???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Diogo Frazão Mota Padilla

Nomes de citação

  • João Padilla
  • João Diogo Padilla

Identificadores de autor

Ciência ID
EB1E-7AC1-16EF
ORCID iD
0000-0002-5689-0909

Endereços de correio eletrónico

  • joao-padilla@esel.pt (Profissional)

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês
Formação
Grau Classificação
2023 - 2024
Concluído
Pedagogia do Ensino Superior (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
2010 - 2015
Concluído
Ciências Farmacêuticas (Mestrado integrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Farmácia, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/02 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2021/08 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2017/02 - Atual Consultor & Formador 4Choice Health Consultancy, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2025 - Atual InfPrev4frica - Capacitating Sub-Saharan African HEIs to educate Nursing Students for Sustainable and Innovative Infection Prevention and Control practices
101083108
Investigador
Erasmus Plus
Em curso
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Padilla, João; Nascimento, Carla; Pereira Guerreiro, Mara. "Flipped classroom: views of undergraduate nursing students". Trabalho apresentado em 13th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2021.
    Publicado • 10.21125/edulearn.2021.0781
  2. Padilla, João; Nascimento, Carla; Guerreiro, Mara. ""É para isso que servem as aulas teóricas": preferência dos estudantes de enfermagem sobre a sala de aula invertida no curso de licenciatura". Trabalho apresentado em 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21), Online, 2021.
    Publicado
Artigo em revista
  1. João Padilla; Marta Mateus de Almeida; Carla Nascimento; Mara Pereira Guerreiro. "INOValiar: lista consolidada de critérios de qualidade de questões de escolha múltipla na avaliação de aprendizagens". Revista Meta: Avaliação (2025): https://doi.org/10.22347/2175-2753v17i54.5021.
    10.22347/2175-2753v17i54.5021
Poster em conferência
  1. Maria do Rosário Pinto; João Diogo Padilla; Pereira, Mariana; Cristiana Furtado Firmino; Bacatum, Cláudia; Eulália Novais. "Inov@U – Lisbon Centre of Excellence for Pedagogical Innovation". Trabalho apresentado em 32nd Florence Network Annual Meeting, 2025.
Resumo em conferência
  1. João Diogo Padilla; Marta Mateus de Almeida; Carla Nascimento; Cássio Cabral Santos; Couvaneiro, João; Mara Pereira Guerreiro. "ChatGPT for review of multiple-choice question quality: A pilot evaluation using the INOValiar consolidated list". Trabalho apresentado em FUTURES 2025, Lisboa, 2025.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2025/07/09 ChatGPT for review of multiple-choice question quality: A pilot evaluation using the INOValiar consolidated list FUTURES 2025
(Lisboa, Portugal)
2022/07/14 INOValiar: desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a provas de avaliação com questões de escolha múltipla de resposta única 8º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.22)
(Coimbra, Portugal)
2021/11/11 Conceção de um modelo de melhoria contínua de provas de escolha múltipla para avaliação sumativa IV Congresso Internacional Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino Superior
(Online, Portugal)
2021/07 Flipped classroom: views of undergraduate nursing students 13th International Conference on Education and New Learning Technologies
(Palma de Mallorca & online, Espanha)
2021/07 "É para isso que servem as aulas teóricas": preferência dos estudantes de enfermagem sobre a sala de aula invertida no curso de licenciatura 7º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.21)
(Online, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual Med2Care - Ferramenta para redução dos erros de medicação na população pediátrica
Coorientador
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2024/12/09 - Atual Estratégias de ensino aprendizagem mobilizando software específico
Oficina (workshop)
Curso de desenvolvimento de competências pedagógicas
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2024/05/07 - Atual Avaliação de estudantes através de questões de escolha múltipla
Oficina (workshop)
Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Portugal
2025/01/24 - 2025/01/30 Gamefication e game-Based learning no ensino superior
Oficina (workshop)
Egas Moniz School of Health & Science, Portugal
2024/02/15 - 2024/03/04 Mentimeter (da teoria à prática)
Oficina (workshop)
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2024 - Atual Aprender ao Longo da Vida Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2020 - Atual Farmacologia e Terapêutica Medicamentosa Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2025 - Atual Podcast - 5 minutos de pedagogia com... Sala de aula invertida

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2025 - Atual VisuMed 5G — Visualização imersiva de modelos médicos 3D com realidade virtual e tecnologia 5G (Projeto financiado pela AMA)
Membro
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
2025 - Atual Inov@U - Centro de Excelência de Inovação Pedagógica de Lisboa (Projeto financiado pelo PRR)
Membro
Universidade de Lisboa (Reitoria), Portugal

Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal

Instituto Politécnico de Lisboa, Portugal
2023 - Atual Gabinete de Apoio ao e-Learning (GA-eL)
Membro
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, Portugal
Distinções

Outra distinção

2025 Embaixador ESEL — Projeto Observar & Aprender