Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Isabel Maria Tomázio Correia
Nomes de citação
- Correia, Isabel Tomázio
- Correia, Isabel
- Correia, Isabel Maria Tomázio
- Correia, Isabel Maria
Identificadores de autor
- Ciência ID
- CA11-C135-D29C
- ORCID iD
- 0000-0003-2884-1867
Telefones
- Telefone
-
- 212543409 (Pessoal)
- Telemóvel
-
- 93856765 (Pessoal)
Moradas
- Rua Guerra Junqueiro, n.º 19, 1.º andar, 2855-456, Vale de Milhaços, Corroios, Seixal, Portugal (Pessoal)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Formação
| Grau | Classificação | |
|---|---|---|
|
2021
Concluído
|
Intervenção Precoce na Infância (Pós-Graduação)
Instituto Piaget, Portugal
|
18 valores |
|
2018
Concluído
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Formação de Adultos
Universidade de Lisboa Instituto de Educação, Portugal
"Para Além da dicotomia Cuidar/Educar – Sentidos e significados da intervenção no contexto de creche" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada com distinção, por unanimidade |
|
2010
Concluído
|
Formação Avançada (Doutoramento)
Especialização em Formação de Adultos
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"Educadoras de Infância em creche: Modos de pensar, sentir e fazer (Projeto de investigação)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 valores |
|
2006
Concluído
|
Educação de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Generalista) (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Generalista
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
18 valores |
|
2006
Concluído
|
Educação de Crianças com Necessidades Educativas Especiais (Domínio Cognitivo e Motor) (Especialização pós-licenciatura)
Especialização em Domínio Cognitivo e Motor
Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal
|
17 valores |
|
2002
Concluído
|
Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Formação de Adultos
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
"Olhares das Educadoras de Infância sobre a profissão e a identidade no contexto de projectos de intervenção socioeducativa
e comunitária" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom por unanimidade |
|
1997
Concluído
|
Ciências da Educação (Licenciatura)
Especialização em Área de Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Portugal
|
15 valores |
|
1988
Concluído
|
Educadores de Infância (Bacharelato)
Escola Normal de Educadores de Infância de Castelo Branco, Portugal
|
15 valores |
|
1988
Concluído
|
Formação Profissional de Animador Cultural (Outros)
Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Educação, Portugal
|
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2018/09 - Atual | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2021 - 2022 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2015 - 2018 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
| 2005/09 - 2007/07 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
| 2000/09 - 2001/07 | Assistente (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
Outras Carreiras
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2010 - 2014 | Educador de infância (Educador de Infância) | Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal |
| Jardim de Infância Santa Marta de Corroios, Portugal | ||
| 2010 - 2014 | Educador de infância (Educador de Infância) | Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal |
| Jardim de Infância Quinta do Campo, Portugal | ||
| 2005 - 2006 | Educador de infância (Educador de Infância) | Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal |
| Jardim de Infância de Quinta da Courela, Portugal | ||
| 2004 - 2005 | Educador de infância (Educador de Infância) | Agrupamento de Escolas Elias Garcia, Portugal |
| Jardim de Infância de Sobreda da Caparica, Portugal | ||
| 1998/09/10 - 1998/12/02 | Educador de infância (Educador de Infância) | Jardim de Infância de Bencatel, Portugal |
| 1990 - 1991 | Educador de infância (Educador de Infância) | Jardim-de-Infância de Lamarosa, Portugal |
| 1989 - 1990 | Educador de infância (Educador de Infância) | Jardim-de-Infância de Santiago de Montalegre, Portugal |
| 1988 - 1989 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Secundária de Idanha-a-Nova, Portugal |
| 1988 - 1989 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Escola Preparatória de Vila Velha de Ródão, Portugal |
Outros
| Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
|---|---|---|
| 2021/05 - Atual | Coordenação da Equipa Local de Intervenção Precoce do concelho do Seixal (equipa docente e técnica da ELI do Seixal) | Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal |
| 2019/09 - Atual | Integração na Bolsa de Avaliadores Externos de Desempenho Docente, concelho do Seixal | Ministério da Educação Direção-Geral da Administração Escolar, Portugal |
| 2014/09 - Atual | desempenho de funções na Intervenção Precoce na Infância do Seixal, Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato | Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal |
| 2007 - Atual | Formadora Acreditada com o registo n.º CCPFC/RFO-08653/99, nas áreas: Educação e Desenvolvimento, Educ. Especial, Animação de grupos, Conceção e Organiz. de Proj. Educativos e Relação Pedagógica | Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal |
| 2019/09 - 2020/10 | Coordenação da equipa docente de Intervenção Precoce na Infância (Equipa Local de Intervenção – ELI Seixal) – articulação com a Dir. do Agrupamento Pedro Eanes Lobato e com a Coordª da ELI | Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal |
| 2018/09 - 2019/08 | Requisitada em regime de mobilidade pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal | Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal |
| 2013 - 2019 | Membro da Direção da Associação de Profissionais de Educação de Infância – APEI (Secretária da Direção e 1.ª Vogal do Conselho Fiscal) | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
| 2015/09 - 2018/08 | Coordenação da equipa docente de Intervenção Precoce na Infância (Equipa Local de Intervenção – ELI Seixal) – articulação com a Dir. do Agrupamento Pedro Eanes Lobato e com a Coordª da ELI | Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal |
| 2015 - 2018 | Coordenação do Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Vale de Milhaços | Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal |
| 2011/01 - 2014 | Coordenadora do Departamento de Educação Pré-Escolar com assento no Conselho Pedagógico | Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal |
| 2011 - 2014 | Integração no Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços | Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal |
| 2011 - 2014 | Integração na equipa de Avaliadores do Desempenho Docente do Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços | Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal |
| 2011 - 2014 | Integração na Secção de Avaliação do Desempenho Docente (SAAD) | Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços, Portugal |
| 2006 - 2010 | Destacada na Associação de Profissionais de Educação de Infância – APEI | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
| 2006 - 2010 | Diretora do Centro de Formação da APEI – responsável pelo planeamento, desenvolvimento, gestão e avaliação da formação contínua de pessoal docente e não docente | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
| 2006 - 2010 | Coordenadora do Centro de Documentação da APEI – organização e gestão da informação | Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
| 2006 - 2007 | Coordenação do Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Seixal | Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal |
| 2005 - 2006 | Coordenadora do Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro | Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro, Portugal |
| 2002/09 - 2004/07 | Requisitada na Escola Superior de Educação de Setúbal | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2001 - 2002 | Destacada no Instituto das Comunidades Educativas - ICE – Corresponsável pela dinamiz. de um proj. educativo com a comunidade Timorense na AML, designado por “Feto Rai Timor" (Mulheres de Timor) | ICE – Instituto das Comunidades Educativas, Portugal |
| 1999 - 2000 | - Exercício de funções nos Pelouros da Educação na qualidade de responsável pelo sector da Educação, Ação Cultural e Social | Câmara Municipal de Coruche, Portugal |
| 1991 - 1998 | Exercício de funções nos Pelouros da Educação na qualidade de responsável pelo sector da Educação, Ação Cultural e Social da Câmara Municipal de Coruche | Câmara Municipal de Coruche, Portugal |
| 1991 - 1998 | Coordenadora pedagógica de Creche e Jardim de Infância – instituições da autarquia | Câmara Municipal de Coruche, Portugal |
Projetos
Projeto
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2000 - 2002 | ESTER – Escolas e Territórios – A Construção Social dos Processos Educativos em Contexto Local
POCTI/CED/35554/1999
Investigador
ADEF - Associação de Desenvolvimento e Formação, Portugal
Universidade do Porto Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Portugal Ministério dos Negócios Estrangeiros Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Portugal EDUCA – Associação de Estudos e Publicações da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, Portugal Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Outro
| Designação | Financiadores | |
|---|---|---|
| 2021 - 2021 | Perfil de competências de Amas com crianças dos 0 aos 3 anos de idade
S/ ref.
Consultoria
Fundação Aga Khan Portugal, Portugal
|
Fundação Aga Khan Portugal
Concluído
|
| 2018 - 2018 | Capacitação de Amas / Creches Familiares – dinamização de encontros formativos “Construir práticas educativas - 0-3 anos”
S/ ref.ª
Consultoria e Formadora
Fundação Aga Khan Portugal, Portugal
|
Fundação Aga Khan Portugal
Concluído
|
| 2018 - 2018 | Literacia Familiar Conto Contigo
S/ refª
Dinamizadora
Fundação Aga Khan Portugal, Portugal
|
Fundação Aga Khan Portugal
Concluído
|
| 1998 - 2001 | Feto Rai Timor (Mulheres de Timor)
S/ref.ª
Coordenadora
ICE – Instituto das Comunidades Educativas, Portugal
|
Concluído
|
| 1998 - 2000 | Estudo Diagnóstico sobre o Perfil da Criança Timorense: Contributos da escola para a formação da comunidade Timorense
S/ referência
Investigador
ICE – Instituto das Comunidades Educativas, Portugal
|
Concluído
|
Produções
Publicações
| Artigo em boletim informativo |
|
| Artigo em conferência |
|
| Artigo em revista |
|
| Artigo em revista (magazine) |
|
| Capítulo de livro |
|
| Livro |
|
| Resumo em conferência |
|
| Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
| Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
|---|---|---|
| 2024/07/18 | Planear oportunidades de envolvimento e participação das famílias no brincar: Testemunho de uma experiência na intervenção precoce na infância | 8.º Congresso Internacional - 50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão
Pró-Inclusão ANDEE, Instituto Politécnico de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/05/23 | As narrativas de aprendizagem na construção do pensamento reflexivo na formação inicial de educadores de infância (poster) | 2.º Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2024/02/07 | Temperamento da criança dos 3-6 anos de idade: Experiências construídas a partir de ações de formação contínua de educadores de infância: Testemunho de um caso | XXXI Colóquio da AFIRSE Portugal – Aprendizagem, diversidade e equidade: A investigação em educação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2024/02/02 | Escutar as famílias sobre os traços identitários dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância a intervir em contexto domiciliário | V Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
| 2023/11/27 | A Intervenção Precoce e os desafios da Educação Inclusiva | Aulas Abertas CIEP UE
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
|
| 2023/07/18 | Transição para o 1º Ciclo do Ensino Básico: Novos começos, novos desafios para uma criança com desenvolvimento atípico e sua família | I CIRPIE – I Colóquio Internacional de Reflexão sobre Práticas Integradas de Educação
Escola Superior de Educação de Coimbra do Instituto Politécnico (Coimbra, Portugal)
|
| 2023/05/25 | A contribuição das metodologias ativas na formação dos futuros Educadores de Infância |
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2023/05/20 | Agir em intervenção precoce na infância: Acolher e respeitar a(s) diversidade(s) | VII Encontro A PAR – Escola de todos para todos! Práticas de Inclusão
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2023/05/16 | Portugal: Effets and Impact of ECI in Lisbon metropolitan área (poster) | EURLYAID 2023 – Creating Early Childhood Intervention Together – Building Bridges
(Praga, República Checa)
|
| 2023/05/16 | CREATIVE PARTNERSHIPS – Family training spaces: Construction of a tactile illustrated book for Maria, a child with impaired vision (Poster) | EURLYAID 2023 – Creating Early Childhood Intervention Together – Building Bridges
(Praga, República Checa)
|
| 2023/01/26 | Olhares das famílias sobre as práticas dos profissionais de Intervenção Precoce na Infância em contexto domiciliário | XXX Colóquio da AFIRSE Portugal – Espaços Educativos: Políticas, Práticas, Atores e Aprendizagens
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2022/10/26 | Pensar os desafios quotidianos dos profissionais na Intervenção Precoce na Infância | Colóquio "Vamos falar de Intervenção Precoce na Infância"
Câmara Municipal da Sertã e Equipa Local de Intervenção Precoce (Sertã, Portugal)
|
| 2022/07/23 | Como criamos saberes na nossa identidade profissional? | Seminário Internacional – Cartografias da diversidade e das singularidades na atuação coordenadora
A Casa Tombada & Diálogos (S. Paulo, Brasil)
|
| 2022/07/14 | Livro ilustrado tátil para crianças com baixa-visão: Uma história para a Maria | CONLUBRA 2022 – Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
| 2022/07/14 | Educação ambiental com uma criança com baixa-visão: Narrativa de vivências de práticas em intervenção precoce na infância | CONLUBRA 2022 – Congresso Luso-Brasileiro de Educação Inclusiva
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
| 2022/05/24 | Educação pré-escolar para a inclusão e equidade | 2.º Encontro Nacional Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) – 2022
Direção Geral de Educação do Ministério da Educação (Santa Maria da Feira, Portugal)
|
| 2022/04/04 | Escutar educadores de infância a intervir no contexto de creche: Desocultar identidades profissionais | IV Ciclos de Seminários – Reflexões e Debates à volta da Infância
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2022/04/04 | Escutar educadores de infância a intervir no contexto de creche: Desocultar identidades profissionais | IV Ciclos de Seminários – Reflexões e Debates à volta da Infância
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2022/03/26 | Diversidade cultural e Inclusão nos contextos de Educação de Infância: Narrativa de um percurso de aprendizagem | Seminário DAR ASAS AO SABER: Diálogos Multi, Inter e Transdisciplinares
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2022/02/11 | O Profissional de Intervenção Precoce na Infância, ser e estar entre crianças e Adultos – O ponto de vista das famílias | XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal – A EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: Contributos da Investigação
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/11/27 | Práticas colaborativas na intervenção precoce na infância: Testemunho de um estudo de caso | 9.º Encontro Olhares sobre Educação Virtual
Escola Superior de Educação de Viseu (Viseu, Portugal)
|
| 2021/08/06 | Escutar o pensar, sentir e fazer de educadoras de infância de creche | II Ciclo Internacional de Conferências @ Distância: Infância & Educação
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria (Leiria, Portugal)
|
| 2021/08 | Contextos de educação de infância enquanto lugares de aprendizagem e desenvolvimento de crianças e adultos | II Seminário de Socialização de Práticas Inspiradoras na Educação Infantil e do I Encontro Internacional sobre Educação na
Primeira Infância
ZELO CONSULTORIA EM EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL LTDA (Porto Alegre, Brasil)
|
| 2021/05/22 | Intervir a tempo e com tempo nos primeiros anos de vida: Contributos para a Intervenção Precoce na Infância | Seminário Intervir a Tempo e com Tempo nos Primeiros Anos de Vida
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Lisboa, Portugal)
|
| 2021/03 | Desenvolvimento profissional, (re)construções identitárias de educadoras de infância a intervir em contexto de creche | Seminário DAR ASAS AO SABER: Investigação, Construção de Conhecimento e Práticas Profissionais
Centro de Investigação em Educação e Formação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2021/02/03 | Para além da dicotomia cuidar / educar: Sentidos e significados da intervenção no contexto de creche | Seminário "À Conversa com… "
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
| 2021/01/19 | Para além da dicotomia Cuidar/Educar – Sentidos e Significados da Intervenção no Contexto de Creche | Seminário de Relatório de Estágio I, do Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º CEB
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2021/01 | Ecologia da ação com as crianças em contexto de creche: Compreender e lidar com as singularidades | XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal – EDUCAÇÃO E IDADES DA VIDA: Problemáticas de Investigação e Desafios na Sociedade Contemporânea
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2020/01/31 | Mal-estar docente na educação de infância: Constrangimentos e complexidades de ser educadora em contexto de creche | XXVII Colóquio da AFIRSE Portugal – Educação e Bem- Estar Docente
Instituto da Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2020/01/16 | A Prática Pedagógica em Creche: Para além da dicotomia cuidar/educar | Aula Aberta realizada na Escola Superior de Educação
Escola Superior de Educação de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2019/11/08 | Educação Inclusiva nos Primeiros Anos: Por uma pedagogia do cuidado e da escuta | XXI Encontro Matemática nos Primeiros Anos (Pré, 1.º e 2.º Ciclos)
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2019/10/23 | Avaliação de Programas em Intervenção Precoce: Processo participado entre famílias e profissionais | Aula Aberta, realizada na Escola Superior de Educação de Lisboa
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2019/10 | AULAS ABERTAS: (Re)descobrir, (re)aprender, (re)criar a profissão docente (poster) |
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2019/07/12 | Articular a investigação e as práticas pedagógicas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE/IPS (poster) | 6.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior
Escola Superior de Educação de Santarém (Santarém, Portugal)
|
| 2019/07/04 | A Avaliação na Educação Pré- Escolar: Uma prática participada | IV Jornadas Pedagógicas - A Avaliação das Aprendizagens e a Melhoria da Qualidade do Ensino
Agrupamento de Escolas de Benfica (Lisboa, Portugal)
|
| 2019/06/07 | Práticas pedagógicas de qualidade em creche: Alguns traços identitários de um grupo de educadoras de infância | X Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento
Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
| 2019/06/04 | Identidades Profissionais de Educadoras de Infância a intervir em Creche: Das identidades herdadas às identidades desejadas | TDFP2019 – IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, “Profissão docente, investigação e sociedade:
diálogos múltiplos”
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
| 2019/05/28 | Creche: Espaço promotor de múltiplas oportunidades de aprendizagem | Aula Aberta realizada na Escola Superior de Educação Jean Piaget
Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada, Portugal)
|
| 2019/05/13 | Ampliar a reflexão sobre a especificidade do trabalho no contexto de creche | Encontro Grupo de Partilhas
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Lisboa, Portugal)
|
| 2019/05/04 | Supervisão pedagógica na formação inicial de educadores: Modelo de formação em alternância | IV Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a Autonomia: Desafios Atuais na Educação e Formação (INCTE)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2019/05 | Pensar o currículo na educação pré-escolar: Processos de (trans)formação colaborativos | IV Encontro Internacional de Formação na Docência – Educar para a Autonomia: Desafios Atuais na Educação e Formação (INCTE)
Escola Superior de Educação de Bragança (Bragança, Portugal)
|
| 2018/11/17 | Para além da dicotomia Educar/Cuidar no contexto educativo em creche | IV SLBEI – Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I CLABIE – Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
| 2017/06/03 | Intervir Atempadamente: O impacto no Desenvolvimento da Criança | SER BEBÉ XIV – A Educação na Primeira Infância: Conceções, Modelos e Perspetivas
Associação de Profissionais de Educação de Infância e ESE de Portalegre (Portalegre, Portugal)
|
| 2016/10/08 | Educação de Infância: Coabitação Intervenção Precoce/Educação Especial | Jornadas de Intervenção Precoce na Infância
ESE do Instituto Piaget e Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) (Almada, Portugal)
|
| 2015/10 | Intervenção Precoce na Infância: Práticas, Debate e Inovação | Jornadas de Intervenção Precoce na Infância
ESE do Instituto Piaget e Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) (Almada, Portugal)
|
| 2008/05/28 | Formação Contínua de Educadores de Infância na área da Matemática – O caminho faz-se caminhando... (poster) | VIII Simpósio Internacional GEDEI
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
| 2008/05/27 | Dinâmicas formativas com Pais/Famílias de crianças nos primeiros anos de idade (poster) | VIII Simpósio Internacional GEDEI
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
| 2008/05/10 | A Matemática na Educação de Infância | Sábado Temático organizado pela APEI
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Setúbal, Portugal)
|
| 2008/04/19 | Educação Matemática no Jardim de Infância | Sábado Temático organizado pela APEI
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Santarém, Portugal)
|
| 2007/10/13 | Formação de pessoal auxiliar | SER BEBÉ IV
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Almada, Portugal)
|
| 2007/05/19 | 'Fazer' Matemática na Educação de Infância | Sábado Temático organizado pela APEI
Associação de Profissionais de Educação de Infância (Santarém, Portugal)
|
| 2004/12/09 | Percursos formativos como espaços de aprendizagens docentes | 1º Encontro de Educação na Lezíria
Centro de Formação Paulo Freire (Salvaterra de Magos, Portugal)
|
| 1998/12 | Formação para a diversidade: Um olhar crítico | 3.º Encontro da APEDI
Escola Superior de Educação de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
Orientação
| Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2019 - 2024/02 | A Música como potencialidade para o desenvolvimento da linguagem em Educação de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2020 - 2023/12 | A importância de potenciar a participação da criança nos momentos da rotina em Educação de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2020 - 2023/10 | Interação e gestão de conflitos interpares na educação de infância: Expressar sentidos, vivências e aprendizagens de crianças
e adultos
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2020 - 2022/02 | Imaginar e criar a partir da exploração de materiais não-estruturados em Educação de Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019 - 2022/02 | O Educuidar em Educação de Infância: os sentidos das vivências de uma estagiária
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019 - 2022/02 | Diversidade cultural e inclusão nos contextos de educação de infância: Uma narrativa de aprendizagem
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019 - 2021/12 | As Histórias Infantis como recurso pedagógico para a compreensão da diversidade das crianças
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2018 - 2021/02 | Pedagogia Diferenciada na Educação de Infância: Trajetórias do vivido nos contextos de estágio
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2018 - 2020/07 | Brincar sem portas na Educação de Infância: Vivências e aprendizagens a partir da exploração do espaço exterior
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2017 - 2019/07 | A Organização do espaço e dos materiais na educação de infância: Um percurso de vivências e aprendizagens
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2014 - 2018/01/04 | O lugar dos materiais não-estruturados em creche e jardim-de-infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2014 - 2015/11/26 | Interações sociais entre crianças no ato de brincar.
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2012 - 2015/06/30 | A Interação entre pares em creche e jardim-de-infância: As suas potencialidades no desenvolvimento da criança
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2012 - 2014/12/05 | Interações sociais entre pares em creche e jardim-de-Infância
Orientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2010 - 2011/12 | Interacção entre adulto/criança na creche e no jardim-de-infância
Coorientador
|
Educação Pré-Escolar (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Júri de grau académico
| Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
|---|---|---|
| 2024/05/15 | A rotina e os instrumentos de pilotagem do MEM no dia-a-dia de uma sala heterogénea de pré-escolar
Arguente
|
Diogo Afonso Neves Mendes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2024/03/19 | Contributos do livro e da leitura de histórias para o desenvolvimento da oralidade e abordagem à escrita na educação pré-escolar
Arguente
|
Renata Alexandra Abrunhosa Figueiredo (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2024/03/18 | Da prática à reflexão: Mindfulness e regulação emocional numa turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Kelly dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2024/01/12 | Os contributos do espaço exterior nas aprendizagens significativas da Educação Pré-escolar
Arguente
|
Ana Luísa Forjaz Sousa Seguro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2023/10/17 | Um percurso de vivências e aprendizagens em Educação de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico: A aprendizagem cooperativa
como potenciadora do desenvolvimento de competências sociais numa turma de 2.º ano
Arguente
|
Débora Filipa Alves Leandro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2023/10/10 | Intervir, Investigar e (Re)significar a Educação de Infância: Documentando e Tornando Visível a Aprendizagem da Criança
Arguente
|
Jéssica Pereira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2023/07/04 | Refletindo sobre a prática pedagógica e analisando o uso d materiais não estruturados numa sala de pré-escolar, em momentos
de brincadeira livre
Arguente
|
Catarina Marisa Coelho Henriques (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2022/07/05 | A Gestão e Organização do Espaço no Jardim de Infância
Arguente
|
Ândria Sofia Murraças Coutinho (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2022/07/04 | Trilhar os Caminhos da Educação de Infância espelhando as Aprendizagens através do brincar
Arguente
|
Carolina Soares Martins (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2022/06/26 | Conceção de infância e de criança – Um olhar das educadoras de infância na relação que estabelecem com a prática pedagógica
Arguente
|
Cátia Delgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2022/06/20 | Refletindo sobre a Prática Pedagógica: Potenciar hábitos alimentares saudáveis numa turma de 1.º ano
Arguente
|
Ana Beatriz Ferreira Santana (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2022/02/25 | Refletindo sobre a prática na Educação de Infância e no 1.º CEB: Conceções de pais, educadores e crianças acerca do brincar
no exterior e na Natureza
Arguente
|
Juliana Filipe Ramos Ameiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2022/02/07 | O papel da Supervisão pedagógica nos processos de Transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico do Primeiro Ciclo
Arguente
|
Maressa Batista Siqueira Souza (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2022/01/28 | A transição/articulação da Educação Pré-Escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Cátia Sofia Prates Alves (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2022/01/28 | Uma Visão sobre o papel do Educador de Infância na voz de crianças e famílias
Arguente
|
Sara Cristina Morais Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2021/10/20 | Um caminho de aprendizagens em educação de infância: As emoções que emergem no jogo simbólico
Arguente
|
Bruna Isabel São Pedro Cartaxeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2021/07/23 | A Brincadeira Livre na Educação de Infância – Refletindo sobre as conceções dos Educadores de Infância e a sua influência
na prática pedagógica
Arguente
|
Daniela Pereira Lúcio (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2021/07/12 | O Cantinho das Ciências na Educação Pré-Escolar: Contributos para a articulação curricular a partir da área do Conhecimento
do Mundo
Arguente
|
Tânia Raquel Vieira Menino (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2021/06/28 | Percurso de Aprendizagens em Educação de Infância: Experiências formativas e estudo do bem-estar emocional em creche
Arguente
|
Beatriz de Jesus Lopes Vicente (Mestrado)
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal
|
| 2021/05/18 | As Dimensões Pedagógicas em Creche e a Articulação com Identidades Profissionais
Arguente
|
Rosa Maria Moreira Fernandes (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
| 2021/02/18 | A importância das emoções da criança na Educação de Infância
Arguente
|
Eliana Soraia Santos Lourenço (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2021/02/15 | Dá para fazer…tudo! Mil coisas…: Os materiais não estruturados em educação de infância
Arguente
|
Tânia Sofia Pando Correia (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2021/02/08 | O envolvimento nas rotinas e a continuidade educativa: Compromissos e estratégias com a família em educação de infância
Arguente
|
Ana Marta de Almeida Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2021/01/12 | O exercício da profissionalidade docente e o género masculino – Um estudo de perceções enfocado nas práticas educativas com
as primeiras idades
Arguente
|
João Pedro Alves Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2020/12/21 | Organização do Espaço no Jardim de Infância
Arguente
|
Joana Rita Reis Garnecho (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2020/10/28 | Artes visuais e emoções: Uma ligação para o conhecimento emocional
Arguente
|
Andreia Catarina Figueira Fernandes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2020/07/22 | O Conselho de Cooperação como promotor de desenvolvimento sociomoral e da participação no planeamento e avaliação na Educação
Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Arguente
|
Patrícia Mendes Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2020/01/22 | A Metodologia de Trabalho de Projeto contribui para o desenvolvimento de aprendizagens?
Arguente
|
Andreia Isabel Galvão Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2020/01/22 | A aprendizagem cooperativa e o desenvolvimento de competências sociais das crianças em idade pré-escolar e do ensino básico
do 1º ciclo
Arguente
|
Sara Maria da Silva Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2019/12/12 | Estudo sobre a comunicação de sinais de risco às famílias com crianças com NEE
Arguente
|
Vera Lúcia Santos Pereira Ferreira (Mestrado)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019/07/31 | A Matemática e o Brincar na Educação de Infância
Presidente do júri
|
Rafaela Borges Canastra (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019/07/30 | A Abordagem STEM em Educação de Infância: Práticas e desafios de uma jovem educadora
Presidente do júri
|
Marisa Isabel Ferreira Bação (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019/07/30 | O papel do educador de infância no processo de adaptação das crianças na creche e jardim-de-infância
Arguente
|
Magda Filipa Carvalho Romão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019/07/23 | A adaptação e o bem-estar na creche e no jardim-de-infância
Arguente
|
Patrícia Silva (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2019/06/25 | Estratégias para Promover a Área da Formação Pessoal e Social no Desenvolvimento Global e Integral da Criança
Arguente
|
Carolina Barbosa Guerreiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal
|
| 2019/01/23 | "Vamos à rua" – O brincar no exterior na creche e no jardim de infância
Presidente do júri
|
Ana Luísa Alves Cristeto (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2018/12 | O brincar na creche e no jardim-de-infância
Arguente
|
Vanessa Catarina Miguel Morgado (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2018/11 | O trabalho em Equipa: Relações de Cooperação entre Educadores de Infância e Auxiliares de Ação Educativa
Presidente do júri
|
Marta Cristina dos Santos Cantante (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2018/01/04 | A exploração de materiais versáteis na creche e jardim-de-infância
Arguente
|
Joana Apolinário Cruz (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
| 2017/05/22 | Brincar sem teto: A importância do espaço exterior na creche e no jardim-de-infância
Arguente
|
Ana Raquel Fernandes Ganhão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
Comissão de avaliação
| Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
|---|---|---|---|
| 2023 - 2024 | Integração na Comissão de Autoavaliação do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
| 2019 - 2021 | Integração na Comissão de Acompanhamento e Avaliação (mandato de dois anos) do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar da
ESE de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal | |
| 2019 - 2021 | Integração na Comissão de Acompanhamento e Avaliação (mandato de dois anos) do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da ESE de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
Consultoria / Parecer
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2006 - 2019 | Exercício de elevada atividade de consultadoria no âmbito da formação contínua, no Centro de Formação da APEI, com emissão de pareceres (relatórios de especialista) referentes a diferentes oficinas de formação. A tít. de ex., sinalizam-se algumas ofic. e cursos de formação: Metodologias Ativas e Expressivas em Educ. Especial; Diferenciação Curric. em Educ. Especial; Trab. de Proj. p/ a Qualidade da Educ. de Infância; Operacionalização das OCEPE (Mat., Ling. Oral, Abord. à Escrita); Matemática na Educ. de Infância; Interv. Precoce na Infância; Etc. | Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
| Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
|---|---|---|---|
| 2023/09 - Atual | Estágio I | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/09 - Atual | Teoria e Gestão do Currículo | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2022/09 - 2023/06 | Estágio III | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2021/09 - 2022/06 | Práticas Educativas com Crianças em Risco de Desenvolvimento | Intervenção Precoce (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2020/09 - 2021/06 | Didática do Português e das Expressões | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2020/09 - 2021/06 | Estágio II | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2020/06 | Seminário de Investigação e de Projecto I | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2020/06 | Pedagogia e Prática Pedagógica | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2019/06 | Seminário de Investigação e de Projeto II | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2019/06 | Estágio I | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2019/06 | Estágio III | Educação Pré-Escolar (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2019/06 | Estágio II | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018/09 - 2019/06 | Teoria e Gestão do Currículo | Educação Básica (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2017/09 - 2018/06 | Conhecimento do Mundo | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
| 2015/09 - 2018/06 | Prática de Ensino Supervisionada | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada, Portugal |
| 2010 - 2014 | Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Jardim de Infância Santa Marta de Corroios, Portugal |
| 2010 - 2014 | Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Jardim de Infância Quinta do Campo, Portugal |
| 2011/09 - 2013/06 | Modelos Pedagógicos e Desenvolvimento Curricular | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado integrado) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2005/09 - 2007/06 | Metodologia do Ensino da Matemática | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
| 2005/09 - 2007/06 | Métodos e Técnicas de Investigação | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
| 2005/09 - 2007/06 | Seminário de Implicações da Prática Pedagógica | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
| 2005/09 - 2007/06 | Relação Escola, Família e Comunidade | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
| 2005 - 2006 | Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Jardim de Infância de Quinta da Courela, Portugal |
| 2004 - 2005 | Educação de Infância (Titular de grupo constituído por 25 crianças) | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Jardim de Infância de Sobreda da Caparica, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Teoria e Prática do Currículo I | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Teoria e Prática do Currículo II | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Prática Pedagógica e Seminário de Acompanhamento I | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Prática Pedagógica e Seminário de Acompanhamento II | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Prática Pedagógica e Seminário de Acompanhamento III | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Intervenção na Família e na Comunidade | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Metodologia e Projetos de Animação | Educação de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Conceção e Realização de Materiais Pedagógicos para a 1.ª Infância | Complemento de Formação Científica e Pedagógica para Educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2002/09 - 2004/06 | Organização de Ambientes Educativos para a 1ª infância | (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2000/09 - 2001/06 | Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático | Educadores de Infância (Licenciatura) | Instituto Superior de Educação e Ciências, Portugal |
| 1998/09/10 - 1998/12/02 | Educação de infância | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Jardim de Infância de Bencatel, Portugal |
| 1990 - 1991 | Educação de Infância (acumula o exercício de funções de Diretora Pedagógica) | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Jardim-de-Infância de Lamarosa, Portugal |
| 1989 - 1990 | Educação de Infância (acumula o exercício de funções de Diretora Pedagógica) | (Menos de 4 anos de escolaridade) | Jardim-de-Infância de Santiago de Montalegre, Portugal |
| 1988 - 1989 | Físico-Química (aos 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade) | Ensino Secundário (Ensino secundário) | Escola Secundária de Idanha-a-Nova, Portugal |
| 1988 - 1989 | Matemática (lecionada aos 7.º, 8.º e 9.º anos de escolaridade) | Ensino Básico (Ensino básico 3º ciclo) | Escola Preparatória de Vila Velha de Ródão, Portugal |
Membro de comissão
| Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 5.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico
de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2023 - Atual | Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 4.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico
de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2007/10/13 - Atual | Integração na Comissão Organizadora do “SER BEBÉ IV”, 13 outubro de 2007
Membro
|
|
| 2021/05/04 - 2021/06/22 | Integração na Comissão Científica do II CICLO INTERNACIONAL DE CONFERÊNCIAS @ DISTÂNCIA:
INFÂNCIA & EDUCAÇÃO, realizado online, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
Membro
|
Instituto Politécnico de Leiria Escola Superior de Educação de Leira, Portugal |
| 2020 - 2021 | Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 3.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico
de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2019 - 2020 | Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 2.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico
de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2018 - 2019 | Integração na Comissão Científica da organização e dinamização do 1.º Ciclo de Aulas Abertas – ESE / Instituto Politécnico
de Setúbal
Membro
|
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2006 - 2019 | Membro da Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APEI, exercendo atividades de consultadoria, no âmbito da formação
contínua a nível nacional, para educadores de infância e professores do 1.º CEB, pessoal auxiliar e amas
Membro
|
Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
| 2006 - 2010 | Integração em todas as comissões de organização de todos os Encontros Nacionais; Jornadas Pedagógicas; Encontros SER BEBÉ
– na qualidade de Diretora do Centro de Formação da Associação de Profissionais de Educação de Infância
Membro
|
Associação de Profissionais de Educação de Infância, Portugal |
Outro júri / avaliação
| Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
|---|---|---|
| 2024 - Atual | Integração no Júri de Avaliadores Externos do Projeto de Investigação e Criação Artística PI & CA, de vários projetos submetidos a financiamento no biénio 2023/25, promovido pela Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2019 - Atual | Integração no Júri de Avaliação de Projetos de Intervenção Comunitária, no âmbito da Unidade Curricular de Design, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos da Licenciatura em Animação e Intervenção Sociocultural – Escola Superior de Educação de Setúbal / IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2017 - Atual | Integração no Júri de Avaliação dos Projetos Finais da Licenciatura em Fisioterapia e Terapia da Fala, no âmbito da Saúde Escolar e Pré-Escolar – Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal / IPS | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
| 2021 - 2023 | Integração no Júri de Avaliadores Externos do Projeto de Investigação e Criação Artística PI & CA, de vários projetos submetidos a financiamento no biénio 2021/23, promovido pela Escola Superior de Educação, Politécnico de Lisboa | Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Educação, Portugal |
| 2019 - 2020 | Integração na equipa de Avaliadores do Desempenho Docente do Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato (avaliação de 7 docentes) | Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato, Portugal |
| 2008/06/26 - 2008/06/30 | Júri da Prova de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Apoio à Infância (26, 27 e 30 de junho de 2008), Magensinus – Centro de Formação Profissional | Magensinus – Centro de Formação Profissional, Portugal |
| 2006/06/09 - 2006/06/09 | Integração no Júri de Avaliação do Curso de Ação Educativa - Centro de Formação Profissional do Seixal (9 de junho de 2006) | Centro de Formação Profissional do Seixal, Portugal |
| 2006/04/05 - 2006/04/06 | Integração no Júri de Avaliação Final do Curso de Ação Educativa – Centro de Formação Profissional do Seixal (5 e 6 de abril de 2006) | Centro de Formação Profissional do Seixal, Portugal |
