???global.info.a_carregar???
João Gouveia is a PhD candidate, working on his project on Schelling's late philosophy, with special emphasis in the theory of potency and the actus purus. Within his activities at IEF, his research covers the strategic area Care, Heritage and the History of Philosphy. He has a double undergraduate degree in law and in philosophy and a double master's degree in political philosophy and in the teaching of philosophy in high-school. He has one year of experience as a philosophy teacher and he is currently working in the Erasmus+ project Active Citizenship Through Dialogue in Virtual Teacher Communities. He has published the article Para a colocação do pensamento político-antropológico de Rousseau no seu verdadeiro trajeto - Um estado social em íntima concordância com a dimensão essencial da natureza humana in Philosophica 53 and his master's thesis is available online, under the title O Projecto de Aprofundamento da Objectividade em Hegel - Para o Aperfeiçoamento da Interdependênciaentre Imediatidade e Diferenciação no Desdobramentodo Espírito.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Manuel Antunes Almeida Gouveia

Nomes de citação

  • Gouveia, João

Identificadores de autor

Ciência ID
1310-82F5-CC39

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Latim Utilizador independente (B1)
Alemão Utilizador elementar (A2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2019/09 - 2028/06
Em curso
Filosofia (Doutoramento)
Especialização em Filosofia Política
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020/09 - 2022/12/22
Concluído
Ensino da Filosofia no Ensino Secundário (Mestrado)
Especialização em Ensino da Filosofia
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"A narrativa como forma de conquista da individualidade no ensino da filosofia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2019/09 - 2022/07
Frequentou
História 72 ETC realizados (de 180) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
2017/09/15 - 2019/09
Concluído
Filosofia Política (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
"O Projecto de Aprofundamento da Objectividade em Hegel - Para o Aperfeiçoamento da Interdependência entre Imediatidade e Diferenciação no Desdobramento do Espírito" (TESE/DISSERTAÇÃO)
19 valores
2015/09 - 2018/06
Concluído
Filosofia (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
18 valores
2015/09 - 2016/07
Concluído
Ciências Jurídico-Forences (Diploma de especialização)
Universidade de Lisboa Faculdade de Direito, Portugal
15 valores
2011/09/15 - 2015/07/22
Concluído
Direito (Licenciatura)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
15 valores
2009/09 - 2011/06/30
Concluído
Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades (Ensino secundário)
Escola Secundária José Afonso, Portugal
16 valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/01/01 - 2020/12/31 Estagiário de Investigação (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/27 - 2023/02/28 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária José Saramago, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2019/07/17 - 2019/11/04 Estagiário no Gabinete do Provedor de Ética EDP, Portugal
2014/07/01 - 2014/07/31 Estagiário Ministério dos Negócios Estrangeiros, Portugal
Serviço de África Subsariana, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/15 - 2022/06/20 Professor estagiário Escola Secundária da Ramada, Portugal
2016/10/31 - 2018/06 Voluntário Associação Academia do Futuro, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2023/03/01 - Atual Active Citizenship Through Dialogue in Virtual Teacher Communities (ACT-DI-V)
Bolseiro de Investigação
Universidade Nova de Lisboa Instituto de Filosofia, Portugal
European Commission
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Gouveia, João. "Para a colocação do pensamento político-antropológico de Rousseau no seu verdadeiro trajeto - Um estado social em íntima concordância com a dimensão essencial da natureza humana". Philosophica 27 53 (2019): 37-50.
    Publicado • https://doi.org/10.5840/philosophica201927534
Recurso online
  1. Gouveia, João. Como organizar e gerir um processo de realização de um ensaio usando princípios da aprendizagem baseada em projetos. 2023. https://apfilosofia.org/wp-content/uploads/2023/12/O-Trab-fil2023_Sessao2_Texto_Joao-Gouveia.pdf.
Relatório
  1. Gouveia, J., Rapanta, C., Karousiou, Ch., Vrikki, M., Evagorou, M., Bellavista, R., Biondo, A., Ruwe, Th., Hartung, J.,. 2023. ACT-DI-V Transnational report. https://actdiv.weebly.com/transnational-report.html.
Tese / Dissertação
  1. "A narrativa como forma de conquista da individualidade no ensino da filosofia". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2022. http://hdl.handle.net/10362/148847.
  2. "O projeto de aprofundamento da objetividade em Hegel - Para o aperfeiçoamento da interdependência entre imediatidade e diferenciação no desdobramento do Espírito". Mestrado, Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 2019. http://hdl.handle.net/10362/87727.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/03/22 Matter - Its Place and Significance in the Late Schelling’s Theory of Potency PhD Workshop in the History of Philosophy
Università Ca' Foscari Venezia, Dipartimento di Filosofia e Beni Culturali (Veneza, Itália)
2023/11/20 A aula como momento de conciliação entre uma filosofia do dia-a-dia e uma filosofia para o exame O Trabalho Filosófico - A Perspetiva de Quem Começa
Associação de Professores de Filosofia (Portugal)
2023/09/21 Projeto Active Citizenship Through Dialogue in Virtual Teacher Communities Dia da Investigação e Inovação 2023
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (LISBOA, Portugal)
2023/09/15 As potencialidades estéticas e catárticas dos aforismos para transmitirem conteúdos e prosseguirem objetivos educacionais no âmbito da disciplina de filosofia no ensino secundário 5º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/09/08 Fichte's View on Machiavelli and the Conciliation between Ethics and Politics The Politics of German Idealism
Instituto de Estudos Filosóficos (Faculdade de Letras de Coimbra) (Coimbra, Portugal)
2023/07/18 Presentation of ACT-DI-V toolkit Online Act-Di-V Transnational Meeting
University of Nicosia (Chipre)
2023/05/18 Presentation of the WP2 (Work Package 2), of the project Active and Responsible Citizenship in Virtual Teacher Communities. Participation in the discussion of the remaining work packages (2 and 3). ACT-DI-V International Meeting (face to face)
University of Nicosia (Nicosia, Chipre)
2023/04/03 Formas de utilização da carta, no ensino secundário, para construir e desenvolver argumentos 2ª sessão do Seminário Permanente de Ensino da Filosofia
ArgLab, IFILNOVA (Lisboa, Portugal)
2021/11/26 Apresentação crítica do artigo de Stephen Palmquist, "Does Kant Reduce Religion to Morality?", Kant-Studien 83 (2), 1992, pp. 129-148 (https://www.youtube.com/watch?v=5BcBC-FhUrw&t=2757s). Kant Reading Group 2021
IFILNOVA (Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa) (Portugal)
2021/09/09 "O posicionamento sistemático da esfera da moralidade na Fenomenologia do Espírito e nos Princípios da Filosofia do Direito de Hegel" 4º Congresso Internacional da SPF (online)
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2023/03/08 - 2023/03/08 Focus Group (Projeto Active Citizenship Through Dialogue in Virtual Teacher Communities), Co-organizado com Chrysi Rapanta (2023/03/08 - 2023/03/08)
Encontro (Coorganizador)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2021/10/01 - 2022/05/30 Visita de estudo à Fundação Calouste Gulbenkian, com momento de declamação de poesia e partilha artística. (2022/05/27 - 2022/05/27)
Encontro (Coorganizador)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2022/02/01 - 2022/05/20 Duas sessões de discussão crítica para mostrar o contributo da filosofia para abordar problemas com impacto na vida dos jovens. 1º sessão sobre desigualdades sociais, com a participação de André Abrantes Amaral. 2º sessão sobre filosofia das emoções, com Dina Mendonça. (2022/05/06 - 2022/05/13)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2021/11/10 - 2021/11/17 Evento do dia da Filosofia, com uma sessão dramática e uma sessão de discussão crítica sobre o tema da pseudociência. (2021/11/16 - 2021/11/16)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
Escola Secundária da Ramada, Portugal
2017/10/30 - 2018/06 Gestão e coordenação de um grupo de tutores com ação na Escola Marquesa da Alorna, em Lisboa (análise semanal de relatórios, organização e participação em reuniões semestrais e mensais). (2017/10/30 - 2018/06)
Outro (Coorganizador)
Associação Academia do Futuro, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2014/10/08 - 2014/10/29 Série de seminários sobre resolução alternativa de litígios (arbitragem, mediação e julgados de paz).
Oficina (workshop)
Curso de Resolução Alternativa de Litígios
Associação de estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2022/11/01 - 2023/06/30 Evaluation of four Study Cycles (bachelor degrees, masters and PHD courses) in an External Evaluation Commission (CAE).
Membro
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024/03/15 - 2024/05/31 Curso breve de Cidadania Ativa e Responsável Através do Diálogo em Comunidades Virtuais de Professores Curso breve de Cidadania Ativa e Responsável Através do Diálogo em Comunidades Virtuais de Professores (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2024/01/12 - 2024/02/23 Curso breve sobre Cidadania Ativa e Responsável Ensino da Cidadania Ativa e Responsável (Outros) Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2021/09 - Atual Red Iberoamericana de Idealismo Alemán y Romanticismo Membro integrante

Tutoria

Tópico Nome do aluno
2016/10/03 - 2017/06/30 Tutor Cristiano Teixeira
Distinções

Prémio

2020 Bolsa de mérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa do ano letivo 2017/2018
2019 Bolsa de mérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa do ano letivo 2015/2016
2019 Bolsa de mérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ano letivo 2016/2017
2018 Carta de excelência
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal

Título

2023 Formador com certificado de registo CCPFC/RFO-42442/23 (filosofia)
Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal

Outra distinção

2024 Bolsa Papers@USA 2024 para participação em Controversial Schelling - The eighth meeting of the North American Schelling Society (NASS 8)
Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Portugal
2023 Certificado Melhores Mestres - Ensino da Filosofia no Ensino Secundário
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal