???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Sónia Cherpe

Nomes de citação

  • Cherpe, Sónia

Identificadores de autor

Ciência ID
CE1E-4501-3EFB
ORCID iD
0000-0001-8248-3488
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2011/06/01 - 2015/05/31 PREVENÇÃO DA DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES PORTUGUESES
SFRH/BD/72739/2010
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo e Comportamental
UID/PSI/00730/2019
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/01/01 - 2015/06/30 "Prevenção da depressão em adolescentes Portugueses: estudo da eficácia de uma intervenção com adolescentes e pais"
PTDC/MHC-PCL/4824/2012
Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Portugal

Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 730 - 2011-2012
PEst-OE/PSI/UI0730/2011
Universidade de Coimbra, Portugal

Universidade de Coimbra Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Cherpe, S.; Matos, A. P.; Costa, C.. ""The contribution of cognitive emotion regulation strategy in the relationship between prior trauma experiences and depressive symptoms in adolescence".". Marrakech, 2013.
    Publicado
  2. Fernandes, A.; Matos, A. P.; Cherpe, S.; Ribeiro, I.. ""Estudo psicométrico preliminar da cdrs-r numa amostra de adolescentes portugueses"". Lisboa, 2012.
    Publicado
  3. Matos, A. P.; Cherpe, S.; Craighead, E.; Arnarson, E.. ""Cognitive- behavioral programs to prevent adolescent depression - a Portuguese study"". 41st EABCT Annual Congress, 2011.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Azevedo Julieta; Castilho Paula; Carreiras Diogo; Martins Maria João; Carvalho Célia Barreto; Cherpe Sónia; Pereira Ana Telma; Macedo António. "Development of the Clinical Interview for Bipolar Disorder (CIBD) – Rational and experts’ panel evaluation". Journal of Neurology, Neurological Science and Disorders (2023): https://doi.org/10.17352/jnnsd.000056.
    10.17352/jnnsd.000056
  2. Cunha, Marina; Almeida, Rute; Cherpe, Sónia; Simões, Sónia; Marques, Mariana; Marina Cunha; Rute Almeida; et al. "Uma abordagem longitudinal da contribuição do trauma e da vergonha nos sintomas depressivos em adolescentes". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social 4 2 (2018): 49-59. http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1049.
    https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.2.62
  3. Cunha, Marina; Almeida, Rute; Cherpe, Sónia; Simões, Sónia; Marques, Mariana. "A longitudinal approach to the contribution of trauma and external shame on depressive symptoms in adolescence". (2018): https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.2.62.
    https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.2.62
  4. Cunha,Marina; Xavier,Ana Maria de Jesus; Cherpe,Sónia; Gouveia,José Pinto; Cunha, Marina; Xavier, Ana; Cherpe, Sónia; Pinto-Gouveia, José. "Avaliação da Vergonha em Adolescentes: ‘The Other as Shamer Scale’". (2017): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722017000100311.
  5. Camila Carvalho; Marina Cunha; Sónia Cherpe; Ana Galhardo; Margarida Couto; Carvalho, Camila; Cunha, Marina; et al. "Validação da versão portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)". Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social 1 2 (2015): 46-57. https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2015.1.2.23.
    10.7342/ismt.rpics.2015.1.2.23
  6. Célia Figueira (Figueira, C.); Alexandra Marques-Pinto (Marques Pinto, A.); Maria Lima (Lima, L.); Ana Paula Matos (Mato. "Adaptação da Mental Health Continuum – LF for adults". Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica 2 38 (2014): 93-116. https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/9701.
    Publicado
  7. Matos, Ana Paula; André, Raquel Simão; Cherpe, Sónia; Rodrigues, Daniela; Figueira, Célia; Pinto, Alexandra Marques. "Estudo Psicométrico preliminar da Mental Health Continuum – Short Form – for youth numa amostra de adolescentes portugueses". (2010): https://impactum-journals.uc.pt/psychologica/article/view/1647-8606_53_7.
    10.14195/1647-8606_53_7
Poster em conferência
  1. Alvarez, M.; Pereira, P.; Manco, L.; Cherpe, S.; Cunha, M.; Pinto-Gouveia, J.; Mota, P. G.. ""Vulnerabilidade psicológica para perturbações mentais: resultados de um estudo de interação entre fatores genéticos e do meio psicossocial em jovens adultos de nacionalidade portuguesa"". 2017.
  2. Alvarez, M.; Pereira, P.; Manco, L.; Cherpe, S.; Cunha, M.; Pinto-Gouveia, J.; Mota, P. G. ""Association of serotonin transporter gene polymorphisms (5-HTTLPR and rs 25531) and life-histories with psychopathology vulnerability profiles: a study performed with healthy young adults."". 2016.
  3. Cherpe, S; Almeida, R.; Cunha, M.. ""Uma abordagem longitudinal da contribuição do trauma e da vergonha nos sintomas depressivos em adolescentes."". 2016.
  4. Brites, A.; Cunha, M.; Cherpe, S.. ""Relação entre sintomas depressivos, regulação emocional, absentismo escolar, rendimento escolar e saúde física na adolescência."". 2016.
  5. Carvalho, C.; Cunha, M. ; Cherpe, S.; Galhardo, A.; Couto, M.. ""Validação da versão portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)."". 2015.
  6. Cunha, M.; Xavier, A.; Cherpe, S.; Carvalho, Sérgio.. ""Measuring worry in adolescence: The validation of the Penn State Worry Questionnaire for Children (PSWQ-C) for Portuguese population."". 2015.
  7. Matos, AP ; Cherpe, S.; Craighead, WE; Arnarson, EÖ. "Prevention of depression in adolescence - a Portuguese study". 2011.
Resumo em conferência
  1. Cunha, M.; Almeida, R.; Cherpe, S.; Simões, S.; Marques, M.. ""A longitudinal approach to the contribution of trauma and external shame on depressive symptoms in adolescence."". Madrid, 2016.
    Publicado
  2. Alvarez, M.; Pereira, P.; Manco, L.; Cherpe, S.; Cunha, M.; Pinto-Gouveia, J.; Mota, P. G.. ""Association of serotonin transporter gene polymorphisms (5-HTTLPR and rs 25531) and life-histories with psychopathology vulnerability profiles: a study performed with healthy young adults"". Barcelona, 2016.
    Publicado
  3. TY - BOOK AU - Cherpe, Sónia AU - Cunha, Marina AU - Alvarez, Manuela AU - Pinto-Gouveia, José PY - 2014/05/10 SP. "Trauma and Life Events: Contribution to a risk model of depressive symptoms in adolescents.". Leiria, 2014.
    Publicado
  4. Matos, A. P.; Salvador, M. C.; Ribeiro, C.; Cherpe, S.; Arnarson, E.; Craighead, E.. ""The prediction of depressive symptomatology: A longitudinal study"". Trabalho apresentado em 42nd Congress of the European Association for Behaviour and Cognitive Therapy, Geneva, 2012.
    Publicado
  5. Marques, C.; Matos, A. P.; Salvador, M. C.; Cherpe, S.; Duarte, F.. ""Psychometric characteristics of the diagnostic interview Kiddie-Sads- PL in a Portuguese sample"". Porto, 2012.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. Escala de Vergonha Externa para Adolescentes - versão breve (OASB-A). The OAS-2 is a shortened version of the Other as Shamer Scale and consists of 8 items that assess external shame (i.e., global judgments of how people think others view them). Respondents are asked to indicate the frequency on a 5-point scale (0 = Never; 4 = Almost always) of their feelings and experiences to items such as ''Other people see me as small and insignificant''. Contact (to access the. 2014. Cunha, Marina; Xavier, Ana; Cherpe, Sónia; Pinto Gouveia, José. http://hdl.handle.net/10316/47105.
  2. Escala de avaliação da depressão para crianças. The CES-DC is a 20-item self-report depression inventory with possible scores ranging from 0 to 60. Each response to an item is scored as follows:0 = "Not At All"; 1 = "A Little" 2 = "Some" 3 = "A Lot". The items 4, 8, 12, and 16 are phrased positively, and thus are scored in the opposite order. Higher CES-DC scores indicate increasing levels of depression. In Portuguese version factor analysis re. 2013. Cunha, Marina; Carvalho, Camila; Cherpe, Sónia. http://hdl.handle.net/10316/46872.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2015 Depressive symptoms’ variation in function of life events, trauma and self-compassion during adolescence
CINEICC (Coimbra, Portugal)
2013 "The contribution of cognitive emotion regulation strategy in the relationship between prior trauma experiences and depressive symptoms in adolescence"
(Marrakech)
2010 Prevention of depression and adaptive personal development - a study with Portuguese adolescents
(Boston, Estados Unidos)