???global.info.a_carregar???
Cecília Tomás holds a Ph.D. in Distance Education and eLearning, holding a master's degree in eLearning Pedagogy, and specializing in Special Education. She possesses a postgraduate degree in Education for Citizenship and a bachelor's degree in Philosophy. Currently serving as a special education teacher at AE Dr. António Augusto Louro, she collaborates with various higher education institutions. As a fully integrated member of the Laboratory of Distance Education and eLearning (LE@D) at Universidade Aberta in Portugal (LE@D/UID 4372/FCT), she conducts research in the fields of Personalization in Education and Ethics in the Internet of Things and Artificial Intelligence. Furthermore, she is the author of numerous publications aligning with the principles of open education. Actively engaged in international and national working groups, she contributes as an e-learning specialist.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Cecília Cristina dos Reis Tomás
Género
Feminino

Nomes de citação

  • Tomás, Cecília
  • Tomás, C.

Identificadores de autor

Ciência ID
431F-872B-E922
ORCID iD
0000-0003-4282-1686
Google Scholar ID
BdN7OHkAAAAJ&hl

Endereços de correio eletrónico

  • cctomas@uab.pt (Profissional)
  • ceciliatomas@ebaal.com (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2)
Formação
Grau Classificação
2022/09/01 - 2024/07/31
Em curso
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
"Cocriação de Recursos Educacionais Digitais Abertos potenciada por uma Supervisão Pedagógica Colaborativa no Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2021/04/21
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Educação a Distância e Elearning
Universidade Aberta, Portugal
"Desafios Éticos da Internet das coisas: em torno da personalização na educação " (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2014/05/04
Concluído
Pedagogia do E-learning (Mestrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade Aberta, Portugal
"WEB SEMÂNTICA E PERSONALIZAÇÃO: Repercussões da Interação Semântica com Recursos Educacionais Abertos na Identidade Virtual doEstudante e nos Ambientes de Aprendizagem Online" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19
2014
Concluído
Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização))
Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração, Portugal
17
1999
Concluído
Educação para a Cidadania (Pós-Graduação)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
1999
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
"Reabilitação das formas substanciais através da noção de força em Leibniz" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17,1
1998
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Especialização em Filosofia Ético-Política
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
16,88
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/04 - Atual Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal
Universidade Aberta, Portugal
2019/01/04 - 2023/03/06 Professor Visitante (Docente Universitário) Universidade Europeia, Portugal
Universidade Europeia, Portugal
2016 - 2017 Monitor (Docente Universitário) Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Humanas, Portugal
2015 - 2016 Monitor (Docente Universitário) Universidade Aberta, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/06 - 2024/01 Representante da Área 2 - Educação e Sustentabilidades Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
1998/09/01 - 2016/08/31 Professor de Ensino Secundário Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2022 - 2025 Clube de Ciência Viva na Escola "Cocriação de Recursos Educacionais Abertos"
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Ciência Viva
Em curso
2022 - 2025 Clube de Ciência Viva na Escola "Da Ciência à Competência"
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Ciência Viva
Em curso
2022 - 2024 HelaHeduki: Accessible and Inclusive Pedagogical Practices in Specialized Contexts.
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Estudos de Filosofia
UID/FIL/00701/2019
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021/12/01 - 2024/11/30 Inclusive memory. Inclusive Museums for well-being and health through the creation of a new shared memory
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Erasmus MC
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Tomás, C.. "Ambientes de Aprendizagem Digitais e Personalizados potenciados por Recursos Educacionais Abertos, acessíveis e inclusivos: uma experiência no 1.º CEB". Trabalho apresentado em ATICA2022, 2022.
    Publicado
  2. Tomás, C.. "Ethical Challenges in the use of IoT in Education: on the path to Personalization". Trabalho apresentado em European Distance and E-Learning Network (EDEN) Conference proceedings., 2021.
    Publicado
  3. Teixeira, António; Tomás, Cecília. "Web social-semântica : personalização de ambientes de aprendizagem". 2013.
Capítulo de livro
  1. Tomás, C.. "Pistas para uma investigação ética apoiada por tecnologias emergentes". In Ética e investigação no digital. Portugal: LE@D Futures, 2022.
    Publicado
  2. Tomás, Cecília; Teixeira, António Moreira. Autor correspondente: Teixeira, António Moreira. "Desafios Éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na Educação". In Formação Avançada Integrada no LE@D 2021-2022, 55-60. Portugal: LE@D Futures, 2022.
    Publicado
  3. Tomás, Cecília. "A licenciatura em blended learning em filosofia da Universidade Católica". In Ensinar e aprender filosoia num mundo digital. 2014.
    Publicado
Livro
  1. Francisco, Manuela; Tomás, Cecília; Sofia Malheiro. Autor correspondente: Francisco, Manuela. 12 histórias educacionais: Ser diferente na diversidade. Práticas pedagógicas em contextos pouco visíveis. Lisboa, Portugal: Universidade Aberta. 2023.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Tomás, Cecília; Teixeira, António Moreira. Autor correspondente: Teixeira, António Moreira. "Desafios Éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na Educação". Trabalho apresentado em Livro de resumos do 1º MeetUP22: encontro de investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Lisboa, 2022.
    Publicado
  2. Lina Morgado; Luísa Aires; Filipa Seabra; João Paz; Maria Antonieta Rocha. "Desafios Éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na Educação". 2022.
    10.34627/LEADT.2022.4
  3. Tomás, Cecília; Francisco, Manuela; Silva, Sofia. Autor correspondente: Silva, Sofia. "HelaHeduki - Práticas pedagógicas brilhantes". Trabalho apresentado em 1º MeetUP22: encontro de investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Lisboa, 2022.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Tomás, Cecília. "Desafios éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na educação". Doutoramento, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/10773.
  2. Tomás, Cecília. "Web semântica e personalização : repercussões da interação semântica com recursos educacionais abertos na identidade virtual do estudante e nos ambientes de aprendizagem online". Mestrado, 2013. http://hdl.handle.net/10400.2/3309.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023 - 2024 Comunidade de Prática Online de Professores de Educação Especial para promoção da Educação Inclusiva
Orientador
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/05/22 - 2023/05/23 MeetUp 23 - encontro de Investigadores (2023/05/22 - 2023/05/23)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/02/15 - 2022/02/15 LE@D Talks dedicadas aos Desafios da Inteligência Artificial nos vários setores da sociedade.
Conferência
ChatGPT: Desafios na Educação.
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/01/04 - 2023/03/05 Seminário de Ética Aplicada ao Marketing Digital Marketing Digital (Pós Graduação) Universidade Europeia, Portugal
1998/09/01 - 2016/08/31 Filosofia, Psicologia, Sociologia, Área de Integração, Área de Estudos da Comunidade Ensino Secundário (Ciências e Tecnologias e Humanidades) e Cursos Profissionais Republica Portuguesa Ministério da Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2022 Prémio Comunicação
Universidade Aberta, Portugal
2021 Carta de Mérito Académico
Universidade Aberta, Portugal

Título

2014 Carta de Mérito Académico
Universidade Aberta, Portugal