???global.info.a_carregar???
Carlos Fernando da Silva Marecos. Concluiu o Doutoramento em Música em 2011/05/24 pela Universidade de Aveiro. Licenciatura em Música, variante de Composição em 1999/12/09 pela Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa e Bacharelato em Composição em 1996/09/20 pela mesma instituição. É Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa, onde lecciona Composição e Análise, na Licenciatura em Música. Lecciona também no Mestrado em Música e no Mestrado em Ensino de Música da ESML. Entre 2010 e 2020 foi responsável da área de composição dos Mestrados da ESML. Entre Fevereiro de 2013 e 2020 coordenou o ramo de Composição da ESML. Desde 2014 coordena também a Licenciatura em Tecnologias da Música da ESML. É no presente Subdiretor da Escola Superior de Música de Lisboa e membro do seu Conselho Técnio/Científico. Membro da Comissão Científica Do Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento, doutoramento em associação entre o Instituto Politécnico de Lisboa e a Universidade de Lisboa. Investigador integrado do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical CESEM como membro do Pólo da ESML/IPL. Publicou diversos artigos em revistas especializadas. Recebeu 3 prémios de Composição. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ópera contemporânea; Libreto; Música; Estética musical; Análise musical; Música instrumental; Música vocal; Música contemporânea portuguesa; Ensino da música; Pedagogia musical; Música para espaços específicos; Som e Tecnologias da Música; Interpretação de música contemporânea; Música Contemporânea e Novas tecnologias.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Carlos Fernando da Silva Marecos

Nomes de citação

  • Marecos, Carlos

Identificadores de autor

Ciência ID
F614-7137-2903
ORCID iD
0000-0003-1219-9347

Endereços de correio eletrónico

  • cmarecos@esml.ipl.pt (Profissional)

Moradas

  • Escola Superior de Música de Lisboa. Campus de Benfica do IPL, 1500-651, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Humanidades - Artes - Estudo das Artes da Representação (música, teatro e dramaturgia)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2011/05/24
Concluído
Doutoramento em Música (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
"Interacção entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental/vocal" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovado por unanimidade
1999/12/09
Concluído
Música, variante de Composição (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
19 (Dezanove) valores
1996/09/20
Concluído
Composição (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
18 (Dezoito) valores
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014 - Atual Investigador (Investigação) Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
2007 - 2011 Investigador (Investigação) Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Professor Coordenador (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 - 2018 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal
Universidade de Évora Escola de Artes, Portugal

Cargos e Funções

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016 - Atual Conselho científico/técnico-científico ou orgão correspondente Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2015 - Atual Subdirector de Unidade Orgânica Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/07/01 - Atual Since July 2014 he is the head of the ESML's Music Technologies Course. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2006/09/01 - Atual He currently teaches at ESML Composition, Analysis and and Composition Techniques. He also teaches in the Masters in Music and in the Master Music Education in the area of composition. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2013/02/01 - 2020/08/31 Since February 2013 he is the head of the Composition Department of ESML. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2010/09/01 - 2020/08/31 Since 2010 he coordinates the area of composition on Masters Degree. Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2018 - Atual Portfólios
Portfólios CESEM.IPL
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Em curso
2020 - 2021 Determinação da qualidade acústica objectiva do auditório Vianna da Motta da ESML
IPL/2020/Acusvmota
Investigador
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Concluído
2019 - 2020 Produções Cénico Musicais de Música Contemporânea
IPL/2019/PCM-MC
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Portugal
Instituto Politécnico de Lisboa
Concluído
2017/09/07 - 2019/03/05 Criação, circulação, registo e edição de obras de música portuguesa contemporânea, numa perspetiva reflexiva áreas da composição, da performance e do som e tecnologias da música
SAICT-POL/23453/2016
Investigador responsável
Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico do Porto, Portugal

Universidade de Évora, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2018 - 2019 Captação em 3D e sua versatilidade em comparação com outros sistemas estereofónicos
IPL/2018/C3DV
Investigador
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Mateus, Sílvia; Marecos, Carlos; Henriques, Sérgio; Roque, Alberto. "Produção de ópera num contexto criativo contemporâneo". (2017): http://hdl.handle.net/10400.21/8662.
Tese / Dissertação
  1. Barros, Ana Catarina Braga de. "Contacto tardio com a música contemporânea no ensino artístico especializado: o mito da complexidade". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10398.
  2. Cruz, Cláudio Roberto da Silveira Peixoto. "Melodia: perspectivas de análise". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/10400.21/10395.
  3. Martins, José João da Silva. "Introdução da área da análise no curso básico do ensino especializado da música". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.21/10392.
  4. Borralho, Tomás. "A aplicação de quatro noções de minimalismo de HCI no sistema musical: uma introdução e contribuição para a disciplina de ATC". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8776.
  5. Cruz, Carlos Filipe Matos Veiga da Silva. "Música de conjunto em linha com a disciplina de análise e técnicas de composição". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8079.
  6. Borralho, Tomás. "A aplicação de quatro noções de minimalismo de HCI no sistema musical: uma introdução e contribuição para a disciplina de ATC". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/10400.21/8776.
  7. Mendes, Diogo António Tavares Magro. "Obras para clarinete solo produzidas por compositores portugueses em 2014 e 2015". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/10174/19795.
  8. Derriça, Tiago de Sousa. "A intertextualidade na música e a sua aplicação no ensino de análise e técnicas de composição". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/9791.
  9. Derriça, Tiago de Sousa. "A intertextualidade na música e a sua aplicação no ensino de análise e técnicas de composição". Mestrado, 2015. http://hdl.handle.net/10400.21/9791.
  10. Henriques, Nuno Miguel Marques. "Introdução à harmonia do séc. XX na disciplina de análise e técnicas de composição". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/9026.
  11. Henriques, Nuno Miguel Marques. "Introdução à harmonia do séc. XX na disciplina de análise e técnicas de composição". Mestrado, 2014. http://hdl.handle.net/10400.21/9026.
  12. Coelho, Maria Clélia Varanda Vital. "Repertório para violoncelo solo: três compositores portugueses do séc. XX/XXI : contributo do intérprete na obra de arte". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/9375.
  13. Cabrita, Tiago Manuel Pardal. "Ressonância(s): processos de escrita musical". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/8350.
  14. Cabrita, Tiago Manuel Pardal. "Ressonância(s): processos de escrita musical". Mestrado, 2012. http://hdl.handle.net/10400.21/8350.
  15. Marecos, Carlos Fernando da Silva. "Interacção entre estruturas intervalares e estruturas espectrais, na música instrumental/vocal". Doutoramento, 2011. http://hdl.handle.net/10773/3797.
  16. Costa, Vera Lúcia da Silva. "Segurança e saúde na exploração de estações de tratamento de águas residuais da SIMTEJO". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/1631.
  17. Costa, Vera Lúcia da Silva. "Segurança e saúde na exploração de estações de tratamento de águas residuais da SIMTEJO". Mestrado, 2010. http://hdl.handle.net/10400.21/1631.
  18. Figueiras, Ana Rita Pereira de Almeida. "Reutilização de águas residuais tratadas: o caso da ETAR de Chelas". Mestrado, 2009. http://hdl.handle.net/10400.21/1565.

Artística / Interpretação

Composição musical
  1. Marecos, Carlos. fragmentos de movimento e melancolia [nº 106]. Co-encomenda do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu e da Miso Music Portugal para o Sond’Ar-te Trio ¿, 2023.
  2. Marecos, Carlos. branco, branco, branco... [nº 105], a partir de frases de Ensaio sobre a Cegueira de José Saramago. encomenda de Síntese - Grupo de Música Contemporânea, 2022.
  3. Marecos, Carlos. Contacto [nº 104]. encomenda do Continuum Duo, 2022.
  4. Marecos, Carlos. Interior presente. para coreografia de Sofia Silva, produção Instética Companhia Teatral, 2021.
  5. Marecos, Carlos. CB, para Christopher Bochmann. Orquestra Juvenil, 2021.
  6. Marecos, Carlos. O Carro do Jorge Peixinho [nº 100]. encomenda do Duo Sigma, 2021.
  7. Marecos, Carlos. O aprendiz de novos sons [nº 102]. encomenda do Duo Sigma, 2021.
  8. Marecos, Carlos. Ao abrigo do Sobreiro [nº 101] nº 1 Nada com só nada à volta; nº 2 O sol às casas, como a montes, vagamente doura; nº 3 E corre um silêncio pela erva fora.. Universidade de Évora, 2021.
  9. Marecos, Carlos. um sol mais sol do que o sol [nº 103], a partir de 3 poemas de Alberto Caeiro. encomenda do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, 2021.
  10. Marecos, Carlos. …diz à terra que não coma as tranças ao meu cabelo. 2020.
  11. Marecos, Carlos. Tríptico, obra para música e dança a partir de 3 obras juntas num todo coreográfico. 2020.
  12. Marecos, Carlos. à janela de uma casa antiga, obra para piano e electrónica, para a Bienel de Cerveira, em conjunto. para a Bienel de Cerveira, 2020.
  13. Marecos, Carlos. A Casa do Cravo. Encomenda do Festival DME, Dias de Música Electroacústica, estreada a 17 de novembro de 2019., 2019.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2020 Marecos, Carlos & Silva, Sofia (2020). Comunicação Sobre Tríptico (espectáculo de música e dança), Escola Superior de Música de Lisboa. Comunicação Sobre Tríptico (espectáculo de música e dança)
ESML (Lisboa, Portugal)
2019 Marecos, Carlos & Henriques, Sérgio (2019). Captação em 3D e sua versatilidade em comparação com outros sistemas estereofónicos - Conferência de apresentação dos resultados do projeto; no âmbito dos projetos IDI&CA, investigação, desenvolvimento, inovação e criação artística do IPL. Captação em 3D e sua versatilidade em comparação com outros sistemas estereofónicos - Conferência de apresentação dos resultados do projeto
ESML (Lisboa, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019 - 2019 Organização e produção da Performance Colaborativa entre a classe de Composição Coreográfica da Faculdade de Motricidade Humana e as classes de Composição e de Instrumento da ESML, em Dezembro de 2019, integrado no projecto de investigação de Música para Espaço Específico, onde foram estreadas 8 obras em parceria em diferentes espaços não convencionais da ESML. (2019 - 2019)
Concerto (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
2019 - 2019 Organização e produção da Semana da Composição da ESML, 6 a 11 de Maio, 2019. Esta semana de actividades organizada em colaboração com outros professores do ramo de Composição, no âmbito do desenvolvimento das actividades lectivas da Licenciatura em Música do Ramo de Composição da ESML e das actividades de investigação do Mestrado em Música e do Mestrado em Ensino da Música na área de especialização de Composição. Foram realizadas as seguintes actividades: - 10 Conferencias que envolveram, de entre professores da ESML, como João Madureira e Joan (2019 - 2019)
Festival (Coorganizador)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Música de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2000 Prémio Lopes-Graça de Composição
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
1999 Prémio Lopes-Graça de Composição
Câmara Municipal de Cascais, Portugal
1995 Menção Honrosa no Concurso de Composição Óscar da Silva