???global.info.a_carregar???
Isabel Maria Tomázio Correia. Concluiu o Doutoramento em Educação em 2018 e o Curso de Formação Avançada no âmbito do Doutoramento em 2010, pela Universidade de Lisboa, Instituto da Educação; o Mestrado em Ciências da Educação em 2002 e a Licenciatura em Ciências da Educação em 1997, pela Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação; o Bacharelato em Educação de Infância em 1988, pela Escola Normal de Educadores de Infância de Castelo Branco. É Professora Adjunta Convidada no Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação. Formadora Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo n.º CCPFC/RFO-08653/99, nas áreas: Educação e Desenvolvimento, Educação Especial, Animação de grupos, Conceção e Organização de Projetos Educativos e Relação Pedagógica. Coordena a Equipa Local de Intervenção Precoce do concelho do Seixal (equipa docente e técnica) e pertence ao Quando de docentes do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato. Integra a Bolsa de Avaliadores Externos de Desempenho Docente do concelho do Seixal, Ministério da Educação, Direção-Geral da Administração Escolar. Publicou 4 artigos em revistas especializadas. Possui 3 capítulo(s) de livros e 1 livro(s). Orientou 14 dissertação(ões) de mestrado e co orientou 1. Participou como investigadora em 2 projetos e Outra em 4 projeto(s). Atua na área das Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação, Educação de Infância, Educação Especial e Intervenção Precoce na Infância. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico cultural são: Creche; Jardim de infância; Brincar; Espaço exterior; Aprendizagem; Práticas pedagógicas; Identidade profissional; Educação de infância; Intervenção precoce na infância; Supervisão pedagógica; Formação inicial; Educadores cooperantes; Intervenção à distância; Perturbação do espetro de autismo; Famílias; Educação e cuidados de infância 0-3 anos; Amas; Supervisoras; Creche familiar; Educuidar; Relações afetivas; Educação pré-escolar; Gestão do currículo; Inclusão; Aprendizagem da matemática; Scratch; Formação contínua; Desenvolvimento profissional; Relações escola família; Formação de pais; Escolarização; Ensino básico do 1.º ciclo do ensino básico; Formação diversificada; Auxiliares de ação educativa; Profissionalidade docente; Formação profissional; Relações interculturais; Estratégias de integração; Metodologias ativas; Ensino-aprendizagem; Participação; Ensino superior; Crianças; Desvalorização profissional; Mal-estar docente; Orientações curriculares; Ensino a distância; Projetos de investigação; Criação artística; Abordagem STEM; Atividades integradoras (...)
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Isabel Maria Tomázio Correia

Nomes de citação

  • Correia, Isabel Tomázio
  • Correia, Isabel
  • Correia, Isabel Maria Tomázio
  • Correia, Isabel Maria

Identificadores de autor

Ciência ID
CA11-C135-D29C
ORCID iD
0000-0003-2884-1867

Telefones

Telefone
  • 212543409 (Pessoal)
Telemóvel
  • 93856765 (Pessoal)

Moradas

  • Rua Guerra Junqueiro, n.º 19, 1.º andar, 2855-456, Vale de Milhaços, Corroios, Seixal, Portugal (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Formação
Grau Classificação
2021
Concluído
Intervenção Precoce na Infância (Pós-Graduação)
Instituto Piaget, Portugal
18 valores
2018
Concluído
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de Adultos
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"Para Além da dicotomia Cuidar/Educar – Sentidos e significados da intervenção no contexto de creche" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada com distinção, por unanimidade
2010
Concluído
Formação Avançada (Doutoramento)
Especialização em Formação de Adultos
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Educadoras de Infância em creche: Modos de pensar, sentir e fazer (Projeto de investigação)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17 valores
2006
Concluído
Educação de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Generalista) (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Generalista
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
18 valores
2006
Concluído
Educação de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Domínio Cognitivo e Motor) (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
17 valores
2002
Concluído
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação de Adultos
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
"Olhares das Educadoras de Infância sobre a profissão e a identidade no contexto de projectos de intervenção socioeducativa e comunitária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom por unanimidade
1997
Concluído
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Área de Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
15 valores
1988
Concluído
Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola Normal de Educadores de Infância de Castelo Branco, Portugal
15 valores
1988
Concluído
Formação Profissional de Animador Cultural (Outros)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018/09 - Atual Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021 - 2022 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2015 - 2018 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2005/09 - 2007/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2000/09 - 2001/07 Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2010 - 2014 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal
Jardim de Infância Santa Marta de Corroios, Portugal
2010 - 2014 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal
Jardim de Infância Quinta do Campo, Portugal
2005 - 2006 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal
Jardim de Infância de Quinta da Courela, Portugal
2004 - 2005 Educador de infância (Educador de Infância) Agrupamento de Escolas Elias Garcia, Portugal
Jardim de Infância de Sobreda da Caparica, Portugal
1998/09/10 - 1998/12/02 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim de Infância de Bencatel, Portugal
1990 - 1991 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim-de-Infância de Lamarosa, Portugal
1989 - 1990 Educador de infância (Educador de Infância) Jardim-de-Infância de Santiago de Montalegre, Portugal
1988 - 1989 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Secundária de Idanha-a-Nova, Portugal
1988 - 1989 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Escola Preparatória de Vila Velha de Ródão, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/05 - Atual Coordenação da Equipa Local de Intervenção Precoce do concelho do Seixal (equipa docente e técnica da ELI do Seixal) Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal
2019/09 - Atual Integração na Bolsa de Avaliadores Externos de Desempenho Docente, concelho do Seixal Ministério da Educação Direção-Geral da Administração Escolar, Portugal
2014/09 - Atual desempenho de funções na Intervenção Precoce na Infância do Seixal, Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal
2007 - Atual Formadora Acreditada com o registo n.º CCPFC/RFO-08653/99, nas áreas: Educação e Desenvolvimento, Educ. Especial, Animação de grupos, Conceção e Organiz. de Proj. Educativos e Relação Pedagógica Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
2019/09 - 2020/10 Coordenação da equipa docente de Intervenção Precoce na Infância (Equipa Local de Intervenção – ELI Seixal) – articulação com a Dir. do Agrupamento Pedro Eanes Lobato e com a Coordª da ELI Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal
2018/09 - 2019/08 Requisitada em regime de mobilidade pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal
2013 - 2019 Membro da Direção da Associação de Profissionais de Educação de Infância – APEI (Secretária da Direção e 1.ª Vogal do Conselho Fiscal) Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2015/09 - 2018/08 Coordenação da equipa docente de Intervenção Precoce na Infância (Equipa Local de Intervenção – ELI Seixal) – articulação com a Dir. do Agrupamento Pedro Eanes Lobato e com a Coordª da ELI Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal
2015 - 2018 Coordenação do Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Vale de Milhaços Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal
2011/01 - 2014 Coordenadora do Departamento de Educação Pré-Escolar com assento no Conselho Pedagógico Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal
2011 - 2014 Integração no Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal
2011 - 2014 Integração na equipa de Avaliadores do Desempenho Docente do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal
2011 - 2014 Integração na Secção de Avaliação do Desempenho Docente (SAAD) Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal
2006 - 2010 Destacada na Associação de Profissionais de Educação de Infância – APEI Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2006 - 2010 Diretora do Centro de Formação da APEI – responsável pelo planeamento, desenvolvimento, gestão e avaliação da formação contínua de pessoal docente e não docente Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2006 - 2010 Coordenadora do Centro de Documentação da APEI – organização e gestão da informação Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2006 - 2007 Coordenação do Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Seixal Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal
2005 - 2006 Coordenadora do Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal
2002/09 - 2004/07 Requisitada na Escola Superior de Educação de Setúbal Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2001 - 2002 Destacada no Instituto das Comunidades Educativas - ICE – Corresponsável pela dinamiz. de um proj. educativo com a comunidade Timorense na AML, designado por “Feto Rai Timor" (Mulheres de Timor) ICE – Instituto das Comunidades Educativas, Portugal
1999 - 2000 - Exercício de funções nos Pelouros da Educação na qualidade de responsável pelo sector da Educação, Ação Cultural e Social Câmara Municipal de Coruche, Portugal
1991 - 1998 Exercício de funções nos Pelouros da Educação na qualidade de responsável pelo sector da Educação, Ação Cultural e Social da Câmara Municipal de Coruche Câmara Municipal de Coruche, Portugal
1991 - 1998 Coordenadora pedagógica de Creche e Jardim de Infância – instituições da autarquia Câmara Municipal de Coruche, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2000 - 2002 ESTER – Escolas e Territórios – A Construção Social dos Processos Educativos em Contexto Local
POCTI/CED/35554/1999
Investigador
ADEF - Associação de Desenvolvimento e Formação, Portugal

Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal

Ministério dos Negócios Estrangeiros Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Portugal

EDUCA – Associação de Estudos e Publicações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2021 - 2021 Perfil de competências de Amas com crianças dos 0 aos 3 anos de idade
S/ ref.
Consultoria
Fundação Aga Khan Portugal, Portugal
Fundação Aga Khan Portugal
Concluído
2018 - 2018 Capacitação de Amas / Creches Familiares – dinamização de encontros formativos “Construir práticas educativas - 0-3 anos”
S/ ref.ª
Consultoria e Formadora
Fundação Aga Khan Portugal, Portugal
Fundação Aga Khan Portugal
Concluído
2018 - 2018 Literacia Familiar Conto Contigo
S/ refª
Dinamizadora
Fundação Aga Khan Portugal, Portugal
Fundação Aga Khan Portugal
Concluído
1998 - 2001 Feto Rai Timor (Mulheres de Timor)
S/ref.ª
Coordenadora
ICE – Instituto das Comunidades Educativas, Portugal
Concluído
1998 - 2000 Estudo Diagnóstico sobre o Perfil da Criança Timorense: Contributos da escola para a formação da comunidade Timorense
S/ referência
Investigador
ICE – Instituto das Comunidades Educativas, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Correia, Isabel Tomázio. "Nós e os outros", ICEInfor, 1999
Artigo em conferência
  1. Correia, Isabel Tomázio; Matos, Maria Teresa; Matos, Manuela; Figueira, Sofia Corrêa. "A contribuição das metodologias ativas na formação dos futuros educadores de infância". Trabalho apresentado em Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas, Setúbal, 2023.
    Publicado
  2. Correia, Isabel Tomázio; Caeiro, Ana Paula. "Intervenção precoce na infância, ser e estar entre crianças e adultos: O ponto de vista das famílias". Trabalho apresentado em XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2022.
    Publicado
  3. Correia, Isabel Tomázio. "Mal-estar docente na educação de infância: Constrangimentos e complexidades de ser educadora em contexto de creche". Trabalho apresentado em XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal, Lisboa, 2020.
    Publicado
  4. Correia, Isabel Tomázio. "Identidades profissionais de educadoras de infância a intervir em creche: das identidades herdadas às identidades desejadas". Trabalho apresentado em IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Lisboa, 2019.
    Publicado
  5. Correia, Isabel Tomázio; Matos, Maria Manuela; Figueira, Sofia. "Pensar o currículo na educação pré-escolar: Processos de (trans)formação colaborativos". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2019.
    Publicado
  6. Correia, Isabel Tomázio; Matos, Maria Manuela; Figueira, Sofia. "Supervisão pedagógica na formação inicial de educadores: Modelo de formação em alternância". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2019.
    Publicado
  7. Correia, Isabel Tomázio. "Práticas pedagógicas de qualidade em creche: Alguns traços identitários de um grupo de educadoras de infância". Tróia, 2019.
    Publicado
  8. Correia, Isabel Tomázio. "Para além da dicotomia educar/cuidar: Sentidos e significados da intervenção no contexto de creche". Trabalho apresentado em IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, Aveiro, 2018.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Correia, Isabel Tomázio; Figueiredo, Irene. "Trajetórias de desenvolvimento pessoal e profissional de um grupo de amas: Aprender no exercício da profissão". Aprender 45 (2023): 45-59. https://doi.org/10.58041/aprender.191.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.58041/aprender.191
  2. Correia, Isabel Tomázio; Parreira, Ana Catarina. "Educuidar na educação de infância: Narrativas dos sentidos e vivências da prática de ensino supervisionada". Medi@ções 10 1 (2022): 8-21. https://doi.org/10.60546/mo.v10i1.343.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.60546/mo.v10i1.343
  3. Correia, Isabel Tomázio; Caeiro, Ana Paula. "Encurtar Distâncias em tempo de pandemia da covid-19 na Intervenção Precoce na Infância: o caso do André". Interacções 16 54 (2020): 49-67. https://doi.org/10.25755/int.21068.
    Acesso aberto • Publicado • https://doi.org/10.25755/int.21068
  4. Correia, Isabel Tomázio. "Contributos para a qualidade das práticas pedagógicas em contexto de creche: Apontamentos sobre as identidades de um grupo de educadoras de infância". TMQ – Techniques, Methodologies and Quality 10 (2019): 119-136. https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2023/01/ed10_119_136.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
Artigo em revista (magazine)
  1. Correia, Isabel Tomázio. "Pensar e dizer as especificidades de uma proposta pedagógica para a creche", Cadernos de Educação de Infância, 2019, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-117.
  2. Correia, Isabel Tomázio; Matos, Manuela. "Gerir o currículo na educação pré-escolar na perspetiva das OCEPE 2016: Testemunho de uma experiência formativa", Cadernos de Educação de Infância, 2018, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-115.
  3. Correia, Isabel Tomázio. "“Scratch(ando)” de braço dado com a Matemática – Imaginar, programar, partilhar", Cadernos de Educação de Infância, 2012, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-96.
  4. Correia, Isabel Tomázio; Silva, Natália. "À descoberta de São Tomé", Cadernos de Educação de Infância, 2011, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-94.
  5. Duarte, Leonor; Correia, Isabel Tomázio. "Brincar nas poças de maré", Cadernos de Educação de Infância, 2010, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-90.
  6. Correia, Isabel Tomázio. "Centro de Formação da APEI – Espaço de desenvolvimento profissional", Cadernos de Educação de Infância, 2010, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-89.
  7. Correia, Isabel Tomázio; Santos, Henrique. "Dinâmicas formativas com pais/famílias de crianças nos primeiros anos de idade: A atitude dos pais face aos contextos educativos e à escolaridade", Cadernos de Educação de Infância, 2009, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-87.
  8. Correia, Isabel Tomázio. "Em jeito de balanço...", Cadernos de Educação de Infância, 2009, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-86.
  9. Correia, Isabel Tomázio. "O Ensino da Matemática: (Entre)cruzar áreas, saberes, experiências...", Cadernos de Educação de Infância, 2008, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-85.
  10. Correia, Isabel Tomázio. "Todos juntos – Pais, auxiliares de acção educativa e educadores de infância – numa teia formativa", Cadernos de Educação de Infância, 2008, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-84.
  11. Correia, Isabel Tomázio. "Formação e caminhos de profissionalidade na educação de infância", Cadernos de Educação de Infância, 2007, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-82.
  12. Correia, Isabel Tomázio. "Centro de Formação da APEI: Ano lectivo 2006/2007", Cadernos de Educação de Infância, 2007, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-82.
  13. Correia, Isabel Tomázio; Correia, Manuela. "Aprender a andar com as botas do outro", Cadernos de Educação de Infância, 1999, https://apei.pt/produto/linha-editorial/cadernos-de-educacao-de-infancia/caderno-de-educacao-de-infancia-65.
Capítulo de livro
  1. Correia, Isabel Tomázio; Matos, Maria Manuela de Sousa; Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa. "SUPERVISÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA: MODELO DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA". In Políticas públicas na educação e a construção do pacto social e da sociabilidade humana 3, editado por Senhoras, Elói Martins, 88-100. Ponta Grossa, Paraná, Brasil: Atena Editora, 2021.
    Publicado • 10.22533/at.ed.2532114019
  2. Correia, Isabel Tomázio. "Escutar o pensar, sentir e fazer de educadoras de infância em creche". In Diálogos sobre educação de infância: Cruzar olhares entre a formação e o chão de escola, editado por Oliveira, Miguel; Rodrigues, Marina; Milhano, Sandrina, 80-99. Leiria, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância e Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, 2021.
    Publicado
  3. Correia, Isabel Tomázio. "IDENTIDADES PROFISSIONAIS DE EDUCADORAS DE INFÂNCIA A INTERVIR EM CRECHE: DAS IDENTIDADES HERDADAS ÀS IDENTIDADES DESEJADAS". In Educação e Diversidade: o Papel da Escola na Gestão da Diversidade e na Promoção da Integração, editado por Castro, Edna Alencar de, 35-48. Curitiba, Brasil: Artemis, 2021.
    Publicado • 10.37572/edart_2504213234
Livro
  1. Caeiro, Ana Paula Rodrigues; Correia, Isabel Tomázio. Intervir a tempo e com tempo nos primeiros anos de vida: Contributos para a intervenção precoce na infância. Lisboa, Portugal: Associação de Profissionais de Educação de Infância. 2021.
    Publicado
Resumo em conferência
  1. Correia, Isabel Tomázio; Matos, Manuela; Figueira, Sofia. "Pensar o currículo na educação pré-escolar: Processos de (trans)formação colaborativos". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2019.
    Publicado
  2. Correia, Isabel Tomázio; Matos, Manuela; Figueira, Sofia. "Supervisão pedagógica na formação inicial de educadores: Modelo de formação em alternância". Trabalho apresentado em IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança, 2019.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Correia, Isabel Maria Tomázio, 1963-. "Para além da dicotomia cuidar/educar : sentidos e significados da intervenção no contexto de creche". Doutoramento, Universidade de Lisboa Instituto da Educação, 2018. http://hdl.handle.net/10451/34862.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024/07/18 Planear oportunidades de envolvimento e participação das famílias no brincar: Testemunho de uma experiência na intervenção precoce na infância 8.º Congresso Internacional - 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão
Pró-Inclusão ANDEE, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/05/23 As narrativas de aprendizagem na construção do pensamento reflexivo na formação inicial de educadores de infância (poster) 2.º Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2024/02/07 Temperamento da criança dos 3-6 anos de idade: Experiências construídas a partir de ações de formação contínua de educadores de infância: Testemunho de um caso XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal – Aprendizagem, diversidade e equidade: A investigação em educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2024/02/02 Escutar as famílias sobre os traços identitários dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância a intervir em contexto domiciliário V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2023/11/27 A Intervenção Precoce e os desafios da Educação Inclusiva Aulas Abertas CIEP UE
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/07/18 Transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico: Novos começos, novos desafios para uma criança com desenvolvimento atípico e sua família I CIRPIE – I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas de Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico (Coimbra, Portugal)
2023/05/25 A contribuição das metodologias ativas na formação dos futuros Educadores de Infância
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2023/05/20 Agir em intervenção precoce na infância: Acolher e respeitar a(s) diversidade(s) VII Encontro A PAR – Escola de todos para todos! Práticas de Inclusão
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2023/05/16 Portugal: Effets and Impact of ECI in Lisbon metropolitan área (poster) EURLYAID 2023 – Creating Early Childhood Intervention Together – Building Bridges
(Praga, República Checa)
2023/05/16 CREATIVE PARTNERSHIPS – Family training spaces: Construction of a tactile illustrated book for Maria, a child with impaired vision (Poster) EURLYAID 2023 – Creating Early Childhood Intervention Together – Building Bridges
(Praga, República Checa)
2023/01/26 Olhares das famílias sobre as práticas dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância em contexto domiciliário XXX Colóquio da AFIRSE Portugal – Espaços Educativos: Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/10/26 Pensar os desafios quotidianos dos profissionais na Intervenção Precoce na Infância Colóquio "Vamos falar de Intervenção Precoce na Infância"
Câmara Municipal da Sertã e Equipa Local de Intervenção Precoce (Sertã, Portugal)
2022/07/23 Como criamos saberes na nossa identidade profissional? Seminário Internacional – Cartografias da diversidade e das singularidades na atuação coordenadora
A Casa Tombada & Diálogos (S. Paulo, Brasil)
2022/07/14 Livro ilustrado tátil para crianças com baixa-visão: Uma história para a Maria CONLUBRA 2022 – Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/07/14 Educação ambiental com uma criança com baixa-visão: Narrativa de vivências de práticas em intervenção precoce na infância CONLUBRA 2022 – Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2022/05/24 Educação pré-escolar para a inclusão e equidade 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022
Direção Geral de Educação do Ministério da Educação (Santa Maria da Feira, Portugal)
2022/04/04 Escutar educadores de infância a intervir no contexto de creche: Desocultar identidades profissionais IV Ciclos de Seminários – Reflexões e Debates à volta da Infância
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/04/04 Escutar educadores de infância a intervir no contexto de creche: Desocultar identidades profissionais IV Ciclos de Seminários – Reflexões e Debates à volta da Infância
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2022/03/26 Diversidade cultural e Inclusão nos contextos de Educação de Infância: Narrativa de um percurso de aprendizagem Seminário DAR ASAS AO SABER: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2022/02/11 O Profissional de Intervenção Precoce na Infância, ser e estar entre crianças e Adultos – O ponto de vista das famílias XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal – A EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: Contributos da Investigação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2021/11/27 Práticas colaborativas na intervenção precoce na infância: Testemunho de um estudo de caso 9.º Encontro Olhares sobre Educação Virtual
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
2021/08/06 Escutar o pensar, sentir e fazer de educadoras de infância de creche II Ciclo Internacional de Conferências @ Distância: Infância & Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
2021/08 Contextos de educação de infância enquanto lugares de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adultos II Seminário de Socialização de Práticas Inspiradoras na Educação Infantil e do I Encontro Internacional sobre Educação na Primeira Infância
ZELO CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL LTDA (Porto Alegre, Brasil)
2021/05/22 Intervir a tempo e com tempo nos primeiros anos de vida: Contributos para a Intervenção Precoce na Infância Seminário Intervir a Tempo e com Tempo nos Primeiros Anos de Vida
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Lisboa, Portugal)
2021/03 Desenvolvimento profissional, (re)construções identitárias de educadoras de infância a intervir em contexto de creche Seminário DAR ASAS AO SABER: Investigação, Construção de Conhecimento e Práticas Profissionais
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2021/02/03 Para além da dicotomia cuidar / educar: Sentidos e significados da intervenção no contexto de creche Seminário "À Conversa com… "
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2021/01/19 Para além da dicotomia Cuidar/Educar – Sentidos e Significados da Intervenção no Contexto de Creche Seminário de Relatório de Estágio I, do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2021/01 Ecologia da ação com as crianças em contexto de creche: Compreender e lidar com as singularidades XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal – EDUCAÇÃO E IDADES DA VIDA: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/01/31 Mal-estar docente na educação de infância: Constrangimentos e complexidades de ser educadora em contexto de creche XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal – Educação e Bem- Estar Docente
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2020/01/16 A Prática Pedagógica em Creche: Para além da dicotomia cuidar/educar Aula Aberta realizada na Escola Superior de Educação
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/11/08 Educação Inclusiva nos Primeiros Anos: Por uma pedagogia do cuidado e da escuta XXI Encontro Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/10/23 Avaliação de Programas em Intervenção Precoce: Processo participado entre famílias e profissionais Aula Aberta, realizada na Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/10 AULAS ABERTAS: (Re)descobrir, (re)aprender, (re)criar a profissão docente (poster)
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/07/12 Articular a investigação e as práticas pedagógicas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS (poster) 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
2019/07/04 A Avaliação na Educação Pré- Escolar: Uma prática participada IV Jornadas Pedagógicas - A Avaliação das Aprendizagens e a Melhoria da Qualidade do Ensino
Agrupamento de Escolas de Benfica (Lisboa, Portugal)
2019/06/07 Práticas pedagógicas de qualidade em creche: Alguns traços identitários de um grupo de educadoras de infância X Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento
Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
2019/06/04 Identidades Profissionais de Educadoras de Infância a intervir em Creche: Das identidades herdadas às identidades desejadas TDFP2019 – IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, “Profissão docente, investigação e sociedade: diálogos múltiplos”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2019/05/28 Creche: Espaço promotor de múltiplas oportunidades de aprendizagem Aula Aberta realizada na Escola Superior de Educação Jean Piaget
Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada, Portugal)
2019/05/13 Ampliar a reflexão sobre a especificidade do trabalho no contexto de creche Encontro Grupo de Partilhas
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Lisboa, Portugal)
2019/05/04 Supervisão pedagógica na formação inicial de educadores: Modelo de formação em alternância IV Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a Autonomia: Desafios Atuais na Educação e Formação (INCTE)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2019/05 Pensar o currículo na educação pré-escolar: Processos de (trans)formação colaborativos IV Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a Autonomia: Desafios Atuais na Educação e Formação (INCTE)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
2018/11/17 Para além da dicotomia Educar/Cuidar no contexto educativo em creche IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2017/06/03 Intervir Atempadamente: O impacto no Desenvolvimento da Criança SER BEBÉ XIV – A Educação na Primeira Infância: Conceções, Modelos e Perspetivas
Associação de Profissionais de Educação de Infância e ESE de Portalegre (Portalegre, Portugal)
2016/10/08 Educação de Infância: Coabitação Intervenção Precoce/Educação Especial Jornadas de Intervenção Precoce na Infância
ESE do Instituto Piaget e Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) (Almada, Portugal)
2015/10 Intervenção Precoce na Infância: Práticas, Debate e Inovação Jornadas de Intervenção Precoce na Infância
ESE do Instituto Piaget e Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) (Almada, Portugal)
2008/05/28 Formação Contínua de Educadores de Infância na área da Matemática – O caminho faz-se caminhando... (poster) VIII Simpósio Internacional GEDEI
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2008/05/27 Dinâmicas formativas com Pais/Famílias de crianças nos primeiros anos de idade (poster) VIII Simpósio Internacional GEDEI
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
2008/05/10 A Matemática na Educação de Infância Sábado Temático organizado pela APEI
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Setúbal, Portugal)
2008/04/19 Educação Matemática no Jardim de Infância Sábado Temático organizado pela APEI
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Santarém, Portugal)
2007/10/13 Formação de pessoal auxiliar SER BEBÉ IV
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Almada, Portugal)
2007/05/19 'Fazer' Matemática na Educação de Infância Sábado Temático organizado pela APEI
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Santarém, Portugal)
2004/12/09 Percursos formativos como espaços de aprendizagens docentes 1º Encontro de Educação na Lezíria
Centro de Formação Paulo Freire (Salvaterra de Magos, Portugal)
1998/12 Formação para a diversidade: Um olhar crítico 3.º Encontro da APEDI
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2019 - 2024/02 A Música como potencialidade para o desenvolvimento da linguagem em Educação de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2023/12 A importância de potenciar a participação da criança nos momentos da rotina em Educação de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2023/10 Interação e gestão de conflitos interpares na educação de infância: Expressar sentidos, vivências e aprendizagens de crianças e adultos
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020 - 2022/02 Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em Educação de Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2022/02 O Educuidar em Educação de Infância: os sentidos das vivências de uma estagiária
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2022/02 Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância: Uma narrativa de aprendizagem
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2021/12 As Histórias Infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2021/02 Pedagogia Diferenciada na Educação de Infância: Trajetórias do vivido nos contextos de estágio
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2020/07 Brincar sem portas na Educação de Infância: Vivências e aprendizagens a partir da exploração do espaço exterior
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - 2019/07 A Organização do espaço e dos materiais na educação de infância: Um percurso de vivências e aprendizagens
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2018/01/04 O lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim-de-infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014 - 2015/11/26 Interações sociais entre crianças no ato de brincar.
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2015/06/30 A Interação entre pares em creche e jardim-de-infância: As suas potencialidades no desenvolvimento da criança
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2012 - 2014/12/05 Interações sociais entre pares em creche e jardim-de-Infância
Orientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010 - 2011/12 Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
Coorientador
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024/05/15 A rotina e os instrumentos de pilotagem do MEM no dia-a-dia de uma sala heterogénea de pré-escolar
Arguente
Diogo Afonso Neves Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2024/03/19 Contributos do livro e da leitura de histórias para o desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
Renata Alexandra Abrunhosa Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2024/03/18 Da prática à reflexão: Mindfulness e regulação emocional numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Kelly dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2024/01/12 Os contributos do espaço exterior nas aprendizagens significativas da Educação Pré-escolar
Arguente
Ana Luísa Forjaz Sousa Seguro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2023/10/17 Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
Arguente
Débora Filipa Alves Leandro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2023/10/10 Intervir, Investigar e (Re)significar a Educação de Infância: Documentando e Tornando Visível a Aprendizagem da Criança
Arguente
Jéssica Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2023/07/04 Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o uso d materiais não estruturados numa sala de pré-escolar, em momentos de brincadeira livre
Arguente
Catarina Marisa Coelho Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/07/05 A Gestão e Organização do Espaço no Jardim de Infância
Arguente
Ândria Sofia Murraças Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/07/04 Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do brincar
Arguente
Carolina Soares Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/06/26 Conceção de infância e de criança – Um olhar das educadoras de infância na relação que estabelecem com a prática pedagógica
Arguente
Cátia Delgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2022/06/20 Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Potenciar hábitos alimentares saudáveis numa turma de 1.º ano
Arguente
Ana Beatriz Ferreira Santana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/02/25 Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar no exterior e na Natureza
Arguente
Juliana Filipe Ramos Ameiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2022/02/07 O papel da Supervisão pedagógica nos processos de Transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico do Primeiro Ciclo
Arguente
Maressa Batista Siqueira Souza (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022/01/28 A transição/articulação da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Cátia Sofia Prates Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2022/01/28 Uma Visão sobre o papel do Educador de Infância na voz de crianças e famílias
Arguente
Sara Cristina Morais Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021/10/20 Um caminho de aprendizagens em educação de infância: As emoções que emergem no jogo simbólico
Arguente
Bruna Isabel São Pedro Cartaxeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021/07/23 A Brincadeira Livre na Educação de Infância – Refletindo sobre as conceções dos Educadores de Infância e a sua influência na prática pedagógica
Arguente
Daniela Pereira Lúcio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021/07/12 O Cantinho das Ciências na Educação Pré-Escolar: Contributos para a articulação curricular a partir da área do Conhecimento do Mundo
Arguente
Tânia Raquel Vieira Menino (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2021/06/28 Percurso de Aprendizagens em Educação de Infância: Experiências formativas e estudo do bem-estar emocional em creche
Arguente
Beatriz de Jesus Lopes Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2021/05/18 As Dimensões Pedagógicas em Creche e a Articulação com Identidades Profissionais
Arguente
Rosa Maria Moreira Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021/02/18 A importância das emoções da criança na Educação de Infância
Arguente
Eliana Soraia Santos Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/15 Dá para fazer…tudo! Mil coisas…: Os materiais não estruturados em educação de infância
Arguente
Tânia Sofia Pando Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/02/08 O envolvimento nas rotinas e a continuidade educativa: Compromissos e estratégias com a família em educação de infância
Arguente
Ana Marta de Almeida Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/01/12 O exercício da profissionalidade docente e o género masculino – Um estudo de perceções enfocado nas práticas educativas com as primeiras idades
Arguente
João Pedro Alves Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2020/12/21 Organização do Espaço no Jardim de Infância
Arguente
Joana Rita Reis Garnecho (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2020/10/28 Artes visuais e emoções: Uma ligação para o conhecimento emocional
Arguente
Andreia Catarina Figueira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/07/22 O Conselho de Cooperação como promotor de desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
Patrícia Mendes Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2020/01/22 A Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?
Arguente
Andreia Isabel Galvão Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2020/01/22 A aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento de competências sociais das crianças em idade pré-escolar e do ensino básico do 1º ciclo
Arguente
Sara Maria da Silva Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019/12/12 Estudo sobre a comunicação de sinais de risco às famílias com crianças com NEE
Arguente
Vera Lúcia Santos Pereira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/31 A Matemática e o Brincar na Educação de Infância
Presidente do júri
Rafaela Borges Canastra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/30 A Abordagem STEM em Educação de Infância: Práticas e desafios de uma jovem educadora
Presidente do júri
Marisa Isabel Ferreira Bação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/30 O papel do educador de infância no processo de adaptação das crianças na creche e jardim-de-infância
Arguente
Magda Filipa Carvalho Romão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/07/23 A adaptação e o bem-estar na creche e no jardim-de-infância
Arguente
Patrícia Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/06/25 Estratégias para Promover a Área da Formação Pessoal e Social no Desenvolvimento Global e Integral da Criança
Arguente
Carolina Barbosa Guerreiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2019/01/23 "Vamos à rua" – O brincar no exterior na creche e no jardim de infância
Presidente do júri
Ana Luísa Alves Cristeto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/12 O brincar na creche e no jardim-de-infância
Arguente
Vanessa Catarina Miguel Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/11 O trabalho em Equipa: Relações de Cooperação entre Educadores de Infância e Auxiliares de Ação Educativa
Presidente do júri
Marta Cristina dos Santos Cantante (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/04 A exploração de materiais versáteis na creche e jardim-de-infância
Arguente
Joana Apolinário Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/05/22 Brincar sem teto: A importância do espaço exterior na creche e no jardim-de-infância
Arguente
Ana Raquel Fernandes Ganhão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Comissão de avaliação

Descrição da atividade
Tipo de assessoria
Instituição / Organização Entidade financiadora
2023 - 2024 Integração na Comissão de Autoavaliação do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2021 Integração na Comissão de Acompanhamento e Avaliação (mandato de dois anos) do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da ESE de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2021 Integração na Comissão de Acompanhamento e Avaliação (mandato de dois anos) do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da ESE de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2006 - 2019 Exercício de elevada atividade de consultadoria no âmbito da formação contínua, no Centro de Formação da APEI, com emissão de pareceres (relatórios de especialista) referentes a diferentes oficinas de formação. A tít. de ex., sinalizam-se algumas ofic. e cursos de formação: Metodologias Ativas e Expressivas em Educ. Especial; Diferenciação Curric. em Educ. Especial; Trab. de Proj. p/ a Qualidade da Educ. de Infância; Operacionalização das OCEPE (Mat., Ling. Oral, Abord. à Escrita); Matemática na Educ. de Infância; Interv. Precoce na Infância; Etc. Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual Estágio I Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09 - Atual Teoria e Gestão do Currículo Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2022/09 - 2023/06 Estágio III Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/09 - 2022/06 Práticas Educativas com Crianças em Risco de Desenvolvimento Intervenção Precoce (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09 - 2021/06 Didática do Português e das Expressões Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2020/09 - 2021/06 Estágio II Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2020/06 Seminário de Investigação e de Projecto I Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2020/06 Pedagogia e Prática Pedagógica Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/06 Seminário de Investigação e de Projeto II Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/06 Estágio I Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/06 Estágio III Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/06 Estágio II Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/09 - 2019/06 Teoria e Gestão do Currículo Educação Básica (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/09 - 2018/06 Conhecimento do Mundo Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2015/09 - 2018/06 Prática de Ensino Supervisionada Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
2010 - 2014 Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) (Menos de 4 anos de escolaridade) Jardim de Infância Santa Marta de Corroios, Portugal
2010 - 2014 Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) (Menos de 4 anos de escolaridade) Jardim de Infância Quinta do Campo, Portugal
2011/09 - 2013/06 Modelos Pedagógicos e Desenvolvimento Curricular Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2005/09 - 2007/06 Metodologia do Ensino da Matemática Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2005/09 - 2007/06 Métodos e Técnicas de Investigação Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2005/09 - 2007/06 Seminário de Implicações da Prática Pedagógica Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2005/09 - 2007/06 Relação Escola, Família e Comunidade Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
2005 - 2006 Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) (Menos de 4 anos de escolaridade) Jardim de Infância de Quinta da Courela, Portugal
2004 - 2005 Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) (Menos de 4 anos de escolaridade) Jardim de Infância de Sobreda da Caparica, Portugal
2002/09 - 2004/06 Teoria e Prática do Currículo I Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Teoria e Prática do Currículo II Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Prática Pedagógica e Seminário de Acompanhamento I Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Prática Pedagógica e Seminário de Acompanhamento II Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Prática Pedagógica e Seminário de Acompanhamento III Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Intervenção na Família e na Comunidade Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Metodologia e Projetos de Animação Educação de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Conceção e Realização de Materiais Pedagógicos para a 1.ª Infância Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2002/09 - 2004/06 Organização de Ambientes Educativos para a 1ª infância (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2000/09 - 2001/06 Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático Educadores de Infância (Licenciatura) Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
1998/09/10 - 1998/12/02 Educação de infância (Menos de 4 anos de escolaridade) Jardim de Infância de Bencatel, Portugal
1990 - 1991 Educação de Infância (acumula o exercício de funções de Diretora Pedagógica) (Menos de 4 anos de escolaridade) Jardim-de-Infância de Lamarosa, Portugal
1989 - 1990 Educação de Infância (acumula o exercício de funções de Diretora Pedagógica) (Menos de 4 anos de escolaridade) Jardim-de-Infância de Santiago de Montalegre, Portugal
1988 - 1989 Físico-Química (aos 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade) Ensino Secundário (Ensino secundário) Escola Secundária de Idanha-a-Nova, Portugal
1988 - 1989 Matemática (lecionada aos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) Ensino Básico (Ensino básico 3º ciclo) Escola Preparatória de Vila Velha de Ródão, Portugal

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2024 - Atual Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 5.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2023 - Atual Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 4.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2007/10/13 - Atual Integração na Comissão Organizadora do “SER BEBÉ IV”, 13 outubro de 2007
Membro
2021/05/04 - 2021/06/22 Integração na Comissão Científica do II CICLO INTERNACIONAL DE CONFERÊNCIAS @ DISTÂNCIA: INFÂNCIA & EDUCAÇÃO, realizado online, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
Membro
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
2020 - 2021 Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 3.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2020 Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 2.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018 - 2019 Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 1.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico de Setúbal
Membro
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2006 - 2019 Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI, exercendo atividades de consultadoria, no âmbito da formação contínua a nível nacional, para educadores de infância e professores do 1.º CEB, pessoal auxiliar e amas
Membro
Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal
2006 - 2010 Integração em todas as comissões de organização de todos os Encontros Nacionais; Jornadas Pedagógicas; Encontros SER BEBÉ – na qualidade de Diretora do Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância
Membro
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2024 - Atual Integração no Júri de Avaliadores Externos do Projeto de Investigação e Criação Artística PI & CA, de vários projetos submetidos a financiamento no biénio 2023/25, promovido pela Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - Atual Integração no Júri de Avaliação de Projetos de Intervenção Comunitária, no âmbito da Unidade Curricular de Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos da Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural – Escola Superior de Educação de Setúbal / IPS Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017 - Atual Integração no Júri de Avaliação dos Projetos Finais da Licenciatura em Fisioterapia e Terapia da Fala, no âmbito da Saúde Escolar e Pré-Escolar – Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal / IPS Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
2021 - 2023 Integração no Júri de Avaliadores Externos do Projeto de Investigação e Criação Artística PI & CA, de vários projetos submetidos a financiamento no biénio 2021/23, promovido pela Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
2019 - 2020 Integração na equipa de Avaliadores do Desempenho Docente do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato (avaliação de 7 docentes) Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal
2008/06/26 - 2008/06/30 Júri da Prova de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Apoio à Infância (26, 27 e 30 de junho de 2008), Magensinus – Centro de Formação Profissional Magensinus – Centro de Formação Profissional, Portugal
2006/06/09 - 2006/06/09 Integração no Júri de Avaliação do Curso de Ação Educativa - Centro de Formação Profissional do Seixal (9 de junho de 2006) Centro de Formação Profissional do Seixal, Portugal
2006/04/05 - 2006/04/06 Integração no Júri de Avaliação Final do Curso de Ação Educativa – Centro de Formação Profissional do Seixal (5 e 6 de abril de 2006) Centro de Formação Profissional do Seixal, Portugal