07 Presidente do Conselho Pedagógico Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2023/01/06 - Atual Interior + - Comunidades Rurais do Interior e de Montanha
PRR-C05-i03-I-000233
Investigador responsável
Governo da República Portuguesa, Portugal
Governo da República Portuguesa
Em curso
2021/02/12 - 2023/06/30 Link Me Up - 1000 ideias - Sistema de Apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Concluído
2018/01 - 2022/12/31 REINOVA SI - Re-industrialização do setor agroalimentar – Sustentabilidade e Inovação
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Incubadora D. Dinis, Portugal

ITACyL - Instituto Tecnológico Agrario de Castilla y León, Espanha

Asociación Empresarial Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario “Extremadura”, Espanha

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio , Portugal

VITARTIS, Asociación de la Industria Alimentaria de Castilla y León, Espanha

Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Badajoz, Espanha

Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Portugal

Cámara Oficial de Comercio, Industria y Servicios de Valladolid, Espanha

InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Portugal

CATAA - Associação Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar de Castelo Branco, Portugal
European Regional Development Fund
Concluído
2018/01 - 2021/09/19 Re-Habitar el Barrio: Procesos de Transformación y Empoderamiento entre Universidad-Escuela-Sociedad a través de Prácticas Artísticas
Investigador
Universitat de les Illes Balears, Espanha
MINECO/AEI/FEDER, UE
Concluído
2017/09/22 - 2019/09/30 Ordo Christi - Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo (séc. XV e XVI)
SAICT-POL/23684/2016
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/09/27 - 2019/09/27 Dermobio – Desenvolvimento de aplicações dermobiotecnológicas com base nos Recursos Naturais da Região das Beiras e Serra da Estrela
SAICT-POL/23925/2016
Investigador
Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/01 - 2019/09/12 Promoção e Valorização de Azeites de Montanha
CENTRO-01-0246-FEDER-000004
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, Portugal

Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, Portugal
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Concluído
2016/11 - 2019/09 REINOVA - Reindustrialização, empreendedorismo e inovação nos setores produtivos tradicionais
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, Portugal

Cámara de Comercio de Badajoz, Espanha

OPEN – Associação para Oportunidades Específicas de Negócio , Portugal

Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, Portugal

VITARTIS, Asociación de la Industria Alimentaria de Castilla y León, Espanha

Centro Tecnológico Agroalimentario de Extremadura, Espanha

IDDNET, associação para a promoção do empreendedorismo e da inovação, Portugal

ITACyL - Instituto Tecnológico Agrario de Castilla y León, Espanha
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Concluído
2009/01/01 - 2012/05/31 La letra como Signo de Identidad Visual Corporativa. Codificación y descodificación visual del sistema de identidad
SFRH/BD/48004/2008
Bolseiro de Doutoramento
Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/01 - 2008/12 Educação para os media na Região de Castelo Branco
Investigador
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia e Jornal Reconquista
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2023/05/01 - 2023/10/31 Plano Estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE
Desenvolvimento técnico
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Portugal
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Raposo, Daniel; Correia, Ricardo; Ribeiro, Rogério; Neves, João. "Brand Marks' performance in digital media". Trabalho apresentado em 14th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2023) and the Affiliated Conferences, San Franciso, 2023.
    Publicado • 10.54941/ahfe1003531
  2. Neves, João; Moreira da Silva, Fernando; Raposo, Daniel; Silva, Jose Gago da. "Principles of development and evaluation of pictograms". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2022), New York City, 2022.
    Publicado • 10.54941/ahfe1001986
  3. Ribeiro, Rogério; Raposo, Daniel; Almendra, Rita; Neves, João Vasco Matos. Autor correspondente: Ribeiro, Rogério. "Using Diagrams to Explain Brand Concepts and Implement Visual Identities". 2022.
    Publicado • 10.54941/ahfe1002032
  4. Daniel Raposo; Fernando Moreira Da Silva; Ricardo Correia; Rogério Ribeiro; João Neves; Jose Silva; Raposo, Daniel; et al. "Brand Marks examination. Empirical study of graphic parts in their relation to contrast, recognition, and memorization". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2022), New York, 2022.
    Publicado • 10.54941/AHFE1001985
  5. Martins, Nuno; Pereira, Leonardo; Brandao, Daniel; Raposo, Daniel; Neves, Joao; Silva, Jose. "Craft Academy Design of an e-learning solution for the handicrafts' industries preservation". Trabalho apresentado em 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Chaves, 2021.
    Publicado • 10.23919/cisti52073.2021.9476456
  6. Paiva, Teresa; Silva, Ricardo J. Nunes da; Neves, João Vasco; Ramos, Elsa; Raposo, Daniel; CASTILHO, Luísa; DESTERRO, Teresa. "Territorial marketing as a mean of regional valorisation and development, based on religious tourism ¿ the Ordo Christi case". Portsmouth, 2019.
    Publicado
  7. Ramos, Elsa; Paiva, Teresa; Neves, João; Martins, Daniel; Silva, Ricardo; Castilho, Luísa; Desterro, Teresa; Rodrigues, Joana. "O marketing turístico como ferramenta para a valorização do território: o caso do Projeto Ordo Christi". Trabalho apresentado em Journal of Tourism and Heritage Research, 2018.
  8. Ricardo, Silva; Pinho, Joana; Serrão, V; Desterro, Teresa; Neves, João; Raposo, Daniel; Castilho, Maria Luísa; et al. "Os contributos do Projeto ORDO CHRISTI para conhecimento e divulgação do património na Beira Interior". Trabalho apresentado em I Encontro de Património, Educação e Cultura (EPEC'#1), Castelo Branco, 2018.
    Publicado
  9. Martins, Daniel. "Cultura, patrimonio y memoria". Trabalho apresentado em Primer Congreso de Diseño Gráfico: Marcas Gráficas de Identidad Corporativa, 2016.
    Publicado
  10. Martins, Daniel. "La escala de iconicidad en el ámbito de las marcas gráficas". 2016.
  11. Martins, Daniel. "Metamorfosis". 2016.
  12. Martins, Daniel. "O Novo Paradigma do Design na Era Pós-Industrial e o Reflexo na Prática do Designer no Âmbito Cultural". 2015.
  13. Martins, Daniel. "A Gestão de Identidade Visual para a Eficácia da Comunicação: Unidade Local de Saúde de Castelo Branco". 2015.
  14. Martins, Daniel. "Positive Design". 2015.
    10.1002/ASI.21130
  15. Martins, Daniel. "Dynamics on Brand Design and Communication". 2014.
  16. Daniel Raposo. "The graphic speech of the Brand". 2014.
    10.5151/despro-icdhs2014-0063
Artigo em revista
  1. Machado, Filipe; Duarte, Nelson; Amaral, Antonio; Araujo, Madalena. "INDUSTRY 5.0: A SUSTAINABILITY BOOSTER?". International Conference on Production Economics and Project Evaluation (icopev) (2023): https://publons.com/wos-op/publon/56461203/.
    10.53681/2023.L03/03
  2. Silva-Gago, Jose; Raposo-Martín, Daniel; Díaz-Gómez, Maravillas; Berbel-Gómez, Noemy. "Cartografía visual: creación de narrativas visuales colaborativas a partir de conexiones acerca del barrio Nou Llevant-Soledat Sud de Palma". Arte, Individuo y Sociedad 34 1 (2022): 275-293. http://dx.doi.org/10.5209/aris.73851.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5209/aris.73851
  3. Desterro, Maria; Ramos,Elsa; Elsa Ramos, Ricardo Silva, Luisa Castilho, Teresa Desterro, Joana Rodrigues; Paiva, Teresa; Neves, João Vasco Matos; Raposo, Daniel; Silva, Ricardo; Castilho, Luisa; Rodrigues, Joana. "Tourism marketing as a tool for the valorization of the territory: the case of the Ordo Christi Project". Journal of Tourism and Heritage Research. 2 4 (2019): 404-420.
    Publicado
  4. Neves, João Vasco Matos; Raposo, Daniel; Jose Siva. "User and Mobility: The Contribution of Information and Guidance Systems Design for the Knowledge of the Territory". Convergências - Revista de Investigação e Ensino das Artes 10 19 (2017): http://convergencias.esart.ipcb.pt/?p=article&id=269.
    Publicado
  5. Martins, Daniel. "Análise da implementação do ensino de Bolonha na área do design". Revista Convergências (2009):
  6. Martins, Daniel. "Codificación y decodificación visual de la tipografía corporativa". Revista Grafema (2009):
  7. Martins, Daniel. "Codificación y decodificación visual de la letra en el Sistema de Identidad Corporativa". I+Diseño: Revista internacional de investigación, innovación y desarrollo en diseño (2009):
  8. Martins, Daniel. "Da Marca Gráfica aos Sistemas de Identidade Visual Corporativa". Revista Convergências (2009):
  9. Martins, Daniel. "O espírito Deutsche Werkbund na Identidade Corporativa do século XXI". Revista Convergências (2008):
Capítulo de livro
  1. Ânia Loureiro; Nuno Martins; Leonardo Pereira; Daniel Brandão; Daniel Raposo. "Evaluation of the Design and Usability of the Digital Repositories of the Universities of Porto and Minho (PT), Yale (USA) and Melbourne (AU)". In Perspectives on Design and Digital Communication IV, editado por Nuno Duarte Martins; Daniel Brandão, 53-71. Cham, Suazilândia: Springer, 2024.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-41770-2_4
  2. Vasconcelos, João; Martins, Nuno; Brandão, Daniel; Pereira, Leonardo; Raposo, Daniel. "Redesigning the Visual Identity of Non-profit Organizations: The Case Study of Escola Oficina". In Communication Design and Branding, editado por Nuno Duarte Martins; Daniel Raposo Martins, 57-76. Cham, Suazilândia: Springer Nature Switzerland, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-35385-7_4
  3. Martins, Lara; Martins, Nuno; Pereira, Leonardo; Raposo, Daniel. "Exploring Racial Diversity in Fashion Brand Advertising: An Instagram-Based Study of Three Prominent Brands". In Communication Design and Branding, editado por Nuno Duarte Martins; Daniel Raposo Martins, 123-137. Cham, Suazilândia: Springer Nature Switzerland, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-35385-7_7
  4. Vieira, Alice; Brandão, João; Raposo, Daniel; Martins, Nuno. "Principles for the Design of Brand Marks". In Communication Design and Branding, editado por Nuno Duarte Martins; Daniel Raposo Martins, 27-39. Cham, Suazilândia: Springer Nature Switzerland, 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-35385-7_2
  5. Daniel Raposo; Fernando Oliveira; Catarina Lélis. "The Relevance of Communication Design and the Undeniable Power of Brands". In Developments in Design Research and Practice., editado por Emília Duarte; Carlos Rosa, 3-10. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-86596-2_1
  6. José Gago da Silva; Rita Assoreira Almendra; Navarro Marques, Tiago; Raposo, Daniel; João Neves. "Enveloping a day ¿ Persona visual mapping". In Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies. AHFE (2022) International Conference, editado por Raposo, Daniel; Nuno Duarte Martins; Daniel Brandão, 202-210. ONLINE, Estados Unidos: AHFE INTERNATIONAL, 2022.
    Publicado • http://doi.org/10.54941/ahfe1001390
  7. Raposo, Daniel; Silva, José; Berbel, Noemy; Diaz, Maravillas; Neves, João; Martins, Nuno; Brandão, Daniel. "A Brand Argument Driven Through Art and Schematics. Designing New Perspectives to Transform and Empower the Neighborhood". In Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2021, editado por Francisco Rebelo, 57-69. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-79760-7_8
  8. Neves, João; da Silva, Fernando Moreira; Raposo, Daniel; Silva, José; Ribeiro, Rogério; Correia, Ricardo. "Guidance and Public Information Systems: Diagnosis and Harmonization of Tourist Signage". In Advances in Creativity, Innovation, Entrepreneurship and Communication of Design, editado por Markopoulos E.; Amic G. Ho; Luximon Y., 466-473. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-80094-9_55
  9. Silva, Jose; Raposo, Daniel; Neves, João; Almendra, Rita; Brandão, Daniel; Martins, Nuno. "Narrative Benchmarking in Scenario Assessments for Digital Design". In Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, editado por Francisco Rebelo, 3-9. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-79760-7_1
  10. Silva, José; Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, Fernando; Ribeiro, Rogério; Fernandes, Maria Eduarda. "Gamification in Communicating the Concept of Circular Economy - A Design Approach". In Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2021. Lecture Notes in Networks and Systems, editado por Francisco Rebelo, 10-17. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-79760-7_2
  11. Raposo, Daniel; da Silva, Fernando Moreira; Neves, João; Silva, José; Ribeiro, Rogério; Correia, Ricardo. "Brand Marks Analysis. Criteria and Evaluation Components to an Analysis Tool". In Advances in Creativity, Innovation, Entrepreneurship and Communication of Design, editado por Evangelos Markopoulos; Ravindra S. Goonetilleke; Amic G. Ho; Yan Luximon, 441-451. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-80094-9_52
  12. Raposo, Daniel. "Potenciar el barrio a través del arte.". In Experiencias artísticas comunitarias em Educación. Creando vínculos escuela, universidad y sociedad., editado por Berbel, Noemy; Magdalena, Jaume; Riaño, Maria Elena; Murillo, Adolf; Diaz, Maravillas, 126-131. Madrid, Espanha: Ediciones Morata S.L., 2021.
    Publicado
  13. Neves, João; Silva, Ricardo; Raposo, Daniel; Silva, José; Martins, Nuno; Brandão, Daniel. "Design and Communication for the Territory: Promotion and Enhancement of Heritage Based on Tourist Routes". In Lecture Notes in Networks and Systems, editado por Francisco Rebelo, 79-86. Cham: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-79760-7_10
  14. Santos, Emílio; Raposo, Daniel. "Brand Models: A Comparative Study on Brand Creation and Management". In Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies, editado por Daniel Raposo; Nuno Martins; Daniel Brandão, 104-110. Cham, Estados Unidos: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-80415-2_13
  15. Oliveira, Daniela; Neves, João; Raposo, Daniel; Silva, José. "Synthesis Models of Project and Design Methodologies Applied in Research Projects in Communication Design". In Perspectives on Design and Digital Communication II, editado por Nuno Martins; Daniel Brandão; Fernando Moreira da Silva, 163-177. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-75867-7_11
  16. Veríssimo, Fátima; Raposo, Daniel; Barradas, Vera; Neves, João; Silva, José; Martins, Nuno; Brandão, Daniel. "A Checklist Proposal to Evaluate the Quality of University Websites". In Advances in Design and Digital Communication II. DIGICOM 2021. Springer Series in Design and Innovation, editado por Nuno Martins; Daniel Brandão, 134-145. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-89735-2_12
  17. Silva, Jose; Martins, Nuno; Raposo, Daniel; Brandao, Daniel; Neves, Joao; Almendra, Rita. "The Role of Visual Curation as a Contribution to the Development of Interfaces Between Academia and Business". In Design for Ergonomics, editado por Nuno Duarte Martins; Daniel Brandão, 365-372. Cham, Suiça: Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-89735-2_30
  18. Oliveira, Daniela; Silva, Jose; Neves, Joao; Raposo, Daniel. "Research Project in Communication Design: Development of a Management Model". In Design for Ergonomics, editado por Nuno Duarte Martins; Daniel Brandão, 677-688. Cham, Suiça: Springer, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-89735-2_55
  19. João Brandão; Ricardo Maia Pestana; Raposo, Daniel. "Brand Identity in Motion. Structural Models of Brand Identity on TV Opening Credits". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 136-146. Cham, Suiça: Springer, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20227-9_13
  20. Daniel Raposo; Rogério Ribeiro; Mariana Amaral; Fernando Moreira da Silva; Juan Ramón Martin Sanromán; Raposo, Daniel; Ribeiro, Rogério; et al. "The Brand Mark Competitors Map as Visual Research Tool. Using Graphic and Symbolic Data in the Brand Visual Identity Project". In Advances in Ergonomics in Design. AHFE 2019., editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 91-102. Cham, Suiça: Springer, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20227-9_9
  21. Silva, Jose; Raposo, Daniel; Neves, João; da Silva, Fernando Moreira. "Visual Storytelling - Creative Strategy of Visual Clues Promoted by Archetypal Images". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 287-295. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20227-9_26
  22. Neves, João; da Silva, Fernando Moreira; Raposo, Daniel; Silva, José. "Contribution of Visual Ergonomics to a Holistic View of the Symbols Applied in Touristic and Cultural Signage: The Portuguese Case". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 48-56. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20227-9_5
  23. Raposo, Daniel; Neves, João; de Fátima Peres, Maria; Paiva, Teresa; Amaral, Mariana; Silva, José; da Silva, Fernando Moreira. "Visual Identity Design as a Cultural Interface of a Territory". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 65-72. Cham, Estados Unidos: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-51038-1_10
  24. Daniel Raposo; Fernando Oliveira; Luís Farinha; Raposo, Daniel; Oliveira, Fernando; Farinha, Luís. "From Identity Into Brand Visual Identity". In Finding and Defining the Intangible Brand DNA, editado por Daniel Raposo; Luís Farinha; Martins, Daniel Raposo, 66-85. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-3628-5.ch005
  25. Silva, Jose; Raposo, Daniel; Neves, João; Ribeiro, Rogério; Marto, Isabel; Silva, Fernando. "Innovation in Traditional Productive Sectors - Visual Curation in Design". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 73-82. Cham, Estados Unidos: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-51038-1_11
  26. Martins, Daniel; José Siva; João Neves. "Visual Diagnostic Strategy: Design Learning Strategy". In Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles, editado por Daniel Raposo; Luís Farinha, 227-287. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI-Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-3628-5.ch019
  27. Neves, João; Almeida, Celestino; Santos, Domingos; Raposo, Daniel. "Promotion and Valorization of the International Tagus Natural Park: A Projectual Approach to Holistic Design". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 103-109. Cham, Estados Unidos: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-51038-1_15
  28. Oliveira, Daniela; Neves, João; Raposo, Daniel; Silva, José. "Research Project Management in Communication Design: Design Methodology Applied to Communication Design Research". In Springer Series in Design and Innovation, editado por Daniel Raposo; João Neves; José Silva; Luísa Correia Castilho; Rui Dias; Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 79-93. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-55700-3_6
  29. Brandão, Daniel; Silva, Bruno; Martins, Nuno; Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, José. "The Potential of Narrative Devices in a Video Promoting the Use of an Ambarscience Didactic Toy in Classrooms". In Advances in Design, Music and Arts 7th Meeting of Research in Music, Arts and Design, EIMAD 2020, May 14–15, 2020, editado por Daniel Raposo; João Neves; José Silva; Luísa Correia Castilho; Rui Dias, 177-193. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-55700-3_13
  30. Martins, Nuno; Lemos, Mariana; Brandão, Daniel; Raposo, Daniel; Neves, João; Silva, José. "Lexus Used-Vehicle Online Platform: Comparative Analysis of Major Competing Brands Websites". In Springer Series in Design and Innovation, editado por Daniel Raposo; João Neves; José Silva, 243-255. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-55700-3_17
  31. Oliveira, Daniela; Raposo, Daniel; Silva, José; Neves, João. "Visual Representation of Design Process: Research Projects in Communication Design". In Advances in Design and Digital Communication, editado por Nuno Martins; Daniel Brandão, 602-613. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-61671-7_56
  32. Raposo, Daniel. "Comunicar Visualmente". In Comunicar Visualmente. El Diseño Gráfico de la Marca., editado por Raposo, Daniel, 34-59. Madrid, Espanha: Experimenta, 2020.
    Publicado
  33. Raposo, Daniel. "Elogio a la simplicidad de la forma". In Comunicar Visualmente. El Diseño Gráfico de la Marca, editado por Raposo, Daniel, 208-227. Madrid, Espanha: Experimenta, 2020.
    Publicado
  34. Raposo, Daniel. "Design e comunicação para o território: Promoção e valorização do património a partir de rotas turísticas.". In Património artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e Tejo, sécs. XV e XVI, editado por Neves, João Vasco; Ricardo Silva, 153-170. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2020.
    Publicado
  35. Raposo, Daniel; Laginha, Catarina; Neves, João; Silva, José; da Silva, Fernando Moreira. "Methodology of Analysis of Brand Visual Identity of Food Products: Comprehension and Valuation of Graphic Signs". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 188-203. New York, Estados Unidos: Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-20227-9_18
  36. Ribeiro, Emílio; Raposo, Daniel; Menezes, Marizilda. "From the Genesis to the Project Result: The Success of Design for Place Branding also Depends on the Modality of Contracting". In Springer Series in Design and Innovation, editado por Daniel Raposo; João Neves; Jose Silva, 137-159. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-32415-5_11
  37. Barradas, Vera; Durán, María Victoria Carrillo; Raposo, Daniel. "The Creation of Brands in the Online Experience: A Study About the Brand Image of Childrens Clothing". In Springer Series in Design and Innovation, editado por Daniel Raposo; João Neves; José Silva, 161-174. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2019.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-32415-5_12
  38. Daniel Raposo; João Neves; Amaral, Mariana. "Comunicação dos Azeites de Montanha". In Desenvolvimento e Inovação de um produto endógeno. O caso dos Azeites de Montanha, editado por Fátima Peres; Teresa Paiva; Daniel Raposo, 118-148. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco; Instituto Politécnico da Guarda; Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela; Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, 2019.
    Publicado
  39. Raposo, Daniel. "Da Identidade à Comunicação do Projeto “Promoção e Valorização de Azeites de Montanha”". In Desenvolvimento e Inovação de um produto endógeno - o caso dos Azeites de Montanha, editado por Maria de Fátima Peres; Teresa Paiva; Raposo, Daniel, 119-129. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2019.
    Publicado
  40. Raposo, Daniel. "Definir a Identidade e Comunicar a Marca Azeites de Montanha". In Desenvolvimento e Inovação de um produto endógeno - o caso dos Azeites de Montanha, editado por Maria de Fátima Peres; Teresa Paiva; Raposo, Daniel, 130-148. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2019.
    Publicado
  41. Neves, João Vasco Matos; Raposo, Daniel; Ribeiro, Rogério; Silva, Jose. "A Marca enquanto projeto de Design Global: contributos para a investigação através do projeto". In Visualmente, editado por Raposo, Daniel; Neves, João Vasco Matos; Silva, Jose, 8-31. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2019.
    Publicado
  42. Desterro, Maria; Paiva, Teresa; Silva, Ricardo; Neves, João; Raposo, Daniel; Ramos, Elsa; Castilho,Luisa; Rodrigues Joana. "Uma estratégia de marketing territorial como base para a promoção do património religioso.". In XXIX Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, 198-219. Osuna, Espanha, 2019.
    Publicado
  43. Martins, Daniel; Martin-Sanroman, Juan-Ramon; Suarez Carballo, Fernando; Galindo Rubio, Fernando; Raposo, Daniel. "Aesthetics, Usability, and the Digital Divide. An Approach to Beauty, UX, and Subjective Well-Being". In The Routledge Handbook of Positive Communication, editado por José Antonio Muñiz-Velázquez; Cristina M. Pulido, 286-294. Abingdon, Reino Unido: Routledge, 2018.
    Publicado
  44. Neves, J.; Da Silva, F.M.; Raposo, Daniel; Silva, J.. "Ergonomics and warning design: Standardization of graphical symbols for safety signs". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 233-240. New York, Estados Unidos: Springer, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-60582-1_23
  45. Silva, J.; Silva, F.; Raposo, D.; Neves, J.. "Drawing as reasoning tool in UX design - Doodling and drawing as foundation for project planning". editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 807-812. New York, Estados Unidos: Springer, 2018.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-60582-1_81
  46. Raposo, Daniel; da Silva, Fernando Moreira; Neves, João; Silva, José. "Clarifying the Concept of Corporate Identity: From a Collective Vision to Cultural Interface". In Advances in Intelligent Systems and Computing, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 600-609. Cham, Suiça: Springer International Publishing, 2017.
    Publicado • 10.1007/978-3-319-60582-1_60
  47. Raposo, Daniel. "Are We Ready? O ensino do design na Era da Experiência Digital.". In Investigação e Ensino em Design e Música I, editado por Raposo, Daniel; João Vasco Matos Neves; Francisco Pinho; José Miguel Gago da Silva, 67-71. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2017.
    Publicado
  48. Raposo, Daniel. "Marcas Glocais. O Global com Estratégia Loca". In Investigação e Ensino em Design e Música I, editado por João Vasco Matos Neves; Francisco Pinho; José Miguel Gago da Silva, 87-96. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2017.
    Publicado
  49. Raposo, Daniel. "Place Branding Para Cidades Patrimônio Cultural Da Humanidade". In Investigação e Ensino em Design e Música I, editado por João Vasco Matos Neves; Francisco Pinho; José Miguel Gago da Silva, 97-104. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2017.
    Publicado
  50. Raposo, Daniel. "The Brand as The Interface Between Business and Stakeholders. Different Perspectives On Brand Architecture". In Investigação e Ensino em Design e Música I, editado por Raposo, Daniel; João Vasco Matos Neves; Francisco Pinho; José Miguel Gago da Silva, 105-113. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2017.
    Publicado
  51. Raposo, Daniel. "Símbolos Gráficos para Informação Pública. Conceitos e vocabulário para uso técnico". In Investigação e Ensino em Design e Música I, editado por Raposo, Daniel; João Vasco Matos Neves, 114-127. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2017.
    Publicado
  52. Raposo, Daniel. "Persona Diagnostic, a Mosaic Approach. Diagnostic Learning Module in Mobile App Design". In Investigação e Ensino em Design e Música I, editado por Raposo, Daniel; Neves, João Vasco Matos, 157-161. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB, 2017.
    Publicado
  53. Neves, Jo{\~a. "Ergonomics and Information Design". In Design, Standardization and Uniformization of Graphical Symbols for Public Information. 2016.
    10.1007/978-3-319-41983-1_56
  54. Raposo, Daniel; Neves, Jo{\~a. "The Contribute of Graphic Style and Connotations to Memorability of Brand Marks from Agri-Food Sector". editado por Rebelo, Francisco; Soares, Marcelo, 651-663. Springer International Publishing, 2016.
    10.1007/978-3-319-41983-1_59
  55. Raposo, D.; da Silva, F.M.. "Communication Efficiency and Inclusiveness in the Corporate Visual Identity". In Ergonomics in Design Methods and Techniques, editado por Francisco Rebelo; Marcelo Soares, 73-89. Boca Raton, Florida, Estados Unidos: CRC Press, 2016.
    Publicado • 10.1201/9781315367668-6
  56. Martins, Daniel. "Graphic design as a user-centered interface". 2014.
  57. Martins, Daniel. "Perceptive and Ergonomics concerns in Corporate Visual Identity". 2012.
  58. Raposo, Daniel. "La tipografía como signo de Identidad Visual Corporativa". In Ver, ouvir e sentir letras, editado por Eduardo Herrera Fernández; Leire Fernández Iñurritegui, 115-154. Bilbao, Espanha: Facultad de Bellas Artes - Universidad del PaÌs Vasco, 2008.
    Publicado
Edição de livro
  1. Martins, Daniel. Perspectives on Design III. Research, Education and Practice. Cham, Suazilândia: Springer. 2024.
    Publicado • Editor
  2. Raposo, Daniel. Communication Design and Branding. A Multidisciplinary Approach. Cham, Suiça: Springer Nature Switzerland. 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-35385-7 • Editor
  3. Fonte, Pedro; Martins, Nuno; Raposo, Daniel; Pereira, Leonardo. Dynamic Visual Identities: Fundamental Principles of Their Design. Cham, Suazilândia: Springer Nature Switzerland. 2023.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-35385-7_3
  4. Raposo, Daniel. Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies. Estados Unidos: AHFE (2023) International. 2023.
    Publicado • http://doi.org/10.54941/ahfe1003986 • Editor
  5. Raposo, Daniel; Nuno Martins; Daniel Brandão. Proceedings of the AHFE 2023 Conference on Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies. New York, Estados Unidos: AHFE International,. 2023.
    Publicado • Editor
  6. Raposo, Daniel. Investigação e Ensino em Design e Música III. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB. 2022.
    Publicado • 10.53681/2022.I02/02 • Editor
  7. Raposo, Daniel. Advances in Design, Music and Arts II 8th International Meeting of Research in Music, Arts and Design, EIMAD 2022, July 7–9, 2022. Cham, Suiça: Springer International Publishing. 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-031-09659-4 • Editor
  8. Martins, Daniel; Daniel Raposo Martins. Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies. New York, Estados Unidos: AHFE International. 2022.
    Publicado • 10.54941/ahfe1001364 • Editor
  9. Martins, Daniel. Perspectives on Design II. Research, Education and Practice. Cham, Suazilândia: Springer International Publishing. 2022.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-79879-6 • Editor
  10. Raposo, Daniel. Design, Visual Communication and Branding. Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2022.
    Publicado • Editor
  11. Martins, Daniel. Advances in Design, Music and Arts. 7th Meeting of Research in Music, Arts and Design, EIMAD 2020, May 14–15, 2020. Cham, Suiça: Springer. 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-55700-3 • Editor
  12. Raposo, Daniel. Advances in Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies. Cham, Estados Unidos: Springer International Publishing. 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-80415-2 • Editor
  13. Raposo, Daniel. Perspectives on Design and Digital Communication. Cham, Suiça: Springer International Publishing. 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-49647-0 • Editor
  14. Raposo, Daniel; Fernando Oliveira. O 5º Elemento nas Marcas. Lisboa, Portugal: Fless. 2021.
    Publicado
  15. Raposo, Daniel. REiNOVA Agro-Food Innovation. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2021.
    Publicado • Editor
  16. Martins, Daniel. Handbook of Research on Driving Industrial Competitiveness With Innovative Design Principles. Hershey, PA, Estados Unidos: IGI Global. 2020.
    Publicado • Editor
  17. Martins, Daniel; Raposo, Daniel. Perspective on Design. Research, Education and Practice. Cham, Suiça: Springer International Publishing. 2020.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-32415-5 • Editor
  18. Raposo, Daniel. Comunicar Visualmente. El Diseño Gráfico de la Marca. Madrid, Espanha: Experimenta. 2020.
    Publicado • Editor
  19. Raposo, Daniel. Desenvolvimento e Inovação de um produto endógeno - o caso dos Azeites de Montanha.. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB. 2020.
    Publicado • Editor
  20. Raposo, Daniel. Investigação e Ensino em Design e Música II. Castelo Branco, Portugal: Instituto Politécnico de Castelo Branco. 2020.
    Publicado • Editor
  21. Raposo, Daniel; Martins, Daniel. Communicating Visually: The Graphic Design of the Brand (Paperback). Newcastle upon Tyne, Reino Unido: Cambridge Scholars Publishing. 2019.
    Publicado • Editor
  22. Daniel Raoso. Investigação e Ensino em Design e Música I. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB. 2017.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Neves, João Vasco Matos; Almeida, Celestino; Raposo, Daniel; Santos, Domingos. Livro Oficial do Parque Natural do Tejo Internacional. Castelo Branco, Portugal. 2019.
    Publicado
  2. Ribeiro, Rogério; Silva, Jose; Raposo, Daniel; Neves, João Vasco Matos. Reinova, Re-industrialização, Empreendedorismo e Inovação nos setores produtivos tradicionais. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB. 2019.
    Publicado
  3. Neves, João Vasco Matos; Almeida, Celestino; Raposo, Daniel; Santos, Domingos. Autor correspondente: Neves, João Vasco Matos. Tejo Internacional - Guia de Visita. Castelo Branco, Portugal. 2019.
    Publicado
  4. Raposo, Daniel; Joan Costa Solà-Segalés. La rebelión de la Letra. Tipografía, caligrafía, lettering, graffiti, tipovisión, arte y humor.. Barcelona, Espanha: Joan Costa Institute / Costa Punto Com. 2013.
    Publicado
  5. Raposo, Daniel. Livro de Atas do IV Encontro de Tipografia - Do Inscrito ao Escrito.. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB. 2013.
    Publicado • Editor
  6. Martins, Daniel; Joan Costa Solà-Segalés. A rebelião dos signos. A alma da letra. Lisboa, Portugal: Dinalivro. 2010.
    Publicado
  7. Martins, Daniel. La rebelión de los signos. El alma de la letra. Buenos Aires, Argentina: La Crujía. 2008.
    Publicado
  8. Raposo, Daniel. Design de Identidade e Imagem Corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativa.. Castelo Branco, Portugal: Edições IPCB. 2008.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Silva, Ricardo; Vasco, João; Martins, Daniel; Castilho, Luísa; Pinho, Joana; Desterro, Teresa; Paiva, Teresa; Ramos, Elsa; Rodrigues, Joana. "Projeto ORDO CHRISTI: Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo (séc. XV e XVI)". Trabalho apresentado em I Encontro de Património, Educação e Cultura, Castelo Branco, 2018.
Tese / Dissertação
  1. Araújo, Taiane Silva. "A internacionalização de uma marca portuguesa : caso de estudo da Fio da Beira no Panamá". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6697.
  2. Costa, Laura Pinto da. "Comunicação de produtos alimentares : no âmbito da Inovcluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6690.
  3. Costa, Paulo José Ferreira da. "Design de comunicação transmedia de jogos e brinquedos : estudo de casos da marca Science Track". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6696.
  4. Martinho, Cristiana de Oliveira. "Estratégias de comunicação de jogos e brinquedos : estudo de casos na marca Science Track". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6695.
  5. Martins, Sara Filipa Franco. "Identidade visual corporativa e estratégia de comunicação em pequenas e médias empresas agroalimentares : o caso de estudo Rui Simeão Tavira Sal". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6691.
  6. Freitas, Pedro André Guerreiro de. "Grafismo de identidade televisiva : o caso de estudo da Rádio e Televisão de Portugal 1". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6537.
  7. Correia, Ricardo Andrade Lopes. "Da identidade ao branding : caso de estudo Aromas do Valado". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.11/6820.
  8. Costa, Marina Anacleto. "A ilustração editorial em suportes digitais : narrativas ilustradas em livros infantis". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6130.
  9. Vieira, Adriana Raquel Gomes. "O contributo do design gráfico para a comunicação integrada em meio hospitalar : caso de estudo Hospital Particular do Algarve". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6259.
  10. Laginha, Catarina Alexandra Trindade. "A identidade visual em produtos alimentares". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.11/6253.
  11. Amaral, Mariana Martins. "A gestão de identidade visual para a melhoria da comunicação : o caso de estudo Unidade Local de Saúde de Castelo Branco". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.11/5596.
  12. Seabra, Margarida Maria Ortigão Ramos. "A coerência gráfica do design de comunicação da identidade visual". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13876.
  13. Barbosa, Susana Alexandra de Ascensão. "O cartaz serigráfico". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5245.
  14. Pacheco, André Filipe Diogo. "O Design, a Gestão e a Comunicação da Marca: Caso de estudo spryou". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5223.
  15. Gil, Vítor José Pinheiro. "Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais : estudo de casos em contexto de estágio". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10400.11/5328.
  16. Jacinto, Fátima Catarina Gonçalves. "A marca no contexto das PMEs : estudo de casos no setor alimentar". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2876.
  17. Freire, Diana Carolina Santos. "Design e redesign da identidade visual corporativa : estágio na empresa One to Four". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/2949.
  18. Mingatos, Ana Patrícia Sousa. "Posicionamento gráfico e gestão de marca: o caso de estudo SIRO". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.11/3176.
  19. Pinheiro, Ana Catarina Almeida. "O contributo do design para a imagem corporativa das IPSS's". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10747.
  20. Ferreira, Tânia Alexandra Gonçalves. "Fases de projeto de identidade visual corporativa: casos de estudo em contexto de estágio". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2519.
  21. Rosa, Patrícia Raquel Sousa. "Influência da pré-produção na qualidade gráfica de um projeto de design". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2544.
  22. Costa, Daniela Alexandra Gaspar. "Estrutura e flexibilidade do projeto de identidade visual corporativa : a Valamb como caso de estudo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2715.
  23. Afonso, Sofia Margarida Fazenda. "A narrativa da identidade visual corporativa : o projeto MAGISTER". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/3016.
  24. Reis, Sara Pedro dos. "Modelos narrativos aplicados a plataformas móveis : redesenhar o livro clássico de ficção". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2228.
  25. Valério, Sara Catarina Pinto. "O vestuário profissional enquanto elemento de identidade corporativa : um caso prático ao serviço do Centro Hospitalar da Cova da Beira". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2262.
  26. Domingues, Alexandra Rodrigues Barreiros. "Personalidade da marca". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/12249.
  27. Miguel, Paulo Ricardo Cravo. "Identidade corporativa aplicada a um projeto de design". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/12322.
  28. Malta, Ana Sofia Mateus. "O contributo do wayfinding na melhoria da comunicação interna e externa do Centro Hospitalar Cova da Beira". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2348.
  29. Silva, Ema Sofia Rolo da. "Design de experiências de utilizador em aplicações móveis : Herbal Wellness como caso de estudo". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2703.
  30. Simões, Vanessa Raquel dos Santos. "Estratégia de comunicação e orientação do NERCAB". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2704.
  31. Egito, Lorraine Oliveira Tabosa do. "O design de comunicação da identidade cultural da capoeira : estudo de caso em Natal /RN". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2717.
  32. Coelho, Joana Lisa de Oliveira. "Definição da estratégia de identidade visual corporativa e comunicação do produto : caso de estudo Naturalness". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/3061.
  33. Ribeiro, Pedro Miguel Lourenço da Costa. "A comunicação corporativa do município de Tábua". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2214.
  34. Santos, Ana Catarina Figueira. "O contributo da identidade visual corporativa para a eficácia da comunicação : Caso de estudo Centro Hospitalar Cova da Beira". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.11/2264.
  35. Capitão, Marta Rodrigues. "Design de informação : criação de um ambiente expositivo/informativo na Meltagus". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1884.
  36. Salgueiro, Rui Filipe Soares. "A linguagem bi-média no design gráfico: relações entre texto e imagem publicitária no contexto da comunicação corporativa do IPCB". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1768.
  37. Rodrigues, Bruno Filipe Alves. "Design gráfico : a coerência gráfica e semântica de um projeto de identidade visual". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1771.
  38. Henriques, Rita Calado Branco Ponte. "A importância da imagem numa campanha eleitoral". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1887.
  39. Fonseca, Bruno João de Gonçalves e. "Modelo de gestão de identidade corporativa: da teoria à aplicação (Ambial)". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1807.
  40. Silva, Ana Margarida da Luz e. "O poder comunicativo da infografia : património de Portalegre". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.11/1888.
  41. "La letra como signo de identidad visual corporativa. Codificación y descodificación visual del sistema de identidad". Doutoramento, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, 2012. https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/17758?locale=en.
  42. Mendes, Maria Lisete Mousinho Morais Carmona. "Um vinho , uma marca : o contributo do design gráfico para o Vinho do Porto entre 1638 a 1940". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.11/1804.
  43. Martins, Daniel Raposo. "La letra como signo de identidad visual corporativa". Doutoramento, 2012. http://hdl.handle.net/10400.11/1424.
  44. Teixeira, Nádia Miriam Janeiro. "Hierarquia de informação visual e circuitos de leitura. A primeira página dos jornais diários". Mestrado, 2011. http://hdl.handle.net/10400.5/4712.
  45. Martins, Daniel. "Gestão de identidade corporativa: do signo ao código". Mestrado, Universidade de Aveiro, 2005. http://hdl.handle.net/10773/1157.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - Atual Princípios do Design aplicados a Semiótica na Imagética das Marcas: Os Casos de Companhias de Dança de Repertório
Orientador
PhD in Design (Doutoramento)
Universidade Europeia, IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019 - Atual Identidade Visual de uma Região como Elemento Agregador de Municípios. Turismo do Centro de Portugal
Orientador
Phd in Design (Doutoramento)
Universidade Europeia, IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2019 - Atual Interseções entre Design de Comunicação e Marketing na definição de estratégias de comunicação: Case Study no Gato de Bigode, Agência de Design, Marketing e Publicidade.
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018 - Atual O Design Exposto: Desempenhos do Design em contexto expositivo ou museológico
Orientador
PhD in Media Artes (Doutoramento)
Universidade da Beira Interior, Portugal
2016 - Atual Branding versus Rebranding: contributos sobre o pensamento e evolução dos sistemas visuais das marcas contemporâneas
Orientador
Doutoramento em design (Doutoramento)
Universidade Europeia, IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal
2015 - Atual Entre o sentir e o tocar: a (i)materialidade da marca de São Luís do Maranhão – Um caso de estudo em place branding
Orientador
PhD in Design (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2023 - 2024/01/26 A importância do Design de Identidade Digital no reconhecimento de uma marca internacional – JMJ Lisboa 2023
Orientador
Design de Identidade Digital (Master in Digital Identity Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2022 - 2023/12/19 Comunicação de marca de produtos alimentares: Promoção dos produtos Bem Amanhado junto de públicos infantis
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022 - 2023/07/19 Sistemas de Identidade Visual Flexíveis em Instituições Culturais: O Caso do Museu Marítimo de Ílhavo
Orientador
Design de Comunicação (Master in Communication Design) (Mestrado)
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2023/07/18 Design de Identidade Visual: Uma marca hoteleira de turismo rural, de natureza e sustentável
Orientador
Design de Comunicação (Master in Communication Design) (Mestrado)
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal
2022 - 2023/07/14 O design de identidade visual enquanto projeto global e integrado: estudo de casos no Atelier Maurício Vieira
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022 - 2023/07/11 Identidade Visual da Câmara Municipal da Ribeira Brava
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2022 - 2023/02/07 Princípios para o Design de Marcas Gráficas
Orientador
Design de Comunicação (Master in Communication Design) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2021 - 2022/12/14 O Design de Comunicação e o Marketing no Processo de Rebranding da Marca G3
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2020 - 2022/12/14 O Design de Comunicação de âmbito Glocal: uma análise semântica e sintática de marcas alimentares
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021 - 2022/12/13 Design de identidade visual e comunicação estratégica: estágio na empresa Formiginquieta
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021 - 2022/12/12 O contributo do Design de comunicação em Projetos de Sensibilização. Estudo de Caso no Graal
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021 - 2022/12/12 O design como interface Estágio curricular na empresa inCentea M.I
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2020 - 2022/06/21 Identidade Visual de marcas gráficas alimentares. Características das marcas que impactam na perceção visual. Características das marcas que impactam na perceção visual
Orientador
Design de Identidade Digital (Master in Design of Digital Identity) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2021 - 2022/04/21 Usabilidade de Interfaces em Websites de Instituições de Ensino Superior. O redesign do website do Politécnico de Portalegre, em contexto de estágio
Orientador
Design de Identidade Digital (Mestrado)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
2020/10 - 2021/11/19 Design de personagens: Processo de criação na Criative Lemons, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Orientador de André Miguel Birra Almeida
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2020/10 - 2021/11/12 Impacto da Era Digital no Design Editorial - estágio na Design Station
Orientador de Inês Sofia Rodrigues Gonçalves
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021/01 - 2021/09/30 Rebranding & Sustainability: Re-Coffee’s Brand Identity
Orientador de Sara Raquel Mendes Lopes
Design de Comunicação (Master in Communication Design) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2020/10 - 2021/09/24 Gestão de Design de Comunicação na estratégia e desenvolvimento organizacional em contexto de Estágio
Orientador de Thales Weber Jardim Alvarenga
Design Gráfico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2019 - 2020/10/01 O design na gestão e comunicação visual de marca: estágio na PortugalRur
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2019 - 2020/07/08 Design de Comunicação na Promoção e Valorização das Áreas Protegidas. Caso de Estudo Parque Natural do Tejo internacional
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2019 - 2020/07/07 The role of graphic elements in brand visual identity communication: Case studies at Hilarious Digital Agency
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2019 - 2020/07/07 Design e Estilo no contexto da Arquitetura de Marca. Estágio na empresa central Lobão
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2019 - 2020/07/07 Desenvolvimento de Aplicações na Construção da Imagem da Marca: Estágio Académico na Koolbrand
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2019 - 2020/05/24 O papel do Design de Comunicação na comunicação de conservas piscícolas: Estágio curricular na Bem Amanhado – Iguarias de Peixe do Rio
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2019/02 - 2019/12/10 Construção e gestão da identidade visual da marca Catalina
Orientador
Design de Comunicação (Master in Communication Design) (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal
2018/10 - 2019/07/30 Da identidade ao branding : caso de estudo Aromas do Valado
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018 - 2019/07/19 A Internacionalização de uma marca portuguesa: Caso de estudo da Fio da Beira do Panamá
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018 - 2019/07/18 Identidade visual corporativa e estratégia de comunicação em pequenas e médias empresas agroalimentares: o caso de estudo Rui Simeão Tavira Sal”
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018/10 - 2019/07/15 Estratégias de comunicação de jogos e brinquedos: estudo de casos na marca Science Track
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018/09 - 2019/07/15 Design de Comunicação Transmedia de Jogos e Brinquedos: Estudo de Casos da Marca Science Track
Orientador
Design Gráfico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2018/09 - 2019/04/11 Grafismo de Identidade Televisiva: O caso de Estudo da Rádio e Televisão de Portugal 1
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2017/09 - 2018/04/27 O contributo do design gráfico para a comunicação integrada em meio hospitalar : caso de estudo Hospital Particular do Algarve
Orientador
Design Gráfico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2017/09 - 2018/04/27 Identidade Visual em Produtos Alimentares: Compreensão e Valorização de Signos Gráficos
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2017/09 - 2018/04/27 A Ilustração Editorial em Suportes Digitais: Narrativas Ilustradas em Livros Infantis
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2017 - 2017/06/16 A Coerência Gráfica no Design e Comunicação da Identidade Visual: Estudo de Casos na Empresa JWT Lisboa
Orientador
Design de Comunicação (Master in Communication Design) (Mestrado)
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal
2016 - 2017/05/17 A gestão de Identidade Visual para a melhoria da comunicação: O Caso de Estudo Unidade Local de Saúde de Castelo Branco
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2015 - 2016/06/16 Identidade e comunicação visual corporativa em meios analógicos e digitais: Estudo de casos em contexto de Estágio
Orientador
Design Gráfico (Master in Graphic Design) (Mestrado)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2014 - 2016 La imagen de las marcas de ropa infantil creadas a través de la experiencia online
Orientador
Doutoramento em Información y Comunicación (Phd in Information and Communication) (Doutoramento)
Universidad de Extremadura - Campus Badajoz, Espanha

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2014 - Atual Membro do Scientific Advisory Board da Conference Track Ergonomics in Design, que presta aconselhamento científico e faz a avaliação double blind peer review dos artigos completos. (2014/09 - 2022/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2022) and the Affiliated Conferences, Estados Unidos
2023/05/02 - 2024/07/31 Member of the organisation of EIMAD'24, 9th International Meeting of Research in Music, Arts and Design (2023/05/02 - 2024/07/31)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2022/09/01 - 2023/07/24 2nd International Conference on Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies (2023/07/20 - 2023/07/24)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2022) and the Affiliated Conferences, Estados Unidos
2021/09/01 - 2022/07/28 2nd International Conference on Human Dynamics and Design for the Development of Contemporary Societies (2022/07/24 - 2022/07/28)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2022) and the Affiliated Conferences, Estados Unidos
2021/09/01 - 2022/07/09 Member of the organisation of EIMAD'22, 8th International Meeting of Research in Music, Arts and Design (2022/07/07 - 2022/07/09)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2021/11/01 - 2022/05 Member of the Scientific Committee of the International Research & Education in Design Conference 2022, REDES2022, evaluating papers in double blind peer review. (2022/05/19 - 2022/05/20)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design, Portugal
2021/05 - 2022/04 Membro da Comissão Científica do VI Congresso Internacional de Branding, tendo feito avaliação de full papers em sistema double blind peer review. (2022/04/27 - 2022/04/30)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil
2019 - 2022 Membro do Scientific Advisory Board da Conference Track Human Factors in Communication of Design, que presta aconselhamento científico e faz a avaliação double blind peer review dos artigos completos. (2019/09 - 2022/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Applied Human Factors and Ergonomics and the Affiliated Conferences, Estados Unidos
2021/09 - 2021/12 Membro da Comissão Científica do LINK 2021, avaliando trabalhos em double blind peer review (2021/12/01 - 2021/12/03)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Auckland University of Technology, Nova Zelândia
2021/03/01 - 2021/11/06 Membro da comissão científica da Digicom - 5th International Conference on Design and Digital Communication, fazedo avaliação de artigos em sistma double blind peer review (2021/11/04 - 2021/11/06)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal

CIESM, Mónaco
2021/09 - 2021/11 Membro da Comissão Científica do Encontro de Tipografia, avaliando trabalhos em double blind peer review (2021/11/25 - 2021/11/27)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
2021/05/01 - 2021/09/25 Membro da Comissão científica da 4th International Conference on Human Systems Engineering and Design: Future Trends and Applications (IHSED 2021), tendo feito avaliação de full papers em sistema double blind peer review. (2021/09/23 - 2021/09/25)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
University of Dubrovnik, Department of Electrical Engineering and Computing, Croácia
2020/09/01 - 2021/07/29 1st International Conference on Human Dynamics for the Development of Contemporary Societies (2021/07/25 - 2021/07/29)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics (AHFE 2022) and the Affiliated Conferences, Estados Unidos
2020/03/01 - 2020/11/07 Membro da comissão científica da Digicom - 4th International Conference on Design and Digital Communication, fazedo avaliação de artigos em sistma double blind peer review (2020/11/05 - 2020/11/07)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal

Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal
2019/09/01 - 2020/05/16 Member of the organisation of EIMAD'20, 7th International Meeting of Research in Music, Arts and Design (2020/05/14 - 2020/05/16)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2020/01/01 - 2020/04/18 Member of the Scientific Committee of the V Congresso Internacional de Marcas/Branding: Propósito, Transparência e Valor de Marca (2020/04/16 - 2020/04/18)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade do Vale do Taquari, Brasil

Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Observatório de Marcas, Brasil
2019/05/01 - 2019/12/31 Membro da Comissão Científica da Senses & Sensibility 2019 (2019/11/27 - 2019/11/29)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Universidade Europeia, IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Portugal

Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2019/05 - 2019/11/23 Membro da Comissão científica da 10º Encontro de Tipografia / 10th Typography Meeting, tendo feito avaliação de full papers em sistema double blind peer review. (2019/11/21 - 2019/11/23)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Escola Superior de Artes e Design, Portugal
2019/05 - 2019/11/15 Membro da Comissão Científica do International Research & Education in Design Conference 2022 — REDES2022, fazendo avaliação de trabalhos em sistema double blind peer review (2019/11/13 - 2019/11/15)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal
2019/03 - 2019/11 Membro da comissão científica da Digicom - 3th International Conference on Design and Digital Communication, fazedo avaliação de artigos em sistma double blind peer review (2019/11/15 - 2019/11/16)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Instituto de Investigação em Design Media e Cultura, Portugal

Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Portugal
2019/01 - 2019/06 ADIM 2019 – Academy for Design Innovation Management International Research Conference 2019 (2019/06/19 - 2019/06/21)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Observatório de Marcas, Brasil
2019/01 - 2019/05/22 Membro da Comissão Científica da 6 edição da sua Conferência Doutoral em Design - DDC’19 (2019/05/22 - 2019/05/24)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto de Arte Design e Empresa Universitário Unidade de Investigação em Design e Comunicação, Portugal
2018/09/01 - 2018/11/17 Membro da Comissão científica do 9º Encontro de Tipografia, avaliando trabalhos em double blind peer review (2018/11/16 - 2018/11/17)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
Instituto Politécnico de Tomar, Portugal
2017/09/01 - 2018/02/24 Membro da organização do 6º EIMAD Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, do IPCB/ESART. (2018/02/22 - 2018/02/24)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2016/09/01 - 2017/02/04 Membro da organização do 5º EIMAD Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design, do IPCB/ESART. (2017/02/02 - 2017/02/04)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2015/09/09 - 2016/02/05 Membro da organização do 4º EIMAD Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, organizado pelo IPCB/ESART. (2016/02/04 - 2016/02/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2016 - 2016 Membro da organização do painel “Design and territorial development” no Regional Helix 2016, organizado pelo CEDER e IPCB e que teve lugar nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho de 2016. (2016/06/29 - 2016/06/30)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2006/01 - 2015/12 Co-responsável pelo design de Identidade Visual e membro da organização do Fórum ESART, organizado anualmente entre 2006 e 2015. (2006 - 2015)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2013/09/01 - 2013/12/20 Membro da organização do 3º EIMAD Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, do IPCB/ESART. (2013/12/19 - 2013/12/20)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2012/09/01 - 2012/12/14 Membro da organização do 2º EIMAD Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, do IPCB/ESART. (2012/12/13 - 2012/12/14)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2011/09/01 - 2011/10/23 Membro da organização do 1º EIMAD Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, do IPCB/ESART. (2011/10/20 - 2011/10/22)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2010 - 2011/10/12 Member of the 6º CIPED - Congresso Internacional de Pesquisa em Design, and is responsible for the Communication Design committee. (2010 - 2011/10/12)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Portugal
2010/01 - 2011/02 Membro do grupo de trabalho I&D Moda, ao nível da coordenação do design do evento Fashion Five. (2011/02/23)
Outro (Coorganizador)
Universidade de Lisboa Faculdade de Arquitectura, Portugal

Universidade da Beira Interior, Portugal

Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal

Universidade do Minho, Portugal
2008/09/01 - 2008/12/06 Responsável pela organização do evento “Reflexos 08 – Mostra de Design de Comunicação, Audiovosuais e Newmedia”, do curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual, que decorreu de 4 a 5 de Dezembro de 2008, compreendendo duas master classes do produtor de cinema Paulo Branco e do designer Alexandre Wollner, entre outras iniciativas. (2008/12/04 - 2008/12/05)
Seminário
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2003 - 2008 Corresponsável pelo design de Identidade Visual e membro da organização do Fórum ESART0 (2003 - 2008)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2006/09/01 - 2007/06/22 Responsável pela organização do evento “Reflexos 07 – Mostra de Design de Comunicação, Audiovosuais e Newmedia” (4 a 18 de Junho) integrado no “Trajectos - Materialização da Arte e da Cultura”, organizado pela ESART de 28 Maio a 22 de Junho. Co-responsável pelo design de Identidade Visual e membro da organização do Trajectos. (2007/05/28 - 2007/06/22)
Simpósio
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2003 - 2006 Coordenou a Identidade Visual do Simpósio da Moda e do Têxtil (2003 - 2006) Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2003 - 2005 Desde 2003, membro da coordenação e gestão de Design do Fórum da Imagem II e III da da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco., sendo autor da Identidade Visual da 2ª edição. (2003 - 2005)
Seminário
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Artes Aplicadas, Portugal
2000 - 2001 Membro da equipa encarregue pela Identidade Visual e promoção dos seminários “DESIGN espaço TEMPO”, na ESTGP. Trabalho conjunto com Sérgio Sá e Rúbio Pereira. Organização e Identidade Visual dos seminários “DESIGN escultor no TEMPO”, na ESTGP. Organização conjunta entre o Núcleo de design e o corpo docente da mesma escola. (2000 - 2001)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal
1999 - 2000 Membro da comissão organizadora do SeriDesign I e II em Portalegre. Coautoria da Identidade Visual da edição de 1999 e responsável na edição de 2000. (1999 - 2000)
Seminário (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2018 - Atual ATypI Conferences Eventos a nível internacional
2015 - Atual ERGOTRIP DESIGN – Design, Ergonomia & Interação Humano- Computador Aveiro
2014 - Atual AHFE – International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics Estados Unidos da América
2011 - Atual EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design Castelo Branco
2011 - Atual Encontro de Tipografia Portugal
2023/07/01 - 2024/04/24 Design Commit '24 – 1st International Conference on Design and Industry CIAUD
2016 - 2021 CIDAG – Conferência Internacional em Design e Artes Gráficas Tomar/Lisboa/Barcelona
2016 - 2021 DIGICOM – Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital Barcelos
2015 - 2020 Senses & Sensibility International Conference Lisboa – IADE /UNIDCOM
2014 - 2020 Congresso Internacional de Marcas/Branding: Propósito, Transparência e Valor de Marca Univates/Brasil
2019/01 - 2019 Responsável científico pela track “Design for communication and branding” do Senses & Sensibility 2019 – UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, IADE, Universidade Europeia. Lisboa
2019 - 2019 ADIM 2019 – Academy for Design Innovation Management International Research Conference 2019 London
2017 - 2019 Conferência Doutoral em Design - DDC Lisboa – IADE /UNIDCOM
2017 - 2018 ICMD – International Conference on Marketing and Design: intersections and challenges Faro
2016 - 2018 UD – Encontro de Doutoramentos em Design Programa Doutoral em Design da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto
2017 - 2017 1st International Food Design and Food Studies Conference Lisboa
2017 - 2017 CIDI2017 – 8º Congresso Internacional de Design da Informação Natal, Brasil
2017 - 2017 ERGODESIGN & USIHC –16° Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador Santa Catarina, Brasil
2016 - 2017 CINM Congresso Internacional de Negócios da Moda, Moda e Tecnologia São Paulo, Brasil
2016 - 2016 Primer Congreso de Diseño Gráfico: marcas gráficas de identidad corporativa San Sebastian, Espanha
2016 - 2016 Regional HELIX Conference 2016 – International Conference on Regional Triple Helix Dynamics Castelo Branco
2015 - 2015 VII Encontro do CIED - II Encontro Internacional Lisboa
2015 - 2015 IDEMi 2015 – IV Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a inovação Santa Catarina, Brasil
2013 - 2015 DESIGNA Covilhã
2014 - 2014 ICDHS – International Committee for Design History and Design Studies - under the theme Tradition, Transition, Trajectories: Major or Minor Influences? Aveiro
2013 - 2013 6º Congresso Internacional de Design da Informação | 5º InfoDesign Brasil | 6º CONGIC Rio de Janeiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2021 - Atual The International Journal of the Image (2154-8560) Common Ground Research Networks
2020 - Atual The Design Journal (1460-6925) Taylor & Francis
2018 - Atual Revista ModaPalavra e-periódico (1982-615x) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Artes (CEART) do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) em Florianópolis, SC, Brasil
2017 - Atual Revista Estudos em Design (1983-196X) Associação Estudos em Design, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
2012 - Atual BrandTrends Journal ( 22378529) Observatório de Marcas da Associação Internacional de Investigadores em Branding
2011 - Atual I+Diseño – Revista internacional de investigación, innovación y desarrollo en diseño (1889-433X) Universidad de Málaga
2009 - Atual Revista Educação Gráfica (2179-7374) Universidade Estadual Paulista
2017 - 2022 Arte, Individuo y Sociedad (1988-2408) Servicio de Publicaciones da Universidad Complutense de Madrid
2020 - 2021 Creativity and Innovation Management Journal (1467-8691) John Wiley & Sons Ltd
2020 - 2021 The International Journal of the Arts in Society (2326-9944) Common Ground Research Networks
2020 - 2021 The Design Principles & Practices Journal Collection (1833-1874) Common Ground Research Networks
2014 - 2014 Journal of Materials and Design (0261-3069) Elsevier
2013 - 2013 Revista Icono14 – Revista de Comunicación y Tecnologías Emergentes (1697-8293) Asociación científica ICONO 14

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2021/05 - Atual Avaliador externo da ANVUR – Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca, Itália
Avaliador
ANVUR – Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca, Itália ANVUR – Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca
2019/05 - 2019/10 Membro do Painel de Avaliação – Arquitetura e Design, Concurso de subvenções de 2019 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) is the national funding agency for science, technology and innovation, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) is the national funding agency for science, technology and innovation
2018/05 - 2018/10 Membro do Painel de Avaliação – Arquitetura e Design, Concurso de subvenções de 2018, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) is the national funding agency for science, technology and innovation, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) is the national funding agency for science, technology and innovation
2015/05 - 2015/10 Membro do Painel de Avaliação – Arquitetura e Design, Concurso de subvenções de 2015, da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
Avaliador
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) is the national funding agency for science, technology and innovation, Portugal Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) is the national funding agency for science, technology and innovation
2014/03 - 2014/12 Membro da Comissão Externa de Avaliação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior – Avaliação do curso 2º ciclo CAE Multimédia / Design.
Avaliador
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2023/12 - Atual Editorial Board of The Design Journal, Taylor & Francis. Indexed to Scopus
Membro
Taylor & Francis Group, Reino Unido
2022/03/01 - Atual Membro do Steering Committee da BAUHAUS4EU - European University Alliance, em representação do IPCB.
Membro
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2020 - Atual Editor Associado da InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, Revista científica publicada pela SBDI - Sociedade Brasileira de Design da Informação.
Outro
Sociedade Brasileira de Design da Informação, Brasil
2017 - Atual Membro da Physical Sciences Editorial Advisory Board da Cambridge Scholars Publishing, Reino Unido, desde 2017 e Guest Editor da Special Series Collections “Design, Visual Communication and Branding”.
Outro
Cambridge Scholars Publishing, Reino Unido
2009 - Atual Membro do Conselho Científico Internacional da Coleção Editorial de Franco Angeli “Culture del design”, Itália, desde o ano de 2009.
Membro
Franco Angeli Edizioni Srl, Itália
2008 - Atual Editor-in-Chief of Convergências - Journal of research and arts education (ISSN 1646-9054), indexed to Scopus. Included at SciELO.
Diretor
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal
2010 - 2016 A partir de 2010, ocupa o cargo de Coediretor da Coleção “Design, Comunicação e Publicidade” da Dinalivro Edições, Portugal.
Outro
Dinalivro Edições, Portugal
Distinções

Outra distinção

2021 AHFE 2021 Best Paper Award Certificate
12th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, Estados Unidos
2019 2nd Congress Prize for research work
CITC19 – V CONGRESO INTERNACIONAL CIENTÍFICO PROFESIONAL DE TURISMO CULTURAL , Espanha
2018 Member of ATypI College of Reviewers
Association Typographique Internationale (ATypI), Estados Unidos