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Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Bruno Miguel Barbosa de Sousa

Nomes de citação

  • Sousa, Bruno
  • Barbosa Sousa, Bruno

Identificadores de autor

Ciência ID
AD16-D506-6CDE
ORCID iD
0000-0002-8588-2422
Google Scholar ID
https://scholar.google.pt/citations?user=VAMKeNUAAAAJ&hl=pt-PT
Researcher Id
A-5325-2019
Scopus Author Id
57213681236

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador independente (B1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014/08/29
Concluído
PhD Marketing and Strategy - Universidade do Minho / Universidade Aveiro / Universidade Beira Interior (Doutoramento)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
"The impact of place attachment and emotions on satisfaction and loyalty in cross-border tourist regions: a niche marketing perspective applied to the Euroregion North of Portugal and Galicia" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved
2006
Concluído
Gestão (Licenciatura)
Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
"A Gestão da Marca O Jogo (relatório de estágio)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
17
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2016/08/18 - Atual Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2015 - 2017 Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade do Minho Escola de Economia e Gestão, Portugal
2014/09/01 - 2016/08/17 Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2009/03/01 - 2014/08/31 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2006/03/27 - 2009/08/31 Estudo do Cartão Cliente e Analista de Mercados - Grupo SONAE (Continente) Sonae, Portugal
2005/09/01 - 2005/12/31 Assistente de Marketing - Jornal "O Jogo" (Controlinveste) O JOGO, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2019/04/01 - 2019/04/02 ERASMUS+ KA1_103 2018
2018-1-PT01-KA103-046865
Bolseiro de Integração na Investigação
Concluído
2015/07/01 - 2015/07/07 IACOBUS Programme of Cultural, Scientific and Pedagogical Cooperation
IACOBUS
Bolseiro de Integração na Investigação
2010/09/01 - 2014/08/31 O IMPACTO DO PLACE ATTACHMENT E DE EMOÇÕES NA SATISFAÇÃO E LEALDADE EM REGIÕES TURÍSTICAS TRANSFRONTEIRIÇAS: UMA PERSPETIVA DE MARKETING DE NICHOS APLICADO À EURO-REGIÃO NORTE DE PORTUGAL E GALIZA.
SFRH/BD/64778/2009
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2022 - Atual PA10. Inovação Qualificação e Empreendedorismo
Norte-06-3928-FEDER-000022
Investigador
2023 - 2024 Projeto Nliterário
UID/BP/04470/2020
Investigador responsável
Centro de Investigação Desenvolvimento e Inovação em Turismo, Portugal
2022 - 2024 SmartHealth - Inteligência Artificial para Cuidados de Saúde Personalizados ao Longo da Vida
SMARTHEALTH-IPCA-EST-2AI-BL-24
Orientador
2020/01/01 - 2023/12/31 Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
UIDB/04752/2020
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/01/01 - 2023/12/31 Unidade de Investigação Aplicada em Gestão
UIDP/04752/2020
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/01/01 - 2023/12/31 Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
UIDP/04470/2020
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2020/01/01 - 2023/12/31 Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo
UIDB/04470/2020
Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Portugal

Instituto Politécnico da Guarda, Portugal

Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal

Universidade da Madeira, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2022 - 2023 Skills 4 pós-covid - competências para o futuro no ensino superior
POCH-12-2022-01
Investigador
2022 - 2023 Projeto Link Me Up - 1000 ideias
POCI-03-33B5-FSE-072070
Investigador
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Santos, Vasco Ribeiro; Sousa, Bruno Barbosa; Ramos, Paulo; Dias, Álvaro; Madeira, Arlindo. "Encouraging wine storytelling in the tourist experience: a preliminary study". 2022.
    10.1007/978-981-19-1040-1_20
  2. Liberato, Dália; Limbado, Beatriz; Sousa, Bruno; Liberato, Pedro. "Northern Portugal tourism experiences management for the post-Covid period: facing demand changes in tourism products and services". 2022.
    10.1007/978-981-19-1040-1_52
  3. Sousa, Bruno; Malheiro, Alexandra; Liberato, Dália; Liberato, Pedro. "Movie tourism and attracting new tourists in the post-pandemic period: a niche marketing perspective". 2021.
    10.1007/978-981-33-4256-9_34
  4. Liberato, Pedro; Liberato, Dália; Sousa, Bruno; Malheiro, Alexandra. "Sports tourism and sports events as a niche market in Oporto as a tourism destination". 2021.
    10.1007/978-981-33-4260-6_52
  5. Sousa, Bruno; Malheiro, Alexandra; Liberato, Dália; Liberato, Pedro. "Movie tourism and attracting new tourists in the post-pandemic period: a niche marketing perspective". 2021.
    10.1007/978-981-33-4256-9_34
  6. Coutinho, Daniela; Sousa, Bruno Manuel; Fernandes, Paula Odete. "The role of e-marketing as in specific contexts of sports tourism". 2021.
    10.23919/CISTI52073.2021.9476575
  7. Barros, Cesar L.; Sousa, Bruno Barbosa; Fernandes, Paula Odete. "Encouraging innovation and relational Trends in thermal tourism: a peninsular northwest perspective". 2021.
  8. Liberato, Pedro; Liberato, Dália; Sousa, Bruno Barbosa; Malheiro, Maria Alexandra. "Global and recent trends in Halal tourism". 2020.
  9. Sousa, Bruno Barbosa; Malheiro, Maria Alexandra; Liberato, Pedro; Liberato, Dália. "Managing market segments with environmental concerns: geotourism and geodiversity". 2020.
  10. Mackay, Ana Margarida; Fortes, Maria Inês Abreu; Santos, Catarina; Machado, Dário; Barbosa, Patrícia Margarida Silva Castro Neves; Vilas Boas, Vera; Ferreira, João Pedro; et al. "The impact of autonomous vehicles’ active feedback on trust". 2020.
    10.1007/978-3-030-20497-6_32
  11. Malheiro, Alexandra; Sousa, Bruno Barbosa; Liberato, Dália; Liberato, Pedro. "Sustainability in tourism and hospitality: trends and challenges". 2020.
  12. Liberato, Pedro; Liberato, Dália; Malheiro, Maria Alexandra; Sousa, Bruno Barbosa. "Terrorism trends in tourism research". 2020.
  13. Igreja, Carla; Sousa, Bruno Manuel; Fernandes, Paula Odete. "The pandemic Covid-19 and the online selling process in small and medium-sized enterprises (SMEs): a preliminary perspective". 2020.
  14. Sousa, Bruno; Santos, Rossana; Azevedo, Diana. "The role of attachment in the choice of tourist destination of emigrants: a preliminary study". 2020.
  15. Vicente, Bruno; Sousa, Fernando Pais de; Furtado, Pedro; Faria, João Pascoal; Morgado, Leonel. "A review of management tools for OpenSimulator". 2019.
  16. Silva, Armandina; Sousa, Bruno; Fernandes, Paula O.; Sousa, Bruno Manuel; Fernandes, Paula Odete; Silva, A.; Sousa, B.; Fernandes, P.O.. "The cultural marketing in the relational management: a preliminary Minho cultural approach". 2019.
  17. Vilas Boas, Vânia; Sousa, Bruno; Fernandes, Paula O.; Boas, V.V.; Sousa, B.; Fernandes, P.O.. "Trust and perceived risk in consumer behaviour: a preliminary study in electronic commerce". 2019.
  18. Sousa, Bruno. "UNESCO CREATIVE CITIES: A PORTUGUESE CASE STUDY". 2018.
Artigo em revista
  1. Filipa Freitas Alves; Cláudia Miranda Veloso; Elisabete Gomes Santana Félix; Bruno Barbosa Sousa; Marco Valeri; Bruno Sousa. "Entrepreneurship and self-service technologies as a driver of customer loyalty to the retailer during the COVID-19 pandemic". EuroMed Journal of Business (2023): https://doi.org/10.1108/EMJB-04-2023-0122.
    10.1108/EMJB-04-2023-0122
  2. Raquel Fernandes; Bruno Barbosa Sousa; Manuel Fonseca; José Oliveira. "Assessing the Impacts of Internal Communication: Employer Branding and Human Resources". Administrative Sciences (2023): https://doi.org/10.3390/admsci13060155.
    10.3390/admsci13060155
  3. Ricardo Correia; Manuela Cunha; Aida Carvalho; Bruno Sousa. "The (wasted) potential of digital communication in low-density destinations: the case of three Portuguese municipalities". Journal of Hospitality and Tourism Insights (2023): https://doi.org/10.1108/JHTI-09-2022-0422.
    10.1108/JHTI-09-2022-0422
  4. Miguel Duarte; Álvaro Dias; Bruno Sousa; Leandro Pereira. "Lifestyle Entrepreneurship as a Vehicle for Leisure and Sustainable Tourism". International Journal of Environmental Research and Public Health (2023): https://doi.org/10.3390/ijerph20043241.
    10.3390/ijerph20043241
  5. Mariana Antunes; Álvaro Dias; Francisco Gonçalves; Bruno Sousa; Leandro Pereira. "Measuring Sustainable Tourism Lifestyle Entrepreneurship Orientation to Improve Tourist Experience". Sustainability (2023): https://doi.org/10.3390/su15021201.
    10.3390/su15021201
  6. Antunes, Mariana; Dias, Álvaro; Gonçalves, Francisco; Sousa, Bruno; Pereira, Leandro. "Measuring Sustainable Tourism Lifestyle Entrepreneurship Orientation to Improve Tourist Experience". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2535.
  7. Fernandes, Micaela; Sousa, Bruno; Veloso, Cláudia. "O Endomarketing na Gestão do Capital Humano: Perspetiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2581.
    10.58869/EJABM005
  8. Figueira, Victor; Rolha, João; Sousa, Bruno; Vareiro, Laurentina. "Tourism and Protected Areas: The Guadiana Valley Natural Park, Portugal". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2532.
    10.14505/jemt.v13.8(64).01
  9. Fernandes, Patrícia Micaela; Sousa, Bruno; Veloso, Cláudia Miranda; Valeri, Marco; Cardoso, Diana; Liberato, Dália; Liberato, Pedro; et al. "The role of endomarketing in human capital management: a study applied to the Minho Urban Quadrilateral". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2582.
    10.1108/EMJB-12-2022-0212
  10. Duarte, Miguel; Dias, Álvaro; Sousa, Bruno; Pereira, Leandro. "Lifestyle Entrepreneurship as a Vehicle for Leisure and Sustainable Tourism". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2561.
  11. Reis, Raissa; Sousa, Bruno; Catarino, André; Malheiro, Alexandra. "The role of brand attachment during the pandemic period: sports brands". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2725.
  12. Malheiro, Alexandra; Sousa, Bruno; Rola, Mário. "O papel dos eventos na gestão das expectativas dos visitantes: Uma investigação preliminar". (2023): https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30482.
    https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30482
  13. Santos, Vasco; Simão, Patrícia; Reis, Isabel; Sampaio, Marta; Martinho, Filipa; Sousa, Bruno. "Ethics and Sustainability in Hospitality Employer Branding". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2726.
    10.3390/admsci13090202
  14. Liberato, Dália; Liberato, Pedro; Sousa, Bruno; Paíga, Hugo. "Exploring wine tourism and competitiveness trends: insights from portuguese context". (2023): http://hdl.handle.net/10400.22/22778.
  15. Walter, Cícero Eduardo; Vale, Vera Teixeira; Au-Yong-Oliveira, Manuel; Veloso, Cláudia Miranda; Sousa, Bruno Barbosa; Walter, Cícero; Veloso, Cláudia M.. "“The Dark Side of the Brand” and Brand Hate: A Review and Future Research Agenda". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2751.
    10.3390/admsci13110234
  16. Dias, Alvaro; Sousa, Bruno; Santos, Vasco; Ramos, Paulo; Madeira, Arlindo; Dias, Álvaro. "Wine tourism and sustainability awareness: a consumer behavior perspective". (2023): http://hdl.handle.net/10400.14/40823.
    10.3390/su15065182
  17. Cardoso, Lucília; Lopes, Eunice; Almeida, Giovana Goretti Feijó de; Lima Santos, Luís; Sousa, Bruno; Simões, Jorge; Perna, Fernando. "Features of nautical tourism in Portugal-Projected destination image with a sustainability marketing approach". (2023): http://hdl.handle.net/10400.1/19684.
    10.3390/su15118805
  18. Sousa, Bruno; Alves, Gisela. "The influence of branding and communication on the perception of value: a study from the perspective of medical tourism services". (2023): http://hdl.handle.net/11110/2565.
  19. Costa, Susana; Sousa, Bruno. "Exploratory study of consumer behaviour and profile in specific tourism contexts: Golf tourism in Northern Portugal". (2023): https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30481.
    https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30481
  20. Bruno Sousa; Correia, Ricardo; Marinho, Madalena; Sousa, Bruno Manuel; Venciute, Dominyka. "Stakeholders’ Perceptions of the Communication of the Territorial Brand: The Case of Braganca". Journal of Tourism Management Research 9 2 (2022): 155-172. http://dx.doi.org/10.18488/31.v9i2.3172.
    10.18488/31.v9i2.3172
  21. Bruno Sousa. "THE ROLE OF DIGITAL INFLUENCERS IN THE PURCHASE DECISION PROCESS: A STUDY APPLIED TO THE FASHION CONSUMER". REGEA - Journal of Management Analysis (2022): http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i3.p57-69.2022.
    10.12662/2359-618xregea.v11i3.p57-69.2022
  22. Vasco Ribeiro Santos; Tiago Ferreira Vitorino; Alvaro Dias; Bruno Barbosa Sousa. "Developing a Safety Climate Assessment Tool for Omani Construction Industry". International Journal of Service Science, Management, Engineering, and Technology (2022): https://doi.org/10.4018/IJSSMET.296265.
    10.4018/IJSSMET.296265
  23. José Maria Gomes; Bruno Barbosa Sousa; Teresa Dieguez. "Encouraging Internationalization and Sustainable Competitiveness in Construction". International Journal of Social Ecology and Sustainable Development (2022): https://doi.org/10.4018/IJSESD.290321.
    10.4018/IJSESD.290321
  24. Vilas Boas, Vânia; Sousa, Bruno. "The role of technical and relational factors in trust and predisposition for online commerce: digital markets and consumer perspective". (2022): http://hdl.handle.net/11110/2258.
    10.1504/IJECRM.2021.120353
  25. Amorim, Luzia; Sousa, Bruno; Dias, Álvaro; Santos, Vasco. "Exploring the outcomes of digital marketing on historic sites' visitor behaviour". (2022): http://hdl.handle.net/11110/2467.
    10.1108/JCHMSD-11-2021-0202
  26. Silva, Júlio; Sousa, Bruno; Abreu, João. "Marketing de lugares e gestão territorial: Perspectiva preliminar no contexto do Quadrilátero Urbano do Minho (Portugal)". (2022): http://hdl.handle.net/11110/2497.
  27. Amorim, Luzia; Sousa, Bruno; Remondes, Jorge. "Sars_CoV_2 pandemic, tourism marketing and trends in digital". (2022): http://hdl.handle.net/11110/2265.
  28. Cardoso, Rita; Veloso, Cláudia M.; Sousa, Bruno. "A lealdade da geração Z ao metro do Porto contributo para o desenvolvimento regional". (2022): http://hdl.handle.net/10198/24041.
  29. Anjo, Margarida; Magalhães, Filipa; Sousa, Bruno. "From the increase in tourism to the fall in tourism demand: the importance of marketing and the effects of a pandemic". (2022): http://hdl.handle.net/11110/2384.
  30. Pinto, Juliana; Veloso, Cláudia; Sousa, Bruno; Valeri, Marco; Walter, Cícero; Lopes, Eunice. "Managerial Practices and (Post) Pandemic Consumption of Private Labels: Online and Offline Retail Perspective in a Portuguese Context". (2022): http://hdl.handle.net/11110/2489.
    10.3390/su141710813
  31. Santos, Vasco; Vitorino, Tiago Ferreira; Dias, Álvaro Lopes; Martinho, Domingos; Sousa, Bruno Barbosa; Vitorino, Tiago; Dias, Álvaro; Sousa, Bruno. "Developing a Commercial Ethics Framework for Analysing Marketing Campaigns". (2022): http://hdl.handle.net/10400.26/38408.
    10.4018/IJSSMET.290336
  32. Santos, Vasco; Dias, Álvaro; Ramos, Paulo; Madeira, Arlindo; Sousa, Bruno. "The influence of wine storytelling on the global wine tourism experience". (2022): http://hdl.handle.net/10400.14/38767.
    10.36253/wep-11454
  33. Anjo, Ana Margarida; Sousa, Bruno; Santos, Vasco; Dias, Álvaro; Valeri, Marco. "Lisbon as a literary tourism site: ¿ssays of a digital map of Pessoa as a new trigger". Journal of Tourism, Heritage & Services Marketing (2021): https://zenodo.org/record/5550663.
    10.5281/ZENODO.5550663
  34. Bruno Barbosa Sousa; César Barros. "¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿- ¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿". ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿ «¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿¿ ¿¿¿¿¿¿¿¿» (2021): https://doi.org/10.20535/2307-5651.18.2021.240453.
    10.20535/2307-5651.18.2021.240453
  35. Sousa, Bruno; Cláudia Miranda Veloso; Bruno Sousa; Manuel Au-Yong-Oliveira; Cicero Eduardo Walter; Veloso, Cláudia; Sousa, Bruno; Au-Yong-Oliveira, Manuel; Walter, Cícero. "Boosters of satisfaction, performance and employee loyalty: application to a recruitment and outsourcing information technology organization". Journal of Organizational Change Management ahead-of-p ahead-of-p (2021): http://dx.doi.org/10.1108/jocm-01-2021-0015.
    10.1108/jocm-01-2021-0015
  36. Sousa, Bruno; Santos, Vasco; Sousa, Bruno; Ramos, Paulo; Valeri, Marco. "Emotions and involvement in tourism settings". Current Issues in Tourism (2021): 1-6. http://dx.doi.org/10.1080/13683500.2021.1932769.
    10.1080/13683500.2021.1932769
  37. Sousa, Bruno. "The role of communication in consumer behavior in social and nonprofit marketing: the case of psp in Portugal". International Review on Public and Nonprofit Marketing (2021): http://dx.doi.org/10.1007/s12208-021-00294-3.
    10.1007/s12208-021-00294-3
  38. Vasco Santos; Paulo Ramos; Bruno Sousa; Nuno Almeida; Marco Valeri; Santos, Vasco; Ramos, Paulo; et al. "Factors influencing touristic consumer behaviour". Journal of Organizational Change Management (2021): https://doi.org/10.1108/JOCM-02-2021-0032.
    10.1108/JOCM-02-2021-0032
  39. "O turismo gastronómico e a gestão de eventos: um contributo para o desenvolvimento local". Ágora (2021): https://online.unisc.br/seer/index.php/agora/article/view/15841?fbclid=IwAR3f9qIPFe_ZsBRHEmIhbVYlt4Gn8nB0MUiXJNFbliq6GvYxo70l1AWQUSg.
    10.17058/agora.v23i1.15841
  40. Soares, Daniela; Sousa, Bruno. "The role of communication in consumer behavior in social and nonprofit marketing: the case of PSP in Portugal". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2148.
    10.1007/s12208-021-00294-3
  41. Sousa, Bruno; Sánchez, Mary. "A DIFERENCIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS E A VALORIZAÇÃO CULTURAL: ABORDAGEM AO TURISMO IDIOMÁTICO". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2067.
  42. Barros, Carina; Sousa, Bruno. "A importância da Responsabilidade Social Corporativa na decisão de compra do consumidor: um estudo exploratório". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2073.
  43. Sánchez, Mary; Sousa, Bruno. "The Impact of Covid-19 on Tourism and Hotel Management". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2128.
  44. Sousa, Bruno; Anjo, Ana. "Literatura e turismo no digital: o caso de Lisboa e Fernando Pessoa". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2065.
    10.21814/rlec.2574
  45. Molho, Cristiana Rodrigues; Sousa, Bruno; Vilhena, Estela; Molho, Cristiana. "O papel das comunicações integradas de marketing no valor de uma marca: uma abordagem exploratória". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2062.
  46. Silva, Ana Filipa; Sousa, Bruno Barbosa; Brandão, Filipa. "Turismo e sustentabilidade sociocultural: uma reflexão para o futuro". (2021): https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.8193.
    https://doi.org/10.34624/rtd.v1i36.8193
  47. Igreja, Carla; Sousa, Bruno; Silva, Tiago; Veloso, Cláudia. "Assessment of the quality of the service perceived in specific contexts of management of a family business". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2237.
    10.1108/JFBM-10-2021-0135
  48. Fernandes, José Miguel; Sousa, Bruno Barbosa. "O turismo gastronómico e a gestão de eventos: um contributo para o desenvolvimento local". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2094.
    10.17058/agora.v%vi%i.15841
  49. Sousa, Bruno; Santos, Rossana; Lubowiecki-Vikuk, Adrian. "Slow Tourism as a Tourism Alternative to Sustainable Development". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2200.
    10.14505/jemt.v12.5(53).24
  50. Santos, Vasco; Ramos, Paulo; Sousa, Bruno; Valeri, Marco. "Towards a framework for the global wine tourism system". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2080.
    10.1108/JOCM-11-2020-0362
  51. Cardoso, Paulo; Morgado, Laila; Sousa, Bruno. "A PRESENÇA DA MARCA NO FACEBOOK: ESTRATÉGIA DE PUBLICAÇÃO E ENGAGEMENT DOS UTILIZADORES NA FANPAGE DA NETFLIX BRASIL". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2172.
    10.12662/2359-618xregea.v10i2.p7-19.2021
  52. Silva, Ana Filipa; Brandão, Filipa; Sousa, Bruno. "Turismo urbano e sustentabilidade social: uma reflexão para o futuro". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2186.
  53. Moura, Marco; Sousa, Bruno; Malheiro, Alexandra; Veloso, Cláudia. "The Quality of Services in Tourism: A Study Applied to Transport Companies". (2021): http://hdl.handle.net/11110/2092.
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  168. Sousa, Bruno; Casais, Beatriz; Pina, Gilson. "A influência da marca territorial na predisposição do consumidor turístico: O caso Cabo Verde". (2019): http://hdl.handle.net/11110/1627.
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Capítulo de livro
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    10.4018/979-8-3693-1322-0.ch006
  2. José Miguel Fernandes; Bruno Barbosa Sousa; Ricardo Correia. "Place Knowledge Management in Promoting Gastronomic Tourism and Regional Development: A Case Study Applied to the Lampreia Festival in Portugal". 2024.
    10.1007/978-3-031-37868-3_6
  3. Irma Imamovic; Bruno Barbosa Sousa; António Azevedo. "Multisensory Dimensions as Interdisciplinary Study". In Sensory Destination Branding and Post-Pandemic Scenario. 2024.
    10.4018/979-8-3693-1322-0.ch009
  4. Patrícia R. Quesado; Márcia Duarte; Bruno Barbosa Sousa. "The Human Resource Balanced Scorecard (HRBSC) and Internal Marketing Management in (Post) Pandemic Tourism Contexts". 2024.
    10.4018/979-8-3693-1322-0.ch011
  5. Zilpa Lovisi Abreu; Bruno Barbosa Sousa; Deibe Fernández-Simo. "Ethics and Marketing of Social Integration in Cultural, Heritage and Educational Contexts". 2023.
    10.1007/978-981-19-6585-2_3
  6. Rodrigues, Marlene; Sousa, Bruno; Costa, José Baptista; Braga, Vítor. "Industry 4.0: The Improvement of the Supply Chain Channel Based on Digital Transformation in Portugal". 2023.
    10.4018/978-1-6684-5606-4.ch003
  7. Rosa Barbosa; Bruno Sousa; Alexandra Malheiro. "Consumer Profile and Behavior in Specific Marketing Contexts: A Study on Luxury Brands". 2023.
    10.1007/978-981-19-9099-1_25
  8. Bruno Sousa; Mary Sánchez; Francisco Gonçalves; Luzia Amorim; Vítor Silva. "Residents’ Attitudes and Visitors’ Motivations for War-Related Tourism: An Exploratory Perspective". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_40
  9. Vasco Ribeiro Santos; Rui Carvalho; Rita Peres; Bruno Barbosa Sousa. "A Preliminary Study on Internet of Things (IoT) in Collaborative Tourism Consumption". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_41
  10. Bruno Sousa; Annaelise Machado; Frederico Ferreira de Oliveira; Alexandra Maria de Abreu Rocha; Miguel Ribeiro. "Promoting Favela Storytelling in the Tourist Visitation: An Exploratory Study". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_30
  11. Bruno Sousa; Annaelise Machado; Márcia Gonçalves; Lara Santos; André Catarino. "Market Segmentation and Relationship Management of Fashion Tourism: An Exploratory Perspective". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_35
  12. Aquiles Fortes; Aida Carvalho; Bruno Sousa. "Determinants of Green Consumer Behavior in Tourism and Hotel Management Contexts: A Study Applied to the Côa Region". 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_28
  13. Bruno Sousa; Francisco Gonçalves; António Abreu; Victor Figueira; João Rolha; Ana Paula Camarinha; Ivone Cardoso; et al. "Accessible Tourism and Digitalization: Stakeholders Perspective in the City of Barcelos". Springer, 2023.
    10.1007/978-981-19-9960-4_59
  14. Guram Tvalavadze; Anna Gogichadze; Bruno Sousa; Nuno Ribeiro; Paula Odete Fernandes. "Perception of Georgian Consumers Towards Corporate Social Responsibility in the Restaurant Industry". 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_42
  15. Jessica Ferreira; Nuno Costa; Bruno Sousa; Ferreira, Jessica; Marques da Costa, Nuno; Sousa, Bruno; Cláudia Rodrigues; et al. "Team Building Activities as a Contribution to Tourism Development: A Case Study in the North of Portugal". Springer, 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_29
  16. Manuel Sousa Pereira; Ana Carolina Braga; Bruno Sousa; Sílvia Faria; Álvaro Cairrão; Pereira, Manuel Sousa; Braga, Ana Carolina; et al. "The Brazilian Tourist on International Trips: A Behavioral Analysis". Springer, 2023.
    10.1007/978-981-99-0337-5_3
  17. Azevedo, Ana Catarina; Quesado, Patrícia; Sousa, Bruno; Ribeiro, Alexandrino; Ana Catarina Azevedo; Patrícia Quesado; Bruno Sousa; Alexandrino Ribeiro. "The Role of the Balanced Scorecard as a Differentiating Factor for Education Marketing". Springer, 2023.
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Livro
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Resumo em conferência
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Tese / Dissertação
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  42. Brás, Álvaro Miguel Pinheiro. "O brand attachment e as marcas de comércio online: uma abordagem aos consumidores". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64180.
  43. Pinto, Carolina Machado Lima Madureira. "A influência do branding e da comunicação no brand attachment e comportamento do consumidor: um caso de estudo Super Bock". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64223.
  44. Mendes, Cátia Sofia Lopes. "A responsabilidade social corporativa e o marketing de relacionamentos: uma abordagem à Delta Cafés". Mestrado, 2019. http://hdl.handle.net/1822/64221.
  45. Silva, Marina Maria Soares. "As diretrizes para o turismo sustentável e o marketing de destinos como salvaguarda do patrimônio cultural das regiões: estudo de caso na aldeia do Sabugueiro". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55500.
  46. Soares, Daniela Sofia Braga. "O papel da comunicação digital no contexto de marketing social: O caso da Polícia de Segurança Pública". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56957.
  47. Gomes Passos, Ana Rita. ""A internacionalização dos negócios e a gestão de marcas: uma abordagem à Berg Outdoor"". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/24451.
  48. Magalhães, Filipa Daniela da Costa. "O impacto do brand attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao ensino superior em Portugal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55472.
  49. Roseta, Paulo Jorge Fontainhas. "Determinantes no Processo de Decisão de Compra do Consumidor em Contextos de Ecoturismo". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/11110/1525.
  50. Miranda, Sónia Maria Rodrigues Barbosa. "O IMPACTO DO PERSONAL BRANDING NA TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR EM TURISMO – O CASO DA MADEIRA". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/11110/1524.
  51. Ferreira, Jéssica Miranda. "O marketing experencial como determinante na tomada de decisão do consumidor do turismo criativo: artesanato de Barcelos". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/11110/1521.
  52. Macedo, Cátia Filipa da Silva. "UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS DE TURISMO: UM ESTUDO NA ÓTICA DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/11110/1523.
  53. Machado, Tânia Gomes. "EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS EM CONTEXTOS RELIGIOSOS E DE PEREGRINAÇÃO. UMA ABORDAGEM NA ÓTICA DO CONSUMIDOR DOS CAMINHOS DE SANTIAGO". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/11110/1527.
  54. Costa, Susana Patrícia Neto da. "ESTUDO DO COMPORTAMENTO E PERFIL DO CONSUMIDOR EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS DE TURISMO: O TURISMO DE GOLFE NO NORTE DE PORTUGAL". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/11110/1519.
  55. Magalhães, Filipa Daniela da Costa. "O impacto do brand attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao ensino superior em Portugal". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/55472.
  56. Soares, Daniela Sofia Braga. "O papel da comunicação digital no contexto de marketing social: O caso da Polícia de Segurança Pública". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/1822/56957.
  57. Rola, Mário Jorge Gonçalves. "O Papel da Imagem dos eventos Culturais na construção da marca de um destino Turístico: o caso do evento "Braga Romana"". Mestrado, 2018. http://hdl.handle.net/11110/1522.
  58. Rocha, Ana Teresa Gonçalves da. "Importância da ligação afetiva aos lugares no marketing e gestão dos territórios: um estudo de caso aplicado a Montalegre". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/49717.
  59. Lages, Raquel Maria Ribeiro. "O posicionamento e a imagem em contextos de marketing territorial: estudo de caso aplicado à cidade de Braga". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46446.
  60. Araújo, José Francisco Barroso de. "Aplicação de estratégias e instrumentos de marketing em restaurantes". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46392.
  61. Vieira, Carla Barbosa. "A afetividade e o comportamento do consumidor em contextos desportivos: o caso dos adeptos de futebol em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/49466.
  62. Rocha, Ana Teresa Gonçalves da. "Importância da ligação afetiva aos lugares no marketing e gestão dos territórios: um estudo de caso aplicado a Montalegre". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/49717.
  63. Lages, Raquel Maria Ribeiro. "O posicionamento e a imagem em contextos de marketing territorial: estudo de caso aplicado à cidade de Braga". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/46446.
  64. Vieira, Carla Barbosa. "A afetividade e o comportamento do consumidor em contextos desportivos: o caso dos adeptos de futebol em Portugal". Mestrado, 2017. http://hdl.handle.net/1822/49466.
  65. Cardoso, Ana Filipa Silva. "Empreendedorismo tecnológico em plantas: uma nova perspetiva de visita a espaços verdes das cidades". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/45871.
  66. Cardoso, Sara Alexandra da Silva Vasconcelos. "Branding Territorial: o papel da imagem no comportamento de compra do turista: o caso do destino Arouca". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42252.
  67. Ribeiro, Isabel de Resende. "City marketing e os eventos: as perceções dos residentes face ao Carnaval de Ovar". Mestrado, 2016. http://hdl.handle.net/1822/42769.
  68. Sousa, Bruno Miguel Barbosa de. "O impacto do place attachment e de emoções na satisfação e lealdade em regiões turísticas transfronteiriças: uma perspetiva de marketing de nichos aplicado à Euro-região Norte de Portugal e Galiza". Doutoramento, 2014. http://hdl.handle.net/1822/34458.

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  1. Preface - The role of brands in an era of over-information. In today’s rapidly evolving digital landscape, consumers embark on their journeys with a multitude of information at their fingertips. The digital branding processes and their implications for consumer behavior have become vital areas of study for marketers, academics, and researchers alike. As the sources of information continue to proliferate, the challenge of processing this vast array of conte. 2023. Correia, Ricardo; Venciute, Dominyka; Sousa, Bruno Miguel. http://hdl.handle.net/10198/28870.
  2. Differentiation and Market Loyalty: An Approach to Cultural Tourism in Northern Portugal. Considering the current dynamics of cultural touring and the growing importance of branding, the present study aims to understand the importance of cultural marketing in customer relationship management and customer loyalty, namely, how relationships between the various stakeholders are established, how important marketing is digital in the dissemination of cultural activities and what actions dev. 2020. Sousa, Bruno; Silva, Armandina; Malheiro, Maria Alexandra. http://hdl.handle.net/11110/1795.
  3. Differentiation and Market Loyalty: An Approach to Cultural Tourism in Northern Portugal. Considering the current dynamics of cultural touring and the growing importance of branding, the present study aims to understand the importance of cultural marketing in customer relationship management and customer loyalty, namely, how relationships between the various stakeholders are established, how important marketing is digital in the dissemination of cultural activities and what actions dev. 2020. Sousa, Bruno; Silva, Armandina; Malheiro, Maria Alexandra. http://hdl.handle.net/11110/1795.
  4. An Approach on Place Attachment, Involvement and Behavioural Intentions in Iberian Marketing Contexts: The Case of Galicia-North Portugal Euroregion: An Abstract. 2019. Bruno Sousa; Cláudia Simões. https://doi.org/10.1007%2F978-3-030-02568-7_165.
    10.1007/978-3-030-02568-7_165
  5. An Approach on Attachment in Public Marketing and Higher Education Management Contexts. 2019. Bruno Barbosa Sousa; Filipa Costa Magalhães; Sousa, Bruno; Magalhães, Filipa. https://doi.org/10.4018%2F978-1-5225-7259-6.ch006.
    10.4018/978-1-5225-7259-6.ch006
  6. The role of attachment in public management and place marketing contexts: a case study applied to Vila de Montalegre (Portugal). Territorial marketing is a fundamental tool in the promotion of places, one that must be present in the strategies of local government representatives, helping and promoting a sustainable economic and social development of the regions. The increasing desertification serves as a basis of concern and object of study as feelings, causes, and motivations of change are at the beginning of the emigratio. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1725.
  7. O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português. Considerando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o. 2019. Silva, Sónia; Cardoso, Diogo; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1632.
  8. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1598.
  9. The role of attachment in public management and place marketing contexts: a case study applied to Vila de Montalegre (Portugal). Territorial marketing is a fundamental tool in the promotion of places, one that must be present in the strategies of local government representatives, helping and promoting a sustainable economic and social development of the regions. The increasing desertification serves as a basis of concern and object of study as feelings, causes, and motivations of change are at the beginning of the emigratio. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1725.
  10. Book review: Transformational entrepreneurship. The field of entrepreneurship, specifically transformational entrepreneurship, is exciting due to its relatively recent emergence and the need to assess the results of innovative behaviour. The difference between transformational and other entrepreneurs is a function of individual, environmental and cultural factors. Transformational entrepreneurship is a specific type of entrepreneurship and has. 2019. Sousa, Bruno; Bruno Sousa. https://doi.org/10.1177/0266242619828014.
    https://doi.org/10.1177/0266242619828014
  11. O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português. Considerando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o. 2019. Silva, Sónia; Cardoso, Diogo; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1632.
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    10.1504/WREMSD.2019.098474
  13. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1598.
  14. O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português. Considerando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o. 2019. Silva, Sónia; Cardoso, Diogo; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1632.
  15. THE ROLE OF PERSONAL BRAND ON CONSUMER BEHAVIOUR IN TOURISM CONTEXTS: THE CASE OF MADEIRA. In a world that undeniably competes for investment, visitors and residents, the adoption of approaches derived from the marketing has become a reality in the search for sustainability. It is a fact that a city marketing and brand management policy is able to promote and transform an image, boost economic activity and enhance all aspects of the city that present competitive advantage over other ter. 2019. Sousa, Bruno; Rodrigues, Sónia. http://hdl.handle.net/11110/1752.
    10.33776/et.v9i1.3597
  16. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1598.
  17. Price and Marketing Strategy in Tourism Contexts: A preliminary study to mitigating seasonality. Tourism, as an area of study, has expanded its scope, reflecting an increasing recognition in the academic community paralleled by the application of interdisciplinary concepts and methods. In this context, seasonality has long been viewed as one of the most unique and worrisome facets of the tourism industry. It can be defined as a cyclical pattern that more or less repeats itself each year. In t. 2019. Barros, César; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1751.
  18. The role of attachment in public management and place marketing contexts: a case study applied to Vila de Montalegre (Portugal). Territorial marketing is a fundamental tool in the promotion of places, one that must be present in the strategies of local government representatives, helping and promoting a sustainable economic and social development of the regions. The increasing desertification serves as a basis of concern and object of study as feelings, causes, and motivations of change are at the beginning of the emigratio. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1725.
  19. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno Miguel; Rocha, Ana Teresa. http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4316.
  20. Price and Marketing Strategy in Tourism Contexts: A preliminary study to mitigating seasonality. Tourism, as an area of study, has expanded its scope, reflecting an increasing recognition in the academic community paralleled by the application of interdisciplinary concepts and methods. In this context, seasonality has long been viewed as one of the most unique and worrisome facets of the tourism industry. It can be defined as a cyclical pattern that more or less repeats itself each year. In t. 2019. Barros, César Lapa; Sousa, Bruno Miguel. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/380.
  21. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno Miguel; Rocha, Ana Teresa. http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4316.
  22. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1598.
  23. The role of relationship marketing in behavioural intentions of medical tourism services and guest experiences. Purpose – This paper entails a reflection on medical tourism services and guest experiences. The purpose of this paper is to analyze how relationship marketing relates to other relevant variables in consumer’s behavior applied to medical tourism contexts and guest experiences. This study aims at discussing the customer behavior in healthcare management and medical tourism contexts and addresses th. 2019. Sousa, Bruno; Alves, Gisela. http://hdl.handle.net/11110/1769.
    10.1108/jhti-05-2018-0032
  24. Price and Marketing Strategy in Tourism Contexts: A preliminary study to mitigating seasonality. Tourism, as an area of study, has expanded its scope, reflecting an increasing recognition in the academic community paralleled by the application of interdisciplinary concepts and methods. In this context, seasonality has long been viewed as one of the most unique and worrisome facets of the tourism industry. It can be defined as a cyclical pattern that more or less repeats itself each year. In t. 2019. Barros, César; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1751.
  25. THE ROLE OF PERSONAL BRAND ON CONSUMER BEHAVIOUR IN TOURISM CONTEXTS: THE CASE OF MADEIRA. In a world that undeniably competes for investment, visitors and residents, the adoption of approaches derived from the marketing has become a reality in the search for sustainability. It is a fact that a city marketing and brand management policy is able to promote and transform an image, boost economic activity and enhance all aspects of the city that present competitive advantage over other ter. 2019. Sousa, Bruno; Rodrigues, Sónia. http://hdl.handle.net/11110/1752.
  26. The role of relationship marketing in behavioural intentions of medical tourism services and guest experiences. Purpose – This paper entails a reflection on medical tourism services and guest experiences. The purpose of this paper is to analyze how relationship marketing relates to other relevant variables in consumer’s behavior applied to medical tourism contexts and guest experiences. This study aims at discussing the customer behavior in healthcare management and medical tourism contexts and addresses th. 2019. Sousa, Bruno; Alves, Gisela. http://hdl.handle.net/11110/1769.
  27. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1598.
  28. THE ROLE OF PERSONAL BRAND ON CONSUMER BEHAVIOUR IN TOURISM CONTEXTS: THE CASE OF MADEIRA. In a world that undeniably competes for investment, visitors and residents, the adoption of approaches derived from the marketing has become a reality in the search for sustainability. It is a fact that a city marketing and brand management policy is able to promote and transform an image, boost economic activity and enhance all aspects of the city that present competitive advantage over other ter. 2019. Sousa, Bruno; Rodrigues, Sónia. http://hdl.handle.net/11110/1752.
  29. The role of attachment in public management and place marketing contexts: a case study applied to Vila de Montalegre (Portugal). Territorial marketing is a fundamental tool in the promotion of places, one that must be present in the strategies of local government representatives, helping and promoting a sustainable economic and social development of the regions. The increasing desertification serves as a basis of concern and object of study as feelings, causes, and motivations of change are at the beginning of the emigratio. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1725.
  30. Price and Marketing Strategy in Tourism Contexts: A preliminary study to mitigating seasonality. Tourism, as an area of study, has expanded its scope, reflecting an increasing recognition in the academic community paralleled by the application of interdisciplinary concepts and methods. In this context, seasonality has long been viewed as one of the most unique and worrisome facets of the tourism industry. It can be defined as a cyclical pattern that more or less repeats itself each year. In t. 2019. Barros, César; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1751.
  31. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno Miguel; Rocha, Ana Teresa. http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4316.
  32. Price and Marketing Strategy in Tourism Contexts: A preliminary study to mitigating seasonality. Tourism, as an area of study, has expanded its scope, reflecting an increasing recognition in the academic community paralleled by the application of interdisciplinary concepts and methods. In this context, seasonality has long been viewed as one of the most unique and worrisome facets of the tourism industry. It can be defined as a cyclical pattern that more or less repeats itself each year. In t. 2019. Barros, César Lapa; Sousa, Bruno Miguel. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/380.
  33. The role of relationship marketing in behavioural intentions of medical tourism services and guest experiences. Purpose – This paper entails a reflection on medical tourism services and guest experiences. The purpose of this paper is to analyze how relationship marketing relates to other relevant variables in consumer’s behavior applied to medical tourism contexts and guest experiences. This study aims at discussing the customer behavior in healthcare management and medical tourism contexts and addresses th. 2019. Sousa, Bruno; Alves, Gisela. http://hdl.handle.net/11110/1769.
  34. The Role of Service Quality in Predisposition for Portuguese Online Commerce. The study of the quality of a service represents an area of study of vast interest and knowledge. Many academics have developed studies around quality systems, quality information and quality of service. At the same time, electronic commerce has assumed a strong predominance in the choice of consumers in different sectors of activity. Therefore, it is clear the need of companies operating in this. 2019. Vilas Boas, Vânia; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1783.
  35. The role of attachment in public management and place marketing contexts: a case study applied to Vila de Montalegre (Portugal). Territorial marketing is a fundamental tool in the promotion of places, one that must be present in the strategies of local government representatives, helping and promoting a sustainable economic and social development of the regions. The increasing desertification serves as a basis of concern and object of study as feelings, causes, and motivations of change are at the beginning of the emigratio. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1725.
  36. A acessibilidade no etourism: um estudo na ótica das pessoas portadoras de necessidades especiais. As páginas web são, atualmente, o rosto de qualquer organização turística e representam a porta de entrada para novos consumidores. Por este motivo, verifica-se uma crescente preocupação em criar ferramentas digitais acessíveis que promovam a instituição, divulguem a sua oferta turística e fomentem o consumo. Por conseguinte, o uso das ferramentas digitais no turismo e, mais concretamente, no turi. 2019. Macedo, Cátia; Sousa, Bruno; Cátia Filipa Macedo; Bruno Miguel Sousa. http://hdl.handle.net/11110/1754.
    10.25145/j.pasos.2019.17.050
  37. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno; Rocha, Ana Teresa. http://hdl.handle.net/11110/1598.
  38. Price and Marketing Strategy in Tourism Contexts: A preliminary study to mitigating seasonality. Tourism, as an area of study, has expanded its scope, reflecting an increasing recognition in the academic community paralleled by the application of interdisciplinary concepts and methods. In this context, seasonality has long been viewed as one of the most unique and worrisome facets of the tourism industry. It can be defined as a cyclical pattern that more or less repeats itself each year. In t. 2019. Barros, César; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1751.
  39. THE ROLE OF PERSONAL BRAND ON CONSUMER BEHAVIOUR IN TOURISM CONTEXTS: THE CASE OF MADEIRA. In a world that undeniably competes for investment, visitors and residents, the adoption of approaches derived from the marketing has become a reality in the search for sustainability. It is a fact that a city marketing and brand management policy is able to promote and transform an image, boost economic activity and enhance all aspects of the city that present competitive advantage over other ter. 2019. Sousa, Bruno; Rodrigues, Sónia. http://hdl.handle.net/11110/1752.
  40. Price and Marketing Strategy in Tourism Contexts: A preliminary study to mitigating seasonality. Tourism, as an area of study, has expanded its scope, reflecting an increasing recognition in the academic community paralleled by the application of interdisciplinary concepts and methods. In this context, seasonality has long been viewed as one of the most unique and worrisome facets of the tourism industry. It can be defined as a cyclical pattern that more or less repeats itself each year. In t. 2019. Barros, César Lapa; Sousa, Bruno Miguel. http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/ijmcnm/article/view/380.
  41. O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português. Considerando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o. 2019. Silva, Sónia; Cardoso, Diogo; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1632.
  42. A AFETIVIDADE NA GESTÃO DOS TERRITÓRIOS E NA FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO TRANSMONTANO PORTUGUÊS. As cidades podem, também elas, ser interpretadas como produtos, promovendo-se assim através da sua identidade, promoção e emitindo o desejo de ser consumida (ou visitada). Nesse sentido, o marketing de lugares assume-se como uma ferramenta determinante na divulgação de locais, que deve estar presente nas estratégias dos representantes do poder local, ajudando e proporcionando um desenvolvimento ec. 2019. Sousa, Bruno Miguel; Rocha, Ana Teresa. http://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/4316.
  43. The Role of Service Quality in Predisposition for Portuguese Online Commerce. The study of the quality of a service represents an area of study of vast interest and knowledge. Many academics have developed studies around quality systems, quality information and quality of service. At the same time, electronic commerce has assumed a strong predominance in the choice of consumers in different sectors of activity. Therefore, it is clear the need of companies operating in this. 2019. Vilas Boas, Vânia; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1783.
  44. Combat to Abandonment and Mistreatment of Animals: A Case Study Applied to the Public Security Police (Portugal). 2018. Bruno Sousa; Daniela Soares. https://doi.org/10.1007%2F978-3-030-04843-3_21.
    10.1007/978-3-030-04843-3_21
  45. Um estudo exploratório do impacto do marketing relacional na decisão de compra do consumidor das agências de viagens. Objetivo: Através da caracterização do marketing relacional, perceber de que forma o mesmo pode ser influenciador na decisão de compra do consumidor das agências de viagem. O estudo analisa a forma como ocorre a interação relacional entre clientes e empresas do ramo, percebendo de que forma as empresas utilizam o marketing relacional como estratégia de mercado, e se este é fator influenciador na d. 2018. Silva, Vítor; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1644.
  46. O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”. O principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e even. 2018. Rola, Mário; Malheiro, Alexandra; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1646.
  47. O posicionamento e a imagem em contextos de marketing de destinos turísticos: estudo de caso aplicado à cidade de Braga. Objetivo: Compreender o posicionamento e a imagem de um destino turístico (i.e. contextos específicos de turismo: o caso do município de Braga) e sua influência no que concerne às intenções comportamentais junto dos seus visitantes. Metodologia: Combinação metodológica de natureza qualitativa e quantitativa, tendo por base entrevistas semiestruturadas e a administração de inquéritos por questionár. 2018. Lages, Raquel; Sousa, Bruno; Azevedo, António. http://hdl.handle.net/11110/1636.
  48. Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca. Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de turismo (i.e. caso particular do destino de Arouca). Pretende-se compreender de que forma marketing e o branding territorial contribuem para o desenvolvimento do turismo de uma região. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, p. 2018. Sousa, Bruno; Vasconcelos, Sara. http://hdl.handle.net/11110/1635.
  49. Novos cenários e desafios para (o turismo em) Guimarães. Objetivos: O estudo visa compreender o real momento que se segue na estratégia de desenvolvimento de Guimarães e avaliar se as opções definidas assumem a mesma matriz ou se refletem uma mudança de paradigma. Em específico, pretende-se compreender os novos cenários e desafios para o turismo em Guimarães. Metodologia: A presente investigação assenta na análise documental e consulta de documentos ofi. 2018. Vasconcelos, Clara; Vareiro, Laurentina; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1592.
  50. Luxo Sustentável em Contextos de Hotelaria e Turismo: Do diferencial competitivo à preocupação com a responsabilidade social. O consumo de uma experiência está diretamente relacionado ao consumo hedonista, na medida em que as motivações e as expectativas dos consumidores transcendem o campo dos benefícios racionais e funcionais de produtos e serviços, atingindo assim níveis mais intangíveis, como as sensações, sentimentos e prazer projetados e esperados com o consumo. Por seu turno, os produtos de luxo possuem um valor q. 2018. Machado, Annaelise; Sousa, Bruno; Machado, Annaelise Fritz; Sousa, Bruno Barbosa. http://hdl.handle.net/11110/1633.
  51. marketing cultural na gestão de relacionamentos e fidelização de públicos: uma abordagem exploratória. Objetivos: O principal objetivo do presente estudo consiste em discutir o papel e influência da imagem no comportamento de compra do consumidor, em contextos específicos de marketing (i.e. marketing cultural). Pretende-se compreender de que forma marketing cultural contribui para a gestão e relação com os públicos a médio e longo prazo. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventar. 2018. Silva, Armandina; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1640.
  52. European Journal of Applied Business Management. Objetivo: Perceber de que forma as organizações abordam o marketing digital, mais especificamente, no que respeita ao marketing utilizado no turismo para portadores de necessidades especiais. Procura-se adquirir uma visão abrangente dos websites das cinco maiores cadeias hoteleiras, em Portugal, quanto à utilização dos padrões de acessibilidade e, assim, encontrar respostas relevantes e precisas q. 2018. Macedo, Cátia; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1642.
  53. City marketing e os eventos: Um estudo de caso aplicado ao Carnaval de Ovar. Objetivos: Apurar os principais fatores que influenciam a atitude de apoio dos residentes de Ovar face ao Carnaval daquele destino turístico. Num contexto onde o sol e mar assumem especial relevância, pode ser considerado como o instrumento chave no combate à sazonalidade do turismo. Metodologia: Pesquisa descritiva causal, por forma a inventariar factos, observar determinados fenómenos e identifi. 2018. Sousa, Bruno; Ribeiro, Isabel. http://hdl.handle.net/11110/1637.
  54. As ferramentas digitais e o turismo para pessoas portadoras de necessidades especiais: um estudo preliminar. Objetivo: Perceber de que forma as organizações abordam o marketing digital, mais especificamente, no que respeita ao marketing utilizado no turismo para portadores de necessidades especiais. Procura-se adquirir uma visão abrangente dos websites das cinco maiores cadeias hoteleiras, em Portugal, quanto à utilização dos padrões de acessibilidade e, assim, encontrar respostas relevantes e precisas q. 2018. Macedo, Cátia; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1628.
  55. O papel da imagem dos eventos culturais na construção da marca de um destino turístico: O caso do evento “Braga Romana”. O principal objetivo do presente estudo é perceber qual o papel dos eventos culturais na construção da marca, imagem e qualidade percebida acerca de um destino, aplicado ao caso concreto do evento “Braga Romana” na cidade de Braga. Foi conduzida uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa por forma a compreender qual a visão dos responsáveis pelas áreas objeto de estudo, turismo e even. 2018. Rola, Mário; Malheiro, Alexandra; Sousa, Bruno. http://hdl.handle.net/11110/1646.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2020 - 2027 A importância do planeamento sustentável no Turismo em Territórios de Baixa Densidade
Coorientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - 2024 A GESTÃO RELACIONAL ENTRE CLIENTES E FORNECEDORES: UMA ABORDAGEM SOBRE O B2B E B2C NO SETOR DO RETALHO EM PORTUGAL
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 A IMPORTÂNCIA DO MARKETING INTERNO NAS EMPRESAS E A SUA RELAÇÃO COM A FELICIDADE NO TRABALHO
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 O MARKETING SOCIAL E A INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS UMA ABORDAGEM AOS MUNICÍPIOS DO QUADRILÁTERO URBANO
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 Inovações em saúde preventiva: o papel da tecnologia e do marketing na promoção da saúde
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 O IMPACTO DOS EVENTOS CULTURAIS NA IDENTIDADE, SUSTENTABILIDADE E IMAGEM DOS TERRITÓRIOS: O CASO DO MDOC – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIO DE MELGAÇO
Orientador
Mestrado em Marketing Turístico (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 O MARKETING RELACIONAL APLICADO AO SETOR DA BANCA ESTUDO APLICADO AO CONTEXTO PORTUGUÊS
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE MARKETING TERRITORIAL. CASO: VILA DE CALDAS DAS TAIPAS
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 Impacto do turismo desportivo nos destinos turísticos: Estudo de caso - Braga cidade Europeia do desporto 2018
Coorientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 A IMPORTÂNCIA DO MARKETING INTERNO NA OBTENÇÃO DA SATISFAÇÃO NO TRABALHO E NO SUCESSO ORGANIZACIONAL
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 IMPLEMENTAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING RELACIONAL NO TURISMO DE AVENTURA O CASO DO PICOTO PARK
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 O IMPACTO DO MARKETING RELACIONAL NA LEALDADE DO CONSUMIDOR ONLINE: O CASO DA BOOKING.COM
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2024 A IMPORTÂNCIA DO MARKETING RELACIONAL NO TURISMO DE SAÚDE E BEM-ESTAR ESTUDO APLICADO À EURO-REGIÃO NORTE DE PORTUGAL E GALIZA
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 Marketing Territorial: Estudo do Quadrilátero Urbano do Minho
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 O impacto do Brand Love no comportamento do consumidor: um estudo aplicado ao mercado automóvel português
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 A comunicação digital e o employer branding em contextos específicos de marketing
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS DE MARKETING DE MODA: O CASO DA EMPRESA SEAJURE
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 O papel do endomarketing na gestão do capital humano: um estudo aplicado ao Quadrilátero Urbano do Minho
Orientador
Mestrado em Gestão (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 A diversidade na procura turística e a revisita de destinos turísticos religiosos e de peregrinação: uma abordagem aos caminhos de Santiago
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 A aplicação do modelo AIDA em estratégia de inbound marketing
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 A IMPORTÂNCIA DOS CLUBES DE FUTEBOL COMO ALAVANCA DO TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - O QUADRILÁTERO DO MINHO
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 INFLUÊNCIA DA GESTÃO DA MARCA E DO MARKETING NO BRAND ATTACHMENT E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR- UM CASO DE ESTUDO NA DECATHLON
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 A comunicação autárquica e o seu papel junto da comunidade local: estudo de caso, município de Guimarães
Coorientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Portugal
2022 - 2023 O papel do employer branding e do marketing interno na captação e retenção de talentos: um estudo aplicado
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2022 - 2023 Turismo Cinematográfico e a Imagem do Destino: Impact es nas Comunidades Anfitriãs
Coorientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2022 - 2023 O impacto do brand attachment no segmento luxury do setor automóvel – uma abordagem à marca Porsche
Orientador
Mestrado em Marketing (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2023 Determinantes do Comportamento do Consumidor verde em Contextos Turístico-hoteleiro: um estudo aplicado à região do Côa
Coorientador
Mestrado em Marketing Turístico (Mestrado)
Instituto Politécnico de Bragança, Portugal
2021 - 2022 O marketing e a gestão de relacionamentos no contexto de (pós) pandemia: um estudo aplicado ao futebol em Portugal
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2022 O papel do Balanced Scorecard enquanto fator diferenciador de gestão estratégica nas PME´s: Estudo de caso da Tectoave – Colocação de pladur e pinturas
Coorientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2022 O poder dos influenciadores digitais na tomada de decisão dos consumidores
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2022 O papel do apego às marcas durante o período pandémico: Marcas Desportivas
Coorientador
Mestrado em Design de Comunicação de Moda (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2021 - 2022 MARKETING SOCIETAL E SUSTENTABILIDADE EM EVENTOS DE ATRATIVIDADE TURÍSTICA: UMA ABORDAGEM LUSO-BRASILEIRA AO ROCK IN RIO
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2022 A GESTÃO E DINAMIZAÇÃO DE MUSEUS NA ÁREA DO VALE DO CÁVADOE SUA RELEVÂNCIA PARA O TURISMO DA REGIÃO CONTRIBUTOS PARA UMA NOVA DINAMIZAÇÃO NO PÓS-COVID
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2022 A comunicação digital como resposta ao contexto pandémico na gestão hoteleira: um estudo aplicado à Euro região do Norte de Portugal e Galiza (ERNPG)
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2022 Citybranding: geração das marcas das cidades de Mindelo e Praia – Cabo Verde
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2021 - 2022 Influência do Enoturismo na Região Demarcada do Douro. O caso do Concelho de São João da Pesqueira
Coorientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2019 - 2022 Turismo e Atividade em Team Building: uma ligação possível?
Coorientador
Doutoramento em Turismo (Doutoramento)
Universidade de Lisboa, Portugal
2019 - 2022 The influence of urban sensescapes perception on tourists’ elicited emotions, behavioral responses, satisfaction, and place attachment through mediating effects of perceived destination authenticity and image – The case study of Porto, Portugal
Coorientador
Doutoramento em Marketing e Estratégia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2020 - 2021 O impacto do brand attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao segmento pet-friendly em Portugal
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 Indústria 4.0, a melhoria do canal Supply Chain tendo por base a transformação digital: um estudo exploratório no tecido empresarial português
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 IMPORTÂNCIA DO MARKETING SOCIALMENTE RESPONSÁVEL NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 O PERFIL E O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS DE MARKETING: UM ESTUDO SOBRE MARCAS DO LUXO
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 O PAPEL DOS SENTIMENTOS COMO ALAVANCA DO TURISMO DESPORTIVO: UM ESTUDO NO FUTEBOL PORTUGUÊS
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 Turismo Acessível: um mito urbano ou os desígnios de uma sociedade distraída? Um estudo na cidade de Braga
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O CONTROLO DE GESTÃO NO SECTOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL, RELATÓRIO DE ESTÁGIO NO GRUPO CASAIS
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 O MARKETING DIGITAL E A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: ESTUDO DE CASO APLICADO A BARCELOS
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 ESTRATÉGIA E PLANO DE MARKETING PARA A EMPRESA TIMEOUT AVENTURA
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 O impacto da covid-19 no turismo e na hotelaria do região norte
Coorientador
Mestrado em Direção Hoteleira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2020 - 2021 O PAPEL DAS COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING NO VALOR DE UMA MARCA UM ESTUDO APLICADO AO ALTICE FORUM BRAGA
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2021 O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR: UM ESTUDO APLICADO À MODA (LIFESTYLE)
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2020 O IMPACTO DO TURISMO FLUVIAL NO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DEMARCADA DO ALTO DOURO VINHATEIRO O CASO DOS NAVIOS HOTEL
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2020 O papel das tecnologias na gestão de relacionamentos e no marketing interno: uma abordagem no setor Hospitalar
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2020 A IMPLEMENTAÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING COMO DETERMINANTE NA VANTAGEM COMPETITIVA: UMA ABORDAGEM EM CONTEXTOS INDUSTRIAIS
Coorientador
Mestrado em Gestão das Organizações
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2020 O PAPEL DO MARKETING COMO INFLUENCIADOR DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO JUNTO DOS CONSUMIDORES: UM ESTUDO APLICADO AO ATLETISMO EM PORTUGAL
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2020 Fatores influenciadores da aceitação da tecnologia financeira (FINTECH) pelos consumidores dos serviços financeiro tradicionais em Portugal
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2020 - 2020 TURISMO LITERÁRIO NO DIGITAL - CASO DE ESTUDO: A LISBOA DE PESSOA
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 - 2020 A IMPORTÂNCIA DO DOMÍNIO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO SETOR DO TURISMO
Coorientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 - 2020 Plano de marketing de turismo: um caso aplicado à FafeNorte viagens
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018/07/24 - 2019/07/24 ESTRATÉGIA E ATRATIVIDADE NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL: UMA ABORDAGEM AO CONTEXTO PORTUGUÊS
Orientador
Mestrado em Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 - 2019 O Papel da Afetividade na promoção do turismo gastronómico e valorização do Território: um caso de estudo aplicado ao festival da Lampreia no Município de Penafiel
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 - 2019 The Role of New Technologies for the Human Resources Management: In which way the New Technologies could influence the increase of people's retention, the decrease of the turnover and the management of Internal Marketing
Orientador
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 O ponto de encontro do serviço e as intenções comportamentais em contextos de saúde: uma abordagem direcionada a Unidades de Imagiologia do Setor Convencionado
Orientador
Mestrado em Gestão de Unidades de Saúde (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Compreender o papel das redes sociais no comportamento do consumidor: a perspetiva do setor hoteleiro na região norte
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Responsabilidade Social Corporativa no campo do Marketing Desportivo: estudo aplicado ao S.C. Braga
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 Estabelecimento de parcerias e de sourcing junto de parceiros em mercados emergentes: Estudo exploratório no Sector Têxtil
Coorientador
Mestrado em Estudos de Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 O papel do marketing mix das marcas alimentares biológicas no comportamento e na educação dos consumidores
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A responsabilidade social corporativa e o marketing de relacionamentos: uma abordagem à Delta Cafés
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A influência do branding e da comunicação no brand attachment e comportamento do consumidor: um caso de estudo Super Bock
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 O sexismo na publicidade: Perceção do consumidor e influência na decisão de compra
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A IMPORTÂNCIA DO MARKETING TERRITORIAL E A PERCEÇÃO DOS AGENTES E RESIDENTES. UM ESTUDO APLICADO
Orientador
Mestrado em Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019 - 2019 O BRAND ATTACHMENT E AS MARCAS DE COMERCIO ONLINE: UMA ABORDAGEM AOS CONSUMIDORES
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2019 - 2019 A TEORIA DO ATTACHMENT EM CONTEXTOS DE MARKETING PUBLICO E SOCIAL: ESTUDO DO PROGRAMA “PORTUGAL SOU EU"
Orientador
Mestrado em Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 A importância da afetividade na gestão de territórios e marketing de lugares: um estudo de caso aplicado à Vila de Montalegre Estudos de Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 O impacto do brand attachment no comportamento do consumidor: estudo de marketing aplicado ao ensino superior em Portugal
Orientador
Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 As diretrizes para o turismo sustentável e o marketing de destinos como salvaguarda do patrimônio cultural das regiões: estudo de caso na aldeia do Sabugueiro
Orientador
Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2018 - 2018 "A internacionalização dos negócios e a gestão de marcas: uma abordagem à Berg Outdoor"
Orientador
Direcção Comercial e Marketing (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2018 - 2018 O Impacto do marketing relacional na decisão de compra do consumidor das Agências de Viagens
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS EM CONTEXTOS RELIGIOSOS E DE PEREGRINAÇÃO. UMA ABORDAGEM NA ÓTICA DO CONSUMIDOR DOS CAMINHOS DE SANTIAGO
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 O marketing experiencial como determinante na tomada de decisão do consumidor do turismo criativo: artesanato de Barcelos
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 O Papel da Imagem dos Eventos Culturais na construção da marca de um Destino Turístico: o caso do evento "Braga Romana"
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 Determinantes no Processo de Decisão de Compra do Consumidor em Contextos de Ecoturismo
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 O IMPACTO DO PERSONAL BRANDING NA TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR EM TURISMO: O CASO DA MADEIRA
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM CONTEXTOS ESPECÍFICOS DE TURISMO: UM ESTUDO NA ÓTICA DAS PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2018 Estudo do Comportamento e Perfil do Consumidor em Contextos específicos de Turismo: O Turismo de Golfe no Norte de Portugal
Orientador
Gestão do Turismo (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2017 - 2017 Aplicação de Estratégias e Instrumentos de Marketing em Restaurantes
Orientador
Estudos de Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 O posicionamento e a imagem em contextos de marketing territorial: estudo de caso aplicado à cidade de Braga
Orientador
Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 A afetividade e o comportamento do consumidor em contextos desportivos: o caso dos adeptos de futebol em Portugal
Orientador
Estudos de Gestão (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2017 - 2017 Turismo e impactos socioculturais: proposta de desenvolvimento para o centro histórico do Porto
Orientador
Direção Hoteleira (Mestrado)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
2016 - 2016 Branding Territorial: o papel da imagem no comportamento de compra do turista - caso do destino Arouca
Orientador
Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
2016 - 2016 Plano da Estratégia no Acolhimento e Integração de Mercados dos PALOP: O caso de Angola
Orientador
Gestão de Empresas (Mestrado)
Instituto Superior de Administração e Gestão, Portugal
2016 - 2016 City marketing e os eventos: as perceções dos residentes face ao Carnaval de Ovar
Orientador
Marketing e Estratégia (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020 - Atual IV Congresso Internacional de Turismo do IPCA - ICHTOUR (2020/02/19 - 2020/02/21)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2015 - Atual IV Congresso Internacional de Turismo do IPCA (2015/12/03 - 2015/12/05)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2011 - Atual II Congresso Internacional de Turismo do IPCA (2011/10/07 - 2011/10/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
2010/10/01 - 2010/10/02 I Congresso Internacional de Turismo do IPCA (2010 - 2010)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2011/02/04 - Atual Programa de rádio À mesa com ... O ensino superior
2015/06/22 - 2015/06/22 Programa televisivo Comissão Executiva O Turismo de Nichos e Euroregiões
Distinções

Outra distinção

2015 Best Thesis in Tourism Award, International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour (ICIEMC 2015), PhD doctoral thesis in marketing and strategy.
2015 Prémio de Ensino da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, por ter sido o professor convidado com os melhores resultados de avaliação pedagógica.
Universidade do Minho, Portugal
2005 Bolsa de Mérito a Estudantes do Ensino Superior Público
Universidade do Minho, Portugal
2005 Prémio Universidade do Minho
Universidade do Minho, Portugal
2004 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2003 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal
2002 Prémio de Mérito Escolar
Universidade do Minho, Portugal