???global.info.a_carregar???
Nathália Andrião Trotta está no segundo ano de doutoramento em Ciências Musicais (ênfase em Etnomusicologia) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA-FCSH) no Centro de Estudos de Música e Dança (INET-md). Tem formação em música com ênfase em piano pelo Conservatório de Música Villa-Lobos (2006-2012), licenciatura em Educação Musical (2013-2017) - 17 valores - e mestrado em Documentação e História da Música (2019-2021) - 17 valores-, ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi contemplada com a bolsa de Iniciação à Docência durante o período de 2015 a 2018 concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participou como bolseira voluntária nos projectos Oficina Trio Jazz, Intercâmbios, Inter: Mundo e universidade e Ópera na UNIRIO pela UNIRIO e fez parte do núcleo estudantil no directório académico da instituição. Nathália trabalhou como estagiária no Museu Villa-Lobos na área de museologia durante o período 2015 a 2017, desenvolvendo prática voltadas para acervo. Durante o mestrado, foi contemplada com bolsa de investigação CAPES, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a produção musical feminina no rock no contexto brasileiro durante a década de 1970, tendo como estudo de caso, a produção artística de Baby Consuelo. Com o intuito de continuar a divulgar investigações sobre a actuação feminina na música, Nathália apresentou resultados de sua investigação em conferências e publicações de artigos, tendo também trabalhado na organização de colóquios ainda quando estudante na UNIRIO. Em 2020, tornou-se a representante brasileira do grupo Música Experimental Latinoamericana (MUSEXPLAT). Iniciado originalmente na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a autogestão deste grupo é composto por artistas e pesquisadores que têm por intuito promover um espaço de divulgação e diálogo sobre a produção musical experimental Latino Americana no contexto da música erudita e popular. Desde 2021, faz parte do colectivo Frequência Dissonante, organizado por artistas mulheres, cujo objectivo é realizar pesquisas sobre a disparidade feminina na contexto musical contemporâneo. Nathália faz parte do grupo de investigação Música: história, memória e acervos (UNIRIO) e Etnomusicologia e Estudos em Música Popular, do INET-md pela NOVA-FCSH, é membro da International Association of Study of Popular Music (IASPM-Portugal) e trabalha como voluntária na área de acervo sonoro do Museu Nacional de Etnologia em Lisboa.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Nathália Andrião Trotta

Nomes de citação

  • Trotta, Nathália Andrião
  • TROTTA, Nathália Andrião
  • Trotta, N. A.

Identificadores de autor

Ciência ID
6011-63AE-99F1
ORCID iD
0000-0001-7924-2480

Endereços de correio eletrónico

  • nathaliaandriao@gmail.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2022/09 - 2026/09
Em curso
Etnomusicologia (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2019 - 2021
Concluído
Musicologia (Master)
Especialização em Documentação e História da Música
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Baby Consuelo (Sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970 " (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2016 - 2018
Frequentou
História (Licence)
Universidade Veiga de Almeida, Brasil
2013 - 2017
Concluído
Educação Musical (Licence)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
"Repercussões do canto orfeônico no Brasil e práticas musicais atuais dentro da escola regular" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
Percurso profissional

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/10 - Atual Professora de piano Escola Artes em Movimento, Portugal
Escola Artes em Movimento, Portugal
2022/07 - 2022/07 Instrutora de teclado (voluntariado) Rock Camp Brasil (Curitiba), Brasil
Rock Camp Brasil (Curitiba), Brasil
2022/01 - 2022/01 Instrutora de teclado (voluntariado) Girls Rock Camp, Brasil
Girls Rock Camp, Brasil
2019 - 2022 Professora de Piano e Teclado The British School, Brasil
The British School, Brasil
2019 - 2019 Instrutora de teclado (voluntariado) Ladies Rock Camp, Brasil
Girls Rock Camp, Brasil
2016 - 2017 Diretório acadêmico (voluntariado) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
2015 - 2017 Estagiária de Museologia Instituto Brasileiro de Museus, Brasil
Museu Villa-Lobos, Brasil
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/09/01 - Atual DIY/DIT BR-PT: As contribuições e comparações do cenário musical actual pelas editoras musicais independentes no contexto luso-brasileiro
2023.05654.BD
Bolseiro de Doutoramento
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2020 - 2021 Baby Consuelo (Sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970
001
Bolseiro de Mestrado
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Concluído
2015/06 - 2018/02 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID)
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
2015/03 - 2015/05 Ópera na UNIRIO
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual Etnomusicologia e Estudos em Música Popular (INET-md / NOVA-FCSH)
001
Participante do grupo de investigação Etnomusicologia e Estudos em Música Popular
2022 - Atual Voluntariado na área de acervo sonoro do Museu Nacional de Etnologia em Lisboa
001
Voluntariado

Outro

Designação Financiadores
2022 - Atual Membro e redatora "Frequência Dissonante"
001
Investigador
Em curso
2020/06 - Atual Membro e Redatora de MUSEXPLAT
Investigador
Universidad Nacional Autónoma de México, México
Em curso
2019 - Atual Participante do grupo de pesquisa Música: história, memória e acervos
001
Participante do grupo de pesquisa
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Em curso
2018 - 2019 Oficina Trio de Jazz
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
2015/10 - 2016/10 Inter: Mundo e universidade
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
2015 - 2016 Intercâmbios
001
Bolseiro de Investigação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Trotta, N. A.. "O psicodelismo e a atuação feminina no cenário brasileiro: Um olhar para os encartes de disco e a produção sonora do rock psicodélico em seus anos iniciais (1968-1974)". Trabalho apresentado em VII Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música SIMPOM, Rio de Janeiro, 2022.
    Publicado
  2. Trotta, Nathália. "Novos Baianos e as representações nas capas de disco na década de 1970". Trabalho apresentado em 6º Nas Nuvens... Congresso de Música, Belo Horizonte, 2020.
    Publicado
Artigo em revista
  1. "O canto orfeônico e as políticas educacionais". Revista Sillogés 3 2 (2020): 715-732. http://historiasocialecomparada.org/revistas/index.php/silloges/article/view/47.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cintia Graton; Felipe P. dos Santos; Giuliano de O. Santos; Juliana Marins; Marcos Nascimento; Trotta, Nathália; Filipe Creton; Magno Brito; Nina Cardoso. "Recursos Digitais para a Aula de Música". Trabalho apresentado em VI Seminário Mídias & Educação, 2015.
  2. Trotta, Nathália; Rafael de Paula. "Teatro Musical adaptado do livro "A mulher que matou os peixes" de Clarice Lispector". Trabalho apresentado em VI Roda de Conversas Pibid/Unirio, 2015.
Resumo em conferência
  1. Trotta, Nathália. "Baby Consuelo in BraziIian 1970’s rock". Trabalho apresentado em Congreso Internacional “Mujeres en la iconografía musical: feminismo y construcciones de género”,, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. "Baby Consuelo (Sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970". Mestrado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021. http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/bitstream/handle/unirio/13279/Baby%20Consuelo%20%28sim%2C%20por%20que%20n%C3%A3o%29%20E%20sua%20participa%C3%A7%C3%A3o%20no%20rock%20durante%20a%20d%C3%A9cada%20de%201970%20%28Nath%C3%A1lia%20Andri%C3%A3o%20T.
  2. "Repercussões do canto orfeônico no Brasil e práticas musicais atuais dentro da escola regular". Licenciatura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2017. http://www.domain.adm.br/dem/licenciatura/monografia/nathaliatrotta.pdf.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Trotta, Nathália. Trilha sonora para a peça infantil "Fábrica de Brinquedos". 2019.
Interpretação musical
  1. Lucianna Martins; Rafaella Gutierrez; Deise Reis; Neila de Lucena. Interpretação de canções de Vinícius de Moraes e Toquinho na peça A Fada Azul e a Arca de Noé. 2018.
    Instrumentista
  2. Masterclass de piano com Fabio Luz. 2016.
    Instrumentista
  3. Masterclass de piano com Lúcia Barrenechea e Erika Ribeiro. 2015.
    Instrumentista
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/12 Art and resistance: Local production in the North Zone of the city of Rio de Janeiro Kill’em with music (IASPM-Portugal)
Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2022/10/05 A produção feminina no rock psicodélico no Brasil: Anos iniciais (1968-1974) VII Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música – SIMPOM
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro , Brasil)
2022/01/30 Muestra audiovisual Festival Virtual Wasi Fest
Universidad Nacional Autónoma de México (Cidade do México, México)
2021/10/12 Reflexiones de la producción musical y prácticas en línea en la Pandemia Transferencias aurales: I Encuentro latinoamericano de música y tecnología
Universidad Nacional Autónoma de México (México)
2021 Baby Consuelo in BraziIian 1970's rock Congreso Internacional ¿Mujeres en la iconografía musical: feminismo y construcciones de género¿,
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2021 Baby Consuelo (Sim, por que não?) e sua participação no rock durante a década de 1970 XXVII Colóquio do PPGM-UNIRIO
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
2020/12 Novos Baianos e as representações nas capas de disco na década de 1970 6º Nas Nuvens... Congresso de Música
Universidade Federal de Minas Gerais (Minas Gerais, Brasil)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2021 - 2021 XXVII Colóquio do PPGM-UNIRIO (2021 - 2021)
Simpósio (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2022 - Atual IASPM-Portugal
2022 - Atual SPIM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Música [The Portuguese Society for Research in Music]