???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Inês Margarida da Graça Mendes
Género
Feminino

Identificadores de autor

Ciência ID
0916-5D38-8390
Formação
Grau Classificação
2025/02/04 - 2025/04/15
Concluído
MICROCREDENCIAL EM INGLÊS PARA O COMÉRCIO E COMUNICAÇÃO INTERNACIONAIS (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
2025/04/07 - 2025/04/08
Concluído
ESA Education Secondary Teach with the Moon Workshop (Outros)
ESEC-Galaxia, Bélgica
2024/08/31
Em curso
Multimédia em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2019/09/16 - 2020/06/17
Concluído
Curso de formação avançada do programa doutoral em Mutimédia em Educação (Outros)
Universidade de Aveiro, Portugal
17
2018/09/02 - 2018/09/07
Frequentou
Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa, em Geneva (Outros)
Ciência Viva, Portugal
2018/07/10 - 2018/07/13
Frequentou
ESA Summer Teacher Workshop 2018 (Outros)
ESA - ESTEC, Países Baixos
2007/09 - 2010/04/22
Concluído
Comunicação e Educação em Ciências (Mestrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Como construir e dinamizar uma exposição interativa de ciência" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado
2008/04/14 - 2008/05/19
Frequentou
Comunicação em C&T e Inovação (Outros)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Economia e Gestão, Portugal
1999/09 - 2005/11/04
Concluído
Física e Química (Ensino de) (Licenciatura)
Universidade de Aveiro, Portugal
13
Percurso profissional

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006 - 2008 Responsável pela conceptualização e instalação de exposição interativa de ciência Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - 2025/08/31 Bolseiro de doutoramento Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09/13 - 2022/08/31 Docente de Físico-Química do 3.º ciclo do ensino básico Agrupamento de Escolas de Ourém, Portugal
2022/03/03 - 2022/05/20 Formadora curso EFA ACISO, Portugal
2008/09/09 - 2021/08/31 Docente de Físico-Química do 3.º ciclo do ensino básico Colégio do Sagrado Coração de Maria, Portugal
2009/01/26 - 2009/09/23 Formadora Insignare - Associação de Ensino e Formação, Portugal
Projetos

Outro

Designação Financiadores
2022/09/01 - 2025/08/31 A Realidade Aumentada como estratégia promotora de aprendizagem de Astronomia no 7.º ano de escolaridade
2022.11815.BD
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Mendes, Inês. "Augmented Reality technology as a strategy to enhance learning of spatial astronomy concepts in the 7th grade". Trabalho apresentado em 19th European Conference on Technology Enhanced Learning (ECTEL 2024), Krems, 2024.
    Publicado
  2. Bela, Mariana; Mendes, Inês; Vairinhos, Mário. Autor correspondente: Mendes, Inês. "An Augmented Reality Application to Better Understand 3D Astronomy Concepts in the 7th Grade". Trabalho apresentado em 2023 IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT), Orem - Utah, 2023.
    Publicado • 10.1109/icalt58122.2023.00081
  3. Mendes, Inês; Vairinhos, Mário; Malaquias, Isabel. "AUGMENTED REALITY TECHNOLOGY AS A STRATEGY TO PROMOTE ASTRONOMY LEARNING ON MIDDLE SCHOOL STUDENTS". Trabalho apresentado em INTED 2022, Valência, 2022.
  4. Mendes, Inês. ""Space Mission": um percurso gamificado de atividades para apoio ao ensino de Astronomia". Trabalho apresentado em 5º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, 2020.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Inês Mendes; Isabel Malaquias; Mário Vairinhos. "Physics teachers’ perceptions of teaching and learning astronomy in the 7th grade: challenges and the role of digital technologies". International Journal of Science Education (2025): https://doi.org/10.1080/09500693.2025.2561136.
    10.1080/09500693.2025.2561136
Capítulo de livro
  1. Reses, Gabriela; Mendes, Inês; Mendes, Inês. "Uma visão prática da análise temática: exemplos na investigação em multimédia em educação". In Reflexões em torno de Metodologias de Investigação: análise de dados, 13-27. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2021.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Mendes, Inês Margarida Graça. "Como construir e dinamizar uma exposição interactiva de ciência". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3810.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/09/16 Augmented Reality technology as a strategy to enhance learning of spatial astronomy concepts in the 7th grade 19th European Conference on Technology Enhanced Learning (ECTEL 2024)
(Krems, Áustria)
2023/07/10 An Augmented Reality Application to Better Understand 3D Astronomy Concepts in the 7th Grade 2023 IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT)
(Orem, Estados Unidos)
2019/10/14 Aplicações da ferramenta Mentimeter em sala de aula II ENCONTRO CIENTÍFICO TCEdu: Inovação Pedagógica
(Aveiro, Portugal)
2008/02/25 Mãos na Massa - Como construir e dinamizar uma exposição interativa III Encontro AFI Aprendizagem Formal e Informal
(Machico, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/10/14 - 2019/10/14 Membro da comissão organizadora do "II Encontro Científico TCEdu", subordinado ao tema "Inovação Pedagógica na Educação". (2019/10/14)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/05/11 - 2024/05/19 Apresentação de workshop intitulado “WebAR: from Zero to Hero”
Oficina (workshop)
The 18th EATEL Summer School on Technology Enhanced Learning 2024
Università degli Studi di Bologna - Campus di Rimini, Itália