Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lorena Luna
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Luna, Lorena
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 341E-A2BC-51B2
Endereços de correio eletrónico
- d57409@alunos.uevora.pt (Profissional)
- proflorenaluna@gmail.com (Pessoal)
Telefones
- Telemóvel
-
- (351) 912597030 (Pessoal)
Websites
- https://www.proflorenaluna.com.br (Profissional)
- https://lattes.cnpq.br/5781355279508225 (Académico)
- https://www.linkedin.com/in/lorena-luna-b2763029/ (Rede social)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Línguas Específicas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2026/10/01
Em curso
|
Linguística (Doutoramento)
Universidade de Évora, Portugal
|
|
2023/10/01 - 2023/12/20
Concluído
|
Formação de formadores (Outros)
Especialização em Formação em língua inglesa
Instituto do Emprego e Formação Profissional, Portugal
|
Formador |
2023/03/01 - 2023/03/31
Concluído
|
Editor de ELT na prática (Outros)
Kenver Publishing, Brasil
|
|
2022/10/02 - 2022/10/02
Concluído
|
Introdução à tradução de artigos científicos da área médica. (Outros)
Especialização em Formação em língua inglesa
Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, Brasil
|
|
2022/03/02 - 2022/06/30
Concluído
|
Formação em Inglês para Fins Académicos (Outros)
Especialização em Formação em língua inglesa
Universidade de Coimbra, Portugal
|
|
2021/09/20 - 2022/01/30
Concluído
|
Formação em Inglês para Fins Académicos I (Outros)
Especialização em Formação em língua inglesa
Universidade de Coimbra, Portugal
|
|
2015/03/01 - 2017/09/01
Concluído
|
Mestrado (Master)
Especialização em Linguística
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
|
Mestre |
2012/10/01 - 2012/12/20
Concluído
|
Cambridge Exams Preparation Course. (Outros)
Especialização em ingles, preparatório para proficiência
Rathmines College, Irlanda
|
|
2011/09/09 - 2012/03/16
Concluído
|
General English (Outros)
Especialização em Formação em língua inglesa
Eden House College, Reino Unido
|
Advanced (C1) |
2006/02/01 - 2011/07/01
Concluído
|
Comunicação Social (Graduado)
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
|
|
2006/03/01 - 2008/12/20
Concluído
|
General English (Outros)
CCAA, Brasil
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/04/01 - 2022/12/01 | Assistente (Docente Universitário) | Universidade Federal do Piauí, Brasil |
Universidade Federal do Piauí, Brasil | ||
2017/06/01 - 2022/03/01 | Monitor (Docente Universitário) | Universidade Federal da Paraíba, Brasil |
2017/11/01 - 2020/12/20 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança, Brasil |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/11/01 - 2020/12/21 | Corpo editorial da revista científica | Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança, Brasil |
Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança, Brasil |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/03/01 - Atual | EFOPLI: Espaços para a Formação do Professor de Língua Inglesa
Aluno voluntário
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
|
Universidade Federal da Paraíba
Em curso
|
2023/11/01 - 2024/12/31 | Virtual Reality for Vocationally Oriented Language Learning
2021-1-DE02-KA220-VET-000030241
Outra
Universidade de Évora, Portugal
|
European Commission |
Produções
Publicações
Capítulo de livro |
|
Manual |
|
Poster em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/07/01 | Introducing Extensive Reading in ESP Class | 17 Braz-Tesol International Conference
Braz Tesol (Brasil)
|
2020/10/03 | Ideas for Extensive Reading Activities | 5 EPPI - Encontro Paraibano de Professores de Inglês
(Brasil)
|
2018/06/26 | As Restrições do Princípio A da Teoria da Ligação no Processamento de Pronomes Reflexivos por Brasileiros Falantes de Inglês como L2. | XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL
Universidade Federal do Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
|
2017/06/14 | O Princípio A da Teoria da Ligação e suas Restrições no Processamento de Pronomes Reflexivos em Inglês por Aprendizes Brasileiros | Jornada Intinerante do Gelne
Universidade Federal Rural de Pernambuco (Recife , Brasil)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/03/05 - 2024/04/15 | Organização do evento Multiplicador: A realidade virtual e o ensino da língua inglesa em contexto vocacional.
Produção de página, cartaz e certificados do evento. (2024/04/12 - 2024/04/12)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade de Évora, Portugal |
2017/10/01 - 2017/11/25 | Organização de evento no: IV Encontro Paraibano de Professores de Inglês & II Conferência dos Professores de Inglês do Município
de João Pessoa. (2017/11/24 - 2017/11/25)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Federal da Paraíba, Brasil |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/11/30 - 2023/11/30 | Participação no 14.º Webinar - Dar a voz à língua, intitulado Literatura em mp3 no ensino de uma língua estrangeira.
Seminário
|
14.º Webinar “Dar a voz à língua
Universidade Aberta, Portugal
|
2023/11/01 - 2023/11/03 | Participação na reunião transnacional do Projeto Europeu Erasmus+ VR-VOLL
Encontro
|
Projeto Europeu Erasmus+ VR-VOLL
Universidade de Évora, Portugal
|
2023/08/21 - 2023/08/23 | COLÓQUIO INTERNACIONAL EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E PROCESSAMENTO LINGUÍSTICO
Simpósio
|
I CIALPLI
Universidade Federal da Paraíba, Brasil
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017/11/01 - 2020/12/21 | Revista de Ciências da Saúde Nova Esperança (2317-7160) | Faculdade Nova Esperança |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022/11/01 - 2022/11/30 | Comissão de avaliação de um curso digital para enfermeiros que foi produzido como trabalho final de um curso de mestrado por
uma aluna de enfermagem.
Especialista
|
Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança, Brasil | |
2019/10/05 - 2019/10/05 | Avaliadora da sessão de pôsteres do V EPPI: Encontro Paraibano de Professores de Inglês & III Conferência dos Professores de Inglês do Município de João Pessoa, na cidade de João Pessoa/PB. | Universidade Federal da Paraíba, Brasil | |
2019/10/05 - 2019/10/05 | Avaliadora de resumos do V EPPI: Encontro Paraibano de Professores de Inglês & III Conferência dos Professores de Inglês do
Município de João Pessoa, na cidade de João Pessoa/PB,
Avaliador
|
Universidade Federal da Paraíba, Brasil |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2024/02/01 - 2024/02/07 | Curso de inglês para estudantes da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Educação São João de Deus, como atividade da unidade curricular "Módulo de lecionação I". | English for nursing (Licenciatura) | Universidade de Évora, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2020/01/01 - Atual | BRAZ-TESOL - Brazilian's association of teachers of English to speakers of other languages | membro |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/04/02 - Atual | Coordinator of ESP (English for Specific Purposes) SIG (Special Interest Group) of the BRAZ-TESOL association.
Coordenador
|
BRAZ-TESOL, Brasil |
Distinções
Outra distinção
2013 | Council of Europe Level B2
Cambridge Assessment, Reino Unido
|