???global.info.a_carregar???
João Vítor Torres. Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
João Vítor Torres
Data de nascimento
1969/06/13
Género
Masculino

Nomes de citação

  • Torres, João

Identificadores de autor

Ciência ID
C41E-FFFC-7676
ORCID iD
0000-0002-9995-4511
Google Scholar ID
6bTT5nYAAAAJ&hl

Endereços de correio eletrónico

  • joao.torres@ese.ips.pt (Profissional)
  • jvtorres@gmail.com (Pessoal)

Telefones

Telemóvel
  • 968287681 (Pessoal)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B2) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B1)
Inglês Utilizador elementar (A2) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A2) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2019/05/31 - 2020/07/17
Concluído
Formação de Professores do Ensino Básico (Título de especialista)
Especialização em Educação
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Aprovado
2012/04/30
Concluído
Curso de formação avançada, integrado no Programa de Doutoramento em Educação (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares))
Especialização em Didática da Matemática,
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
17
2012
Frequentou
Educação (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Didáctica da Matemática
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
"As Tecnologias de Informação e Comunicação na aula de Matemática: Práticas de ensino de dois professores" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2006/04/28
Concluído
Mestrado em Educação (Mestrado)
Especialização em Didáctica da Matemática
Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal
Muito Bom
1994/06/30
Concluído
Matemática (Licenciatura)
Especialização em Probabilidades e Estatística
Universidade de Évora, Portugal
12
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/08/01 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2021/10/01 - 2022/08/31 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2019/09/23 - 2020/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/03/01 - 2015/07/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
1999/09/01 - 2004/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal

Outras Carreiras

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2013/09/01 - Atual Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2012/09/01 - 2013/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Pinhal Novo, Portugal
2009/09/01 - 2011/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Direção-Geral de Educação, Portugal
2004/09/01 - 2009/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1998/09/01 - 1999/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, Portugal
Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
1994/09/01 - 1998/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundária de Pinhal Novo, Portugal
1991/09/30 - 1994/08/31 Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) Ministério da Educação, Portugal
Escola Secundárias André de Gouveia, Portugal
Projetos

Projeto

Designação Financiadores
2021 - Atual First School, First Robot
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
2018/01/01 - 2022/07/31 Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017 - 2022 GEN10S
Outra
2004/09/01 - 2007/12/31 Developing Number sense: Curricular demands and perspectives
FCT POCI/CED/59680/2004
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2019/01/01 - Atual PRECASE
Formador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Margarida M. Pinheiro; Carlos Albuquerque; Filipe T. Moreira; João V. Torres; José M. Sousa. "COMPUTATIONAL THINKING AS AN EDUCATIONAL TREND IN EDUCATION: SOME REFLECTIONS". 2023.
    10.21125/edulearn.2023.0867
  2. Lidia Soraya Marôpo; Torres, João. "O papel das notícias nas culturas digitais de crianças e jovens: um estudo em contexto português". Trabalho apresentado em Conference: SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo 20º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, Fortaleza, 2022.
    Publicado
  3. Grácio, João; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Aida Graça; Chambel, Ana; Cláudia Franco; Paula Pinto. "Comunidade de prática de professores do 1.º ciclo". Trabalho apresentado em Challenges 21, Desafios do Digital, Braga, 2021.
    Publicado
  4. Torres, João; Cristina Carrilho. "E se criássemos um jogo em Scratch?". Trabalho apresentado em 2.º encontro sobre jogos e mobile learning, Coimbra, 2014.
    Publicado
  5. Torres, João; Brocardo, Joana. "O papel da tecnologia da informação e comunicação num projecto de desenvolvimento curricular". Trabalho apresentado em XV encontro de investigação em educação matemática, 2006.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Lidia Soraya Marôpo. "Aprendizagem da estatística de estudantes da comunicação social alicerçada num projeto de investigação". Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente (2021): 174-180. https://doi.org/10.55028/edutec.v1i1.13656.
    10.55028/edutec.v1i1.13656
  2. Eduarda Ferreira; Marôpo, Lidia ; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria Rosário; Dias, Patrícia; Torres, João. "Digital practices, young people, and gender". First Monday (2021): http://dx.doi.org/10.5210/fm.v26i12.11787.
    10.5210/fm.v26i12.11787
  3. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2); Teresa Martinho Ma. "Aprender a programar ou programar para aprender matemática?". Educação & Matemática 140 (2016): 64-69. http://www.apm.pt/portal/em.php?id=225188&rid=225170.
    Publicado
  4. Torres, João; Brocardo, Joana. "A utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação num projecto de desenvolvimento curricular". Mediaç@es - Revista Online da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal 1 1 (2009): 83-107. http://mediacoes.ese.ips.pt/index.php/mediacoesonline/article/view/7.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Torres, João. "O Delicious, as redes sociais e a Matemática". Educação & Matemática 102 (2009): 34-36. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/7148/1/O%20Delicious,%20as%20redes%20sociais%20e%20a%20matem%C3%A1tica.pdf.
    Publicado
  6. Torres, João. "Quadros Interativos (QI): A última tecnologia a chegar à escola". Educação & Matemática 97 (2008): 42-43.
    Publicado
  7. Torres, João; Cília Besugo. "Os Sabichões da Azeda: Um blogue de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico". Prisma.com Revista Ciência e de Tecnologia de Informação e Comunicação 3 (2006): 20-41. http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2108/1942.
    Acesso aberto • Publicado
Capítulo de livro
  1. Margarida Pinheiro; Carlos Albuquerque; Filipe Moreira; João Vítor Torres; José Miguel Sousa. "Pensamento Computacional na Educação: que sentido faz e que competências promove?". UA Editora, 2023.
    10.48528/3E5J-1E87
  2. Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Figueiredo, Miguel Ângelo. "Tecnologias Digitais e Reinvenções das Práticas Educativas em Diferentes Cenários Formativos". In Tecnologias digitais e reinvenções de práticas educativas em diferentes cenários formativos, editado por Daiani Damm Tonetto Riedner; Maria Cristina Lima Paniago, 45-65. Brasil: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2022.
    Publicado
  3. Marôpo, Lidia ; Dias, Patrícia; Rodrigues, Maria Rosário; Delgado, Catarina. "Culturas digitais, crianças e jovens: contributos das ciências da comunicação para a prática e a investigação em educação.". In Portas que o Digital abriu na Investigação em Educação, 106-130. Portugal: Universidade Aberta, 2021.
    Publicado • https://doi.org/10.34627/uab.edel.15.6
  4. Miriam Brun; Miguel Figueiredo; Torres, João. "Formação de Professores Scratch em Portuga, no além-mar e no Brasil". In Educação na era digital: entrelaçamento e aproximações, editado por Paniago & K. A. de Godoi e Silva, 73-87. Brasil: Editora CRV, 2017.
    Publicado
  5. Torres, João. "Aprender a programar - programar para aprender". In Aprendizagem, TIC e redes digitais, 145-162. Lisboa, Portugal: Conselho Nacional de Educação, 2017.
    Publicado
Livro
  1. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2). Guia de implementação do Projeto GEN10S Portugal. Portugal: Centro de Competências da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 2017.
    Publicado
  2. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2). Guia do professor - Projeto GEN10S Portugal. Centro de Competências da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal. 2017.
    Publicado
Recurso online
  1. Grácio, João; Torres, João; figueiredo, miguel. Online em segurança -- Atividades para o primeiro ciclo.. 2021.
  2. Marôpo, Lidia ; Delgado, Catarina; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Dias, Patrícia ; Ferreira, Eduarda ; Costa, Alexandra. Projeto Competências de Informação para Jovens da Era Digital (CIJED) – Relatório Final. 2021.
  3. Torres, João; Miguel Figueiredo (F31F-900D-E8C2). Iniciação à programação no 1. o ciclo do ensino básico: linhas orientadoras. 2015. https://www.erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Projetos/Programacao/IP1CEB/linhas_orientadoras.pdf.
  4. Torres, João; Milena Jorge. Os primeiros passos com o audacity. 2009. https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Eventos/Edumedia/tutorial_criar_ficheiro_audio.pdf.
Tese / Dissertação
  1. Torres, João Vítor, 1969-. "O papel das tecnologias de informação e comunicação : o caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido de número". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45376.
  2. Torres, João Vítor, 1969-. "O papel das tecnologias de informação e comunicação : o caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido de número". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45376.
  3. Torres, João Vítor, 1969-. "O papel das tecnologias de informação e comunicação : o caso de um projecto de desenvolvimento curricular sobre o sentido de número". Mestrado, 2005. http://hdl.handle.net/10451/45376.
Atividades

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2019/10/01 - Atual Pensamento Crítico e Trabalho Académico Animação e Intervenção Sociocultural (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2018/01/31 - 2018/04/11 Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) Centro de Formação de Professores dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal
2017/12/04 - 2017/12/15 Learning Event 2017: Codage et apprentissage Projeto eTwinning, Bélgica
2017/11/22 - 2017/11/30 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2017/06/12 - 2017/07/10 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/11/02 - 2017/03/03 Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/12/05 - 2017/03/02 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/11/18 - 2017/01/21 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/11/08 - 2017/01/21 Oficina de Formação: Utilização da programação em Scratch para a exploração e construção de situações de aprendizagem nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (15+15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02 - 2016/03/16 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2016/02/27 - 2016/02/29 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Sebastião da Gama, Portugal
2015/11/19 - 2015/11/21 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores de Associação de Escolas do Alto Alentejo, Portugal
2015/10/29 - 2015/10/31 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal
2015/03/01 - 2015/07/31 Tecnologias e Comunicação Comunicação Social (Licenciatura) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/07/08 - 2015/07/10 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores de Arrifes, Portugal
2015/06/18 - 2015/06/20 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal
2015/06/04 - 2015/06/06 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/05/28 - 2015/05/30 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores da Associação de Escolas Bragança, Portugal
2015/01/21 - 2015/05/09 Exploracão e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2015/01/15 - 2015/02/05 Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Centro de Formação de Professores dos Concelhos do Barreiro e Moita, Portugal
2014/10/29 - 2014/11/29 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2014/06/05 - 2014/06/07 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2013/10/31 - 2013/11/28 Curso de formação de professores: Exploração e construção de situações de aprendizagem com TIC com recurso à utilização da linguagem de programação Scratch (15 horas) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
Distinções

Prémio

2014 Prémio Inclusão e Literacia Digital para o Projeto EduScratch